Gestores de Una, Jequié, Itagi, Dário Meira, Santa Luzia, Ipiaú e outras cidades da região tem até hoje para aderir ao mais médicos
Gestores municipais de saúde têm até esta terça-feira (25) para fazerem a adesão ou renovação da adesão com a seleção do quantitativo de vagas ofertadas no Programa Mais Médicos para cada Município através do sistema e-gestor. Os gestores dos locais indicados no edital do programa devem indicar quantas vagas pretendem preencher. As 303 vagas destinadas para a Bahia estão distribuídas em 170 municípios. (Foto ilustração)
O Ministério da Saúde pede prioridade no direcionamento dos profissionais a equipes de atenção básica que não têm médicos, ou que atendam populações que dependam exclusivamente do SUS e ainda a populações de ribeirinhos, quilombolas, assentados e indígenas.
Para adesão ao programa ou renovação, o gestor local dos municípios listados deve preencher o Termo de Adesão e Compromisso. Para isso, deverá acessar eletronicamente o Sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica (e-Gestor AB). Os municípios que participaram anteriormente do Mais Médicos precisam manter o cadastro atualizado.
Como obrigações, as prefeituras devem garantir moradia ao profissional do projeto, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro para o médico se deslocar ao local de trabalho que tiver difícil acesso.
Para distribuição de vagas, o Ministério da Saúde considerou critérios como a situação de vulnerabilidade social dos municípios, maior dependência do SUS para o acesso à saúde e a dificuldade para admitir novos profissionais.
Até o fim de 2023, o Ministério da Saúde prevê a abertura de 15 mil vagas do Mais Médicos, chegando, assim, a mais de 28 mil médicos atuando no país para prestar serviços a mais de 96 milhões de brasileiros. Para tal, o investimento do governo federal, neste ano, será de R$ 712 milhões.
Até o fim deste semestre, outro edital será publicado com 10 mil vagas oferecidas, com a previsão de contrapartida dos gestores municipais, o que garantirá às prefeituras menor custo, mais agilidade na reposição de profissionais e permanência deles nas localidades.
No próximo edital de chamamento do programa, o Ministério da Saúde aponta que será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção, com prioridade aos profissionais formados no Brasil.
Segundo apurado pelo repórter Mateus Oliver, dentre as cidades com Vagas na Bahia estão Belmonte 04, Camamu 01, Canavieiras 02, Dario Meira 01, Eunápolis 01, Ilhéus 02, Ipiaú 02, Itagi 02, Itiruçu 01, Ituberá 2, Jaguaquara 01, Jequié 05, Porto Seguro 01, Santa Cruz Cabrália 02, Santa Luzia 01, Teixeira de Freitas 01, Una 01, Vitoria da Conquista 08, Valença 01, Presidente Tancredo Neves 01, Prado 01, Itapé 02, Ibicuí 01, Feira de Santana 06. Outras cidades você confere aqui
Obrigado por nos credibilizar