WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



secom bahia









auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque4’

“Vai caber numa canoa sem condições de atravessar o Dique” Perseguição do PL a deputados marcam a política baiana

O deputado federal Jonga Bacelar (PL) reagiu agora pela manhã com indignação à notícia de que o partido planeja sua expulsão, junto à de três deputados estaduais, por causa de seu bom relacionamento com o governo Lula (PT).

Lembrando estar no seu quinto mandato e ter tido apenas uma filiação partidária na vida, ele atribuiu a tentativa de expulsá-lo a “um derrotado sem voto, invejoso e frustrado”, numa referência ao presidente do partido em Barreiras, Comandante Rangel.

Para Jonga, se o partido continuar submetido à lógica insana da perseguição promovida por cidadãos fracassados, seus quadros vão acabar cabendo “numa canoa a remo sem capacidade sequer para atravessar as margens do Dique do Tororó”.

Ele argumentou que não se justifica uma sigla com o maior fundo partidário e o maior tempo de TV do país ter conseguido eleger um único prefeito no último pleito municipal, que, por sinal, é dele – Jânio Natal, de Porto Seguro.

O parlamentar ainda fez questão de dizer que só deve satisfações sobre sua vida partidária ao presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, seu amigo pessoal, que, inclusive, abonou sua ficha de filiação, em 2002.

Por trás da radicalização da sigla, estaria uma briga entre o presidente estadual do PL, o ex-deputado João Roma, e o deputado federal Capitão Alden pelo controle da legenda no Estado.

O grupo ligado a Alden passou a criticar publicamente a condução do ex-ministro e o resultado eleitoral, inclusive o fato de a legenda permitir que membros apoiassem o PT na Bahia, medida que Roma permitiu inicialmente, mas agora tenta reprimir por causa das críticas.

Segundo fontes, para rebater os ataques e parecer imparcial, Roma usou o presidente do PL em Barreiras para abrir um processo disciplinar não só contra Diego, Raissa e Alexandre, mas também contra os deputados do partido que estão na base de Jerônimo e de Lula.

“Esse Rangel deveria se recolher à sua insignificância”, completou Jonga Bacelar.

‘Operação Patrocínio Indigno’ prende advogado envolvido com grupo miliciano em Feira de Santana

Três pessoas envolvidas com tentativas de atrapalhar investigações relacionadas a um grupo miliciano com atuação na região de Feira de Santana foram presas preventivamente na manhã desta terça-feira, dia 26, pela ‘Operação Patrocínio Indigno’. Um deles é advogado de um dos presos na ‘Operação El Patrón’. Os outros dois alvos são um investigado já preso no município de Serrinha e uma mulher, esposa do detento, que cumprirá prisão em meio domiciliar por ser mãe de criança menor de 11 anos.

A operação cumpriu ainda mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos, no escritório de advocacia localizado em Feira de Santana e numa cela do Conjunto Penal de Serrinha. Segundo as investigações que se sucederam após a deflagração da ‘El Patrón’, foram colhidas provas de que um preso, seu advogado e sua esposa teriam destruído provas digitais de crimes cometidos pela organização criminosa. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Feira de Santana.

A ação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e pela Polícia Federal, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (Delepat), em atuação integrada com a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria-Geral (Force), e Receita Federal.

A operação é desdobramento da ‘Operação El Patrón’, que, em dezembro de 2023, desarticulou o grupo criminoso acusado por crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada.

PF cumpre mais de 30 mandados de prisão na Bahia e em Rondônia; Gandu é uma das cidades alvos

A Polícia Federal desarticulou um esquema que movimentava toneladas de drogas dentro do Brasil. Batizada de Operação Puritas, a ação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 7, e resultou na prisão de 15 suspeitos, entre eles policiais militares da Bahia, que estariam envolvidos no esquema de tráfico interestadual de drogas em Rondônia e na Bahia.

Segundo a PF, durante a ação, mais de 120 policiais federais cumpriram 30 mandados de busca e apreensão, além dos 15 mandados de prisão preventiva nas cidades de Porto Velho/RO, Vilhena/RO, Ji-Paraná/RO, Cascavel/CE, Santa Maria/DF, Ourilândia do Norte/PA, Natal/RN, Piracicaba/SP, Santa Luz/BA, Gandu/BA, Feira de Santana/BA e Fortaleza/CE, todos expedidos pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho/RO.

Além das prisões, foram realizadas as apreensões de sequestros de veículos envolvidos nas práticas delitivas, bem como sete flagrantes por porte e posse de arma de fogo de grosso calibre.

