Exclusivo:Após denúncia; agentes com funções desviadas e contratados que atuam na GCM de Una estão proibidos de portar armas em serviço
O jornalista Mateus Oliver detonou nesta segunda-feira (01) uma série de informações que serviu de alerta para a população e também para as autoridades do município de Una, cidade localizada no sul da Bahia quando elevou o tom ao falar da suposta atuação arbitrária relatadas pela população por parte de funcionários não concursados e outros que possuem concurso de Vigilante; Auxiliares de Serviços Gerais e porteiros atuando na Guarda Civil Municipal.
Segundo informações repassadas por moradores do município para o referido jornalismo alguns dos agentes vem agindo com arbitrariedade e brutalidade faltando assim com o respeito e supostamente abusando da autoridade que por lei não vos é constituído devido a falta de homologação legal para exercício da função podendo levar os envolvidos (parte acusada) a responder como pessoa civil a inquéritos pelas práticas de crimes como lesão corporal em caso de agressão física, ameaças, danos e morais, além de exercício ilegal da profissão e até homicídio em caso da agressão física ocasionar na morte do indivíduo (vítima).
Vale ressaltar que o risco ainda se estende para os agentes envolvidos na profissão de forma ilegal em caso de ocorrências com desdobramento em tragédias como por exemplo tiroteios com traficantes e a falta de preparo; outrora que os GCMs no Brasil tem poder de Polícia e uma vez lotados na corporação devem agir como manda a constituição.
O comunicador ao falar sobre os desvios de funções usou como base a Súmula vinculante 43 do Supremo Tribunal Federal (STF), que garante a inconstitucionalidade de toda modalidade de provimento que propicie a investidura de servidor em cargo que não integra sua carreira sem prévia aprovação em concurso público que invalida a transformação de Vigilantes em Guardas Municipais.
Em tempo, ressalta-se que o município só tem 05 concursados para a GCM que possuem a formação exigida para o cargo, sendo estes identificados pelas iniciais J.P dos S; J.L.S; M.B dos S; S da S. L; e A.C dos S; que não atuam no operacional e por não ser uma instituição de segurança pública legalizada, esses profissionais estão impedidos de usufruir de melhorias; a exemplo das constituídas pelo governo federal que foi pauta de indicação do vereador Adilson da Silva Cardoso (PSB) aprovada por unanimidade pela Câmara municipal de vereadores em 07 de dezembro de 2021 e enviada a prefeitura para que fosse sancionado e retornasse a casa de Leis; mas o ofício nunca mais foi visto. A indicação acompanhada de minuta de projeto tem como objetivo adequar à Lei Municipal da Guarda Municipal de Una Nº 718/2006, ao Estatuto das Guardas Municipais do País Lei Federal 13.022/2014, visando proporcionar a essa categoria de servidores o acesso a todos os seus direitos.
Um outro questionamento do apresentador foi em relação ao licenciamento de portar em serviços e natureza dos armamentos e munições utilizados pelos funcionários desviados de funções como vigilantes, porteiros e até auxiliares de serviços gerais além de contratos provisórios atuando na corporação; o que já foi também denunciado pelo Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia no MP de Una em 2017; e de acordo com a constituição tais profissionais não possuem o devido registro o que na manhã desta terça-feira (02) foi analisado e segundo um secretário lotado na prefeitura que pediu sigilo da informação; a administração decidiu suspender a posse de arma de fogo a todos os servidores enquanto estiverem de serviço na patrulha externa ou internamente nas repartições do poder público.
Em tempo; o apresentador ainda sugeriu ao novo juiz da Comarca de Una que se possível analise os casos protocolados pelos órgãos de fiscalização e/ou representativos com relação ao/s caso/s em trâmite na justiça e que exija a imediata legalização das funções; ainda que seja preciso a abertura de concurso público com livre concorrência de candidatos requisitados como pede a legislação sob pena de crime de improbidade administrativa imposta ao gestor em exercício levando em conta que o último concurso para a ocupação de Guarda Municipal em Una aconteceu no ano de de 2006 e empossados em 2007 somando aproximadamente 16 anos.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter
Obrigado por nos credibilizar
Você um pau no cu seu noia discarado você veio corrido de Jequié por que tava devendo Drogas lá aí Aki em una que pagar de certinho fdp
Se identifique líder, até hoje faço parte da imprensa de Jequié. Quer me ouvir basta sintonizar em 95 fm de segunda a sexta das 06:00 às 08:00 horas; sou amigo de toda a polícia de Jequié e região; quem está corrido não vive em mídia não irmão; vive assim escondido como vc faz, agindo por traz de uma plataforma digital, se escondendo e etc… o que eu falo e posto não me escondo não meu nobre; todos sabem onde me encontrar.
Teve servidor do município de Una,q quando foi presidente do Sinfespu,comprou arma,,fez várias viagens para SP ,,faz casa na região do Ribeirão da Varas,tudo isso com o dinhdo do Sindicato!!
Já que a Guarda vai ter que andar desarmada Jorge kita que é dono do site una News também terá que andar desarmado pois o mesmo nem faz parte da guarda Que está em Desvio de função é ainda anda armado
Se fuderam, dar uma de polícia e agora mané?
Agora é ora de diskontá as porrada que eles dá em nós kkkkk. se chamá no braço ninguem vai né?
Marque a Hora sei viadinho Por que não mostra a cara pra Saber quem é você
Só lembrando que o único interesse da cobrança é que se haja um concurso público o qual até os Guardas já em exercício possam participar e ter seus direitos reconhecidos como trabalhadores e não agindo de forma aleatória sem correção de salários e demais adequações a exemplo de quando precisam de apoio jurídico o setor contratante não assume a responsabilidade e o pessoal tem que tirar do bolso pra arcar com despesas que deveriam ser respaldadas pela instituição dentre outros benefícios já validos pelo governo federal.
Que nada colega, tem que desarmar mesmo. Aqui em Itabuna quero fazer a mesma coisa com relação a outra categoria, mas nesse caso aí é um absurdo. Onde já se viu porteiro, vigia, e servidor contratado atuar como guarda? parabéns a você colega que teve coragem pra falar a verdade. Só cuidado pra não morrer porque você fez denuncia grave e as represálias vem. Fique atento e qualquer coisa entre com um mandado de segurança judicial pra assegurar sua vida. Não releve nem um olhar torto, pois pode ser uma grave ameaça.
Quem bateu na menina foi Matheus de Jane alex e yann Cardoso
Esses três são tirado a polícia mesmo esse Alex então
Eu como moradora de Una a muito tempo posso falar desses GCMS, falar é fácil mais na hora que precisa os guardinhas como muitos falam , estão colados na pandemia ,nas barreiras mesmo era chuva ,sol, frio noite perdidas para que a nossa comunidade estivesse bem. Teve até camioneiro jogando o carro em cima dos Guardas. Até alimentação as vezes ia azeda. Todas as festas que tem em Una eles estão de frente para combater a violência ,sem violência., até ônibus da faculdade eles acompanham na chegada em Una para os alunos não serem roubados. E ainda mais os mesmo trabalham em S. João e micareta todos as noites para ganhar uma entra de 78 reais se não for menos. Referente as pessoas que entraram agora tá tendo mordomia mesmo, pq tem guarda que trabalha a muito tempo e não tem a moral que eles tem sabe pq apadrinhado por vereadores. Nem experiência tem, tem uma guarda que trabalhava de auxiliar de dentista e hoje tá na guarda tirando onda . Ainda veste uma farda rajada, precisa rever essas coisas. Tem guarda que faz seu trabalho certo ,mais outros deixa a desejar.
Ou a os agentes q componhe a guarda de Una são muitos invejados ou muitos ódiados,,todo dia uma feke News ,,,,,,agora foi uma notícia antiga q a prefeitura já resolveu com o ministério público,,,q um ex servidor do forum está espalhando,,,e deixando bem claro q esse ex servidor do fórum q está espalhando em grupo de WhatsApp,o mesmo foi exonerado do seu trabalho,por ter falsificado documentos e roubado um dinheiro de um processo q uma mulher ganhou na justiça,,a mulher nao morava mais em Una,,,ele aproveitou e falsificou documentos e retirei pra ele esse valor de um processe q a mulher tinha ganhado na justiça,,por esse ato corrupto q ele fez,,ele perdeu seu emprego por determinação da justiça!!
Quem será q trabalhava no fórum e foi exonerado por ter roubado???
Perguntar não ofende,,,abre o olho jovem!!!
Olha só e eu pensando q essa turma vistida com farda éra guarda municipal, numa festa de são joao na colonia mem derão um tapa na cara e eu fiqei com medo de denunciar na justiça, se eu subesse disso tinha ido no promotor. ainda bem que o reporter do radio una fm troce tudo a tona.
Não puxo saco de ninguém, até porque sou um admirador das forças de seguranças, mas pelo q sei Jorge Kita, Aneyclan, Jorge Leite, Jubileu e Kinho são Guardas concursados, eles sim podem portar sua arma de fogo , não em serviço mas ´porte pessoal. A lei lhe garante.
Vi um comentário acima alguém tentando denegrir a imagem de Jorge Kita, pelo que conheço ele, é um cidadão de bem que sempre se preocupou com sua cidade contribuindo com seu trabalho de comunicador por meio do seu blog e tem ajudado muita gente, acho q essa pessoa foi infeliz em falar mal dele. Lembro-me muito bem que em 2012 ele era diretor do Sindguardas Bahia e foi até Brasília em busca de recursos pra Guarda municipal de Una, e na época ele me disse que foi informado lá em Brasília que o município de Una com apenas 5 Guardas concursados nenhum projeto pode ser aprovado pra vim recursos através do Ministério de Segurança Pública. Sou um jovem de 25 anos de idade e espero que nosso prefeito Tiago antes de sair abra concurso pra guarda, eu tenho interesse de me escrever nesse concurso. Tiago tem sido um dos melhores gestores que Una já teve, só tá pecando nessa questão da guarda que tá precisando de organização.
Vi um comentário acima de alguém acusando Alex . yann cardoso. Matheus De Jane acho que a rádio deveria chamar eles para uma entrevista pois tenho certeza que eles não tem nada a ver com essa história!
Bom dia. Sou uma cidadã unense e sempre admirei o trabalhao da gurada de Una
Bom dia. Sou uma cidadã unense e sempre admirei o trabalho da guarda de Una, percebo que está havendo muitas discussões que não vai chegar a lugar nenhum, temos conhecimentos mas infelizmente a guarda de Una tá irregular perante a lei, mas de quem é a culpa? É dos funcionários contratados e desvio de funções que estão autorizados a vestir a farda da guarda? Não, a culpa é do gestor que sabe da ilegalidade e mesmo assim autoriza o pessoal ir pra rua ilegalmente. O que vocês devem fazer é sentarem com Tiago e pedir que ele faça um concurso, e acaba com esse disse me disse. Até eu quero fazer concurso p Guarda. Vcs não devem ficar com raiva do rapaz da rádio, ele apenas expos uma realidade que todo mundo já sabe.
É prefeito Tiago, cuidado p não ficar inelegível na sua candidatura para deputado estadual, o ministério publico dá uma ordem e o senhor não acata. organiza essa guarda de una ou o senhor vai ter problema com a justiça. estamos de olho na sua gestão.
Boa tarde Mateus, parabéns pela matéria sobre a guarda municipal de Una. Sei q tem uns servidores que trabalham na Guarda bicudo com vc, mas o certo não pode ser errado. O Brasil não é país sem lei, se está errado tem q consertar, o que não pode é contratados despreparados desfilando com arma de fogo em punho, colocando a vida da população em risco. Quer ser policia vai fazer concurso pra polícia militar, agora ficar tirando de polícia sem ser, e o prefeito Tiago fazer vista grossa, isso não pode, agora vai responder judicialmente por desrespeitar a justiça.
Rsrsrrsrs o São já está chegando,,vc terá outra oportunidade,,,,é só vc ir pra cima da Guarda e da um murro em um quando eles estiverem passando,,,,aí eles vão revidar a injusta agressão e vc vai lá e denúncia,,,,,,PNC noia,vagabundo!!!
Tem um Guarda aí que e tirado a polícia ainda Tomou a Mulher de um ex prefeito
Vixe além de tirado a polícia talarico
Vixe eita lasqueira. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….