Eunápolis: aprovado PL que torna obrigatório detectores de metais nas escolas
O projeto de Lei do Legislativo de número 12/2023, que propõe a obrigatoriedade da instalação de portais de detectores de metais nas escolas da rede pública e privada, foi aprovado em segunda votação pela Câmara de Eunápolis, na sessão desta quinta-feira (1º/06).
A iniciativa partiu da vereadora Carmem Lúcia Maciel (PDS) em um contexto de ataques em outras cidades e disseminação de fake news sobre incidentes em escolas no mês de abril. Na Bahia, inclusive, alguns jovens foram apreendidos pela polícia por propagar informações inverídicas. É importante ressaltar que, em Eunápolis, não houve casos de ataques em escolas ou registros de atos de violência extrema que justifiquem tal medida, que não é comum no Brasil.
A medida proposta pela vereadora Carmem Lúcia busca prevenir e coibir potenciais situações de violência no ambiente escolar, levando em consideração o contexto de ataques em outras regiões e a propagação de informações falsas que causam temor e insegurança na comunidade escolar. Embora Eunápolis não tenha enfrentado ocorrências desse tipo, a vereadora considera importante estabelecer medidas preventivas para garantir a tranquilidade e o bem-estar dos alunos e funcionários.
O projeto de Lei agora aguarda a sanção da prefeita Cordélia Torres (União) para se tornar lei efetiva. Caso sancionado, os centros de ensino público e privado deverão realizar a instalação dos detectores de metais nas entradas das escolas, visando reforçar a segurança e promover um ambiente propício para a aprendizagem.
Obrigado por nos credibilizar