WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



secom bahia









auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque4’

Em espaço menor que 24 horas, Jequié registra o terceiro homicídio em plena segunda feira e eleva para 65 o número de assassinatos em 2025 na cidade

A cidade de Jequié na região sudoeste da Bahia registrou o terceiro assassinato nesta segunda-feira (06) em diferentes pontos do município que é um dos mais perigosos do Brasil, ocupando a segunda posição no Ranking perdendo apenas para Santo Antônio de Jesus em índice proporcional por 100 mil habitantes segundo apontam dados do anuário da violência.

O último registro, que elevou o número de assassinatos para 65 na cidade foi por volta das 21 horas e vitimou João Victor, que estava dentro de um comércio quando foi surpreendido pelos criminosos, e executado sem chances de defesa no Bairro Curral Novo, localidade que a menos de 08 dias foi palco de um outro assassinato.

Mais cedo, na madrugada, por volta das 02 horas da manhã, Vera Lúcia Rodrigues Costa de 16 anos foi morta pelo próprio namorado por volta das 2h44, em um imóvel localizado na rua João Santana, no bairro Jequiezinho.

Já por volta de 09:00 horas da manhã, populares acionaram as autoridades relatando o encontro de um cadáver do sexo masculino nas imediações do Poliduto, dentro de um matagal na região o que se constatou após a chegada das equipes ao local e o corpo que segundo informações de um policial ao Jornalista Mateus Oliver, possuía marcas de violência foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para identificação.

O setor de Homicídios da 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior (9ª Coorpin) segue investigando os crimes e a população pode ajudar denunciando através do telefone 181 ou 190 da Polícia Militar com garantia total do sigilo.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Suspeito de homicídio em Jequié tem mandado cumprido durante operação

Policiais da Coordenação de Apoio Tático à Investigação (CATI/Central) cumpriram, na manhã de terça-feira (29), um mandado de prisão temporária contra um homem investigado por um homicídio em Jequié. A ação ocorreu no bojo da Operação Gasoduto, deflagrada para apurar a atuação de uma organização criminosa envolvida com homicídios e tráfico de drogas naquela região.

O suspeito foi localizado no bairro KM 03, com o apoio de equipes da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e do Núcleo de Homicídios de Jequié.

Com o cumprimento da ordem judicial, o homem foi submetido aos exames de praxe e permanece à disposição da Justiça. As investigações seguem para identificar e localizar os demais envolvidos no grupo criminoso.

Além da ponte de Itapebi, Dnit indica 42 equipamentos em reabilitação em BRs na Bahia

Quase 45 pontes estão em processo de reabilitação em estradas federais que cortam a Bahia. São precisamente 43. A ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101 em Itapebi, é uma delas. Já em manutenção, teoricamente menos desgastadas, há 391 pontes nas 20 BRs da Bahia. Os dados são do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que inspeciona 434 equipamentos no estado.

Entre as BRs com maior número de pontes em reabilitação, a BR-101 lidera a lista, com 14 estruturas em processo de reforma, o que inclui desde ações de recuperação como de aumento da capacidade de carga, alargamento, passeios laterais e barreiras de segurança.

Além da ponte em Itapebi, que segue com restrição de tráfego, os equipamentos na BR-101 em reabilitação estão nas regiões do Agreste, Sul e Extremo Sul do Estado, em Alagoinhas, Aurelino Leal, Buerarema, Esplanada, Eunápolis, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Teolândia e Ubaitaba.

A segunda rodovia com maior quantidade de pontes em reabilitação é a BR-324 Norte, com nove trechos, situados em Capim Grosso, Jacobina, Riachão do Jacuípe e Tanquinho. Em terceiro lugar vem a BR-415, com cinco trechos com necessidade de reforço entre Ilhéus e Itabuna, no Sul do estado.

Já entre as 391 pontes em manutenção, a maioria delas fica também na BR-101, com 68 equipamentos, espalhados em trechos de cidades como Alagoinhas, Buerarema, Camacan, Entre Rios, Itabuna, Itamaraju, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas.

