WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 







auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

janeiro 2023
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  


:: 17/jan/2023 . 11:53

Três homens em carro roubado morrem em tiroteio com policiais militares em Jequié

 Três homens a bordo de um carro com restrição de roubo morreram numa intervenção policial na manhã de segunda-feira (16), na Rua Felipe Nery, bairro Jequiezinho. De acordo com as informações divulgadas pela PM, o trio estava em um automóvel roubado na cidade de Vitória da Conquista e era envolvido em ataques criminosos em Jequié.


 Os homens mortos foram identificados como Emanoel Natalício Santos Silva, Pedro Jorge Dourado, 22 anos, e Caio Santos Fernandes, 21 anos. Eles chegaram a ser socorridos ao Hospital Geral Prado Valadares, onde após atendimento Emergencial foi constatado o óbito. Ainda segundo a Polícia Militar, foram apreendidos três revólveres com os homens. (Giro Ipiaú)
Obrigado por nos credibilizar

Comerciantes de Ipiaú atingidos pelas enchentes podem solicitar Crédito Emergencial

 Comerciantes e microempreendedores ipiauenses atingidos pelas enchentes do Rio de Contas podem solicitar linha de crédito emergencial do Governo do Estado, através da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Os interessados devem se dirigir ao SAC, localizado na praça Ruy Barbosa, de segunda a sexta, das 08 às 12h.


 Os agentes de crédito no SAC irão orientar o comerciante a realizar os requisitos de entrada para o pedido do Crédito. Como o preenchimento do boletim de ocorrência dos prejuízos do estabelecimento para em seguida ser assinado pelo Corpo de Bombeiros; além do formulário da declaração de propósito.

 Sendo o comerciante em caráter de Pessoa Física (sócio e avalistas), é necessário entregar identidade; CPF; comprovante de residência e, se casado, o certidão de casamento junto com o RG do cônjuge. Já no caráter de Pessoa Jurídica entrega-se o comprovante de faturamento mais recente; recibo de entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou comprovante do e-Social.

 A prefeita Maria das Graças ressalta a importância desta ação para os comerciantes afetados em Ipiaú e alerta para aqueles que necessitam do crédito não perderem a oportunidade. “Nossa equipe de gestão está disponível em atender e tirar todas as dúvidas que possam ter referente ao processo desta linha crédito. Ficamos agradecidos com o apoio do nosso governador Jerônimo em oferecer recursos para que esta classe recupere parte daquilo que foi perdido nos alagamentos.” *Michel Querino / Ascom Prefeitura de Ipiaú
Obrigado por nos credibilizar

Anvisa proíbe fabricação de sete produtos para cabelos

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a regularização que autorizava a fabricação de sete pomadas modeladoras para cabelos. Segundo a agência, os produtos não estavam cumprindo normas sanitárias previstas.


 A medida consta da Resolução nº138, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16).

 Em nota, a Anvisa informou que alguns dos produtos já foram objeto de medidas restritivas no âmbito da comercialização e do uso, e que, com a atual resolução, fica proibida também a sua fabricação.

Estão proibidos de serem fabricadas a Pomada Modeladora para Tranças Anti-frizz Be Black (da empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli); Pomada Black – Essenza Hair, e Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids – fixa liss (ambas da Evolução Indústria de Cosméticos); Pomada Braids Hair (da Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli); Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos e Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, (ambas da Microfarma Indústria e Comércio); Rosa Hair Pomada Modeladora Mega Fixação 150g, (da Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos); Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, (da Supernova Indústria, Comércio e Serviços).

 A Anvisa recomenda que quem tiver em sua residência os produtos fabricados especificamente pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda, CNPJ 68.722.743/0001-09, entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução, uma vez que o fabricante deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.

 Ainda segundo a Anvisa, os estabelecimentos que tenham o produto para uso de seus clientes devem suspender sua utilização “imediatamente”.

 Com relação aos produtos de outras empresas, a Anvisa informou que ainda está “avaliando as ações sanitárias necessárias”, e que seguirá acompanhando “todos os fatos relatados relacionados às pomadas capilares” com a ajuda dos órgãos de vigilância sanitária dos estados e municípios.

 No início do mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou um alerta com relação à pomada Cassu Braids, após relatos de que o produto estaria causando danos aos olhos (irritação ocular, pálpebras inchadas, dor nos olhos e dificuldades para enxergar o cabelo) de usuários no Rio de Janeiro.
Obrigado por nos credibilizar

Polícia apreende 40 quilos de maconha após denúncia anônima em Coaraci

 Mais de 40 quilos de maconha foram encontrados após uma denúncia anônima na cidade de Coaraci, no interior da Bahia, na tarde de segunda-feira (16). Segundo a Polícia Civil, ninguém foi preso.


 De acordo com a polícia, a denúncia foi feita na delegacia da cidade. Segundo as informações, dois suspeitos carregavam sacos de drogas, na Rua Landulfo Alves.

 Com apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado da PM, equipes da Polícia Civil foram até o local e encontraram dois sacos, com as drogas, em um terreno.

 A droga foi apresentada na delegacia de Coaraci e seguirá para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Obrigado por nos credibilizar

Suspeito de estelionato é preso em hotel de luxo em Itacaré

 Um homem foi preso em flagrante após aplicar golpe em um hotel de luxo, em Itacaré, no sul da Bahia. A ação ocorreu na segunda-feira (16) e a namorada do autor também foi conduzida para unidade policial. O nome do suspeito não foi divulgado.


 Em nota, a Polícia Civil afirmou que os funcionários do estabelecimento chamaram a polícia após perceberem uma ostentação elevada durante os três dias de estadia. De acordo com a polícia, o suspeito gastou R$ 13 mil durante esse período.

 Após denúncia a Delegacia Territorial do município, os policiais solicitaram os dados do suspeito e identificaram que o cartão utilizado era clonado de uma vítima do Rio de Janeiro.

 O suspeito foi custodiado e segue na carceragem da delegacia de Itacaré, onde aguarda a audiência de custódia. A namorada do autor foi ouvida e liberada por não ter conhecimento da fraude.
Obrigado por nos credibilizar

Produtores rurais vivem estado de insegurança no sul e extremo-sul da Bahia vários foram expulsos de propriedades

 Enquanto uma caçada foi montada, após as manifestações e atos antidemocráticos na capital do país desde a segunda-feira (09) de janeiro.


 Do outro lado estão os produtores rurais do Extremo Sul da Bahia na região entre os municípios de Itamaraju, Itabela, Prado e Porto Seguro, que tem convivido a insegurança e excesso de terror imposto por um grupo de ocupantes que se intitulam de indígenas.

 Vários dos produtores abandonaram os locais com receio, devido a o estado de vulnerabilidade, incerteza e falta de respeito, instalado na região.

 Os produtores tem procurado as unidades policiais para denunciarem os casos, onde relatam que homens armados em poder de arma de grosso calibre, adentram as propriedades e determinam a saída de todos, caso contrário, poderão sofrer punições.

 Nos últimos dias as pessoas expulsas tem utilizados as redes sociais, para demonstrar os impactos gerados com ação dos ocupantes.

 Em algumas das propriedades, animais foram abatidos, instalações danificadas e o bloqueio de circulação de pessoas em estradas.

 Nas cidades da região vários veículos são furtados e alguns deles recuperados no entorno dos locais ocupados. Ampliando assim o fenômeno social da violência.

 Os produtores tentam mobilizar uma ação no ministério público e delegacias da Polícia Federal da região, na tentativa de obter investigação e adoção da justiça.
Obrigado por nos credibilizar

Pastoral Carcerária denuncia aumento de quase 40% em casos de tortura em presídios

 Um levantamento da Pastoral Carcerária Nacional (PCr) revelou aumento no número de casos de tortura em unidades prisionais do país. Entre janeiro de 2021 e julho de 2022, foram contabilizados 223 casos, uma alta de 37,6% na comparação com o mesmo intervalo de tempo (19 meses) entre janeiro de 2019 e julho de 2020.


 Os dados mais recentes constam do relatório “Vozes e Dados da Tortura em Tempos de Encarceramento em Massa”, que será apresentado nesta terça-feira (17) em live no canal da Pastoral no YouTube. O lançamento começa às 19h30.

 Entre os principais casos listados pelo relatório estão negligência na prestação de assistência material (123 registros); agressões físicas (116); negligência na prestação de assistência à saúde (106); tratamento humilhante ou degradante (81); e violações contra familiares de pessoas presas, incluindo negação de visita (41). A soma dos registros é maior que o número total de episódios porque em muitos casos há mais de uma violação.

 Lançada em 2013 em parceria com outras entidades, a Agenda Nacional pelo Desencarceramento norteia os princípios da Pastoral.
Obrigado por nos credibilizar

Time titular do Vasco estreia contra River Plate na noite desta terça-feira

 O Vasco enfrenta o River Plate nesta terça-feira (17), às 21h30 (hora de Brasília), no Exploria Stadium, em Orlando (Estados Unidos). O jogo vale pela Flórida Cup, torneio amistoso no sudeste dos EUA, e marca a estreia do time principal do Cruzmaltino treinado por Mauricio Barbieri.


 O Vasco contratou até agora nove reforços para a temporada. Entre eles o goleiro Ivan. O jogador vai vestir o número do ano em que o Vasco conquistou o terceiro dos quatro Brasileirões na história do clube.

 Quem também chegou ao clube carioca pra reforçar o meio de campo vascaíno é o camisa 8 Ivan, ex-Atlético Mineiro.

 A provável formação tática do Vasco nesta terça é um 4-3-3: Ivan no gol, Pumita Rodriguez na lateral direita, dupla de zaga Anderson Conceição e Léo e Lucas Piton na esquerda. No meio de campo: Jair, Figueiredo e Nenê; ataque Orellano, Gabriel Pec e Pedro Raul.

 Depois do River, ainda nos Estados Unidos, o Vasco encara o Inter Miami no próximo sábado (21). O time principal do Gigante da Colina só deve começar a jogar o Campeonato Carioca, a partir da quarta rodada: o adversário será a Portuguesa no dia 26 deste mês.
Obrigado por nos credibilizar

Banco do Brasil abre concurso público para 149 vagas na Bahia e mais de 6 mil vagas para os demais estados

 O Banco do Brasil abriu concurso público para o total de 6 mil vagas de escriturário, nas funções de agente comercial e de tecnologia – são 4 mil imediatas e 2 mil para formação de cadastro de reserva. O salário é de R$ 3.622,23 para jornada de 30 horas semanais. Os cargos exigem nível médio.


 A distribuição das vagas é a seguinte:

  • 2 mil imediatas e 1 mil para cadastro de reserva
  • Agente comercial: 2 mil imediatas e 1 mil para cadastro de reserva
 No caso do agente comercial, as vagas são para todos os estados e Distrito Federal. Já para agente de tecnologia, as vagas são para Brasília e São Paulo.

 Do total, 5% das vagas são reservados para pessoas com deficiência e 20% para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos.

 Além da remuneração, o aprovado terá participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição, auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, acesso à plano de saúde, plano odontológico básico e a programas de educação e capacitação.

 As inscrições devem ser feitas a partir da 0h desta sexta-feira até as 23h59 de 24 de fevereiro no site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 50.

Veja as vagas por estados para a função de agente comercial:
  • Acre: 20 imediatas e 6 para cadastro de reserva
  • Alagoas: 31 imediatas e 2 para cadastro de reserva
  • Amapá: 13 imediatas e 4 para cadastro de reserva
  • Amazonas: 32 imediatas e 10 para cadastro de reserva
  • Bahia: 149 imediatas e 21 para cadastro de reserva
  • Ceará: 51 imediatas e 6 para cadastro de reserva
  • Distrito Federal: 54 imediatas e 211 para cadastro de reserva
  • Espírito Santo: 26 imediatas e 5 para cadastro de reserva
  • Goiás: 55 imediatas e 9 para cadastro de reserva
  • Maranhão: 70 imediatas e 12 para cadastro de reserva
  • Minas Gerais: 172 imediatas e 92 para cadastro de reserva
  • Mato Grosso do Sul: 34 imediatas e 20 para cadastro de reserva
  • Mato Grosso: 50 imediatas e 27 para cadastro de reserva
  • Pará: 72 imediatas e 15 para cadastro de reserva
  • Paraíba: 42 imediatas e 4 para cadastro de reserva
  • Paraná: 152 imediatas e 127 para cadastro de reserva
  • Pernambuco: 72 imediatas e 32 para cadastro de reserva
  • Piauí: 39 imediatas e 7 para cadastro de reserva
  • Rio de Janeiro: 136 imediatas e 55 para cadastro de reserva
  • Rio Grande do Norte: 26 imediatas e 6 para cadastro de reserva
  • Rio Grande do Sul: 118 imediatas e 47 para cadastro de reserva
  • Rondônia: 27 imediatas e 15 para cadastro de reserva
  • Roraima: 9 imediatas e 3 para cadastro de reserva
  • Santa Catarina: 78 imediatas e 26 para cadastro de reserva
  • Sergipe: 20 imediatas e 2 para cadastro de reserva
  • São Paulo: 429 imediatas e 231 para cadastro de reserva
  • Tocantins: 23 imediatas e 5 para cadastro de reserva
 No caso do cargo de agente de tecnologia, são 2 mil vagas imediatas e 1 mil para cadastro de reserva, somente para Brasília e São Paulo.

 O concurso terá provas objetivas e prova de redação, que serão aplicadas no dia 23 de abril. As provas terão duração de 5 horas.

 No momento da inscrição, o candidato deverá escolher a UF/Macrorregião/Microrregião e a cidade de realização das provas. Ou seja, ao optar por concorrer à determinada UF/Macrorregião/Microrregião, o candidato estará automaticamente vinculado a ela para fins de realização de provas, de classificação e de contratação.

 O candidato deve verificar no Anexo I do edital a lista de municípios abrangidos dentro de cada macro e microrregião.

 As provas objetivas terão 70 questões de múltipla escolha, com 25 questões de Conhecimentos Básicos e 45 questões de Conhecimentos Específicos.

Conhecimentos Básicos:
  • Língua Portuguesa: 10 questões
  • Língua Inglesa: 5 questões
  • Matemática: 5 questões
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões

Conhecimentos Específicos:

  • Probabilidade e Estatística: 5 questões
  • Conhecimentos Bancários: 5 questões
  • Tecnologia da Informação: 35 questões
Provas para agente comercial

Provas objetivas com 70 questões de múltipla escolha, com 25 questões de Conhecimentos Básicos e 45 questões de Conhecimentos Específicos.

Conhecimentos Básicos:
  • Língua Portuguesa: 10 questões
  • Língua Inglesa: 5 questões
  • Matemática: 5 questões
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões
Conhecimentos Específicos:
  • Matemática Financeira: 5 questões
  • Conhecimentos Bancários: 10 questões
  • Conhecimentos de Informática: 15 questões
  • Vendas e Negociação: 15 questões

 A contratação será feita obedecendo ao planejamento estratégico e orçamentário do banco e à classificação do candidato.

 O prazo de validade do concurso será de um ano, a partir da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período. É durante esse prazo que os candidatos aprovados poderão ser convocados.

 No caso das vagas dentro do cadastro de reserva, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

 A previsão de divulgação dos resultados finais é 14 de julho.

 O último concurso do Banco do Brasil foi em 2021, para o total de 4.480 vagas, e também foi organizado pela Fundação Cesgranrio.
Obrigado por nos credibilizar

Justiça Federal determina perda de mandato do vereador Nido Alves; edil entra com recurso

 Denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por suposta participação em um esquema de superfaturamento no serviço de transporte escolar em Porto Seguro, o vereador Ronildo Vinhas Alves (PSD), conhecido como Nido Alves, foi condenado pela Justiça Federal à perda do mandato e à suspensão dos direitos políticos por oito anos.


 Apesar da decisão judicial, o vereador permanecerá no cargo, pois seus advogados entraram com recursos na Justiça que ainda não foram julgados. Em nota, o vereador informou que a perda de mandato e a suspensão dos direitos políticos só terão eficácia após o trânsito em julgado da sentença (artigo 20 da Lei 8.429/92) e esgotados todos os recursos.

 A sentença da ação por improbidade administrativa, datada de dezembro de 2022, mas divulgada neste mês de janeiro, também determina o ressarcimento integral do dano, no valor de aproximadamente R$ 175 mil, e a proibição do réu de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de cinco anos.

 Em nota, Nido Alves negou veementemente qualquer tipo de envolvimento no suposto esquema envolvendo o transporte escolar.

 A nota informa ainda que Nido não perdeu de imediato o mandato de vereador em Porto Seguro, conquistado com 1.154 votos.

 A denúncia contra o vereador ocorreu no âmbito da Operação Gênesis, deflagrada em 2017 pelo MPF, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União, durante gestão da então prefeita Cláudia Oliveira. De acordo com as investigações, servidores públicos e empresários de Porto Seguro faziam parte de uma organização criminosa que atuava em fraudes a licitações e no desvio de recursos públicos destinados ao transporte escolar no município.

 Os membros da organização falsificavam documentos e corrompiam agentes públicos, aponta a denúncia. Ainda segundo o MPF, o valor desviado foi de, no mínimo, R$ 16 milhões, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), com complementação da União e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Conforme a investigação, a fraude ocorria desde 2013.

 A empresa contratada era a Coletivos União, que venceu o Pregão Presencial nº 006/2013 para a prestação do serviço de transporte escolar. Entretanto, de acordo com o MPF, a empresa – administrada pelo filho, pela esposa e pelo próprio servidor responsável pela fiscalização do contrato – foi a única concorrente na licitação e não possuía o número de veículos necessários para a realização do serviço.
Obrigado por nos credibilizar

Ministério da Saúde revoga portarias do governo anterior

 O Ministério da Saúde revogou nesta segunda-feira (16) uma série de portarias do governo anterior, por contrariarem diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de não terem a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) nas suas concepções.


 Dentre as portarias revogadas, está a que criava exigências para a retirada de medicamentos pelo programa Farmácia Popular, obrigando a apresentação de prescrição médica eletrônica. A avaliação do novo governo é que a medida, que também não havia sido pactuado com estados e municípios, poderia dificultar o acesso da população a medicamentos.

 Também foram revogadas portarias que, na visão do ministério, promoveram retrocessos nos cuidados da saúde reprodutiva e sexual das mulheres, e sugeriram ações e manobras que são consideradas violência obstétrica, com alterações na caderneta da gestante. As revogações levaram em consideração também sugestões do grupo de trabalho de transição de governo, no fim do ano passado.

 A portaria que instituiu o Fórum Permanente de Articulação com a Sociedade Civil sem a participação do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e sindicatos que representam as categorias da saúde também foi abolida. A pasta deve avaliar um novo ato que contemple todos esses representantes para ampliar o diálogo com a sociedade.

 “Uma das prioridades da nossa gestão é restabelecer o bom relacionamento e o diálogo interfederativo. Por isso, conversamos com o Conass e Conasems, pois é sempre importante que, ao revogar uma medida, não exista um vazio que deixe o gestor desprovido. Essas revogações envolvem medidas sem base científica, sem amparo legal, que contrariam princípios do SUS”, ressaltou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Obrigado por nos credibilizar

STF solta detentas após chegada de presas por atos antidemocráticos

 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu nesta segunda-feira (16) conceder liberdade a 85 mulheres presas em regime semiaberto na Penitenciária da Colmeia, no Distrito Federal.


 O pedido de soltura foi feito pela Defensoria Pública após a entrada de cerca de 500 mulheres que foram presas por participarem dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e o órgão alegar aumento de 100% na população carcerária.

 Pela decisão, as mulheres serão monitoradas por meio de tornozeleira eletrônica e deverão ter sua situação prisional reavaliada em 90 dias. Elas já cumprem medidas de trabalho externo em regime semiaberto.

 No pedido protocolado no STF, as defensorias da União e do Distrito Federal argumentaram que a chegada de detentas investigadas por envolvimento nos atos antidemocráticos repercutiu na “impossibilidade de garantia de direitos” e na inadequação do presídio para as presas do semiaberto.

 Conforme o último levantamento divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 1.418 pessoas foram presas pelos atos. Elas foram encaminhadas para o presídio da Papuda e à Colmeia.
Obrigado por nos credibilizar

Homem vai a óbito após pilotar moto sem capacete e se envolver em acidente em Uruçuca

 Na madrugada desta segunda-feira (16), por volta de 00:40h, um acidente envolvendo uma motocicleta resultou em uma vítima fatal na cidade de Uruçuca.


 Conforme informação, a vítima Leandro Silva, popularmente conhecido como Buda, estava pilotando a moto sem capacete, quando se envolveu em um acidente na praça do Climaco Gás.

 Segundo testemunhas, o Samu demorou cerca de 30 minutos para chegar ao local, porquê é necessário ligar para a base em Ilhéus primeiro e após passar por “triagem” eles liberam um carro. Eles informaram ainda, que na cidade possui ambulância, mas não possui autorização para dar o socorro de imediato.

 Leandro que era muito conhecido e querido pela população, deixa uma filha.
Obrigado por nos credibilizar

Piso nacional dos professores sobe para R$ 4.420,55

 O piso nacional dos professores subirá para R$ 4.420,55 em 2023, um reajuste de 15% em relação ao piso do ano passado, que era de R$ 3.845,63. A portaria com o novo valor foi assinada hoje (16) à noite pelo ministro da Educação, Camilo Santana.


 “A valorização dos nossos profissionais da educação é fator determinante para o crescimento do nosso país”, escreveu o ministro, ao anunciar o novo valor nas redes sociais.

 O piso nacional do magistério representa o salário inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio. O valor considera uma jornada de 40 horas semanais na modalidade normal de ensino.

 A cada ano, o piso do magistério deve ser corrigido todos os anos pelo crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, estabelecido pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Para 2023, o Fundeb estabelecia o reajuste de 15% no valor.
Agência Brasil 
Obrigado por nos credibilizar



WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia