Chuvas intensas no sul da Bahia já causam transtornos em Ilhéus, Cabrália e derruba árvores na BR-415
O sul da Bahia tem previsão de chuvas intensas no final de semana prolongado de feriado de Tiradentes, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). De acordo com a Defesa Civil de Itabuna, de quinta-feira (20) a sábado (22), o município deverá ter acumulado acima de 20 milímetros, o equivalente a 20 litros de água por metro quadrado, em média. Já em Ilhéus, conforme a Defesa Civil local, as chuvas poderão chegar a 65 milímetros até domingo (23). Ainda não há informações sobre os danos totais causados pela chuva, mas inúmeros moradores já relataram diversas situações. Ruas ficaram alagadas, dificultando o trânsito e a locomoção dos moradores. Bairros como Teotônio Vilela e Malhado foram os mais afetados pela tempestade. Moradores têm relatado perdas materiais significativas em suas residências, como móveis, eletrodomésticos e até mesmo carros.
Os motoristas que vão trafegar pelas estradas que cortam a região devem redobrar os cuidados. Na manhã desta sexta (21), árvores caíram na BR-415, no trecho da Ilhéus-Itabuna. Os motoristas que vão trafegar por esta rodovia não devem ficar atentos somente aos movimentos das árvores, mas também aos perigos com a falta de opção para estacionar depois de obras de alargamento realizadas pelo Governo Federal, determinados trechos da pista. As intervenções deixam o motorista sem opção de estacionar em caso de emergência, pois não mais existem acostamentos em trechos onde a rodovia ganhou mais uma pista.
A chuva também deixou centenas de moradores desabrigados em Santa Cruz Cabrália. O Rio Yaya, que passa pela cidade, transbordou e atingiu os bairros Nova Cabrália, Sapolândia e Capitão Luís de Matos, o mais prejudicado. As pessoas que tiveram perdas e as casas afetadas estão sendo alocadas em escolas municipais. Segundo o prefeito Agnelo Santos, choveu mais de 100 milímetros e cerca de 800 casas foram inundadas. Várias famílias estão sendo alocadas em colégios. O governo do estado já vai providenciar colchões, mantimentos, água, e outros meios para dar suporte para as famílias que sofreram demais nesta madrugada.
A parte de uma ponte no centro da cidade desmoronou. Outra ponte na BR-367, que liga Coroa Vermelha ao centro de Cabrália, teve sua estrutura comprometida e pode ter interditada. Alguns turistas ficaram ilhados em pousadas e foram retirados em botes pelos bombeiros. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Santa Cruz Cabrália está em alerta vermelho, com acumulado de chuva.
Em Porto Seguro e suas localidades vizinhas, como Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, foi marcado por um alerta vermelho para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas podem trazer riscos à segurança dos turistas, como alagamentos e deslizamentos de terra, o que pode tornar as praias uma opção arriscada de lazer.
Por volta das 15:30hs de quarta-feira (19) uma forte tempestade com raios, trovões e ventos intensos se abateu sobre a região de Ipiaú, gerando prejuízos como quebra de telhas e destruição de cercas. No bairro Euclides Neto os moradores da Luiz Penha ficaram sem energia elétrica após a força do vendaval jogar ao chão um poste de iluminação pública. Na Rua Borges de Barros, centro da cidade, um telhado de zinco foi derrubado pelo vendaval. A queda de fios de alta tensão ocasionou em falha na transmissão de energia elétrica e internet em vários pontos da cidade. A mudança no clima surpreendeu ocorrendo após alguns dias de forte calor, com sensação térmica que chegou a ser registrada de até 43 graus.
Muita chuva, raios, trovões e relâmpagos no início da noite desta quinta-feira (20), em Vitória da Conquista. O dia bastante quente e abafado já anunciava que a chuva poderia chegar a qualquer hora, e ela veio com bastante força. Estima-se que em poucos minutos choveu cerca de 20mm em alguns bairros da cidade. Que inclusive ficaram com ruas alagadas e enxurradas fortes, nem mesmo alguns carros conseguiam trafegar, foi preciso parar e aguardar o temporal passar. Em algumas zonas da cidade de Vitória da Conquista a queda de energia foi constante. Em alguns bairros a falta de luz durou alguns minutos. Próximo ao bairro Alto Maron, por exemplo, ouvia-se bastante sirene do Corpo de Bombeiros, ainda durante a queda d’água.
Resumo Blog Mateus Oliver Repórter
Obrigado por nos credibilizar