Os dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC) apontam que a Bahia está longe de alcançar as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb).O estado baiano deveria ter alcançado uma nota de 4,5 para o Ensino Médio, que é de responsabilidade do governo estadual, mas obteve apenas 3,7. Para especialistas, a distância enorme para a meta principal é preocupante.


 O índice divulgado ontem mostrou que a Bahia cresceu somente dois décimos em relação ao Ideb de 2021, quando o estado registrou a nota de 3,5.

 O Ideb é uma medida composta pelas notas de desempenho dos estudantes brasileiros, que são apuradas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar. Ele varia de 0 a 10. Quanto melhor o desempenho dos estudantes e o índice de aprovação, mais elevado será o Ideb.

 Os índices negativos da Educação baiana refletem em outras áreas. Isso porque, segundo Roberto Macedo, o indicador reproduz desigualdades sociais.

 Para alcançar a meta estabelecida pelo MEC, estratégias precisam ser elaboradas pelo governo estadual. Macedo disse que para ter o índice ideal deve haver a união de dois fatores: formação contínua de professores e condição de trabalho docente na completude das necessidades do sistema educacional da Bahia.

 A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) disse que a Bahia teve avanços na área. Segundo a secretária da pasta, Rowenna Brito, os resultados foram obtidos por “investimentos importantes no acesso, permanência e aprendizagem dos nossos estudantes”.
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