:: 13/maio/2026 . 11:36
Prefeito Sandro Futuca anuncia pagamento do programa Saúde Brasil 360 para profissionais da saúde de Ibirataia nesta quinta-feira
O prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca (MDB), anunciou na quarta-feira (13) que os profissionais da saúde do município irão receber, nesta quinta-feira (14), os valores referentes ao programa Saúde Brasil 360, iniciativa voltada ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o prefeito, os valores serão depositados diretamente nas contas dos profissionais contemplados pelo programa, beneficiando equipes que atuam na rede municipal de saúde.
Ao comentar sobre o pagamento, Sandro Futuca agradeceu o empenho dos servidores da saúde e parabenizou toda a equipe pelo trabalho desenvolvido no município. O gestor também destacou que o foco da administração municipal é continuar avançando na melhoria dos serviços de saúde ofertados à população de Ibirataia.
O Saúde Brasil 360 integra ações de fortalecimento da Atenção Primária, buscando melhorar indicadores de atendimento, acompanhamento da população e qualidade dos serviços prestados nas unidades de saúde.
A iniciativa também prevê incentivos relacionados ao desempenho das equipes e valorização dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Ver essa foto no Instagram
Ibirataia: Prefeito Sandro Futuca acompanha obras estruturantes e destaca avanço no desenvolvimento do município
Visitas técnicas incluíram reforma da Feira Livre, construção do Complexo Policial, requalificação do Complexo Poliesportivo e das 61 Casas Populares.
O prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca, realizou nesta terça-feira, 13, uma série de visitas técnicas às principais obras em andamento no município. Entre os locais visitados estão a reforma da Feira Livre, onde está sendo concluída a Casa de Farinha e o galpão destinado à comercialização dos produtos dos feirantes, além da construção do novo Complexo Policial e da requalificação do Complexo Poliesportivo e também das 61 Casas Populares.
As obras fazem parte do conjunto de investimentos voltados para o fortalecimento da infraestrutura urbana, valorização do comércio local, incentivo ao esporte e ampliação da segurança pública. A gestão municipal destaca que os serviços estão avançando conforme o cronograma, buscando garantir mais conforto, organização e qualidade de vida para a população ibirataense.
Durante a visita, o prefeito Sandro Futuca ressaltou a importância das intervenções para o desenvolvimento da cidade. “Estamos trabalhando com responsabilidade e compromisso para transformar Ibirataia em um município cada vez mais estruturado, oferecendo mais dignidade para os feirantes, mais segurança para a população e espaços adequados para o esporte e lazer. Essas obras representam avanço e cuidado com nossa gente”, afirmou o gestor municipal.
Prefeito de Presidente Tancredo Neves declara apoio e reforça grupo liderado por Léo de Neco
O prefeito de Presidente Tancredo Neves, Oziel Brito, anunciou nesta terça-feira (12) o alinhamento político com o grupo liderado por Léo de Neco, passando a caminhar ao lado da liderança regional e também de Neto Carleto em um projeto conjunto voltado para o fortalecimento político e o desenvolvimento dos municípios do interior da Bahia.
A movimentação reforça o protagonismo de Léo de Neco no cenário político regional, ampliando sua base de apoio com a chegada de novas lideranças e consolidando um grupo que vem se fortalecendo através de articulações estratégicas e parcerias institucionais voltadas para o crescimento econômico e social das cidades envolvidas.
Segundo os envolvidos, a união tem como objetivo construir um projeto pautado na responsabilidade administrativa, no diálogo e na busca por investimentos que impactem diretamente a vida da população, com foco em melhorias nos serviços públicos, geração de emprego e ampliação de oportunidades.
O prefeito Oziel Brito destacou a importância da parceria e ressaltou o papel de Léo de Neco na condução do grupo, afirmando que a união de forças representa um avanço importante na construção de um projeto sólido e comprometido com o bem-estar da população.
A articulação reforça o cenário de movimentações políticas no interior do estado e evidencia o crescimento da influência de Léo de Neco, que vem ampliando alianças e consolidando seu espaço como uma das principais lideranças regionais na atual conjuntura política.
Governo da Bahia inicia licitações para obras de infraestrutura em quatro municípios com investimento de R$ 38,8 milhões
Os processos licitatórios para execução de obras de infraestrutura em quatro municípios baianos foram iniciados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), após publicação do aviso no Diário Oficial do Estado, contemplando ações de pavimentação de rodovias, construção de ponte e implantação de terminal rodoviário, com investimento total previsto de R$ 38,8 milhões e abertura das propostas marcada para o dia 26 de maio.
No sudoeste baiano, em Vitória da Conquista, será realizada a pavimentação dos acessos às BAs 263 e 693 e à BR-116, totalizando 14,1 quilômetros de extensão, com investimento estimado em R$ 13,8 milhões, beneficiando diretamente diversas localidades da zona rural como Batuque, Vereda do Progresso, Campo Formoso, Veredinha, Abelhas, Inhobim, Queimadas, Matinha, Corta Lote, Poço Verde e Lagoa do Boi, melhorando o deslocamento de moradores e o escoamento da produção agrícola.
Já no município de Nova Fátima, na região da Bacia do Jacuípe, será executada a pavimentação de um trecho de 12,3 quilômetros ligando o povoado de São Joaquim à sede municipal, com investimento previsto de R$ 16,3 milhões, garantindo mais segurança e agilidade no acesso da população a serviços essenciais como saúde, educação, comércio e também fortalecendo o transporte da produção da pecuária leiteira.
Em Nazaré, será construída uma nova ponte sobre o Rio Jaguaripe, com extensão de 61 metros, interligando os bairros Apaga Fogo e Muritiba na passagem urbana que dá acesso à BA-001, com investimento estimado em R$ 6,6 milhões, beneficiando cerca de 27 mil moradores e contribuindo para a mobilidade entre as regiões do Recôncavo e do Baixo Sul, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local.
No município de Boquira, o Governo do Estado também iniciará a construção de um novo terminal rodoviário, com investimento de R$ 2,1 milhões, em uma área de quase 10 mil metros quadrados e com aproximadamente 4,7 mil metros quadrados de área construída, contando com quatro baias para ônibus e estrutura adequada para atender mais de 19 mil moradores, melhorando o transporte intermunicipal e a organização do fluxo de passageiros.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, as obras são fundamentais para fortalecer a mobilidade, garantir o escoamento da produção agrícola e pecuária, especialmente em períodos chuvosos, além de contribuir diretamente para geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico nas regiões contempladas.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver.
Senado aprova renovação automática da CNH para motoristas sem infrações; medida segue para sanção de Lula
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12) a Medida Provisória nº 1.327/2025, que prevê a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), conhecido como o cadastro dos bons motoristas. O texto agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O RNPC reúne motoristas que não cometeram infrações de trânsito sujeitas à pontuação nos últimos 12 meses. Além da renovação automática da habilitação, o programa prevê benefícios como descontos em tributos, pedágios, estacionamentos e seguros.
De acordo com o texto aprovado, os condutores com idade entre 50 e 69 anos terão direito à renovação automática da CNH apenas uma vez. Já os motoristas com 70 anos ou mais, assim como aqueles que possuem prazo de validade reduzido por recomendação médica, não serão contemplados com o benefício.
A proposta também estabelece que a CNH poderá ser emitida em formato físico ou digital, de acordo com a preferência do condutor.
Apesar da automatização da renovação, continuam obrigatórios os exames de aptidão física e mental, além da avaliação psicológica quando exigida. A novidade é que os valores desses exames passarão a ser definidos por um preço público fixado por órgão de trânsito da União, com reajuste anual baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A medida tem como objetivo incentivar o bom comportamento no trânsito e premiar os motoristas que mantêm histórico sem infrações.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver.
Polícia Federal, TCM e Ministério Público investigam denúncias envolvendo gestão de Zé Cocá na compra de ônibus em Jequié
A Polícia Federal (PF), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e o Ministério Público Federal investigam denúncias relacionadas à compra de ônibus destinados ao transporte coletivo de Jequié, no território do Médio Rio das Contas, no Sudoeste da Bahia, envolvendo atos administrativos praticados durante a gestão do ex-prefeito Zé Cocá (PP).
Segundo as informações apresentadas nas denúncias, os apontamentos foram construídos com base em documentos obtidos junto ao Tribunal de Contas e analisados por profissionais da área jurídica e especialistas em licitações, que teriam identificado inconsistências em contratos, registros, valores e etapas do processo administrativo relacionado à aquisição dos veículos.
De acordo com os relatos encaminhados aos órgãos de controle, existem indícios que precisam ser apurados, especialmente em relação à condução do procedimento licitatório e à legalidade dos atos administrativos realizados durante a contratação, além de possíveis violações aos princípios da legalidade, transparência e moralidade administrativa.
Entre os fatos apresentados, consta que, no dia 9 de fevereiro de 2026, a Secretaria de Serviços Públicos teria encaminhado solicitação à empresa Graciliano para adesão à ata de registro de preços, enquanto os e-mails das empresas envolvidas na cotação teriam sido enviados nos dias 11 e 12 de fevereiro, sendo apontado ainda que os cartões CNPJ apresentados no processo teriam sido emitidos em curto intervalo de tempo, circunstância considerada relevante para eventual apuração.
Outro ponto citado envolve a tramitação do processo administrativo relacionado à contratação estimada em R$ 3,3 milhões, já que, conforme as informações apresentadas, o pedido de análise orçamentária teria sido encaminhado antes da consolidação formal da pesquisa de preços, situação que levantou questionamentos sobre a sequência dos atos administrativos adotados.
Também foi destacada a rapidez na formalização de documentos no fim de fevereiro, uma vez que, segundo os relatos, no dia 27 daquele mês, o secretário de Serviços Públicos teria autorizado a adesão à ata, enquanto parecer jurídico e contrato administrativo teriam sido produzidos no mesmo dia, mesmo diante de um processo considerado complexo.
Outro aspecto abordado diz respeito à emissão da nota fiscal e à situação documental dos ônibus junto ao Detran, sendo afirmado que o pagamento à empresa teria ocorrido antes da formalização da transferência dos veículos, além da alegação de que, em consulta realizada no início de maio, os ônibus continuariam registrados em nome da empresa vendedora no Rio de Janeiro, embora já estivessem circulando em Jequié.
Também foram levantados questionamentos sobre os valores pagos pelos veículos, já que, segundo os apontamentos apresentados, uma cotação obtida diretamente junto à empresa fornecedora no Rio de Janeiro teria indicado preço de R$ 550 mil por unidade para veículos semelhantes, enquanto os ônibus adquiridos por meio da empresa contratada teriam custado R$ 660 mil cada, diferença considerada relevante e que, segundo os relatos, merece esclarecimentos.
O jornalista Mateus Oliver tentou contato com a Prefeitura de Jequié para obter posicionamento sobre as denúncias apresentadas, mas até o fechamento desta matéria não houve manifestação oficial da gestão municipal, do ex-prefeito Zé Cocá ou dos demais citados, permanecendo o espaço aberto para esclarecimentos e posicionamentos das partes envolvidas.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
- 1














