WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



secom bahia









auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

maio 2026
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  


:: 7/maio/2026 . 17:15

Prefeitura de Itagi doa terreno ao Governo da Bahia para construção de Delegacia e unidade da PM

A Prefeitura de Itagi oficializou a doação de um terreno ao Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado, destinado à construção de uma unidade da Delegacia de Polícia Civil e de um Batalhão da Polícia Militar no município, a medida foi sancionada pelo prefeito Saulo Islan Santos Soledade através da Lei nº 348, publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial do Município.

Conforme o texto da legislação, o imóvel possui área total de 2.400 metros quadrados e está localizado às margens da Rodovia BA-647, na zona urbana da cidade, sendo destinado exclusivamente para implantação das estruturas de segurança pública.

A iniciativa representa um avanço importante para o fortalecimento da segurança pública em Itagi, já que a construção de novas instalações para a Polícia Civil e Polícia Militar deve ampliar a capacidade operacional das forças de segurança, além de melhorar as condições de atendimento à população e de trabalho das equipes policiais.

De acordo com a lei, caso o imóvel não seja utilizado para a finalidade prevista no prazo de até três anos após a formalização da escritura pública, o terreno deverá retornar ao patrimônio do município.

A legislação também estabelece que todas as despesas cartorárias e encargos necessários para efetivação da doação serão custeados pela Prefeitura de Itagi.

A publicação reforça o alinhamento entre o município e o Governo do Estado na busca por investimentos estruturais na área da segurança pública, tema que tem sido uma das principais demandas da população local.

fonte: jornalista Mateus Oliver

Léo de Neco destaca parceria com Jerônimo Rodrigues para avanço do Mercado Municipal do distrito de Retiro em Coração de Maria

Fruto da articulação junto ao governador Jerônimo Rodrigues, ao secretário de Relações Institucionais Adolpho Loyola, ao prefeito Kley Lima e ao pré-candidato a deputado estadual Léo de Neco, foi anunciada uma importante conquista para o distrito de Retiro: o avanço do projeto do Mercado Municipal da localidade.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, ampliar a geração de renda e oferecer melhores condições para comercialização da produção local, beneficiando diretamente pequenos produtores e trabalhadores rurais da região.

Além de incentivar a economia local, o novo espaço também deve contribuir para valorização dos produtos da agricultura familiar e fortalecimento das atividades comerciais no distrito, criando novas oportunidades para os moradores.

Segundo os envolvidos na articulação, o projeto representa mais um passo no compromisso de promover desenvolvimento, infraestrutura e oportunidades para a população, especialmente nas comunidades do interior.

“Seguimos trabalhando com compromisso para levar mais desenvolvimento e oportunidades para a nossa gente”, destacou a manifestação divulgada pelas lideranças envolvidas.

fonte: jornalista Mateus Oliver

Programa Estudantes nos Museus leva estudantes de Pirajá a circuito cultural

Entre corredores repletos de história, cores e memórias da Bahia, 32 estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Cesare Casali, localizado no bairro de Pirajá, em Salvador, trocaram a rotina da sala de aula por um circuito de experiências culturais nesta quinta-feira (7). O grupo participa de uma aula externa que percorre dois importantes espaços culturais da capital baiana: o Museu de Arte da Bahia (MAB) e o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), aproximando os jovens da arte, da história e das diferentes narrativas que ajudam a construir a identidade baiana.

A atividade integra o Programa Estudantes nos Museus, iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Cultura (Secult-BA), em parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). O programa busca enriquecer a experiência educacional dos estudantes a partir do contato direto com o patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado. Com visitas mediadas, atividades pedagógicas e acesso garantido por meio de transporte e alimentação, a ação fortalece o pensamento crítico, a sensibilidade cultural e a formação cidadã dos jovens.

Pela manhã, os estudantes participaram de uma visita guiada pelo MAB, onde conheceram as obras da exposição “Carybé e o povo da Bahia”, do artista Carybé, as fotografias do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, além da coleção “Folhas que Curam”, da artista Luz Castañeda. Entre pinturas, fotografias e símbolos das culturas populares e religiosas, os jovens foram convidados a observar detalhes, levantar perguntas e descobrir novas formas de enxergar a arte e o próprio território onde vivem.

Para o estudante Andrei da Silva Calmon, 18 anos, da 3ª série do Ensino Médio (EM), a visita despertou curiosidade e identificação com a cultura baiana. “Estou feliz por ter essa oportunidade de conhecer novas obras e culturas. A visita faz a gente perceber que tudo isso também pertence a nós”, destacou.

A experiência também ganhou forma pelas mãos dos estudantes na oficina “Experimentação em Azulejos”. Depois da visitação, cada participante recebeu um azulejo em branco para traduzir em arte aquilo que mais chamou a atenção durante o passeio. A estudante Ana Regina Conceição Santiago, 16 anos, da 2ª série do EM, contou que a atividade despertou ainda mais interesse pelas exposições. “Gostei porque vi coisas sobre religiões e imagens que me deixaram curiosa para aprender mais. É importante sair da escola e viver experiências diferentes como essa”, afirmou. No período da tarde, os estudantes foram ao MAC Bahia, onde encerram o circuito cultural com mais uma visita mediada.

Fonte: Ascom/SEC

Patrick Lopes entrega equipamentos ao Corpo de Bombeiros para reforçar atuação em Ipiaú e região

O deputado estadual Patrick Lopes participou, nesta semana, da entrega de novos equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, que serão destinados ao 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM), em Ipiaú.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a estrutura operacional da corporação e ampliar a capacidade de resposta em ocorrências de salvamento, resgate e apoio à população.

A entrega foi viabilizada por meio de emendas parlamentares do deputado e soma um investimento de R$ 91.020,00. Entre os itens entregues estão 01 bote inflável, 02 motores popa, 01 martelo demolidor e 01 carreta rodoviária, equipamentos que ajudam a dar mais agilidade e segurança às equipes durante as operações.

Patrick Lopes destacou a importância de investir em instituições que salvam vidas e reafirmou o compromisso do mandato com a valorização e o fortalecimento do Corpo de Bombeiros. Segundo o parlamentar, apoiar a corporação é garantir mais proteção e mais segurança para toda a região.

Prefeita Laryssa Dias reúne empresários e lojistas para alinhar ações dos festejos juninos

A prefeita Laryssa Dias esteve reunida na noite da última quarta-feira (6) com empresários e lojistas de Ipiaú para alinhar ações relacionadas aos festejos juninos, período que tradicionalmente impulsiona o comércio local, fortalecendo a economia e gerando emprego e renda no município.

Durante o encontro, realizado no Centro Cultural Dr. Salvador da Matta, foram discutidos temas como decoração, iluminação, atrações, segurança, mobilidade urbana, organização do trânsito, criação de espaços para estacionamento e melhorias na estruturação do centro comercial. Laryssa participou da reunião acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Miranda, e pela secretária de Cultura, Esportes, Turismo e Eventos, Erlandia Souza.

Na oportunidade, a prefeita ouviu demandas do setor, apresentou propostas e destacou que a Festa de São Pedro de Ipiaú já se consolidou como um dos maiores eventos juninos da Bahia, atraindo grande fluxo de turistas, contando com atrações de destaque nacional e valorizando artistas locais e regionais.

A Prefeitura ficará responsável pela ornamentação das ruas Dois de Julho, Sete de Setembro, Olavo Bilac, Nações Unidas, Moisés Santos e Castro Alves. Já na Praça Rui Barbosa será montada a tradicional Vila Junina. Neste ano, os festejos terão como tema “Copa Cacau”.

Outros espaços temáticos também serão instalados no Terminal Rodoviário e na Praça de Eventos Álvaro Jardim, principal palco das atividades do São Pedro. A expectativa é que, até a primeira semana de junho, as ruas do centro comercial estejam totalmente decoradas.

Durante a reunião com os comerciantes, também foram apresentadas orientações voltadas para a ambientação do comércio, engajamento dos lojistas e empreendedores, padronização visual e outras medidas que devem fortalecer ainda mais o clima junino na cidade.

A prefeita Laryssa Dias afirmou ainda que o projeto São João nos Bairros será mantido e ressaltou que a economia local também deverá ser aquecida com a realização do Festival do Chocolate, previsto para acontecer entre os dias 21 e 24 de maio, além da Feira Literária de Ipiaú (Flipiaú), que poderá ocorrer em meados do próximo mês.

Os dois eventos terão como principal centro das atividades a Praça Rui Barbosa e devem atrair visitantes de diversas regiões da Bahia.

Já na noite desta sexta-feira (8), a expectativa da população se volta para o anúncio oficial das atrações do São Pedro de Ipiaú 2026. A divulgação será feita pela prefeita Laryssa Dias no Complexo Poliesportivo Cultural Dr. Salvador da Matta. (José Américo Castro/Decom-PMI)

Ibirataia participa de encontro regional do PRODETER para fortalecer o desenvolvimento rural

A secretária de Agricultura de Ibirataia, Laís Nascimento, participou de um importante encontro realizado no município de Ibirapitanga para discutir ações relacionadas ao PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial). A reunião reuniu representantes dos municípios de Ibirapitanga, Ipiaú, Ubatã e Ibirataia, fortalecendo o diálogo regional em prol do desenvolvimento rural sustentável.

Durante o encontro, os participantes alinharam agendas e definiram estratégias para a execução das ações que serão desenvolvidas nos municípios integrantes do comitê gestor do PRODETER. A iniciativa busca fortalecer a agricultura familiar, ampliar oportunidades para os produtores rurais e impulsionar o crescimento do setor agrícola em toda a região, promovendo mais desenvolvimento e geração de renda no campo.

Segundo a secretária Laís Nascimento, a participação de Ibirataia no programa reforça o compromisso da gestão municipal com os trabalhadores rurais. “Estamos unindo esforços com os municípios da região para construir ações que tragam resultados concretos para os produtores e fortaleçam cada vez mais a agricultura familiar. Esse trabalho conjunto é fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso campo”, destacou a gestora.

Ministério Público opina por rejeitar embargos de Charles Mosquito e tornar Toi de Berenga elegível em processo que investiga fraude em cota de gênero

O Ministério Público Eleitoral, por intermédio da Promotoria da 024ª Zona Eleitoral, emitiu um parecer jurídico referente aos embargos de declaração opostos contra a sentença que reconheceu a fraude à cota de gênero no município de Ibirataia.

A manifestação ministerial analisa os recursos que buscam sanar omissões ou erros na decisão que condenou candidatos do partido União Brasil por irregularidades nas eleições de 2024.

O documento detalha a análise individualizada das condutas para fins de aplicação das sanções de inelegibilidade, mantendo, contudo, a validade da condenação principal por fraude.

Em relação ao investigado Antônio Carlos dos Santos Gomes, conhecido popularmente como Toi de Berenga, o Ministério Público manifestou-se pelo acolhimento parcial de seu recurso.

O parecer aponta que houve um erro de premissa fática na condenação original, pois não restou comprovado que ele ocupava cargo de direção partidária ou que participou efetivamente da organização da chapa.

Com base nessa revisão, o órgão fiscal da lei opinou pela exclusão da sanção de inelegibilidade que havia sido imposta a ele, permitindo que ele recupere sua condição de elegível perante a Justiça Eleitoral.

No que tange aos demais recorrentes, o Ministério Público recomendou a rejeição total dos embargos protocolados por Charles Mosquito de Souza, Francilene Barreto Santos e Maria Emília Brito Costa Silva.

A promotoria argumentou que os argumentos de defesa, que citavam limitações financeiras e problemas de saúde, já haviam sido devidamente enfrentados e descartados pelo magistrado na sentença.

Para o órgão ministerial, não existem vícios que justifiquem a alteração do julgado para esses candidatos, tratando-se apenas de uma tentativa de rediscutir provas já avaliadas.

Apesar da recomendação favorável a Toi de Berenga no campo da inelegibilidade, o Ministério Público reiterou que o reconhecimento da fraude à cota de gênero deve permanecer inalterado.

Dessa forma, as consequências coletivas da decisão, como a cassação de todo o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e a perda dos mandatos conquistados pela legenda em Ibirataia, continuam válidas.

O processo aguarda agora a decisão final do Juízo da 024ª Zona Eleitoral de Ipiaú.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Suspeito Conhecido como “GG” Morre em Troca de Tiros com a Polícia Militar em Una

Um confronto armado registrado na região entre os distritos de Pedras e Independência, no município de Una, resultou na morte de um indivíduo identificado como Luanderson, vulgo “GG”, após o mesmo abrir fogo contra guarnições da Polícia Militar.

A ocorrência mobilizou policiais do 3º Pelotão e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 71ª CIPM, que realizavam incursões na localidade quando foram surpreendidos pelos disparos efetuados pelo suspeito.

Diante da injusta agressão, os militares revidaram, iniciando uma troca de tiros que culminou com o suspeito atingido em meio à vegetação da zona rural.

Luanderson, apontado como um elemento de alta periculosidade na região, chegou a ser socorrido pelas guarnições e encaminhado para uma unidade hospitalar próxima, porém não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado pela equipe médica de plantão.

Com ele, os policiais apreenderam a arma utilizada no ataque contra as guarnições, além de materiais que reforçam seu envolvimento com atividades ilícitas na zona sul do estado.

A ação reforça o policiamento ostensivo na área de Una, onde as forças de segurança têm intensificado o combate ao crime organizado e às tentativas de retaliação contra agentes do Estado.

O caso foi registrado na delegacia territorial, onde o armamento apreendido foi apresentado para a realização da perícia técnica e formalização dos procedimentos de praxe.

A morte em confronto destaca a tensão contínua em áreas rurais de difícil acesso, onde grupos criminosos tentam estabelecer esconderijos e rotas de fuga.

O comando da 71ª CIPM reiterou o compromisso com a segurança da população de Una e região, destacando que as tropas permanecem em alerta para garantir a ordem pública e responder com rigor a qualquer tentativa de atentado contra a vida de policiais militares em serviço.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Adolescente de 17 anos é morto a tiros dentro de estabelecimento comercial no bairro Cidade Nova, em Jequié

Um adolescente identificado como Esael, de 17 anos, foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (07), no bairro Cidade Nova, no município de Jequié.

O jovem estava dentro de um estabelecimento comercial quando foi surpreendido por criminosos armados, que efetuaram diversos disparos de arma de fogo, levando a vítima não resistir aos ferimentos e morrer ainda no local.

Esael trabalhava como entregador e era conhecido na região onde aconteceu o crime que causou forte comoção entre moradores e amigos do adolescente.

Após o ataque, os autores fugiram rapidamente e, até o momento, não há informações sobre a identidade dos suspeitos nem sobre a motivação do homicídio.

Equipes da Polícia Militar foram acionadas para isolar a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela perícia e remoção do corpo e o caso será investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia