WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



secom bahia









auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Acidente na BR-415 deixa 03 homens mortos; vítimas residiam em Itabuna e Buerarema

Um trágico acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (9) na BR-415, que liga Ilhéus a Itabuna, resultou na morte de três homens e gerou grande comoção em toda a região. As vítimas estavam em um caminhão carregado de cerveja quando colidiram frontalmente com um caminhão Mercedes Benz/Actros, em um acidente que aconteceu por volta das 11h40, nas proximidades do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que um terceiro veículo também estava envolvido na colisão, e as autoridades estão realizando uma investigação minuciosa para determinar as causas do acidente. Enquanto isso, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) chegaram rapidamente ao local para prestar socorro às vítimas, mas, lamentavelmente, não puderam salvar os três homens.

As primeiras informações sobre as identidades das vítimas começaram a surgir no início da tarde. Um dos falecidos foi identificado como Pedro, o motorista do caminhão de cerveja, residente em Itabuna. Outra vítima, ainda sem a identidade divulgada, é moradora do bairro Urbis IV, também em Itabuna. A terceira vítima permanece desconhecida até o momento.

A perda precoce e trágica desses cidadãos deixou a região em estado de luto. Neste momento de dor, a solidariedade entre amigos e familiares se intensifica, enquanto todos aguardam mais detalhes sobre a tragédia.

Vereador Lucas de Vavá solicita construção de vestiário e banheiro em campo da Fazenda do Povo em Ipiaú

O Vereador Lucas Louzado dos Santos (PSD) solicitou à Prefeita de Ipiaú Laryssa Dias, a construção de um vestiário e de um banheiro no campo de futebol da localidade Fazenda do Povo. A proposta foi protocolada na Câmara.

O parlamentar argumenta que a medida atende a uma demanda antiga da comunidade, que utiliza o espaço para atividades esportivas e recreativas. Segundo ele, o campo é frequentado por moradores de diferentes idades e regiões próximas, e a falta de infraestrutura básica prejudica o conforto e a segurança dos praticantes.

A indicação prevê a instalação de armários, chuveiros, cabides e bancos, com o objetivo de oferecer melhores condições de higiene e troca de uniformes para os jogadores. “É nossa responsabilidade proporcionar uma estrutura adequada para o lazer e o bem-estar da população”, afirma Louzado.

A Fazenda do Povo é uma das principais áreas rurais do município e abriga campeonatos amadores e treinos frequentes. A construção sugerida pelo vereador depende de análise da Prefeita.

DPT ganha reforço com a nomeação de 328 novos peritos; Profissionais fazem parte da segunda turma de formandos do DPT

Foram nomeados, na noite desta terça-feira, 8, mais 328 novos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia. Esta é a segunda turma de formandos do órgão, que é composta por peritos criminais, médico-legistas, odonto-legais e técnicos. A primeira turma, com 483 novos servidores, foi nomeada em 2024. Eles foram distribuídos em unidades de Salvador, de cidades da Região Metropolitana e do interior do estado.

Foi governador, Jerônimo Rodrigues, quem fez o anúncio, durante solenidade, que contou com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva. Outras autoridades também estiveram presentes no evento. A nomeação dos novos peritos será publicada no Diário Ofical desta quarta-feira, 9. “Com essa nomeação, nós vamos dobrar o efetivo da Instituição” afirmou o governador.

Os novos servidores atuarão nos Institutos Identificação Pedro Mello, de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP), Laboratório Central de Polícia Técnica – LCPT e na Diretoria do Interior.

“O fortalecimento da Polícia Científica da Bahia é prioridade do Governo do Estado. Em pouco mais de dois anos, foram contratados cerca de 900 novos peritos. O investimento na inteligência policial e na polícia científica ampliará os nossos índices de elucidação de crimes, contribuindo diretamente para a manutenção da paz e da ordem social”, enfatizou o secretário Marcelo Werner.

Já o novo diretor-geral do DPT, o perito criminal Osvaldo Silva, destacou a importância na nomeação dos novos profissionais. “Representa um importante reforço para a instituição e significa mais celeridade nos exames e na liberação dos laudos”, concluiu.

