O rádio vende mais que a internet
Marplan mostra que o rádio está em 99% das residências e em 83% dos carros. A internet só está em 43% da população, a maior parte nos celulares. O rádio também está nos mesmos celulares, via aplicativo e sintonizador interno.
O rádio vai direto no alvo
No rádio voce massifica sua mensagem gastanto pouco e falando diretamente com o público da cidade ou região onde seu negócio funciona. Na internet voce paga por milhares de pessoas que moram em outros estados e até países. E não sabe quantos locais está atingindo.
Só o rádio massifica de verdade
Na Bahia, só 54,8% tem internet, um percentual que é puxado para cima por Salvador (78,5%), o que mostra que no interior este índice é muito menor. Salvador tem 2.677.000 pessoas, das quais 78,5% tem internet (2.100.000). Sobram 13 milhões que moram no interior, dos quais só 30% (3.900.000) tem internet. Isso dá uma média de apenas 9.375 pessoas com internet em cada um dos 416 municípios restantes. Já o rádio é ouvido por 89% da população (11.570.000 do interior) ou uma média de 27.819 pessoas por muinicípio.
O rádio atinge quem te interessa
É impossível usar a internet para massificar a mensagem de uma empresa que só vende na loja física. Não importa se o site atinge milhões de pessoas e sim quantas são da cidade onde a loja está. E não se massifica nada com 2 ou 3 mil pessoas. Uma emissora de rádio local como a Morena FM, em Itabuna, atinge cerca de 49 mil pessoas de vez. Mesmo a rádio com a pior audiência atinge dezenas de vezes mais pessoas na cidade de sua empresa que qualquer site, mesmo os nacionais. Eles atingem muitos globalmente, porém só uma pequena quantidade na sua cidade.
Ouvir é mais fácil do que ler
Ainda mais em um país com baixo índice de leitura. Tem mais: ouvir é uma atitude multitarefa. Voce pode fazer várias coisas enquanto ouve o rádio. Mas precisa se concentrar na tela do celular ou do PC para absorver uma propaganda. No rádio, ela te atinge voce queira ou não. Na internet, sua atenção vai direto para o conteúdo, muitas vezes ignorando os banners.
O rádio atinge mais gastando menos
Enquanto a internet é muito eficaz para quem vende online, ela dá pouco resultado para as lojas tradicionais. Só 1,2% das pessoas clicam em um banner, o que significa que é preciso uma exposição permanente, 24h por dia, 365 dias por ano, para gerar cliques suficientes. No rádio, 5x por dia durante 15 dias atingem 84% da população.
O rádio dá excelente retorno
Um estudo da Clear Channel mostra que cada real investido em propaganda de rádio gera um aumento médio de R$ 6 nas vendas. Ou seja, um investimento de R$ 700 numa rádio pode gerar R$ 3.600 em vendas a mais que o normal. Na internet, dificilmente se geram vendas, o motivo que está fazendo as maiores empresas voltarem a investir mais no rádio que em sites e redes sociais.
O rádio leva o ouvinte até voce
O rádio encaminha o ouvinte direto para sua loja, onde os vendedores podem fechar a venda. Já a propaganda online só pode levar a um site que, se voce não vende online, é inútil para sua venda em loja física. Além disso, por usar a fala, o rádio gera mais intimidade e convencimento.
Todo mundo ouve rádio todo dia
92% dos adultos consomem o rádio todos os dias. Incluindo crianças e adolescentes, o alcance é de 89% da população. Já a internet é acessada por apenas metade desse público e 90% desta metade só usa redes sociais, faz buscas ou entra em bancos online. Não visita sites.
O rádio está em todo lugar
O rádio pode ser acessado em qualquer lugar, com ou sem energia elétrica, nos carros e em aparelhos portáteis. A internet depende da energia elétrica e, mesmo em celulares, precisa de um bom sinal wi-fi ou rede 4G. O rádio só precisa de uma pilha. Além disso, ninguém acessa a internet enquanto dirige, mas ouve rádio.
O rádio não precisa de intenção
O rádio atinge o consumidor mesmo que ele não esteja ouvindo, ao passar por alguém que esteja, no trabalho, nos bares e restaurantes, no carro, na rua. A internet exige que a pessoa escolha acessar e queira procurar o que voce vende.
O rádio tem a maior credibilidade
64% das pessoas acreditam nas notícias dadas através do rádio, contra só 32% de sites de notícias, 28% de blogs, 17% no Instagram, 16% do Twitter, 12% do WhatsApp e 11% do Facebook. Para 72% os brasileiros, as notícias via WhatsApp são falsas, contra 19% que pensam isso do rádio. Vários estudos de publicidade mostram que a credibilidade do veículo influencia a imagem de seus anunciates junto ao público, facilitando a tomada de ação em direção a uma compra.
O rádio tem mais eficiência
Um outro motivo que está levando as grandes empresas de volta ao rádio foi o resultado de pesquisas feitas, tanto por elas quanto por consultorias, mostrando que anunciar no Facebook, por exemplo, atrai milhões de visualizações e likes, mas não gera vendas.
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