:: 17/abr/2025 . 13:44
Força Nacional entrará em ação no Extremo Sul para mediar conflitos na Bahia
A Força Nacional de segurança vai atuar na Bahia, confirmou nesta quinta-feira (17) o Governo do Estado. Os agentes federais vão trabalhar no Extremo Sul do estado, por conta de conflitos de demarcação de terra envolvendo indígenas.
Por meio de nota, o Executivo estadual disse que vai manter suas ações regulares de policiamento na região, com uso das Polícias Militar e Civil, conforme prevê a legislação. A Polícia Federal também será reforçada na área.
O Governo da Bahia disse que acatou sugestão do Ministério da Justiça e Segurança Pública — corroborada pelo Ministério dos Povos Indígenas e pelo MUPOIBA — para o envio da Força Nacional de Segurança Pública.
Três homens são presos acusados de matar mulher a pedradas em Camacan
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Camacan, avançou nas investigações de um homicídio brutal ocorrido em 14 de abril de 2025. A vítima, Rosilane de Jesus Santos, de 43 anos, foi assassinada com golpes reiterados de pedradas na rua da Creche, distrito de Jacareci, em Camacan.
A investigação apontou a participação de quatro suspeitos: Wanderson Silva Santos, João Calos Nunes de Souza, Gilberto Silva Santos e Janiele Pereira do Souza, sendo esta última identificada como a responsável por atrair a vítima para a emboscada.
Na tarde do mesmo dia, 14/04/2025, Janiele foi presa em flagrante e autuada. Em diligências realizadas no dia 15 de abril de 2025, as equipes policiais localizaram o esconderijo de Wanderson Silva Santos e João Calos Nunes de Souza na zona rural de mata, cumprindo os mandados de prisão preventiva contra ambos. A Polícia Civil segue diligenciando para localizar e prender Gilberto Silva Santos.
Os presos serão apresentados à audiência de custódia, marcada para as 16h30 de hoje, na Vara Criminal de Camacan.
Eletricista é encontrado morto dentro de casa, na Av. Esperança em Ilhéus
Na manhã desta quinta-feira Santa (17) a polícia civil e o departamento de polícia técnica foram acionados para levantamento cadavérico, na Avenida Esperança, zona norte de Ilhéus.
Trata-se do eletricista apenas identificado por Victor Gustavo, também conhecido como Vitão. De acordo com informações colhidas pela reportagem do Fábio Roberto Notícias, a vítima foi encontrada caída no interior da residência, sem marcas aparentes de violência.
O corpo foi removido para necrópsia, quando será apurado pela equipe de perícia, às circunstâncias da morte.
Na Bahia, mais de 2,4 milhões de famílias recebem Bolsa Família
O governo federal contemplará, a partir desta terça-feira (15), mais de 2,46 milhões de famílias da Bahia que serão beneficiadas com o Bolsa Família. 417 municípios serão contemplados.
Dentre as cidades afetadas, a capital baiana é a cidade que reúne mais beneficiários do programa. Após Salvador, as cidades seguintes, de forma decrescente, são: Feira de Santana (76.693), Vitória da Conquista (50.446), Camaçari (45.083) e Juazeiro (39.376).
No grupo prioritário alcançado na Bahia, 2,4 mil famílias estão em situação de rua, 12,4 mil famílias são de indígenas, 69,5 mil famílias quilombolas, 760 famílias com crianças em situação de trabalho infantil, 8.544 famílias com pessoas resgatadas de trabalho análogo ao escravo e 39,9 mil famílias de catadores de material reciclável.
O cronograma, que se inicia nesta terça-feira (15) e vai até o dia 30 deste mês, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS). (Bahia Notícias)
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (16) tornar obrigatória a retenção de receita médica na venda das chamadas canetas emagrecedoras como Ozempic, Saxenda e Wegovy. Os medicamentos são prescritos para pacientes com diabetes tipo 2 e também são usados por quem deseja perder peso.
A partir de agora, as farmácias deverão reter o receituário no ato da compra pelo consumidor. Antes da decisão, a venda era feita somente com a apresentação da receita.
A medida foi tomada pela Anvisa durante reunião da diretoria colegiada do órgão. Por unanimidade, a agência entendeu que a retenção é necessária para aumentar o controle do uso desses medicamentos e proteger a saúde coletiva do “consumo irracional” dos emagrecedores.
Para serem aceitas nas drogarias, as receitas deverão ter validade de 90 dias e possuírem duas vias. Os estabelecimentos deverão registrar o receituário no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). (Agência Brasil)
Funcionária de loja de Itabuna é presa por furto qualificado após proprietários desconfiarem de estilo de vida luxuoso
Uma funcionária de uma loja localizada na movimentada Avenida Cinquentenário, no centro de Itabuna, foi presa em flagrante na tarde desta quarta-feira (16), sob a acusação de furto qualificado. A prisão ocorreu após os proprietários da loja 10 e Cia detectarem um prejuízo financeiro crescente e suspeitarem da conduta de uma de suas colaboradoras.
Intrigados com as perdas financeiras que vinham impactando o estabelecimento, os proprietários da loja começaram a desconfiar de uma funcionária em específico. O que levantou suspeitas foi o estilo de vida aparentemente luxuoso que a jovem ostentava, considerado incompatível com seu salário. Diante dessa incongruência, os empresários iniciaram um monitoramento discreto das atividades da funcionária nas redes sociais.
A observação virtual logo se confirmou com a realidade. Flávia Rodrigues, como foi identificada a funcionária, que exibia em suas redes sociais viagens internacionais frequentes, a aquisição de um carro zero quilômetro e a compra de celulares de última geração, foi flagrada pelos próprios proprietários cometendo furto dentro da loja onde trabalhava.
Diante da comprovação do crime, Flávia Rodrigues foi imediatamente detida e encaminhada para o plantão central da Polícia Civil de Itabuna. Na delegacia, ela permanece à disposição da Justiça para os procedimentos legais cabíveis.
A Polícia Civil de Itabuna deverá aprofundar as investigações para determinar o montante total do prejuízo causado pela funcionária e por quanto tempo os furtos vinham ocorrendo. A expectativa é que mais detalhes sobre o caso sejam divulgados em breve.
Motorista morre carbonizado após carreta tombar e pegar fogo na BA-026 entre Maracás e Planaltino
Uma carreta carregada com cimento tombou e acabou pegando fogo na BA-026 trecho que compreende as cidades de Maracás e Planaltino na região Vale do Jiquiriçá no sudoeste da Bahia.
Segundo informações do Repórter Cacá Santana, Parceiro do Blog Mateus Oliver Repórter, com o acidente o motorista ficou preso as ferragens e acabou morto carbonizado pelas chamas que consumiram o veículo.
O corpo de bombeiros foi acionado para combater as chamas e o Departamento de Polícia Técnica deslocado para remoção do corpo.
Ainda não se sabe a causas tampouco as circunstâncias do acidente, que fica a cargo de investigações da Polícia Civil através de ocorrência da Polícia Rodoviária Estadual.
Fonte: Mateus Oliver Repórter com Informações do Repórter Cacá Santana
Contas de energia elétrica ficarão mais caras na Bahia a partir de Terça-Feira (22)
A partir do dia 22 de abril as tarifas de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), concessionária que fornece energia para 6,7 milhões de unidades consumidoras em toda a Bahia, vão sofrer um reajuste. O aumento médio, que será de 2,05%, foi definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Os consumidores cativos atendidos em baixa tensão, ou seja, as residenciais, em sua maioria, terão suas taxas reajustadas em 1,88%. Já as indústrias e comércio de médio e grande porte, consumidores em alta tensão, terão um aumento de 2,53%.
De acordo com informações da Neoenergia Coelba, os custos de encargos setoriais estão contribuindo com 1,86% no índice de reajuste e os custos com transmissão e geração de energia com 0,03% no índice, totalizando 1,88%. Os custos de componentes financeiros tiveram efeito de -3,12% no índice final.
Ainda segundo a fornecedora, do valor cobrado na fatura, 34,47% são para pagar os custos com a compra e transmissão de energia. Os tributos – encargos setoriais e impostos – têm participação de 33,30% nos custos da tarifa de energia elétrica.
Do total do valor pago pelos consumidores baianos, a concessionária revelou ficar com 32,22% para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos.
Negociação avança e PDT se aproxima de apoio a Jerônimo
Após mais de 10 anos na oposição aos governos petistas na Bahia, o PDT está cada vez mais próximo de retornar à base governista do estado. O Portal A TARDE apurou que as negociações com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e com o secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT), avançaram nos últimos dias, se aproximando de um acordo.
