:: 17/set/2024 . 22:21
Articuladora política, Silvana Passos decide declarar apoio a reeleição de Pecorelli e Neres Costa em Jitaúna
A articuladora Política do município de Jitaúna Silvana Passos bem como toda a sua família, decidiram por declarar apoio a candidatura do atual prefeito e candidato a reeleição Marcelo Pecorelli e a candidata a Vice-Prefeita Daiana Ramos, bem como a reeleição do vereador Neres Costa ambos candidatos pelo Avante, coligação para Jitaúna continuar avançando.
Silvana faz parte do grupo político do prefeito Marcelo Pecorelli e tem apoiado ao modelo de administração do alcaide, mas reconheceu que o prefeito bem como o vereador Neres costa tem dedicado a exclusividade a atender as demandas de Jitaúna, tendo sido o porta voz de várias reivindicações dos produtores rurais da região e reivindicado diversas emendas para obras e ações no município, especialmente na área da educação, obras, Saúde, Social e da cultura.
Por fim tendo em vista essa representatividade, Silvana indicou “a reeleição de Neres Costa como Vereador sob o número 70.123 e na certeza que será o vereador líder da posição, como mais bem votado da História de Jitaúna, bem como a esmagadora Vitória do Prefeito Marcelo e Daiana Ramos”.
Marcelo Pecorelli, bem como todo o seu grupo político contam também com o apoio do Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) e do Deputado estadual Patrick Lopes (AVANTE).
Silvana Passos, além de articuladora Política é pedagoga, Tecnóloga em Radiologia pelo IFBA, pós graduada em Filosofia, Políticas Públicas de Qualidade, Tomografia e Ressonância Magnética, Mulher, casada, mãe de quatro filhos, moradora de Salvador e eleitora de Jitaúna bem como toda sua família.
Fonte:Mateus Oliver Repórter
Professores da Uneb declaram estado de greve
Professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aprovaram estado de greve nesta segunda-feira (16). Durante assembleia, a categoria decidiu que vai aguardar uma nova proposta do governo antes de deflagrar a greve por tempo indeterminado. A próxima rodada de negociações está prevista para ocorrer na quinta-feira (19).
A proposta mais recente apresentada pelo governo, rejeitada pela categoria, sugeria um aumento real no salário de 3,5% — acima da inflação — a ser pago em três parcelas de 1,15% até dezembro de 2026.
As demandas dos docentes vão além da questão salarial. O coordenador-geral da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), Clóvis Piáu, destacou que o governo não tem dialogado sobre outros pontos, como promoções, progressões, adicionais de insalubridade e a ampliação do quadro docente.
De acordo com o professor João Borges, coordenador de comunicação da Aduneb, caso a proposta de quinta-feira não sinalize uma mudança de postura por parte do governo, a greve pode ser o próximo passo.
Na assembleia, os docentes alegaram descontentamento e a indignação com a falta de vontade política do Governo da Bahia durante as negociações. Segundo os sindicalistas, a categoria tenta diálogo com o governo desde janeiro de 2023, mas as tentativas só ganharam “tração” após o indicativo de greve aprovado em junho deste ano. Desde o início de 2023, 14 reuniões ocorreram, com outras quatro sendo canceladas pelo governo.
Procurada, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia afirmou que o processo de negociação ainda está em aberto. “Todas as propostas que se encontram em avaliação pelas partes só terão os seus efeitos implementados a partir de 2025, estando, portanto, o cronograma das referidas reuniões transcorrendo em prazo regular para a sua conclusão e efetivação”, destaca a pasta.
A categoria já agendou uma nova assembleia para segunda-feira (23). Questionada, a Uneb também não se posicionou. *Com informações do Correio 24h
Maracás: Caminhão com carga tomba em Pé de Serra, carga é saqueada e motorista é retirado das ferragens
Um caminhão carregado de produtos alimentícios tombou na manhã desta terça-feira, 17, em um trecho da BA-026, na região de Planaltino. Depois de ter capotado, o veículo foi saqueado, antes da chegada da guarnição.
Segundo o site Ibahia, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que o motorista ficou preso nas ferragens, mas foi rapidamente resgatado por pessoas que estavam nas proximidades. O acidente teria acontecido por volta das 13h30, em uma curva da pista. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do motorista.
O acidente ocorreu em uma curva perigosa da estrada que fica em direção ao povoado de Planaltino, no interior da Bahia. O veículo caiu na ribanceira do trecho
Grelo proíbe que hit “Só Fé” seja usado em campanhas políticas
Após viralizar com “Só Fé”, o cantor Gabriel De Ângelo, o “Grelo”, fez questão de manter sua música longe de disputas políticas e proibiu que os candidatos usem o hit nas campanhas eleitorais deste ano.
“Ficaria muito feliz que a música fosse trilha para soluções e não para promessas, que não sabemos se serão ou não cumpridas”, disparou o artista em entrevista ao portal Metrópoles.
Viralizada, a música chegou a ser solicitada por candidatos do PT de Lula e do PL de Jair Bolsonaro. Mas, ao entrarem em contato com a produção do cantor, eles não foram autorizados a registrar os jingles usando o hit.
Hospital de Base de Itabuna comemora a retomada dos serviços de endoscopia e colonoscopia
O Setor de Bioimagem do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), retomou os serviços de endoscopia e colonoscopia no dia 2 deste mês.
Na primeira quinzena de setembro já foram realizados 23 exames de colonoscopia e 45 de endoscopia. Para além destes serviços, também são realizados na unidade hospitalar exames de ecocardiograma, raios-x, tomografia, ultrassom e ressonância.
Ao longo dos anos, o Hospital de Base se tornou referência na área com a ampliação da oferta de exames de imagens. Atualmente, dispõe de um setor completo de Bioimagem que atende a demanda de pacientes SUS de Itabuna e de 22 municípios pactuados.
O diretor-presidente da FASI, Marcone Amaral, destacou que apenas entre os meses de março e agosto, já foram realizados mais 23.400 exames de imagem no Hospital de Base. “Este é um dos serviços Sistema Único de Saúde mais importantes oferecidos pelo Hospital de Base”, realçou.
Com as obras de reforma, ampliação e modernização da unidade hospitalar realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Itabuna, o Setor de Bioimagem vai ganhar brevemente um novo espaço, mais moderno, tecnológico e confortável para melhor atender os pacientes.
Mocota pretende solicitar a implementação de curso preparatório gratuito para Enem e vestibulares no município de Una
O candidato a vereador Mocota (PSB), pretende apresentar na Câmara Municipal de Una, uma indicação legislativa que segue o plano de governo de Dra. Joanira (PSB), Candidata a prefeita do município solicitando a implementação de curso preparatório gratuito para Enem e vestibulares a fim de auxiliar, principalmente, os alunos da educação pública na preparação desses processos.
O candidato explica que tal proposta surgiu por observar as diversas dificuldades, sejam de ordem econômica, social ou política, que o aluno enfrenta para ingressar na universidade, principalmente nas públicas. “A constituição Federal garante ao cidadão o acesso à educação, ao mesmo tempo, em que define como dever do Estado o seu custeamento. Assim, é dever da municipalidade fornecer meios para preparar nossos alunos e alunas para o pleno desenvolvimento de suas potencialidades”, declara.
A proposta é que o curso preparatório seja voltado para alunos que estejam concluindo o Ensino Médio, domiciliados em Una, matriculados em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública e alunos da rede privada na condição de bolsista integral, além da destinação de parte das vagas para pessoas com idade superior a 60 anos, que não possuam curso superior e com renda per capita familiar inferior a três salários mínimos.
O texto aprovado também sugere que o município possa utilizar-se do quadro de professores e estrutura física existentes na rede pública municipal de ensino, ou ainda, firmar convênio com a iniciativa privada para colocar o curso em prática.
Ainda segundo Mocota, o projeto busca a construção e o crescimento dos jovens, através de uma pedagogia própria contribuindo para a formação de lideranças capazes de cooperar na formação de uma sociedade mais justa e fraterna.
Deputada Soane Galvão atua para retomada das obras na Zona Norte de Ilhéus
A deputada estadual Soane Galvão intensificou seus esforços junto ao Governo do Estado da Bahia para garantir a retomada das obras de requalificação e asfaltamento na Zona Norte de Ilhéus. As intervenções incluem a revitalização do trecho entre a Barra e o acesso à BA-262, uma demanda antiga da população local.
Em comunicado oficial endereçada à Secretaria de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicações (Seinfra-BA), liderada pelo secretário Sérgio Brito, Soane reforçou a importância da obra para a segurança e qualidade de vida dos moradores. Ela destacou que a paralisação dos trabalhos tem gerado prejuízos, com a deterioração do que já foi realizado e o aumento dos riscos para os ilheenses. “Essa obra é fundamental para garantir melhores condições de mobilidade e segurança para a população. Estamos atuando junto ao governo estadual para que o trabalho seja retomado o quanto antes, e as famílias da Zona Norte possam usufruir de uma infraestrutura adequada e eficiente,” afirmou a deputada.
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, também ressaltou a relevância da parceria com o Governo do Estado para o avanço do município. “A cooperação com o Governo da Bahia tem sido fundamental para o desenvolvimento de Ilhéus. As equipes da Prefeitura trabalham arduamente para elaborar projetos, cumprir as contrapartidas e realizar todas as prestações de contas. Contudo, é essencial que essa parceria continue forte, como sempre aconteceu desde o início da nossa gestão, para que possamos entregar obras de qualidade e melhorar a vida da nossa população,” destacou o prefeito.
Juíz cancela Júri de indígena acusado de homicídio em Una, após promotoras detectarem que um dos jurados seria tio de um dos advogados do réu
Após a instrução da sessão de julgamento com inquirição das testemunhas e interrogatório do pronunciado, o Juiz Eduardo Gil Guerreiro decidiu por acolher a impugnação do Ministério Público, representados pelas promotoras Alice Koerich Inácio e Letícia Coutinho Monte Alto. Segundo as Promotorias de Justiça, o Sr. Carlos Tuyuty Filho é tio do advogado de defesa do pronunciado Bruno Cesar Tuyuty da Costa Leite. Ambos confirmaram as argumentações do MP.
O magistrado decidiu por dissolver o Conselho de Sentença atendendo o que preceitua o art. 481, do Código de Processo Penal. O novo júri será no dia 22 de Outubro de 2024. Segundo o Juiz Presidente, todo o conselho de Sentença estará dispensado do próximo júri e será convocado novos componentes.
Pela primeira vez na história o Tribunal do Júri de Una vai julgar um indígena, tendo em vista que estes têm o privilégio de serem julgados pela Justiça Federal nos crimes que o vinculem a condição de indígena.
O réu Pedro Pascoal de Souza é apontado pela denúncia do Ministério Público como executor de uma pessoa conhecida por Gajão no distrito de Vila Brasil, no ano de 2021. Durante seu julgamento, o Cacique Pascoal alega que já foi condenado por homicídio na Justiça Federal e responde a outros crimes.
A defesa do acusado é provida pelos causídicos Joseval Rodrigues de Mesquita Filho, Bruno Cesar Tuyuty da Costa Leite e a advogada Leorena Luiza Nascimento Valiense.
Por: Jornalista- Renê Sampaio Medeiros/DRT 6319
Dono de pet pode receber multa caso deixe animal sozinho em veículo
O Projeto de Lei 2366/2024 prevê pena de até R$ 2 mil para tutor ou responsável por animal de estimação que o deixar sozinho dentro de veículos estacionados. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.
Na primeira ocorrência, o infrator deverá pagar multa de R$ 1 mil, que será aplicada em dobro em caso de reincidência. Além da multa, o responsável pelo animal poderá ser obrigado a participar de programas educativos sobre o bem-estar animal.
O valor arrecadado com as multas será destinado a programas de proteção e bem-estar dos animais.
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
As informações são da Agência Câmara.
- 1