Polícia recupera itens furtados da Casa de Cultura Jorge Amado em Ilhéus

Policiais de Ilhéus recuperaram os objetos furtados da Casa de Jorge Amado. Um homem foi preso na ação, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (7). Na última sexta-feira (4), a entidade foi alvo de um arrombamento e teve parte do acervo levado. Nesta segunda, os policiais recuperaram os itens, como um short estampado azul, uma camisa florida, uma boina cinza, um chapéu, um relógio e um cinto.

Segundo a Polícia Militar (PM-BA), agentes da 68ª CIPM faziam rondas quando receberam informações sobre possíveis autores do crime e se deslocaram para o local indicado. Na abordagem, um homem apontou o local onde os itens estariam escondidos e os encontraram em um casarão abandonado nas proximidades da fundação.

Com o apoio da Polícia Civil, a guarnição entrou no imóvel e recuperou diversos pertences levados da instituição. O material e o suspeito foram levados para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) para a adoção das medidas legais cabíveis.

Governo da Bahia abre vagas para alunos de Pós-Graduação que tenham interesse em obter experiência prática em órgãos da administração estadual

O governo baiano acaba de abrir 100 vagas em um programa de estágio na área de pós-graduação. A oportunidade é voltada para estudantes matriculados em cursos do ensino superior de pós-graduação nas áreas de conhecimento Gestão Pública, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Ciência, Tecnologia e Inovação, que tenham interesse em obter experiência prática em órgãos da administração estadual.

Publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (08), o Edital de Abertura de Inscrições Saeb no1 pode ser conferido também nos sites do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo e da Secretaria da Administração do Estado.

Já as inscrições poderão ser feitas virtualmente das 9h desta quarta-feira (09) até as 23h59min do dia 30 de abril no site do Ibade. Para participar, o estudante deve estar matriculado em um curso de pós-graduação lato ou stricto sensu mantido por instituição de ensino oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação ou pelo Conselho Estadual de Educação.

Com carga horária de 20h semanais, o estágio terá duração de um ano, prorrogável por igual período, com bolsa mensal de R$ 1.300. Os selecionados irão atuar em sete unidades do Estado: nas Secretarias da Administração (24 vagas); Fazenda (20); Meio Ambiente (10); Ciência, Tecnologia e Inovação (15); além da Casa Civil (seis vagas); do Instituto do Meio Ambiente – Inema (10) e Detran (15).

O edital do processo seletivo prevê ainda reservas de vagas para hipossuficiente econômico (20%), candidatos com deficiência (10%), negros (30%) e indígenas (2%). Já o exame de seleção será constituído de provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, a serem aplicadas em Salvador, na data prevista de 8 de junho.

Regulamentado por meio do decreto no 22.672, de 22 de março de 2024, o novo programa de estágio visa oportunizar a aprendizagem e a aplicação do conhecimento acadêmico em unidades da administração pública estadual. Nesse contexto, o estágio será planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com os currículos, programas e calendários dos sistemas de ensino.

Acossado até pelos aliados, ACM Neto anuncia visitas ao interior no final de maio

Duramente criticado nas últimas semanas por aliados e ex-correligionários pela frieza no trato político, ACM Neto (UB) resolveu reagir e acaba de anunciar série de visitas a municípios baianos em uma agenda para se reposicionar com vistas às eleições de 2026. A agenda será aberta a partir do final de maio, por Ilhéus, no sul da Bahia, administrada pelo prefeito aliado Valderico Junior (UB).

– O ano de 2025 vai ser um ano de articulação política, de conversa com os partidos, com as lideranças e prospecção e identificação de potenciais candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, mas também um ano principalmente de muito diálogo direto com a população e um contato permanente com o cidadão baiano, levando essa mensagem de esperança para o futuro – disse ACM Neto.

O distanciamento de Neto do processo político rendeu críticas de aliados, como o deputado estadaul Paulo Câmara (PSDB) e do primo Luís Eduardo Magalhães, e de ex-aliados, a exemplo do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP).

– Figuras do grupo são mobilizadas para atacar aliados, enquanto ninguém parece ter espaço. Ninguém recebe o que deveria ser o mais simples: uma ligação, um espaço na agenda – afirmou Luís Eduardo na crítica direta ao primo ACM Neto.

