:: jun/2021
“Lázaro é preso em Cocalzinho” afirma governador
Lázaro Barbosa acaba de ser preso, na manhã desta segunda-feira (28), segundo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ele foi capturado na região de Cocalzinho.
Amargosa:Homem é assassinado a tiros em Corta-Mão
Um homem foi assassinado a tiros na início da noite deste sábado (26), no distrito de Corta-Mão, zona rural de Amargosa. Este é o terceiro assassinato registrado nos últimos dias. Um homem foi assassinado a tiros na início da noite deste sábado (26), no distrito de Corta-Mão, zona rural de Amargosa. Este é o terceiro assassinato registrado nos últimos dias. A vítima, identificado por Gabriel, conhecido por ‘Cotia’ foi surpreendido em sua residência por homens armados, que efetuaram vários disparos de arma de fogo. ‘Cotia’ faleceu no local. Ainda não se sabe a motivação do crime. A PM foi acionada e segue em diligência em busca dos suspeitos.
Maracás:Paredão é apreendido por Perturbação do Sossego e descumprimento de Decreto
A Polícia Militar de Maracás apreendeu um som paredão por perturbação do sossego e descumprimento das restrições no enfrentamento a covid-19. De acordo com a 93ª CIPM, a operação ocorreu por volta das 22h30, quando em rondas pela zona rural de Maracás, no Povoado da Tabua, a guarnição flagrou um veículo VW golfe vermelho com um paredão de som ligado em alto volume causando perturbação do sossego alheio. Ao lado do veida abordagem e conduzido o proprietário do veículo a sede da 93ª CIPM para lavratura do Termo Circunstanciado. Em tempos difíceis de Pandemia há ainda os que não se importam com a vida do outro e o que prevalece é o desejo de curtição. Na operação foram apreendidos: 01 Automóvel VW Golf vermelho; 01 Paredão de som; 01 Reboque; e uma Mesa de somículo havia um grande número de pessoas aglomeradas fazendo o uso de bebidas alcoólicas, sendo proced.
PM recupera moto tomada de assalto que era usada por dupla de assaltantes do Entroncamento
PM recupera moto tomada de assalto que era usada por dupla de assaltantes do Entroncamento. A Polícia Militar apertou o cerco contra os meliantes. As rondas ostensivas tem sido realizadas diuturnamente em Itiruçu e região, com apoios das Guarnições interligadas no combate ao crime. Na noite deste sábado a Guarnição de serviço recuperou uma moto modelo Honda CG150 Fan, cor vermelha e placa PBJ 6717, licenciamento de Jequié, que era usada pela dupla alvejada no Entroncamento de Jaguaquara. De acordo com informações checadas pelo Itiruçu Online, a motocicleta foi a mesma usada nos assaltos a farmácia em Lajedo Tabocal, a uma pousada em Itiruçu, estabelecimento comercial no Entroncamento e aparelhos celulares na região. A moto será apresentada no DP de Jaguaquara. Pelas características dos assaltos, a dupla vinha agindo na região há algum tempo.
Suspeito de 20 anos foi morto 30 minutos depois de assalto a farmácia em Lajedo do Tabocal
Um jovem de 20 anos morreu vítima de disparo de arma de fogo depois de ser atingido pelas costas quando estava a bordo de uma motocicleta com um comparsa. Segundo a polícia, Joaquim Silva dos Santos, que possuía passagem, era o principal suspeito de cometer um assalto 30 minutos antes da morte a uma farmácia na cidade de Lajedo do Tabocal. Em um vídeo que circula na rede social, é possível identificar Joaquim com arma em punho, dentro do estabelecimento. Ele foi morto por homens que estavam em um carro, que se aproximou da moto na localidade de Lagoa Nova, no Entroncamento de Jaguaquara. O corpo foi encaminhado ao IML de Jequié por peritos do DPT.
Homem é morto a tiros em Jiquiriçá
Um homem foi morto a tiros por volta de 18h, deste domingo (27), na Rua Engenheiro Dantas, a vítima foi identificada por Paulo Alves, ele estava a poucos metros de casa. A polícia suspeita que pode ter sido latrocínio. A vítima morava em São Paulo e estava em Jiquiriçá há cerca de dois meses. O corpo será removido ao Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus. O caso será investigado pela delegacia territorial.
Técnica de enfermagem natural de Ubaíra que sonhava ser médica, morre de covid no MS
Na última quinta-feira (24), o coronavírus interrompeu o sonho da baiana, Alfa Naiara de Andrade Matos, de 37 anos. Ela era técnica de enfermagem no HU- UFGD (Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados) e cursava medicina em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã.
Casada e sem filhos, Naiara foi infectada pela Covid-19, estava recebendo tratamento na enfermaria e com o agravamento do seu estado clínico, teve que ser intubada em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital onde trabalhava. Depois de três dias, não resistiu e morreu. Natural de Ubaíra, interior da Bahia, Naiara foi aprovada em concurso público e pediu transferência para o Mato Grosso do Sul para acompanhar o marido, que a também é acadêmico de medicina. “Seu sonho era voltar formada para a cidade onde nasceu”, contou um colega que trabalhava com ela no setor de maternidade do HU-UFGD. O Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) lamentou a morte de Naiara. “Ela deixa saudades entre os colegas de Dourados que a acolheram e entre familiares e amigos”, diz um trecho da nota divulga nesta sexta-feira (25). Na nota, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul explica que este é o 22º óbito entre os profissionais em decorrência de complicações da Covid-19. “O Coren-MS manifesta seus sentimentos pela perda de Alfa e agradece os serviços prestados à Enfermagem”, conclui o Conselho.Veículos colidem no centro de Mutuípe
Um acidente de trânsito foi registrado no centro da cidade de Mutuípe na noite de sábado (26/06). De acordo com informações, a alta velocidade teria sido a causa do acidente. Ainda segundo informações, o acidente de trânsito foi registrado por volta de 21h, no centro de Mutuípe. O Gol ficou com a frente danificada, já o Hyundai Creta com as quatro rodas para cima. Não há informações sobre feridos.
Suspeito de violência doméstica é preso em Itabuna
Um homem que tinha um mandado de prisão por violência doméstica foi preso nesta quinta-feira, 24, no bairro de Pedro Jerônimo, em Itabuna, Sul da Bahia, por equipes da Operação Ronda Maria da Penha (OPRMP) da cidade. Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no momento da prisão, ele também descumpria a medida protetiva de urgência. O homem estava nas proximidades da casa da atendida na ocasião. Ele ainda tentou fugir, mas foi alcançado pela guarnição. O suspeito já tinha sido preso anteriormente por agredir a vítima, foi liberado para responder em liberdade. Contudo, voltou a cometer o mesmo delito e a Justiça emitiu o mandado de prisão e ele estava foragido. Com isso, ele foi preso e encaminhado para a Delegacia Territorial de Itabuna.
Câmara aprova projeto de auxílio-aluguel e acolhimento para mulheres violentadas na pandemia
Um projeto de lei da Bancada Feminista do PSOL, que prevê acesso facilitado ao auxílio-aluguel e ao acolhimento emergencial para mulheres em situação de violência durante a pandemia, foi aprovado pela Câmara de São Paulo. A matéria aprovada estima o pagamento de auxílio-aluguel sem exigência de apresentação de boletim de ocorrência ou de medida protetiva judicial, além de criar uma central de vagas de acolhimento emergencial para agilizar o processo e não prolongar a permanência da mulher junto ao agressor. Agora, o texto segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP). Caso seja sancionado, a Secretaria de Assistência Social deverá criar uma central de vagas para solicitação imediata, que deverão ser destinadas ao acolhimento emergencial das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. (Bahia.Ba)
Cabral e mais quatro são condenados mais uma vez por corrupção; total de penas chegam a 350 anos
O juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal, condenou o ex-governador Sérgio Cabral a mais 16 anos de prisão, além de multa de 533 salários mínimos, por corrupção envolvendo empresas de ônibus. É a 20ª condenação de Cabral e juntas as penas já ultrapassam 350 anos de prisão. A ação, um desdobramento da Lava Jato e resultante da operação Ponto Final 2, também resultou na condenação de outros réus, incluindo o empresário Jacob Barata Filho, conhecido como “o rei dos ônibus”. Além da decretação de prisão dos réus, Bretas determinou a perda de bens móveis e imóveis de forma solidária entre o grupo, em até R$ 43,4 milhões, incluindo imóveis, veículos e contas bancárias, atingindo Cabral, Barata, João Augusto Monteiro, Rogério Onofre e Dayse Alexandra Neves, de acordo com a Agência Brasil. Barata Filho foi condenado a 15 anos, um mês e 20 dias, e foi multado em 593 salários mínimos, devendo cumprir pena em regime fechado, após o trânsito em julgado. Também foi condenado o ex-presidente do Departamento Estadual de Transportes (Detro) Rogério Onofre, a 40 anos de prisão, em regime fechado, e ao pagamento de 1.172 salários mínimos. O empresário João Augusto Monteiro foi condenado a 11 anos e ao pagamento de 333 salários mínimos, e Dayse Alexandra Neves, a 13 anos de prisão e ao pagamento de 245 salários mínimos. O juiz decretou também a indisponibilidade de R$ 130,2 milhões, de todo o grupo, visando garantir futura execução, por perda dos produtos dos crimes. Bretas determinou também que poderá recorrer em liberdade quem não estiver preso. Outros réus foram condenados, porém obtiveram vantagens decorrentes de acordos de colaboração premiada, com os termos não revelados na sentença. O advogado Márcio Delambert, que defende Cabral, se manifestou dizendo que o ex-governador é colaborador da Justiça e já foi condenado pelos mesmos fatos. “É necessário que no julgamento haja compatibilização das garantias constitucionais, para o fim de garantir que todo cidadão brasileiro tenha um julgamento justo e imparcial”, disse Delambert. A defesa de Barata Filho foi procurada, por meio de sua assessoria, mas informou que não vai se manifestar sobre a condenação. A reportagem não conseguiu contato com as demais defesas. Caso elas se pronunciem, a matéria será atualizada.
Ex-mulher de Pazuello procura a CPI e se oferece para depor
A ex-mulher do ex-ministro da Saúde e general da ativa, Eduardo Pazuello, se ofereceu para prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Andréa Barbosa enviou e-mail para a comissão indicando pontos que poderia abordar sobre atos que envolvem seu ex-marido. A informação é do colunista Lauro Jardim, do O Globo. De acordo com ele, a decisão final será tomada pelo senador Omar Aziz após conversa com Andréa. Ainda não foi especificado o assunto que Andréa quer tratar, mas seu ex-marido voltou ao centro da CPI após a polêmica do contrato irregular do Ministério da Saúde para a compra da vacina indiana Covaxin, do grupo Bharat Biotecch. De acordo com depoimento do servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, Pazuello sabia das irregularidades no contrato de compra e no pagamento adiantado de US$ 45 milhões para a Madison Biotech, que faz parte do grupo e intermediaria a importação. O acordo previa a chegada de 6 milhões de doses da Covaxin ao Brasil até o mês de maio. Nenhuma dose foi entregue até hoje.
Proposta esvazia fiscalização sobre contas de partidos
A minuta do Código Eleitoral que deve ser votada por um grupo de trabalho na Câmara dos Deputados esvazia significativamente o poder de análise da Justiça Eleitoral das contas de partidos, que utilizam anualmente cerca de R$ 1 bilhão em verba pública. Primeira versão do texto foi apresentada na quarta (23) ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pela deputada Margarete Coelho (PP-PI), relatora do projeto de reforma da legislação eleitoral. Também participou do encontro o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), coordenador do grupo de trabalho. Uma das principais mudanças contestadas por especialistas em legislação eleitoral é o artigo que delimita em apenas dois pontos a apuração das prestações de contas entregues anualmente pelos partidos à Justiça Eleitoral. Segundo o dispositivo, a análise deverá se restringir a verificar se as siglas receberam recursos de fontes vedadas ou de origem não identificada e se destinaram as cotas estabelecidadas na lei para suas fundações e para o incentivo à participação das mulheres na política. Marcelo Issa, do Movimento Transparência Partidária, destaca que o artigo começa estabelecendo que o procedimento é administrativo –hoje a legislação diz que o processo é jurisdicional. Isso permite o uso de institutos como o da preclusão, que determina que, caso a parte não preste a tempo determinado esclarecimento ou não apresente documento que a lei ou juiz determina, ela perde o direito de prestar o esclarecimento ou aportar o documento. Issa cita um episódio específico do ano passado, quando um grupo de 18 partidos, de PSOL a PSL, ingressou com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal) questionando a preclusão. Eles argumentavam que o instituto violava o direito à ampla defesa e pediam que os documentos para prestação de contas pudessem ser apresentados a qualquer momento. O entendimento do STF foi o de que, sem a preclusão, partidos poderiam apresentar as informações em doses homeopáticas e, com isso, causar prescrição dos processos –a Justiça tem cinco anos para julgar as contas dos partidos. Com o novo código, esse instituto não poderia ser usado. “A análise ficaria restrita aos dois pontos, amarrando absurdamente a mão da Justiça Eleitoral sobre a análise das contas. Isso esvazia a capacidade fiscalizatória da Justiça Eleitoral, e o Ministério Público não tem meios para assumir esse papel, principalmente porque as contas são prestadas para a Justiça Eleitoral. É um retrocesso absurdo”, diz. Outro trecho da minuta limita a R$ 30 mil as multas a partidos por gastos irregulares. A regra atual diz que, se o partido tem algum gasto apontado como irregular, ele tem de devolver e ser multado em até 20% do valor. Há preocupação também com o artigo que estabelece que mudanças no regulamento para eleições ordinárias possam ser propostas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por senadores e deputados, com a possibilidade de questionamento do sistema eleitoral, por exemplo. O projeto de alteração das regras eleitorais pretende revogar toda a legislação e implantar um único código, com quase mil artigos. Após a votação no grupo de trabalho, o texto ficará pronto para votação no plenário. Ele ainda estabelece amarras ao TSE para regulamentar as eleições e afrouxa a punição decorrente de inelegibilidade. Além da comissão relatada por Margarete, há outras duas debatendo alterações na lei política e eleitoral –uma trata das mudanças na Constituição e outra pretende instituir um comprovante impresso do voto na urna eletrônica. Como tem ocorrido em ano pré-eleitoral (as regras devem estar em vigor ao menos um ano antes do pleito), o Congresso se mobiliza para alterar a lei, em boa parte com medidas que afrouxam fiscalização, transparência e punições. Em 2019, por exemplo, a Câmara tentou aprovar a jato projeto com retrocessos na lei, o que só foi amenizado após pressão liderada por entidades de defesa da transparência e do acompanhamento de gastos partidários.
Suspeito de violência doméstica é preso em Itabuna
Um homem que tinha um mandado de prisão por violência doméstica foi preso nesta quinta-feira, 24, no bairro de Pedro Jerônimo, em Itabuna, Sul da Bahia, por equipes da Operação Ronda Maria da Penha (OPRMP) da cidade. Conforme informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no momento da prisão, ele também descumpria a medida protetiva de urgência. O homem estava nas proximidades da casa da atendida na ocasião. Ele ainda tentou fugir, mas foi alcançado pela guarnição. O suspeito já tinha sido preso anteriormente por agredir a vítima, foi liberado para responder em liberdade. Contudo, voltou a cometer o mesmo delito e a Justiça emitiu o mandado de prisão e ele estava foragido. Com isso, ele foi preso e encaminhado para a Delegacia Territorial de Itabuna.
Mais um tremor de terra é registrado na cidade de Jacobina
Um novo tremor de terra foi registrado na cidade de Jacobina, que fica no norte da Bahia, nesta sexta-feira (25). De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a região, o tremor teve magnitude preliminar calculada em aproximadamente em 1.8 mR. Segundo o LabSis, o evento sismológico ocorreu por volta das 3h45. Até o momento desta publicação não há informação de que moradores do município ou da região tenham escutado ou sentido o evento desta sexta-feira. O laboratório informou ainda que segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra na Bahia e também em outras localidades da região Nordeste do país. O último evento registrado no município baiano ocorreu no dia 18 de junho, de magnitude preliminar calculada em 1.9 mR. No dia 18 de maio, Jacobina registrou outros dois tremores. O primeiro abalo sísmico aconteceu por volta da 16h36 e teve magnitude de 2,2. Já o segundo, ocorreu às 18h07 com magnitude de 1,7. Além de Jacobina, outras cidades da Bahia registraram tremores de terra em 2021. Amargosa registrou um tremor na noite do dia 5 de junho. Em entrevista ao podcast “Eu Te Explico”, do G1 BA, o coordenador do LabSis, Aderson Nascimento, falou sobre a frequência dos abalos na Bahia. “Em média, não existe razão nenhuma pra gente pensar que a sismicidade de uma hora pra outra ela aumenta. Ela aumenta e diminui. Quando você pega um certo intervalo de tempo, em média, é sempre a mesma. Não tem nenhuma razão para pensar que ela aumentou. O que aumentou, de fato, isso é notável, é a nossa capacidade de monitoramento e detecção”.
Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 20 milhões
O sorteio do concurso 2.384 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (26), não teve nenhum ganhador e o prêmio acumulou em R$ 20 milhões. VEJA AS DEZENAS SORTEADAS: 09 – 13 – 22 – 25 – 26 – 31. A quina teve 57 apostas vencedoras e cada uma levará R$ 28.668,57. Já a quadra teve 3.781 apostas ganhadoras e cada uma receberá R$ 617,41. O próximo sorteio da Mega-Sena acontece nessa quarta-feira (30), e o prêmio está estimado em R$ 20 milhões. As apostas da Mega-Sena são feitas em qualquer Casa Lotérica credenciada pela Caixa Ecônomica Federal até às 19h do dia do sorteio. Também é possível realizar apostas pela interet – pelo aplicativo do celular ou por navegadores de internet em computadores. Estas apostas requerem um cadastro e elas são pagas apenas com cartão de crédito. Para acessar o site das loterias da Caixa Econômica,
clique aqui. O app para celular das loterias da Caixa Econômica está disponível para plataformas iOS (iPhone e iPad) e Android.Aneel define na próxima terça o valor do reajuste na cobrança extra na conta de luz
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reunirá na próxima terça-feira (29), a partir das 9h, para definir o valor do reajuste das bandeiras tarifárias. A cobrança extra na conta de luz acontece quando o custo de produção de energia aumenta. O reajuste a ser definido pela Aneel entrará em vigor a partir de julho, quando será aplicada a bandeira tarifária na cor vermelha patamar 2, taxa mais elevada do sistema. Segundo a Aneel, os níveis dos reservatórios estão “consideravelmente baixos”, e a perspectiva é “desfavorável”. O cenário, acrescenta a agência, “sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e elevada necessidade de acionamento de recursos termelétricos”. A energia produzida pelas usinas termelétricas é mais cara se comparada com a das usinas hidrelétricas.
Ubatã:Ganhando 10 mil por mês, população questiona vice-prefeito sobre prestação de serviços no município “só come e bebe” diz internauta
![]() |
Imagem do Facebook |
O vice-prefeito do município de ubatã, Paulo Silva foi lembrado na tarde deste sábado pelos cidadãos do município sul baiano, devido a inoperância política que o mesmo tem no município, perante anos participando da administração pública ubatense. A pergunta feita ao segundo maior gestor municipal de Ubatã; foi sobre as articulações políticas e atuação em melhorias para o município, “o que o vice-prefeito articulou de melhoria para a cidade? ” questionou o operador do portal Ubatã Grita no facebook. Segundo o internauta, o vice-prefeito deve esclarecer a população seus projetos e articulações de
anos como funcionário público, que explique o mesmo a ganhar o cargo que tem na atualidade.Irajuba:Vereadores podem está recebendo salários da educação sem prestar os serviços e trabalhadores tem direitos cortados pela prefeitura
Enquanto os professores da rede municipal de ensino de Irajuba, correm o risco de terem parte dos seus direitos cortados após determinação oficial da prefeitura, vereadores, que são concursados pelo município podem está recebendo proventos sem exercer a função educacional, segundo denúncias feitas a redação do blog Irajuba Realidade. De acordo com um levantamento feito na folha salarial da máquina executiva (prefeitura), os Vereadores Noelmir Fontana (PP) e Jhully Portela (DEM) além de receberem como legisladores, estão lotados como funcionários da educação e recebendo pelos serviços. A vereadora Democratas, é lotada na secretaria do colégio Getúlio Vargas como agente administrativa e recebe um provento no valor de R$1.478,00 (um mil quatrocentos e setenta e oito reais) mensal, Porém segundo informou um funcionário da escola a nossa reportagem a edil raramente aparece por lá; já o vereador Progressista Noelmir Fontana, tem um salário bruto de R$3.492,34 (Três mil quatrocentos e noventa e dois e trinta e quatro centavos) mensal, “Não trabalha como professor malmente vai na escola, o concurso dele é de 20 horas, porém o prefeito que hoje é o atual dobrou a carga horária dele pra 40 horas, em uma gestão passada comandada também pelo atual prefeito, o mesmo já recebeu como docente sem fazer nada. Disse um professor que trabalha na mesma escola que Noelmir deveria está atuando já que recebe pelos serviços. A nossa equipe tentou contato com os vereadores citados e não obtivemos retorno, a escola em que a vereadora Jhully Portela é lotada não atendeu as nossas ligações, a prefeitura não se pronunciou e a presidência da câmara também não foi encontrada.
Irajuba:Prefeitura baixa decreto e reduz carga horária de docentes, APLB sindicato repudia decisão e promete recorrer
O decreto N.º 178/2021, De 18 De Junho De 2021, exposto no diário oficial da prefeitura municipal de Irajuba referente a educação, dispõe Sobre a redução De Carga Horária Dos Servidores, Inclusive Professores, Da Secretaria De Educação Do Município. A carga horária dos servidores, ficou reduzida em 10 (dez) horas semanais. A Secretaria Municipal de Educação de Irajuba alegou, que encaminhou a união, o relatório indicando a dificuldade financeira oriunda da baixa arrecadação do FUNDEB, com estimativa de receita, em 2021, de R$ 5.431.967,02 (cinco milhões, quatrocentos e trinta e um mil, novecentos e sessenta e sete reais e dois centavos), entendendo que, expõe o elevado comprometimento dos recursos financeiros, qualificados como insuficientes, senão irrisórios, para sanar obrigações relativas aos pagamentos dos profissionais da pasta. A secretaria ainda afirma que o mesmo Relatório indicou que a redução do repasse do FUNDEB ocorre pelo fato da redução do número de alunos da rede municipal, o qual era mais de 2.000 (dois mil) alunos em 2009, e em 2020 era pouco mais de 1.000 (um mil), inclusive ocasionando o fechamento de 06 (seis) escolas municipais, sendo 05 (cinco) na zona rural e 01 (uma) na sede.
A APLB divulgou nota de repúdio
A APLB/ Sindicato Núcleo de Irajuba, através
da diretoria local vem a público repudiar o decreto Municipal que reduzir a
carga horaria dos professores do município de Irajuba. É lamentável que a
Educação em pleno século XXI sofra ataques que desestimula os profissionais da
Educação e contribui apenas para o sofrimento dos docentes e discentes que
buscam uma educação pública, laica e de qualidade. Nós professores que já
estamos sofrendo tanto com a pandemia do COVID 19 ainda temos que ver o pão ser
tirado da boca dos nossos filhos por atitudes como essa. Hoje é mais um dia
histórico para os professores/as do município de Irajuba, mas não pensem que
estamos falando daqueles dias que marca a história com algo magnifico,
maravilhoso e digno de aplausos, não foi o que ocorreu em Irajuba. Um pacato
município, de pessoas humildes, hospitaleiros, mas que carrega histórias de
longas datas e perseguição a servidores públicos efetivos. Se não bastasse os
nossos professores ter um dos piores salários da região, ou talvez, o pior,
hoje através de decreto, o gestor municipal decretou a redução da carga horaria
desses profissionais de uma maneira que não nos convence, isso porque: Não
houve até o momento nenhum Mês do ano em curso no qual os recursos FUNDEB
demostrou queda de receitas 2021 em relação ao mesmo período de 2020. Portanto,
no nosso entendimento é um ato sem explicações contundentes e, principalmente,
que há contratos injustificáveis na pasta, professores, coordenadores
pedagógicos, etc. Quer dizer que você alega suas receitas estarem caindo e ao
mesmo tempo aumenta seus gastos, aí a conta não vai fechar mesmo. E nós
professores não iremos aceitar e a representatividade da categoria (a APLB)
lutará contra este ato que refletirá negativamente na vida desses profissionais,
assim como no comercio local. Vamos apontar todas as possíveis irregularidades
contidas na pasta e tudo será entregue ao nosso advogado para as medidas
cabíveis. Várias reuniões foram realmente feitas com a gestão e a aplb apontou
o que deveria ser feito para sanar algumas questões da folha se assim fosse o
desejo. Não somos da parte contábil, para tanto, não precisa para entender a
distorção do que está sendo pregado para prejudicar os profissionais. A
exemplo: o índice com os gastos na educação está em 66,15%, para tanto, o novo
Fundeb aponta que deve ser gasto no mínimo 70% e esse mínimo não foi atingido,
isso sem falar na aplicabilidade de no mínimo 25% do município a ser investido
na educação. Então leitores, amigos e professores, alguma coisa está errado e
com certeza virá à tona. A APLB Irajuba continuará firme e determinada na luta
pelos direitos dos servidores, e quanto a vocês queridos professores, não
desanimem e nem tão pouco baixe suas cabeças, afinal, episódio dessa magnitude
ocorreu em 2009, se não me engano com 285 servidores demitidos e no final, a
verdade venceu a mentira e a coragem venceu o medo.
Fonte:Mateus Oliver