:: ‘Destaque1’
Discussão em agência da Caixa termina em tiro e cliente baleado em Dias D`Ávila
Na manhã desta quinta-feira (3), um cliente foi baleado dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal em Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações preliminares, o disparo ocorreu após um desentendimento entre o cliente e o segurança do banco.
Testemunhas relataram que a discussão começou com uma troca de palavras e rapidamente se intensificou. Em meio à tensão, o vigilante sacou a arma e atirou, atingindo a perna do cliente, que caiu no chão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros à vítima.
No momento do disparo, a agência estava em funcionamento, provocando pânico entre os demais clientes. A Polícia Militar foi chamada ao local para conter a situação e iniciar as investigações.
Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde da vítima. A Caixa Econômica Federal ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.
Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central
Um dia depois de o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, anunciar inovações no Pix, o órgão divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas.
As novas ferramentas devem estar disponíveis com Pix parcelado em setembro deste ano; Pix em garantia em 2026; Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução em 1º de outubro.
O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.
Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, favorecendo quem não tem acesso a esse tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.
Com o objetivo de ajudar empreendedores, o Pix em garantia permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas, principalmente para as que usam mais o Pix.
A garantia de uma linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens e recursos para cobrir eventuais calotes. O BC esclareceu que o Pix em garantia é voltado apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.
Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.
Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).
Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o BC, a modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima.
Desde terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e ícone do tipo calendar clock (relógio e calendário). Os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check (sinal de concluído). A medida passou a ser obrigatória para todos os bancos.
Segundo o BC, a diferenciação ajudará a combater o golpe do falso comprovante e facilitará para o recebedor a identificação de que uma transação foi de fato concluída. Nos últimos tempos, tornou-se comum um golpe em que o pagador mostra o comprovante de Pix agendado ao vendedor. Por ter de olhar rápido e sem elementos visuais para identificar facilmente se a transação não foi concluída, o vendedor fica sem receber os recursos quando o pagador cancela o agendamento.
Fonte: Agência Brasil
STF proíbe revista íntima vexatória em presídios e define diretrizes para abordagem de visitantes
O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta quarta-feira (2) o julgamento de um recurso que discutia a legalidade da revista íntima em presídios. Por unanimidade, os ministros decidiram que procedimentos considerados vexatórios, realizados com o objetivo de humilhar visitantes, são inconstitucionais e, portanto, proibidos.
A corte estabeleceu diretrizes que devem ser seguidas em todo o país para a realização desse tipo de abordagem. A chamada “tese” jurídica foi construída de forma consensual pelos ministros e servirá como base para decisões futuras relacionadas ao tema.
A decisão veta de forma expressa a prática da revista íntima vexatória, em que visitantes são obrigados a ficar parcial ou totalmente nus, agachar-se e expor suas partes íntimas à observação direta de agentes penitenciários — procedimento considerado degradante e violador de direitos fundamentais.
No entanto, os ministros admitiram a possibilidade de revista pessoal, desde que feita de forma justificada e somente quando não for possível o uso de equipamentos eletrônicos de detecção. Nesses casos, o procedimento dependerá do consentimento do visitante e deverá ser conduzido, preferencialmente, por profissionais de saúde.
A medida representa um avanço na proteção da dignidade humana dentro do sistema prisional, especialmente em relação a familiares e visitantes de pessoas privadas de liberdade, frequentemente submetidos a práticas constrangedoras sob a justificativa de segurança.
Prefeitura de Ipiaú realiza caminhada pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Ipiaú promoveu uma caminhada em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento teve início no Colégio Celestina Bittencourt e seguiu até a Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, reunindo crianças atípicas, seus familiares e a comunidade em geral. A caminhada teve como objetivo fortalecer a inclusão e garantir mais atenção às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já na Praça Rui Barbosa, foram oferecidos diversos serviços e ações multidisciplinares voltados ao acolhimento e apoio às crianças atípicas e seus familiares.
