Rui Costa, atual Ministro da Casa Civil, tem estado envolvido em diversas obras e iniciativas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Bahia e em outras regiões do país.

Ele tem participado de anúncios, entregas de obras e licitações, destacando a importância do DNIT para o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária e logística brasileira e, ao participar de ato em Jaguaquara, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, na última sexta-feira (06) o representante do Governo Federal foi questionado pelo Blog do Marcos Frahm sobre a possibilidade de intervenções relevantes na infraestrutura da Rodovia Santos Dumont BR-116, na Serra do Mutum, entre Jaguaquara e Jequié, trecho considerado crítico pela sua topografia, com curvas sinuosas e ladeiras inclinadas, inclusive com histórico de trágicos acidentes, com o trânsito fluindo atualmente no sistema pare-siga em razão de obras de recuperação do pavimento o ministro comentou sobre os transtornos, que segundo Rui são inevitáveis e garantiu que, a sonhada duplicação do Mutum, além da instalação de passarela no Entroncamento de Jaguaquara e obras no trecho de Vitória da Conquista serão executadas a partir da nova concessão, a partir de leilão para de uma nova empresa após a saída da ViaBahia, o que só deve ocorrer em dezembro, segundo o Ministério dos Transportes.

”Todas as obras de manutenção e recuperação do pavimento para melhorar o tráfego estão sendo feitas. Antes, nós reclamávamos que não tínhamos obras, agora nós estamos reclamando que tem muito pare-siga, porque tem muita obra. Então, eu prefiro ter muita obra e ter pare-siga do que está na situação que estava, que não tinha obra nenhuma. Obra em estrada, seja de madrugada, durante o dia, vai ter pare-siga, o que está acontecendo é o que nós dissemos que iria acontecer, obras de recuperação em todo o trecho. As obras mais estruturantes, como da Serra, da duplicação, da passagem urbana de Jaguaquara, de Conquista, serão feitas na nova concessão, não dar tempo de fazer essas obras pelo DNIT, nós queremos concluir a nova licitação até o mês de dezembro desse ano”, explicou Rui Costa.