WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 







auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  


:: 20/jul/2024 . 18:05

Adolescente que estava desaparecida em Ubatã desde a última quinta-feira é encontrada pela polícia militar e conselho tutelar

 Uma adolescente de 12 anos identificada como Grazielle Costa Aragão, moradora do 31 de Março em Ubatã, que estava desaparecida desde a última quarta-feira, 17 foi encontrada na tarde deste sábado por policiais militares da 55ª CIPM em uma residência na própria cidade.


 Segundo a polícia, assim que a guarnição tomou conhecimento do desaparecimento da menor de idade, após surto as buscas se iniciaram, e logo foi solicitado pelo conselho tutelar local um deslocamento para averiguação num possível endereço em que a jovem estava.

 Feito isso, foi constatado que a jovem estava na residência, e que só não havia sido devolvida por conta de não ter o contato dos familiares e foi acolhida pelas moradoras da residência; sem nenhum traço de violência e/ou abuso. A jovem foi entregue as conselheiras tutelares na presença da família. a adolescente, que faz uso de medicação controlada

Obrigado por nos credibilizar

Mulher é encontrada sem vida dentro de imóvel no residencial Cachoeirinha em Jequié

 Na tarde deste sábado (20) uma idosa identificada como Maria de Lourdes de Jesus Machado, 63 anos, foi encontrada sem vida dentro de sua própria residência no Bairro Cachoeirinha em Jequié.


 Segundo informações colhidas pelo Jornalista Mateus Oliver junto à polícia militar, a morte aconteceu por causas naturais que é quando não há indícios de qualquer violência no corpo da vítima

 A ocorrência foi registrada na Rua 10, quadra H do residencial e o Departamento de Polícia Técnica foi acionado e removeu o corpo ao Instituto Médico Legal.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter 
Obrigado por nos credibilizar

Mais de 100 prefeitos na Bahia apostam em Adolfo Viana como vice-governador em 2026

 Começam as especulações sobre a possível chapa majoritária do Governo para 2026. As apostas de que os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) comandarão o processo são grandes e sinais estão sendo dados. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), deu uma opinião, publicada por um blog de Salvador, apostando na presença de Wagner e do senador Ângelo Coronel (PSD) na chapa disputando o Senado.


 É unânime a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) no consenso do grupo, não só pela posição que já ocupa, mas principalmente pela forma que governa: o petista demostra firmeza na condução da gestão, mas nunca perde a ternura necessária para cativar os correligionários.

 Adolfo Menezes foi modesto quando lhe perguntaram sobre o vice. Posicionou-se com cautela, até porque o atual dono do posto, Geraldo Jr. (MDB), disputa uma eleição, e em caso de vitória o cargo estará vago. Um grupo fortíssimo de deputados estaduais, com o apoio de um número surpreendente de deputados federais e mais de cem prefeitos, aposta em Adolfo como vice de Jerônimo em 2026. O pessedista faz ainda uma aposta “all in”, quando coloca sua, esposa Denise, na disputa pela prefeitura de Campo Formoso, onde um duelo de titãs se avizinha.

 Denise, com toda sua simpatia e dedicação a um trabalho social no município, luta para derrotar nada menos que o prefeito Elmo Nascimento, irmão do poderoso deputado Elmar Nascimento, favorito na sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara dos Deputados. Uma eventual derrota de Denise não abalará o sólido poder que Adolfo conquistou com o seu trabalho incansável ao longo de anos, mas uma vitória o colocaria ainda mais no centro das decisões do campo governista. E aí é que um time de peso crava Adolfo na vice, anos luz à frente de qualquer outro postulante.
Obrigado por nos credibilizar

Após fala machista, Lula agora promete ‘guerra’ à violência contra a mulher

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na manhã deste sábado (20) que pretende dar início a uma “guerra” para combater a violência contra a mulher. A declaração do petista foi dada durante a Convenção do PT em São Bernardo do Campo (SP), município que é considerado um dos berços do petismo e onde a legenda lançará o deputado estadual Luiz Fernando (PT-SP) como candidato a prefeito. A fala de Lula é uma resposta às críticas que o petista tem recebido nos últimos dias, após uma fala machista na terça-feira (16).


 “Tem aumentado muito a violência, a violência contra a mulher é muito grande. E nós vamos fazer uma guerra. Vamos fazer uma guerra”, afirmou Lula em São Bernardo. Segundo o presidente, ele aprendeu com a própria mãe, Dona Lindu, que homens não devem agredir mulheres. “Ao invés de levantar a mão para bater numa mulher, bate na sua própria cara”, disse.

 Durante o evento, o presidente da República não detalhou quais medidas concretas tomará para enfrentar o problema, mas disse que a qualificação profissional é uma forma das mulheres se libertarem da dependência econômica de maridos abusivos.

 Dados do Anuário de Segurança Pública divulgado esta semana mostram que as ocorrências de violência doméstica contra mulheres cresceram 9,8% em 2023, em relação ao ano anterior – ao todo, 258.941 mulheres relataram problemas deste tipo no ano passado. As informações do relatório são compiladas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma ONG. Já as tentativas de homicídio contra mulheres aumentaram 9,2% em 2023 – foram 8.372 casos no ano passado, o primeiro do terceiro mandato de Lula. Na maioria dos casos, os agressores são o parceiro (63%) ou o ex-parceiro (21,2%).

 Na última terça-feira (16), Lula fez uma fala percebida como machista durante um encontro com ministros e empresários do setor alimentício. “Hoje, eu fiquei sabendo de uma notícia triste, eu fiquei sabendo que tem pesquisa, Haddad, que mostra que, depois de jogo de futebol, aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corintiano, tudo bem”, disse Lula, aludindo à má fase vivida pelo Corinthians, time para o qual torce.

 “Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente. Então, eu queria dar os parabéns às mulheres que estão aqui”, completou ele em seguida.
Obrigado por nos credibilizar

Reconhecimento facial: Mais de 50 homicidas foram presos em 2024

 Mais de 50 pessoas foram presas por homicídio no 1° semestre de 2024 no estado da Bahia, através do Sistema de Reconhecimento Facial, da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Outros 82 possuíam mandados por roubo e 35 respondiam a processos por tráfico de drogas.


 No total, o Reconhecimento Facial da SSP encontrou 242 foragidos da Justiça em Salvador. Segundo a SSP, de janeiro a junho, os registros de mortes violentas reduziram em 11% na capital baiana, na comparação com o mesmo período de 2023.

 Segundo o superintendente de Telecomunicações da SSP, major PM Moisés Travessa, a instalação de câmeras em pontos estratégicos da capital, da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e também do interior, ajudaram no captura dos foragidos.

 “Empregamos a tecnologia em 81 municípios da Bahia. Nos grandes eventos, além das câmeras fixas, utilizamos Plataforma de Observação Elevada (POE), ampliando a cobertura do monitoramento”, explicou o oficial.

 Desde a sua implantação, em dezembro de 2018, mais de 1.700 foragidos da Justiça foram localizados no estado com a utilização do Reconhecimento Facial.
Obrigado por nos credibilizar

Ubatã: Adolescente de 12 anos desaparece após sair de casa para estudar

Uma adolescente de 12 anos identificada como Grazielle Costa Aragão, moradora do 31 de Março, está desaparecida desde a última quarta-feira, 17. Conforme apurou o Ubatã Notícias, a jovem teria saído para ir à escola onde estuda, mas sequer compareceu à unidade escolar.


Familiares relataram que a adolescente, que faz uso de medicação controlada, nunca ficou tanto tempo sem entrar em contato. Um boletim de ocorrência será registrado nesta segunda-feira, 22, informando o desaparecimento. (Ubatã Notícias)
Obrigado por nos credibilizar

Bahia: Aos 82 anos de idade, Idoso está internado desde 26 de junho aguardando por regulação em Una; relatório médico exige urgência e diz “Pode ir a óbito”

 

 O idoso Paulino Bispo Ribeiro, 82 anos, está internado no hospital municipal Frei Silvério no município de Una, região Sul da Bahia e clama por ajuda para conseguir uma transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva.

 O caso de Paulino é mais uma das estatísticas da péssima e cruel regulação do estado, que mantém ele já inscrito sob Nº 4107972 a mais de 30 dias sem providenciar o deslocamento do paciente para um Hospital adequado a sua necessidade.
 A vítima passa por problemas na próstata, inclusive e por isso a tão urgente regulação deve acontecer o mais rápido possível, para que o quadro de saúde do paciente que é amparado pelo estatuto do idoso além de contar com seu direito de que todo cidadão tem direito a saúde até o momento violado pelo estado não venha a se agravar.
 A nossa redação segue acompanhando o caso e também já solicitamos providências ao estado com relação ao paciente. Paulino precisa de um procedimento de Citoscopia e segundo o relatório médico caso a sua transferência não seja feita com urgência o idoso pode ir a óbito.
Texto sob Supervisão do Jornalista Mateus Oliver Reg MTE 7.056/BA
Obrigado por nos credibilizar

Itaquara: Criminosos invadem residência, executam jovem, ateiam fogo no corpo e fogem em seguida

 O Departamento de Polícia Técnica de Jequié, recolheu na madrugada deste sábado (20) o corpo de um jovem identificado como Kleberson Silva Rodrigues, 18 anos, vítima de disparos de arma de fogo e em seguida carbonizado dentro de uma residência a qual o mesmo residia na cidade de Itaquara.
 Segundo informações colhidas pela nossa equipe de reportagem, o jovem tinha envolvimento com o crime e teve a residência na Rua Croácia Bairro Jardim Europa invadida por rivais que o executaram a tiros, atearam fogo no corpo e em seguida fugiram tomando rumo ainda não sabido.
 Uma equipe da Polícia Militar esteve no local, registrou a ocorrência e isolou a área até a chegada dos peritos para fazer levantamento cadavérico.

 O crime quebra uma paz de mais de 60 dias sem homicídios no município de Itaquara e a polícia Civil já começou as investigações afim de elucidar os fatos e identificar os autores.
Texto sob Supervisão do Jornalista Mateus Oliver Reg MTE 7.056/BA
Obrigado por nos credibilizar

Instituto divulga lista de ‘piores cidades da Bahia’; Camamu lidera o ranking, Wenceslau e Teolândia completam a lista

As belezas de Baía de Camamu não foram suficientes para tirar a cidade do homônima do topo da lista de um ranking que avaliou as piores cidades da Bahia em qualidade de vida. Dos 417 municípios baianos, Camamu foi o que pior pontuou em indicadores como segurança e acesso à educação.


O Índice de Progresso Social (IPS) colocou Sátiro Dias na segunda posição e Pilão Arcado na terceira. Confira o top-10 no fim da reportagem.

Lançado pelo professor Michael Porter (Harvard Business School), o IPS é uma ferramenta utilizada para auxiliar órgãos públicos, empresas e sociedade civil no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e programas voltados ao progresso social. Diferente de outros índices que utilizam indicadores econômicos para definir seus resultados, o IPS mede o desempenho das sociedades com base em marcadores sociais e ambientais.

São exemplos de indicadores nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, acesso a moradia e liberdades individuais.

Veja o top-10:

1 Camamu
2 Sátiro Dias
3 Pilão Arcado
4 Belmonte
5 Alcobaça
6 Itangra
7 Jucuruçu
8 Wenceslau Guimarães
9 Jussari
10 Teolândia
Obrigado por nos credibilizar

Detentos irão produzir 4 toneladas de pescado ao ano em Feira de Santana

Foi inaugurado nesta sexta-feira (19), no Conjunto Penal de Feira de Santana, o primeiro projeto de piscicultura implantado em unidade prisional do Estado da Bahia. O Projeto Fênix será executado pelo Governo do Estado da Bahia através de parceria entre a Secretaria de Assuntos Penitenciários e Ressocialização (Seap) e a Bahia Pesca e vai capacitar os apenados da unidade para produzir quatro toneladas de tilápias por ano.


