Com o fechamento do prazo para registro de candidaturas já é possível fazer um raio-X sobre a disputa pelas prefeituras espalhadas pelos quatro cantos da Bahia. Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Bahia Notícias separou algumas informações sobre o cenário para outubro.

 Ao todo, o estado registrou 1.140 pedidos de registros de candidaturas a prefeito. Todas as aplicações são julgadas pela Justiça Eleitoral. No primeiro momento são divididas em duas categorias: julgadas – neste momento apenas 17 estão nessa condição – e cadastradas (aguardando deferimento).

 Com as 1.140 candidaturas e considerando os 417 municípios baianos, a proporção de concorrência é de 2,73 candidatos por cidade.

 Os números do TSE também apontam que o PSD é o partido com maior número de candidatos para o Executivo: 227. Fecham o pódio com mais candidaturas o PT (157) e o Avante (131). Destaque ainda para MDB, com 118 candidatos a prefeito, PP com 84 e União Brasil com 81.

 Os dados consolidam um cenário já indicado ao longo do ano. Em junho a reportagem do BN fez um levantamento completo com o número de prefeitos filiados aos partidos. O PSD manteve a liderança e chega para a disputa de 2024 mostrando sua força.

 Em 2020 o PSD saiu das urnas com 107 prefeitos. Para este ano, apresentou crescimento de 16,8%, totalizando 125 cidades sob seu comando.

 Além disso, o levantamento indicou a força política do Avante na Bahia, que é a segunda legenda com maior número de prefeitos. Após sair com quatro prefeituras das eleições em 2020, a legenda registrou o maior crescimento entre os partidos baianos, saltando para 61 neste ano.
REELEIÇÃO
No caso das candidaturas de 2024, 224 gestores vão buscar a reeleição no pleito de outubro. Do montante, 72 prefeitos buscam renovar o mandato pelo PSD. Dos partidos citados com maior número de candidatos, o Avante terá 29; o PT terá 27; pelo União Brasil 18 disputam reeleição; 17 pelo PP e 13 pelo MDB.

FEDERAÇÃO EM FOCO
Outro número a ser destacado é o de candidaturas por federação partidária. Atualmente o Brasil possui três federações registradas no TSE: Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV); PSDB/Cidadania e PSOL/Rede.

Segundo o TSE, PT/PCdoB/PV somam 192 candidaturas a prefeito na Bahia. Na sequência a federação entre PSOL/REDE aparece com 33 candidaturas e Cidadania/PSDB chega com 22.

As eleições de 2024, que ocorrem no dia 6 de outubro (primeiro turno), serão os primeiros pleitos municipais com a participação de federações.

Para a disputa de 2024 caso deseje lançar candidatos nos municípios, todos os partidos da federação precisam chegar a um entendimento e lançar apenas uma candidatura do grupo.
Obrigado por nos credibilizar