A segunda rodovia em número de manutenção é a BR-235, que passa em cidades como Canudos, Casa Nova, Jeremoabo, Juazeiro e Uauá. Já a terceira posição fica com as BRs 135 e 242, situadas no Oeste e Chapada Diamantina, onde ficam cidades como Barreiras, São Desidério e Correntina, além de Itaberaba, Ibotirama e Seabra.

Golpe do INSS fez milhares de vítimas em Ilhéus e Procon faz alerta a aposentados e pensionistas

Cerca de 200 aposentados e pensionistas denunciaram ao Procon de Ilhéus descontos indevidos em suas aposentadorias e pensões, mas, no município, o número de vítimas do escândalo do INSS deve chegar à casa dos milhares, estima o diretor executivo do órgão de defesa do consumidor, Wagner Ayres.

Há menções a descontos irregulares feitos, pelo menos, desde 2019. “Podemos dizer que, por aposentado e pensionista, [o valor descontado] variou de R$ 30 a R$ 50 [por mês]”, afirmou Wagner Ayres ao PIMENTA.

O escândalo veio à tona no dia 23 de abril passado, quando a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto, com o objetivo de combater um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Até o momento, as entidades subtraíram de aposentados e pensionistas o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024, segundo as investigações.

Nesta terça-feira (6), o Procon de Ilhéus recomendou que aposentados e pensionistas verifiquem o extrato do seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e confiram se há cobranças indevidas.

Caso algum desconto suspeito seja identificado, o cidadão pode formalizar a reclamação na sede do Procon, na Avenida Canavieiras, n. 454, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. É necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e extrato do CNIS.

A direção do Instituto Nacional do Seguro Social anunciou que fará o ressarcimento das vítimas, de forma rápida e sem burocracia. O novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, disse que o próprio beneficiário poderá fazer a requisição, e o dinheiro será devolvido junto com a pensão ou a aposentadoria, direto na conta, acrescido ao valor mensal. O plano de ressarcimento será divulgado até a próxima semana, segundo o gestor.

O escândalo derrubou Carlos Lupi do Ministério da Previdência Social. O presidente nacional do PDT foi substituído por um colega de sigla, o ex-deputado federal pernambucano Wolney Queiroz.

Apesar de ter um nome do partido no lugar de Lupi, o PDT anunciou hoje que já não faz mais parte da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diante do qual adotará posição independente. O partido do velho Leonel Brizola tem três senadores e 17 deputados federais.

Dos 20 sindicatos e associações suspeitos de fraudes, 12 foram listados pelo INSS, nesta segunda-feira (5), no Diário Oficial da União. São citadas a Associação de Suporte Assistencial e Beneficente para Aposentados Servidores e Pensionistas do Brasil (Asabasp); Appn Benefícios (Aapen, ex-Absp); Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social (AAPPS Universo); e Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB).

E, ainda, Associação Brasileira dos Aposentados Pensionistas e Idosos (Asbrapi); Centro de Estudos dos Benfícios dos Aposentados e Pensionistas (Cebap); União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos (Unaspub); Associação no Brasil de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Apbrasil); Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos (Ambec); Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA); Caixa de Assistência aos Aposentados e Pensionistas (Caap) e Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (Apdap Prev/Acolher).

Após recomendação do SINDGUARDAS Arataca demite funcionários contratados lotados na GCM

A Prefeitura Municipal de Arataca, localizada no sul da Bahia, demitiu nove servidores contratados que atuavam como Guardas Municipais. A decisão gerou indignação entre os demitidos, que atribuíram a responsabilidade ao Sindicato dos Guardas Civis Municipais da Bahia (Sindguardas-BA).

O presidente do Sindguardas-BA, Pedro de Oliveira, enfatizou que a entidade não trabalha para prejudicar trabalhadores, mas sim para defender seus direitos, garantindo que as normas estabelecidas pela legislação sejam cumpridas.

No ano passado, durante uma viagem oficial a Porto Seguro, o presidente e um diretor do Sindguardas-BA passaram por Itabuna e avistaram uma pessoa utilizando o uniforme da Guarda Municipal. Ao oferecerem carona, descobriram que se tratava de um GCM contratado de Arataca sem concurso público, o que configurava uma irregularidade.

A situação chamou a atenção do sindicato, pois a ocupação do cargo deve obedecer à Lei Federal 13.022/2014, que estabelece o Estatuto Nacional das Guardas Municipais e determina a necessidade de concurso público para o exercício da função.

Após retornar de Porto Seguro, o Sindguardas-BA procurou a Secretaria de Administração de Arataca para relatar o caso e buscar uma solução. Em outra ocasião, um diretor do sindicato identificou mais servidores contratados conduzindo viatura em uma cidade vizinha, reforçando as evidências de irregularidade. O sindicato notificou a Prefeitura e propôs um diálogo para a regularização da situação, evitando uma denúncia formal ao Ministério Público.

Reconhecendo a ilegalidade dos contratos, a Prefeitura de Arataca optou por rescindir os vínculos dos nove “guardas municipais”. O Sindguardas-BA sugeriu que esses servidores fossem realocados em outras funções dentro da administração pública, mas a Prefeitura decidiu pela demissão.

O Sindguardas-BA destacou a necessidade de regularizar a Guarda Municipal para garantir um serviço de segurança pública eficiente e em conformidade com a legislação vigente. A Lei Federal 13.022/2014 estabelece diretrizes claras para o funcionamento das Guardas Municipais, assegurando que os profissionais sejam devidamente capacitados e aprovados por meio de concurso público.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Arataca anunciou a intenção de realizar um concurso público, com o objetivo de estruturar uma Guarda Municipal – Polícia Municipal regularizada e qualificada. A medida visa fortalecer a segurança da população e garantir um serviço mais eficiente e comprometido com a proteção dos cidadãos.

Wagner descarta ser ministro da gestão Lula e indica que deve se manter na liderança do governo no Senado

O senador baiano Jaques Wagner (PT) não será ministro, ao menos por agora, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em conversa com o Bahia Notícias, nesta terça-feira (4), o senador apontou que deve se manter a frente da liderança do governo no Senado Federal.

“Não [irei assumir um ministério]. A expectativa que se tinha era eu na articulação política, eu, na verdade, achei que era importante manter o trabalho que tenho feito no Senado, me interessa auxiliar o presidente Lula, melhorar nossa performasse, chegar em 2026. Vou continuar, ele não me fez nenhum convite, então, disse a ele, que o trabalho que faço é importante, conseguir conversar com todos os lados. Devo me manter na liderança do governo no Senado”, apontou.

O governo vem passando por uma “reformulação”. O governo anunciou a atual presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, como nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A pasta é responsável pela articulação política do governo federal. A deputada assume o lugar de Alexandre da Padilha, que foi remanejado para o Ministério da Saúde, após o desligamento de Nísia Trindade.

O presidente Lula tem feito reclamações da falta de articulação com o Congresso Nacional. Em conversa sobre a sucessão do ministério, o petista disse que deve a Hoffmann a chance para sua capacidade de articulação. Com informações do site Bahia Notícias

Justiça eleitoral marca audiência sobre deùncia de compra de votos em Mascote

O  juiz Rodrigo Alves Rodrigues, da 13ª Zona Eleitoral de Camacan, designou para dia 12 de março a audiência de instrução  que investiga denúncia de abuso de poder econômico na eleição municipal, em outubro do ano passado, em Mascote, no sul da Bahia. De acordo com a oposição, o prefeito eleito Sebastião Moreira Carvalho, mais conhecido como Tião Moreira (PSB), e aliados compraram votos durante a campanha eleitoral e no dia do pleito, 6 de outubro.

Segundo os denunciantes, eleitores receberam dinheiro em espécie, pagamento via pix, custeio de Carteira Nacional de Habilitação (CNH)e material de construção com o compromisso de digitar, na urna, o número do então candidato da coligação encabeçada por Tião Moreira. Ele foi eleito com 4.144 votos (53,90%). O principal adversário de Tão,  Joaquim Elanio da Silva Gonçalves, o subtenente Da Silva, do União Brasil, obteve 3.489 votos (45,38%).

Na denuncia enviada ao Ministério Público Eleitoral, a coligação do subtenente Da Silva afirma que o voto chegou a ser comprado por R$ 1.000. Relata que houve até briga em praça pública porque um eleitor teria aceitado o pagamento e, arrependido, desistido do negócio ilícito e decidido a optar pelo adversário. Insatisfeitos, aliados do suposto comprador de votos exigiram a devolução da quantia. A negativa teria resultado na troca de agressões físicas em praça pública no dia da eleição.

Em outra situação, conforme denúncia feita pelo candidato opositor, aliados de Tião Moreira distribuíram blocos, telhas, cimento, piso e areia em troca de voto. Os aliados do prefeito eleito também teriam comprado votos no dia da eleição. Para embasar a denúncia de suposto abuso de poder econômico, o advogado do candidato do União Brasil enviou ao Ministério Público Eleitoral fotos e vídeos que comprovariam o pagamento aos eleitores.

O MPE opinou pelo prosseguimento da ação para investigar a compra de votos em Mascote. O processo tramita em Camacan, comarca responsável por julgar, na primeira instância, processos relacionados ao município de Mascote.

O processo visa apurar a prática de possíveis crimes eleitorais, como captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder político e econômico. No processo, o candidato Subtenente Da Silva pede a cassação do diploma e inelegibilidade de Tião Moreira e da vice-prefeita Juzênia Conceição da Silva (Avante).

Acidente em Itabuna quase termina em tragédia após carro derrubar ponte em Itabuna

Um carro colidiu em um poste na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), em Itabuna, nesta quinta-feira (23). A violência da batida derrubou o equipamento público.

Ao PIMENTA, a Secretaria de Transportes e Trânsito de Itabuna informou que o veículo era dirigido por um homem, que precisou de atendimento médico e foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).

De acordo com a Pasta, ainda não há informações sobre o que levou o motorista a perder o controle do veículo. O acidente exigiu a interdição da via. O carro ainda não foi removido.

INSS alerta para erro no cálculo de benefício de aposentadoria

Os aposentados que pedem revisão do cálculo de seu benefício no INSS estão cometendo equívoco na hora de justificar tal ação. O alerta é feito Instituto Nacional do Seguro Social, em comunicado divulgado na terça-feira, 21.

A alegação de quem busca o INSS é de que, ao longo dos anos, o valor do pagamento foi diminuindo e já não corresponde ao mesmo número de salários-mínimos que recebiam quando se aposentaram. No entanto, o Instituto afirma que não existe erro na questão, diante da regra mais recente sobre o tema.

Em 2025, o salário-mínimo foi reajustado em 7,5%, passando de R$ 1.412 para R$ 1.518. Já as aposentadorias superiores ao mínimo tiveram aumento de até 4,77%, de acordo com o mês de início do benefício.

Neste cenário, o aposentado que recebeu, até a competência de dezembro de 2024, R$ 2.824, não deve entender que seu benefício era de dois salários-mínimos.

“Isso porque, com o reajuste, o salário-mínimo passou a ser de R$ 1.518, mas o benefício dessa pessoa não aumentou para R$ 3.036 (2 x R$ 1.518). Se o benefício foi concedido há um ano ou mais, e o valor atual é de R$ 2.824, o reajuste a ser aplicado vai ser de 4,77%. Portanto, nesse exemplo, o beneficiário passará a receber R$ 2.958,70 (R$ 2.824 + 4,77%)”. conclui o INSS.

Resultados dos jogos deste sábado (18/1)

O futebol brasileiro profissional está de volta para a temporada 2025 com muitos campeonatos estaduais. Veja o resultado dos jogos neste sábado (18):

Resultados dos jogos deste sábado (18/1)

Amistoso

Atlético-MG 0 x 0 Cruzeiro

Campeonato Paulista

Mirassol 6 x 0 Água Santa
São Bernardo 3 x 2 Bragantino
Corinthians 2 x 1 Velo Clube
Ponte Preta 1 x 1 Santos

Inter de Limeira 0 x 0 Guarani
Noroeste 1 x 1 Palmeiras
Portuguesa 2 x 2 Novorizontino

Campeonato Alagoano

CSA 2 x 0 Murici

ASA 1 x 1 Penedense
CSE 1 x 5 CRB

Itabaiana 1 x 1 Sergipe

Campeonato Baiano

Juazeirense 0 x 0 Barcelona

Jequié 2 x 0 Colo Colo

Vitória 1 x 1 Jacuipense
Jacobina 1 x 1 Bahia

Campeonato Brasiliense

Paranoá 2 x 0 Legião

Ceilândia 1 x 0 Real Brasília

Gama 0 x 0 Sobradinho

Capital 4 x 1 Ceilandense
Brasiliense 2 x 1 Samambaia

Campeonato Carioca

Sampaio Corrêa 2 x 1 Botafogo

Fluminense 1 x 1 Maricá

Portuguesa 2 x 1 Madureira
Boavista 1 x 1 Vasco
Bangu 0 x 1 Volta Redonda
Flamengo 1 x 2 Nova Iguaçu

Campeonato Catarinense

Brusque 0 x 0 Avaí

Figueirense 1 x 1 Hercílio Luz

Chapecoense 1 x 0 Marcílio Dias

Santa Catarina 3 x 1 Caravaggio
Criciúma 2 x 0 Concórdia
Barra 0 x 0 Joinville

Campeonato Cearense

Ceará 2 x 1 CEFAT

Iguatu 0 x 1 Maracanã

Floresta 3 x 1 Barbalha
Ferroviário 1 x 2 Horizonte

Campeonato Goiano

Goiás 0 x 0 CRAC

Inhumas  2 x 1 Goiatuba

Jataiense 3 x 0 Goianésia
Anápolis 0 x 0 Vila Nova
Goiânia 0 x 2 Atlético Goianiense
Aparecidense 1 x 0 Abecat Ouvidorense

Campeonato Maranhense

Imperatriz 2 x 1 Pinheiro

Viana 0 x 3 Sampaio Corrêa

Campeonato Mato-grossense

Cuiabá 1 x 1 Mixto

Luverdense 1 x 1 Nova Mutum

União Rondonópolis 1 x 0 Academia

Naviraiense 0 x 0 Corumbaense
Costa Rica 1 x 0 Coxim

Campeonato Mineiro

Pouso Alegre 0 x 1 Athletic

Itabirito 0 x 1 Betim

Democrata de Governador Valadares 0 x 1 Villa Nova
Aymorés 0 x 0 Atlético Mineiro
Cruzeiro 1 x 0 Tombense
Uberlândia 2 x 2 América-MG

Campeonato Paraibano

Auto Esporte 0 x 1 Botafogo

Campinense 2 x 0 Treze
Esporte de Patos 1 x 3 Sousa

Campeonato Paranaense

São Joseense 1 x 5 Cianorte

Londrina 2 x 3 Maringá

Azuziz 1 x 0 Athletico-PR

FC Cascavel 1 x 0 Coritiba
Paraná 0 x 0 Andraus
Operário 2 x 0 Rio Branco

Campeonato Paulista

Inter de Limeira 0 x 0 Guarani

Noroeste 1 x 1 Palmeiras

Portuguesa 2 x 2 Novorizontino

Campeonato Pernambucano

Sport 1 x 1 Retrô

Jaguar x Decisão ADIADO

Santa Cruz 2 x 0 Afogados
Central 2 x 1 Náutico

Campeonato Piauiense

River 0 x 3 Altos

Oeirense 1 x 1 4 de Julho
Fluminense-PI 1 x 0 Atlético-PI

Campeonato Potiguar

Força e Luz 0 x 0 Potiguar

ABC 3 x 0 Santa Cruz de Natal

Baraúnas 2 x 0 Globo

Campeonato Paraense

Castanhal 1 x 0 Caeté
Tuna Luso 2 x 1 Bragantino
Santa Rosa 1 x 3 Independente
Paysandu 4 x 1 Capitão Poço
Cametá 0 x 1 Águia

Campeonato Capixaba

Rio Branco de Venda Nova 1 x 1 Vilavelhense

Cianorte, Azuris e Maringá venceram pelo campeonato Paranaense neste sábado

O Cianorte goleou o São Joseense, por 5 a 1, neste sábado, na abertura da terceira rodada do Campeonato Paranaense. O Leão abriu 2 a 0 já com cinco minutos, com gols de Beléa e Clinton. No segundo tempo, Breno Augusto ampliou, Mori e Luiz Fernando, com gols em sequência, sacramentaram a goleada. João Victor ainda descontou para o São Joseense. O Cianorte vence a terceira em três jogos e segue com 100% de aproveitamento. Com a derrota do Athletico para o Azuriz, o Leão lidera a competição de forma isolada. Já o São Joseense, que fez a estreia em casa, perdeu a terceira e continua sem pontuar, ficando na lanterna. O São Josense pega o Cascavel na quarta-feira, às 15h30, novamente no Estádio do Pinhão. Já o Cianorte encara o Londrina, também na quarta-feira, às 20h, no Albino Turbay. Jogos da quarta rodada do Campeonato Paranaense.

Em jogo disputado na tarde deste sábado, o time de Pato Branco venceu o Athletico por 1 a 0 no estádio Os Pioneiros, pela terceira rodada do Paranaense. Matheus Guimarães, aos 23 minutos do segundo tempo, marcou um golaço para garantir a vitória surpreendente do Azuriz sobre o Furacão, que perdeu os 100% de aproveitamento no estadual. Pela quarta rodada do Paranaense, o Athletico volta a campo na quarta-feira, contra o Operário, às 20h, na Ligga Arena. O Azuriz recebe o Paraná Clube na quinta-feira, às 20h, no estádio Os Pioneiros.

O Maringá venceu o Londrina, por 3 a 2, no Estádio do Café, neste sábado, pela terceira rodada do Campeonato Paranaense. O Dogão saiu na frente no começo, com Rodrigo, mas o LEC virou, com dois de Iago Teles, um no fim do primeior tempo e outro depois do intervalo. O Maringá não desistiu e buscou a vitória, com gols de Vitinho e de Matheus Moraes. Com o resultado, o Dogão quebra o tabu de quase 10 anos sem ganhar do Tubarão – a última tinha sido em 2015. O Maringá se recupera da derrota para o Cianorte e ganha a segunda no Paranaense. O Londrina encara o Cianorte, na quarta-feira, às 20h, no Albino Turbay. Já o Maringá pega o Coritiba, no mesmo dia e horário, no Willie Davidis.

 

Contagem regressiva: Filtros do Instagram já têm data para acabar

Os filtros do Instagram vão mesmo acabar. Chega de pele perfeita, bocão com preenchimento labial fake, caretas com olhos e bocas aumentadas. Ainda é possível usar o recurso, mas a partir do dia 14 de janeiro, a rede social vai começar a remover todos os filtros criados pelos usuários. Triste fim para quem exercia o direito de ser bonito pelo menos na internet*.

A medida gerou polêmica entre os internautas, já que os filtros são os queridinhos de quem curte gravar stories e reels. Há quem acredite, inclusive, que a ausência do filtro vai fazer com que haja redução no conteúdo postado.

A mudança acontece com o fim da plataforma Meta Spark, usada para criar os efeitos. No entanto, aqueles filtros produzidos pela própria Meta seguirão existindo. Ou seja, ainda dá para colocar umas camadas de Paris e disfarçar as olheiras ou encher a cara de corações nos filtros prontos da rede social. (Correio 24h)

Una: Prefeito Tiago entrega pavimentação de cinco Ruas no Bairro Sucupira

Neste sábado (21), a dez dias do encerramento de seu mandato de oito anos, o prefeito Tiago de Dejair entregou a pavimentação de cinco ruas no bairro Sucupira. A ação atende a uma antiga demanda dos moradores e promove melhorias significativas na infraestrutura local.

A obra foi realizada com recursos oriundos de emendas impositivas dos vereadores, beneficiando diretamente os moradores ao eliminar problemas como lama e poeira, além de garantir maior qualidade de vida à comunidade.

Vale destacar que esta entrega se soma às mais de cem obras de pavimentação realizadas durante a gestão de Tiago, iniciada em 2017. Sob sua liderança, o município de Una foi transformado em um verdadeiro canteiro de obras, com foco no desenvolvimento urbano e na melhoria da qualidade de vida dos unenses, graças ao empenho do prefeito e de sua equipe de secretariado.

Médico atualiza estado de Lula após novo procedimento cirúrgico

O procedimento realizado, nesta quinta-feira, 12, para bloquear o sangramento no cérebro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ocorreu sem maiores problemas. A informação foi divulgada pelo médico Roberto Kalil Filho.

Segundo o médico, Lula se encontra acordado e conversando normalmente. O presidente agora volta ao quarto da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde continuará em observação pelos próximos dias.

“O procedimento foi com sucesso, acabou, e o presidente está acordado e falando”, afirmou o médico.

Lula está internado desde a última segunda-feira, 9, quando precisou passar por um procedimento médico para drenar um hematoma cerebral, fruto de uma queda sofrida no banheiro de casa, em outubro.

Polícia Civil já prendeu mais de 290 pessoas na Bahia só nesta quinta-feira durante Operação Unum Corpus

14ª fase da Operação Unum Corpus, deflagrada pela Polícia Civil nesta terça-feira (18), já resultou na prisão de 292 suspeitos em Salvador, na Região Metropolitana e no interior do estado. Conduzida pelos Departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom), a operação continua em andamento, com equipes mobilizadas para cumprir mandados e combater a criminalidade em diversas regiões.

Até o momento, em Salvador, 35 equipes policiais realizaram ações que levaram à prisão de 40 suspeitos. No interior do estado, foram registrados 52 flagrantes e 235 prisões por mandado. Entre os crimes investigados, destacam-se 58 contra a vida, 37 relacionados ao tráfico de drogas e 60 contra o patrimônio. Além disso, nove mandados foram cumpridos contra internos do sistema prisional na cidade de Itabuna.

Em Santo Amaro, durante o cumprimento de mandados de busca, houve confronto entre policiais e criminosos. Um dos suspeitos foi atingido e não resistiu. No mesmo local, outros dois indivíduos fizeram uma pessoa refém, mas a vítima foi liberada ilesa após negociações conduzidas pelas equipes policiais.

No povoado de Junco, em Jacobina, foi apreendido R$ 55 mil, em espécie, escondidos dentro de uma boneca, em uma única residência. Uma mulher foi presa e encaminhada à delegacia para investigação.

Já no município de Maragogipe, a Polícia Civil prendeu um homem de 37 anos, apontado como liderança de uma organização criminosa na região do Recôncavo . O suspeito é investigado por diversos homicídios, incluindo um duplo homicídio ocorrido em janeiro deste ano, em que uma das vítimas foi esquartejada e a ação cruel foi filmada como demonstração de poder do grupo criminoso.

A Operação Unum Corpus permanece em andamento, com o cumprimento de novos mandados e a intensificação das ações para desarticular grupos criminosos e prevenir delitos em todo o estado.

Ipiaú:Tiros assustam moradores nas imediações da Rua do Sapo

Estampidos de disparos de arma de fogo foram ouvidos na noite desta terça-feira (10) no trecho da Avenida Getúlio Vargas conhecido como Rua do Sapo, imediações de um posto de combustíveis na saída para Ibirataia

No local policiais militares encontraram uma bicicleta , abandonada pelo possível alvo dos disparos, que foi apreendida pela PM.

Até o momento não se tem notícia de que tenha sido localizada alguma vítima dos tiros que foram disparados.

O clima nas imediações é de tensão e o receio de que novos confrontos possam acontecer nas próximas horas.

Ipiaú Online

Carreta tomba na Serra do Mutum e remoção trava trânsito na BR-116, entre Jaguaquara, Lafaiete e Jequié

Quem precisou transitar pela Rodovia Santos Dumont na tarde desta segunda-feira (09) e no início da noite enfrentou transtornos no trecho que compreende os municípios de Jaguaquara, Lafaiete Coutinho e Jequié, no Sudoeste baiano.

Uma carreta-baú que teria tombado na Serra do Mutum, perímetro de Jaguaquara durante o final de semana foi removida nesta segunda e a para a remoção a Concessionária ViaBahia interrompeu o tráfego na altura do KM 644, provocando um longo congestionamento, que durou cerca de três horas e o trânsito passou a funcionar no sistema pare-siga enquanto um guincho removia o veículo.

Nas proximidades do Posto Paraná, uma carreta apresentou defeito e complicou ainda mais a trafegabilidade na BR-116. O trânsito voltou a fluir normalmente depois das 19h.

Informações sobre queda de avião em Itajuípe é falsa

Na manhã deste domingo (08), começaram a circular nas redes sociais imagens de um acidente aéreo ocorrido no Tocantins, em 2023, sendo falsamente associadas a um vídeo gravado em frente à fábrica da Penalty, em Itajuípe. No vídeo, um avião de pequeno porte aparece apenas voando baixo, sem qualquer indício de queda.

O sobrevoo de pequenas aeronaves na região é esporádico e pode estar relacionado à vistoria de propriedades rurais ou até mesmo a treinamentos do aeroclube de Ilhéus. Entretanto, não há qualquer evidência de um acidente aéreo na área.

É fundamental termos cuidado ao compartilhar informações. As imagens associadas à suposta queda apresentam rostos desconhecidos e não têm relação com o vídeo gravado. Além disso, o registro em vídeo mostra apenas a passagem do avião pelo céu, sem qualquer evidência de queda. Portanto, trata-se de mais uma fake news de mau gosto. Sempre verifique a veracidade dos fatos antes de repassá-los.

Quatro dos vereadores reeleitos pretendem concorrer a presidência da Câmara em Una

Terminadas as eleições que decidiram os 11 vereadores da legislatura da Câmara Municipal de Una, já começam as discussões para a composição da próxima mesa diretora da Casa. A eleição acontece nos primeiros dias de trabalhos, após a posse dos novos vereadores, em 1º de janeiro de 2025.

 Após se engajarem nas eleições municipais, parlamentares retornam à Câmara em momento de calibrar expectativas de poder em função das votações proporcionais do dia 6 de outubro. Oficialmente, o nome de consenso deve surgir apenas na semana anterior à eleição.

 O professor Jorge (PP), atual presidente, deixará a casa de leis outrora que não concorreu a eleição, apoiando o filho Professor Thauan (PP), que se elegeu como o vereador mais bem votado do município e é um dos nomes para concorrer a presidência da Câmara.

 Segundo uma fonte ligada ao governo municipal relatou ao Jornalista Mateus Oliver, Um dos outros nomes para disputar a mesa diretora da Casa é o de Marijane (Avante), que se reelegeu com 409 votos e Ranniery também reeleito pelo Avante com 364 votos .

 O Partido Progressista o qual tem o prefeito eleito em sua base também poderá ter candidato a presidência da casa de Leis unense, outrora que o vereador Puba, reeleito com 430 votos é o principal nome para concorrer ao cargo.

 O terceiro nome é do vereador Dilsinho de Pedras (Podemos) reeleito com 448 votos e conhecido pela sua forte atuação em projetos sociais, implementação de emendas parlamentares no município e principal peça junto ao governo federal na busca por construção de casas populares para a comunidade de Una e distritos.

 Todos os candidatos pertencem à coligação que elegeu Rogério Borges (PP) prefeito do município. Apesar de haver quatro nomes, é possível que haja apenas um candidato de consenso, que será aquele que reunir as melhores condições dentro do próprio grupo. As eleições ocorrem nos primeiros dias de janeiro.

Governador Jerônimo anuncia concurso público para Adab com 200 novas vagas

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na noite deste domingo (2), durante abertura da 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), um novo concurso público da Adab. No total, serão 200 novas vagas para a contratação de 80 médicos veterinários, 80 engenheiros agrônomos e 40 técnicos em fiscalização agropecuária.

Ainda durante o evento no Parque de Exposições de Salvador, o chefe do Executivo estadual autorizou a publicação do Edital de Processo Seletivo para contratação de 241 técnicos de nível médio em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e a aquisição de 14 novos veículos para reforçar o trabalho da defesa agropecuária baiana.

O governador também deu posse ontem aos 13 candidatos aprovados no concurso público realizado em junho deste ano pela Agência. Foram 120 vagas disponíveis para Fiscal Estadual Agropecuário (FEA) e 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária.

A Adab já discute a data oficial para publicação do edital do novo certame.








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia