03 de junho – Dia Internacional do profissional de recursos humanos
Todas as profissões têm a sua importância e devem ser celebradas, mas não poderíamos deixar de destacar uma data muito especial que é o Dia do Profissional de RH. Falar em
Recursos Humanos nos leva a refletir sobre o quanto as pessoas, principais ativos dessa área, estão cada vez mais em destaque nas organizações. Por isso, ao longo deste conteúdo, você vai ficar por dentro de como surgiu a data mundialmente e aqui no Brasil, entender os motivos pelos quais esse dia deve ser comemorado, qual é o papel e a relevância do profissional para as empresas, as áreas de atuação e muito mais! Então, boa leitura!
A data foi comemorada pela primeira vez em 3 de junho de 1976, mesmo dia em que foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations).
Na ocasião, vários países adotaram a data como o Dia Internacional do Profissional de RH. Aqui no Brasil, ela ganhou destaque após o reconhecimento desses profissionais por Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a Administração Brasileira de Recursos Humanos — a ABRH.
À época da criação da comemoração, já se chamava atenção para a importância da valorização dos colaboradores no ambiente corporativo e a gestão de pessoas já era vista como uma área estratégica dentro das companhias. Mais de 40 anos depois, os profissionais ainda enfrentam vários desafios e o segmento está sempre se transformando, tanto que já temos o RH 4.0.
Um setor que desempenha ações tão estratégicas com o principal capital de uma empresa, que são os colaboradores, tem diversos motivos para celebrar a data. Tenha em mente que as principais formas de garantir mais engajamento dos times, identificar e treinar líderes e saber gerir de acordo as competências comportamentais só é possível por conta dos esforços da equipe de RH.
Ainda, todo o processo organizacional de uma empresa passa pela atuação minuciosa do RH. Desde as fases de recrutamento e seleção, na integração de cada colaborador, avaliações de desempenho, nos programas para melhoria da produtividade e, consequentemente, os resultados de uma companhia, tudo tem participação dos Recursos Humanos.
A comemoração de uma profissão tão relevante para uma empresa não deve passar em branco. Logo, se você é líder desse time, não deixe de distribuir alguns brindes representativos e mimos para os colaboradores que trabalham ao seu lado.
Para tanto, transmita mensagens que reforcem a importância do trabalho e do esforço de todos, principalmente pelo apoio em um momento crise. Pode parecer pouco, mas como você lida com pessoas, sabe bem que pequenas atitudes de reconhecimento, gratidão e espírito de equipe ajudam a fortalecer o grupo e o DNA da companhia.
Na década de 70, o diferencial competitivo de uma empresa era a quantidade de máquinas que ela tinha para desempenhar suas atividades — muitas, inclusive, trocaram a mão de obra humana pela velocidade dos maquinários.
Mas essas ferramentas desempenhavam (e ainda desempenham) tarefas rotineiras, repetitivas e padronizadas, ou seja, por mais que as máquinas entregassem excelentes resultados, devido à alta performance obtida pela velocidade única, elas não exerciam a atividade intelectual do homem.
Por isso, com o passar dos anos, os diferenciais competitivos foram mudando, desligando-se das máquinas e optando pela qualidade, depois pelos processos, tecnologia da informação, até chegar nas “pessoas”, que hoje são a principal necessidade de gestão em uma organização.
Inclusive, podemos dizer que, atualmente, a gestão de pessoas está muito relacionada à tecnologia da informação. Mas agora não é uma em detrimento de outra, e sim ambas aliadas e parceiras para otimização das atividades diárias do setor e para o alcance do sucesso de uma empresa. Nesse sentido, existem alguns benefícios.
Existe uma realidade em todas as organizações: quando os colaboradores estão satisfeitos no ambiente de trabalho, eles têm muito mais empenho para desenvolver suas atividades, por isso, produzem mais. E o RH exerce um papel fundamental nesse processo.
Isso acontece porque são vários os fatores que podem diminuir a satisfação das pessoas: falta de comunicação ou comunicação ineficiente com o líder, descontentamento com o salário, entre outros. E isso só será identificado com a ajuda do profissional de RH que, a partir daí, conseguirá propor soluções para cada caso.
Lembra-se de que falamos da parceria de RH e tecnologia? Aqui temos mais um exemplo de como isso pode dar certo e elevar o nível de atividades. A tecnologia auxilia na redução de etapas ou processos burocráticos, que podem ser automatizados. Nesse sentido, podemos citar a triagem, por meio da internet, de candidatos que enviam vídeo currículos nos processos seletivos.
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