Feriado com alerta para chuva forte nuvens com potencial para chuva forte no Sul DaBahia Bahia e no Norte Mineiro
Na imagem de satélite colorizada de 21/4/23, 1h20 BRT, as manchas vermelhas indicam nuvens com potencial para chuva forte |
Cidades do norte capixaba e do norte de Minas Gerais ficaram entre as dez mais quentes do país na quarta-feira, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Ecoporanga e em São Mateus, a temperatura máxima foi de 38,3°C. Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha (MG), a temperatura chegou aos 39,6°C e em Itaobim (MG), aos 39,1°C.
Esse choque térmico ajudou a formar nuvens de temporal que, além da chuva forte, tinham potencial para provocar intensas rajadas de vento. No dia 19 de abril de 2023, a maior rajada de vento que o Instituto Nacional de Meteorologia registrou foi de 80 km/h em Aimorés, cidade mineira na divisa com o estado capixaba.
A frente fria que mudou o tempo no Espírito Santo ainda está no sul da Bahia e influencia especialmente o norte capixaba e nordeste mineiro no feriado desta sexta-feira, 21 de abril. Novas áreas de chuva forte se formaram na noite desta quinta-feira na região de divisa entre o Sul da Bahia e Minas Gerais.
Em 12 horas de chuva, entre aproximadamente 14h do dia 20 e 2 horas da madrugada de 21 de abril, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 114,8 mm em Ataléia (MG). Em 6 horas choveu 46,6 mm em Rubim (MG) em 37,8 mm em Nova Belém (MG). Na Bahia, Santa Cruz da Cabrália acumulou 41 mm em 3 horas. Porto Seguro e Belmonte acumularam de 26 a 28 mm em apenas 1 hora de chuva no começo da madrugada da sexta-feira.
No decorrer desta sexta-feira, outras áreas de instabilidade fortes vão se formar no oeste e sudoeste da Bahia e no Noroeste de Minas Gerais.
O norte capixaba, o Vale do Mucuri, o Vale do Jequitinhonha e todo o Sul da Bahia permanecem em alerta para chuva forte na madrugada e manhã desta sexta-feira, 21 de abril. Porém, a previsão para o norte capixaba e mineiro é de que a chuva enfraqueça muito à tarde e ocorram apenas chuviscos, que podem se prolongar pela noite.
Depois de dias com sol forte, esta frente fria começa a mudar o tempo em Salvador que volta a ter pancadas de chuva nesta sexta-feira. Há risco de raios e de chuva forte.
Já na grande Vitória, na região serrana capixaba e no Vale do Rio Doce (MG), o feriado de 21 de abril deve ser com muitas nuvens, chuva a qualquer hora, mas em geral com fraca intensidade e temperatura amena. A chuva deve se intensificar à noite. Depois do calor excessivo, a chuva, toda a nebulosidade e a entrada de ventos frios da frente fria deixam a temperatura amena no Espírito Santo.
No fim de semana, 22 e 23 de abril, as áreas de instabilidade enfraquecem muito no leste/nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo e apenas chuviscos e chuva leve são esperados para o sábado. Os períodos com sol voltam a ocorrer no domingo.
Porém, a passagem desta frente fria pelo litoral da Bahia vai estimular a expansão de nuvens carregadas pelo leste do Nordeste, aumentando o risco de chuva forte em várias capitais
Salvador, Aracaju, Maceió e Recife terão tempo instável no fim de semana, com risco de fortes pancadas de chuva.
Clima tempo
Obrigado por nos credibilizar