WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 







auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


:: 12/nov/2024 . 10:59

Porteiro de condomínio agride esposa e a filha em Águas de Olivença

Cosme Gomes dos Santos, apelido de Coi, porteiro de um condomínio, em Águas de Olivença, agrediu a esposa e a filha menor, no interior da própria residência, na tarde desta sexta-feira (08), em uma localidade indígena.

De acordo com informações colhidas pelo Jornalismo Investigativo do Fábio Roberto Notícias, o homem começou agredindo a esposa, a filha tentou separar, e também foi atacada com barra de ferro, pau e murros em várias partes do corpo.

A adolescente Isabelle Silva, de 14 anos, chegou na emergência do Hospital Costa do Cacau, com hematomas na cabeça, ferimentos na boca e com marcas violentas espalhadas pelo corpo, alegando dificuldade de andar.

Já a mãe, Jaqueline da Silva Pinto, 30 anos, vítima constante das agressões, ficou bastante ferida, ensanguentada e com vários hematomas no corpo, ao tentar se defender da fúria do esposo.

Após o crime, Cosme fugiu, tomando rumo ignorado. Existe a suspeita de que ele esteja escondido na mata ou na residência de familiares. A turma do tribunal do crime está no encalço para realizar a disciplina a qualquer momento.

A crise da segurança pública e os desafios de Jerônimo em 2026: Uma análise dos riscos políticos

“A crise não é uma característica que surge do nada; ela é uma consequência de falhas sucessivas”, escreveu o autor francês Albert Camus, refletindo sobre os impactos de crises políticas e sociais. Na Bahia, a crise de segurança pública está longe de ser um simples sintoma de passageiro. Estas questões estruturais que, se não enfrentadas com urgência, podem comprometer seriamente a estabilidade do estado e as perspectivas eleitorais de Jerônimo Rodrigues em 2026.

A escalada da violência nas cidades baianas, especialmente em Salvador, tem se tornado cada vez mais alarmante. Ataques de facções criminosas e o aumento do tráfico de armas e drogas tornam a questão da segurança um dos maiores desafios do governo estadual. O governador Jerônimo, em busca de soluções, tem tentado dividir a atribuição com o governo federal, pedindo por maior fiscalização nas fronteiras, mas uma resposta eficaz ainda parece distante. Embora busque desviar parte da responsabilidade para o governo federal, a sensação de impotência da administração estadual diante da crise tem alimentado um sentimento crescente de insatisfação na população, o que pode afetar sua imagem política.

A fragilidade das instituições que deveriam garantir a segurança, aliada à falta de integração entre os diferentes níveis de governo, contribui para uma sensação crescente de insegurança. Em um momento de crise, isso cria um terreno fértil para movimentos de extrema direita, que apresentam soluções rápidas e autoritárias, apelando para o medo e o desespero das pessoas. O fortalecimento desses movimentos não deve ser subestimado, especialmente quando a população se vê sem respostas claras e eficazes para problemas urgentes como a violência.

Não se trata de um colapso imediato da gestão de Jerônimo, mas de um cenário que exige atenção cuidadosa. O governo precisa oferecer uma solução satisfatória à crise da segurança pública que pode resultar em um desgaste político específico, ou que, por sua vez, impactaria diretamente a disputa pela reeleição em 2026. As críticas da oposição de forma direta de ACM NETO, bom lembrarmos a todos os baianos que a crise na segurança pública tem suas raizes lá atrás com o Carlismo, a popularização pode tornar o cenário eleitoral mais desafiador para o atual governador, que precisará responder a essas questões de forma eficaz e urgente.

É importante notar, no entanto, que a crise de segurança é apenas uma das várias questões enfrentadas pelo governo, e o contexto baiano é mais complexo do que a simples falência das instituições ou a ascensão da extrema direita. Há também uma realidade de dificuldades financeiras, desigualdade social e demandas de toda a população por políticas públicas mais eficazes.

O grande desafio de Jerônimo Rodrigues será equilibrar a gestão da segurança pública com um discurso de mudança real, que restaure a confiança da população e fortaleça as instituições do estado. Se o governo não conseguir apresentar soluções mais concretas e rápidas, há o risco de que, em 2026, as urnas possam refletir uma insatisfação generalizada, favorecendo a ascensão de alternativas políticas que prometem uma resposta mais incisiva, mas que nem sempre têm soluções viáveis a longo prazo.

O cenário não é definitivo, mas a análise dos próximos meses será decisiva para definir o rumo da política baiana nos próximos anos. A pressão sobre Jerônimo será grande, e ele precisará demonstrar capacidade de adaptação, gestão eficiente e uma resposta concreta para a segurança pública, caso queira garantir não apenas a estabilidade de sua administração, mas também as condições necessárias para sua reeleição.

Artigo assinado pelo professor Emenson Silva.

Aviões desviam e pousam em Salvador devido ao mau tempo em Ilhéus

04 aviões que tinham como destino a cidade de Ilhéus pousaram no Aeroporto Internacional de Salvador na tarde desta segunda-feira (11).

A mudança se deu devido ao mau tempo na Terra da Gabriela, e pelo fato do terminal não operar com auxílio de instrumentos.

Os voos eram operados pelas principais companhias aéreas do país, GOL, Azul e Latam. O primeiro voo desviado partiu de Belo Horizonte com previsão de chegada em Ilhéus às 14h10; o segundo voo saiu de Campinas, com previsão de aterrissagem às 15h; a terceira aeronave saiu de São Paulo com  chegada prevista às 15h35 e, por fim, o voo da operadora Gol partindo de São Paulo, com chegada em Ilhéus às 17h40.

A Socicam, empresa responsável pela administração do terminal, não se manifestou acerca dos desvios na malha aérea, nesta segunda-feira, e o que poderá ser feito para mitigar os impactos negativos, em função da pouca estrutura visando auxiliar o piloto no pouso e na decolagem.

 

Carteira de identidade nacional passa a ser oferecida em todos os postos do SAC na Bahia

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passa a ser confeccionada em todas as unidades do SAC na Bahia a partir de segunda-feira (11). A informação foi divulgada pelo órgão quatro meses após o início da operação no estado.

Além das unidades que já tinham ofereciam a CIN, agora o serviço é ampliado nos Pontos SAC Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique. Ao todo, são 90 unidades da rede na Bahia, incluindo as três carretas do SAC Móvel.

O atendimento da CIN é realizado somente por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal do órgão, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

A primeira via da CIN é gratuita e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original).

Una: Vereador Caca solicita ambulância equipada e com tração para região de Vila Brasil

FOTO: JORNALISTA JORGE KITA

FOTO: JORNALISTA JORGE KITA

Durante entrevista ao programa Jornal Página 104 realizada na última sexta-feira (08), o vereador Caca de Vila Brasil (SOLIDARIEDADE) apresentou a população a cobrança de um requerimento que foi enviado a Prefeitura de Una, sobre se existe a possibilidade de o município adquirir uma ambulância adaptada com tração 4×4 e equipamentos de primeiros socorros para o Distrito de Vila Brasil e adjacências, ou, pelo menos, incluir essa demanda no Orçamento de 2025.

Segundo o vereador, a ambulância com tração irá facilitar a vida da população que precisa ir em busca de atendimento em Una ou até mesmo para chegar a um Posto de Saúde mais próximo. Bem como a instalação de equipamentos de primeiros socorros darão mais segurança para o paciente que precisar ser socorrido para um hospital, levando em conta que a unidade mais próxima de Vila Brasil fica a mais de 50 quilômetros de distância.

“Com isso, a aquisição de uma ou mais ambulâncias adaptadas seria de grande importância para que o Poder Público Municipal pudesse oferecer o mínimo de conforto aos pacientes que dependem desse meio de locomoção”, disse o vereador.

Governo da Bahia conclui licitação para retomada de obras da BA 001 em Ilhéus

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) publicou, no Diário Oficial do Estado, o resultado da Concorrência Eletrônica Nº 021/2024, destinada aos serviços remanescentes de pavimentação e requalificação da BA-001 na zona sul de Ilhéus. A DX Construtora Ltda. venceu o processo licitatório.

O novo contrato será de R$ 24.461.591,11, abrangendo o trecho de 3,5 quilômetros da segunda etapa da duplicação da BA-001 na área urbana do município. A intervenção vai da Cabana Guarany até as imediações do Condomínio Brisa do Mar.

As obras estão paradas desde julho passado, quando o Grupo Ideal, responsável pelo primeiro contrato, abandonou o serviço por desentendimento com o Governo do Estado. O resultado da nova licitação foi divulgado no último dia 7.

Responsável também pela construção da Ponte Jorge Amado, a primeira estaiada da Bahia, o Governo do Estado entregou o primeiro trecho da duplicação da BA-001 em maio de 2021, ainda na gestão do ex-governador Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil. A retomada da obra é compromisso do governador Jerônimo Rodrigues (PT) com a população de Ilhéus.

Motorista da Roata Transportes morre ao se envolver em acidente em Itabuna

Um acidente na BR-101, em Itabuna, na noite desta segunda-feira (11), resultou na morte do motorista Leonado dos Santos Silva, de 35 anos. De acordo com as primeiras informações, ele estava pilotando uma motocicleta, uma Honda Biz branca, e retornava do bairro Urbis IV para o Santo Antônio, onde morava. A motocicleta teria colidido com um carro.

Leonado dos Santos Silva foi ao bairro Urbis IV visitar familiares e sofreu o acidente a poucos quilômetros de chegar em casa. Ele trabalhava como motorista da empresa Rota Transportes. O corpo do jovem deve ser sepultado nesta terça-feira (12), em Itabuna. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica da Bahia está no local para o levantamento cadavérico. A Polícia Rodoviária Federal também esteve no local.

No momento do acidente a pista estava muito molhada por conta da chuva que caiu em boa parte do dia. Mas não existe a confirmação de que o mau tempo tenha influenciado no acidente.




WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia