Doutora Joanira pretende estabelecer parceria com clínicas veterinárias e ONG´s para atuar no cuidado dos animais de rua
Oferecer orientação veterinária gratuita e educar tutores e cuidadores de animais que vivem na cidade de Una sobre assuntos como zoonoses, manipulação de alimentos, bem-estar animal, guarda responsável e controle populacional. Essa é mais uma proposta de Doutora Joanira (PSB), que consiste em fazer parcerias com clínicas veterinárias e ONGs especializada no resgate de animais em situações emergenciais, conscientização dos cuidados aos animais, adoção consciente e terapia assistida.
“Escolhemos colocar esse plano em nossa programação de governo pois vivemos em uma região com várias instituições que cuidam dos animais, porém em Una temos menor acesso a esse tipo de serviço, e a vida animal importa, eles são inocentes e merecem os nossos cuidados e nosso plano é cuidar de gente, mais também assegurar os direitos dos nossos bichinhos de patas”. disse
Segundo a médica, o objetivo é que depois de resgatados, os animais animais possam passar por uma triagem, e quando necessário preparados para consultas, ou até mesmo cirurgias que serão realizadas com todo o apoio do município e das instituições em conjunto.
A doutora ainda pretende criar diálogos com as forças de segurança em favor do combate a violência animal “não admitirei que os animais sofram violência por parte dos seus tutores ou quem quer que seja” disse a candidata com ênfase nos diversos casos de animais mortos por envenenamento e até mesmo agredidos no município.
Ainda sobre o projeto a pretensa gestora pretende criar uma estratégia educativa direcionada à comunidade, especialmente às crianças do ensino fundamental que poderão convidar seus pais e vizinhos que inclui palestras, manuais impressos, peças teatrais e outras atividades sobre a causa animal para conscientizá-las sobre a importância de cuidar dos bichos de estimação.
O projeto envolve também a realização de pesquisas para diagnóstico dos problemas das comunidades da cidade que envolvam ações da medicina veterinária, tendo como um de seus principais focos o desenvolvimento de indicadores que permitirão, pela primeira vez, analisar os efeitos das campanhas educativas, clínicas e de castração a longo prazo. Passo fundamental para o desenvolvimento de ações e políticas que visem a reverter a árdua realidade dos animais abandonados nas ruas por todo o País.
“Hoje, em Una, apenas o trabalho de castração não é suficiente. Então, além da educação, vamos construir indicadores que serão utilizados, posteriormente, para que possamos medir os efeitos da atuação das ONGs e Clínicas Veterinárias um conhecimento importantíssimo para a prevenção do aumento da população animal, e que não existe ainda no município. Vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas, dos animais e do ambiente onde vivem”, explica a médica.
Obrigado por nos credibilizar