WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 







auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

novembro 2022
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  


:: 4/nov/2022 . 17:04

Fazendeiros se Unem e frustram invasões do MST em Cuiabá

 Um grupo de produtores rurais se mobilizou nesta quinta-feira (03/11), contra a tentativa de invasão de uma fazenda no município de Araputanga (345 km de Cuiabá). Ao menos 100 famílias chegaram no local com um documento, alegando ter direito de ocupar as terras, que seriam “devolutas da União”. A tentativa de invasão frustrada terminou no final da tarde.


 Nas primeiras horas da manhã, dezenas de veículos chegaram em comboio até a Fazenda Canaã e as pessoas só não entraram nos limites da área, porque a fazenda conta com segurança privada. Elas passaram a tarde toda diante da porteira e a Polícia Militar foi acionada para manter a segurança.

 Horas depois, com a mobilização de outros fazendeiros da região, desistiram da ocupação.

 A reportagem apurou que um homem chegou e se apresentou como advogado do grupo de posseiros e disse estar em posse de um documento, onde estava a matrícula de uma propriedade devoluta da União, ao qual teriam direito.

 Os funcionários da fazenda mostraram a ele a documentação da propriedade, que não condizia com a matrícula que eles apresentaram. Mesmo assim, o grupo permaneceu acampado.

 Os fazendeiros da região, assim que souberam da situação, se mobilizaram e foram até o local e passaram a negociar a desocupação. Por volta das 17h30, as famílias foram embora.

 Ainda não há confirmação se o grupo de invasores pertence ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Obrigado por nos credibilizar

História do cacau produzido na Bahia é tema do Caminhos da Reportagem

 O cacau do sul da Bahia participa da história do país há mais de 250 anos e chegou quase ao fim na década de 1980, quando a vassoura-de-bruxa, doença causada por um fungo nos cacaueiros, devastou as plantações.


 Hoje, a região ressurge no cenário nacional mais uma vez como zona cacaueira, mas focada nas amêndoas de qualidade, nos formatos de produção e na preservação ambiental. As mudanças trazem novos ares para um modelo que, no passado, ficou marcado pela escravidão e pelos coronéis do cacau.

 O fruto foi levado para a Bahia para substituir as plantações de cana-de-açúcar no século 18, que entravam em decadência, e logo se adaptou ao clima quente e úmido do estado. Tanto que, em 2018, a região conquistou o selo de indicação geográfica com nome Sul da Bahia, que destaca a tradição e qualidade diferenciada do cacau produzido ali.

 A Yrerê é uma das fazendas que carregam a história do cacau. Foi uma sesmaria doada pela coroa portuguesa em 1818 para uma família de alemães. O atual proprietário, Gerson Marques, é o primeiro dono fora da linha sucessória da família. Comprou o local há 24 anos e se especializou em produzir cacau fino e orgânico, além de explorar o turismo de experiência. Produz cerca de 400 arrobas de amêndoas por ano. Para o produtor, após a vassoura-de-bruxa na região, a quantidade deixou de ser meta. “O caminho que nos resta é o da alta especialização, da alta qualidade, vender cacau a um preço que vale a pena”, afirma.

 Na fazenda, os turistas percorrem quase todos os processos de produção do chocolate, que é chamado pelo proprietário de tree to bar (da árvore à barra), numa alusão ao conceito beans to bar (da amêndoa à barra), em que todo o processo é transparente para o consumidor. Ali, eles conhecem a plantação de cacau, provam o fruto, acompanham a secagem das amêndoas e, depois, participam de uma degustação dos vários tipos de chocolate produzidos na fazenda.

 Segundo a gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Ilhéus, Claudiana Campos, a estratégia é produzir uma amêndoa de qualidade, fugindo do formato de commodity (produto primário com cotação em mercados internacionais), que é a venda em grandes quantidades, mas sem tanta qualidade. “Hoje, já vendemos um produto de qualidade para chocolatiers (profissionais especializados em chocolates) e indústrias do mundo inteiro, com muitas amêndoas premiadas em concursos nacionais e internacionais”, diz.

 Em 2019, o Brasil foi reconhecido como produtor de cacau fino de aroma para exportação, pela Organização Internacional do Cacau. Essa amêndoa representa 3% da produção brasileira, conforme dados da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). A meta é chegar a 10%.

 O controle de qualidade é rígido. Em Ilhéus, é feito pelo Centro de Inovação de Cacau (CIC), onde fica o Chocolab, laboratório que emite laudos para atestar se as amêndoas daquela safra estão no padrão da IG Sul da Bahia. No local, são feitos testes com a matéria-prima e também sensoriais de sabor, aroma e textura do chocolate. A norma da IG prevê percentual de 3% de defeitos nas amostras, uma norma mais rígida que as internacionais.

 Cerca de 4 mil produtores fazem parte da Associação Cacau Sul Bahia, que podem usar o selo da IG. Segundo o diretor executivo da instituição, Cristiano Sant’ana, os associados também podem usar a marca de chocolate Sul Bahia, uma produção coletiva. Por meio de um QR Code na embalagem do produto, é possível ter acesso às informações da matéria-prima, nome do produtor, localização geográfica e padrão de qualidade daquele lote.

 Um dos associados é o assentamento Dois Riachões, formado por 40 famílias que produzem em uma área de 160 hectares. Rubens Dário de Jesus diz com orgulho que eles são os primeiros produtores da agricultura familiar a conseguir o selo de Indicação Geográfica. Para ele, a certificação permite agregar valor ao produto e, para o consumidor, saber a procedência, a cadeia produtiva daquele chocolate e também a qualidade da matéria-prima.

 Uma mudança de vida não só para as famílias do assentamento, como também em todo o processo de trabalho com o cacau. A produtora Delineia Batista dos Santos lembra de como era o trabalho dos pais nas plantações das grandes fazendas. “Sempre tinha alguém que ficava ali, vigiando o trabalho deles, porque não podiam chupar o fruto do cacau.” Quem era pego fazendo isso, era demitido. “Meus pais começaram a saber, a sentir o sabor do fruto do cacau, depois que nós viemos para o assentamento.”

 Além de plantar, processar e vender as amêndoas de cacau, as famílias do assentamento também fazem o próprio chocolate para venda, com o nome Dois Riachões. São produzidos chocolates com 70% e 56% de cacau, com certificações não só da IG, mas também orgânica e de agroecologia.

 Estar presente em todo o processo – da plantação à comercialização direta ao consumidor – quebra um ciclo de dois séculos. “A vida toda a gente trabalhou no cacau, mas nunca ganhou dinheiro com ele. Agora, conseguimos desenvolver o modelo que é rentável para o agricultor, que consegue ter uma qualidade de vida vivendo no campo”, conclui Rubens Dário.
Obrigado por nos credibilizar

Equipe da Record é agredida por bolsonaristas em manifestação em SP

 Durante passagem ao vivo na Record News, o repórter Yuri Macri e o cinegrafista Edmilson China, da Tv Rio Preto, afiliada da Record em Mirassol, São Paulo, foram agredidos por bolsonaristas nesta quarta-feira (02).Manifestantes se aproximaram dos profissionais e começaram a hostilizar a equipe. “Repórter e cinegrafista foram agredidos com socos e chutes, danificaram um microfone, que acabou até perdendo a base”, disse Gleice Kelly, chefe de jornalismo da emissora.


 Nas redes sociais, Macri compartilhou imagens da agressão e contou que levou chutes, joelhadas nas costas, tapas, empurrões e intimidações. “Falaram que eu estava dizendo mentiras na entrada”.

 “Vivi momentos de terror. De medo. Deus seja louvado que estou bem. Nunca vi pessoas tão agressivas na vida. Amanhã um novo dia, uma nova história. Mas, foi crime o que fizeram comigo hoje”, declarou Yuri.

 

Obrigado por nos credibilizar

Supremo estabelece que governo federal deve reativar Fundo Amazônia em até 60 dias

 O Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (3), declarou que o Fundo Amazônia deve ser reativado e estipulou um prazo de 60 dias para que o governo federal coloque isso em prática.


 A decisão do STF foi tomada após a instância analisar uma ação organizada por partidos opositores, que apontaram a postura omissa do governo em relação ao Fundo nos últimos três anos.

 No dia 26 de outubro deste ano, a Corte já havia reconhecido, em sua maioria, a importância da reativação deste instrumento – que é responsável por captar recursos com o intuito de investir em projetos voltados à preservação do bioma da Amazônia.

 Ao todo, 10 ministros defenderam a necessidade de voltar a investir no Fundo. Somente um deles, Nunes Marques, se opôs a decisão.
Obrigado por nos credibilizar

Acusado de matar a esposa a pauladas, homem é condenado a 33 anos de prisão

 Acusado de matar a esposa a marretadas e esconder o corpo dela no quintal do bar da família, um homem foi condenado a 33 anos e três meses de prisão pelo crime. O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (3), em Santo Antônio de Jesus, mesma cidade onde o crime foi cometido. As informações são do advogado de defesa da família de Maria Damiana dos Santos, a vítima.


 O autor, preso logo após confessar o crime, foi acusado de feminicídio e ocultação de cadáver. Como já está preso há mais de de três anos, o condenado cumprirá 29 anos e 10 meses de reclusão.

 Maria Damiana tinha 57 anos à época do crime e ficou desaparecida por 10 dias antes de seu corpo ser encontrado no quintal do bar, em 2019. Neste período, o autor do crime e marido da vítima, Antônio Santos, de 55 anos, disse à polícia que não sabia do paradeiro da esposa.

 Após a localização do corpo, Antônio confessou o crime em depoimento na delegacia. Ele contou que matou Damiana durante uma briga por ciúmes, após ela apontar uma faca para ele. Disse ainda que agiu em legítima defesa.
Obrigado por nos credibilizar

Aiquara: Condutores de veículos alertam para o risco de acidentes com animais na BA-647

 É possível que você já tenha visto algum animal solto na rodovia ou próximo a ela, em alguma viagem que você tenha feito. Cenas como essa, não deveriam, mas são muito comuns nas rodovias da nossa região, inclusive na BA-647, entre Aiquara e o distrito de Palmeirinha, onde tem sido constante nas últimas semanas os flagrantes de cavalos na estrada.


 Condutores de veículos temem acidentes e pedem a atenção dos proprietários desses animais que fogem do pasto por conta da fragilidade e ineficiência das cercas das propriedades às margens da rodovia. “Há poucos dias quase que um casal numa moto bate em um animal. Além desse caos, existem outros relatos de pessoas que escaparam por pouco de um acidente grave por conta da irresponsabilidade dos donos desses bichos. Pedimos que eles pensem no próximo e que a qualquer momento vidas podem ser ceifadas por conta dessa negligência”, comentou um morador de Aiquara e que costuma usar a BA-647 com muita frequência.

 Por serem vias de tráfego rápido, a presença de animais nas rodovias representa um risco muito alto para motoristas e passageiros, além do próprio animal. Fora dos locais em que estão acostumados, os animais perdem a referência do ambiente e ficam desorientados. O barulho e movimentação intensa das rodovias são fatores que podem assustar ainda mais o animal e, na tentativa de escapar deste ambiente estranho, podem ser atropelados, causar prejuízos financeiros ou acidentes com vítimas. (Giro Ipiaú)
Obrigado por nos credibilizar

Operação do MP mira PMs envolvidos em morte de subtenente em Itajuípe nesta sexta-feira

 Policiais militares são alvo de uma operação que investiga a morte do subtenente da Polícia Militar Alberto Alves dos Santos. Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas residências dos PMs.


 A operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (4), e cumpre mandados de busca e apreensão cumpridos nas casas de policiais nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Camacã e Camaçari. A ação é coordenada pelo Ministério Público estadual, por meio dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

 Os policiais militares são investigados pela ação realizada no município de Itajuípe, no dia 27 de setembro deste ano, que resultou na morte do subtenente Alberto Alves dos Santos e lesões corporais contra o sargento da PM Adeilton Rodrigues D´Almeida.

 A operação foi realizada com o apoio da Força-Tarefa de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsão mediante Sequestro da Corregedoria-Geral da Secretaria de Segurança Pública (Coger) e da Polícia Militar da Bahia.

 O subtenente fazia parte da equipe de segurança do candidato ACM Neto (União Brasil) e estava em Itajuípe para um evento de campanha que aconteceria no dia seguinte em Coaraci.

 A SSP informou que a situação se originou com a busca por um assaltante de banco. Identificado como André Marcio Jesus, conhecido como Buiu, ele tem ligação com uma facção criminosa paulista e deixou o Complexo Penitenciário de Lauro de Freitas na terça às 13h30, com benefício de saída temporária, usando tornozeleira eletrônica.
Obrigado por nos credibilizar

Motorista morre após batida entre carro e caçamba na BR-415, entre Itabuna e Ilhéus

 O motorista de um carro morreu na tarde desta quinta-feira (3) após bater de frente com uma caçamba na BR-415, entre as cidades de Ilhéus e Itabuna. De acordo com publicação do G1, a vítima foi identificada como Osmar Expedito Madeira Júnior, de 54 anos.


 À reportagem da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia em Itabuna, o motorista da caçamba, Fábio Silva de Jesus, disse que seguia no sentido Itabuna, quando foi surpreendido pelo motorista do carro, que estava no sentido Ilhéus, e teria mudado de faixa de forma repentina.

 Com o impacto, a frente dos veículos ficaram destruídas. Logo após o ocorrido, um longo congestionamento se formou na pista e equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram ao local para organizar o trânsito. A remoção dos veículos e liberação da pista foram realizadas ainda na tarde desta quinta-feira.
Obrigado por nos credibilizar

Suspeitos de assalto morrem em confronto com a PM em Ubaitaba

 Dois suspeitos de assalto a veículos morreram em confronto com guarnições do PETO da 61ª CIPM na noite desta quinta-feira, 03. Conforme informações da Polícia Militar, uma denúncia informou que homens estariam praticando assaltos na BA-030, próximo de Faisqueira, distrito de Ubaitaba.


 Segundo a PM, uma guarnição se dirigiu ao local e foi recebida a tiros pelos criminosos. Houve revide e os suspeitos acabaram baleados. Eles foram levados ao Hospital São Vicente de Paula, onde o óbito foi constatado pela equipe médica.

 Com os criminosos, a PM encontrou um revólver calibre 32 e um simulacro de pistola. Os homens mortos em confronto são suspeitos de, durante uma tentativa de assalto nesta quinta, terem alvejado de raspão na cabeça um servidor da Coelba. Os nomes dos suspeitos não foram revelados. *Com informações do Ubatã Notícias
Obrigado por nos credibilizar

Câmara aprova contas da prefeita Maria das Graças em Ipiaú

 Em sessão ordinária realizada na noite dessa quinta-feira, 3 de novembro, a Câmara Municipal de Ipiaú aprovou as contas da Prefeitura Municipal referentes aos exercícios financeiros de 2019 e 2020, sob a responsabilidade da prefeita Maria das Graças César Mendonça, mantendo na integra o Parecer Prévio do Tribunal de Contas dos Municípios -TCM- que opinou, com ressalvas, favorável à aprovação.


 Entendimento semelhante teve a Comissão de Finanças, Orçamento e Serviços Públicos, formada pelos vereadores Cláudio Manoel Costa Nascimento, José Humberto de Oliveira Costa e Andreia Novaes de Oliveira. O Projeto de Decreto Legislativo da aprovação da prestação de contas da Prefeitura Municipal foi da autoria da Mesa Diretora da Câmara, presidida pelo vereador Robson Moreira.

 A aprovação se deu pela unanimidade dos membros do Plenário da Câmara que estiveram presentes na sessão e mais uma vez confirma o bom uso do dinheiro público pela gestão municipal. Desde 2017 as contas da Prefeitura de Ipiaú não sofrem qualquer rejeição pelo TCM e vem sendo aprovada na Câmara. (José Américo Castro).
Obrigado por nos credibilizar

Adolescente é violentado e morto com requintes de crueldade em Ibicaraí; crime chocou a cidade

 O pequeno município de Ibicaraí, a 40 quilômetros de Itabuna, foi palco de um bárbaro crime, que vitimou um adolescente de apenas 16 anos. A vítima, Wallace de Jesus Ramos Rosa foi morto com requintes de crueldade. O caso aconteceu no bairro Corina Batista, na noite de ontem.


 Segundo os peritos, Wallace, que era mais conhecido como Kauana Vasconcelos, foi esfaqueado e ainda levou vários golpes de capacete na cabeça.

 Testemunhas relataram para a polícia que o adolescente foi levado por um homem em uma motocicleta para uma casa na Rua Nova, onde estavam outros dois suspeitos, que chegaram em outra motocicleta. Wallace teria sido esfaqueado e depois arrastado até um terreno baldio, onde ele as capacetadas. Em seguida, os assassinos tentaram afogá-lo, jogando em um rio.

 O jovem, no entanto, conseguiu sair da água e gritou. Ele foi socorrido por vizinhos, que o levaram para o Hospital Municipal Arlete Maron. Wallace, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu momentos depois. Lá, uma equipe informou para a família que a vítima ainda teria sido estuprada pelos assassinos.

 A mãe de Wallace, muito abalada, contou que viu o filho momentos antes dele ser morto. O jovem se despediu da mãem dizendo que iria para um aniversário. “Eu quero justiça pelo que fizeram com meu filho. Ele só tinha 16 anos.Tinha tudo pela frente”, disse, chorando, a mulher. Ainda de acordo com a mãe, Wallace tinha um sonho: conseguir melhorar de vida e ter condições financeiras para ajudar a família.

 Um homem que ajudou a socorrer o adolescente disse que ele estava sangrando muito, principalmente no peito, onde levou uma das facadas. A outra facada foi em uma das coxas.

 Ainda de acordo com testemunhas, os suspeitos permaneceram no local do crime até o adolescente ser socorrido. Em seguida fugiram, tomando rumo ignorado.

 A Polícia Militar ainda chegou a fazer rondas pela cidade, mas não conseguiu localizar os acusados. Duas motos foram apreendidas, uma na cena do crime e outra na casa de um dos suspeitos. A PM também apreendeu celulares.

 A Polícia Civil investiga o crime. Os suspeitos, inclusive, já foram identificados. A motivação do crime ainda é desconhecida. Existem suspeitas de que os três acusados tenham saído da cidade.

 O clima é de comoção e revolta. A vítima era uma pessoa muito querida na cidade. A população está em choque.
Verdinho Itabuna
Obrigado por nos credibilizar

Dona de loja de produtos eróticos distribui dois mil vibradores para mulheres na Bahia

 Uma empresa especializada na venda de produtos eróticos lançou uma campanha para doar dois mil vibradores para mulheres. A ação será realizada em Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 100 km de Salvador, na sexta-feira (4) e segue até sábado (5).


 O modelo do vibrador que será doado é o “Ponto G”, também chamado “Golfinho”, um dos mais conhecidos do mercado erótico. O item é feito de silicone e serve para estimular o clitóris, além da penetração.

 De acordo com a empresária Catherine Andrade, responsável pela iniciativa, esta é a primeira vez que a campanha é realizada na cidade e a meta dela é que a ação se torne anual. O objetivo é ajudar mulheres a descobrirem e valorizarem os benefícios do prazer sexual.

 Além do vibrador, a mulher receberá um e-book sobre desconstrução de tabus sexuais e benefícios do uso de vibradores e outros produtos eróticos.

 Para participar, a mulher precisa ter idade a partir dos 18 anos, residir em Feira de Santana e não trabalhar com venda ou revenda de produtos eróticos, seja de forma autônoma ou formal.

 Interessadas devem realizar um cadastro virtual, que ficará disponível na sexta-feira, das 8h às 18h, nas redes sociais da empresa. Todos passarão por validação e autenticidade. As inscrições duplicadas serão descartadas automaticamente, sem aviso prévio.

 Após efetuar o cadastro, a mulher deve aguardar até uma hora e caso seja aceito, ela receberá uma mensagem no Whatsapp, com o código de aprovação, para agendamento e retirada do vibrador na loja, entre sexta e sábado. (Com informação do g1)
Obrigado por nos credibilizar

Todas rodovias federais do país estão livres de bloqueios, diz PRF

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou na noite desta sexta-feira (3), em suas redes sociais, que todas as rodovias federais estão livres de bloqueios. Ainda ocorrem interdições, que é quando o fluxo de veículos fica parcialmente impedido em 24 rodovias. No final da manhã de hoje, esse número era 73 locais, sendo 60 interdições e 13 bloqueios, que é quando o fluxo fica totalmente impedido.


 As interdições ocorrem nos estados do Amazonas (2), do Mato Grosso (7), do Mato Grosso do Sul (1),do Pará (6) e de Rondônia (8).

 Segundo a PRF, até o momento, foram desfeitos 936 interdições ou bloqueios nas estradas federais.
Obrigado por nos credibilizar

Brasil confirma 6,9 mil casos de covid-19 em 24 horas

 O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 34.846.308 casos confirmados de covid-19 e 688.267 mortes pela doença.


 Segundo boletim epidemiológico divulgado hoje (3) pelo Ministério da Saúde, em 24 horas, foram notificados mais 6.971 casos e 39 mortes em consequência da doença. De acordo com o boletim, 34.846.308 pessoas se recuperaram da doença e 91.741 casos estão em acompanhamento.

 Nesta quinta-feira, as secretarias de Saúde de Mato Grosso do Sul e do Tocantins não repassaram dados sobre a covid-19 ao sistema.

 São Paulo é o estado com maior número de casos de covid-19, 6,14 milhões, seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e Paraná (2,75 milhões). O Acre registra o menor número de casps,149,8 mil, seguido por Roraima (175,5 mil) e Amapá (178,4 mil).

 O estado de São Paulo também registra o maior número de mortes pela doença, 175.602. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro, com 75.872 óbitos, e Minas Gerais, com 63.881. Acre, com 2.029 mortes, Amapá, com 2.164, e Roraima, com 2.175, têm o menor número de mortes.

 Até o momento, foram aplicadas 486,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 180,3 milhões com a primeira dose e 162,7 milhões com a segunda. A dose única foi aplicada em mais de 5 milhões de pessoas.
Obrigado por nos credibilizar

Estados e União participam de nova audiência sobre ICMS no STF

  Representantes de estados e do governo federal se reuniram nesta quinta-feira (3) em mais uma audiência da comissão que busca conciliação envolvendo a compensação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos essenciais, como combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.


 Na reunião, os estados defenderam a competência exclusiva do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para tratar sobre a alíquota do imposto e voltaram a pedir a compensação imediata das perdas de arrecadação com parcelas de dívidas com a União.

 Além disso, os representantes estaduais querem a participação de indicados pelos governos eleitos no pleito deste ano para ampliar as negociações.

 O trabalho da comissão seria encerrado nesta sexta-feira (4), mas as partes concordaram em prorrogar as discussões para novas audiências. A primeira reunião foi realizada em agosto deste ano.

 A questão é discutida na ação em que o presidente Jair Bolsonaro defende a limitação da alíquota do tributo, nos 26 estados e no Distrito Federal. O impasse jurídico começou após a sanção da Lei Complementar 192/2022. Com a lei, os estados ficaram impedidos de cobrar mais de 17% ou 18% de ICMS sobre esses bens e serviços.

 Os governos locais afirmam que as leis que tratam do ICMS sobre combustíveis atrapalham a programação orçamentária dos estados e derrubam a arrecadação.
Obrigado por nos credibilizar

Além de garantir Auxílio Brasil de R$ 600, governo quer repor recursos do programa Farmácia Popular

 A reunião entre o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e o relator-geral da Comissão Mista de Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi o pontapé inicial para o início de reuniões da equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é discutir as adequações do Orçamento e arranjar espaço para programas sociais que perderam recursos.


 Além de garantir um Auxílio Brasil no valor de R$ 600, a ideia do novo governo é repor recursos do programa Farmácia Popular, que sofreu cortes na proposta do atual governo para o Orçamento de 2023. O dinheiro para a merenda escolar também deve ganhar reajuste.
 O senador Welington Dias se encontrou, no fim da tarde desta quinta-feira (3), com os senadores Jean Paul Prates (PT-RN), Paulo Rocha (PT-PA), Acir Gurgacz (PDT-RO), além dos deputados José Guimarães (PT-CE), Paulo Pimenta (PT-RS) e Enio Verri (PT-PR) na sala da liderança do PT no Senado. Dias e a equipe técnica pretendem apresentar na terça-feira (8) o valor necessário para garantir os programas sociais e os R$ 600 do auxílio no ano que vem. O atual governo previu no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, enviado para o Congresso, um auxílio no valor de R$ 405.

 Segundo Dias, a equipe de transição trabalha com a apresentação de uma de emenda à Constituição, que está sendo chamada de PEC emergencial de transição, para garantir os R$ 600. O restante das adequações orçamentárias serão feitas dentro do projeto da LOA.
Obrigado por nos credibilizar

Ministério da Saúde recebe 1 milhão de doses de vacina contra covid-19

 O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (3) que recebeu, na última semana, 1 milhão de doses da vacina contra a covid-19 destinadas para crianças de seis meses a menores de 3 anos de idade com comorbidades. Segundo a pasta, o início do processo de distribuição aos estados está previsto para a próxima semana.


 No mês passado, a pasta liberou a aplicação de vacinas contra a covid-19 da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos de idade que tenham comorbidades. A ampliação de uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças nessa faixa etária foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro.
Diferenças

 A vacina para crianças de 6 meses a 3 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para outras faixas etárias. O imunizante deverá ser aplicado em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas).

 As duas doses iniciais devem ser administradas com 3 semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos 8 semanas após a segunda dose. A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.

 O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.
Obrigado por nos credibilizar

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 55 milhões

 O concurso 2.535 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (3) no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 01 – 03 – 24 – 37 – 51 – 56.


 O próximo concurso (2.536), no sábado (5), deve pagar prêmio de R$ 55 milhões.

 A quina teve 59 ganhadores e cada um vai receber R$ 65.724,45. Os 5.885 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 941,31.

 As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

 A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

 O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.
Obrigado por nos credibilizar

Petrobras tem lucro líquido de US$ 8,8 bilhões no 3º trimestre

 A Petrobras teve, no 3º trimestre de 2022, lucro líquido de US$ 8,8 bilhões, o 4º maior lucro líquido trimestral da história da estatal. A geração de fluxo de caixa operacional e a de fluxo de caixa livre no trimestre, totalizaram US$ 12,1 bilhões e US$ 10,1 bilhões, respectivamente; e o Ebitda (resultado de operação da empresa ajustado), de US$ 17,4 bilhões.


 O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o pagamento de remuneração aos acionistas (dividendos e juros sobre o capital próprio) referente a R$ 3,35 por ação, a serem pagos em duas parcelas, em 20 de dezembro de 2022 e 19 e janeiro de 2023, respectivamente. A União, acionista controlador, receberá R$ 16 bilhões.
 O retorno sobre capital empregado (ROCE) atingiu 15% no 3º trimestre de 2022, um crescimento em comparação com os 12,8% do trimestre anterior. A companhia pagou, no período, R$ 73 bilhões em tributos e participações governamentais às esferas federal, estadual e municipal.

 No 3º trimestre de 2022, os investimentos da Petrobras totalizaram US$ 2,1 bilhões, enquanto nos primeiros nove meses do ano, os investimentos foram de US$ 7 bilhões, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2021.

 A dívida bruta da Petrobras ficou em US$ 54,3 bilhões, considerado pela companhia como um valor saudável para empresas do mesmo segmento e porte, segundo informou a estatal em nota. “A redução da dívida bruta se refletiu na diminuição do número de dias do fluxo de caixa operacional necessários para pagar juros”, diz a nota. Atualmente, em 14 dias a companhia gera fluxo de caixa operacional suficiente para pagar os juros.
Obrigado por nos credibilizar

Grêmio encerra Série B com vitória sobre o Brusque

 O Grêmio se despediu da Série B, na noite desta quinta-feira (3) em Porto Alegre, com uma vitória de 3 a 0 sobre o Brusque na partida que abriu a 38ª rodada da competição.


 Com o triunfo o Tricolor chegou aos 65 pontos, encerrando a competição na vice-liderança. Já o Quadricolor, que entrou em campo já rebaixado, permaneceu com 34 pontos, no 18º lugar.

 A equipe de Renato Gaúcho entrou em campo apenas para cumprir tabela, pois já tinha o acesso para a Série A garantido. Porém, diante de sua torcida, o Grêmio buscou a vitória, e começou a construí-la aos 18 minutos, quando Guilherme dominou na esquerda, partiu para o meio e soltou um chute de curva para superar o goleiro Jordan. O placar foi ampliado momentos antes do intervalo, quando Gabriel Silva aproveitou rebote e chutou para o fundo da meta adversária.

 E o mesmo Gabriel Silva deu números finais ao confronto já aos 29 minutos da etapa final. Diogo Barbosa fez lançamento para o atacante, que dominou e se livrou de um marcador antes de soltar uma pancada para fechar a conta.
Obrigado por nos credibilizar



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia