WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



secom bahia









auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Tornozeleira eletrônica será obrigatória para agressores de mulheres

O governo Lula (PT) sancionou uma lei que obriga o uso da monitoração eletrônica a agressores que estejam cumprindo medida protetiva de urgência em casos de violência doméstica e familiar. A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 25.

A Lei 15.125/25, que altera a Lei Maria da Penha, surgiu do Projeto de Lei 5427/23, do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ), aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

O texto também prevê o uso do botão do pânico para alertar a vítima e a polícia caso o agressor se aproxime indevidamente.

A medida já vinha sendo adotada no Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Sul e agora passa a valer em todo o país.

Cresce crime de ódio e apologia à violência envolvendo adolescentes

O nome “Desfaçatez” foi escolhido para batizar uma operação da Polícia Federal no Rio de Janeiro, no último dia 19, que expôs uma situação preocupante no país: o agravamento dos crimes de apologia a atentado contra a vida na internet. O nome remete à postura dos investigados, que aparentavam uma reputação de pessoas de bem enquanto participavam de ações criminosas e violentas, planejadas no universo digital, mas executadas na vida real.

Nesse caso, o assassinato de um morador de rua, que aconteceria no dia Domingo de Páscoa, dia 20, com transmissão ao vivo pela plataforma Discord. Foram presos Bruce Vaz de Oliveira, de 24 anos, que se apresenta como ativista ambiental e embaixador da ONU, mas, segundo as investigações, organizava sessões de tortura a animais, transmitidas pela mesma plataforma. E os jovens Kayke Sant´Anna Franco, 19, e Caio Nicholas Augusto Coelho, 18, que planejaram o crime e receberiam uma quantia em dinheiro por ele. Um adolescente de 17 anos que era um dos administradores do grupo também foi apreendido.

A polícia carioca chamou atenção para a prisão de Bruce, que seria o responsável pelo servidor que agrupa uma comunidade de jovens e está sendo acusado de maus-tratos a animais, indução à automutilação, estupro virtual, racismo e incitação a diversas formas de violência. De acordo com as investigações, iniciadas há cinco meses, o grupo promovia ataques de ódio direcionados a negros, mulheres e adolescentes.

Luto na PMBA: Subtenente morre em acidente na Avenida Vasco da Gama em Salvador

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) está de luto pela perda da subtenente Emilene Rodrigues Santos, de 48 anos, que faleceu em um trágico acidente de trânsito na manhã de domingo (27), por volta das 5h, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador.

O acidente ocorreu nas proximidades do supermercado Atakarejo, localizado no bairro Engenho Velho de Brotas, e está sendo investigado pela 6ª Delegacia Territorial de Brotas, que busca esclarecer as circunstâncias da fatalidade.

Nota de Pesar da PMBA

A subtenente Emilene Rodrigues Santos era integrante do 18° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Centro Histórico). Em nota oficial, a corporação expressou profundo pesar pela perda da policial militar. “Neste momento de imensa dor, a corporação presta toda a solidariedade e apoio aos familiares e colegas de farda enlutados”, diz o comunicado emitido pela PMBA.

Ainda não há informações detalhadas sobre a dinâmica do acidente que vitimou a subtenente Emilene. A Transalvador informou que não registrou a ocorrência em seus sistemas. Guias para a realização da perícia técnica e para a remoção do corpo foram expedidas para auxiliar na investigação.

Luto na Corporação

A morte da subtenente Emilene Rodrigues Santos representa uma grande perda para a Polícia Militar da Bahia e para a comunidade que servia. A corporação perde uma profissional dedicada, e seus colegas de farda lamentam profundamente sua partida.

Inscrições para o programa Mais Futuro começa nesta segunda feira

A Secretaria da Educação da Bahia publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (26), o edital de inscrição para a edição do primeiro semestre de 2025 do Programa Mais Futuro. O projeto de auxílio permanência é voltado a estudantes do Ensino Superior em condições de vulnerabilidade socioeconômica das universidades públicas estaduais da Bahia.

As inscrições estarão abertas no período de 28 de abril a 28 de maio, por meio do endereço eletrônico http://maisfuturo2.educacao.ba.gov.br/acessoestudante. Serão contemplados estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

O programa do Governo do Estado visa elevar o nível de aprendizagem e a formação de novos profissionais na Bahia ao conceder auxílio básico, no valor de R$ 400, para os estudantes custearem as despesas durante o curso de graduação, ou auxílio moradia, no valor de R$ 800, para universitários que residem a uma distância superior a 100 quilômetros da universidade.

Para ser beneficiado pelo Mais Futuro, é necessário ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação presencial nas universidades públicas estaduais, desde que não tenha concluído qualquer outro curso de nível superior e que esteja comprovadamente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme marcos regulatórios e orientações complementares definidos para o programa.

Os alunos interessados no auxílio deverão ter registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e identificar, no momento da inscrição, o enquadramento nos perfis Básico, Moradia ou Complementar.

O estudante que tiver sua inscrição homologada pela universidade e validada pela SEC, e que tenha cumprido com todos os critérios de elegibilidade previstos nos marcos legais do edital, receberá o valor mensal equivalente ao respectivo perfil.

A periodicidade do pagamento do auxílio permanência será de oito meses do ano calendário civil ao estudante beneficiário inserido no Perfil Básico e de 12 meses ao beneficiário enquadrado no Perfil Moradia. Além de atender os contemplados com a bolsa, o programa oferece a oportunidade de estágio nos órgãos estaduais após a conclusão de dois terços do curso.

Mais de 260 mil eleitores podem ter o título cancelado na Bahia

Mais de 260 mil baianos podem perder o título de eleitor cancelado por não votarem, não justificarem a ausência às urnas e não quitarem as multas referentes às três últimas eleições consecutivas. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, mais de 62 mil eleitores irregulares estão localizados em Salvador.

Para evitar o cancelamento da inscrição eleitoral, os eleitores que estão nessas condições devem procurar a Justiça Eleitoral até o dia 19 de maio de 2025. Entre as sanções previstas para aqueles que perdem o título de eleitor estão a impossibilidade de inscrever-se em concurso público, tomar posse em cargo ou função pública, obter empréstimos em instituições financeiras públicas ou que tenham participação do governo, emitir passaporte ou carteira de identidade (exceto para quem está no exterior e precise retornar ao Brasil).

Eleitoras e eleitores podem consultar se estão com pendências na Justiça Eleitoral pelos seguintes canais: site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), aplicativo e-Título (disponível gratuitamente para Android e iOS) ou pelo telefone (71) 3373-7000. A consulta também pode ser feita presencialmente em um cartório eleitoral ou nos postos da Justiça Eleitoral.

Em caso de pendências, como débitos eleitorais decorrentes de multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a eleitora ou o eleitor deve primeiro quitar as multas pelo Autoatendimento Eleitoral. Somente após o pagamento, será possível concluir a regularização e evitar o cancelamento definitivo do título.

Outra opção é buscar atendimento presencial no TRE-BA. Em Salvador e no interior do estado, o serviço está disponível nos Cartórios Eleitorais, nos postos descentralizados da Justiça Eleitoral e nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Na capital, também é possível ser atendido na Central de Atendimento ao Público – sede do TRE-BA- localizada no CAB.

Troca de tiros entre policiais civis e bandidos acaba com dois criminosos mortos em Eunápolis

Dois homens acabaram mortos após o carro em que tentavam escapar de um cerco policial atolar e na fuga a pé atirarem contra policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, que revidaram a injusta agressão na Zona Norte da cidade de Eunápolis no Extremo-Sul da Bahia na tarde desta sexta-feira (25).

Segundo a polícia civil informou ao Jornalista Mateus Oliver, a ação que acabou com óbito da dupla tinha como interesse prender membros de uma quadrilha que havia assaltado uma fazenda na semana da Páscoa, oportunidade em que conseguiram levar uma moto, celulares, um carro e outros tertences das vítimas.

No momento do cerco policial, 05 membros da quadrilha estavam juntos, porém em meio ao tiroteio, 03 elementos conseguiram fugir e seguem sendo procurados.

O carro tomado no assalto a fazenda foi o mesmo utilizado na fuga e a polícia conseguiu recuperar, já os demais objetos e a motocicleta não foram localizados. Além do carro as equipes fizeram a apreensão de 01 fuzil 556; munições e granadas explosivas.

Após baleados os criminosos chegaram a ser socorridos, mais não resistiram indo a óbito logo pós dar entrada na unidade Hospitalar.

Todo o material apreendido, o veículo recuperado e a ocorrência foram registrados pela polícia civil e as investigações continuam para localizar os 03 fugitivos da operação e outros possíveis envolvidos no crime citado.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

MPBA aciona Estado da Bahia e Ipac para que promovam concurso público no Instituto

O Ministério Público do Estado da Bahia ajuizou ação civil pública contra o Estado da Bahia e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) para que realizem concurso público a fim de admitir servidores aptos a trabalharem na instituição. Ajuizada no último dia 8 pela promotora de Justiça Eduvirges Tavares, a ação decorre de inquérito instaurado pelo MPBA para apurar irregularidades referentes à ocupação de cargos públicos no Instituto.

A ação solicita à Justiça que, de forma liminar, proíba a contratação via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para suprir necessidades do quadro técnico e permanente do Ipac, além da realização de audiência para tentativa de conciliação. Foi solicitado ainda que, Estado e Ipac cumpram com o cronograma requerido na ação, que estipula seis meses para a publicação do edital do concurso, 12 meses para realização das provas e 18 meses para nomeação e posse dos aprovados.

De acordo com a promotora, foi constatado que o Ipac nunca realizou concurso público para admitir novos servidores e tem atualmente em seu quadro funcional pessoas que ingressaram sem concurso cinco anos antes da Constituição de 1988. O próprio Ipac informou que são servidores despreparados ou desatualizados para exercerem as funções na instituição. Os demais foram indicados politicamente ou contratados via Reda. Diante da ausência de profissionais capacitados e da não realização de certame adequado, a promotora aponta “a falta de profissionalismo e constância necessários para que o Ipac cumpra com seu objetivo de proteger o Patrimônio Cultural da Bahia, conforme determina o artigo 216 da Constituição Federal”.

Segundo a promotora, a ausência de profissionais devidamente capacitados para ocupação dos cargos no Instituto tem gerado prejuízos à proteção do patrimônio cultural no estado, visto que diversos processos de tombamento encontram-se paralisados, além da ausência de administração eficiente no Parque Imobiliário de Salvador, que inclui bens culturais como Pelourinho, prejudicando a preservação, regularização e uso adequado dos imóveis públicos, com danos financeiros ao erário e à sociedade.

Ex-prefeito Vinícius Ibrann rompe com o atual prefeito de Buerarema Gel da Farmácia

O ex-prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann (UB), confirmou nesta semana o que já era ventilado nos bastidores da política local, o rompimento político com o atual prefeito Gel da Farmácia (UB).

Durante visita à cidade, Vinícius deixou clara sua insatisfação com os rumos da gestão, que ele próprio ajudou a eleger em 2024. Através das redes sociais, o ex-prefeito compartilhou críticas públicas à administração de Gel, marcando o fim de uma aliança que vinha se desgastando desde a véspera da posse.

Segundo apuração do site, o distanciamento entre os dois teve início ainda antes do início do novo mandato, quando divergências internas e decisões de bastidor começaram a pesar na relação. O estopim do rompimento, no entanto, foi a aproximação do prefeito Gel com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

A guinada em direção ao governo estadual desagradou profundamente Vinícius, que mantém forte vínculo com ACM Neto (UB) e vinha defendendo um posicionamento de oposição ao governo petista na Bahia.

CRP contesta requisito da seleção da Prefeitura de Itabuna e impugna edital

O Conselho Regional de Psicologia (CRP) apresentou impugnação do Edital n. 1/2025, que regulamenta processo seletivo da Prefeitura de Itabuna. Segundo a entidade, o município violou o princípio da legalidade ao estabelecer os requisitos para atuação no atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

No Edital, além de exigir graduação em Psicologia, a Prefeitura requisitou “pós-graduação específica em autismo, saúde mental, neuropsicologia ou Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)”. No entanto, segundo o CRP, o estabelecimento da TCC como única abordagem teórico-prática viável para ocupar o cargo não encontra amparo nos critérios do Sistema Conselhos de Psicologia, que reúne as esferas regionais/estaduais e federal da organização da categoria.

“Tal pré-requisito, inclusive, traz prejuízos às/aos psicólogos/as que possuem qualificação profissional para atender a esse público a partir de outras abordagens de trabalho”, escreveu a presidente do CRP da 3ª Região-BA, Glória Maria Machado Pimentel, em ofício endereçado ao prefeito Augusto Castro (PSD).

No documento, ao qual o PIMENTA teve acesso, a presidente do CRP solicita que a Prefeitura de Itabuna suspenda o processo seletivo e modifique o Edital, suprimindo o requisito contestado. Também pede que a gestão municipal responda a impugnação até esta quinta-feira (24), já que a prova objetiva do certame está marcada para o próximo domingo (27).

Ouvida pelo PIMENTA, a gestão municipal afirmou que a impugnação do Conselho Regional de Psicologia não está apta a ser apreciada, porque foi feita fora do prazo.

PF e CGU apontam R$ 6,3 bilhões em cobranças indevidas a aposentados e governo suspende cobranças

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (23), a suspensão de todos os acordos de cooperação técnica que permitem que organizações da sociedade civil cobrem, de aposentados e pensionistas, mensalidades associativas descontadas diretamente dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida foi anunciada poucas horas após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem a chamada Operação Sem Desconto, que aprofunda as investigações sobre um suposto “esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas” que teria descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

No âmbito da operação, a Justiça Federal determinou o afastamento cautelar do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e de outros cinco servidores públicos investigados. Também autorizou a PF a cumprir 211 mandados judiciais de busca e apreensão, seis prisões temporárias. Além disso, determinou o sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e a suspensão dos descontos cobrados por nove das 11 entidades associativas que são alvo da operação.

“Para além da decisão judicial, que suspendeu os descontos para nove dessas entidades, estamos suspendendo os acordos de cooperação técnica de todas as demais organizações associativas”, disse o ministro da CGU, Vinicius de Carvalho, durante coletiva de imprensa, da qual também participaram os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e da Previdência Social, Carlos Lupi, além do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

Polícia Militar prende suspeitos de furtos em Ilhéus

A Polícia Militar deteve dois suspeitos de uma série de roubos, nesta terça-feira (22), na Conquista, em Ilhéus. Segundo relatos feitos à 68ª CIPM, a dupla teria usado uma moto e uma arma de fogo para cometer os crimes no bairro e nas imediações.

Com os suspeitos, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, cinco munições, uma moto sem placa, cinco celulares, duas mochilas, uma bolsa feminina e outros objetos. A guarnição encaminhou o material apreendido e os dois presos para a Delegacia Territorial de Ilhéus.

PF mira sindicato do irmão de Lula em operação contra fraude no INSS

O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi/FS) foi um dos alvos da operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 23, que investiga fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A associação tem José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como vice-presidente.

Segundo informações do portal R7, o sindicato aparece na lista de suspensos pela Controladoria-Geral da União (CGU), e terá que responder pelas fraudes apontadas. No último ano, o Sindnapi recebeu cerca de R$ 77,1 milhões somente de contribuições.

Após a repercussão da operação, Lula orientou o ministro da Previdência Nacional, Carlos Lupi (PDT), a demitir Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, o que ocorreu nas horas seguintes.

Em nota, o Sindnapi pregou uma investigação transparente, para identificar possíveis irregularidades.

“Para o Sindnapi, a proteção dos direitos dos aposentados é uma prioridade fundamental para garantir uma sociedade mais justa e solidária. Quando surgem denúncias de descontos irregulares nos benefícios é essencial que essas alegações sejam levadas a sério e investigadas de forma rigorosa. Essas denúncias podem afetar diretamente a vida de muitas pessoas que dependem desses recursos para garantir seu sustento e bem-estar”, diz trecho da nota.

Venda da Bamin é negada por grupo controlador, mas projeto segue em busca de parceiros

O Eurasian Resources Group (ERG), controlador da Bahia Mineração (Bamin), negou estar em negociações para vender a empresa, apesar de recentes especulações sobre uma possível aquisição por US$ 5 bilhões. Em comunicado, o presidente do conselho da ERG, Shukhrat Ibragimov, afirmou que não há tratativas em andamento e que a administração está comprometida com o desenvolvimento sustentável do grupo.​

A negativa ocorre após a divulgação de uma carta do investidor norte-americano James Cameron, que propôs a compra da ERG por US$ 5 bilhões. Segundo a Reuters, a proposta inclui financiamento próprio e aportes de investidores dos EUA, Austrália e Oriente Médio, com o Goldman Sachs em conversas preliminares para assessorar a transação. A ERG, sediada em Luxemburgo e com 40% de participação do governo do Cazaquistão, é produtora de cobre, cobalto, alumínio e minério de ferro, e tem expandido suas operações em terras raras no Cazaquistão. ​

No Brasil, a Bamin, subsidiária da ERG, enfrenta desafios financeiros e busca parceiros para viabilizar investimentos estimados em R$ 20 bilhões. O projeto inclui a mina Pedra de Ferro em Caetité (BA), a construção do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul em Ilhéus. A produção atual da mina é de aproximadamente 1 milhão de toneladas por ano, com previsão de alcançar 26 milhões de toneladas até 2026. ​

Empresas como a Vale e a Brazil Iron demonstraram interesse nos ativos da Bamin. A Vale, embora tenha reconhecido estudar o projeto, não tomou decisão de investimento. Já a Brazil Iron apresentou uma oferta de US$ 1 bilhão, buscando parceiros financeiros e operacionais para assumir o controle da Bamin. A proposta ainda não recebeu resposta da ERG.

Doce Mel/Jequié fará estreia no Campeonato Brasileiro Feminino Série A3, enfrentando o Atlético de Alagoinhas

O futebol feminino vai tomar conta de Jequié neste domingo (27/04), às 15h, no Estádio Waldomiro Borges. A equipe do Doce Mel/Jequié Esporte Clube faz sua estreia no Campeonato Brasileiro Feminino Série A3, enfrentando o Atlético de Alagoinhas. A (Entrada é Gratuita), e a torcida está mais do que convocada para apoiar o time da casa em busca da vitória.

O confronto marca o início da trajetória das duas equipes no Grupo 8 da competição, promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além de Doce Mel/Jequié e Atlético de Alagoinhas, integram o grupo o Prosperidade (ES), atual campeão capixaba, e o Juventude (SE), campeão sergipano. Apenas duas equipes avançam para a próxima fase, o que torna cada partida decisiva.

O Doce Mel/Jequié, que já revelou diversas atletas para o futebol nacional, entra em campo com um elenco formado por jovens talentos de Jequié e região, que prometem muita garra e dedicação. Do outro lado, o Atlético de Alagoinhas chega como um dos destaques do futebol baiano em 2024, e que trouxe bons reforços no elenco, atletas experientes, com bagagem no futebol brasileiro, internacional e na Seleção Brasileira de Base, o que eleva o nível da partida e desafia ainda mais o time da casa.

A expectativa é de um grande jogo, com o apoio da torcida jequieense fazendo a diferença nas arquibancadas. A comunidade está convidada a prestigiar essa importante competição nacional e a incentivar o crescimento e valorização do futebol feminino na Bahia.

Inter consegue recuperação heroica e empata contra o Nacional-URU

O Inter viveu uma noite de muitas emoções no Beira Rio. Na noite desta terça-feira (22), o Colorado saiu perdendo por 3 a 0 para o Nacional do Uruguai e conseguiu se recuperar na segunda etapa, conseguindo um empate na raça por 3 a 3. A partida abriu a terceira rodada do Grupo F da Copa Libertadores.

Com a vitória, o Inter se manteve na parte de cima da chave, com cinco pontos, e aguarda o jogo do Bahia para saber se permanece na ponta. Já os uruguaios conquistaram seus primeiros pontos e ficam na última posição.

Agora o Colorado concentra suas forças para o duelo estadual contra o Juventude, no sábado (26), pelo Campeonato Brasileiro. Na Libertadores, o Internacional volta a campo no dia 08, contra o Atlético Nacional, na Colômbia. Um dia antes, o Nacional viaja para Salvador, para encarar o Bahia.

De forma surpreendente, a partida começou com uma pressão do Nacional. Na primeira oportunidade, Recoba recebeu na área e parou em defesa de Anthoni. Entretanto, após cobrança de escanteio, a defesa dormiu e Millán apareceu sozinho dentro da área para dar um toque de categoria para marcar. Cinco minutos depois, em contra ataque, o Bolso ampliou. Villalba recebeu lançamento na esquerda, cruzou rasteiro e Boggio apareceu bateu firme para fazer o segundo.

O Inter partiu para cima em busca de reação e teve o VAR como grande adversário. Primeiro, o Colorado cobrou falta rápida e Wesley marcou, mas o auxiliar pegou impedimento, confirmado pelo árbitro de vídeo. Depois, Enner Valencia acabou sendo derrubado por Millán na área. Em campo, o árbitro não marcou, mas foi chamado pelo VAR, que marcou impedimento de Bernabei, no começo da jogada. Depois, Wesley também foi derrubado por Ancheta na área, o árbitro marcou o pênalti, mas um novo impedimento acabou sendo flagrado.

Com bola rolando, Wesley teve uma boa oportunidade, ao finalizar da esquerda e parar em defesa de Mejía. Entrentanto, o Nacional apareceu para ampliar. Após cobrança de escanteio, Anthoni falhou e Cuates aproveitou para fazer o terceiro. Na sequência, Wesley, mais uma vez, acabou sendo derrubado por Ancheta. Desta vez o pênalti foi confirmado e Alan Patrick anotou para descontar. Ainda nos acréscimos, Bernabei acertou o travessão e quase diminuiu o prejuízo.

O Inter voltou com Borré para reforçar o ataque. Entretanto, os minutos iniciais não empolgar. Apesar da posse de bola, o Colorado não conseguiu criar grandes oportunidades. Quando chegou, o colombiano e Enner Valencia acabaram furando. Na chance que teve, os uruguaios quase marcaram o quarto com Eduardo Vargas.

Novamente Roger Machado usou o banco e desta vez funcionou. Óscar Romero, que tinha acabado de entrar, deu belo lançamento para Bernabei, que saiu na cara do goleiro e fez o segundo. O Beira-Rio virou um caldeirão e o Inter partiu para cima. O gol colorado não demorou para sair. Após cobrança de escanteio, Fernando subiu na área e empatou o jogo.

A pressão seguiu para a reta final de partida. Apesar de permanecer quase o tempo todo no ataque, o Inter não conseguiu criar a grande oportunidade para consumar uma goleada histórica no Beira Rio.

Filha é apreendida após armar emboscada para criminosos matarem a própria mãe em Porto Seguro

Mulher foi morta com tiro na cabeça

Uma equipe da 1ª Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália efetuou a prisão de uma adolescente de 16 anos, após a mesma confessar aos policiais que participou da morte da própria mãe no Distrito de Pindorama em Porto Seguro nesta segunda-feira (21).

A vítima, identificada como Yane de Souza, 44 anos, mãe da adolescente foi executada com um tiro na cabeça após cair em uma emboscada após ser atraída pela própria filha e ir até o local que é dominado pelo tráfico na tentativa de buscar a menor, que estava na companhia de outros dois traficantes e a polícia acredita que o ato tenha sido premeditado e não possibilitou chances de defesa.

Ainda segundo a infratora, o assassinato foi motivado por dívidas dela com a facção e pela resistência da mãe em não aceitar sua atuação no crime e inclusive a mesma já havia ameaçado denunciar os integrantes da facção a polícia.

Durante depoimento a polícia, além de confessar a coautoria na morte da mãe, a menor ainda confirmou sua participação e vínculo com a Organização Criminosa “Anjos da Morte” (ADM) com atuação em Pindorama, Porto Seguro e outras regiões indígenas.

A menor foi flagranteada e a polícia representou pela sua internação e pela prisão de mais três integrantes maiores, que haviam determinado que os executores matassem a vítima.

Yane era uma figura conhecida e querida pela comunidade. Moradora do distrito de Caraíva, ela trabalhava como supervisora de caixa em um supermercado. Irmã do cantor de forró Yã Mattos, sua morte tem gerado grande comoção entre familiares, amigos e moradores locais.

Nas redes sociais, Yane costumava compartilhar momentos de sua rotina ao lado da família e registros da vida simples em Caraíva.

Fonte: Mateus Oliver Repórter

Itabuna tem 3 homicídios em 24 horas durante feriado de páscoa

O feriadão em Itabuna foi marcado por três mortes violentas registradas em 24h. O caso mais recente ocorreu nesta segunda-feira (21), no Santo Antônio, onde dois homens foram mortos em confronto com a Polícia Militar.

De acordo com a PM, equipes da Rondesp Sul e do 15º Batalhão foram ao bairro verificar denúncia sobre a presença de homens armados. Quando os policiais chegaram na localidade, dois homens tentaram fugir e se esconderam em um imóvel, que foi cercado pelas guarnições.

Na tentativa de prender os suspeitos, os policiais entraram na casa, foram recebidos a tiros e revidaram, atingindo os dois agressores, informa a Polícia Militar. Isaac Santana dos Anjos e Diógenes Santana dos Anjos foram levados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas faleceram.

O domingo de Páscoa também foi violento em Itabuna. Um homem foi encontrado morto na Roça do Povo. O corpo tinha marcas de tiro e sinais de tortura. Também há suspeita de que a cabeça da vítima tenha sido esmagada por um carro.

O homem ainda não foi identificado. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso. “O corpo da vítima foi localizado com as mãos amarradas. Diligências estão sendo realizadas para identificar os suspeitos e esclarecer a motivação do crime”,

Jequié atinge marca de 30 dias sem crimes violentos após troca de comando na PM e operações da PC

As mudanças recentes no policiamento ostensivo e investigativo no município de Jequié, como mudança no comando do 19º Batalhão de Polícia Militar e designação de um delegado para investigação dos crimes violentos letais intencionais (CVLIs), em especial Homicídios e Tentativas de homicídios dolosos, tem afetado a integridade das facções criminosas e a criminalidade tem dado uma trégua; um exemplo disso é que a cidade já não registra ocorrências desta modalidade a 30 dias.

 A marca é histórica, pois desde 2022 o município não atingiu um período de paz como este e segundo dados coletados pelo jornalista Mateus Oliver no sistema da SSP-BA, aponta uma redução significativa nos números, outrora que no comparativo de período entre os meses de Janeiro a Abril dos últimos 03 anos, Jequié registrou 57 homicídios dolosos em 2021; 54 em 2022; 54 em 2023 e 53 em 2024.

 2025 começou violento, registrando 16 homicídios em Janeiro; 03 em fevereiro; 4 em março; sendo o último em 21 de Março e já em mais da metade do mês de Abril a cidade não tem registro de crimes desta natureza.

A polícia civil através do setor de Homicídios comandado pelo delegado Dr. Aleff Augusto, já acumula 21 procedimentos Investigativos Registrados; sendo que em 15 deles a autoria já fora indicada; 16 Pedidos de Prisão/Apreensão de Adolescente; 20 Pedidos de Medidas Cautelares; 11 Cumprimentos de Prisões/Apreensão de Adolescente; 02 criminosos foram mortos em confronto com a polícia e 03 estão foragidos, além de 06 Mortes por Intervenção de Agente do Estado.

Até o dia 21 de Abril o Núcleo somou 27 registros de Homicídios; 08 Tentativas; 07 prisões em flagrante; 02 lesões corporais e 03 mortes ainda não esclarecidas somando um total de 53 ocorrências atendidas.

O município tem o policiamento ostensivo sob comando do Ten. Coronel Ribeiro, que assumiu a tropa do 19º BPM desde meados de Março do corrente ano; já a Polícia Investigativa caminha sob direção do Delegado regional, Dr. Roberto Leal.

As forças policiais tem contado com a parceria da população, em denúncias anônimas que tem culminado no avanço de investigações e até mesmo na prisão de elementos de grande importância para o crime organizado e também retirada de armas e drogas.

Fonte: Mateus Oliver Repórter

Criança morre após comer ovo de Páscoa; suspeita é de envenenamento

A Polícia Civil está investigando o caso de uma criança, de sete anos, que morreu após comer um ovo de Páscoa em Imperatriz, na Região Sudoeste do Maranhão. Além dele, a irmã e a mãe estão internadas após comerem o mesmo ovo.

Segundo o pai da criança informou à Polícia Civil, o ovo chegou à casa da família por meio de um motoboy, como se fosse um presente, na noite da última quarta-feira (16). Em um bilhete, havia ainda a mensagem ‘Com amor, para Miriam Lira. Feliz Páscoa’. Não há informação sobre quem enviou o ovo.

No entanto, logo após comerem o ovo, várias pessoas da mesma família começaram a passar mal. A principal suspeita da polícia é que o ovo estava envenenado.

Foi o pai da criança, ex-marido da mãe, quem viu o que estava acontecendo e realizou os primeiros socorros. Ele mora em uma casa vizinha à da família. No entanto, a criança não resistiu. Já a irmã da vítima e a mãe seguem internadas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Imperatriz.

Em nota, a Polícia Civil informou ainda que o caso está sendo investigado com prioridade e que as amostras do ovo foram enviadas para análise no Instituto de Criminalística de Imperatriz (Icrim), e o inquérito, a depender do resultado do laudo pericial, será conduzido pela Delegacia de Homicídios de Imperatriz (DHPP).

No entanto, segundo a polícia, outros detalhes do caso ‘ainda serão serão fornecidos neste momento, a fim de não atrapalhar o andamento das investigações’. *Com informações do g1

Colisão frontal entre moto e carro resulta em morte em Itabuna

Um grave acidente ocorrido por volta das 18h desta quinta-feira (17) na BR-101, em Itabuna, no sul da Bahia, resultou na morte de um motociclista. A colisão frontal envolveu uma motocicleta e um carro de passeio que seguia no sentido Itabuna – São José da Vitória.

O motorista do veículo Fiesta, Juracy Gomes da Silva, de 62 anos, relatou que estava a caminho de sua residência em São José da Vitória quando, repentinamente, o motociclista surgiu de trás de uma carreta e invadiu sua pista, colidindo frontalmente com seu carro. Segundo Juracy, ele ainda tentou desviar para evitar o impacto no meio do veículo, mas a colisão foi inevitável.

O motociclista foi identificado como Marcelo Souza Ferreira, de 49 anos, natural de Itabuna. Ele trabalhava no Conjunto Penal de Itabuna. Devido à violência do impacto, Marcelo sofreu a amputação de uma das pernas e não resistiu aos ferimentos, falecendo instantaneamente no local do acidente.

A motocicleta foi arremessada a uma distância de aproximadamente 100 metros do carro. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local para controlar o tráfego, que ficou congestionado nos dois sentidos da BR-101, com filas de veículos se estendendo por cerca de 10 quilômetros em ambas as direções.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna realizou a perícia no local do acidente e, posteriormente, removeu o corpo de Marcelo para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

O motorista do carro de passeio, Juracy Gomes da Silva, foi submetido ao teste de etilômetro no local do acidente, e o resultado foi negativo para o consumo de bebidas alcoólicas.








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia