Polícia desmente boatos sobre ataques a escolas em Eunápolis e Porto Seguro
Uma onda de boatos sobre supostos ataques a escolas em Eunápolis, Porto Seguro e outras cidades da região tem deixado pais e educadores preocupados. No entanto, as autoridades policiais afirmam que as informações compartilhadas por aplicativos de mensagens são falsas e que não houve nenhum tipo de denúncia ou incidente registrado até o momento.
O delegado Moisés Damasceno, da Polícia Civil, alerta que as mesmas mensagens têm sido reproduzidas em outros estados, com o nome da cidade sendo trocado, mas sem alterações no conteúdo, o que indica que são falsas.
Segundo ele, infelizmente faz parte do caráter de algumas pessoas viralizar o que não presta. “Isso acaba criando o risco real de reproduzir em pessoas com problema de personalidade a efetiva prática de fatos desta natureza”, afirma.
Em Salvador, Vitória da Conquista, Itarantim e Ituberá, quatro adolescentes foram apreendidos por propagarem boatos sobre ataques a escolas. Em Eunápolis, uma frase de ameaça foi escrita na porta do banheiro de uma escola municipal, no Dinah Borges, mas a polícia acredita que seja uma brincadeira de mau gosto e intensificou o policiamento no entorno das escolas como medida de segurança.
Em Porto Seguro, o policiamento também foi intensificado, apesar de não haver ameaças ou denúncias de ataques. A recomendação das autoridades é que casos de ameaças devem ser comunicados para a direção da unidade escolar, que registra o boato junto ao órgão de polícia.
A população deve ficar tranquila e não acreditar em informações falsas compartilhadas por aplicativos de mensagens. Ainda que o policiamento em frente às escolas seja uma medida necessária, muitos educadores não consideram a ação a mais adequada para a situação.
Radar News
Obrigado por nos credibilizar