Conforme revelado por um integrante da gestão estadual em condição de anonimato, os trabalhistas devem anunciar em breve a composição com Jerônimo, visando sobretudo as eleições de 2026. No momento, não há pretensão do PDT em obter espaço na administração, solicitando alguma secretaria de Estado.
O retorno do PDT à base do governo era visto como uma questão de tempo desde abril de 2024, quando o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), articulou a filiação ao seu partido da então vereadora de Lauro de Freitas, Débora Régis, então filiada ao PDT. A movimentação foi vista como uma traição pelo presidente estadual trabalhista, o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA).
Na época, Félix fez declarações duras e sinalizou que não estaria com ACM Neto em 2026, abrindo as portas em definitivo para um retorno da aliança com o PT. Hoje prefeita de Lauro de Freitas pelo União Brasil, Débora não tem o apoio oficial de seu antigo partido, o PDT.
Procurado pelo Portal A TARDE na manhã desta quinta-feira, 17, o presidente estadual do PDT afirmou que as negociações com o governo de Jerônimo Rodrigues prosseguem, não havendo ainda uma definição.
“Estamos conversando”, disse Félix. “Caso confirmada a aliança, isso se dará mais em 2026. Não estamos pedindo participação na atual gestão. Claro, se houver interesse do governo, a gente pode conversar sobre isso também. Mas, a princípio, espaço no governo não é foco da nossa conversa”, garantiu o deputado federal.
A iminente mudança de lado capitaneada por Félix deve encontrar algumas resistências dentro do PDT. Os principais opositores ao retorno da legenda à base do governo do estado são o deputado federal Leo Prates (PDT) e a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT). Ambos são muito ligados ao União Brasil na Bahia e pretendem atuar pela oposição em 2026.
Na última segunda-feira, 14, Leo Prates foi questionado pelo Portal A TARDE sobre o tema e defendeu a permanência do PDT na oposição ao governo Jerônimo. Segundo ele, porém, o debate sobre uma possível saída ainda não foi pautado internamente no partido.
“Eu desconheço, porque o fórum necessário para estabelecer a mudança de posição do PDT é a executiva estadual e a federal. O presidente [nacional Carlos] Lupi e o presidente Félix ainda não convocaram esse debate. A minha posição é clara: é de defesa da manutenção na oposição”, garantiu Leo Prates.
Perguntado se sairia do PDT caso a legenda voltasse a se aliar ao PT na Bahia, Leo Prates desconversou, mas disse que se sente em casa entre os trabalhistas.
“Estou muito feliz no PDT. O ministro Carlos Lupi tem me prestigiado muito. É a minha casa, é meu lar”, assegurou.
Derrotada em Ilhéus e cotada para secretaria, Adélia Pinheiro é nomeada assistente especial de Jerônimo Rodrigues
Após ter saído derrotada na eleição municipal do ano passado em Ilhéus, a ex-secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro (PT), ganhou um novo cargo na gestão de Jerônimo Rodrigues (PT). A petista foi nomeada para o posto de Assistente Especial, lotada no quadro especial da Casa Civil, com atuação direta no gabinete do governador.
Com o resultado das urnas em 2024, havia a expectativa que Adélia fosse alocada em uma secretaria do governo, mas seu retorno para a Educação foi descartado. À época, o ajuste especulado nos bastidores apontava a saída de Roberta Santana da Secretaria de Saúde, abrindo espaço para que Adélia retornasse ao posto – ela comandou a Sesab no governo Rui Costa (PT).
No novo desenho, Roberta passaria a ocupar a chefia da Casa Civil de Jerônimo no lugar do deputado federal Afonso Florence (PT). O movimento, no entanto, não foi concretizado.
Bahia Ferrovias assumiu retomada de obras da Fiol; Estado pode se tornar um ponto de partida para uma ferrovia que ligue o Atlântico ao Pacífico
As obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho entre os municípios de Brumado e Caetité, na Bahia, serão retomadas em breve. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Este trecho faz parte do Fiol 1, que se estende de Ilhéus a Caetité, totalizando 537,2 quilômetros. As atividades estavam paralisadas desde 1º de abril, com cerca de 75% do projeto já concluído.
A retomada das obras ocorrerá no lote 4F, que passa por Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio. Em Caetité, está prevista a construção de um terminal intermodal, que será um ponto estratégico para o escoamento de cargas e integração logística da região.
De acordo com informações do Portal Vilson Nunes, a continuidade das obras faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma visita oficial a Ilhéus em julho de 2023. A execução das obras está sob a responsabilidade da concessionária Bahia Ferrovias S.A.
A Fiol é considerada uma das principais obras de infraestrutura em andamento na Bahia, com potencial para impulsionar a economia regional ao facilitar o transporte de minério, grãos e outras cargas entre o interior e o litoral do estado.
NOVIDADES:
Uma delegação de engenheiros ferroviários do governo chinês esteve em Ilhéus (BA) nesta quarta-feira (16) para avaliar a situação atual das obras da Ferrovia Integração Leste-Oeste (Fiol), com visitas na Fiol 1 e no Porto Sul, buscando estudar a viabilidade de um Corredor Bioceânico Brasil-Peru.
A princípio, a visita, teve como objetivo analisar a possibilidade de conectar o Porto Sul, no Oceano Atlântico, ao porto peruano de Chancay, no Oceano Pacífico, criando o Corredor Bioceânico Brasil-Peru.
A proposta é estabelecer um corredor ferroviário estruturante para transporte de carga no Brasil, atravessando Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Essa infraestrutura permitiria o escoamento da produção da região central do país até o Porto de Chancay, no Peru.
Assim, a China deverá elaborar um novo estudo voltado à implantação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru, visando criar uma rota estratégica para o comércio entre os dois oceanos e ampliar as conexões comerciais entre a China e os países da América do Sul.
O projeto Fico-Fiol compreende a concessão à iniciativa privada das ferrovias Integração Centro-Oeste (Fico) e Fiol. Prioritário no Novo PAC, o empreendimento prevê 2,7 mil quilômetros de extensão entre Bahia, Goiás e Mato Grosso, com investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões. As ferrovias serão integradas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), fortalecendo a consolidação de um corredor logístico estratégico.
Ao mesmo tempo, o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste são fundamentais para o escoamento de minérios e grãos, representando uma grande artéria para o desenvolvimento de novos projetos industriais e agroindustriais. A Malha I da Fiol, com 537 quilômetros entre Caetité (BA) e Ilhéus (BA), é peça essencial na logística de escoamento de cargas.
Dessa forma, a integração com o Porto Sul figura como uma das alternativas mais promissoras para o sucesso do corredor bioceânico. A concessionária Bahia Mineração S.A. (Bamin) é responsável pelas obras do trecho ferroviário e também pela construção do Porto Sul.
Antes de mais nada, a delegação chinesa iniciou a semana visitando as obras do entroncamento entre a Fico-Fiol e a Ferrovia Norte-Sul, em Mara Rosa (GO), ponto exato em que essas ferrovias se encontram. Na última terça-feira (15), os técnicos asiáticos foram recebidos na Casa Civil, em Brasília (DF). Contudo, nesta quinta-feira (17) seguem para o Porto de Santos, dando continuidade à análise da infraestrutura logística brasileira e à articulação com o Corredor Bioceânico Brasil-Peru.
Principais características do Corredor Bioceânico Brasil-Peru
Característica | Detalhes |
---|---|
Extensão total | Aproximadamente 2.700 km |
Estados brasileiros envolvidos | Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre |
Conexão internacional | Porto de Chancay, Peru |
Objetivo principal | Escoamento de grãos e minérios para o mercado asiático |
Investimento estimado | R$ 28,7 bilhões |
Integração com outras ferrovias | Ferrovia Norte-Sul, Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) |
Responsável pela construção da Fiol | Bahia Mineração S.A. (Bamin) |
Responsável pela construção do Porto Sul | Bahia Mineração S.A. (Bamin) |
Lesão de Kanu: Bahia toma decisão em tratamento do zagueiro
Substituído no empate contra o Mirassol após sentir uma lesão, o zagueiro Kanu vai passar por uma cirúrgia nesta quinta-feira, 17. O zagueiro do Bahia foi diagnosticado com contusões em três músculos da panturrilha e no tendão de Aquiles e não possui data estimada de retorno aos gramados no momento.
De acordo com o setorista Yuri Santana, o Departamento Médico do Tricolor optou por fazer a intervenção cirúrgica devido à gravidade das lesões. O camisa 4 se machucou no início da partida diante do Mirassol, que terminou em 1 a 1, e precisou se substituído ainda no primeiro tempo.
Sem Kanu à disposição por tempo indeterminado, o técnico Rogério Ceni lamentou a perda do zagueiro e, também sem Gabriel Xavier, que iniciará o processo de transição física com lesão na panturrilha, projetou possíveis soluções no setor defensivo, como improvisos ou a utilização de atletas da base.
“Sem os dois, fica mais apertado, vamos ter que encontrar soluções, seja improvisação, garoto da base, como o Fredi, o Kauã […] vamos tentar da melhor maneira possível, dificilmente vão substituir o Kanu da maneira que ele joga, mas temos que encontrar soluções, janela está fechada”, comentou o treinador.
Na partida desta quinta-feira, 17, contra o Cruzeiro, às 21h30, no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, a tendência é que David Duarte e Ramos Mingo formem a dupla de zaga, assim como contra o Mirassol. Além deles, o Tricolor possui os jovens Fredi Lippert e Kauã Davi, além do volante Rezende, que já foi improvisado na posição, à disposição.
Bahia busca 1ª vitória no Brasileirão e tenta manter boa fase em 2025
O Bahia chega para o jogo de hoje, contra o Cruzeiro, no Mineirão, despertando sentimentos conflitantes. Se vem bem na Libertadores, na Copa do Nordeste, já conquistou o título baiano e defende invencibilidade de 12 jogos (apenas dois jogos foram contra equipes que não são da elite de seus países: Jacuipense e CSA), também passou pelas três primeiras rodadas do Brasileiro sem vencer. E é preciso focar no Brasileiro o mais rápido possível para evitar que a situação fique tensa no futuro.
Apesar dos 12 jogos sem perder, o Tricolor tem apenas um triunfo (contra o Nacional, em Montevidéu) nos cinco jogos mais recentes e empatou metade das 12 partidas, incluindo os três primeiros compromissos pela Série A.
O time atual já superou, com apenas três rodadas, a quantidade de empates da equipe de Ceni, em 2023, que teve dois em 17 jogos da Série A. Em 2024, foram oito em 38.
É sempre bom lembrar que 2025 traz uma novidade para o Esquadrão, que é se dividir entre Brasileiro e Libertadores, algo inédito para o clube, já que nas outras participações, as duas competições não aconteciam ao mesmo tempo.
A temporada passada deu exemplos bem diferentes sobre essa divisão de foco entre Série A e Libertadores. O Atlético, finalista do torneio continental, correu risco de rebaixamento até a rodada derradeira. Eliminado pelo Atlético, nas quartas, o campeão da Libertadores de 2023, Fluminense, lutou contra a queda durante todo o Brasileiro.
O Botafogo, por outro lado, foi o exemplo a ser mirado. O alvinegro foi tão bem sucedido que ficou com os títulos das duas competições. Após as três primeiras rodadas de 2024, tinha seis pontos, três a mais do que o Bahia tem hoje.
É importante lembrar que o Bahia está atualmente na Libertadores e teve uma campanha na Série A sem riscos de queda graças justamente ao ótimo primeiro turno. Após três rodadas, entretanto, tinha apenas um ponto a mais do que hoje, com quatro.
Desde 2012, o Bahia não ficava sem vencer nas três primeiras rodadas de uma Série A. O primeiro triunfo de 2012 só chegou no quinto jogo. Em compensação, em todo esse período é apenas a terceira vez em que o Esquadrão chega invicto à quarta rodada, depois de 2019 e 2020, em que tinha sete pontos e dois triunfos.
A maior diferença é que o time de agora tem potencial, mostrado na própria temporada, inclusive na Libertadores, para ter campanha bem melhor a essa altura. Não pode deixar para lembrar do Brasileiro apenas depois, como fez o Fortaleza, em 2022, lanterna no primeiro turno, com vaga na Libertadores no final.
É necessário, portanto, começar a vencer no Brasileiro o mais rápido possível, de preferência hoje, contra o Cruzeiro, mesmo fora de casa. E na próxima segunda, contra o Ceará, voltar a mostrar a força da Fonte, vencendo a primeira como mandante na Série A.
Fica ainda mais complicado se dividir entre Brasileiro e Libertadores quando as lesões começam a se multiplicar. O caso mais preocupante é o de Kanu, um dos destaques da temporada tricolor, que pode ficar afastado por longo período. Lucho, Gabriel Xavier, Michel Araújo e Iago também estão no Departamento Médico ou em transição.
Mesmo com dificuldades, o Bahia teve boas condições nos jogos em casa, para sair vencedor e estar com sete pontos, mesma pontuação dos líderes ao final da terceira rodada. Que os bons ventos de 2025 passem a soprar imediatamente também no Brasileiro.
- 1