Após apurações, identificou-se que um carregamento de aproximadamente 500 kg de cloridrato de cocaína apreendido na cidade de Vilhena, outro de 500 kg na cidade de Canarana/MT e outro de 200 kg na cidade de Peritoró/MA, estavam vinculados ao grupo.

De acordo com as investigações, os policiais rodoviários federais, além de integrantes da PM/BA e PM/RO, eram responsáveis pelo transporte de toneladas de drogas destinadas principalmente ao estado do Ceará. Além disso, a Polícia Federal identificou 26 investigados no esquema criminoso, que poderão responder por tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A Corregedoria Geral da Polícia Rodoviária Federal colaborou a todo instante com as investigações, sendo fundamental para o êxito das ações.

Homem mata namorada a facadas por não gostar de novo corte de cabelo

Um homem, identificado como Benjamin Garcia, matou a facadas sua namorada, Carmen Martinez, no domingo último domingo, 3, no condado de Lancaster, na Pensilvânia. De acordo com as informações iniciais, o crime aconteceu após uma discussão sobre o corte de cabelo dela. Após a briga, a mulher foi se refugiar na casa de um irmão, onde anunciou o fim do relacionamento.

De acordo com o relato da filha da vítima, Benjamin foi até a casa do cunhado para uma conversa. No entanto, o que parecia ser uma tentativa de reconciliação terminou em tragédia, com Carmen sendo atacada violentamente com uma faca.

O irmão dela, Luis Martinez Silva, tentou intervir, mas também foi ferido, com cortes na cabeça, peito e barriga. O homem sobreviveu.

Conforme descrito pela emissora WHTM, a polícia chegou ao local e prendeu o suspeito em flagrante dentro de seu carro, ainda com a faca na mão.

Confira os concursos públicos da Bahia com inscrições até novembro

Para quem está mirando concursos públicos na Bahia deste ano, a atenção aos prazos de inscrições deve ser redobrada, isso porque diversos órgãos municipais e federais estão com diversas oportunidades abertas até o início ao meio do mês de novembro.

Cidades como Potiraguá, Ibirapuã, Feira de Santana, Formoso e entre outras estão com inscrições abertas em oportunidades que incluem cargos em educação, auxiliar, saúde, fiscal e muito mais. Algumas oportunidades oferecem vagas com salários de até R$ 5.000,00.

A prefeitura de Ibirapuã está com dois editais abertos com 74 vagas em diversos cargos. Sob coordenação do Instituto Consulpam, o concurso vai preencher carreiras de níveis fundamental, médio, técnico e superior com salários que chegam a R$ 3.000,00, por regime de trabalho de 20 a 40 horas por semana.

São oferecidos cargos de Professor, Auxiliar Administrativo, Monitor Escolar, Motorista, Secretário Escolar, Técnico em Enfermagem, Odontólogo, Educador Físico e muito mais. As inscrições seguem até o dia 13 de novembro e as provas estão previstas para o dia 8 de dezembro de 2024.

:: LEIA MAIS »

Jerônimo quer criar mais 2,4 mil vagas na Polícia Civil da Bahia; edital seria publicado no primeiro semestre de 2025

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com o pedido para a criação de 2.397 cargos na estrutura da Polícia Civil já para o ano de 2025.

A proposta prevê a criação de 500 cargos de delegado, 1.460 de investigador e 437 de escrivão. Com o acréscimo, a despesa de pessoal para o exercício de 2025, ficará no valor estimado de R$ 286 milhões, e para os exercícios de 2026 e 2027, no valor estimado de R$ 292 milhões para cada ano, considerando que todas as vagas criadas sejam preenchidas em único momento.

“A presente proposição visa aprimorar a estrutura organizacional da Polícia Civil do Estado da Bahia, reiterando, assim, o compromisso do Governo do Estado em promover medidas de fortalecimento da segurança pública”, justifica o texto.

Em entrevista para o Portal A Tarde no mês de setembro, a delegada-geral Heloísa Brito já havia adiantado que um novo edital para o concurso público da corporação seria publicado no primeiro semestre de 2025.

Caso a lei seja aprovada, o efetivo da Polícia Civil ficará da seguinte forma:

  • Delegado de Polícia Civil 1.700
  • Investigador de Polícia Civil 7.900
  • Escrivão de Polícia Civil 1.730
  • Perito Técnico de Polícia Civil 1.100
  • Perito Criminal de Polícia Civil 900
  • Perito Médico Legista de Policial Civil 600
  • Perito Odonto-Legal de Polícia Civil 80

Elefante-marinho é encontrado em rio entre Ilhéus e Itabuna

Nesta quinta-feira, 31, um elefante-marinho foi encontrado no rio Cachoeira, entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com análise do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), o animal é macho, jovem e pesa quase 300 kg, segundo informações trazidas por matéria do Portal G1.

O animal tem como habitat natural as águas geladas da Antártida e é encontrado comumente também em colônias na Argentina, em áreas com geleiras.

Segundo o IMA, a suspeita é que o elefante-marinho pode ter vindo do país vizinho até o sul da Bahia acidentalmente. O animal segue sendo monitorado pelo Instituto junto a outros órgãos ambientais.

Outro fator apontado pelo IMA é a influência das mudanças climáticas e a maior presença da espécie no litoral brasileiro. Cada vez mais comum, em maio deste ano um caso semelhante aconteceu em Ituberá, no baixo-sul da Bahia. Quando uma fêmea deu à luz um filhote no litoral de Santa Catarina pela primeira vez.

A veterinária Adriana Colosio, que atua no IMA, também ao portal G1, alertou para o cuidado ao encontrar um elefante-marinho em praias ou rios.

Ela disse que é necessário manter distância do animal e acionar entidades especializadas para que seja feito o resgate adequado. Além disso, não pode transmitir doenças aos humanos e vice-versa.

Empresa é investigada por suspeita de contaminação de água em Camamu

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para com o objetivo de investigar a empresa Baroid Pigmina Industrial e Comercial LTDA por suspeita de ser a responsável por contaminação da água distribuída para consumo humano nas localidades de Ilha Grande, Ilha Pequena e Cajaíba, no município de Camamu, na região da Costa do Dendê, litoral Sul baiano.

Segundo o MPF, uma apuração do Ministério Público da Bahia (MPBA) concluiu que a ocorrência de contaminação por chumbo na água distribuída para consumo na Ilha Grande se relaciona com a atividade de mineração desenvolvida ao longo de décadas pela empresa.

Ainda de acordo com o documento, as águas subterrâneas rasas, localizadas em algumas áreas da Ilha Grande possuem alto teor de ferro e manganês, o qual foi aumentado pelas atividades de mineração.

“A contaminação registrada está associada a lançamentos históricos a partir da Usina de Beneficiamento, com posterior transporte e disposição”, pontuou o órgão.

O MPF justifica que a abertura da investigação se dá por conta da “necessidade de angariar elemento para análise da incidência de danos morais coletivos, sociais e ao projeto de vida da população e gerações afetadas pela degradação dos recursos naturais e do meio ambiente”.

Lira anuncia apoio a Hugo Motta à sucessão na Câmara Federal

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou, nesta terça-feira, 29, apoio à candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), para a sua sucessão no cargo. O pronunciamento foi feito na residência oficial, junto a demais líderes partidários, entre eles Dr. Luizinho (PP-RJ) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

Lira disse buscar a “convergência” e que Motta seria o candidato com mais condições políticas para isso. O apoio formal de Lira a Hugo Motta foi antecipado na segunda-feira, 28, pelo Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

“Depois de muito conversar e sobretudo de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no Parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, declarou.

Fonte: Estadão

Adolfo Menezes ganha apoio de deputados de sete partidos

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia,  Adolfo Menezes (PSD), caminha para uma unanimidade na próxima reeleição da Mesa Diretora. A bancada do PSB, formada pelas deputadas Soane Galvão e Fabíola Mansur, declarou apoio à reeleição do deputado ao comando da Casa. Além disso, o deputado licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, que também é membro do partido, manifestou a mesma posição.

“Estou licenciado da Assembleia, mas, se deputado fosse, meu voto seria de Adolfo, que tem feito uma presidência que valoriza os parlamentares, a autonomia da Casa e que atua em parceria com o governo Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo avanço da Bahia. Essa é uma posição da nossa bancada e, consequentemente, de nosso partido”, declarou Ângelo.

Fabíola Mansur já havia referendado apoio à reeleição do aliado. Ontem foi a vez da deputada Soane Galvão. “A recondução do presidente significa a estabilidade política da Casa. Adolfo respeita e valoriza todos os parlamentares, trabalha com seriedade e correção, tem palavra, então merece continuar”, frisou.

Além do PSB, Adolfo Menezes já recebeu os apoios declarados das bancadas do PSD, do PV e do Avante. Também já se manifestaram a favor da recondução os deputados Raimundinho da JR (PL) e Zó do Sertão (PCdoB), somando, no total, 18 parlamentares.

Outros dois parlamentares do PT declararam ontem apoio à reeleição de Adolfo: Júnior Muniz e Euclides Fernandes. Além disso, os deputados Vitor Azevedo (PL) e Luciano Araújo (Solidariedade) também se manifestaram a favor da recondução.

Júnior Muniz afirmou que será “cabo eleitoral” de Adolfo e lançou o nome como candidato a primeiro vice-presidente da Casa, cargo mais cobiçado da Mesa Diretora depois da presidência. “Assim como a maioria da Assembleia, estou com o presidente e não abro. Ele tem quase a unanimidade da Casa em função do trabalho sério que vem desempenhando, pela forma como trata os parlamentares. E cabe ao PT, pela proporcionalidade, ocupar a vaga de primeiro vice. Estou colocando o meu nome”, frisou.

Vitor Azevedo disse que o apoio a Adolfo é “total e irrestrito”. “Sou um admirador da forma como o presidente conduz os trabalhos na Casa. Desde o meu primeiro momento na Assembleia, eu sempre segui a orientação e a liderança dele no Parlamento. Então, vejo a recondução de Adolfo com muita naturalidade, além de ser algo merecido”, pontuou.

Com as declarações públicas, Menezes já soma 22 apoios abertos à reeleição. Ele ainda não tem concorrentes. Esta semana, o presidente da Assembleia deve receber, ainda, o aval da bancada do PP, composta por seis parlamentares.

Câmara celebra Dia de Prevenção ao AVC criado por lei de autoria de Solla

A Câmara dos Deputados celebra nesta terça-feira (29) o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), instituído em junho passado a partir da aprovação da Lei 14.885/24, com base em projeto de autoria do deputado federal Jorge Solla (PT-BA).

Para marcar a data, a ser celebrada anualmente em 29 de outubro, será realizada uma cerimônia no Salão Nobre da Câmara, das 18h às 19h. Em seguida, o Congresso Nacional será iluminado com projeções que alertam sobre a necessidade de prevenir a doença.

“A data busca estimular, com amparo na legislação, a pesquisa para prevenção, tratamento da doença, promover ações educativas e debates, principalmente sobre a identificação de fatores de risco, diagnósticos precoces e reabilitação de pacientes”, explica Solla.

O parlamentar salienta que o AVC age como uma doença silenciosa que precisa ser prevenida no âmbito da atenção primária em saúde. “Nesse sentido, os municípios são fundamentais, pois são quem ofertam o atendimento na ponta com os agentes e as unidades básicas”, frisa.

Somente em 2023, mais de 110 mil pessoas foram vítimas dessa doença silenciosa no Brasil, uma média de 12 por dia, segundo o Ministério da Saúde. A enfermidade acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações no mundo.

Entenda
O AVC ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, o que provoca a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. “Era uma doença associada a idosos, mas a incidência em jovens abaixo dos 45 anos preocupa”, diz Solla.

Há dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro é o mais comum e representa 85% de todos os casos, quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo.

Já o AVC hemorrágico ocorre após o rompimento de um vaso cerebral, o que leva a um sangramento. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Entre os principais fatores de risco estão doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto, sobrepeso, obesidade e tabagismo.

Bahia registra queda em homicídios e outros crimes violentos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com chefes e comandantes das forças de segurança da Bahia para avaliar o andamento de ações realizadas no estado e fazer um balanço dos resultados. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 24, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

No comparativo com o mesmo período do ano passado, as mortes violentas tiveram redução significativa. Foram 3.941 contra 3.519 em 2024. O roubo de veículos diminuiu de 9.777 para 8.325, uma queda de 15%. O roubo a banco apresentou uma redução de 77,8%, passando de 9 para 2 no mesmo período. O roubo a carga saiu de 239 para 138, menos 42%. O roubo a ônibus teve uma queda de 36%, saindo de 882 para 563.

A produtividade também se reflete no número de prisões. Em 2023, foram 13787. Este ano, foram 14087, uma variação positiva de 2,2%. Já as armas retiradas de circulação tiveram uma variação positiva de 0,1%, saindo de 4574 para 4578.

Os investimentos se refletem também na contratação de novos agentes. Entre 2023 e 2024, foram contratados quatro mil novos policiais e bombeiros, adquiridas duas mil viaturas, um helicóptero, equipamentos de inteligência e 4.5 mil novos armamentos. O valor investido chega a R$ 400 milhões.

O encontro também contou com a presença das Polícias Civil e Penal, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Corpo de Bombeiros.

Ex-ator mirim global é assassinado a tiros em Trancoso

O Ex-ator mirim da Rede Globo, João Rebello dos Santos foi assassinado a tiros em Trancoso, distrito de Porto Seguro. O crime aconteceu na noite de quinta-feira, 24, no centro da cidade.

João, conhecido também como DJ Vunje, tinha 45 anos e esteve em pelo menos dez novelas ao longo de 11 anos. João era filho da atriz e diretora Maria Rebello e irmão da atriz Maria Carol Rebello. Ele também era sobrinho do diretor de TV Jorge Fernando, que faleceu em 2019.

Segundo informações do Radar News, Rebello estava dentro de um veículo Pajero preto quando foi atingido por vários disparos perto da Praça da Independência, uma área de grande movimentação.

A polícia informou que, pela posição do corpo, João estava possivelmente no banco do motorista durante o ataque. Ainda não se sabe se o carro estava estacionado ou em movimento no momento dos disparos.

Entre as novelas mais marcantes de João, destaca-se o personagem de uma criança maltratada pela mãe na novela “Bebê a Bordo” (1988), que está atualmente sendo reexibida no canal Viva. Outras produções notáveis em que atuou incluem “Vamp” (1991), “Deus nos Acuda” (1992) e “Cambalacho” (1986).

Bahia é 6º estado com maior coleta de lâmpadas no Brasil

A Bahia ocupa o 6º lugar no ranking nacional de arrecadação de lâmpadas fluorescentes para descarte de forma sustentável, de acordo com dados da Reciclus, entidade gestora da logística reversa de lâmpadas no Brasil. Com 108 pontos de coleta no estado, a Bahia segue na missão de contribuir para uma destinação ambientalmente correta de produtos que contêm mercúrio, e representam risco à saúde e ao meio ambiente quando descartados de maneira inadequada. Entre 2017 e 2024, o estado arrecadou mais de um milhão de lâmpadas, número que reflete o crescente engajamento da população e de estabelecimentos parceiros no esforço da sustentabilidade.

Embora a proibição do uso de lâmpadas que contêm mercúrio tenha sido mais discutida nos últimos anos, e com a tecnologia de lâmpadas LED cada vez mais popular, o desafio do descarte correto permanece. Camila Horizonte, gerente de operações e marketing da Reciclus, explica: “Ainda há muitas lâmpadas fluorescentes em circulação, e se não forem descartadas adequadamente, podem causar contaminação no solo e nos rios”. Segundo ela, o mercúrio presente nessas lâmpadas, se não manuseado de forma adequada, representa um risco significativo para a fauna, a flora e a saúde pública, principalmente em regiões de consumo de pescados e frutos do mar.

Em Salvador, a loja Assaí Atacadista da Avenida Vasco da Gama é um dos principais pontos de coleta da capital baiana, onde os clientes têm contribuído ativamente. Eubany Moreira, gerente da unidade, afirma: “Nossa loja arrecadou mais de 700 lâmpadas de janeiro a setembro deste ano, o que mostra a adesão significativa dos clientes”. Segundo Moreira, a parceria com a Reciclus, que começou em 2022, é um marco importante para a loja, reforçando o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Entre janeiro e setembro deste ano, as 24 lojas do Assaí na Bahia coletaram mais de seis mil lâmpadas, com Salvador sendo responsável por metade dessa arrecadação. ” Nós oferecemos um ponto de coleta estratégico, à vista do cliente, na saída dos caixas, para garantir que todos saibam que podem contribuir”, reforça Moreira.

 

Pesquisa mostra Flávio com vantagem sobre Caetano em Camaçari

Candidato à Prefeitura de Camaçari pelo União Brasil, Flávio Matos lidera a disputa do segundo turno na cidade, segundo pesquisa do instituto Séculus divulgada na terça-feira (22). O levantamento, contratado pelo Bahia Notícias, Antena 1 FM Salvador e TV Aratu, mostra Flávio à frente de Luiz Caetano (PT), ex-prefeito e principal adversário.

Vale lembrar que esta é a primeira vez que a eleição em Camaçari será decidida no segundo turno, após o município ter ultrapassado a marca de 200 mil eleitores.

No primeiro turno, Caetano terminou em primeiro lugar, com uma vantagem de apenas 559 votos sobre Flávio. Agora, nos votos válidos, Flávio aparece com 51,21%, enquanto Caetano tem 48,79%, o que configura um empate técnico, já que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 1.064 eleitores entre os dias 16 e 17 de outubro.

Na pesquisa estimulada, onde os eleitores são apresentados aos nomes dos candidatos, Flávio registra 43,89% das intenções de voto, e Caetano, 41,82%. Votos em branco ou nulos somam 1,79%, enquanto 12,50% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

A pesquisa também avaliou a expectativa de vitória. Quando questionados sobre quem acreditam que vencerá a eleição, independentemente da intenção de voto, 43,14% dos eleitores apostam na vitória de Flávio, enquanto 42,58% acreditam que Caetano sairá vitorioso. Nesse cenário, 14,29% dos entrevistados não opinaram.

Outro dado levantado foi a rejeição dos candidatos. Luiz Caetano é rejeitado por 43,42% dos eleitores, enquanto 38,72% afirmam que não votariam em Flávio de jeito nenhum.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07811/2024.

Embates – A disputa em Camaçari tem sido marcada por várias polêmicas. Na mais recente, Flávio acusou a campanha de Caetano de disseminar fake news após a divulgação de uma suposta motociata com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista à rádio Antena 1 Salvador, Flávio negou que participará de qualquer motociata com Bolsonaro.

“É até lamentável a pergunta. A minha agenda é toda divulgada nas minhas redes sociais. Meu adversário tenta de uma forma desesperada, ele é muito apegado à mentira. A principal característica de meu adversário é a mentira e a corrução. Na cidade ele é conhecido como mitomaníaco. É um adversário perigoso que tenta manipular as pessoas. Minha agenda é sempre divulgada nas redes sociais e as pessoas têm todo direito de participar”, disse Flávio, na ocasião.

Prefeitura envia a Câmara projeto que visa cobrar impostos de propriedades na região do Ribeirão das Varas e Pedras de Una

A prefeitura municipal de Una enviou a Câmara de vereadores do município um projeto de lei para ser votado sobre a urbanização da área Rural de Ribeirão das Varas além de parte da região do Distrito de Pedras de Una.

 O projeto de lei em questão, tem como objetivo delimitar novas áreas urbanas no município de Una promovendo uma expansão Urbana em detrimento do crescimento populacional e necessidades da infraestrutura local e visa a regularização de empreendimentos imobiliários, que até o momento só tem um de acordo com a demografia apresentada no projeto que o Jornalista Mateus Oliver teve acesso.

 Além disso, a narrativa da gestão oferece serviços como o fomento e desenvolvimento econômico, e a ampliação da oferta de serviços públicos essenciais como saneamento, educação e saúde.

 Vale ressaltar, que a transformação de uma área rural em zona urbana pode depender de lei municipal. O Projeto de Lei 6870/06 sugere que a transformação deve ser feita por meio de lei municipal, com a participação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da aprovação da prefeitura.

Além disso, é importante avaliar os aspectos envolvidos na transformação, como o valor do metro quadrado e do hectare, o imposto a ser aplicado, que no caso de zona urbana seria o IPTU, ISS, ITBI e outros para comércio e apenas IPTU e taxas de serviços como Iluminação pública e Saneamento Básico para residências, além da valorização do imóvel antes e depois da transformação.

 O projeto ainda alega, que um dos pontos positivos da Urbanização do Ribeirão das Varas é que a expansão levará a regularização das propriedades ocupadas de maneira informal dando acesso a títulos de terras para os proprietários e em contrapartida a prefeitura passa a recolher os impostos como IPTU e Imposto Predial que favorece benefícios fiscais para o município e investimentos em infraestrutura Urbana.

 A comissão de Finanças, Orçamento e Controle da Câmara gerida pelo vereador Adriano Rusciolelli, deu por unanimidade parecer favorável ao projeto alegando que diante das análises e de suas justificativas ficou entendido que a expansão urbana é uma medida necessária e alinhada as necessidades de crescimento do município e que a proposta está em conformidade com o plano diretor municipal, e o Estatuto da Cidade.

 Porém de acordo com um vereador da casa “o Plano Diretor Municipal está defasado pois tem mais de 18 anos de atualização, destacando que a comissão quer aprovar o projeto sem o PDM para depois criar tal plano”. O mesmo vereador ainda explica, que sendo transformado em Zona Urbana, o Ribeirão das varas ficaria sendo um Bairro de Comandatuba, “Este projeto sendo aprovado, todos os endereços de lá ficarão como se fosse de Comandatuba” disse.

 O Projeto ainda não tem relator e segue em discursão para posteriormente entrar em votação na Casa de Leis, e segundo informações obtidas pela nossa redação, a pauta está prevista a ir ao plenário ainda em 2024. CLIQUE AQUI E VEJA O PROJETO NA ÍNTEGRA

Texto sob responsabilidade do JORNALISTA Mateus Oliver MTE: 7.056/BA INSCR: 1938/BR

Morador de Ipiaú é vítima de golpe com QR Code falso da Embasa

Um morador de Ipiaú foi vítima de um golpe envolvendo um QR Code falso da Embasa e procurou a reportagem do Giro em Ipiaú, que é parceiro do Blog Mateus Oliver Repórter para alertar outros clientes da empresa sobre o risco desse tipo de fraude. O caso aconteceu há poucos dias, e a vítima, que preferiu não ter seu nome divulgado, só percebeu que havia caído no golpe após receber um aviso de corte de abastecimento por conta de atraso no pagamento.

Segundo o relato, o cliente utilizou uma segunda via da conta gerada por meio de um QR Code obtido na internet. No entanto, o pagamento foi direcionado a golpistas, e o valor não chegou à Embasa. O diretor da Embasa de Ipiaú, Uallace Oliveira, confirmou à nossa reportagem que teve conhecimento de um caso semelhante registrado este mês na cidade.

A Embasa alerta seus clientes sobre a necessidade de redobrar a atenção ao realizar pagamentos online, especialmente quando utilizam ferramentas de busca na internet. Os golpistas criam sites falsos que imitam os portais oficiais e fornecem segundas vias de contas com QR Codes ou códigos de barras alterados, direcionando os pagamentos para criminosos.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a Embasa orienta que os usuários sempre verifiquem a grafia correta do endereço do site oficial (www.embasa.ba.gov.br), utilizem o Atendimento Virtual (https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br) ou confirmem o número oficial de WhatsApp (71 99717-0999). Esses cuidados são essenciais para garantir a segurança no pagamento das contas e evitar fraudes. *Redação / Giro Ipiaú

Atletas de Una brilham no Campeonato Baiano de Jiu-jitsu em Ilhéus

No último domingo (20), a cidade de Una foi novamente destaque no Campeonato Baiano de Jiu-jitsu, realizado em Ilhéus. Sob a liderança do professor Alex Silva, os atletas unenses conquistaram um total impressionante de 21 medalhas, incluindo ouros, pratas e bronzes.

O vereador eleito deste ano, professor Gideon, que sempre apoiou e incentivou o esporte na região, também parabenizou os competidores pela excelente performance e por levarem o nome de Una ao pódio mais uma vez.

Lista competidores Campeonato Baiano de Jiu-jítsu
20 De Outubro – Ilhéus

1- Alik Lemos Sena 🥇🥈
2- Luize Souza Dos Santos 🥈
3- Pedro Henrique Soares Araújo
4- Jheylan Jesus Ribeiro 🥇
5- Rick Silva Dos Santos 🥈
6- Marcio Alex Do Nascimento Oliveira 🥉
7- Igor Menezes Santos 🥇🥇
8- Alysson De Aquino Dos Santos
9- Antônio Carlos De Oliveira Bisneto 🥇
10- Laura Nogueira Chaves Dantas🥇
11- Enzo Gabriel Dos Santos Da Silva🥇
12- Jhonata Reis Silva 🥇
13- Luan Kilvim Nascimento Blohem🥉
14- Rikellme Passos Urbano🥇
15- Luis Felipe Reis Nery 🥈
16- Emanuel Gileno Brito De Souza 🥇
17- Vinicius Gonçalves Lima 🥇
18- Vinicius Rodrigues Dos Sanatos 🥈🥉
19- Clerisson Victor Cerqueira Bitencourt🥈
20- João Henrique Nascimento de Moraes 🥈

Bloqueio do cartão do Bolsa Família em bets está sendo implementado

O bloqueio do uso dos cartões do Bolsa Família para o pagamento de apostas esportivas está sendo implementado, disse nesta quinta-feira (17) o ministro do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome, Wellington Dias. “Essa decisão já foi adotada e agora estamos na fase de implementação do ponto de vista técnico”, declarou Dias ao sair de reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro esclareceu que o bloqueio dos cartões do programa social para o pagamento às bets (sites de apostas) ocorre paralelamente à antecipação da proibição geral de cartões de crédito para o pagamento de apostas eletrônicas.

“Nós estamos trabalhando na perspectiva de garantir o cumprimento da regra, que coloca para todos os cartões, de crédito e do Bolsa Família, a regra que limita, impedindo o uso para pagamento de apostas”, explicou. “A medida é geral, para não criar, inclusive, um preconceito contra cartão do Bolsa Família, a medida geral que vale para todos os cartões vale também para o cartão do Bolsa Família”, disse Dias.

No caso do Bolsa Família, informou o ministro, além da proibição geral para cartões de crédito, a Caixa Econômica Federal estabelecerá limite zero para o pagamento a casas de apostas. Dias assegurou que as bets legalizadas estão ajudando o governo no bloqueio em suas páginas.

“O cartão do Bolsa Família tem liberdade de uso para acessar necessidades da família, alimentação e outras. Certamente, jogos não são uma necessidade. Para não criar inclusive um preconceito contra cartão do Bolsa Família, a medida geral que vale para todos os cartões vale também para o cartão do Bolsa Família”, complementou o ministro.

Sobre uma data para o início do bloqueio, o ministro disse esperar que ele ocorra “o mais cedo possível”, reiterando que mantém o diálogo com as empresas de apostas eletrônicas.

Sobre o estudo do Banco Central (BC), que apontou que cerca de 5 milhões de beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em aposta somente em agosto, Wellington Dias disse ser necessário evitar a estigmatização do programa social.

“Quando a gente olha toda a população brasileira, são 52 milhões de pessoas que jogam. Quando a gente olha o público do Bolsa Família, são 3 milhões. Quando a gente faz a proporção, são 52% de toda a população e 17,5% dos beneficiários do Bolsa Família que jogam. Quem usou o cartão [do programa] foi apenas 1,4%”, destacou Dias. “Toda minha preocupação é em não demonizar o público do Bolsa Família e dos demais programas sociais.”

Segundo a atualização mais recente da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda, há 98 empresas, com 215 bets autorizadas a explorar as apostas de quota fixa em todo o território nacional. Outras 26 empresas estão autorizadas a operar apenas em alguns estados: cinco no Paraná, quatro no Maranhão, uma em Minas Gerais, oito no Rio de Janeiro e oito na Paraíba.

Em relação às cerca de 2.030 empresas e sites irregulares, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a desativar as páginas na última sexta-feira (11). A agência reguladora notificou cerca de 21 mil empresas de telecomunicações em todo o país para suspender o acesso aos sites da lista negativa.

Fonte: Agência Brasil

Justiça manda prender três médicos por esquema de tráfico de órgãos humanos que matou quatro

Amparado na decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a possibilidade de prisão após condenação por júri popular, o juiz Flávio de Oliveira Cesar, da Vara do Júri, Infância e Juventude de Taubaté, no Vale do Paraíba (SP), decretou a prisão de três condenados por envolvimento na morte de quatro vítimas de um esquema de tráfico de órgãos humanos.

Pedro Henrique Masjuan Torrecillas, Rui Noronha Sacramento e Mariano Fiore Júnior devem começar a cumprir imediatamente a pena de 15 anos de reclusão a que foram condenados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

A pena imposta em primeiro grau era maior, de 17 anos, mas a Corte estadual reduziu para 15 anos. O médico Roosevelt Kalume foi o responsável por revelar o caso em 1987. Na época, o caso ficou conhecido como Caso Kalume.

Segundo a denúncia do Ministério Público estadual, os três réus integravam o corpo médico do Hospital Santa Isabel de Clínicas em Taubaté e pretendiam implementar um programa de transplante de rins. Para isso, em 1986, eles começaram a extrair órgãos de pacientes sob seus cuidados, diz o Ministério Público na acusação. O Estadão pediu manifestação do Hospital Santa Isabel.

Segundo a Promotoria, os réus procuravam os familiares das vítimas com a informação de que elas estavam em um ‘quadro de morte irreversível’, e que ‘nada mais poderia ser feito’. Em um caso, os acusados pediram aos parentes da vítima autorização para doação das córneas, mas ambos os rins acabaram sendo extraídos.

O Ministério Público apurou que a extração dos rins ocorria “sem a imprescindível prova da morte encefálica dos pacientes”. Além disso, de acordo com a denúncia, o hospital não possuía autorização para esse tipo de procedimento e os profissionais envolvidos “careciam de aptidão técnica para tanto”.

Segundo a Promotoria, peritos constataram que as vítimas das nefrectomias bilaterais – retiradas dos dois rins – “apresentavam sinais de atividade cerebral incompatíveis com o diagnóstico de morte encefálica, patente assim o total descaso dos denunciados para com a situação daquelas”. A acusação indicou que os órgãos extraídos eram entregues “a terceira pessoa para implante em pacientes desconhecidos, na cidade de São Paulo”.

Ainda de acordo com a denúncia, os réus alegaram a existência de um convênio celebrado junto à Universidade de São Paulo visando a retirada e posterior envio de órgãos para transplante na capital paulista – os órgãos seriam implantados em ‘pacientes qualificados e cadastrados’. No entanto, diz a Promotoria, a existência do convênio jamais foi comprovada, bem como o destino final dos órgãos renais.

 








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia