WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 

auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb

novo programa psb


(73) 99158-7750

janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


:: 31/jan/2025 . 23:00

Mulher é sequestrada por traficantes e segue desaparecida após ataque com vítima fatal em Jequié

Familiares buscam descobrir o paradeiro de uma mulher identificada pelo prenome de Iandra, também popularmente conhecida como Thaís residente no bairro do Mandacaru em Jequié.

 Iandra, ou Thaís como é conhecida, foi levada por traficantes do comando vermelho (CV) na madrugada desta sexta-feira (31) por volta de 03 horas da manhã, após o mesmo grupo invadir uma residência na Rua Goiás no mesmo bairro de residência da vítima e alvejar a tiros uma outra mulher que acabou evoluindo para o óbito no hospital.

 De acordo com informações obtidas pelo jornalista Mateus Oliver junto a uma fonte que preferiu não se identificar, a mulher morta, identificada como Jéssica (Foto acima) e Iandra possuem forte ligação com o crime organizado de facção oposta ao grupo, que cometeu o homicídio e sequestro respectivamente.

 Ainda de acordo com as informações, a vítima sequestrada pode ter sido levada pelo grupo, para uma espécie de tribunal do crime com intuito de que a mesma possa ser forçada a dar informações privilegiadas a facção rival que tem interesse em dominar o tráfico em diversos pontos da cidade, dentre os tais o bairro do Mandacaru.

Fonte:Mateus Oliver Repórter

Mulher não resiste ferimentos e morre no hospital após ser baleada em Jequié

Uma mulher, acabou morrendo no Hospital Geral Prado Valadares após ser baleada por criminosos na madrugada desta sexta-feira (31) em Jequié, mais precisamente em uma localidade conhecida como “Caranguejo” no bairro Mandacaru (RELEMBRAR).

A vítima de identidade ainda não revelada teve a casa invadida por marginais e foi atingida por tiros que acabaram ceifando a sua vida.

Com isso, o número de homicídios no município sobe 14 apenas no primeiro mês de 2025, mesmo com um grande aparato das forças policiais do estado unidas em detrimento da “Operação Hórus”, que tem como objetivo combater a violência letal contra a vida no município.

A vítima segundo informações relatadas ao jornalista Mateus Oliver, estava na companhia de mais dois elementos (um casal) que conseguiu fugir.

O crime, segundo apuração da nossa reportagem possui ligação com a disputa de facções por território na região e a partir de então passa a ser investigado pela Polícia Civil.

Fonte:Mateus Oliver Repórter

Zé Cocá “triunfa” com consenso por Wilson Cardoso na UPB e passe ganhe mais valor para majoritária em 2026

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), foi um dos vitoriosos na articulação para que o gestor de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), se tornasse o candidato de consenso à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). O movimento, confirmado nesta terça-feira (28), deve, inclusive, ter repercussões para 2026, aumentando o valor do “passe” do progressista, que é visto como um possível integrante da chapa majoritária tanto por lideranças do governo quanto da oposição.

Foi Cocá quem lançou o nome de Wilson para a UPB, numa entrevista ocorrida no dia 28 de outubro de 2024 ao Projeto Prisma, do Bahia Notícias. Os dois se aproximaram quando o prefeito de Jequié presidiu a entidade municipalista, e a relação prosseguiu mesmo quando Cocá deixou a base do governo acompanhando o PP, em 2022.

Com as articulações de Zé Cocá, a candidatura do socialista, que nunca escondeu a gratidão por esse apoio, decolou. O progressista assegurou logo votos na microregião de Jequié, onde exerce influência direta sobre quase todos os prefeitos. E atuou para minar resistências a Wilson no campo da oposição.

Além disso, a candidatura de Wilson ganhou musculatura com o apoio do senador Jaques Wagner (PT) e de siglas da base governista, a exemplo do Avante, do PP, do MDB. Nos últimos dias, diante do favoritismo do socialista, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) decidiu entrar em campo para evitar um bate-chapa pela presidência da UPB e convenceu, na manhã de hoje, o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), a se retirar da disputa. Phellipe tinha o apoio declarado do senador Angelo Coronel (PSD). (Bahia Notícias)

Em dois anos, SSP adquiriu 45 viaturas semiblindadas para atuação contra facções criminosas na Bahia

Ao longo dos últimos dois anos, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) adquiriu 45 viaturas semiblindadas. Segundo a pasta, os veículos são usados em ações de alto risco, com o objetivo de prender líderes de facções criminosas, além de retirar armas e drogas das ruas.

O número foi indicado pela SSP após o Bahia Notícias questionar sobre a aquisição de um novo blindado para atuação na força policial baiana. Na última semana, a secretaria publicou um contrato firmado com a Akane Veículos para a compra de um veículo com valor de R$ 490,9 mil.

No caso do novo blindado, a SSP não detalhou qual o modelo ou onde ele será utilizado. Em nota, a pasta indicou que “prioriza os investimentos na modernização dos equipamentos de proteção individual, buscando salvaguardar a integridade física dos profissionais das Forças Policiais, no combate ao crime organizado”.

No ano passado, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), autorizou compra de quatro Veículos Blindados Táticos para as Polícias Militar e Civil. À época, o governo informou que R$ 7 milhões seriam investidos nos equipamentos que reforçaram o combate às facções. (Bahia Notícias)

Idoso de 66 anos é atacado por enxame de abelhas em Ubaitaba

Um idoso de 66 anos foi atacado por um enxame de abelhas, na tarde desta quinta-feira (30), no bairro Armandão, em Ubaitaba. A vítima, identificada como Joelson Calazans da Rocha, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada em estado delicado ao Hospital São Vicente de Paulo.

O resgate só foi possível devido à rápida intervenção de um apicultor que, ao ser informado sobre o incidente, utilizou roupas especializadas para retirar Joelson da área de risco e auxiliar a equipe de socorristas.

Além de Joelson, outras pessoas que estavam na mesma rua também foram atacadas pelo enxame, formado por abelhas da espécie italiana (Apis mellifera ligustica), mas sofreram apenas ferimentos leves e não precisaram de atendimento médico mais complexo.  A vítima permanece internada, sob observação, recebendo os cuidados necessários. (Ubaitaba Urgente)

Conselheiro alerta prefeitos baianos sobre a obrigação de acabar com os lixões

O conselheiro Nelson Pellegrino, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, alertou os novos prefeitos sobre a necessidade de priorizar a regularização da gestão de resíduos sólidos para atender o novo Marco do Saneamento, estabelecido na Lei nº14.026, de 2020, e cumprir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, descrita na Lei nº12.305, de 2010. Isto significa acabar com os “lixões” que ainda são utilizados por 243 municípios baianos como destinação dos resíduos sólidos, e que representam um grave problema ambiental e de saúde pública.

A advertência foi feita pelo conselheiro e diretor da Escola de Contas do TCM em palestra no 8º Encontro de Prefeitos e Prefeitas, organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), que se encerrou nesta quinta-feira (30/01), no Centro de Convenções de Salvador, e que reuniu prefeitos, vereadores e dirigentes municipais de todos os 417 municípios baianos.

De acordo com levantamento do IBGE, segundo o conselheiro, os “lixões” ainda são a realidade em 243 municípios. Os aterros controlados – que são uma solução intermediária entre os “lixões” e os aterros sanitários – existem em 67 municípios. Eles, no entanto, não atendem plenamente as normas ambientais e ainda apresentam riscos de contaminação grave ao meio ambiente e à saúde das populações próximas.

Concurso da Prefeitura de Ilhéus está autorizado

Foi Publicado no Diário Oficial do Município o Decreto n. 76/2024, que autoriza o próximo concurso público da Prefeitura de Ilhéus para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva.

A autorização vem após o município de Ilhéus firmar acordo com o Ministério Público da Bahia para garantir transparência e eficiência na estrutura administrativa do município por meio de concurso público.

A Prefeitura já havia instaurado a comissão responsável pela organização deste concurso, que será encarregado das etapas essenciais, como o levantamento de vagas e elaboração do edital.

Ainda não há previsão para publicação do edital ou informações sobre os cargos e vagas que serão ofertados. A Prefeitura de Ilhéus promoveu seu último concurso público em 2016, sob organização da Consultec. O edital ofertou 520 vagas em diversos cargos e escolaridades.

Medo Humilhação e um espetáculo midiático em deportações americanas

Talvez o assunto mais comentado em todas as mídias dos países da América Latina, nos últimos dias, foram as deportações prometidas e cumpridas por Donald Trump. O momento atual, político e social, em que o mundo vive, com a construção genérica de narrativas ao gosto do cliente, requer que façamos algumas ponderações sobre a realidade dos fatos. Para desnudar factoides, as deportações sempre existiram nos EUA. Ponto. O que acontece nesse momento é um espetáculo midiático por parte da Casa Branca, com o intuito de efetivar promessa de campanha com grupos supremacistas e humilhar pessoas, com o objetivo de frear novas entradas ilegais em território americano.

Com os atentados de 11 de setembro de 2001, contra o World Trade Center e o Pentágono, o presidente George W. Bush criou o United States Departament of Homeland Security – DHS ou Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, com a missão de proteger o território americano, na esfera civil, em casos de ataques terroristas e desastres naturais, incluindo detectar, investigar e corrigir as vulnerabilidades relacionadas às fronteiras americanas, como a do México, do Canadá e a fronteira marítima com o Golfo do México.

Nesse contexto, como órgão subordinado ao DHS, passou a existir a agência policial U.S. Imigration and Customer Enforcement – ICE ou Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos, com sede em Washington D.C., dirigida por Diretor nomeado pelo Presidente dos Estados Unidos, que se reporta diretamente ao Secretário de Segurança Interna, sendo a segunda maior agência de investigação do país e ficando, em número de efetivos, somente atrás do FBI.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna vai retirar parte dos vendedores ambulantes do Cinquentenário

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna (Sesop) dará início, na próxima segunda-feira (3), ao reordenamento dos ambulantes na Avenida do Cinquentenário. A medida segue recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), informa a Prefeitura.

O secretário Humberto Mattos, titular da Pasta, explicou que a primeira fase do reordenamento abrangerá cerca de dez vendedores de alimentos e hortifrutigranjeiros, que deverão retornar aos seus locais de origem, como as feiras do Centro Comercial e do São Caetano.

No primeiro dia da ação, os fiscais da Sesop vão notificar os ambulantes de hortifruti de que a venda desses produtos não será mais permitida ao longo da Cinquentenário e suas transversais. Já na terça-feira (4), caso haja descumprimento da norma, uma equipe autorizada vai retirar os comerciantes irregulares do local.

Numa segunda etapa, os comerciantes que possuem bancas fixas de tecidos e roupas também serão retirados da via. Segundo o secretário Humberto Mattos, Sesop avalia um espaço adequado para realocação desses trabalhadores.

Ao final do processo de reordenamento, permanecerão apenas ambulantes que atuam de forma itinerante e vendem produtos como água de coco, picolés, pipoca e acessórios, utilizando carrinhos padronizados. Conforme a Prefeitura, a medida visa manter a mobilidade na Avenida e organizar o comércio informal do Centro.

Polícia Militar apreende arma de fogo e prende suspeito de ameaças em Itabuna

Na terça-feira (28), policiais do 15º Batalhão da Polícia Militar da Bahia realizaram uma operação no bairro Pedro Jerônimo, em Itabuna, onde apreenderam uma arma de fogo durante a Operação Garra de Arquimedes.

A ação foi desencadeada após denúncias de crimes de ameaça. Os policiais, ao chegarem ao local, identificaram os suspeitos e encontrar uma pistola Glock 9mm, acompanhada de dois carregadores e 29 munições.

Um dos indivíduos detidos, identificado pelas iniciais T.A.C., é o proprietário da pistola, que está registrada em seu nome. O homem de 30 anos, que possui a certificação de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC), foi conduzido ao plantão central da Polícia Civil de Itabuna e posteriormente liberado.

Informações adicionais indicam que T.A.C. é cigano e reside no bairro Sarinha Alcântara, sendo suspeito de envolvimento em atividades de agiotagem, onde supostamente realiza empréstimos de dinheiro e efetua ameaças aos devedores após cobranças não quitadas.

A denúncia que resultou na operação partiu de um comerciante do bairro Pedro Jerônimo, que relatou que T.A.C. estava em frente ao seu estabelecimento fazendo ameaças para cobrar juros atrasados.

A polícia segue investigando o caso para apurar todas as circunstâncias envolvidas e garantir a segurança da comunidade.

Na tarde de quarta-feira (29), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou uma significativa apreensão de drogas no bairro Novo São Caetano, em Itabuna, durante a Operação Garra de Arquimedes.

Os policiais do 15º Batalhão encontraram 1,59 kg de maconha, além de 20 munições de calibre .38, 16 munições de 9mm, duas munições de calibre .380, e 6 gramas de pedra cristal MD. Também foram confiscadas duas balanças de precisão e R$ 25,00 em espécie.

Todo o material apreendido foi encaminhado ao plantão central da Polícia Civil de Itabuna, onde as investigações continuarão.

A PMBA reafirma seu compromisso de atuar em defesa da segurança pública e da comunidade, mantendo a ordem e realizando operações para combater o tráfico de drogas e outras práticas criminosas.

Idoso usou identidade falsa por 58 anos e registrou 12 filhos com nome de outra pessoa

Um idoso de 74 anos foi descoberto utilizando a identidade de outra pessoa por 58 anos. De acordo com a prefeitura de Volta Redonda (RJ), ele assumiu a identidade do filho de um ex-patrão, que faleceu em 2013, em Barra Mansa (RJ). Durante esse período, registrou 12 filhos com o nome falso e chegou a se aposentar utilizando a documentação fraudulenta.

A fraude foi identificada na terça-feira (28) por guardas municipais da Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda. O homem compareceu ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Santa Rita de Cássia, em Barra Mansa, para reclamar da suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), interrompido há sete meses.

Durante a apresentação de documentos, ele entregou a própria certidão de óbito, o que levou os funcionários do Cras a acionarem a Guarda Municipal. No local, uma irmã do idoso confirmou que ele se passava pelo filho de um ex-patrão desde 1966, quando ambos trabalhavam em uma fazenda e tinham o mesmo primeiro nome.

Encaminhado à delegacia de Volta Redonda, a polícia constatou que o idoso utilizava a identidade de um homem nascido em 1948 e falecido em 2013. Além de registrar filhos com o nome falso, ele foi preso em 2018 por tentativa de homicídio. A Polícia Civil investiga o caso, mas não divulgou o nome verdadeiro nem a identidade utilizada pelo suspeito.

Último suspeito de envolvimento na morte de ex-ator mirim da Globo em Trancoso é preso no Espírito Santo

O último suspeito de envolvimento na morte do ex-ator mirim João Rebello foi preso nesta quinta-feira (30) em Vila Velha, no Espírito Santo. O artista de 45 anos foi assassinado a tiros em Trancoso, distrito turístico de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O crime ocorreu em 24 de outubro de 2024 e as investigações apontaram que o homicídio foi um engano.

O suspeito, identificado como Felipe Souza Bruno, de 22 anos, estava foragido e foi detido no bairro Jabaeté, após uma denúncia anônima. No momento da abordagem, ele estava com uma pistola calibre 9mm, três carregadores e 47 munições. Por isso, também foi autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

De acordo com a Polícia Civil da Bahia, a ação foi realizada em cumprimento a um mandado de prisão preventivo expedido pela Vara Criminal de Porto Seguro e faz parte do inquérito conduzido pela Delegacia Territorial de Trancoso. O suspeito realizou os exames legais e permanece à disposição da Justiça.

Reeducandos do Conjunto Penal de Itabuna participam de Roda de Conversa sobre “Ainda Estou Aqui”

Após tomar conhecimento de que a biblioteca do Conjunto Penal de Itabuna já conta em seu acervo com mais de 20 exemplares do livro “Ainda Estou Aqui”, o escritor e jornalista Daniel Thame não pensou duas vezes: chegou a hora de um bate-papo com os reeducandos sobre literatura, leituras e novos caminhos na vida.

O bate-papo com os reeducandos era uma agenda de 2024 que teve que ser adiada, mas calhou de acontecer no momento em que o filme homônimo, estrelado por Fernanda Torres, numa interpretação magistral de Irene, a esposa de Rubens Paiva, que lhe valeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz, está fazendo sucesso em todo o mundo.

Discutir com pessoas privadas de liberdade um livro com essa importância histórica de um momento mais sombrios do país, poderia ser uma ação ousada demais, se fosse levada em conta a ideia que comumente se faz dos estabelecimentos penais como locais de segregação social pura e simples.

Daniel Thame, autor de livros como “Vassoura, o Apocalipse ao Gênesis da Civilização Cacaueira” e “Jorge100AnosAmado – Tributo a um Eterno Menino Grapiúna”, se mostrou impressionado com nível das discussões ao longo do bate-papo.

“A conversa se desenvolveu num nível elevadíssimo. As análises sobre liberdade física e liberdade mental, sobre o boicote das elites ao desenvolvimento das classes pobres por meio da negativa do acesso à educação, à leitura e à cultura como estratégia de subjugação dessas classes foram, sim, surpreendentes”, afirma Daniel Thame.

Todos que participaram da Roda de Conversa fazem parte do programa de Remição pela Leitura Asas da Imaginação, promovido pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), e executado pela empresa Socializa, cogestora da unidade prisional. O programa estimula a leitura, por meio da redução de quatro dias da pena a cada livro lido – comprovado por meio de um relatório, que deve ser aprovado por uma banca avaliadora e conta com a participação de mais de 200 reeducandos em sala de aulas, e mais de uma centena que realizam nos pavilhões e seus anexos.

Para além do benefício da redução da pena, a leitura se tornou um prazer para a maioria deles. A coordenadora do programa de Remição pela Leitura, a pedagoga Rute Praxedes revelou que abatimento de quatro dias da pena só possível para a leitura de um único livro por mês, mas muitos leem mais de três livros nesse período.

Acelen anuncia aumento de 9,2% no preço do gás de cozinha na Bahia

A Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe, comunicou nesta quinta-feira (30) um reajuste de 9,2% no preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. O aumento entra em vigor neste sábado (1º) e, de acordo com o Sindicato de Revendedores de Gás (Sindrevgás), poderá elevar o preço do botijão em R$ 7 a R$ 8. Em Salvador, onde o preço médio do GLP é de R$ 154, o valor pode alcançar R$ 162 após o reajuste.

Por outro lado, a Acelen também anunciou reduções nos preços da gasolina e do diesel. Confira os novos valores:

Diesel S10: de R$ 3,99 para R$ 3,79 (-5%).

Diesel S500: de R$ 3,72 para R$ 3,67 (-1,2%).

Gasolina: de R$ 3,16 para R$ 3,08 (-2,7%).

Em nota, a empresa destacou que os preços praticados seguem critérios de mercado, como o custo do petróleo – adquirido a preços internacionais -, a variação do dólar e o frete. “A empresa ressalta que possui uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado”, declarou a Acelen.

Adolescente morre após passar dia comendo manga e macarrão instantâneo; polícia investiga possível envenenamento

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana avalia as possíveis causa da morte de um adolescente de 15 anos, na madrugada desta sexta-feira (31). Há suspeita de envenenamento após a vítima passar o dia comendo manga e macarrão instantâneo. Ele foi identificado como Jamesson Costa dos Santos.

Segundo informações apuradas pela produção da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia, o jovem estava em casa e se sentiu mal após ingerir os alimentos durante o dia. Ele ainda foi socorrido pelo irmão, mas foi preciso buscar atendimento médico.

O adolescente deu entrada em uma unidade de saúde do distrito de São José, na zona rural, por volta das 23h de quinta-feira (30).

Ele foi encaminhado para sala de emergência, onde passou por reanimação, além de ter recebido doze aplicações de doses de adrenalina. O óbito foi confirmado pouco depois da meia-noite.

O caso é investigado pela 2ª Delegacia Territorial (DT) de Feira de Santana. O delegado titular, Eudes Aquino, informou que alguns sinais apresentados pelo corpo indicam envenenamento, mas somente a perícia pode esclarecer o que houve.

O corpo do jovem vai passar por necrópsia. Não há informações sobre velório e sepultamento.

Jequié: Bandidos invadem residência e tentam executar mulher na madrugada desta sexta-feira

Mais um caso de violência aconteceu na madrugada desta sexta-feira (31) em Jequié, mais precisamente em uma localidade conhecida como “Caranguejo” no bairro Mandacaru.

 A vítima, uma mulher de identidade ainda não revelada teve a casa invadida por marginais e foi atingida por tiros que por pouco não ceifaram a sua vida.

Com isso, o número de homicídios tentados no município sobe para 06, enquanto 13 foram consumados apenas no primeiro mês de 2025, mesmo com um grande aprato das forças policiais do estado unidas em detrimento da “Operação Hórus”, que tem como objetivo combater a violência letal contra a vida no município.

 A vítima segundo informações relatadas ao jornalista Mateus Oliver, estava na companhia de mais dois elementos (um casal) que conseguiu fugir, porém sem ter a mesma sorte, ela acabou baleada e levada ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) e o seu estado de saúde não foi revelado.

O crime, segundo apuração da nossa reportagem possui ligação com a disputa de facções por território na região e a partir de então passa a ser investigado pela Polícia Civil. A nossa redação entrou em contato com o comando da polícia militar de Jequié, que atendeu a ocorrência, a qual informou que a vítima permanecia em coma até o meio da manhã desta sexta-feira.

Fonte:Mateus Oliver Repórter




WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia