WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



secom bahia









auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Fortaleza controla Fluminense e vence em estreia no Brasileirão

O Fortaleza foi imponente em sua casa para vencer o Fluminense, por 2 a 0, neste sábado, na estreia no Brasileirão. O Leão do Pici deixou para trás o retrospecto ruim nos últimos jogos do estadual e Copa do Nordeste e dominou a equipe carioca. Com 20 minutos, chegou a dois gols, com Lucero e Tinga, e poderia até ter feito mais. O Fluminense tentou reagir na segunda etapa, mas não levou perigo ao goleiro João Ricardo, reacendendo lembranças ruins da temporada anterior, quando a equipe brigou até o fim do campeonato contra o rebaixamento.

O Fortaleza entrou em campo impondo um ritmo muito forte de marcação ofensiva e troca de passes rápidos, sem deixar o Fluminense respirar. Logo aos 3 minutos abriu o placar com Lucero, que recebeu na área livre, após boa arrancada de Marinho. O time carioca apresentou muita dificuldade na saída da defesa, facilitando a vida dos atacantes do Leão. Aos 20, o Fortaleza mostrou repertório no gol de cabeça de Tinga em cobrança de escanteio ensaiada. Mano Menezes sacou um atacante para colocar Lima e logo depois o jogo se estabilizou para sua equipe em relação ao domínio da posse de bola. Esse controle, porém, não se traduziu em criação de oportunidades desde a defesa. As melhores chances do Fluminense – sempre com Cano – saíram de erros da defesa do Fortaleza. Sem riscos, a equipe de Vojvoda foi para o intervalo na liderança do placar.

O Fluminense voltou do intervalo com Keno no lugar de Canobbio e a decisão se mostrou acertada. A equipe carioca saiu do sufoco do primeiro tempo, conseguiu manter a posse de bola mais próxima do gol adversário e ensaiou algumas jogadas pelos lados. À frente no placar, o Fortaleza recuou bastante e não conseguiu demonstrar a mesma intensidade da etapa inicial. O tempo foi passando, porém, e faltava ao time de Mano Menezes repertório para abrir a defesa do Leão e criar algum risco de fato ao gol de João Ricardo. Os dois técnicos realizaram muitas mudanças que não surtiram efeito positivo para nenhum dos lados. A qualidade do jogo caiu bastante, e se encaminhou sem grandes emoção para o apito final.

Na terça-feira, o Fortaleza volta a campo para enfrentar o Racing, da Argentina, pela Libertadores. Também na terça, o Fluminense vai à Colômbia, para enfrentar o Once Caldas, pela Sul-Americana.

Grêmio segura pressão inicial do Atlético-MG com brilho de Volpi e vence na Arena

O Grêmio venceu o Atlético-MG por 2 a 1 na primeira partida das equipes no Campeonato Brasileiro. O Tricolor segurou uma pressão inicial do Galo nos primeiros 20 minutos de jogo na Arena, com brilho de Tiago Volpi em chances de Rony e Cuello, e conseguiu voltar a ganhar depois de três partidas na temporada. Arezo e Edenilson anotaram os gols gremistas na primeira etapa, enquanto Rony descontou no segundo tempo.

O goleiro do Grêmio foi o grande nome do jogo, mesmo com a vitória. O Atlético-MG iniciou o jogo com uma forte pressão. Cuello e Rony tiveram oportunidades claríssimas na pequena área e pararam no goleiro. Júnior Santos também ficou cara a cara, na etapa final, e Volpi esticou o pé para fazer a defesa. Arana finalizou de fora da área em outra boa participação do gremista.

Os primeiros 15 minutos foram de um desfile do Atlético-MG na Arena. Com amplo domínio, o Galo parou em duas defesaças de Tiago Volpi em lances de Cuello. O Tricolor pouco conseguiu criar e teve apenas uma finalização, com Amuzu, mas emparelhou a partida a partir dos 20 minutos. Ajustou melhor a marcação e passou a sair mais.

Isso deu resultado. O Grêmio abriu o placar com Arezo em lance polêmico aos 32 minutos. Lucas Esteves dividiu com Natanael, que reclamou de pé alto do lateral gremista. Amuzu recebeu e colocou na área, e Arezo se jogou para fazer o gol. Inicialmente, o lance foi anulado por impedimento e depois confirmado. O gol deu mais tranquilidade ao Grêmio, que precisou de Volpi em chegada de Rony. No apagar das luzes, em um erro de saída do Galo, Villasanti deu sorte. O passe rebateu e sobrou para Edenilson colocar no cantinho e fazer 2 a 0.

Como na etapa inicial, o Galo começou em cima outra vez. Logo aos 6, Rony cabeceou para o gol em cobrança de falta ensaiada. No entanto, o lance foi anulado por impedimento no limite, assim como outras jogadas de ataque dos mineiros. O Grêmio esteve bem postado, mas sem conseguir encaixar ataques perigosos. Júnior Santos perdeu cara a cara com Volpi. O goleiro ainda salvaria em chute de Guilherme Arana. Rony conseguiu vencer o camisa 1 aos 29, em cruzamento de Scarpa. O Grêmio aos trancos e barrancos segurou a pressão da equipe de Cuca. Chegaria com algum perigo em contra-ataque, aos 40, mas com erro de passe de Pavon. O Galo manteve a presença ofensiva, mas com cruzamentos e levantamento na área. Pavon quase ampliou ainda. Arana ainda perderia chance nos últimos segundos.

O Grêmio encara o Sportivo Luqueño às 21h30 de quarta-feira, pela Sul-Americana, no Defensores del Chaco. Já o Atlético-MG enfrenta o Cienciano, às 21h30 de terça, no Garcilaso de la Vega, em Cusco, no Peru. No Brasileirão, o Tricolor joga sábado, às 18h30, contra o Ceará, no Castelão, enquanto o Galo recebe o São Paulo às 16h de domingo, no Mineirão.

Cruzeiro vence o Mirassol na abertura do Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro começou com um jogo movimentado entre Cruzeiro e Mirassol, no Mineirão. O time celeste teve um primeiro tempo melhor, vendo Dudu e Gabigol marcarem para a equipe. Após o segundo gol, o Cruzeiro caiu de rendimento e viu o Mirassol ganhar confiança. O time paulista ainda perdeu um pênalti cobrado por Reinaldo. Nos acréscimos, Lucas diminuiu o a vantagem do Cruzeiro. Na segunda etapa, o Mirassol seguiu melhor, mas não conseguiu arrancar o empate no Mineirão.

O Cruzeiro começa bem o Brasileirão 2025. Com a vitória, fica entre os quatro primeiros da competição. O Mirassol teve uma estreia amarga. Sem pontuar, vai seguir para a próxima rodada buscando os primeiros pontos da história na elite da competição.

O Cruzeiro volta a campo logo na próxima terça-feira, contra o Unión Santa Fé, na Argentina, às 19h (de Brasília), pela Sul-Americana. Essa é a primeira rodada da fase de grupos da competição. Já o Mirassol terá semana de treinos e só volta a campo no domingo, dia 06 de abril, contra o Fortaleza, Estádio Municipal José Maria de Campos Maia.

O Cruzeiro precisou de 13 minutos para marcar seu primeiro gol no Brasileirão. William achou Dudu atrás de toda a defesa, cruzou com precisão e o camisa 7 chegou chapando de primeira para abrir o placar. Menos de 10 minutos mais tarde, mais uma vez o lateral cruzou bem e, desta vez, foi Gabigol que apareceu entre os zagueiros para escorar e ampliar. Na reta final, Danielzinho, do Mirassol, foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Reinaldo, porém, bateu mal e viu Cássio defender. Nos acréscimos, a defesa cruzeirense bobeou e, no cruzamento de Clayson, Lucas tocou de cabeça no cantinho e deixou o Leão vivo na partida.

Na segunda etapa, o ímpeto do Cruzeiro diminuiu. Matheus Henrique e William tiveram as melhoras chances para o time celeste, mas acabaram não acertando o gol. O Mirassol cresceu e pressionou o Cruzeiro. Edson Carioca teve uma das melhores chances, cabeceando uma bola, exigindo defesa de Cássio. O atacante teve outras duas oportunidades, mas foi parado pelo goleiro celeste.

Calleri perde pênalti, e São Paulo empata com o Sport no Morumbis

Tudo igual para São Paulo e Sport na estreia do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, paulistas e pernambucanos ficaram no 0 a 0, no Morumbis, em jogo que teve um maior domínio dos donos da casa, mas com os visitantes também levando perigo ao gol tricolor. A melhor oportunidade saiu dos pés de Calleri, logo no segundo minuto de jogo, mas a cobrança de penalidade foi para fora.

Nos acréscimos do segundo tempo, Igor Caríus sofreu uma bolada na cabeça e recebeu atendimento no gramado por cerca de cinco minutos antes de ser substituído. Ele deixou o campo de ambulância.

O clima do Morumbis não foi dos mais amistosos durante e, principalmente, depois do empate com o Sport. Luciano, que foi substituído na segunda etapa, foi flagrado dando tapas no banco de reserva depois que deu lugar a Matheus Alves. Após o apito final, torcedores do São Paulo vaiaram a equipe.

Na próxima rodada do Brasileirão, o São Paulo vai até Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG, às 16h, no domingo, mesmo dia da partida entre Sport e Palmeiras, às 18h30, na Ilha do Retiro. Antes, na quarta-feira, o Tricolor paulista estreia na Conmebol Libertadores e vai até a Argentina enfrentar o Talleres, às 21h30.

O São Paulo quase teve um início de jogo perfeito. Logo no primeiro minuto, Luciano sofreu pênalti em disputa com Du Queiroz dentro da área. O problema para os donos da casa foi a batida de Calleri, muito gol longe do gol defendido por Caíque França.

Aos 15, Lucas Lima puxou contra-ataque e deu bom passe para Pablo, que parou em boa defesa de Rafael e também na decisão da árbitra assistente, que marcou impedimento do ataque do Sport.

Com dificuldade para criar, o São Paulo tentou arriscar de longa distância. Sabino, aos 32, avançou e chutou para defesa do goleiro do Sport. Os visitantes quase abriram o placar com Hereda, aos 37, masRafael buscou a bola no ângulo para evitar o gol rubro-negro depois de uma finalização de longa distância do lateral.

Com Ferreira e Enzo Díaz nas vagas de Sabino e Wendell, o São Paulo buscou pressionar no ataque e levou muito perigo ao Sport antes dos dez minutos. Mais de uma vez.

Na primeira tentativa, Luciano chutou cruzado, mas Allan Franco não conseguiu aproveitar. Logo depois, Enzo Díaz cruzou rasteiro para a área e Igor Vinicius, em ótima posição, isolou por cima do gol. A melhor chance dos donos da casa foi com Luiz Gustavo, que finalizou de dentro da área e acertou a trave.

A resposta do Sport foi quase que imediata. Aos 12, Sergio Oliveira deu ótimo passe para Lenny Lobato, que, livre na grande área, bateu cruzado e viu a bola passar muito perto do gol defendido por Rafael.

Em casa, Zubeldía buscou apostar nas entradas dos jovens Ferreira e Alves. O São Paulo até teve mais a posse de bola, mas esbarrou nos erros na conclusão das jogadas.

Com mais uma edição do Março Cultural, Prefeitura de Jequié celebra a Cultura e as Artes na Praça Rui Barbosa

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou nesta quinta-feira, 27, às 18h, na Praça Rui Barbosa, a IV edição do Março Cultural, evento que homenageia o Dia do Circo, do Teatro, da Poesia, do Artesão e o Dia Internacional da Mulher, reunindo um público diverso em celebração às expressões artísticas. Estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; membros da equipe técnica da Secretaria; e frequentadores do espaço público, que prestigiaram as apresentações.

Com o objetivo de democratizar o acesso à Cultura e incentivar a formação de público, a programação contou com diversas encenações e performances artísticas. O evento proporcionou momentos de valorização das artes cênicas, da literatura e do trabalho artesanal, destacando a importância desses segmentos para o fortalecimento da identidade cultural local. Um dos destaques foi a participação dos estudantes do curso de Teatro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por meio do projeto 60&Assiste, que trouxe ao público uma experiência cênica enriquecedora.

O personagem do palhaço Zuada, interpretado pelo artista Jonas Santos, encantou crianças e adultos com sua irreverência, enquanto as artistas Sarah Mattos, sob a direção de Lucas Porto, e a poetisa Elis, ambas contempladas pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), emocionaram a plateia com suas apresentações. Além disso, a homenagem às mulheres ressaltou o protagonismo feminino na Cultura e na sociedade, reforçando o compromisso da gestão municipal com a equidade e a valorização das artistas jequieenses.

 

Animal provoca acidente e morre na BA-250, trecho do município de Lagedo do Tabocal

A presença de animais nas estradas do Vale do Jiquiriçá tem sido frequente, provocando acidentes em trechos diferentes do território. Na noite desta sexta-feira (28), na BA-250, no trecho que compreende o município de Lagedo do Tabocal um carro atropelou e matou um animal, um boi, que transitava na pista.

Com o impacto, o automóvel modelo Fiat Uno ficou com a parte frontal bastante danificada, mas o motorista, felizmente, não sofreu ferimentos, segundo informações. Contudo, o acidente, levanta uma questão importante sobre a presença de bichos que saem de propriedade as margens das estradas e colocam em risco a vida de usuários, principalmente da BA-250.

Esse é um assunto que precisa ser priorizado pelas autoridades competentes, sobretudo os prefeitos, vereadores, agentes políticos e até mesmo o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – CONVALE, entidade que representa os municípios e que deveria atentar para o problema. Na maioria dos casos, os responsáveis pelos animais não são identificados.

Irajuba: Acidente envolvendo três veículos deixa três pessoas feridas na BA-888, na entrada da cidade, neste sábado

Pelo menos três pessoas ficaram feridas, uma delas em lesões mais graves, todas vítimas de um acidente entre dois carros e uma caminhonete ocorrido na noite deste sábado (29) na Rodovia BA-888, via que liga a Rodovia Santos Dumont BR-116 a cidade de Irajuba, no Vale do Jiquiriçá.

De acordo com informações preliminares que chegam à redação do BMF, o acidente aconteceu nas proximidades de um posto de combustíveis e envolveu um Chevette, um VW Gol e uma caminhonete Ford F-1000. Os feridos, o mais grave encaminhado ao Hospital  Geral Prado Valadares – HGPV e os outros dois socorridos ao Hospital Municipal de Irajuba. A Polícia Militar local foi acionada para prestar apoio, com a colaboração de populares e de profissionais de saúde.

Justiça da Espanha absolve Daniel Alves de condenação de estupro

A Justiça da Espanha absolveu nesta sexta-feira (28) o ex-jogador brasileiro Daniel Alves da condenção por estupro. Em decisão unânime, o Tribunal Superior da Catalunha decidiu anular a senteça que havia condenado Alves a 4 anos e 6 meses por ter estuprado uma jovem em uma discoteca em Barcelona, na Espanha.

Com isso, Ele nega as acusações. Os advogados da vítima ainda não haviam se pronunciado até a última atualização desta reportagem.

O brasileiro já estava em liberdade provisória desde o ano passado, quando a Justiça catalã aceitou um recurso da defesa do ex-jogador. Os juízes, no entanto, analisavam outro recurso apresentado pela Promotoria de Barcelona que pedia aumento de pena para Alves.

Segundo a sentença desta sexta-feira, que o g1 teve acesso, os juízes entenderam que houve “falta de fiabilidade do depoimento” da vítima.

“O acórdão hoje notificado indica que a decisão recorrida já se referia à falta de fiabilidade do depoimento da autora na parte do relato que podia ser objetivamente verificada por se referir a factos registados em vídeo, “indicando expressamente que o que relata não corresponde à realidade”, diz a sentença.

“O tribunal, assim, negou provimento aos recursos do Ministério Público — que requereu a anulação parcial da pena e, subsidiariamente, a majoração da pena para 9 anos — e da acusação particular — que requereu a majoração da pena para 12 anos — e absolveu os acusados, revogando as medidas cautelares impostas e declarando ex officio as custas processuais”.

Medicamentos ficarão mais caros no Brasil a partir de segunda-feira (31)

Os preços dos medicamentos terão um novo reajuste a partir da próxima segunda-feira (31). De acordo com a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), o aumento pode chegar a 5,06%, valor máximo permitido para o setor. No entanto, as farmácias têm a opção de repassar esse reajuste de forma integral ou de maneira parcelada ao longo do ano, o que pode resultar em variações de preço dependendo do medicamento e do estabelecimento.

A média dos reajustes deve ficar em 3,83%, o menor índice registrado desde 2018. A autorização oficial para o aumento ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União, mas o percentual já foi definido com base na inflação acumulada nos últimos 12 meses, encerrados em fevereiro de 2025.

O teto de 5,06% segue válido até 2026, quando a Cmed deverá estabelecer novas diretrizes para a precificação dos medicamentos. Durante esse período, farmácias e fabricantes não poderão aplicar reajustes acima do percentual determinado pelo órgão regulador.

Motoboy fica ferido após linha com cerol atingir seu pescoço em Ilhéus

Um motoboy ficou ferido na tarde de quinta-feira (27) após ser atingido por uma linha com cerol (mistura de cola com vidro) na região do bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus.

O motociclista teve ferimentos no pescoço. A situação só não foi mais grave porque ele estava em baixa velocidade e conseguiu manter o controle da moto, evitando um acidente mais sério.

O uso de cerol em linhas é extremamente perigoso e pode causar lesões graves, incluindo cortes profundos, estrangulamento e até a morte.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o ferimento no pescoço do motoboy.

Pacientes com glaucoma em Ilhéus sofrem com falta de colírio na farmácia municipal

Pacientes que dependem do colírio para o tratamento do glaucoma enfrentam dificuldades para obter o medicamento na Farmácia Municipal de Ilhéus. A falta do remédio, distribuído gratuitamente, preocupa os pacientes, que temem perder a visão devido à interrupção do tratamento.

Na manhã desta terça-feira (25), diversos pacientes procuraram a farmácia municipal em busca do colírio, mas não conseguiram o medicamento. A Secretaria Municipal da Saúde foi informada sobre o problema e se comprometeu a solucioná-lo, mas não informou um prazo para a regularização do abastecimento.

O tratamento do glaucoma exige o uso contínuo do colírio para evitar o aumento da pressão ocular e a perda da visão. A interrupção do tratamento pode agravar o quadro clínico dos pacientes.

Diante da falta do medicamento na farmácia municipal, muitos pacientes estão comprando o colírio em farmácias particulares ou pela internet para evitar a progressão da doença. No entanto, o custo do medicamento pode ser um obstáculo para muitos pacientes.

Jovem moradora do Vilela em Ilhéus precisa de ajuda para tratamento contra o Câncer

A solidariedade tem se mostrado uma força poderosa no bairro Vilela, onde familiares, amigos e vizinhos se uniram para ajudar Caroline Souza Santos, moradora da região, que enfrenta um tratamento contra o câncer. Em um momento de desafios, qualquer apoio pode fazer a diferença, e a comunidade está mobilizada para garantir que Caroline tenha o suporte necessário durante sua jornada.

Diagnosticada recentemente, Caroline tem enfrentado os altos custos do tratamento médico, que inclui medicamentos, consultas e deslocamentos para atendimentos especializados. Diante dessa realidade, uma campanha de arrecadação foi criada para ajudá-la financeiramente e possibilitar melhores condições para sua recuperação.

“Ela é uma pessoa querida por todos nós e sempre esteve disposta a ajudar os outros. Agora é nossa vez de retribuir e mostrar que não está sozinha nessa luta”, afirma uma amiga próxima da família.

A campanha aceita qualquer quantia, pois toda doação é um passo importante para garantir que Caroline continue recebendo o tratamento adequado. As contribuições podem ser feitas via chave Pix Celular: 73 999014288 (Caroline Souza Santos).

Além da arrecadação financeira, a iniciativa também busca apoio emocional e incentiva as pessoas a enviarem mensagens de carinho e esperança para Caroline. “O amor e a solidariedade têm um impacto enorme na recuperação de quem está passando por um tratamento tão difícil”, destaca um dos organizadores da campanha.

A comunidade de Ilhéus tem demonstrado sua força em momentos como este, provando que, quando nos unimos, podemos transformar vidas. Quem puder contribuir ou ajudar na divulgação da campanha estará fazendo parte desse gesto de amor e esperança.

Vamos juntos apoiar Ana Caroline e mostrar que a solidariedade é capaz de vencer qualquer desafio!

Grapiúna anuncia novos reforços para disputa da série B do Campeonato baiano

O Grapiúna Atlético Clube iniciou a montagem da equipe que disputará a Série B do Campeonato Baiano, que começa no dia 30 de abril. A equipe do sul da Bahia estreia na competição contra o Leônico e terá o mando de campo. Como o Estádio Fernando Gomes Oliveira, o Itabunão, está em obras, com o cronograma atrasado, as partidas devem ser no Estádio Elias Ribeiro, em Camacan, ou Mário Pessoa, em Ilhéus.

Para chegar à elite do futebol baiano, o Grapiúna aposta nos gols do atacante nigeriano Samuel Seht, que atua no futebol brasileiro desde 2021. O centroavante de 25 anos tem passagens pelo Foz do Iguaçu, Doce Mel e Friburguense. Para a lateral esquerda, a equipe contratou Zeca, que em 2022 foi campeão da Série B pelo Itabuna.

Natural do Rio de Janeiro, o jogador de 34 anos já rodou o Brasil. Revelado pelo Madureira (RJ), ele passou por clubes como Novo Hamburgo, Guarany de Sobral, Santa Cruz, Icasa, Oeste, Botafogo-PB, Bangu, Rio Claro, Água Santa, Concórdia, Campinense, Portuguesa-RJ, Ferroviário, Americano, Operário, Fluminense-PI, Coruripe, Oeste, Bonsucesso. Na Bahia, além de Itabuna, defendeu Vitória da Conquista,  Jequié e Jacobina.

Para a lateral direita, o Grapiúna aposta em Paulinho, de 35 anos, que no ano passado disputou o Campeonato Sergipano pelo Lagarto. Ele já atuou na segunda divisão do Campeonato Baiano pelo próprio Grapiúna. O veterano tem passagens por clubes, como Jacuipense, Cianorte, Rio Branco, Jequié, Campinense, sendo campeão Paraibano em 2016. Além disso, foi duas vezes campeão baiano pelo Atlético Alagoinhas, em 2021 e 2022.

Quem também está de volta ao time do sul da Bahia é o goleiro Erivaldo Silva de Souza, de 30 anos, mais conhecido como Shrek. No ano passado, o jogador atuou pelo Atlético de Alagoinhas, na Séria A do Campeonato Baiano. Shrek disputará posição com Ronaldo, também recém-contratado.

Para a zaga, o Grapiúna anunciou Max Marabá, Hugo Teixeira e Eduardo. Marabá tem passagens por times, como Imperatriz, Murici, Anapolina, Carajás, Inter de Lages, Barcelona de Ilhéus, Flamengo de Guanambi-BA, Lagarto-SE e Jequié. Já o zagueiro Hugo tem passagens por equipes, como Lagarto-SE, Carajás, Jacobinense e Colo Colo. Para o meio campo, o time de Itabuna contratou Danilinho, que tem passagem pelo futebol paulista.

Além de Grapiúna, a segunda divisão do Campeonato Baiano de Futebol deste ano será disputado por Bahia de Feira, Fluminense, Galícia, Itabuna, Teixeira de Freitas, Leônico, Ypiranga, SSA FC e Vitória da Conquista. O Itabuna estreia contra o Fluminense, também no dia 30 de abril, uma quarta-feira (30). O Azulino tem mando de campo, mas ainda não decidiu onde mandará seus jogos.

Reforma do Mário Pessoa em Ilhéus entra na fase final e estádio será usado pelo Barcelona na Série D

A Prefeitura de Ilhéus informou, nesta sexta-feira (21), que os serviços de recuperação do Estádio Mário Pessoa estão em fase final. A recuperação do equipamento esportivo foi viabilizada por uma força-tarefa iniciada em janeiro, fruto de uma parceria entre o município e o Barcelona de Ilhéus.

O clube destinou um aporte de R$ 90 mil para a recuperação do estádio. A Prefeitura de Ilhéus informou que entrou com outros investimentos e mão de obra para garantir a manutenção do equipamento esportivo.

Com a conclusão dos serviços, o Estádio Mário Pessoa passará por vistorias do Corpo de Bombeiros e das entidades, como a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Se aprovado, o equipamento esportivo será utilizado pelo Barcelona na Série D do Campeonato Brasileiro.

O Barcelona de Ilhéus vai estrear na competição nacional no interior de Alagoas, contra o Penedense, da cidade Penedo, no dia 12 ou 13 de abril. A Federação Brasileira de Futebol ainda confirmará os dias e horários dos jogos das primeiras rodadas.

Na segunda rodada, no dia 19 ou 20 de abril, o Barcelona receberá o Lagarto, de Sergipe. Na terceira rodada, no dia 26 ou 27, também de abril, o time de Ilhéus enfrentará o Juazeirense. Antes, a equipe de Juazeiro jogará em casa, na primeira rodada, contra o ASA, de Alagoas; na segunda rodada enfrentará o Sergipe (SE).

O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Vinícius Mendonça, destacou a importância do esforço conjunto para a reabertura do estádio. “Desde o início da gestão, o prefeito Valderico Junior determinou que não medíssemos esforços para recuperar esse importante equipamento público. Com o apoio das secretarias municipais e a parceria do Barcelona, conseguimos avançar e estamos muito perto de entregar o Mário Pessoa pronto para receber grandes jogos” ,afirmou.

PM Apreende Arma de Fogo e Drogas Durante Operação Força Total em Itabuna

Policiais Militares do 15º Batalhão apreenderam uma arma de fogo e drogas durante a Operação Força Total, realizada na tarde desta quarta-feira (20), nas proximidades do bairro Vila Zara, em Itabuna.

No final da tarde desta quinta-feira (20), Policiais Militares do 15º Batalhão, durante a operação Força Total, apreendem arma de fogo e drogas nas proximidades do Bairro Vila Zara em Itabuna.

Após denúncia anônima, os policiais realizaram a verificação e encontraram nas proximidades do rio cachoeira os materiais ilícitos que estavam armazenados em vasos plásticos. Foram apreendidos um revólver cal.38, seis munições cal. 38, 400 g de cocaína, 300g de maconha, 122 porções de haxixe, uma balança de precisão e um chapéu camuflado.

Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Itabuna.

Prefeituras de Ibicuí e Poções recebem SINDGUARDAS-BA e promovem diálogos em detrimento de melhorias para a Polícia Municipal

Na manhã desta terça-feira (18) o secretário de Administração da prefeitura de Poções e o prefeito do município de Ibicuí Salomão Cerqueira (PSD) receberam os representantes do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia (SINDGUARDAS) representados pelo presidente Pedro Oliveira, o vice-presidente Osvaldo Neto e o Diretor do Sindicato Ezequiel.

 Na primeira reunião, feita em Poções foi tratado a Pauta de melhorias nos salários e plano de carreira dos servidores da Guarda Municipal, visando reconhecer a importância da instituição para a segurança pública e o papel da GCM na promoção da ordem e da segurança que incumbe no avanço na estruturação do sistema; a importância da GCM na prevenção primária da criminalidade; a relevância da GCM na promoção da segurança e da ordem pública além dos recursos impostos pelo Governo Federal para Manutenção da instituição. 

 Na oportunidade, o Secretário de Administração já deixou agendada uma reunião com a sua equipe de governo para discutir o assunto que envolve Salários e Planos de Carreira além da demanda por EPIs e buscará outros diálogos para sanar as demais solicitações.

 Já em Ibicuí, foi discutido e ficou firmado entre o município e o SINDGUARDAS a criação de um modelo padrão de Guardas Municipais no município, respeitando todos os métodos e legislações propostas constitucionalmente e a abertura de um concurso público para preenchimento de vagas que reforçarão o efetivo no município, passando a ter condições de promover ações de combate a criminalidade, proporcionando mais segurança a população.

 Nas duas ocasiões, além dos prefeitos dos dois municípios estiveram presentes secretários das duas gestões e também vereadores, na condição de representantes do poder legislativo de cada circunscrição, demonstrando assim um compromisso com as demandas da Guarda Municipal e também com uma visão especial voltada a segurança pública em favor da sociedade.

Fonte: ASCOM SINDIGUARDAS-BA

Ilhéus vai abrir edital para Lei Aldir Blanc no próximo dia 04

A Secretaria de Cultura de Ilhéus anunciou o período de inscrições para o edital da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc 2. Elas poderão ser feitas de 4 de abril a 5 de maio, pela internet. A definição do prazo foi uma das deliberações de assembleia do Conselho Municipal de Cultura, que aprovou o cronograma de execução dos recursos destinados ao município, mais de R$ 1,4 milhão. O edital ainda não foi publicado.

O prazo de execução dos recursos termina no próximo dia 30 de junho. Com o tempo apertado, a Secult afirmou que o edital será conduzido de forma acelerada, mas respeitando os prazos mínimos de cada etapa. A Secult ampliará sua equipe para oferecer suporte aos proponentes, garante a secretária Anarleide Menezes.

Na divisão dos recursos, cada segmento terá direito a R$ 70 mil, que serão distribuídos entre os projetos conforme a quantidade estipulada. A decisão segue os encaminhamentos da reunião de 26 de agosto de 2024, com algumas adequações, informa a Pasta municipal.

 

Ainda sob o trauma coletiva provocado pela devolução dos recursos da Lei Paulo Gustavo; a assembleia de terça-feira (18) aprovou a inclusão do segmento Audiovisual, que contemplará 7 projetos. Também foram incluídas as feiras criativas culturais, que também distribuirá os R$ 70 mil entre 7 projetos (R$ 10 mil para cada). A inclusão dos dois segmentos foi uma saída para compensá-los, minimamente, pelo impacto negativo das perdas dos recursos devido à incapacidade da gestão passada de executar o dinheiro no tempo determinado pela legislação.

Os dois novos segmentos se unem à Cultura Afro/Povo Negro; Capoeira; Cultura Hip Hop; Preservação do Patrimônio Cultural; Literatura; Cultura Indígena; Culturas Populares; Artes Visuais; Música; Teatro; Dança; e Quadrilhas Juninas.

Organizações Brasileiras lançam programa de empréstimos para financiar até R$ 30 milhões a pequenos produtores nos estados da Bahia e do Pará

Quatro organizações brasileiras lançaram nesta quinta-feira (20) um fundo com o objetivo de arrecadar R$ 1 bilhão até 2030 para empréstimos a pequenos produtores de cacau no país para ajudar na expansão de suas operações.

O fundo será chamado de Kawa, emprestará inicialmente cerca de R$ 30 milhões a 1.200 pequenos produtores nos estados da Bahia e do Pará. Na Bahia, estima-se que 80% do cultivo do cacau esteja em mãos de pequenos agricultores.

O fundo Kawa dará aos produtores de cacau três anos para pagar os empréstimos, com um período médio de carência de seis meses, de acordo com um comunicado anunciando o novo fundo.

Os empréstimos —normalmente usados para comprar fertilizantes, irrigação e equipamentos— cobrarão juros de 12% ao ano.

O fundo Kawa, é composto pelo Instituto Arapyau, pela plataforma de investimentos Violet, pelo grupo Taboa e pelo investidor de impacto MOV Investments.

Tradicionalmente, esses produtores têm dificuldades de acesso a crédito para suas operações ou ao know-how para melhorar a produtividade, disse Vinicius Ahmar, gerente de bioeconomia do Instituto Arapyau, à agencia Reuters, à margem do encontro da Fundação Mundial do Cacau, em São Paulo, na última quarta-feira (19).

“A maior parte da produção está nas mãos de pequenos produtores e produtores em pequenas propriedades… nas quais eles não têm condições de investir e não têm acesso à assistência técnica”, afirmou Ahmar.

O lançamento do fundo ocorre em um momento crítico para o setor, uma vez que os principais produtores —Costa do Marfim e Gana— sofreram perdas de safra devido a condições climáticas adversas, doenças, contrabando e redução das plantações em favor da mineração ilegal de ouro, elevando os preços do cacau.

Homem que fingia ser pai de criança com câncer para pedir dinheiro em redes sociais é preso

Um homem foi preso em Morro de São Paulo, em Cairu, no baixo sul da Bahia, suspeito de fingir ser pai de uma criança com câncer e pedir dinheiro para o tratamento da doença nas redes sociais.

Segundo o delegado Thiago Campos, que investiga o caso, o homem, que não teve a identidade revelada, foi autuado em flagrante na segunda-feira (17), com 95 comprimidos de ecstasy e uma CNH falsificada. Na casa do suspeito também foram encontrados documentos, réplicas de cédulas de R$ 50 e R$ 100, computadores e celulares.

Ele está preso em flagrante por tráfico de drogas e falsificação de documento público e foi instaurado outro inquérito policial para investigar os crimes de estelionato e falsa identidade, onde se utilizou de forma ardil de imagens de uma criança em tratamento de câncer para sensibilizar seguidores que contribuíam com transferências via PIX e respostando em suas próprias redes sociais para que o perfil ganhasse visibilidade, inclusive, seguidores marcavam perfis de famosos”, disse o delegado responsável pelo caso.

Ainda segundo Thiago Campos, a Polícia Civil pediu a exclusão do perfil falso e já identificou algumas vítimas que realizaram transferências para o suspeito e que respostaram as publicações da página sem saber que era um golpe virtual.

O delegado informou que essas pessoas devem entrar em contato com a Delegacia de Cairu por meio do WhatsApp (75) 99171-8782 e enviar os comprovantes de transferência. Com isso, a polícia vai agendar uma audiência para prestarem declarações por videoconferência.

O suspeito foi levado para a Delegacia Territorial (DT) de Valença, onde está à disposição da Justiça. Do G1.

PF deflagra operação em Feira de Santana contra comércio de notas falsas via Correios

Policiais federais cumprem na manhã desta quarta-feira (19) três mandados de busca e apreensão em Feira de Santana e Rio Branco, no Acre. A operação, denominada Dracma, visa combater uma associação criminosa voltada ao comércio e distribuição de notas falsas mediante uso dos Correios.

Segundo a Polícia Federal (PF), a operação é um desdobramento de inquéritos instaurados pela Delegacia da PF de Vitória da Conquista. As investigações demonstraram que a associação criminosa usam as redes sociais para oferecer e distribuir notas para diversos locais do país.

Além do crime de associação criminosa, a Operação Dracma apura o delito de moeda falsa. Em caso de condenação, os investigados podem ser punidos em até 15 anos de prisão. (Bahia Notícias)








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia