:: 16/jan/2025 . 19:58
Conselheiro tutelar é preso por estupro de vulnerável e aliciamento de menores em Texeira de Freitas
Um caso chocante abalou a cidade de Ibirapuã, no extremo sul da Bahia. Um conselheiro tutelar, que a polícia não divulgou a identidade, porém o jornalista Mateus Oliver identificou como sendo Vinícius Américo Santos, 22 anos foi preso nesta quinta-feira (16), suspeito de estuprar adolescentes de 13 e 14 anos. Antes do ato o homem aliciava as vítimas por mensagens de texto e em alguns casos pagava pelas relações sexuais.
As informações são da Polícia Civil que após buscas em sua residência, constataram que o homem marcava encontros com as vítimas, conversando por diversas mensagens e, em alguns casos, pagava pelas relações sexuais. Os agentes estão investigando as circunstâncias do caso para solucionar outros crimes próximos na região.
O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Teixeira de Freitas, onde será interrogado e ficará à disposição da Justiça. Ele responderá pelos crimes de estupro de vulnerável e aliciamento de menores. Com informações do site Bahia Notícias
São Paulo vence nos pênaltis, elimina Fluminense e vai às quartas da Copinha
O São Paulo venceu o Fluminense nos pênaltis por 5 a 4 e se classificou para as quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No tempo normal, os times empataram sem gols no duelo desta quinta-feira no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, pelas oitavas.
O Tricolor do Morumbi contou com a estrela do goleiro João Pedro, que fez grandes defesas no tempo normal e ainda pegou uma das cobranças na decisão de pênaltis.
Os Moleques de Xerém foram melhores, criaram mais chances, mas não conseguiram ser efetivos e foram eliminados mesmo invictos na Copinha.
O São Paulo avança às para as quartas de final para enfrentar o Cruzeiro, que fez 3 a 0 no Bahia. O Tricolor do Morumbi jogará no sábado, com horário e local a serem definidos pela Federação Paulista de Futebol.
O time carioca se despede da competição e é eliminado invicto.
Flamengo promove demissão em massa no futebol de base
A quinta-feira no Flamengo começou com demissão em massa em mais um departamento. Depois de mudanças no setor médico, o clube demitiu mais de 50 pessoas da base, entre funcionários e jogadores.
O ge apurou que o clube identificou que havia cargos desnecessários. A nova diretoria considera que houve aparelhamento da base nos últimos anos. Além disso, os dirigentes querem alinhar o trabalho das categorias inferiores à filosofia do profissional.
Entre os funcionários desligados, estão técnicos das categorias inferiores, do sub-11 ao sub-16. O treinador Raphael Bahia, que comandou o time na Copinha, foi um dos que deixaram o clube. Alguns atletas de categorias menores também foram informados de que não seguirão no Fla. A informação foi publicada primeiramente pelo canal “Flazoeiro”.
O português foi contratado pelo presidente Bap para reestruturar o departamento de futebol. Carlos Noval assumiu a coordenação da base e é um dos responsáveis pelo diagnóstico e pelas mudanças.
José Boto também citou o desejo de mudar a forma como os atletas das categorias menores são treinados no Flamengo.
As demissões novamente mexeram com o clube e pesaram o clima. A tendência é que novas mudanças aconteçam nas próximas semanas.
Marlon revela conversas com o São Paulo e duas propostas para deixar o Cruzeiro
O lateral Marlon revelou ter, realmente, tido chance de deixar o Cruzeiro nesta janela de transferências. O jogador confirmou que propostas do Bragantino e Grêmio foram recusadas pela Raposa, além de iniciado conversas com o São Paulo.
Marlon foi contratado pelo Cruzeiro em 2023, ano em que foi um dos destaques da campanha de permanência na Série A. Até por isso, em março deste ano, teve o contrato estendido até dezembro de 2026.
O lateral soma 93 jogos pelo clube, com quatro gols e sete assistências. Apesar do interesse de outros clubes, disse estar feliz no Cruzeiro.
CBF divulga a tabela das três primeiras rodadas da Copa do Nordeste
A Copa do Nordeste já tem os seus confrontos definidos na fase de grupos. Nesta quinta-feira (16), a CBF divulgou a tabela da competição que começará na próxima terça-feira (21). Em 2025, a Bahia terá três representantes: Bahia, Vitória e Juazeirense.
A CBF detalhou apenas os três primeiros jogos de cada equipe no torneio. A Juazeirense será a primeira a entrar em campo. Na quarta-feira (22), visita o América-RN, na Arena das Dunas, em Natal, às 19h. O Cancão iniciou o Nordestão na fase preliminar e está no grupo B.
Também na quarta-feira (22), mas às 21h30, o Vitória estreará na Copa do Nordeste diante do CRB, no estádio Rei Pelé, em Alagoas. O Leão está no grupo A.
Já na quinta-feira (23), será a vez do Bahia entrar em ação. O Esquadrão recebe o Sampaio Corrêa, às 20h, na Fonte Nova. A partida deve marcar a estreia do elenco principal na temporada. Assim como a Juazeirense, o tricolor está no grupo B da competição.
Bahia leva 3×0 do Cruzeiro e é eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Fim de linha para o Bahia na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde desta quinta-feira (16), o Esquadrãozinho foi derrotado por 3×0 pelo Cruzeiro, em duelo disputado na cidade de São Carlos, e foi eliminado da competição nas oitavas de final.
O tricolor ficou em desvantagem ainda no primeiro tempo. Aos 22 minutos, Felipe de Morais trocou passes com Fernandinho, girou em cima da defesa e chutou sem força, mas venceu o goleiro Iuri e colocou os mineiros na frente.
Na segunda etapa, o Cruzeiro aproveitou o contra-ataque após escanteio. Cauan disparou em velocidade e tocou para Nicolas, entrar pela direita e anotar o segundo gol, aos 34 minutos.
O Bahia sentiu o gol. Aos 40 minutos, Fernandinho, com muita classe, deu um toque de letra dentro da área e fez o terceiro, fechando a conta e garantindo a classificação da Raposa para as quartas de final. O Cruzeiro agora espera pelo vencedor de Fluminense e São Paulo.
O Bahia se despede da Copinha tendo disputado a competição com o time mais jovem entre todos os participantes. O clube baiano foi representado pela equipe sub-17, já que o sub-20 está disputando o Campeonato Baiano.
O atacante Dell, de 16 anos, foi um dos destaques do tricolor no torneio. Ele fechou a competição com quatro gols em cinco jogos.
Jitaúna: Prefeitura e Secretaria de Saúde retornam com o programa “Voltando a Sorrir”
A Prefeitura de Jitaúna, por meio da Secretaria de Saúde está retornando com o atendimentos nas Unidades de Saúde com o programa “Voltando a Sorrir”, que já proporcionou a volta de centenas de sorrisos a moradores da cidade. O programa, que tem a frente a Dr. Flávia D’Ávila é destinado à confecção de prótese dentária gratuitamente, através da Coordenação de Saúde Bucal, com atendimento odontológico gratuito em todas as Unidades de Saúde do município.
Pacientes que precisarem do serviço devem procurar a sua Unidade de Saúde mais próxima, portando o cartão do SUS, fazer a inscrição e seguir as instruções do dentista.
Prefeitura de Ipiaú e SENAI alinham avanços na EJA Profissionalizante para 2025; conheça o projeto

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Ipiaú segue como um exemplo de transformação social e desenvolvimento pessoal. Em uma reunião realizada nesta semana, a secretária de Educação, Erlândia Souza, encontrou-se com a coordenadora da EJA de Ipiaú, Franciny Medeiros, juntamente com a coordenadora do SENAI, Maria Consuelo, para avaliar os impressionantes resultados obtidos pelos cursos profissionalizantes oferecidos em 2024.
No ano de 2024, 113 estudantes, dos 564 matriculados na EJA Profissionalizante, concluíram cursos que abriram portas para novas oportunidades no mercado de trabalho. Entre as formações ofertadas, destacaram-se:
* Corte e Costura Sob Medida;
* Salgados e Cozinheiro Industrial;
* Manutenção e Mecânica de Motocicletas;
* Refrigeração e Climatização;
* Eletricista Residencial;
* Sistemas Fotovoltaicos;
* Manutenção de Máquinas Industriais.
Novidades para 2025
A avaliação dos cursos atuais e a possibilidade de inclusão de novas formações já estão em pauta. A cada ano, o programa busca se reinventar, trazendo opções que atendam às demandas do mercado e aos interesses dos estudantes. O objetivo é claro: proporcionar uma educação de qualidade que transforme vidas.
Matrículas Abertas
Você tem mais de 15 anos e ainda não concluiu seus estudos? Essa é a sua chance de mudar o futuro! As matrículas para a EJA em Ipiaú estão abertas até o dia 30 de janeiro. Compareça a uma de nossas unidades escolares, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com os seguintes documentos:
Histórico Escolar (original e válido);
Certidão de Registro Civil ou RG (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Cartão do SUS (original e cópia);
Comprovante de Residência (original e cópia);
RG e CPF dos pais e/ou responsáveis do estudante menor de idade (original e cópia);
NIS do responsável e do estudante do Bolsa Família (original e cópia);
Laudo médico ou avaliação pedagógica atualizados, caso o estudante tenha necessidades educativas especiais (NEE) (original e cópia);
Cartão de vacina atualizado com declaração do posto de saúde da área de residência, do estudante menor de idade (original e cópia).
Não perca essa oportunidade de investir no seu futuro. Transforme sua vida através da educação! A EJA de Ipiaú está pronta para te ajudar a dar o próximo passo.
Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú
PRF no Rio de Janeiro prende autor de homicídio que matou Vitor Rubato em Jequié
Em continuidade as investigações contra o crime organizado que explora o tráfico de drogas em Jequié e regiao, deflagrou-se nesta data uma operação policial conjunta com a participação da FICCO-BA, 9ª COORPIN/JEQUIÉ, 19ª BPM de Jequié e PRF( Superintendência Regional da PRF no RJ – 1° Delegacia em Duque de Caxias/RJ) resultando na prisão de um homem, que segundo investigado pelo Jornalista Mateus Oliver se trata de Jilvane Souza Morais, 35 anos, apontado como autor do homicídio de Vitor Rubato Cardoso, de 34 anos, e da tentativa de homicídio contra P.R.J.C, pai de Vitor.
A prisão ocorreu na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, após diligências investigativas que envolveram diversas forças de segurança.
O crime ocorreu no dia 13 de janeiro de 2025, por volta das 16:00h, no interior de um prédio em construção localizado na Travessa 3ª Everaldo Santos/22, no bairro São José, em Jequié. De acordo com as investigações, após uma discussão com as vítimas, J.S.M., utilizando uma arma de fogo, efetuou diversos disparos contra Vitor e seu genitor, resultando na morte de Vitor e deixando P.R.J.C. gravemente ferido.
A Polícia Civil de Jequié representou pela prisão de J.S.M., e nesta data a medida foi efetivamente cumprida pela PRF/RJ.
Além do homicídio e da tentativa de homicídio, o investigado já respondia por outro crime grave: ele é réu em processo criminal por sua participação no assassinato de um detento dentro da Delegacia de Polícia de Itagiba, na Bahia, em 2012.
A operação reflete o trabalho coordenado e eficaz das forças de segurança na busca por justiça e na luta contra a criminalidade na região. SIGA O NOSSO PORTAL NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO EM PRIMEIRA MÃO CLICANDO NO LINK https://www.instagram.com/mateusoliverreporteroficial/
Fonte: 9ª Coorpin/Mateus Oliver
Prefeitura de Ibirapitanga adota medidas emergenciais para enfrentar os impactos das chuvas
Gestão municipal mobiliza secretários, realoca famílias e intensifica ações em diversas localidades para minimizar os danos causados pelo mau tempo
Para conter os impactos das fortes chuvas que atingem Ibirapitanga, desde a noite de terça-feira (14), o prefeito Jé Assunção determinou a mobilização total de sua equipe de secretários, que permanecem de plantão para atender às demandas emergenciais. Ao todo, oito famílias tiveram que desocupar suas residências, seja devido a alagamentos, seja por risco de desabamento. A prefeitura ressalta que, felizmente, não houve vítimas. Duas dessas famílias estão temporariamente acolhidas no Centro de Convivência, em Camamuzinho, onde recebem atendimento médico, suporte psicológico e todas as refeições necessárias.
As localidades mais afetadas incluem os bairros de Olaria, São Luiz, Décio Spínola (Bairro Novo) e Colovelo, em Camamuzinho, além de áreas como Rua da Paz e Beira-Rio, em Itamarati, no distrito de Novo Horizonte e na Sede. Equipes das Secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Social estão em regime de plantão, atuando em desentupimento de esgotos, abertura de canais de escoamento com retroescavadeiras e monitoramento de áreas de risco. Eduardo Brito, Secretário de Infraestrutura, afirmou que as intervenções continuam intensamente para minimizar os estragos e garantir a segurança da população.
Em visita a Camamuzinho, o prefeito Jé Assunção destacou sua preocupação com os efeitos das chuvas e lamentou o estado de abandono deixado pela gestão anterior em bens públicos essenciais. Ele mencionou problemas graves, como o desabamento de parte do muro, do Lago Jucarlo Eloy, o escoamento inadequado de água e banheiros com defeitos na recém-inaugurada Creche Cecília Pereira. Além disso, unidades de saúde como a ACM, na sede de Ibirapitanga, e a de Camamuzinho enfrentam vazamentos no telhado e nas calhas, colocando em risco o atendimento à população e demandando reparos urgentes.
A assistência social tem sido fundamental nesse momento. As famílias realocadas no Centro de Convivência em Camamuzinho estão sendo acompanhadas por assistentes sociais e psicólogos, que trabalham para oferecer suporte emocional em meio às perdas materiais. “Nosso compromisso é garantir segurança, dignidade e acolhimento às pessoas que mais precisam neste momento”, afirmou o prefeito.
Com previsão de continuidade das chuvas, a Prefeitura de Ibirapitanga segue em alerta máximo, reforçando a importância do planejamento e da responsabilidade para enfrentar crises climáticas. “Vamos superar este desafio com trabalho, união e responsabilidade, mas fica evidente que o descaso do passado trouxe consequências que não podemos ignorar”, concluiu Jé.
A Prefeitura Municipal de Ibirapitanga destaca o seu compromisso com os munícipes e continua alerta para eventuais problemas ocasionados pelas chuvas.
Ibirataia: Prefeitura intensifica limpeza da rede de drenagem e bueiros com caminhão hidrojato e vácuo
A Prefeitura de Ibirataia segue trabalhando intensamente na limpeza da cidade, desobstruindo bueiros e retirando entulho das ruas para evitar alagamentos. Na manhã desta quinta-feira, 16, o serviço foi reforçado com o uso de caminhões especializados, garantindo a eficiência na desobstrução das redes de drenagem. O prefeito Sandro Futuca mobilizou todas as secretarias municipais, a Equipe de Engenharia e Defesa Civil para esse trabalho intensivo.
Após as fortes chuvas que atingiram a região, o prefeito decretou Situação de Emergência no dia 14 de janeiro de 2025, por meio do Decreto 5.339. A medida autoriza a mobilização de órgãos municipais para prestar suporte às famílias afetadas pelas inundações e enxurradas, que causaram danos a residências e comércios. As ações refletem o compromisso da gestão com a segurança e o bem-estar da população.
Fonte: Ibirataia Notícias
114 municípios da Bahia só receberam recursos após eleições 2024; Dentre elas Una, Dário Meira, Aiquara, Ibirataia, Ibirapitanga e Igrapiúna
Após mais de seis meses de impasse com relação às emendas parlamentares no Congresso em 2024, 114 municípios baianos receberam um total de mais de R$ 80 milhões em repasses parlamentares em dezembro, apenas dois meses após as eleições municipais. Em todo, 217 cidades baianas receberam os repasses, e juntas os valores chegaram a R$ 209 milhões, apenas em dezembro. O estado da Bahia, por sua vez, recebeu R$ 65 milhões no mesmo mês.
Essas emendas aparecem como a segunda parte de uma remessa de emendas enviadas em julho de 2024. Para o estado da Bahia e seus municípios, os repasses de julho e dezembro totalizam mais de meio bilhão de reais, R$ 513 milhões. A modalidade de “emendas pix”, vindas do Congresso, ficaram conhecidas pela falta de transparência dos dados dos destinatários, já que não necessitam de celebração de convênio ou instrumento do tipo para os repasses.
Entre os 114 municípios que receberam as emendas apenas após o resultados nas urnas estão: Simões Filho, Água Fria, Lençóis, Uauá, Xique-Xique, São Desidério e Presidente Dutra.
Os municípios que receberam maior valor nos repasses no final de ano foram, respectivamente: Sítio do Mato (R$ 6 milhões), onde foi eleito o prefeito Alfredo de Oliveira Magalhães Júnior, o “Alfredinho” (União), em oposição ao então prefeito Cássio Cursino; Saúde (R$ 4,8 milhões), que reelegeu Auci do Haras (PSD); Jussara (R$ 4,7 milhões), onde Taciano Mendes da Silva, “Tacinho” (PP) foi reeleito; Riachão do Jacuípe (R$ 4,4 milhões), que reelegeu José Carlos de Matos Soares, o “Carlinhos” (União); Tucano (R$ 4,26 milhões), onde Ricardo Maia Filho (MDB) foi reeleito; Morro do Chapéu (R$ 4,25 milhões), município que reelegeu a prefeita Juliana Araújo (PDT); Presidente Dutra (R$ 4 milhões), onde Roberto Carlos Alves de Souza, o “Robertão” foi reeleito; Ribeira do Pombal (R$ 3,9 milhões), município que reelegeu o prefeito Eriksson Silva (MDB); Alagoinhas (R$ 3,2 milhões), onde foi eleito Gustavo Carmo (PSD), apoiado pelo então prefeito Joaquim Neto (PSD); e Salvador (R$ 3,1 milhões), que reelegeu o prefeito Bruno Reis (União).
Ao serem analisados os dois repasses realizados em 2024, em julho e dezembro, os dez municípios com maior contingente são: Coração de Maria (R$ 20,7 milhões), Tucano (R$ 19 milhões), Sítio do Mato (R$ 13,2 milhões), Camaçari (R$ 11,8 milhões), Campo Formoso (R$ 10 milhões), Morro do Chapéu (R$ 7,5 milhões), Salvador (R$ 7,5 milhões), Firmino Alves (R$ 7,5 milhões), Prado (R$ 7,5 milhões) e Itaguaçu da Bahia (R$ 6,9 milhões).
Os 114 municípios que receberam recursos apenas após o turno eleitoral são: Presidente Dutra, Dias D Ávila, Serra Preta, Itapicuru, Umburanas, Piatã, Dom Basílio, Nova Ibiá, Dário Meira, Mairi, Mortugaba, Acajutiba, Barro Alto, Casa Nova, Conceição do Almeida, Ibipeba, Igrapiúna, Iguaí, Itajuípe, Jussiape, Medeiros Neto, Nazaré, Planalto, Pojuca, Sento Sé, Souto Soares, Urandi, Macarani, Morpará, Planaltino, Antônio Cardoso, Água Fria, Bonito, Retirolândia, Ubaíra, Uruçuca, Boa Vista do Tupim, Lençóis, Itapetinga, Muquém de São Francisco, Serra Dourada, Senhor do Bonfim, Ubaitaba, Boninal, Caculé, Cafarnaum, Itaparica, Jaguarari, Pintadas, Rio do Pires, Simões Filho, Antônio Gonçalves, Arataca, Barra do Mendes, Buerarema, Caldeirão Grande, Coaraci, Filadélfia, Glória, bicaraí, Ibiquera, Ichu, Inhambupe, Itamari, Itapebi, Jacaraci, João Dourado, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada de Pedras, Mata de São João, Milagres, Mirangaba, Mutuípe, Nova Canaã, Paulo Afonso, Pindaí, Piripá, Piritiba, Taperoá, Tremedal, Uauá, Una, Valente, Várzea Nova, Wenceslau Guimarães, Xique-Xique, Abaíra, Lagoa Real, Aracatu, Aurelino Leal, Barrocas, Biritinga, Coronel João Sá, Heliópolis, Ibirapitanga, Itiúba, Nova Redenção, Wanderley, Aiquara, Barro Preto, Canápolis, Fátima, Saubara, Ibirataia, Boa Nova, Condeúba, Cotegipe, Elísio Medrado, Nova Fátima, São Desidério, São Félix do Coribe, Cordeiros e Santa Cruz da Vitória.
*Por Eduarda Pinto / Bahia Notícias
Vale do Jiquiriçá: Caminhão cai em vala às margens da Rodovia BR-420, após chuvas, em Jaguaquara
Um caminhão caiu em uma vala as margens da Rodovia BR-420 após as chuvas que caem na cidade de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, nesta quarta-feira (15).
As chuvas tem provocado erosão e levado muita lama para a estrada em alguns trechos da BR-420, exigindo atenção redobrada dos motoristas. Com a utilização de uma caçamba, homens conseguiram remover o caminhão em Jaguaquara, entre os bairros Popular e Malvinas.
Lagedo do Tabocal: Polícia Militar detém suspeitos, incluindo adolescente, com drogas, celulares, balança de precisão e simulacro
A Polícia Militar através da 93ª CIPM apreendeu drogas, balança de precisão, dinheiro, celulares e um simulacro de arma de fogo durante ação realizada contra o tráfico de entorpecentes na cidade de Lagedo do Tabocal, no Vale do Jiquiriçá. De acordo com informações divulgadas pela PM, as guarnições do PETO desenvolveram a operação por volta das 11h desta quarta-feira (15) após o recebimento de denúncias dando conta de que um adolescente estaria envolvido em atos infracionais.
Ainda segundo a PM, ”no local indicado, a responsável pelo adolescente autorizou a entrada dos policiais, que, durante as buscas, encontraram substâncias análogas à maconha, uma balança de precisão e um simulacro de arma de fogo. Questionado, o adolescente revelou que o material havia sido adquirido na residência de um outro suspeito e que parte da substância já havia sido repassada a uma terceira pessoa.
As equipes se deslocaram às residências mencionadas e, com a devida autorização dos moradores, realizaram buscas que resultaram na apreensão de mais materiais ilícitos relacionados ao tráfico”, diz a PM.
Material Apreendido:
• 740g de substância análoga à maconha prensada
• 11 buchas de maconha embaladas para venda
• 03 pés de maconha
• 01 balança de precisão
• R$ 490,00 em espécie
• 04 celulares de marcas diversas
• 01 frasco de lança perfume
• Eppendorfs para acondicionamento de cocaína
• 01 simulacro de arma de fogo
• Embalagens para acondicionar drogas
Todos os envolvidos, incluindo o adolescente, foram conduzidos à Delegacia para adoção das medidas legais cabíveis.
Apagão deixou o Centro de Jaguaquara e alguns bairros da cidade sem energia na noite desta quarta-feira
Um apagão foi registrado na noite chuvosa desta quarta-feira (15) em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá. A interrupção ocorreu por volta das 19h após problemas na rede elétrica na região do Mercado Produtor – CEASA e afetou, além do Centro, alguns bairros, como Muritiba e Cruzeiro, com o fornecimento de energia sendo restabelecido horas depois por uma equipe técnica do grupo Neoenergia, que sanou o problema.
Ministro avalia que fusão Azul-Gol não muda mercado: ‘Pior cenário seria se quebrassem’
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que a possível fusão entre as aéreas Azul e Gol não deve alterar significativamente o panorama do setor de aviação no Brasil. “Elas já dominam 60% do mercado. Se a fusão acontecer, isso fortalecerá as empresas. O pior cenário seria a falência delas”, declarou em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira, 16, segundo o Estado de S. Paulo.
Na quarta-feira, as duas companhias assinaram um Memorando de Entendimentos (MoU) não vinculante com o objetivo de avaliar uma possível combinação de suas operações no Brasil.
Costa Filho explicou que o Ministério de Portos e Aeroportos está acompanhando o processo há cerca de um ano e meio e que a assinatura do memorando é um sinal de que as negociações entre as empresas estão avançando. “O mercado brasileiro enfrenta dificuldades, assim como ocorre em outros países, e vemos grandes fusões sendo realizadas mundialmente”, comentou.
Embora tenha apontado que a fusão não deverá impactar substancialmente o mercado brasileiro, o ministro ressaltou que uma análise mais detalhada será realizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Costa Filho comparou a fusão a uma aliança partidária, onde os partidos se unem, mas mantêm suas governanças independentes. “Pelo que foi informado, as empresas pretendem preservar sua governança”, disse ele.
De acordo com o memorando, a nova companhia resultante da fusão será uma corporation, sem controle definido ou um único proprietário. A princípio, as marcas das duas empresas serão mantidas separadas.
O memorando de entendimento também estabelece que, caso a fusão seja concretizada, as ações preferenciais em circulação das empresas serão convertidas em ações ordinárias, que serão listadas no Novo Mercado da B3 e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
Câmara avalia aumentar número de deputados para atender decisão do STF
Membros da Câmara dos Deputados estão analisando possibilidades para compensar a perda que as bancadas teriam ao se adequar a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2023, quando determinou que a Casa deve atualizar a proporcionalidade da representação no Legislativo de acordo com o Censo de 2022. Entre as hipóteses estão aumentar o número de deputados, reduzir a representativa de Estados menos populoso. A informação é do Estadão Conteúdo.
O Congresso tem até 30 de junho de 2025 para implementar essa mudança, após o qual o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá aplicar as alterações de forma independente. A última atualização proporcional ocorreu em 1993. Atualmente, a Câmara conta com 513 deputados, e há propostas para aumentar esse número para 531.
O debate é particularmente relevante para a bancada do Rio de Janeiro, que perderia quatro cadeiras, e para Estados do Nordeste, como Piauí, Paraíba e Bahia, que perderiam duas cadeiras cada. A ação que gerou a decisão foi movida pelo Estado do Pará em 2017, e esse Estado seria beneficiado com o acréscimo de quatro cadeiras.
As bancadas afetadas já iniciaram negociações com Hugo Motta (Republicanos-PB), que é visto como um possível sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. Essas conversas serão retomadas em fevereiro, com a expectativa de que o tema seja debatido de forma urgente no primeiro semestre de 2025. A Paraíba, Estado de Motta, também perderia duas cadeiras com a mudança.
Atualmente, tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara um projeto de lei que visa ajustar a composição da Câmara de acordo com a decisão do STF. A votação, que estava prevista para o final de 2024, foi adiada devido à pressão de parlamentares, especialmente da bancada do Rio de Janeiro.
Enquanto a solução não é definida, os deputados de Estados que não perderiam cadeiras estão sendo procurados por parlamentares de Estados afetados, com o objetivo de buscar apoio para o projeto. “O que vai decidir essa questão são os Estados que não ganham nem perdem cadeiras”, afirma Pedro Campos (PSB-PE).
Capitão Alberto Neto (PL-AM), relator do projeto na CCJ, destaca que o tema será polêmico e controverso, especialmente porque o Amazonas, seu Estado, ganharia duas cadeiras com a mudança. Ele acrescenta que o diálogo com Estados “neutros” pode ser crucial para alcançar uma maioria favorável.
Embora o aumento do número de cadeiras seja uma opção discutida, muitos parlamentares consideram essa alternativa inviável devido ao custo que representaria, especialmente diante da opinião pública. Por isso, as conversas estão em estágios iniciais, com alguns deputados considerando soluções que não aumentem significativamente os custos de manutenção da Casa.
Uma possibilidade em debate é criar mais 18 cadeiras para equilibrar as perdas e ajustes necessários, mas isso exigiria a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), um processo mais demorado e difícil de ser aprovado.
Dani Cunha (União-RJ) sugere que uma alternativa seria realizar um novo Censo, para corrigir a defasagem no número de deputados. Outros deputados propõem revisar a representatividade de Estados com menor população, como o Distrito Federal e o Amapá, que atualmente têm um número mínimo de deputados, mas que poderia ser revisto de acordo com a nova distribuição proporcional.
Caso o ajuste seja feito conforme o Censo de 2022, a maioria desses Estados com menor representação manteria o mesmo número de cadeiras, exceto o Amazonas, que passaria de 8 para 10 cadeiras, e Mato Grosso, que ganharia uma cadeira extra, passando de 8 para 9. Já há uma PEC em tramitação, de autoria de Kim Kataguiri (União-SP), que propõe reduzir o número mínimo de deputados de oito para seis.
Josenildo (PDT-AP), deputado do Amapá, acredita que a solução será a implementação do projeto de lei em andamento. Ele ressalta que, se a Câmara mantiver o número de 513 cadeiras, alguns Estados precisarão perder e outros ganhar cadeiras, sem alternativas viáveis.
Sem perder o shape? Empresa brasileira lança cerveja com 10g de proteína
Já pensou em sentar em uma mesa de bar e curtir o jogo do seu time do coração tomando uma cervejinha, mas com benefícios parecidos com os dos shakes de proteína? Agora isso é possível, pelo menos segundo o que promete a empresa brasileira Beer Protein.
A bebida oferece 10g de proteína por latinha. Ou seja, com duas unidades você alcança a mesma quantidade proteica fornecida por uma dose de Whey protein.
A cerveja proteica garante ajudar na recuperação do corpo após as atividades físicas e podem, inclusive, ser consumidas como pré-treino, segundo o fabricante.
Os nutricionistas apontam que, apesar de ser melhor que a bebida tradicional em termos de proteína, a cerveja proteica não pode ser considerada um alimento totalmente saudável, já que não possui outros nutrientes de importante valor nutricional. Além disso, a quantidade de álcool é a mesma da cerveja comum e a versão proteica é mais calórica, contendo inclusive mais carboidratos.
Sisu 2025: universidades estaduais da Bahia oferecem mais de 5 mil vagas
As universidades públicas estaduais da Bahia (Uesb, Uesc, Uefs e Uneb) estão ofertando 5.609 vagas em cursos gratuitos de graduação, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 podem concorrer a uma das vagas, se inscrevendo gratuitamente, a partir desta sexta-feira, 17, até 21 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ofertará 1.633 vagas em 134 cursos presenciais, distribuídas em 24 campi e 30 departamentos. Já a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) disponibilizará 1.019 vagas, distribuídas em três campi: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Ambos os processos seletivos abrangem ampla concorrência e ações afirmativas, garantindo inclusão e diversidade.
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) oferecerá 1.870 vagas em 35 cursos, incluindo o novo curso de Psicologia. Enquanto isso, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) terá 1.080 vagas, no primeiro semestre, e 1.087, no segundo. Essas instituições reafirmam seu compromisso em atender às demandas educacionais da Bahia.
No ato da inscrição para o Sisu, o interessado deve selecionar até duas opções de cursos. O sistema realizará a classificação automática com base nas notas do Enem de 2024. Após a chamada regular, prevista para 26 de janeiro, os selecionados terão de 27 a 31 de janeiro para efetuar a matrícula ou registro pré-acadêmico na instituição escolhida.
Vitória se reapresenta nesta quinta focado no Jacuipense
Horas após golear a Juazeirense fora de casa e vencer a primeira no estadual, o elenco rubro-negro não perdeu tempo e já retornou para a capital baiana.
Os comandados de Thiago Carpini não terá tempo para descanso. Afinal, o próximo compromisso da equipe será nesta domingo, 19, contra o Jacuipense, às 16h, no Barradão.
O elenco se reapresentará na Toca do Leão por volta das 17h desta quinta-feira, 16, onde realizará as avaliações físicas e médicas antes do treinamento, que está agendado para às 18h no CT Manoel Pontes Tanajura.
A primeira vitória no Baianão colocou o rubro-negro baiano provisoriamente na liderança do estadual, com quatro pontos igual ao Porto. O colossal está na frente devido ao critério de saldo de gols.









