WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 







auto posto cachoeirinha

grupo bolsa brasil

novo programa psb


(73) 99158-7750

outubro 2024
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  


:: 16/out/2024 . 18:44

Governo diz que horário de verão este ano está descartado, mas que pode ser retomado em 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou nesta quarta-feira, 16, que o governo concluiu que não há necessidade de retomada do horário de verão para este ano. Contudo, conforme o ministro, está mantida a possibilidade da volta da política a partir do próximo ano, o que dependerá de análise posterior.

O ministro afirmou que a discussão da necessidade de retomada da política foi iniciada em razão da pior seca vivida pelo País desde 1950. “Graças a medidas ao longo do ano, conseguimos chegar com os reservatórios com índices de eficiência”, disse.

Sob o ponto de vista da segurança energética, o adiantamento dos relógios em uma hora é justificado pela necessidade de redução de consumo no horário de ponta. Em tese, as pessoas podem ter um melhor aproveitamento da luz natural.

Essa política geralmente era adotada no mês de outubro de cada ano, até fevereiro do ano seguinte. Tendo em vista o cenário hidrológico desfavorável do momento, com o acionamento mais frequente de termelétricas, mais caras, o retorno do horário de verão chegou a ser apontado como uma realidade “premente” pelo ministro Silveira, em manifestação pública.

Em setembro, o ONS divulgou uma nota técnica avaliando que a volta dessa política poderia trazer maior eficiência ao Sistema Interligado Nacional (SIN), especificamente no atendimento entre 18h e 20h. É nesse período que o sistema fica mais pressionado.

Estadão/Broadcast mostrou no início de setembro que interlocutores do governo apontavam que o retorno do horário de verão não seria imediato. Isso porque as autoridades do setor elétrico já estão adotando outras medidas para aumentar a confiabilidade do sistema.

Em relação à redução da demanda em horário de ponta, há o programa Resposta da Demanda (RD) – quando grandes consumidores apresentam ofertas de redução de demanda em troca de uma remuneração.

Um processo competitivo foi realizado ontem. As empresas vencedoras serão contratadas por um período de três meses, de novembro a janeiro, e receberão uma receita fixa mensal. Em troca, deverão estar disponíveis para reduzir sua demanda de energia elétrica quatro vezes por mês, por períodos de quatro horas, entre 18h e 22h, nos dias úteis.

A política do novo horário era aplicada nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal. O horário de verão tem melhor eficácia nos locais do país mais distantes da Linha do Equador.

Na gestão de Jair Bolsonaro, o Ministério de Minas e Energia (MME) identificou uma “naturalidade” dos efeitos do horário de verão, em função das mudanças de comportamento. Foi verificada intensificação do uso de equipamentos como ar-condicionado, o que teria anulado os efeitos de um melhor aproveitamento da iluminação natural e redução no consumo de energia, segundo a gestão da época.

Em entrevista vereador professor Gideon garante implantação de projetos e melhorias para a educação e empregabilidade em Una

Foto : Jorge Kita

O professor Gideon (Cidadania), vereador eleito em 2024 para ocupar uma vaga no legislativo municipal de Una foi entrevistado pela primeira vez após eleição no programa Jornal página 104 da Una Fm, apresentado pelo Jornalista Mateus Oliver nesta quarta-feira (16).

 Durante a entrevista, o vereador falou dos seus projetos e propostas para a sua legislatura que iniciará em janeiro de 2025 e dentre elas apresentou os projetos “Emprega Una” e “Qualifica Una”, dois dos seus favoritos.

 Os projetos juntos tem como objetivo fomentar a empregabilidade no município, evitando que a juventude e famílias de Una migrem pra outras cidades em busca de oportunidades de emprego e também capacitar os unenses através de cursos agregando diversas áreas como agricultura, piscicultura, turismo, indústria, comércio dentre outros.

 Dentre as projeções do vereador que é professor, também está a construção de uma escola de tempo integral no Bairro Santa Rita com o intuito de proporcionar um ambiente de desenvolvimento mais profundo, com atividades extraclasse que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos; garantir a aprendizagem de direitos, deveres e da cultura democrática; Melhoria do desempenho acadêmico; Redução da evasão escolar; Redução de vulnerabilidade social; Orientação para o tempo; Refeições equilibradas; Aprendizado de hábitos de higiene dentre outras atividades.

 O edil ainda projeta a implantação de uma câmara itinerante, que é um programa que aproxima os parlamentares e cidadãos de todos os distritos, bairros e povoados do município e em cada local debater os assuntos mais importantes em discussão em nas comunidades, além de tirar dúvidas da população de modo geral de maneira coletiva.

Texto sob responsabilidade do jornalista Mateus Oliver REG MTE 7.056/BA

 

Deputado quer proibir pesquisas durante período eleitoral

Em caso de descumprimento, o deputado propõe uma multa que varia de R$ 500 mil a R$ 2 milhões, além da possibilidade do Tribunal Superior Eleitoral cassar a certificação de empresas que divulgarem pesquisas.

“As pesquisas eleitorais desempenham um papel importante na democracia, fornecendo informações sobre tendências e preferências eleitorais. No entanto, quando divulgadas em massa durante o período eleitoral, podem distorcer o debate público e influenciar indevidamente o voto dos cidadãos. Pesquisas com metodologias com falhas ou com interesses questionáveis, mesmo que registradas, podem ser usadas de maneira estratégica para criar uma percepção equivocada de vantagens ou vantagens entre candidatos”, justifica o parlamentar.

O deputado, no entanto, abre uma exceção para as pesquisas internas. De acordo com a proposta, os levantamentos feitos dentro das próprias campanhas podem continuar acontecendo.

Só nesta semana, é o segundo projeto contra pesquisas eleitorais protocolada no Congresso Nacional. O senador Ciro Nogueira (PP-PI) também apresentou um PL sobre o tema.

Em seu projeto, Nogueira pede punição para institutos de pesquisa de intenção de votos que apresentarem, na semana das eleições, levantamentos com resultados muito divergentes da contagem oficial.

Governo federal deve decidir nesta quarta-feira sobre retomada do horário de verão

O Ministério de Minas e Energia (MME) anuncia, nesta quarta-feira (16), a decisão final do governo Lula sobre o retorno ou não do horário de verão ainda em 2024.

 Segundo a gestão, a medida é avaliada como forma de reduzir os impactos da seca extrema no sistema de energia. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defende a implementação do horário de verão, mas tem adotado tom cauteloso nas últimas semanas.

Segundo o site Metrópoles, um estudo apresentado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou a retomada.

Jovem é raptado e executado por criminosos em Jequié

Um jovem de 22 anos foi morto a tiros na noite de terça-feira, 15, na cidade de Jequié. De acordo com as informações, o jovem foi foi raptado pelos criminosos quando estava na porta da casa da namorada. Ele foi levado para uma área conhecida como região do Caranguejo, no bairro do Mandacaru, onde foi executado. A vítima foi identificada como Gabriel de Jesus Santos. O corpo foi recolhido pelo DPT e encaminhado ao IML. Autoria e motivação do crime serão investigados pela Polícia Civil.

Silêncio de líderes eleva nível de suspense na disputa entre Motta, Elmar e Brito pela Câmara, avaliam deputados baianos

O silêncio adotado pelos cardeais dos partidos da base aliada ao governo Lula e da oposição, sobretudo os de partidos que estão na órbita centrão, ampliaram o nível de indefinição em torno da disputa pelo controle da Câmara dos Deputados consultados pela Metropolítica. Desde que surpreendeu o Congresso ao tirar o baiano Elmar Nascimento (União Brasil) do radar e hipotecar apoio ao paraibano Hugo Motta (Republicanos), o atual presidente da Casa, Artur Lira (PP-AL), mantém distância máxima do assunto e evita comentar as articulações para a sucessão no Parlamento durante contatos com a imprensa.  “No PP, por exemplo, não é só ele quem está mudo”, disse um parlamentar da Bahia bastante ligado a Lira, ao apontar ainda os silêncios do líder do partido na Câmara, Doutor Luzinho (RJ), e do senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional da legenda . “Essa postura impede qualquer avaliação precisa sobre o jogo que está sendo jogado no momento”, emendou.

A articulação política do Palácio do Planalto, do PT e outros partidos expressivos, a exemplo do MDB, PT e PSD, também elevou a atmosfera de suspense sobre a batalha pela presidência da Câmara. “É realmente estranho que ninguém com posto de destaque esteja falando de modo mais assertivo a respeito da tendência de apoio na sucessão de Artur Lira. Talvez estejam esperando apenas o resultado do segundo turno para tirar o assunto das sombras. O que nós temos detectado é que o govermo Lula vem agindo na surdina, sem deixar as digitais no processo. Aliás, não tem nada ocorrendo às claras”, poderou outro deputado baiano com assento privilegiado no centrão. Fora Elmar Nascimento e Hugo Motta, o baiano Antônio Brito (PSD) está no páreo pelo cargo.

Nos últimos dias, a bancada do PL, a maior da casa com mais de 90 parlamentares em exercício, sinalizou adesão à candidaura de Motta. “Pelo que vimos recentemente em Brasília, o MDB indica tendência de seguir a mesma direção. Se os cerca de 80 deputados da federação do PT, PCdoB e PV fecharem questão a favor dele, vai ser difícil segurá-lo. Do lado de Elmar, creio que o União Brasil e PSB estão ao lado dele. Há a possibilidade de que Brito renuncie em favor de Elmar e leve com ele boa parte dos votos do PSD. Aí a coisa pode ficar mais equilibrada e deixar tudo mais indefinido do que já está”, analisou um deputado que pertence à tropa de choque de Elmar na Câmara.

Para todas as fontes ouvidas, há mais três certezas sobre a sucessão, além da impossibilidade de se fazer uma projeção segura sobre o resultado nas atuais condições de temperatura e pressão. A primeira é de a posição de Lula, mesmo que longe dos holofotes, terá peso decisivo no placar, independentemente de quem receber seu apoio. A segunda, que os favores feitos por Elmar Nascimento a um punhado de parlamentares não podem ser descartados. Por fim, que o voto secreto deve entrar na contabilidade dos envolvidos. Uma das grandes máximas nas altas rodas do poder em Brasília é que voto secreto dá uma vontade danada de trair.

É grande o pote de mágoas alimentado por vereadores da bancada de oposição ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) que derraparam na tentativa de renovar o mandato em outubro. Sobretudo entre os três petistas dos quatro atuais integrantes da bancada petista na Câmara Municipal que não conseguiram se reeleger: Tiago Ferreira, Suíca e Arnando Lessa. Em conversa com os pares na Casa, o trio atribuiu o mau desempenho nas urnas a um susposto desleixo do comando político do governo Jerônimo Rodrigues e do próprio partido em relação à corrida pelo Legislativo na capital.

Aliados do vice-governador culpam bastante o coodenador executivo da campanha de Geraldo Jr., Henrique Carballal, pelos erros na condução da estatégia voltada à sucessão na capital. Vereador licenciado, Carballal foi classificado como “desagregador” por interlocutores próximos ao emedebista e acusado de deixar a campanha navegar à deriva. No meio da disputa, por exemplo, acionou judicialmente o presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes, que também integrava a coordenação de Geraldo Jr. Fora as rotineiras rusgas com o PT nos últimos dois meses.

Longe da coordenação política, a condução da campanha de Geraldo Jr. do ponto de vista do marketing ainda ocupa o topo da lista de grandes erros cometidos na batalha eleitoral em Salvador. A radiografia é de que houve forte descompasso entre a comunicação e o candidato, especialmente a tentativa de ajustá-lo a um molde que não combinava com ele.  A falta de uma pauta que dialogasse com a cidade e o eleitorado foi considerada a cereja do bolo.

Após o site Política Livre divulgar nesta terça a nova pesquisa da P&A sobre o segundo turno em Camaçari – onde Flávio Matos (União Brasil) e Luiz Caetano (PT) aparecem em empate técnico, com ligeira vantagem do primeiro -, mais cinco levantamentos sobre a queda de braço na cidade estão previstas para sair nos próximos dias. Entre quarta (16) e sexta (17), devem ser divulgadas duas pesquisas da Real Time Big Data e uma do Instituto Veritá. A partir do domingo (20), deve ser divulgada a da Potencial Consultoria, encomendada pela Rádio Metropole. Na segunda, será a vez de mais uma rodada da P&A.

Lideranças dos dois polos de poder na Bahia e empresários ligados tanto ao governo do estado quanto à prefeitura de Salvador acompanham com atenção o duelo entre dois Lucas pelo título do mais poderoso deles. Um é Lucas Cardoso, amigo de infância do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) e nome com trânsito livre nos altos escalões do Thomé de Souza. O outro é Lucas Reis, chefe de gabinete do senador Jaques Wagner. Tido hoje como eminência parda do PT baiano, Reis tem sido chamado de “trator” nos círculos governista pelo estilo de empurrar a vontade própria goela abaixo dos companheiros e pela sanha com a qual pavimenta seu caminho rumo à Câmara dos Deputados em 2026.

Como se diz no anedotário da política, forças ocultas operaram para suspender a licitação de duas linhas de catamarãs entre Salvador e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Os envelopes com as propostas seriam abertos nesta terça-feira (15), mas o negócio subiu no telhado após a Agerba publicar um aviso no mesmo dia interrompendo o pregão eletrônico. Segundo a assessoria da agência, que regula os transportes em nível estadual, a medida foi tomada pela diretoria colegiada da Agerba, após “questionamentos feitos à Comissão Permanente de Licitação” do órgão. Não disse o principal: quais seriam os tais questionamentos. No entanto, a versão que corre no setor de transportes é de que há gente com influência política interessada em dar um freio no processo licitatório.

Professores aposentados deixaram de receber até R$ 27 mil por ano na Bahia

A notícia de que 27 mil professores na Bahia não estão recebendo o piso salarial revelou uma conta salgada para a categoria. O advogado Ulderman Franco, que representa 70 profissionais individualmente, explica que a defasagem entre o que os clientes aposentados estão recebendo e o que deveria ser pago pelo governo chega a R$ 2,3 mil, para 40h/ semanais, e R$ 1.1 mil, para 20h/ semanais. Em um ano, por exemplo, são R$ 27,6 mil a menos para aqueles que trabalhram 40h.

“É preciso observar cada caso individualmente, mas essa tem sido a média. Tem professores que tem um valor bruto maior, porque recebem algum tipo de gratificação ou benefício, mas é importar frisar que o cálculo é baseado no subsídio ou vencimento, como vem inscrito no contracheque. É esse valor que deveria representar o piso de R$ 4 580,57 (40h semanais) e de R$ 2. 2.290,28 (20h semanais)”, explicou o advogado.

Ele contou que a ação movida pela ACEB abriu possibilidade para que os professores conseguissem equiparar as aposentadorias e receber o retroativo desses valores, mesmo que não sejam filiados a Associação. Em alguns casos o pagamento do retroativo chegou a R$ 58 mil. O advogado contou que começou a ingressar com as ações em 2022 e que, em média, as decisões levam de 1 a 1 ano e meio para serem publicadas. “O primeiro passo é conseguir a equiparação. Em seguida, solicitamos o retroativo ao início do processo e, depois, o retroativo a cinco anos”, explicou.

Segundo a Associação Classistas de Educação e Esporte da Bahia (Aceb), cerca de 27 mil professores estaduais aposentados e na ativa na Bahia estão recebendo menos que o piso salarial da categoria que é de R$ 4.580,57. A legislação que determina o salário base dos professores é de 2008. A entidade está recorrendo à justiça para conseguir a reparação, outros profissionais estão contratando advogados particulares para fazer valer a lei e um plano de carreiras está em discussão com o Governo do Estado.

Na Bahia, Em Salvador, Encontro Nacional da Polícia Rodoviária Federal discute prevenção e enfrentamento à violência

O segundo Encontro da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para alinhamento das ações da força de segurança no âmbito nacional começou, em Salvador, e reuniu, na abertura do primeiro de quatro dias de debates, 40 superintendentes, diretores e corregedores-gerais das unidades regionais da corporação. O governador Jerônimo Rodrigues e o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, recepcionaram os policiais e participaram da cerimônia, que aconteceu nesta terça-feira (15), no Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA), em Ondina.

”Imaginem o estado brasileiro com essa dimensão, com o tamanho de suas rodovias, sem a Polícia Rodoviária Federal. Ela cuida da mobilidade, captura drogas, armas, atua no combate à criminalidade. Além de criar uma cultura de cuidado nas estradas. A gente aprendeu com a PRF a lidar com esse tema”, disse o governador durante seu discurso.

Até o dia 18 de outubro os gestores, à frente das unidades de cada estado brasileiro, vão discutir estratégias e ações para prevenção e enfrentamento da violência e da criminalidade em 2025. Diretor-geral da corporação, Fernando Oliveira reforçou que é o segundo encontro realizado fora de Brasília, com o intuito de aproximar as regiões de atuação e fortalecer o senso de unidade da PRF.

”O primeiro foi em São Paulo. Tem a importância de estarmos no Nordeste hoje, mas nosso esforço é justamente sairmos dos grandes eixos, mostrarmos a nossa capilaridade nos estados de cada região. Essa integração entre as forças estaduais e federais é o que entendemos como fundamental”, enfatizou.

Para Rodrigues Silva, superintendente da PRF de Pernambuco, os encontros são momentos para qualificar a gestão estratégica e tática das unidades regionais. ”É um momento que o diretor traz todos os superintendentes, os diretores, as áreas e quando entendemos melhor os objetivos para o ano seguinte”.

Dados de ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, de localização de pessoas desaparecidas ou em situação de risco ou vulnerabilidade; de localização de vítimas de trabalho escravo e de fiscalização no trânsito das rodovias de todo país, também, serão compartilhados para a elaboração dos planos de ação para 2025.

Jequié: Polícia intensifica ações contra o crime após aumento de casos de homicídios na cidade

A Polícia Militar de Jequié através do 19º Batalhão intensificou as ações de combate ao crime na Cidade Sol nos últimos dias, depois do aumento de casos de homicídios em pontos diferentes, fruto de uma guerra entre facções criminosas o comando do crime.

Na segunda-feira (14), um jovem de 21 anos, Renilson Oliveira Amaral morreu durante ação da PM no bairro Mandacaru. Moradores do bairro acordaram com a movimentação de homens e viaturas da PM a procura de criminosos.

Até esta quarta-feira, a polícia não emitiu nenhum comunicado sobre o caso e continua nas ruas, inclusive com viaturas circulando em comboio à noite nas ruas e bairros.

Jaguaquara: Pneu se solta de caminhão-baú em rodovia e motorista consegue evitar acidente, na BR-420

Um pneu dianteiro de um caminhão-baú Volkswagen se soltou e por pouco não provocou um acidente na BR-420, no Vale do Jiquiriçá. Segundo apurou o Blog do Marcos Frahm, o caminhão, que chegava à cidade de Jaguaquara vindo de Vitória da Conquista para fazer entrega de produtos estourou o pneu no início da chamada Ladeira do Bendengó. O motorista relatou que o susto foi grande, mas que conseguiu controla a direção para evitar do tombamento do veículo.

Usuários da BR-420 reclamam de declives na pista, que segundo eles aumentam a probabilidade de acidentes no trecho, onde veículos pesados – caminhões, por exemplo, trafegam no meio da via para evitar tombamento e colocam em risco à vida de quem circula pelo trecho de 10 km entre a cidade e a BR-116. A área é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Capitão da PM segue em estado grave após ser agredido ao sair de festa no Extremo Sul baiano

Um capitão da Polícia Militar (PM-BA) segue em estado grave nesta terça-feira (15) após ser agredido ao sair de uma festa em Prado, no Extremo Sul baiano. Francisco Vasconcelos, de 38 anos, estava de folga quando foi atacado por quatro homens. O fato ocorreu na madrugada do último domingo (13) no distrito de Corumbau, zona rural de Prado.

Segundo a Polícia Civil, testemunhas relataram que o oficial foi agredido pelos suspeitos, sendo que um deles usou um pedaço de madeira para ferir o capitão. Após buscas na região, a Polícia Militar encontrou dois dos suspeitos, que confessaram o crime.

Já o policial foi encaminhado inicialmente para o Hospital Municipal de Itamaraju e depois levado para o Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, na mesma região. Conforme a TV Santa Cruz, já na tarde desta segunda-feira (14), o oficial foi transferido para o Hospital Santa Izabel, em Salvador. O estado de saúde dele é considerado grave.

No momento da agressão, o policial estava na companhia da namorada e da cunhada, que chegaram a ficar feridas ao tentar defender o PM. Não há mais informações sobre a situação delas.

Os suspeitos foram presos em flagrante por tentativa de homicídio e encaminhados para a delegacia de Teixeira de Freitas, na mesma região. Os outros dois acusados ainda não foram encontrados.

Homem é brutalmente assassinado na zona rural de Itagi

Um homem foi morto com requintes de crueldade na zona rural de Itagi. O homicídio aconteceu na noite desta segunda-feira (14), numa região conhecida como Jaguarana. De acordo informações apuradas pelo Jitaúna em Dia, o homem conhecido por “Bado” foi baleado nas costas aparentemente com uma arma artesanal, e foi golpeado várias vezes com uma arma branca.

A vítima não tinha envolvimento com o crime e era trabalhador rural. Populares acionaram a Polícia que foi ao local, realizou buscas mais ninguém foi preso. O DPT realizou o levantamento cadavérico e a Polícia Civil de Itagi estará investigando o caso. (Jitaúna em Dia)

Criança de 9 anos invade hospital veterinário e mata 23 animais no Paraná

Uma tragédia ocorreu na cidade de Nova Fátima, no Norte do Paraná, na noite deste domingo, 13, quando uma criança de 9 anos invadiu um hospital veterinário e matou 23 animais de pequeno porte. A fazendinha do local, que havia sido inaugurada um dia antes, foi alvo de ação brutal, registrada pelas câmeras de segurança.

De acordo com a Polícia Militar, o veterinário Lúcio Barreto, proprietário do hospital, acionou a equipe após encontrar mais de 15 coelhos mortos e outros animais soltos. Ao verificar as imagens das câmeras de segurança, os proprietários externos que uma criança, acompanhada de um cachorro, havia entrado no local e maltratado os animais por cerca de 40 minutos. Alguns bichos arremessados ??foram contra a parede, tiveram as patas arrancadas e foram esquartejados.

O veterinário Lúcio Barreto descreveu o horror ao encontrar os animais mortos. “É uma situação horrível, a gente que já há muitos anos cuida dos bichinhos com o maior prazer, com o maior amor, e de repente, no dia de uma festa seguinte de Dia das Crianças, chegar e se deparar com uma cena daquelas é uma sensação horrível de impotência, de tristeza”, afirmou em entrevista.

Uma criança que mora com a avó e não tinha histórico de violência foi identificada após a análise das câmeras. Inicialmente, os proprietários pensaram que ela teria invadido o local apenas para brincar com os animais, já que havia participado da festa de inauguração no dia anterior. No entanto, a gravidade da situação foi revelada quando os vídeos mostraram os atos de crueldade.

O caso abalou a comunidade local e chamou a atenção para como lidar com o comportamento da criança envolvida no incidente.

PF e CGU cumprem mandados de busca e apreensão em gabinete e apartamento de luxo de deputado estadual em Salvador

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) cumpriram, na manhã desta terça-feira (15), cinco mandados de busca e apreensão em uma operação contra desvios de recursos públicos destinados à Educação. A ação acontece em Salvador e na cidade de Santaluz, a cerca de 275 km da capital baiana.

Segundo apuração da produção da TV Bahia, as decisões judiciais fazem parte da 2ª fase da Operação Santa Rota. Os mandados são cumpridos no gabinete do deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), e no apartamento do parlamentar, em um condomínio de luxo, na Avenida Paralela.

Marcinho Oliveira foi vice-prefeito do município de Santaluz, entre 2017 e 2020. Também foi eleito deputado estadual para o período 2023-2027.

Através de nota, o deputado informou que ficou surpreso com os mandados judiciais, porque a empresa dele, LN, nunca teve envolvimento com o contrato de transporte escolar de Santaluz. Disse ainda que a operação não tem relação com o mandato dele como parlamentar e que confia que o “tempo brevemente trará a verdade”.

De acordo com a Polícia Federal, na primeira fase da investigação, foram identificados fortes indícios de fraude à licitação realizada pelo município de Santaluz, para contratar empresa que prestaria o serviço de transporte escolar no município.

Ibirapitanga: Jovem de Ubatã é encontrado morto em área rural com membros do corpo arrancados

Na manhã desta terça-feira, 15 de Outubro, a comunidade de Ibirapitanga foi abalada pela notícia da morte de Gustavo de Jesus Souza, um jovem de 24 anos, natural de Ubatã. O corpo foi encontrado em uma roça de cacau ao lado do Bairro Novo, apresentando sinais de violência extrema, incluindo membros do corpo arrancados.

Gustavo havia ido a Ubatã na última sexta-feira para visitar sua namorada, mas seu destino mudou tragicamente. Informações preliminares indicam que o jovem pode ter sido alvo de um crime relacionado ao tráfico de drogas. Relatos sugerem que ele foi levado ao local do crime por cinco suspeitos ainda não identificados.

As autoridades locais já iniciaram uma investigação para apurar as circunstâncias do crime e localizar os responsáveis, que até o momento não foram identificados.

O caso está em andamento, e novas informações devem ser divulgadas pelas autoridades à medida que a investigação avança.

Redação Amarelinho Notícias

Lula envia ao Congresso projeto que aumenta pena para crime ambiental

O presidente Lula (PT) enviou ao Congresso Nacional nesta terça-feira, 15, um projeto de lei que aumenta a pena para as pessoas que praticam crimes ambientais. A medida foi anunciada pelo mandatário durante cerimônia fechada no Palácio do Planalto com a presença dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, Meio Ambiente Marina Silva e parlamentares.

Com isso, a punição de quem comete este tipo de delito pode variar de 4 a 6 anos, em regime fechado. Em discurso, o petista afirmou que a proposta é necessária “para ser mais duro com as pessoas que não respeitam a questão ambiental”.

“Vamos poder dizer de uma vez por todas que as pessoas que agem como se fossem bandidos nesse país, achando que estão destruindo uma coisa dos outros, quando na verdade estão destruindo é a qualidade de vida do seu filho, do seu neto, do seu bisneto, das pessoas que virão. Então, esse país apenas está mostrando que, daqui para frente, a gente não vai brincar com o crime ambiental, as pessoas terão que ser punidas severamente”, disse Lula.

Entre os delitos considerados estão desmatamento, mineração ilegal e a provocação de incêndios florestais. A matéria foi encaminhada ao Congresso em regime de urgência.




WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia