:: 30/maio/2025 . 7:20
Jequié: Jovem executado a tiros no KM-4 pode ter sido confundido com o irmão
Na madrugada desta sexta feira (30) um jovem de aproximadamente 20 anos foi assassinado com tiros fuzis e outras armas de grosso calibre no bairro KM-4, em Jequié.
As primeiras investigações colhidas no local pelo repórter Deo Santos dão conta de que o homem, a princípio conhecido apenas pelo apelido de “Queno”, teria sido confundido com o irmão, de prenome Luan, com o qual tinha forte semelhança física.
Ao perceber a aproximação dos criminosos Luan conseguiu empreender fuga, enquanto Queno, que não notou a chegada do ataque, acabou sendo abordado por um grupo de menores fortemente armados que já chegaram atirando.
A execução foi a segunda cometida em um período de 24 horas, deixando ainda mais tenso o clima de violência que volta a abalar a cidade.
Ipiaú Online
Câmara aprova projeto que destina multas de trânsito ao custeio da CNH
A Câmara dos Deputados concluiu hoje (29) a votação do Projeto de Lei (PL) 3965/21, que direciona parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito para a formação de condutores de baixa renda. O texto agora vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que já havia sido aprovado no Senado.
Segundo o projeto, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), serão beneficiados as pessoas de baixa renda que estejam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Atualmente, a legislação de trânsito prevê que os recursos provenientes de multas devem ser aplicados exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. O custeio, previsto no projeto, abrangerá as taxas e demais despesas relativas ao processo de formação de condutores e do documento de habilitação.
Ao justificar o projeto, Guimarães argumentou que o alto custo para obtenção da licença para dirigir reduz oportunidades para que as pessoas possam atuar, por exemplo, em entregas ou transporte de passageiros, o que para muitas pessoas representa uma alternativa para lidar com o desemprego.
O relator do projeto, deputado Alencar Santana (PT-SP) incluiu uma modificação na proposta aprovada no Senado para determinar exigência de exame toxicológico negativa para os condutores que desejam obter a primeira habilitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “A e B”. Atualmente, a exigência é somente para os condutores de categorias C, D e E, seja na primeira habilitação ou nas renovações.
Além da primeira habilitação nas referidas categorias, o texto que veio do Senado determinava a realização de exame toxicológico para os condutores das categorias C, D e E; os condutores profissionais das categorias A e B, sejam autônomos ou empregados. O texto previa ainda que os condutores com idade inferior a 70 anos teriam que se submeter a novo exame a cada período de 2 anos e 6 meses, a partir da obtenção ou da renovação da Carteira Nacional de Habilitação.
SEAP promove mudança na direção do Conjunto Penal de Itabuna
Na manhã desta quinta-feira (29), foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, a mudança na direção do Conjunto Penal de Itabuna. O ex-diretor, Cabo PM Bernardo Cerqueira Dutra, deixou o cargo. Quem assume a direção da unidade prisional é José Fabiano Barbosa.
A alteração faz parte do conjunto de nomeações recentes promovidas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP). A pasta tem reestruturado algumas unidades com foco em fortalecer a gestão e promover melhorias no sistema prisional.
O Conjunto Penal de Itabuna é uma das principais unidades da região sul do estado, sendo responsável pela custódia e ressocialização de centenas de detentos. A expectativa é de que a nova direção implemente ações que contribuam para a segurança, disciplina e ressocialização dentro da unidade.
Homem saiu de casa para pescar e desaparece no mar de Ilhéus
Familiares e amigos seguem angustiados com o desaparecimento de Jefferson Cesar do Nascimento, apelidado de caboco ninho, 42 anos, residente na Rua Salgado Filho, Pontal.
Em contato com a redação do Site Fábio Roberto Notícias, a irmã disse que Jefferson saiu para pescar no último sábado, e, de acordo com amigos que se encontravam com ele na embarcação, Jefferson decidiu dá um mergulho em alto mar e não foi mais visto.
O caso ganhou ampla repercussão nas redes sociais e nos meios de comunicação da região, mas até o momento, o paradeiro continua, sem qualquer sinal de localização.
Boletim de ocorrência foi registrado no plantão da 7ª COORPIN, e o caso será averiguado pela 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus.
Qualquer informação pode entrar em contato no WhatsApp (11) 94403-1180 – falar com Joice Sena.
Julgamento sobre redes sociais será retomado no dia 4 de junho no STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 4 de junho a retomada do julgamento sobre a responsabilização das redes sociais pelos conteúdos ilegais postados pelos usuários.
O julgamento foi interrompido em dezembro do ano passado por um pedido de vista do ministro André Mendonça, que devolveu o processo para julgamento nesta semana.
O Supremo julga a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.
De acordo com o Artigo 19 da lei, “com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura”, as plataformas só podem ser responsabilizadas pelas postagens de seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo. Até o momento, três ministros já proferiam seus votos sobre a questão.
Polícia Civil da Bahia destrói 1.200 armas apreendidas em nova operação contra a violência
A Polícia Civil da Bahia deu início, na manhã desta quinta-feira (29), à primeira fase da Operação Silêncio das Armas, uma ofensiva voltada para o combate ao porte e à posse ilegal de armas de fogo. A ação, coordenada pela Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), tem como meta eliminar mais de 30 toneladas de armamentos apreendidos em diversas regiões do estado.
Nesta etapa, cerca de 1.200 armas, entre pistolas, revólveres, submetralhadoras, armas longas e artesanais, foram destruídas por um rolo compressor, na base da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), em Salvador. As armas foram apreendidas em operações realizadas em Salvador, Região Metropolitana (como Mata de São João, Monte Gordo e Camaçari) e no interior, incluindo os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas.
Segundo a Polícia Civil, mais de 400 armas destruídas são pistolas e armamentos de maior calibre, que estavam vinculados a inquéritos policiais e já liberados para descarte por ordem judicial.
O objetivo da operação é retirar de circulação materiais letais que alimentam a criminalidade no estado, contribuindo para a redução dos índices de violência e a preservação de vidas. A operação deve seguir com novas fases ao longo do ano.
“A destruição dessas armas é resultado do trabalho contínuo de nossas equipes de investigação e fiscalização. É uma ação concreta para enfraquecer o poder bélico de facções e grupos criminosos que atuam na Bahia”, afirmou a delegada responsável pela CFPC.
Anistia Internacional quer resposta para violência na Bahia
A Anistia Internacional, organização global de defesa dos direitos humanos, desembarca na próxima segunda-feira (2) em Salvador para uma reunião com o procurador-geral de Justiça e representantes do Ministério Público sobre a onda de violência e homicídios no estado. Pelo décimo ano consecutivo, a Bahia lidera o ranking nacional, com quase 7 mil mortes em 2023, mais que o dobro do registrado em São Paulo. O encontro acontece após sucessivas tentativas frustradas de diálogo com o governo baiano sobre a escalada da violência e a letalidade policial, que se arrasta desde a gestão de Rui Costa (PT). Casos emblemáticos como a chacina do Cabula e da Gamboa permanecem sem respostas. Segundo a Anistia, o governo não avançou em políticas públicas que fortaleçam o controle da segurança e garantam o respeito aos direitos humanos.
Em 2023, no primeiro ano do governo Jerônimo Rodrigues (PT), a Anistia Internacional chegou a se reunir com representantes do estado e ouviu promessas de ações concretas para enfrentar a violência. Dois anos depois, nada saiu do papel. A nova visita da Anistia a Salvador, agora articulada via Ministério Público, é uma cobrança pública de compromissos ignorados. O governador prometeu, assinou, discursou, mas logo depois virou as costas para o problema, que tem tido efeito devastador especialmente para a juventude negra. Até aqui, Jerônimo parece não se sensibilizar.
Além de descumprir os acordos, Jerônimo também determinou uma espécie de lei do silêncio e vetou o acesso aos dados da segurança pública no estado. A Anistia Internacional revelou que, desde o fim de 2024, tenta obter informações básicas para avaliar os avanços prometidos, mas as ligações não são atendidas. A entidade também formalizou três pedidos de reunião com o governador: dois em abril (nos dias 3 e 28) e o mais recente em 23 de maio; porém sem respostas.
Camamu e Wenceslau Guimarães estão entre as cidades baianas com os pires índices de qualidade de vida
No ranking das cidades com as melhores condições de vida do Brasil, a Bahia aparece na 22º posição. O estado obteve média de 57,67 a partir da análise de todos os municípios baianos. Distrito Federal (69), São Paulo (66) e Santa Catarina (64) lideram a lista. Entre os fatores que contribuem para o fraco desempenho da Bahia estão a insegurança e o acesso ao ensino superior.
As belezas naturais de Camamu, no litoral sul da Bahia, são atrativos para turistas de todo o Brasil, mas disfarçam a realidade enfrentada pelos moradores. De acordo com Índice de Progresso Social, a cidade tem a pior qualidade de vida da Bahia. A média foi de 46,43 do total de 100 pontos, com piores médias nas áreas de segurança pessoal, saúde e educação.
Outro ponto sensível para a cidade de 30 mil habitantes, segundo a pesquisa, é o assassinato de jovens. Não por acaso, Camamu é uma das 63 cidades brasileiras que integram o Programa Nacional De Segurança Pública com Cidadania, do Governo Federal. O programa acompanha os índices de mortes violentas em municípios considerados “prioritários” no tema.
Dados divulgados neste ano apontam, no entanto, para a redução do número de homicídios. Camamu registrou taxa de 151 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, em 2021, e reduziu o índice para 75, em 2023. A reportagem buscou a prefeitura da cidade, através dos contatos de telefone e e-mail disponibilizados em canais oficiais, mas não obteve retorno sobre o desempenho do município no ranking.
Além de Camamu, cidades próximas ao município do baixo sul também estão entre as que possuem os piores índices da Bahia. É o caso de Taperoá (48), Belmonte (47,3) e Wenceslau Guimarães (47,1/100). A coordenadora do IPS Brasil, Melissa Wilm, ressalta que o litoral do estado possui as áreas mais críticas.
WhatsApp para de funcionar em 37 modelos de celular no Brasil
O WhatsApp fará uma mudança a partir do próximo domingo, 1º de junho de 2025, e deixará de funcionar em alguns modelos de celulares mais antigos. Ao todo, 37 aparelhos serão afetados com a decisão.
A plataforma de mensagens explica que a situação ocorre pelo fato de que esses aparelhos mais antigos não possuem o sistema operacional necessário para a nova versão do aplicativo.
O aplicativo deixará de ser compatível com o Android 5.0 ou inferior e com o iOS 15.0 ou inferior a partir de 1º de junho de 2025.
A empresa explicou que usuários que não tiverem o sistema operacional exigido não poderão utilizar o WhatsApp para mandar mensagens.
Samsung:
-
Galaxy S3
-
Galaxy Note 2
-
Galaxy Ace 3
-
Galaxy S4 Mini
-
Galaxy Core
-
Galaxy Trend Lite
-
Galaxy Trend II
-
Galaxy Ace 2
-
Galaxy S3 Mini
-
Galaxy Xcover 2
Apple (iPhone):
-
iPhone 5
-
iPhone 5c
-
iPhone 5s
-
iPhone 6
-
iPhone 6 Plus
-
iPhone 6s
-
iPhone 6s Plus
-
iPhone SE (1ª geração)
LG:
-
Optimus G
-
Nexus 4
-
G2 Mini
-
L90
-
Optimus L3 II Dual
-
Optimus L5 II
-
Optimus F5
-
Optimus L3 II
-
Optimus L7 II
-
Optimus L5 Dual
-
Optimus L7 Dual
-
Optimus F3
-
Optimus F3Q
-
Optimus L2 II
-
Optimus L4 II
-
Optimus F6
-
Enact
-
Lucid 2
-
Optimus F7
Para os usuários que serão afetados, a orientação é atualizar o sistema operacional, caso possível, ou migrar para smartphones mais recentes.
SEC abre mais de 10 mil vagas para cursos técnicos gratuitos na Bahia
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou nesta quinta-feira, 29, as inscrições para 41 cursos técnicos gratuitos de nível médio, com oferta de 18.550 vagas em 238 escolas distribuídas por 171 municípios. As inscrições seguem até 17 de junho e devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal da Educação.
A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico, marcado para o dia 18 de junho, mesma data em que será divulgado o resultado.
As vagas são prioritariamente destinadas a estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública ou em escolas privadas, desde que como bolsistas integrais.
Os candidatos contemplados deverão efetuar a matrícula presencialmente nos dias 14 e 15 de julho, na escola onde foram selecionados.
Para garantir a vaga, é necessário apresentar Histórico escolar; RG; CPF; Comprovante de residência; Carteira de vacinação atualizada.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, destacou a importância da iniciativa.
“Esta nova oferta se soma às demais ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo da Bahia, visando fortalecer a política de expansão da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual. São diferentes cursos voltados para a formação profissional dos estudantes e egressos da rede estadual de ensino”, afirmou.
Áreas de formação para os cursos
Entre as áreas de formação disponíveis estão Administração, Serviços Jurídicos, Finanças, Recursos Humanos, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Manutenção e Suporte em Informática, Logística, Desenvolvimento de Sistemas e Enfermagem, entre outras.
Em caso de desistência ou ausência dos candidatos contemplados no sorteio, a SEC fará a redistribuição das vagas remanescentes entre os inscritos no cadastro reserva, no período de 16 a 18 de julho. As aulas estão previstas para começar no dia 23 de julho.
União Brasil promove evento para fortalecer participação das mulheres na política
O União Brasil Mulher Bahia promove no próximo sábado (31) mais uma edição do evento Defesa Lilás, cujo objetivo é fortalecer a participação feminina na política. O encontro vai contar com a presença de prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e lideranças femininas de diversos municípios da Bahia.
Entre as presenças confirmadas estão as prefeitas de Vitória da Conquista, Sheila Lemos; de Lauro de Freitas, Débora Regis; e de Ibicaraí, Monalisa Tavares. Também vão participar as vereadoras Marcelle Moraes (Salvador), Manu Resedá (Conceição do Coité) e Angélica da Paixão (São Sebastião do Passé).
O Defesa Lilás é um programa que visa a promoção e a difusão da participação política das mulheres, atuando na formação de lideranças em todo Brasil. A estratégia é fomentar o debate político de temas com alta relevância para as mulheres, buscando o engajamento delas na análise, criação e difusão de políticas públicas federais, estaduais e municipais.
A programação integra a agenda do União Brasil Mulher nacional e vai contar com paineis que tratam de diversos temas e com capacitação por meio do EAD Defesa Lilás, que conta com cursos voltados para a formação de lideranças femininas.
“Teremos a presença de mulheres eleitas do União Brasil Bahia, compartilhando suas experiências, desafios e conquistas. Será um momento de muita troca, aprendizado e fortalecimento da nossa rede. Isso mostra o quanto as mulheres do nosso partido estão engajadas, comprometidas e prontas para ocupar ainda mais espaços de poder com preparo e propósito”, afirmou Iris Azi, presidente do União Brasil Mulher Bahia.
O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual União Brasil, destacou que o partido tem como compromisso fortalecer cada vez mais a participação das mulheres na política. “Nosso partido está muito engajado nesta missão, oferecendo às mulheres ferramentas efetivas para que possam participar ativamente da política, contribuindo com a formulação de políticas públicas e com o debate de temas relevantes”, frisou.
Alckmin sente dores abdominais e é internado em hospital de Brasília
O vice-presidente Geraldo Alckmin passou por consulta médica e exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após um quadro de enjoo e de dores abdominais, na manhã desta quinta-feira (29).
De acordo com a assessoria, Alckmin cancelou a agenda do dia e segue na unidade hospitalar.
“O vice-presidente realizou exames preliminares que sugerem uma inflamação intestinal, os quais serão complementados à tarde, pela equipe médica que o está assistindo”, diz a nota da assessoria.
Além de vice-presidente, Alckmin é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Fonte: Agência Brasil
Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio principal acumula em R$ 31 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.869 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (29). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 31 milhões para o próximo sorteio.
Os números sorteados foram: 02 – 10 – 13 – 40 – 41 – 53
- 41 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 49.689,38 cada
- 2.612 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.114,23 cada
Aposta
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado (31), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.
A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.
Fonte: Agência Brasil
Junho – Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade
As mulheres são férteis até a menopausa? É verdade que alguns tratamentos oncológicos podem afetar a fertilidade? O uso de anticoncepcional por tempo prolongado prejudica a fertilidade feminina? Para engravidar, um casal deve ter relações diariamente? Fumar prejudica a fertilidade? A mulher é a principal responsável pela infertilidade conjugal? Homens que fizeram vasectomia não podem mais ter filhos? Quem faz tratamentos para engravidar sempre tem gêmeos? Quando o assunto é fertilidade, essas e muitas outras questões são comuns para uma grande parcela da população brasileira. De acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 17,5% da população adulta global tem problemas para ter filhos.
Caracterizada pela ausência de gravidez em um casal com vida sexual ativa e que não usa medidas anticonceptivas por um período de um ou mais anos, a infertilidade desperta muitas dúvidas e ainda é encarada como um tabu por boa parte dos homens. “A informação é uma grande aliada das pessoas que querem ter filhos, os hábitos saudáveis contribuem para a saúde reprodutiva e é importante considerar as consultas de rotina com o ginecologista ou urologista e os exames anuais como forma de prevenção também”, esclarece o ginecologista Joaquim Lopes, fundador do Cenafert – Centro de Medicina Reprodutiva, clínica que faz parte do Grupo Huntington, um dos principais Grupos de Reprodução Assistida da América Latina.
O médico destaca que a medicina reprodutiva ajuda não apenas casais que sofrem de infertilidade, mas também as mulheres e homens que desejam ter filhos de maneira independente, assim como os casais homoafetivos. “Com os avanços da sociedade, a reprodução assistida ganhou um papel fundamental para os novos modelos familiares”, afirma Joaquim Lopes.
Além disso, com as técnicas de criopreservação, é possível preservar a fertilidade para quem planeja ter filhos no futuro ou para quem vai se submeter a alguns tipos de tratamento oncológico que podem comprometer a fertilidade.
Aconselhamento reprodutivo
Ainda existe um desconhecimento muito grande sobre saúde reprodutiva. Mulheres que chegam aos 30 anos e sonham em ter filhos, mas precisam adiar a maternidade por motivos diversos, devem realizar um aconselhamento reprodutivo para prevenção de problemas de fertilidade, uma vez que a mesma entra em declínio progressivo com o passar dos anos. “As mulheres têm conhecimento sobre o relógio biológico como fator importante da fertilidade, mas ainda precisa haver mais conscientização sobre a importância de preservar sua condição reprodutiva”, destaca.
O médico lembra que hoje muitas mulheres costumam buscar ajuda especializada para ter filhos numa idade mais avançada e já com a fertilidade comprometida, sem nunca terem avaliado sua condição reprodutiva antes. “Ao diagnosticar e tratar precocemente um fator de fertilidade, a mulher pode manter sua saúde reprodutiva e evitar problemas que exijam tratamentos mais complexos para ter filhos”, explica.
A recomendação é que uma mulher com menos de 30 anos e vida sexual ativa, que deseja ser mãe, pode esperar até dois anos para que aconteça a gravidez se ela já foi avaliada por um especialista e não apresenta nenhum problema que possa afetar sua fertilidade. Caso a mulher tenha mais de 30 anos não deve aguardar mais que um ano para iniciar uma investigação com o especialista. Se atingiu 35 anos, o prazo de espera não deve ultrapassar seis meses. Após os 40 anos se a mulher deseja engravidar deve, de imediato, iniciar a investigação da sua capacidade fértil.
Saúde reprodutiva
Segundo Joaquim Lopes, além das consultas e exames de rotina para mulheres e homens, adotar alguns hábitos fazem a diferença para a saúde reprodutiva. Praticar atividade física regular, controlar o estresse e a ansiedade, dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, manter uma vida sexual saudável com uma frequência média de três relações por semana, saber o período fértil da mulher, e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são algumas das medidas que podem aumentar as chances de uma gravidez natural.
“Manter-se no peso adequado, não fumar e praticar sexo seguro também ajudam a condição reprodutiva”, destaca o médico. “A obesidade, o tabagismo e as Infecções Sexualmente Transmissíveis podem comprometer a fertilidade nos dois sexos”, acrescenta.
No passado, a reponsabilidade pela infertilidade era sempre atribuída à mulher, mas, hoje, já está comprovado que a responsabilidade pela gravidez deve ser compartilhada igualmente pelos dois sexos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), estima-se que cerca de 35% dos casos de infertilidade podem ser atribuídos à mulher, outros 35% são de responsabilidade do homem, 20% estão relacionados a ambos e 10% são de causas desconhecidas. Quando um casal não consegue ter filhos naturalmente e vai buscar ajuda especializada, a investigação da infertilidade conjugal deve ser feita sempre pelos dois sexos.
Incubadora de embriões com tecnologia de ponta e integrada à Inteligência Artificial é um marco na reprodução assistida
Um dos desafios dos tratamentos de reprodução assistida é garantir a implantação do embrião no útero da futura mãe para que a gravidez aconteça e se desenvolva de forma saudável, evitando a repetição de ciclos de Fertilização in Vitro, que costumam ter um custo emocional e financeiro para os pacientes que buscam ajuda especializada para ter filhos. Para otimizar esse processo, o Cenafert implantou, de modo pioneiro em Salvador, uma incubadora de última geração que permite monitorar o desenvolvimento do embrião em tempo real e sem manipulação externa. Trata-se do EmbryoScope® Plus, equipamento de alta tecnologia que funciona com um sistema de vídeo time-lapse capaz de gerar imagens a cada 10 minutos, permitindo avaliar com precisão padrões do crescimento embrionário, 24 horas por dia, sete dias por semana.
“Essa tecnologia é um marco na reprodução assistida na Bahia e uma tendência nos principais centros e laboratórios de reprodução assistida do mundo”, destaca a ginecologista Gérsia Viana, especialista em medicina reprodutiva e diretora do Cenafert. “O embrioscópio possibilita a análise de um grande número de informações do desenvolvimento embrionário e, consequentemente, auxilia na escolha do melhor embrião que será transferido ao útero”, acrescenta a especialista.
O equipamento permite selecionar com mais precisão o embrião em melhor condição e, no momento mais adequado, para transferência para o útero da mulher, através de um processo seguro e eficiente. “O sucesso dos tratamentos de Fertilização in Vitro depende da qualidade e da morfologia do embrião assim como sua capacidade de se desenvolver de forma saudável, o que permite um ciclo de Fertilização in Vitro bem sucedido”, explica a embriologista Janaina Mendes Maciel, da equipe do Cenafert.
Outro diferencial é que o novo aparelho também possibilita que os pacientes possam visualizar imagens do embrião durante seu processo de evolução.
No método tradicional, os embriões precisavam ser retirados do seu cultivo na incubadora para avaliação através de um microscópio externo. Com a incubadora dotada do sistema de vídeo time-lapse e integrada à inteligência artificial Maia (desenvolvida pela Grupo Huntington), os embriões não precisam ser manipulados fora do seu ambiente durante todo o período de cultivo laboratorial. “Essa tecnologia permite que o monitoramento do desenvolvimento embrionário e a seleção dos melhores embriões sejam realizados de forma mais assertiva e segura, sem demandar nenhuma manipulação externa “, afirma Janaina Mendes Maciel.
Farmácia Popular: cidadão será avisado sobre remédio de uso contínuo
O Ministério da Saúde (MS) informou que a partir desta semana vai enviar mensagens por WhatsApp, caixa postal ou aplicativo Gov.br para pessoas que utilizam os programas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O primeiro envio, segundo a pasta, será para o grupo de pessoas com hipertensão que fizeram apenas três retiradas de medicamentos ao longo dos últimos 12 meses no programa Farmácia Popular.
“O objetivo da ação é alertar os cidadãos da importância de não interromper tratamentos que incluem medicamentos de uso contínuo”, informou, em nota, o ministério.
A previsão é que sejam enviadas, inicialmente, cerca de 270 mil mensagens de um total de 3,5 milhão de pessoas na situação descrita pela pasta, como forma de testar a efetividade da ação.
Segurança e privacidade
Para ter certeza de que uma mensagem recebida no WhatsApp é proveniente do governo federal, é preciso estar atento ao selo de verificação de cor azul, da Meta, exibido ao lado do nome do perfil.
“O selo confirma que a conta foi autenticada pela plataforma. Outras fontes de informação incluem a caixa de entrada do aplicativo Gov.br e um banner informativo no site do Ministério da Saúde”, destacou a nota.
Segundo a pasta, ao ser notificada, a pessoa sempre receberá uma mensagem perguntando se ela deseja ou não continuar recebendo mensagens relacionadas ao Ministério da Saúde.Também fazem parte da programação de disparos do Ministério da Saúde lembretes sobre retirada de medicamentos para diabetes, vacinação e agendamento de consultas médicas com especialistas, informa o comunicado.
Fonte: Agência Brasil
- 1