No âmbito da Assistência Social, os serviços disponibilizados incluíram atendimento do Cadastro Único, informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e atendimento do Programa Criança Feliz, garantindo suporte essencial às famílias que necessitam desses benefícios. Já na área da Saúde, foram oferecidos serviços como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e orientação em saúde bucal, reforçando o compromisso com o bem-estar da população. No setor de Esportes, foram realizadas dinâmicas esportivas com as crianças, incluindo atividades como ensinar a dar dribles e chutar no gol, proporcionando momentos de lazer e aprendizado. Na Educação, foram disponibilizados jogos pedagógicos, atividades de coordenação motora fina e ampla, habilidades sensoriais desenvolvidas através de pista sensorial, além de atenção e orientações aos familiares sobre a necessidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o desenvolvimento de seus filhos, promovendo um suporte essencial para a inclusão escolar.
A caminhada contou com a participação de alunos da rede pública municipal, além de associações como a PAE, CAPE, ADAS, NUPE e SRMs, que desempenham um papel fundamental no suporte e inclusão das pessoas com TEA. A prefeita Laryssa Dias, que não pôde estar presente devido a compromissos em Brasília para a captação de recursos destinados ao município, reforçou seu compromisso com as políticas públicas voltadas à inclusão. “Nosso governo tem trabalhado incansavelmente para garantir mais direitos e qualidade de vida para todas as crianças atípicas e suas famílias. Mesmo à distância, estou acompanhando de perto essa causa tão importante”, declarou.
A caminhada foi bem recebida pela população e demonstrou a união das secretarias municipais na busca por um município mais inclusivo e acolhedor. A Prefeitura de Ipiaú segue empenhada em promover ações que garantam mais respeito, conscientização e qualidade de vida para as pessoas com TEA.
Fernando Canuth / Decom PMI
Dr. Moabe Macedo assume comando da Delegacia Territorial de Jaguaquara
O delegado da Polícia Civil designado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia para assumir a Delegacia Territorial em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, Moabe Macedo Lima é bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador, pós-graduado duas vezes em Inteligência de Segurança – uma pela UNISUL e outra pela Acadepol da Polícia Civil da Bahia e também pós-graduado em Gestão de Segurança pela Faculdade de Vitória.
Moabe assumiu a DT de Jaguaquara nesta terça-feira (1º) e possui 22 anos de experiência na área policial, tendo atuado como policial militar por 11 anos e meio e como policial rodoviário federal por 2 anos e meio.
Na Polícia Militar, desempenhou praticamente toda a sua carreira em operações de inteligência, com destaque para sua atuação na antiga Unidade de Operações da Coordenadoria de Missões Especiais e no antigo Núcleo de Inteligência do Ministério Público.
Na Polícia Rodoviária Federal, atuou por 2 anos no policiamento de fronteira entre Argentina e Paraguai, e por 6 meses na inteligência correcional, no Núcleo de Assuntos Internos.
Como delegado de Polícia, geriu a Delegacia Territorial de Brejões/BA por 10 meses, sendo posteriormente transferido para a Delegacia Territorial de Jequié, onde exerceu a função de titular por mais de 4 anos e meio. Recentemente, estava lotado na Delegacia Territorial de Maracás, onde atuou por mais de 2 anos e meio. Em Jaguaquara ele substitui Chardison Castro de Oliveira, outro experiente delegado com um longo período de atuação na Polícia Civil e que assumirá a DT de Maracás, em substituição ao próprio Moabe.
*Por Marcos Frahm
CAR apresenta projeto parceiros da mata a comunidades do Litoral Sul
Representantes de comunidades rurais do Litoral Sul conheceram, nesta terça-feira (1º), em Itabuna, os critérios para o ingresso no Projeto Parceiros da Mata, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia.
O encontro marcou o início da etapa de mobilização e alinhamento para a organização da Plenária Territorial do projeto, prevista para o próximo mês de maio, quando as comunidades serão selecionadas. Durante a reunião, representantes da CAR e lideranças territoriais discutiram os parâmetros técnicos e sociais que nortearão a escolha das comunidades rurais atendidas pela iniciativa.
Para o secretário executivo do Consórcio Litoral Sul, Luciano Veiga, o início das atividades do projeto representa avanço para o desenvolvimento rural integrado. “Essa é uma oportunidade ímpar para o consórcio contribuir na construção do projeto, que será um divisor de águas para a nossa região, permitindo produzir com responsabilidade e em defesa do meio ambiente”..
O evento reuniu representantes dos 26 municípios que integram o Consórcio Litoral Sul, além de membros do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), lideranças comunitárias e representantes de associações e cooperativas ligadas à agricultura familiar.
O Projeto Parceiros da Mata é uma iniciativa do Governo da Bahia, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida).
Baseado nos princípios da agroecologia, o projeto busca promover o desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica, beneficiando mais de 88 mil famílias em comunidades rurais de 77 municípios dos territórios de identidade Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas.
Essa primeira etapa contará ainda com reuniões nos territórios Médio Rio de Contas, em Jequié, nesta quarta-feira (02); no Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, amanhã (03); e no baixo-sul, em Valença, na sexta-feira (04).
Prefeitura decreta multa para quem abandonar animais na rua

A Prefeitura de Barrocas, no nordeste baiano, publicou um decreto que proíbe a circulação de animais de médio e grande porte soltos em vias públicas.
Quem descumprir a regra deverá pagar uma multa máxima de R$ 1.500. Já a mínima é de R$ 300.
Os animais que são encontrados nas ruas, de acordo com o documento, serão recolhidos e disponibilizados para o resgate. Com isso, o tutor terá até sete dias para regularizar a situação e pagar as taxas.
Após esse prazo, os animais poderão ser doados, desde que o novo responsável forneça uma contrapartida em forma de ração e feno.
Em caso de reincidência, o tutor perde o direito de resgatar o animal. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Civil.
Veja como serão aplicadas as multas:
- 1ª apreensão – R$ 700 para animais de grande porte e R$ 300 para animais de médio porte;
- 2ª apreensão – R$ 1.500 para animais de grande porte e R$ 500 para animais de médio porte;
- 3ª apreensão – O dono perde automaticamente o direito de resgate do animal.
Pablo Barrozo será o novo secretário estadual de Agricultura da Bahia conforme anúncio do governador nesta terça-feira
O ex-deputado estadual Pablo Barrozo será o novo secretário estadual de Agricultura da Bahia, conforme anúncio feito nesta tarde de terça-feira (1º) pelo governador Jerônimo Rodrigues. Pablo substituirá Wallison Tum no cargo. Ambos estão no Avante, hoje presidido na Bahia pelo ex-deputado federal e empresário Ronaldo Carletto.
Durante apresentação do novo titular da Seagri, Jerônimo falou da experiência de Barrozo na política e sua familiaridade com questões orçamentárias e políticas públicas. “Tenho certeza de que, com a força do setor e a competência do Pablo, conseguiremos desenvolver uma boa agenda para a agricultura baiana”, afirmou o governador.
Pablo Barrozo reforçou o compromisso com o setor agropecuário e a importância da agricultura para a economia do estado.
– A agricultura é uma pasta extremamente importante, sendo uma das principais responsáveis pela economia do nosso estado, ao lado da pecuária. O governador foi claro ao exigir que a agricultura baiana esteja entre as melhores do país, e esse será o nosso foco: fazer mais e melhor, garantindo que o agro da Bahia continue crescendo e se destacando nacionalmente – disse Pablo Barrozo.
Na apresentação do novo titular da Seagri, o governo apontou que o novo secretário tem em seu currículo atuação destacada tanto na capital baiana quanto no interior do estado. Na Assembleia Legislativa da Bahia (2015-2018), “participou ativamente de comissões como Justiça, Agricultura e Política Rural, Ética e Decoro Parlamentar, além da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL)”. Já em 2020, o ex- deputado ocupou o cargo de secretário municipal de Cultura e Turismo de Salvador.
Preço do gás de cozinha na Bahia vai cair 8% a partir desta terça (1º)
A partir desta terça-feira (1º), o gás de cozinha na Bahia ficará 8% mais barato nas distribuidoras, conforme informou o Sindicato dos Revendedores de Gás. A redução representa uma queda de R$ 4,60 no valor repassado aos pontos de venda.
No entanto, o impacto para o consumidor final dependerá da decisão de cada revendedor. Algumas empresas podem aplicar o desconto imediatamente, enquanto outras podem manter o preço atual até o fim dos estoques ou até mesmo preservar a margem de lucro.
Atualmente, o botijão de 13 kg custa, em média, R$ 131 para retirada no ponto de venda e R$ 155 para entrega em Salvador, valores que variam de acordo com a região da cidade. Segundo levantamento da TV Bahia, a capital baiana tem o segundo preço mais alto do país, ficando atrás apenas de Boa Vista, em Roraima.
O reajuste no estado é definido pela Refinaria de Mataripe e pela Acelen, que afirmam seguir critérios de mercado para a precificação. A empresa confirmou que o gás sairá da refinaria cerca de 8% mais barato.
Após pressão popular, governo do estado garante retomada de obras na BA-676 em Una até final de abril

Município de Una foi representado por Barbara Barbosa; Léo; Edmy e Nena
Reunião aconteceu depois que manifestantes pararam parte do sul da Bahia através de Bloqueio na BA-001
Em reunião na capital baiana nesta terça-feira (01), a comissão do movimento “O povo pela retomada da BA-676”, formada por Barbara; Léo; Edmy; e Nena representando a população de Una e Distrito de Colônia; foram recebidos pelo deputado estadual Eduardo Salles (PP) e representantes da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), para tratar da retomada da obra de pavimentação asfáltica da BA-676, trecho que compreende a sede ao distrito acima descrito.
Durante as tratativas, o governo do estado detalhou que em prazo de 30 dias as obras estarão retomadas, e este prazo está relacionado ao período de uma semana necessário para que o IBAMA em âmbito federal faça as sua liberação para que o INEMA em circunscrição estadual possa liberar a licença ambiental que compete ao estado em prazo de mais uma semana e posteriormente mais uma semana para que as máquinas voltem a trabalhar.
A estrada tem uma extensão de 9 Quilômetros e o asfaltamento está orçado em pouco mais de R$11 milhões de reais.
A ordem de serviço teria sido assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) em agosto de 2024 durante campanha eleitoral e pós eleições paralisou-se os trabalhos alegando falta das licenças dos órgãos ambientais.
O impasse perdurou até que uma manifestação popular foi feita, inclusive com bloqueio da BA-001, onde mesmo sem apoio político dos governantes municipais a população mostrou atitude e forçou uma resposta do estado.
Na reunião desta terça-feira (01), vereadores e o prefeito Rogério Borges (PP) estiveram acompanhando a pauta em Salvador.
A expectativa é que nesse prazo entre 20 a 30 dias, a obra seja retomada, inclusive há a possibilidade do secretário da secretaria de infraestrutura do estado deslocar ao município de Una para acompanhar o reinício dos trabalhos.
Fonte: Mateus Oliver Repórter
Justiça volta a mandar prender PMs acusados de homicídios em Jequié e Ilhéus
O Tribunal de Justiça da Bahia acatou recurso movido pelo Ministério Público Estadual e determinou uma nova prisão para três policiais militares. Os PMs haviam sido detidos em Ilhéus e Jequié durante operação deflagrada para o cumprimento de três mandados de prisão e 10 de busca e apreensão, mas foram soltos em janeiro deste ano por decisão da Vara Criminal de Jequié, no sudoeste do estado.
O recurso interposto pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) foi acatado pela Segunda Câmara Criminal do TJ-BA na sexta-feira (28), determinando a prisão preventiva dos policiais. Os mandados começaram a ser cumpridos nesta segunda-feira (31).
Os PMs foram presos pela primeira vez em dezembro do ano passado, no sudoeste baiano, durante a “Operação Choque de Ordem”, que investiga o envolvimento dos agentes na morte de Kailan Oliveira de Jesus, ocorrida em maio de 2023 no município de Jequié. Além desse crime, dois policiais foram detidos em flagrante por posse de drogas, segundo o MP-BA.
A operação foi deflagrada pelo MP-BA, por meio do Geosp e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), por meio da Corregedoria Geral da Polícia Militar e da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force).
A decisão da Segunda Turma considerou que o recurso demonstrou os riscos à ordem pública e à instrução criminal, uma vez que as apurações apontam para uso da estrutural estatal em prática de delitos, com ameaças a familiares da vítima e testemunhas dos fatos, tentativas de obstrução das investigações.
De acordo com o MP-BA, existem elementos apontam os PMs como suspeitos pelo assassinato de Kailan por motivo torpe, sem possibilitar chance de defesa. A vítima teria sido executada a tiros após ter a casa invadida e ser rendida. Durante a operação, dois dos PMs foram flagrados na posse de drogas ilícitas e armamento ilegal, conforme o Ministério Público Estadual.
Homem morre eletrocutado durante prestação de serviços em Pau Brasil
Um acidente numa rede de energia elétrica causou a morte de um homem, na tarde desta segunda-feira (31), em Pau Brasil. O eletricista Ademilson Santos Teles, de 56 anos, foi socorrido ainda com vida para um hospital em Camacan, mas não resistiu aos ferimentos.
Ademilson Santos Teles fazia um serviço em um poste, quando teria sofrido choque elétrico e caído. Não foi informado quem contratou os serviços do eletricista. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT) e deve ser sepultado nesta terça-feira (1ª), em Pau Brasil.
Petrobras anuncia redução de R$ 0,17 no litro do diesel nas distribuidoras
A Petrobras anunciou que reduzirá o preço médio do diesel vendido em suas refinarias em 4,6%, passando a custar R$ 3,55 por litro a partir de 1º de abril. O corte, confirmado pela presidente da companhia, Magda Chambriard, é o primeiro desde dezembro de 2023.
Com a redução, o preço médio do diesel A para as distribuidoras sofrerá uma queda de 4,78%. Segundo a Petrobras, considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel na composição do diesel B comercializado nos postos, a parcela da estatal no preço ao consumidor passará a ser de R$ 3,05 por litro — uma redução de R$ 0,15 por litro.
Desde dezembro de 2022, o preço do diesel já acumula uma queda de 20,9% nas distribuidoras, o equivalente a R$ 0,94 por litro. No entanto, a redução anunciada nesta segunda-feira (31) ainda não compensa totalmente o reajuste de R$ 0,22 por litro aplicado em janeiro deste ano.
Avanço de maré chama atenção em praias de Porto Seguro e do Litoral Norte baiano
O avanço da maré foi percebido em praias de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento; e em Camaçari, no Litoral Norte baiano, neste domingo (30). O fenômeno provocou danos em barracas de Guarajuba e avançou sobre áreas de lazer, o que prejudicou comerciantes e causou preocupação de banhistas, informou o Alô Camaçari 24h.
Em Porto Seguro, o avanço do mar afetou praias de Arraial d’Ajuda, Caraíva e Trancoso. Neste último, a maré avançou até a área de estacionamento na Praia dos Nativos. Em Arraial d’Ajuda, na praia de Taípe, a maré também passou da faixa de areia. Segundo o Porto Seguro Notícias, o fenômeno é conhecido como Maré de Perigeu ou Maré de Água Viva e costuma ocorrer nas passagens do verão para o outono e do inverno para primavera no hemisfério Sul.
Jorginho e Flamengo diminuem diferença de valores e caminham para acordo nos próximos dias
Uma nova reunião entre o Flamengo e o estafe de Jorginho, no domingo, encurtou a distância entre as partes e preparou o terreno para um acerto. Ambos os lados cederam e ficaram perto de um acordo por valores, principal empecilho do negócio até o momento.
Perto do que é considerado bom para os dois lados, a expectativa do Flamengo é chegar a um acordo nos próximos dias. O diretor de futebol José Boto vai levar os números ao presidente Bap em busca de um aval para fechar a contratação de Jorginho, a princípio, por três anos. A informação da reunião foi publicada primeiramente pelo canal “Paparazzo Rubro-Negro”.
A viagem recente de Jorginho ao Brasil foi um ponto importante para o avanço das conversas. O meio-campista trouxe a noiva ao Rio de Janeiro, e o casal saiu feliz com a visita. O jogador teve recepção calorosa de rubro-negros e voltou para a Inglaterra convencido a aceitar o projeto do Flamengo.
O estafe de Jorginho prioriza o Flamengo, mas não fecha as portas para outras propostas. Com o fim do Ramadã (período sagrado para os muçulmanos) no último sábado, o mercado árabe tende a aquecer nestas próximas semanas. Por isso, o Rubro-Negro corre para fechar o negócio o quanto antes.
Um outro encontro entre as partes deve acontecer até o fim desta semana para ajustar os últimos detalhes. A partir daí, Jorginho vai negociar sua liberação do Arsenal. O clube inglês ainda vai disputar as quartas de final da Champions League, contra o Real Madrid.
A tendência era ele sair um mês antes do encerramento do contrato, no fim de maio, mas agora tratam a possibilidade de o volante chegar um pouco antes ao Brasil. Desta forma, serão colocados na balança os valores para compensar a saída antecipada, já que ele abriria mão de receber dos ingleses.
Internamente, o desejo rubro-negro é ter o elenco completo que vai disputar o Mundial o quanto antes. A ideia é que os reforços tenham tempo para passar pelo processo de ambientação e integração ao restante do grupo antes da viagem para os Estados Unidos. A janela especial para a competição abre no dia 2 de junho e fecha no dia 10 do mesmo mês.
Grave acidente deixa 10 pessoas mortas na BR-242 em Guanambi
Um grave acidente foi registrado neste domingo (30), na altura do povoado do Zuca, trecho da BR-242 na Chapada Diamantina. Até a noite deste domingo, não havia confirmação do número de pessoas mortas e feridas. Informações apontam que o acidente ocorreu distante cerca de 3 km do povoado sentido Itaberaba, segundo o Portal Serrado.
A Santa Casa de Ruy Barbosa, cidade da Chapada, publicou uma nota de pesar se solidarizando com amigos e famílias das várias vítimas.
Ainda de acordo com informações preliminares, a colisão envolveu uma van que transportava passageiros e um caminhão. A van havia saído de Boa Vista do Tupim e retornava para Ruy Barbosa, transportando um grupo que teria participado de um evento na cidade. Imagens publicadas nas redes sociais mostram os dois veículos fora da pista, enquanto outras mostram o trabalho do Corpo de Bombeiros.
Incentivo do Pé-de-Meia começa a ser pago nesta segunda-feira para estudantes
A Caixa Econômica Federal inicia, nesta segunda-feira (31), o pagamento do Incentivo Matrícula do Programa Pé-de-Meia do Governo Federal. O Incentivo é destinado aos estudantes do ensino médio público matriculados para o ano letivo de 2025. Neste mês, serão disponibilizadas cerca de 3,9 milhões de parcelas, sendo 1,3 milhão para novos estudantes.
A parcela será creditada em conta Poupança Caixa Tem aberta automaticamente pelo banco em nome dos estudantes e os valores poderão ser movimentados preferencialmente pelo aplicativo. Além das parcelas mensais, haverá um bônus anual no valor de R$ 1.000, desde que o estudante seja aprovado no ano escolar.
Neste mês serão pagas também parcelas remanescentes de 2024 dos Incentivos Conclusão e Enem, bem como do Incentivo Frequência. O pagamento será realizado de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do estudante. Além disso, caso o estudante comprove a participação no Enem ao final do 3º ano, será concedido valor adicional, de R$ 200, pago em parcela única.
O estudante poderá consultar informações escolares, regras do programa e status de pagamentos (rejeitados ou aprovados) por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação. Informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem.
Criado no ano passado, o Pé-de-Meia prevê pagamento do incentivo aos alunos do ensino médio regular e ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que apresentarem frequência escolar adequada e que atendam às demais regras do programa.
Petrobras lança concurso 2025 com foco em expansão e tecnologia na indústria do petróleo
A Petrobras, uma das maiores empresas de energia da América Latina, anunciou o lançamento de um novo concurso público para 2025, com o objetivo de recrutar profissionais qualificados para atuar em áreas estratégicas da companhia. A iniciativa reflete o momento de expansão da estatal, que planeja investimentos robustos e o fortalecimento de sua operação no setor de petróleo e gás. Com um plano estratégico que prevê aportes de US$ 111 bilhões até 2029, a empresa busca talentos para acompanhar o crescimento de projetos inovadores e tecnológicos, especialmente em exploração offshore e refino. O certame, que deve atrair milhares de candidatos, será uma oportunidade para ingressar em uma organização que combina tradição e modernidade no mercado energético global.
Esse movimento da Petrobras ocorre em um contexto de reestruturação e ampliação de suas atividades. Nos últimos meses, a companhia tem intensificado esforços para aumentar sua capacidade produtiva, como a expansão do Trem 1 da refinaria Abreu e Lima (RNEST), prevista para ser concluída no primeiro trimestre de 2025. Além disso, a introdução de helicópteros H160 para transporte offshore, com operações iniciadas em maio de 2025, destaca o foco em eficiência e segurança. O concurso surge como parte desse cenário, visando preencher vagas que suportem tanto a operação quanto a inovação tecnológica que a empresa vem priorizando.
A estatal também planeja reforçar sua frota de apoio, com a encomenda de quatro novos navios até 2026, elevando o total de embarcações contratadas para 48. Esse incremento é essencial para sustentar as atividades em alto-mar, especialmente nas bacias do pré-sal, que seguem como carro-chefe da produção da Petrobras. O concurso, portanto, não apenas atenderá às demandas atuais, mas também preparará a companhia para os desafios futuros, alinhando-se às metas de sustentabilidade e liderança no setor energético.
Flamengo e Internacional empatam no Maracanã em estreia no Brasileirão
Flamengo e Internacional empataram por 1 a 1, em um grande jogo pela primeira rodada do Brasileirão, neste sábado, no Maracanã. Os colorados abriram o placar com Bruno Henrique no primeiro tempo, e o empate rubro-negro veio com Léo Pereira no segundo tempo.
O Flamengo começou em cima do Inter. Os cariocas tentavam aproveitar o fator local e pressionavam a saída de bola. Wesley, Luiz Araújo, Bruno Henrique e Juninho levavam perigo, mas Rochet brilhava. O uruguaio fez, pelo menos, duas defesas, em finalizações de Juninho. Uma em um cabeceio cara a cara. Os visitantes se posicionavam em frente à área e tentavam evitar os avanços. Quando subiram, encontraram o gol. Aos 33, Bernabei cruzou para Bruno Henrique, que chutou de primeira e superou Rossi, em grande jogada do lateral argentino.
O Flamengo tentou buscar a igualdade, mas sofreu para passar pelo sistema defensivo liderado por Vitão e Fernando, sem tanta criatividade.
O Flamengo voltou em outra rotação para buscar o empate contra o Internacional. Aos oito minutos da etapa final, em escanteio cobrado pela esquerda, a bola sobrou no pé de Michael, que finalizou para o meio da área, e Léo Pereira aproveitou para marcar sem goleiro.
Dois minutos depois, Juninho recebeu lançamento de Léo Ortiz e saiu cara a cara com Anthoni. O atacante do Flamengo tirou do goleiro colorado, mas finalizou na trave. A equipe de Filipe Luís passou perto de virar o jogo, com finalizações de Bruno Henrique, Pulgar e Wallace Yan, que entrou para botar fogo na partida, mas não conseguiu superar a defesa do Internacional. Os colorados tiveram poucas chances no segundo tempo. Alan Patrick teve a melhor, em outra jogada de Bernabei, mas isolou o chute.
Algo que chamou a atenção na partida entre Flamengo e Internacional foi o setor leste superior totalmente fechado para a torcida rubro-negra. O público no Maracanã foi de mais de 48 mil pessoas, mas foram menos oito mil ingressos vendidos com o setor com portões fechados.
O empate entre Flamengo e Internacional manteve os dois técnicos com os melhores aproveitamentos da temporada invictos em 2025. Ambos comandaram suas equipes em 13 oportunidades neste ano e ainda não foram derrotados. Veja abaixo o levantamento do Gato Mestre.
Flamengo e Internacional iniciam suas jornadas na Copa Conmebol Libertadores nesta semana. O Rubro-Negro enfrenta o Deportivo Táchira na quinta-feira, às 21h30, na Venezuela, e depois viaja para a Bahia para enfrentar o Vitória, no domingo, às 18h30, pelo Brasileirão.
Os colorados enfrentam o Bahia, em Salvador, na quinta-feira, às 19h, pela Libertadores. Depois, o Internacional duela contra o Cruzeiro pelo Brasileirão, no Beira-Rio, domingo, às 18h30.
Com dois de Taliari, Juventude vence o Vitória na estreia no Brasileiro
O Juventude largou com três pontos no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, o alviverde venceu o Vitória por 2 a 0 no Alfredo Jaconi. O truinfo do time gaúcho passou diretamente pelo pé esquerda de Gabriel Taliari. O camisa 19 marcou os dois gols da partida. No primeiro tempo, após belo lançamento de Abner, venceu a marcação e finalizou forte para abrir o placar. Já na etapa final, aproveitou sobra na entrada da área e contou com desvio para consumar a vitória do Papo. Mesmo em desvantagem, os baianos pouco levaram perigo a meta do goleiro Marcão.
Os primeiros 45 minutos de jogo foram de mais posse de bola do Vitória, mas efetividade do Ju. O time da casa abriu o placar logo aos sete minutos, após Taliari ganhar de Neris e chutar forte e vencer o goleiro Gabriel. O predomínio alviverde fez com que Ênio ampliasse o marcador da metade final da etapa. No entanto, o árbitro marcou falta em Ronald na origem da jogada, o que gerou muita reclamação dos jogadores do Ju. O Alviverde teve ainda mais duas grandes oportunidades com Ênio e outra com Taliari, que caiu na área pedindo pênalti de Claudinho. Do outro lado, o Leão praticamente não levou perigo e só assustou mesmo em um contra-ataque que Janderson finalizou sem força.
Na volta do intervalo, o jogo não se manteve com a mesma intensidade. Apesar disso, o Ju foi mais uma fez efetivo na oportunidade que teve. Aos cinco minutos, Batalla arrancou, passou por marcadores e a sobra ficou com Taliari. O camisa 19 finalizou e contou com desvio para marcar o segundo alviverde. Com a vantagem dupla, o Juventude administrou o resultado e o Vitória, do técnico Thiago Carpini, mostrou pouco repertório para diminuir ou empatar a partida. Os baianos só levaram perigo em uma finalização de fora do lateral Jamerson e em um chute de Fabrício na pequena área, que passou raspando a trave.
Na segunda rodada, o Juventude enfrenta no próximo sábado, às 21h, o Botafogo no Nilton Santos. Já o Vitória, no domingo, recebe o Flamengo, às 18h30, no Barradão. Antes disso, o clube baiano estreia na Copa Sul-Americana. Na quarta-feira, duela com o Universidad Católica, em Salvador, às 21h30














