:: 27/jan/2025 . 12:04
Avião agrícola cai em fazenda na Bahia após atingir fiação elétrica; piloto sobrevive com fraturas
Um acidente envolvendo uma aeronave agrícola foi registrado no sábado (25), em Correntina, município do oeste da Bahia. O avião modelo Ipanema 203, utilizado para pulverização de pastagem, colidiu com a fiação de rede elétrica enquanto realizava o procedimento e caiu em uma fazenda local.
O piloto, de 25 anos, natural de Paranaíba (MS), foi retirado da aeronave por funcionários da fazenda, que temiam que o avião pegasse fogo após a colisão. O Corpo de Bombeiros de Goiás foi acionado e, após percorrer mais de 200 km até a cidade de Posse, uma equipe de resgate chegou ao local do acidente. Ao chegarem, os socorristas encontraram o piloto consciente e orientado, mas com lesões graves.
De acordo com os bombeiros, o homem apresentava escoriações na perna esquerda, uma fratura exposta na perna direita, suspeita de fratura no ombro esquerdo e sangramento na cabeça. O piloto foi imobilizado e transportado para o Hospital Municipal de Posse, com apoio do Samu.
O modelo Ipanema 203, fabricado pela Embraer, tem sido utilizado no setor agrícola por mais de 50 anos, sendo capaz de pulverizar até 200 hectares por hora. Com 8 metros de comprimento e 13,3 metros de envergadura, a aeronave pesa 1.900 kg e é movida a etanol. (Bahia Notícias)
Nova carteira de identidade é mais segura que RG e CNH, diz estudo
Um estudo que analisou 2,8 milhões de transações financeiras realizadas em outubro de 2024 com o uso da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) constatou que apenas 0,2% delas tinham algum indício de fraude.
Segundo o estudo, os dados demonstram que o risco de o novo documento ser utilizado em golpes é de 0,08%, abaixo dos outros tipos, como o antigo RG ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cujos riscos ficam em torno de 3,8%.
O estudo foi feito pela empresa Serasa Experian para o g1.
A nova Carteira de Identidade Nacional vai substituir o RG até 2032. A principal mudança é que a CIN usa um número único em todo o país, que é o mesmo número do CPF.
Antes, o número do RG era gerado pelo estado emissor, o que permitia que uma mesma pessoa tivesse diferentes números de identificação, caso tirasse RG em diferentes estados.
Apesar das melhorias na segurança, policiais que trabalham com identificação de pessoas afirmam que a CIN ainda precisa evoluir para ter um banco nacional de biometria. (G1)
Justiça eleitoral marca audiência sobre deùncia de compra de votos em Mascote
O juiz Rodrigo Alves Rodrigues, da 13ª Zona Eleitoral de Camacan, designou para dia 12 de março a audiência de instrução que investiga denúncia de abuso de poder econômico na eleição municipal, em outubro do ano passado, em Mascote, no sul da Bahia. De acordo com a oposição, o prefeito eleito Sebastião Moreira Carvalho, mais conhecido como Tião Moreira (PSB), e aliados compraram votos durante a campanha eleitoral e no dia do pleito, 6 de outubro.
Segundo os denunciantes, eleitores receberam dinheiro em espécie, pagamento via pix, custeio de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)e material de construção com o compromisso de digitar, na urna, o número do então candidato da coligação encabeçada por Tião Moreira. Ele foi eleito com 4.144 votos (53,90%). O principal adversário de Tão, Joaquim Elanio da Silva Gonçalves, o subtenente Da Silva, do União Brasil, obteve 3.489 votos (45,38%).
Na denuncia enviada ao Ministério Público Eleitoral, a coligação do subtenente Da Silva afirma que o voto chegou a ser comprado por R$ 1.000. Relata que houve até briga em praça pública porque um eleitor teria aceitado o pagamento e, arrependido, desistido do negócio ilícito e decidido a optar pelo adversário. Insatisfeitos, aliados do suposto comprador de votos exigiram a devolução da quantia. A negativa teria resultado na troca de agressões físicas em praça pública no dia da eleição.
Em outra situação, conforme denúncia feita pelo candidato opositor, aliados de Tião Moreira distribuíram blocos, telhas, cimento, piso e areia em troca de voto. Os aliados do prefeito eleito também teriam comprado votos no dia da eleição. Para embasar a denúncia de suposto abuso de poder econômico, o advogado do candidato do União Brasil enviou ao Ministério Público Eleitoral fotos e vídeos que comprovariam o pagamento aos eleitores.
O MPE opinou pelo prosseguimento da ação para investigar a compra de votos em Mascote. O processo tramita em Camacan, comarca responsável por julgar, na primeira instância, processos relacionados ao município de Mascote.
O processo visa apurar a prática de possíveis crimes eleitorais, como captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder político e econômico. No processo, o candidato Subtenente Da Silva pede a cassação do diploma e inelegibilidade de Tião Moreira e da vice-prefeita Juzênia Conceição da Silva (Avante).
Prefeitura de Ilhéus autoriza procedimentos para a organização e execução de processo seletivo de profissionais da educação
A Prefeitura de Ilhéus deu início aos procedimentos para a organização e execução de processo seletivo simplificado de profissionais para a Secretaria Municipal de Educação. Devido ao déficit de professores efetivos na Pasta, a seleção deverá se concentrar na contratação temporária de educadores do Ensino Fundamental, a exemplo do que ocorreu nos últimos anos.
Nomeada na última sexta-feira (24), a comissão organizadora é formada por cinco membros: a secretária de Educação, Evani Cavalcante; o chefe de Gabinete do Prefeito, Caio Garcia Pinto Coelho; a assessora jurídica Ariana Gusmão Pelizzone; o chefe de Divisão de Programação Escolar e Estatística, Charles Moreira Nunes; e a chefe de Divisão Técnico-pedagógico, Tatiana Santos Veloso.
A Portaria Seduc nº 13/2025 também determina que o grupo de trabalho vai publicar o edital do processo seletivo e selecionar os candidatos. Depois, deverá encaminhar a seleção dos inscritos para a Secretaria de Gestão elaborar os atos de homologação do certame.
A Seduc encerrou, na última sexta-feira (24), o período de matrículas para o ano letivo 2025, que terá início no dia 24 de fevereiro.
Mais de 100 torcedores são conduzidos à delegacia após confusão em Salvador
Cerca de 105 torcedores foram conduzidos à delegacia, no sábado (25), após uma confusão que terminou com vandalismo no bairro de Periperi, subúrbio de Salvador. Desse total, 15 eram menores de idade.
Através de imagens que circulam na internet, é possível ver parte da confusão e do vandalismo. Em um dos vídeos, torcedores são flagrados em cima de um ônibus do transporte público da capital baiana.
Conforme a Polícia Civil, os suspeitos foram ouvidos e liberados após assinarem um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por promover tumulto, praticar ou incitar a violência em um raio de cinco mil metros ao redor de realização do evento esportivo. Um inquérito foi instaurado para apurar os crimes de dano qualificado cometido contra o patrimônio e corromper menor de 18 anos.
Com os suspeitos foram apreendidos soqueira, canivete, drogas e sprays para pichação. Em outro ponto da cidade, no Engenho Velho de Brotas, integrantes da Torcida Uniformizada os Imbatíveis (TUI) atacaram torcedoras do Bahia que estavam em um bar da região. Durante a confusão, houve arremesso de cadeira, mesa e cone. Não há informações de feridos. *Com informações do g1
Mercado financeiro eleva previsão da inflação para 5,5%
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, foi revisada para 5,5% em 2025, de acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Banco Central. Na semana anterior, a estimativa era de 5,08%.
Para 2026, a projeção da inflação subiu de 4,1% para 4,22%. Já para 2027 e 2028, as previsões permanecem abaixo dos níveis atuais, em 3,9% e 3,73%, respectivamente.
Apesar da tendência de desaceleração no médio prazo, a estimativa para 2025 supera o teto da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (limites entre 1,5% e 4,5%).
Em 2024, a inflação fechou em 4,83%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima do teto da meta estipulada para o ano e foi impulsionado, principalmente, pelo aumento nos preços do grupo alimentos e bebidas, que impactaram significativamente o custo de vida da população.
A alta nas projeções para 2025 reforça o alerta para o cenário econômico do país, que segue monitorado pelas autoridades e instituições financeiras. A estabilidade da inflação é fundamental para o planejamento econômico e para preservar o poder de compra dos brasileiros.
- 1