A última pesquisa confiável sobre a disputa ao governo da Bahia em 2026, da Quaest, mostrou ACM Neto em empate técnico com o governador Jerônimo Rodrigues (PT): 42 a 38. Em 2022, Neto largou com vantagem superior a 60 pontos no primeiro turno, mas viu Jerônimo quase levar no primeiro turno. A disputa foi liquidada pelo petista na segunda rodada.

Zé Cocá anuncia concurso público ainda nesse primeiro semestre de 2025 em Jequié e gera expectativa na população

Duas semanas após o Secretário de Governo do município de Jequié, Vagner Amparo, falar sobre a expectativa de que haveria a possibilidade de publicação de edital de concurso público ainda neste ano de 2025; o Prefeito voltou a falar sobre o assunto em uma emissora de rádio da Cidade nesta segunda-feira (07) e elevou a população a entender que quem tem expectativa de participar do certame já está na hora de se preparar, pois o edital deve ser publicado ainda neste primeiro semestre de 2025.

O prefeito destacou a importância da medida, que busca regularizar a situação funcional do município, garantindo que a prefeitura conte com um quadro de servidores efetivos.

 Segundo o Gestor, ainda não há uma estimativa de quantas vagas serão abertas no certame, porém deixou claro que haverão vagas na área da Educação, Saúde, Assistência Social, Guarda Municipal, dentre outras.

 Sendo assim, a expectativa é que haja oportunidades para candidatos com Níveis Médio, Técnico e Superior e com o tempo apertado muitos candidatos que não possua ainda o ensino médio, há a possibilidade de conclusão em 30 dias através do EJA EAD, para concluir basta entrar em contato com o whatssapp (77)9.8804-0397. Ainda é possível fazer uma graduação com duração de 12 a 24 meses, curso de nível superior com conclusão entre 90 e 120 dias ou até mesmo bacharelados com duração de 2 a 5 anos dependendo do curso escolhido. Todos os cursos tem validação no MEC e o Certificado Eja além do reconhecimento federal é publicado em diário oficial.

Ônibus com 50 pessoas tomba e deixa pelo menos 10 mortos em MG

Um ônibus com 50 passageiros tombou, na manhã dessa terça-feira (8/4), na MG-223, entre Araguari e Tupaciguara, Minas Gerais. Informações preliminares indicam que pelo menos 10 pessoas morreram e 36 pessoas ficaram feridas. As informações são do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Há suspeita de vítimas presas debaixo do veículo. O ônibus saiu de Anápolis (GO), às 20h30 de segunda-feira (7/4), rumo a São Paulo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o ônibus é da empresa Viação Real Expresso. O acidente aconteceu por volta das 3h40. O veículo teria perdido o controle no trecho conhecido como Trevo do Queixinho e tombou na rodovia.

Até o início da manhã, as autoridades confirmaram que duas das vítimas mortas eram crianças, de 3 e 12 anos. Mais cinco pessoas foram encaminhadas para o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e pelo menos 17 passageiros feridos foram levados para a UPA de Araguari. Outros quatro foram levados para hospitais da região.

Chance de chuvas deve aumentar no interior da Bahia até o fim da próxima semana

As chuvas devem voltar à maior parte do interior da Bahia nos próximos dias, de acordo com os prognósticos dos principais modelos e institutos de meteorologia.

A maior parte do estado vem enfrentando calor extremo e estiagem, com possibilidade alta de impactos severos nas atividades agrícolas e até mesmo no abastecimento de água para consumo humano e dessedentação animal em algumas localidades, principalmente nas regiões onde o período chuvoso está chegando ao fim.

A previsão indica que a semana deve começar com a continuação do calor e tempo seco na maior parte do território baiano. O tempo deve começar a mudar gradativamente a partir de terça-feira, 8 de abril, com as chuvas chegando primeiro pelo litoral e pelo Extremo-Oeste.

Na faixa costeira do estado, há previsão de acumulados de chuva até o fim da semana entre 50 e 100 milímetros no Sul do Estado. Em Salvador, o acumulado previsto é menor, entre 20 e 40 mm.

A partir de quinta-feira (10), pode votar a chover em regiões como de Guanambi, Vitória da Conquista, Irecê, Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso. As condições de chuva nestas regiões devem continuar até o início da segunda quinzena de abril.

Criança de dois anos morre após ser atingida por mesa de mármore no interior da Bahia

Uma criança de dois anos morreu no sábado (5), em um hospital de Feira de Santana, após ser atingida por uma mesa de mármore, na cidade de Valente, a cerca de 244 km de Salvador. O acidente aconteceu no dia 21 de outubro do ano passado, e Maiany Mallia ficou hospitalizada por mais de cinco meses.

Conforme apuração da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia da região, a criança tentou subir na mesa, que acabou caindo sobre ela.

Após o acidente Maiany foi socorrida para uma unidade de saúde do município de Valente e posteriormente foi transferida para o Hospital da Criança, em Feira de Santana, informou a Polícia Civil.

Conforme apuração da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia da região, a criança tentou subir na mesa, que acabou caindo sobre ela.

Após o acidente Maiany foi socorrida para uma unidade de saúde do município de Valente e posteriormente foi transferida para o Hospital da Criança, em Feira de Santana, informou a Polícia Civil.

De acordo com a PC, guias para necropsia foram expedidos. Laudos periciais estão sendo aguardados para esclarecer o caso. g1

‘Operação Prisma’ é deflagrada pelo MP-BA e PF contra esquema de fraudes bancárias na Bahia

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta terça-feira (8) uma operação de combate a fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias na Bahia.

A ‘Operação Prisma’ cumpriu dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão em Feira de Santana, todos expedidos pela 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira de Santana. A pedido do MP-BA, a Justiça determinou também o bloqueio de bens dos investigados.

Durante a investigação, que contou com o apoio da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção a Fraude (Cefra) da Caixa Econômica Federal, detectou-se que foram abertas sete contas bancárias em agências da Caixa Econômica Federal nas cidades de Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Santo Antônio de Jesus, Castro Alves, Valença, Amargosa e Cruz das Almas por meio da utilização de documentos falsos, com o único intuito de obter recursos através de empréstimos fraudulentos.

Estado publica contrato para construção das pontes 1 e 2 do sistema viário que será formado pela BR-415 e a BA-649 entre Itabuna e Ilhéus

A Secretaria da Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra-BA) divulgou o resumo do contrato destinado à construção das pontes 2 e 3 do sistema viário que será formado pela BR-415 e a BA-649, esta última em construção à margem direita do curso do Rio Cachoeira, entre Itabuna e Ilhéus, no sul do estado.

Venceu a concorrência o Consórcio SVC/Concreta, formado pelas empresas SVC Construções e Concreta Tecnologia em Engenharia. Assinado na última sexta-feira (4) e publicado no sábado (5), no Diário Oficial do Estado, o contrato prevê investimento de R$ 45.063.410,73. Ele substitui o vínculo rompido com a empresa que iniciou, mas não teve condições de tocar a obra. O prazo de execução é de 390 dias.

A ponte 2, próximo do depósito de frios, dará acesso ao retorno para a Ceplac e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Já a ponte 3, será construída no trecho entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e a Vila Cachoeira, permitindo acesso ao próprio Ifba, ao Sesi e à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

No total, serão quatro pontes e um viaduto integrando as duas rodovias. A primeira ponte é erguida no limite dos dois municípios, próximo ao Atacadão. A quarta ponte, na Fazenda Pirataquissé, levará ao Centro de Ilhéus e à rótula prevista no projeto para acesso à BA-262 (norte da cidade) e à BA-001 (sul).

Matéria exclusiva do PIMENTA revelou que a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia estuda a possibilidade de liberar o tráfego na BA-649, trecho Ilhéus-Itabuna, antes da conclusão de todas as etapas da obra, uma das maiores intervenções na infraestrutura de trânsito do sul da Bahia em décadas. Nessa hipótese, o trânsito seria liberado nos dois sentidos da via antes da finalização das pontes 2 e 3, mas já com as pontes 1 e 4 e o viaduto conectando a BA-649 à Rodovia Jorge Amado (BR-415). A ver.

De acordo com a Seinfra-BA, o novo Sistema Viário da BA-649 tem a previsão de ser finalizado neste semestre. A implantação dos 18 quilômetros no trecho Ilhéus-Itabuna está 90% concluída. A construção das pontes 1 e 4 e do viaduto avançou 81%, 66% e 27%, respectivamente.

A duplicação de 2,3 quilômetros do acesso a Itabuna, na BA-963, atingiu 37% de execução. Já o trecho de 5,1 quilômetros do entroncamento da BA-693 até o acesso a Itabuna tem 15% do trabalho executado. “Ambas previstas para serem finalizadas em maio de 2025”, acrescentou a Secretaria Estadual.

Responsável pelo investimento de R$ 196 milhões no novo sistema viário, o Governo da Bahia teve que refazer os processos licitatórios para a construção das quatro pontes e do viaduto da BA-649. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) falou do problema à reportagem do PIMENTA

Acidente com lanchas entre Valença e Morro de São Paulo matou um passageiro e deixou outros 14 feridos

Um acidente envolvendo duas lanchas, num trecho entre Valença e Morro de São Paulo, no município de Cairu, no baixo-sul da Bahia, na noite desta segunda-feira (7), matou um passageiro e deixou outros 14 feridos. A pessoa morta foi identificada como Gustavo Veloso, gerente de um restaurante no destino turístico.

Dentre os feridos, dois estão em estado grave, conforme informou há pouco a Prefeitura de Cairu. Os graves foram levados para a Santa Casa de Valença, onde receberam os primeiros atendimentos. Eles devem ser transferidos para outras unidades hospitalares. Os demais feridos foram distribuídos entre hospitais daquela região.

A Prefeitura de Cairu confirmou que o acidente ocorreu por volta das 18h30min e que as duas embarcações que faziam o serviço de travessia entre Valença e Morro de São Paulo são reguladas e fiscalizadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

Por meio de nota, a Prefeitura de Cairu informou que mobilizou toda a sua estrutura de saúde, com equipes médicas, ambulancha e suporte em Gamboa e no Atracadouro. Que as equipes receberam o suporte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo o município, a equipe médica do Morro de São Paulo foi deslocada para Gamboa, reforçando o atendimento aos pacientes.

A nota segue afirmando ” que neste momento de profunda tristeza, a Prefeitura de Cairu manifesta sua solidariedade e pesar à família, amigos e à comunidade de Morro de São Paulo, em especial a todos que conviviam com Gustavo Veloso. O Município segue prestando todo o suporte necessário às pessoas envolvidas”.

PM apreende arma e suspeito morre após troca de tiros em Itabuna

Uma operação de combate a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) realizada por Policiais Militares do 15º Batalhão na noite desta sexta-feira (4), por volta das 19h30, no bairro Odilon, em Itabuna, resultou na apreensão de uma arma de fogo e na morte de um homem identificado pelo prenome Vinícius.

Durante rondas ostensivas, os policiais avistaram Vinícius, um indivíduo já conhecido por envolvimento no comércio ilegal de drogas na cidade. Ao perceber a aproximação da guarnição, o suspeito, que portava um revólver, fugiu em uma motocicleta sem capacete. A perseguição culminou nas proximidades da Rua Euri Leão, onde Vinícius abandonou a moto e efetuou disparos contra os policiais, que revidaram a agressão em legítima defesa.

Após o confronto, Vinícius foi encontrado ferido, caído próximo a uma concessionária de veículos na Avenida JS Pinheiro. A guarnição do Coordenador de Área acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para prestar socorro. No entanto, pouco tempo após dar entrada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), a polícia foi informada de que o homem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, conforme atestado pelo médico plantonista.

Com o resistente, foram apreendidos um revólver calibre .357, três munições intactas e três deflagradas, além da motocicleta utilizada na fuga e um aparelho celular. Todo o material apreendido foi encaminhado ao plantão central da Delegacia de Polícia Civil em Itabuna para as devidas investigações.

Acidente na BR-101 deixa duas pessoas mortas e uma ferida na madrugada de domingo

Na madrugada deste domingo (6), um trágico acidente na BR-101, próximo a São João do Panelinha, na cidade de Camacã, resultou na morte de duas pessoas. O incidente ocorreu por volta de 1h50, no KM-579, quando um veículo de passeio modelo Astra colidiu com uma carreta durante uma tentativa de ultrapassagem.

De acordo com informações obtidas pelo Blog Verdinho Itabuna, o motorista da carreta, ao tentar evitar a colisão, acabou batendo em outra carreta. Tragicamente, o motorista do Astra, identificado como Lucimei Santos, morreu instantaneamente no local do acidente. Cleidione Procopio Dias, o motorista de uma das carretas, natural de Itamaraju, também não sobreviveu, sucumbindo aos ferimentos após a colisão.

Outra pessoa envolvida no mesmo acidente, identificada como Pedro Paulo Barreto da Silva, sofreu ferimentos e foi rapidamente levado para o Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, em Itabuna, onde recebe atendimento médico.

Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna, onde exames serão realizados. As autoridades estão investigando as circunstâncias do acidente para determinar suas causas exatas.

Brasil é 5º país com mais denúncias de abuso sexual infantil online

O Brasil figurou em quinto lugar na lista de países com mais denúncias de páginas que distribuíram conteúdos de abuso sexual infantil em 2024. Ao todo, foram 52.999 páginas denunciadas, de acordo com relatório da rede internacional InHope, divulgado nesta quinta-feira (3).

De 2022 para 2024, o país viu as notificações se multiplicarem, passando da 27ª posição no ranking para a atual. Nas primeiras posições, aparecem Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

Para analisar a situação nos países, a InHope apoia-se nos dados coletados pelos 55 canais de denúncia de crimes na internet, chamados de hotlines, que integram a associação internacional. A rede está presente em 51 países. No Brasil, quem recebe as denúncias e faz a contagem é a entidade SaferNet, que desde 2006 atua em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

Das mais de 52 mil páginas denunciadas, 10.823 foram repassadas a hotlines e autoridades de outros países, porque, ao que tudo indica, envolviam vítimas de outras nacionalidades. No cálculo, também entraram as páginas associadas a crimes que aparentemente não ocorreram no Brasil.

No ano passado, foram detectadas, ainda, 1.155 páginas diferentes hospedadas no Brasil, o equivalente a 0,05% de todas as páginas com material de abuso sexual infantil identificadas no mundo.

Segundo a SaferNet, tais páginas foram recebidas e analisadas pelo Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF e autuadas para investigação.

A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência online.

Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira (4)

A Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira (4) com a promessa de uma briga acirrada pelas quatro vagas de acesso à elite nacional. A abertura da competição acontecerá com a partida entre Goiás x Amazonas, às 19 h, em Goiânia. Além disso, haverá os confrontos Paysandu x Athletico-PR, no Mangueirão; e Criciúma x Operário-PR, no Heriberto Hulse, ambos às 21h.

No sábado (5), a competição prossegue com outras três partidas. No domingo (6), também haverá três jogos. A rodada inicial termina segunda-feira (7), com o confronto entre Atlético-GO e Athletic-MG no Antônio Accioly. Pelo segundo ano consecutivo, a Série B do Brasileiro não contará com nenhuma equipe baiana. O Vitória e Bahia estão na Série A.

Dentre as novidades do Brasileirão deste ano está a adoção do Sistema de Bolas Múltiplas, como já ocorreu na primeira rodada da Série A, com 14 suportes espalhados à beira do campo, cada qual com uma bola, para facilitar e acelerar a reposição do jogo.

O Brasileirão da Série B também usará o protocolo antirracista da Fifa, que conta com um gesto, com os braços em forma de X, para denunciar à arbitragem algum ato racista no estádio. Essa sinalização pode ser feita por árbitros, jogadores ou oficiais da competição.

O combate ao racismo e a qualquer tipo de discriminação é uma das prioridades da CBF, a primeira confederação a implementar punição desportiva em seu Regulamento Geral de Competições para casos de racismo.

A Série B de 2025  possibilitará a disputa de vários clássicos de muito apelo estadual. Em Curitiba, por exemplo, Athletico e Coritiba têm tudo para realizar dois grandes jogos (turno e returno).

Bombeiros resgataram idosa desaparecida há 03 dias na zona rural de Manoel Vitorino

Bombeiros militares do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Jequié, no Médio Rio de Contas, resgataram uma idosa que estava desaparecida há 03 dias na zona rural do município de Manoel Vitorino. De acordo com informações de familiares, a idosa teria sido vista pela última vez pelo seu esposo, também idoso, por volta das 11:30h do dia (01/04), quando adentrou uma área de mata fechada, não sendo mais vista.

Com base nass informações, uma guarnição se deslocou para o distrito de Catingal, adentrando e percorrendo todo o perímetro da área de mata na região do desaparecimento.

Foram empregadas técnicas de busca e salvamento, contando inclusive com o apoio de um drone e ao final do dia desta quinta-feira (03), por volta das 17h30, a senhora foi localizada, com sinais de desidratação, mas sem ferimentos graves, sendo encaminhada aos cuidados da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  – SAMU 192 para avaliação e encaminhamento para unidade de saúde, tendo a ocorrência concluída êxito pelos bombeiros.

Fila do INSS ultrapassa 2 milhões de pedidos e bate recorde na gestão Lula

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerrou o ano de 2024 com mais de 2 milhões de brasileiros aguardando a análise de benefícios, segundo dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social. O número representa o maior volume já registrado durante o atual governo e supera o recorde anterior, alcançado em 2020.

O crescimento da fila teve início em julho do ano passado e, em novembro, já se aproximava da marca de 2 milhões de solicitações acumuladas. Apesar da divulgação do balanço referente a 2024, o governo ainda não detalhou a situação no início de 2025.

Do total de pedidos pendentes, o governo federal informa que cerca de 312 mil são solicitações repetidas e outros 317 mil estão com pendências de documentação, o que contribui para o acúmulo de processos não concluídos.

Para tentar reverter o cenário, o Ministério da Previdência anunciou medidas como a convocação de aprovados no último concurso público, investimentos em melhorias no aplicativo Meu INSS e a realização de mutirões com cerca de 500 servidores, voltados à agilização da análise de requerimentos.

Durante a campanha, o presidente Lula havia se comprometido a zerar a fila do INSS. No entanto, a crescente demanda e os entraves operacionais seguem sendo desafios para o cumprimento da promessa.

Programa de Estágios 5.504 vagas para estudantes universitários na Administração Pública Estadual

A Secretaria da Administração da Bahia abriu, nesta quinta-feira (3), inscrições do Partiu Estágio. São  ofertadas 5.504 vagas destinadas a estudantes universitários na Administração Pública Estadual (direta e indireta). O programa oferece bolsa de R$ 607,00 e auxílio-transporte. O candidato tem até o dia 2 de maio para se inscrever.

Podem concorrer às vagas estudantes de nível superior, com idade mínima de 16 anos e que já tenham concluído 50% do curso, em uma instituição de ensino na Bahia. Os candidatos precisam estar matriculados de forma regular em um curso de graduação, que pode ser presencial, semipresencial ou na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

O Edital disponibiliza 1.627 vagas para a capital e outras 3.877 para cidades do interior do estado e da Região Metropolitana de Salvador. Nesta edição, o programa oferece oportunidade de estágio em 117 cursos universitários, distribuídos entre 387 municípios da Bahia e 52 órgãos públicos do Estado.

A partir deste ano, a carga horária do Programa Partiu Estágio poderá ser utilizada para o Estágio Obrigatório do curso, desde que atenda aos critérios do respectivo projeto pedagógico e os critérios da instituição de ensino, em consonância com o órgão ou entidade contratante do Poder Executivo Estadual.

O programa concede prioridade aos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também são prioritários estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou aqueles que estudaram com bolsa integral na rede privada. O Partiu Estágio prevê 10% das vagas reservadas para estudantes com deficiência.

O estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando se tratar de pessoa com deficiência. O programa tem carga horária de 4 horas diárias e 20 horas semanais. As inscrições podem ser feitas pela plataforma www.ba.gov.br, a partir das 9h. O passo a passo completo para a inscrição no Partiu Estágio está no Edital 01/2025.

O estudante que for selecionado para a vaga de estágio receberá uma mensagem via aplicativo WhatsApp, informando a alteração de seu status no site do BA.GOV.BR e deverá acessá-lo para verificar os procedimentos, prazos e a forma de entrega da documentação. A relação dos estudantes selecionados para o Programa Partiu Estágio também será disponibilizada no site www.saeb.ba.gov.br.








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia