De janeiro a março, o índice nacional de processos em análise ou parados no INSS aumentou em 6%. Com 496.208 solicitantes na espera, o Nordeste é a região com a maior fila de benefícios. A Bahia representa 22% desse total. Adriane Bramante, presidente do IBDP, afirma que a fila do INSS já é antiga e foi agravada pela reforma da previdência em 2019.


 Outros desafios incluem a escassez de funcionários e o atraso tecnológico em muitas agências. Bramante afirma que o problema crônico da falta de servidores foi agravado com muitos deles se aposentando e a falta de reposição. Segundo ela, o INSS realizou um concurso no ano passado, mas apenas mil pessoas foram contratadas em todo o país.

 Procurado pela reportagem, o INSS afirmou em nota que, em parceria com o Ministério da Previdência Social, está se esforçando para nomear os aprovados no último concurso como forma de otimizar a força de trabalho. Segundo o órgão, não há previsão de novos concursos.

 A longa espera sem a garantia de benefícios ou a possibilidade de trabalhar causa desespero entre os que aguardam.

 Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, prometeu zerar a fila do INSS e se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no dia 24 deste mês, para discutir as condições e solicitar recursos para viabilizar esse plano.

 Segundo ele, para zerar as filas ainda este ano, será necessário conceder 900 mil benefícios a mais do que o previsto. Lupi reconheceu as dificuldades para cumprir essa promessa, citando a falta de médicos peritos para avaliar cada situação. Mesmo assim, reafirmou seu compromisso de acabar com a fila até o final de 2023, prometendo que os solicitantes terão uma resposta em até 45 dias.

 Para facilitar o acesso às informações sobre a situação dos brasileiros na fila, foi criada em 2018 a plataforma “Meu INSS”, como parte do projeto de modernização do órgão. A iniciativa pode ser acessada por meio do site, do aplicativo e por ligação telefônica, permitindo que os solicitantes de benefícios consultem o status de seus requerimentos. Basta criar uma conta no sistema com o CPF e uma senha. Após fazer o login, os requerimentos e o status (pré-habilitado, habilitado, deferido ou indeferido) estarão disponíveis na aba “Meus Benefícios”.

 O “Meu INSS” oferece atualmente mais de 90 serviços, incluindo o acompanhamento de solicitações de benefícios, consulta de dados trabalhistas e previdenciários, solicitação de benefícios, agendamento de perícias e consulta de pagamentos do INSS.
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