Segundo o Secretário José Castro, os selecionados para o projeto terão assegurado o direito à remição, quando a cada três dias trabalhados reduzem um dia de pena. “É uma determinação do governador que a gente faça esse tipo de projeto de ressocialização, até porque a prioridade da Seap é oferecer atividades laborativas e educacionais para que os internos possam ser reinseridos na sociedade e não voltem a reincidir no crime”, destacou.

O presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, explicou que a empresa será responsável pela capacitação e assistência técnica do projeto, enquanto a Seap fará a gestão de pessoal. “Sabemos da dificuldade para promover a reinserção dos egressos do sistema prisional no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. Por isso desenvolvemos projeto de qualificação e reinserção voltado para um mercado cada vez mais aquecido que é o da piscicultura. Feira de Santana é pioneira, mas a ideia é espalhar esse projeto por todos os presídios da Bahia”, declarou.

Os três tanques de piscicultura de 50 mil litros instalados no Complexo Penal de Feira de Santana estão integrados à produção de hortaliças e suinocultura já existentes no local, em um sistema com aeração para oxigenar a água e filtragem mecânica e biológica individual.

O povoamento inicial foi realizado na última quinta-feira (11) com tilápias juvenis que pesam cada uma, em média, 20 gramas. O ponto de abate ocorrerá quando os peixes atingirem de 800 gramas a um quilo.
Obrigado por nos credibilizar

Geração de energia no Brasil tem expansão recorde de 18,7%

Com 168 novas usinas de geração de energia em funcionamento, o Brasil fechou o primeiro semestre de 2024 com um incremento de 5,7 gigawatts (GW) de potência instalada na matriz elétrica. O número representa um aumento de 18,7% em relação ao primeiro semestre de 2023 e um recorde nos últimos 27 anos para o período.


Apenas em junho deste ano, houve um incremento de 889,51 megawatts (MW) com a entrada em operação de 27 usinas, sendo 13 eólicas, 10 fotovoltaicas e quatro termelétricas.

A matriz elétrica é o conjunto de fontes disponíveis para a geração de energia elétrica em um país, como hidrelétricas, usinas eólicas, solares e termelétricas.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão de crescimento da geração de energia elétrica do país para 2024 é de 10,1 GW, menor que a do ano passado, quando houve crescimento de 10,3 GW.

Atualmente, a capacidade instalada de energia elétrica do Brasil, ou seja, a quantidade máxima de produção de energia do país, soma 203,8 gigawatts. Desse total em operação, 84,62% das usinas são consideradas renováveis.

As quatro maiores fontes renováveis que compõem a matriz de energia elétrica brasileira são a hídrica (53,88%), eólica (15,22%), biomassa (8,31%) e solar (7,2%). Entre as fontes não renováveis, as maiores são gás natural (8,78%), petróleo (3,92%) e carvão mineral (1,7%).

Fonte: Agência Brasil
Obrigado por nos credibilizar

Brasil suspende exportações de carne de aves e seus produtos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reviu a certificação para exportações de carnes de aves e seus produtos, após a confirmação de um foco da Doença de Newcastle (DNC) em estabelecimento de produção avícola comercial, no município de Anta Gorda,no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (19). A restrição varia de acordo com os mercados, mas afeta as vendas para 44 países.


A certificação para exportação é um acordo bilateral entre países parceiros e, por isso, o ministério modificou preventivamente o Certificado Sanitário Internacional (CSI) de forma a atender às garantias e os requisitos acordados.

“Seguindo-se as regras internacionais de comércio de aves e seus produtos, a suspensão da certificação temporária é conduzida pelo Brasil, de forma a garantir a transparência do serviço oficial brasileiro, frente aos países importadores dos produtos. Desta forma, as suspensões estão relacionadas a área ou região com impedimento de certificação, que varia desde a suspensão por pelo menos 21 dias para todo território nacional ou até mesmo a restrição circunscrita a um raio de 50 quilômetros (km) do foco identificado”, explicou a pasta.
Obrigado por nos credibilizar

Ubatã: PM apreende crack e maconha na comunidade da Bica

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 55ª CIPM apreendeu, na tarde desta sexta-feira, 19, na comunidade da Bica, no bairro Júlio Aderne, em Ubatã, 85 pedras de crack, 01 bucha de maconha, 01 smartphone, 02 carregadores de celular e R$ 420,35 em espécie.


Conforme informou a PM, 05 suspeitos estariam traficando na Bica e atiraram contra as guarnições. Houve revide e os suspeitos acabaram fugindo. Durante a varredura no local, a PM encontrou a drogas,’ dinheiro e equipamentos, que foram apresentados na Delegacia Territorial de Ubatã. (Ubatã Notícias)
Obrigado por nos credibilizar

Número de eleitores de 16 e 17 anos volta a crescer após desabar na pandemia

O número de novos eleitores com 16 e 17 anos voltou a subir no Brasil em 2024. Segundo dados TSE (Tribunal Superior Eleitoral) analisados pela Folha de S.Paulo, 1.836.081 eleitores nesta faixa etária estão aptos a votar nas eleições municipais de 2024, um aumento de 78% em relação aos 1.030.563 que estavam aptos em 2020.


A população de jovens com 16 e 17 anos no Brasil é de 5,8 milhões, 2,8% do total, segundo dados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O voto, no entanto, é facultativo para essa faixa etária, assim como para idosos com mais de 70 anos e analfabetos.

Os jovens com voto facultativo representam 1,18% do total do eleitorado em 2024, que é de 155,9 milhões de pessoas que podem votar. Em 2020, a faixa etária de 16 e 17 anos representou só 0,7% dos 147,9 milhões de eleitores.

Uma das explicações para a quantidade tão baixa em 2020 é o fechamento físico dos cartórios eleitorais por conta das medidas de restrição de circulação durante a pandemia de Covid-19.

O aumento deste ano interrompeu a tendência de queda nas últimas eleições municipais, mas não foi suficiente para equiparar o número de eleitores de 16 e 17 anos ao de 2008 (2,9 milhões), início da série histórica dos dados do TSE com divisão por faixa etária.

De forma geral, o eleitorado brasileiro cresceu 5,4% e chegou a 155.912.680 de eleitores, ante 147,9 milhões em 2020, ano da última eleição municipal.

O estado com o maior percentual de eleitores adolescentes é o Maranhão, com 3,13%. Na sequência estão Roraima, com 2,74%; Tocantins, com 2,65%; Acre, com 2,57%; e Amapá, com 2,45%.

As eleições deste ano escolherão prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros e ocorrerão no dia 6 de outubro para o primeiro turno e 27 de outubro para o segundo, este restrito apenas para cidades com mais de 200 mil eleitores.

O cálculo do TSE não engloba os eleitores do Distrito Federal e Fernando de Noronha (PE), onde não haverá eleição neste ano.

A presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, afirmou em carta publicada pelo TSE que o aumento na quantidade de votantes se deve à sistematização do cadastramento eleitoral e é retrato de um cenário de construção da cidadania e consolidação dos direitos.

As duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, também possuem a maior quantidade de pessoas aptas a votar, com 9,3 milhões e 5 milhões, respectivamente.

O estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, com 34.403.609 eleitores, o que corresponde a 22% do total. São 18,22 milhões de mulheres (53%) ante 16,16 milhões (47%). O total corresponde a 77,46% do número de habitantes do estado. Só a capital concentra 27% do eleitorado estadual.

Os dados do eleitorado de 2024 divulgados pelo TSE na noite desta quinta-feira (18) trazem novidade em relação às eleições passadas. Pela primeira vez, os eleitores tiveram a opção de informar sua identidade de gênero.

Do total de 155,9 milhões de eleitores aptos a votar, apenas 10% atualizaram o título de eleitor com esta informação. Entre os títulos atualizados, 89,17% se declararam cisgênero (pessoas que se identificam com o gênero designado no nascimento), 10,53% preferiram não informar, e 0,3% se declararam transgênero (que não se identificam com o gênero designado no nascimento).

Das 47.222 pessoas que se declararam transgênero, 11.740 já usavam o nome social no título de eleitor, recurso disponibilizado para pessoas transexuais e travestis pelo TSE a partir de 2018.

Nestas eleições, 41 mil pessoas trans pediram para que conste no documento o nome pelo qual são reconhecidas socialmente, número recorde.

A inclusão da declaração de identidade de gênero pelo TSE pode contribuir para o mapeamento da população trans no Brasil, já que não há ainda uma estimativa oficial no país.

Em 2023, o IBGE também anunciou que vai estimar, pela primeira vez na história, o tamanho da população trans, travesti e não binária por meio da PNAD (Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde), mas a divulgação dos resultados só está prevista para o fim deste.
Obrigado por nos credibilizar

Em Assembleia, Polícias Civil e Técnica aprovam suspensão imediata das operações policiais na Bahia

Durante Assembleia, investigadores, escrivães, peritos técnicos, criminais, odonto-legais, médicos legistas e delegados aprovaram a suspensão imediata das operações policiais e das medidas cautelares em Salvador, na Região Metropolitana (RMS), e no interior baiano até 12 de agosto, data em que será realizada uma nova Assembleia. A “Assembleia Extraordinária Geral Conjunta” ocorreu na tarde desta sexta-feira (19), no auditório do CECBA, no Costa Azul, e foi promovida por entidades da segurança pública baiana.


As polícias civil e técnica aprovaram a suspensão das operações por causa da morosidade do Governo do Estado na negociação da reestruturação salarial dos servidores que estão há dez anos com os salários defasados. Segundo as entidades, os policiais civis da Bahia recebem o 26° pior salário do país.

O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, destacou que os policiais civis têm tido um “papel de destaque” no combate à criminalidade da Bahia. O sindicalista ressaltou que a Polícia Civil tem realizado recorde de prisões de líderes das facções do tráfico de drogas. “Mas, infelizmente, o nosso atual salário não é condizente com a importância da nossa categoria e com a atividade de risco que exercemos todos os dias. Saímos de casa para trabalhar e não sabemos se iremos retornar”.

O presidente do Sindicato dos Delegados (Adpeb), Jorge Figueiredo, pontuou que todas as carreiras da Polícia Civil e da Polícia Técnica estão unidas em prol da valorização salarial da categoria e da diminuição do fosso salarial histórico que existe entre as carreiras. “Não adianta o Governo estar dando viaturas novas, dando uma Ferrari para o policial trabalhar se depois ele tem que ir para casa de ônibus. Conheço um escrivão que ganha R$ 1.300.00 líquido, como é que o Estado quer que o servidor fique motivado para combater o crime organizado com esse salário?”, questionou o delegado e sindicalista.

A Assembleia Geral Conjunta foi realizada pelo movimento “Unidos pela Valorização dos Policiais Civis” representado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Sindicato dos Delegados de Polícia (Adpeb), Sindicato dos Peritos em Papiloscopia (Sindpep), Sindicato dos Escrivães (Aepeb-Sindicato), Associação dos Investigadores (Assipoc), Sindicato dos Peritos Médicos e Odonto-legais (Sindmoba) e o Sindicato dos Peritos Criminais (Asbac).
Obrigado por nos credibilizar



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia