:: ‘Destaque1’
Implementação da Educação Étnico-Racial se Torna Obrigatória nas Escolas Municipais de Ipiaú
A Prefeitura Municipal de Ipiaú, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação (CME), deu um passo significativo para a promoção da igualdade e o combate ao racismo com a aprovação e publicação de uma Resolução que estabelece diretrizes obrigatórias para a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todo o Sistema Municipal de Educação.
A medida, publicada no Diário Oficial do Município (Edição 4.333, de 26 de novembro de 2025) , visa cumprir as legislações federais vigentes, como as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, e fortalecer a valorização da diversidade étnico-cultural brasileira no ambiente escolar.
Esta nova regulamentação, que se aplica a todas as instituições de ensino da educação básica, tanto públicas quanto privadas do município de Ipiaú , determina que a Educação das Relações Étnico-Raciais seja uma parte integrante e essencial do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada escola, devendo permear todas as áreas do conhecimento.
O objetivo central é promover ativamente a igualdade racial, valorizar a rica diversidade étnico-cultural do Brasil e, sobretudo, combater veementemente todas as formas de preconceito e discriminação racial dentro do ambiente escolar e na comunidade.
A relatora do parecer que resultou na Resolução, Juliana dos Santos Lino Souza, destaca que o tema é fundamental e foi aprovado na sessão do dia 12 de junho de 2025.
No que diz respeito ao currículo e à prática pedagógica, a Resolução estabelece que as escolas da rede municipal deverão contemplar o tema de forma transversal e interdisciplinar, incentivando uma reflexão crítica sobre a construção social do racismo e o protagonismo das populações negras e indígenas na sociedade brasileira.
A abordagem dos conteúdos relativos à história e cultura afro-brasileira, africana e indígena deve ser incorporada em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, Inglês e Educação Física, e com especial atenção às áreas de História, Artes, Literatura, Sociologia e Filosofia.
Além disso, a prática pedagógica será enriquecida com atividades extracurriculares obrigatórias, como feiras culturais, rodas de conversa, concursos literários e apresentações artísticas focadas na valorização dessas culturas.
Um pilar crucial desta nova política é a formação dos profissionais da educação, reconhecendo que a implementação efetiva da ERER depende de professores capacitados e atualizados.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Ipiaú se compromete a oferecer programas de capacitação e atualização permanente, que incluirão cursos, oficinas e seminários voltados à temática das relações étnico-raciais.
Os conteúdos desta formação contínua serão abrangentes, incluindo a História da África e da população negra no Brasil, Letramento Racial, Cultura afro-brasileira e africana, Racismo Estrutural e Institucional, Educação Antirracista e a legislação e políticas públicas de promoção da igualdade racial. A SME também deverá promover a produção e distribuição de materiais didáticos e paradidáticos com enfoque na temática.
Para garantir a concretização desta importante política, a Secretaria Municipal de Educação desenvolverá uma série de ações, incluindo a delegação de um Coordenador(a) Técnico(a) Pedagógico(a) específico para a implementação da regulamentação e a formação de uma Comissão Estratégica permanente, responsável pelo acompanhamento e avaliação contínua das práticas pedagógicas.
O envolvimento da comunidade também será estimulado, promovendo ações que incentivem a participação de famílias e movimentos sociais na construção e acompanhamento das práticas escolares, garantindo que a gestão escolar crie um espaço de diálogo e escuta com as comunidades negras e indígenas.
A implementação desta política será progressiva e avaliada anualmente, com base em indicadores de inclusão, equidade e valorização da diversidade, assegurando que o compromisso com a educação antirracista seja contínuo e eficaz.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Operação Verão 2025/2026 Reforça Segurança Pública em Toda a Bahia
O Governo do Estado da Bahia, por meio do governador Jerônimo Rodrigues, lançou, na manhã desta quarta-feira (26), no Jardim de Alah, em Salvador, a Operação Verão 2025/2026 da Segurança Pública, uma iniciativa estratégica que visa intensificar o policiamento ostensivo e preventivo em todo o estado durante o período de maior fluxo turístico.
O lançamento marcou o início imediato do reforço no efetivo e a entrega de mais de 160 novas viaturas e diversos equipamentos de ponta para as forças policiais e de salvamento, demonstrando o compromisso do estado em garantir a tranquilidade de seus habitantes e visitantes.
A ação conta com um incremento financeiro de 9,2 milhões do Governo Estadual, que se soma a um investimento total de R$ 46,5 milhões do Estado e Governo Federal na área da segurança pública, incluindo a aquisição de veículos e tecnologias.
A iniciativa visa ampliar as ações de prevenção à criminalidade, reforçar significativamente a presença das equipes de segurança em áreas de grande circulação e, consequentemente, fortalecer a capacidade de resposta a qualquer tipo de emergência ao longo de toda a alta estação, que se estenderá até abril de 2026.
Durante o evento de lançamento, que contou com a entrega dos novos veículos e equipamentos, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) realizou uma demonstração impressionante de manobra de rappel aerotático, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) exibiu uma simulação de salvamento aquático, ilustrando a prontidão e a versatilidade das forças.
O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou que a preparação é fundamental para receber os visitantes: “Estamos preparando a Bahia para receber com segurança o grande fluxo de visitantes que chega no verão. Nosso compromisso é garantir tranquilidade, acolhimento e proteção à população e aos turistas que escolhem nosso estado.
Uma Bahia mais segura, verão mais seguro aqui no estado. Garantindo também a entrega de equipamentos, inclusive, drones para inteligência garantir a proteção da população através de imagens aéreas”, afirmou o chefe do executivo estadual.
A Operação Verão é uma diretriz institucional de defesa social realizada anualmente, que prioriza a presença visível, a proximidade e a atuação integrada das forças de segurança junto aos baianos e turistas que frequentam a região.
Este período do ano concentra intensas atividades econômicas, culturais e de lazer, provocando um aumento exponencial no fluxo de pessoas em praias, balneários e atrativos históricos, um cenário que exige, naturalmente, uma atuação reforçada e planejada do Estado.
Para atender a essa demanda, a operação mobiliza um efetivo massivo de mais de 11 mil profissionais, sendo 9,5 mil policiais militares, 1.095 bombeiros e 338 policiais civis, além de profissionais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que atuarão em regime de serviço extraordinário.
Essa mobilização alcança 111 municípios estratégicos, incluindo Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna, Valença, Vera Cruz e Cairu (Morro de São Paulo), garantindo o reforço de efetivo e estrutura por toda a Bahia.
No que tange à entrega de novos equipamentos, um total de 169 viaturas foram distribuídas: 128 veículos foram destinados à Polícia Militar da Bahia (PMBA), seis furgões passarão a funcionar como Delegacias Móveis para a Polícia Civil (PCBA), cinco bases móveis reforçarão o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e 30 viaturas serão utilizadas nas ações operacionais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).
Além disso, a Polícia Militar recebeu 18 drones que serão utilizados em trabalhos de inteligência e imagens aéreas para proteção da população, e o Corpo de Bombeiros foi reforçado com 2.407 novos equipamentos, incluindo kits de salvamento aquático e conjuntos impermeáveis, expandindo sua capacidade de resposta e atuação em toda a extensão litorânea e nas áreas com maior concentração de turistas.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a operação é abrangente: “Estamos ampliando tecnologia, mobilidade e efetivo para oferecer mais proteção e eficiência nos serviços prestados à população. São 54 polos de turismo que concentram o maior fluxo de pessoas durante a Operação Verão, seja por conta das férias escolares, seja porque são locais de atração cultural e turística”.
Os órgãos de segurança pública detalharam suas estratégias: a Polícia Civil contará com as delegacias móveis em Salvador, Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras, conforme informou o delegado-geral André Viana, o que irá facilitar o atendimento ao cidadão e aproximar a instituição dos visitantes e comunidades em locais de grande fluxo.
O DPT terá bases móveis para reforçar a perícia técnica, e a Polícia Militar será distribuída de forma estratégica em 54 municípios, como destacou o comandante-geral da PM, coronel Magalhães, garantindo “presença, proximidade e rapidez” em todas as zonas turísticas do estado.
Já o Corpo de Bombeiros, que recebeu 30 barcos, 37 reboques, 37 motores de popa, 303 roupas de salvamento e dois mil conjuntos impermeáveis, preparou um planejamento robusto para enfrentar tanto a aglomeração em praias e balneários quanto as intensas chuvas que podem ocorrer no período, conforme explicou o comandante-geral, coronel Aloísio Fernandes, reforçando a atenção redobrada da corporação durante o verão.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Prefeito de Ibirataia esclarece detalhes sobre convênio e atraso na entrega das casas populares
O Prefeito Sandro Futuca (Ibirataia), na manhã desta terça-feira, 25, esteve na FM Ipiaú, no programa Amarelinho Notícias, e aproveitou o espaço para oferecer um esclarecimento detalhado à população sobre o andamento do aguardado projeto das 61 casas populares, resultado de um convênio celebrado com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).
O gestor municipal abordou as insistentes cobranças da comunidade e deixou claro que, apesar do empenho incansável da administração, a entrega das moradias está condicionada a um complexo rito burocrático e a rigorosas etapas de fiscalização impostas pelo convênio, as quais não permitem que a prefeitura determine unilateralmente o cronograma final.
Ele enfatizou que, se fosse apenas por sua vontade, as casas seriam entregues de imediato, mas a obediência ao contrato com o órgão estadual é inegociável para a validação do projeto.
A prefeitura de Ibirataia tem se dedicado à resolução de diversas pendências que surgiram no decorrer do processo, incluindo a correção de problemas no convênio com a CONDER, algo que já foi devidamente equacionado.
Além disso, a gestão municipal realizou os reparos necessários em algumas unidades que apresentavam inconsistências, assegurando a qualidade e a conformidade das estruturas.
O prefeito detalhou que a fase atual da obra está concentrada na aquisição e instalação de um biodigestor, um componente essencial para a adequação da parte sanitária das casas, cujo cumprimento é pré-requisito técnico para as etapas finais.
Somente após a conclusão e aprovação desse sistema de saneamento é que o projeto poderá seguir para a pintura e a subsequente e tão esperada entrega aos beneficiários.
Sandro Futuca reiterou que a atuação da prefeitura é feita em estrita observância às normas do convênio, o que significa que cada avanço na obra desencadeia um processo obrigatório de fiscalização pela CONDER.
A prefeitura, ao concluir uma determinada fase, comunica o fato ao órgão, que envia uma equipe técnica para verificar se a execução está rigorosamente adequada ao projeto e às especificações exigidas. Essa dinâmica de cheques e aprovações é o que determina o ritmo do trabalho e impede a administração de Ibirataia de promover qualquer alteração no projeto, movimentação estrutural ou, crucialmente, a entrega das chaves antes da liberação final da Companhia.
O gestor ressaltou a importância desse processo para garantir a legalidade e a conformidade da obra pública.
O Prefeito de Ibirataia concluiu sua participação no programa reforçando o compromisso inabalável de sua gestão com a conclusão do projeto habitacional, garantindo que a prefeitura não medirá esforços para atender a todas as exigências contratuais.
A mensagem à população é de que o atraso é uma consequência do cumprimento de um rito formal e de critérios técnicos de um convênio com o Governo do Estado, e não de falta de trabalho ou dedicação.
O foco permanece em finalizar a instalação do biodigestor e obter as aprovações pendentes para, o mais rapidamente possível, realizar a entrega oficial das 61 casas à comunidade.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Polícia Federal e CGU deflagram Operação Gênesis contra Fraude em Licitação em Itacaré com alvos em Jequié, Ubaitaba, Ilhéus e outras cidades da região
A Polícia Federal, em uma ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta terça-feira, dia 25/11, a Operação GÊNESIS, com o objetivo claro de investigar e apurar a prática de diversos crimes de grande gravidade, incluindo fraude em licitação, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, todos eles intrinsecamente relacionados a contratos de fornecimento de materiais de construção que foram firmados pela Prefeitura do município de Itacaré, localizado no sul da Bahia.
Esta operação representa um passo decisivo das autoridades para desmantelar um esquema criminoso que operou de maneira contínua e sistemática na região, visando a coleta aprofundada de novas provas e a responsabilização de todos os envolvidos nestes atos ilícitos que causaram um prejuízo significativo aos cofres públicos.
Na intensa ação policial realizada nesta data, estão sendo cumpridos um total de 30 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em uma vasta área geográfica que abrange diversos municípios baianos, notadamente Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Ubaitaba, Jequié e o próprio município de Itacaré, além do município de Cachoeiro de Itapemirim, localizado no estado do Espírito Santo.
Além dos mandados, a Justiça Federal adotou medidas cautelares severas, incluindo a determinação do afastamento imediato de sete agentes públicos que estavam envolvidos no esquema, e também autorizou o crucial sequestro de bens dos investigados até o montante total de R$ 20 milhões.
Tais medidas visam tanto interromper a continuidade da ação criminosa quanto assegurar, de maneira eficaz, o ressarcimento integral do dano causado ao erário público.
Segundo informações obtidas pelo Jornalista Mateus Oliver, as detalhadas investigações conduzidas pelas autoridades apontam, com base em fortes evidências, que o esquema criminoso em questão operou de forma organizada durante um extenso período compreendido entre os anos de 2018 e 2024, explorando de forma indevida os recursos públicos por meio da prefeitura municipal.
O modus operandi consistia na utilização de duas empresas de fachada, registradas formalmente em nome de terceiros, conhecidos como “laranjas”, e que notoriamente não possuíam qualquer capacidade operacional ou logística compatível com o vulto dos contratos celebrados com o município.
Apesar da falta de capacidade, essas empresas receberam, durante o período investigado, uma quantia superior a R$ 30 milhões, um valor que é objeto de investigação detalhada pelas equipes.
As evidências reunidas até o momento indicam de forma clara que uma parte substancial desses recursos públicos foi criminosamente desviada para benefício direto de agentes públicos municipais, além de ser direcionada a outras empresas ou pessoas interpostas que atuavam em conluio com o esquema.
Diante da materialidade e dos indícios já encontrados, os indivíduos envolvidos nesta complexa rede de crimes poderão ser responsabilizados e responder criminalmente pelos graves delitos de fraude em licitação, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
É importante ressaltar que a apuração e as investigações não se restringem apenas a estes crimes, e a Polícia Federal e a CGU continuarão a trabalhar para identificar e processar outros delitos que venham a ser descobertos e eventualmente identificados no curso aprofundado das investigações que se seguem a esta fase inicial da operação GÊNESIS.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
PM Prende Traficante Após Denúncia Anônima e Apreende Crack na BA-630 em Itagibá
Na tarde desta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, por volta das 13h00, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da Polícia Militar agiu em resposta a uma denúncia anônima que indicava a prática de tráfico de drogas na rodovia BA-630.
A informação recebida apontava um indivíduo de nome Rayan Santos de Jesus como responsável pela venda de entorpecentes no local, com a apuração da notícia sendo feita junto a um policial militar pelo Jornalista Mateus Oliver.
A rápida intervenção da equipe policial demonstra o esforço contínuo das forças de segurança em combater o comércio ilícito de drogas na região, reforçando a importância da colaboração da comunidade através de denúncias para o sucesso dessas operações.
A equipe policial prontamente se deslocou para o endereço mencionado e, ao chegar no local, encontrou o suspeito e ao ser questionado sobre a denúncia de venda de drogas, Rayan prontamente confirmou seu envolvimento na atividade ilícita.
Submetido a novas indagações, o indivíduo confessou que possuía mais substâncias entorpecentes escondidas e indicou, de forma voluntária, o local exato onde o material ilícito estava guardado no interior de sua residência, desta forma a confissão e a cooperação do suspeito foram cruciais para o prosseguimento da ação policial, garantindo que o entorpecente fosse localizado e apreendido pelas autoridades.
Com a autorização concedida pelo delinquente, a guarnição adentrou a residência para realizar a verificação do imóvel e durante a busca, a polícia localizou um total de 14 petecas de uma substância análoga ao crack, que já estavam embaladas e prontas para a comercialização imediata, caracterizando o crime de tráfico de drogas.
Além das petecas, foi encontrada uma porção maior da mesma substância, totalizando 5,3 gramas. Diante de todas as evidências encontradas, da materialidade do crime e da própria confissão, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido às autoridades competentes para as devidas providências legais.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
SIGA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM
Ver essa foto no Instagram
Bahia: Chuvas Intensas e Temporais Persistem no Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas

O cenário meteorológico nas regiões do Vale do Jiquiriçá e do Médio Rio de Contas, na Bahia, exige atenção contínua nos próximos dias, com a previsão indicando a persistência de chuvas fortes, temporais e risco elevado de acumulados significativos, mantendo o estado de alerta na área.
A combinação da alta umidade, do calor e da atuação de frentes de instabilidade atmosférica favorece a formação de nuvens carregadas, resultando em pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora, especialmente no período da tarde e noite.
Cidades como Jequié, Jaguaquara e Rio de Contas estão sob a vigilância das autoridades e no Médio Rio de Contas, incluindo Jequié, a previsão é de temporal com alta probabilidade de precipitação nos próximos dias.
As temperaturas máximas na região devem se manter elevadas, por volta dos 27°C a 29°C, mas o contraste com o aumento da umidade intensifica a sensação de abafamento e a severidade das chuvas que se formam rapidamente.
Em Rio de Contas, por exemplo, o volume de chuva registrado neste mês já superou a média normal para o período, indicando o alto risco de alagamentos e transbordamentos em áreas ribeirinhas e mais baixas.
No Vale do Jiquiriçá, que engloba municípios como Jiquiriçá e Jaguaquara, o quadro não é diferente, com alertas ativos para chuva intensa e embora possa haver períodos de sol com muitas nuvens, a possibilidade de pancadas de chuva fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, é uma constante na previsão.
Em Jiquiriçá, embora o acumulado de chuva até o momento esteja um pouco abaixo da média do mês, a alta frequência de instabilidades nos próximos dias pode rapidamente reverter esse quadro, demandando cautela da população.
A Defesa Civil e os órgãos de monitoramento meteorológico alertam a população para os riscos associados a estas condições, como o corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e a possibilidade de deslizamentos de encostas, especialmente nas áreas de serra e em encostas urbanas.
A recomendação é evitar transitar por vias alagadas, não se abrigar sob árvores e buscar informações oficiais sobre a situação dos rios e das rodovias que cortam as regiões.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Risco de Morte: Moradores do Rio do Mutun correm risco de morte por falta de socorro após prefeitura ignorar queda de ponte em Jequié

A crise na comunidade do Rio do Muntun, zona rural de Jequié, transcendeu o âmbito da infraestrutura e se tornou uma questão de vida ou morte.
A queda da ponte não apenas isolou a localidade e deixou cerca de trinta casas sem energia elétrica, mas, principalmente, criou um cenário onde os moradores correm risco real de óbito.
Em casos de emergência médica, acidentes graves ou mal súbito, a impossibilidade de veículos de socorro, como ambulâncias, acessarem a área rapidamente significa que a assistência vital pode não chegar a tempo.
A falha na rodagem impede que pacientes sejam transportados com urgência para unidades de saúde, transformando o tempo de resposta em uma sentença.
O clamor da comunidade, que já se arrasta por dias e tem sido ignorado pela Prefeitura de Jequié, agora se concentra no perigo iminente de uma tragédia.
A vida de idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas está suspensa na dependência de uma estrutura provisória de acesso que não existe.
É urgente que o poder público municipal reconheça a gravidade da situação e estabeleça, de imediato, um plano emergencial para garantir o acesso de veículos de resgate, mesmo que por vias alternativas temporárias, enquanto se inicia o reparo definitivo da ponte.
A omissão neste momento é um fator de risco fatal para os moradores.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Trabalhador Rural Escapa Ileso de Incidente Fatal com Fio de Alta Tensão em Ibirapitanga
Na manhã deste sábado, dia 22 de novembro, uma situação de extremo risco ocorreu em uma estrada vicinal na área do distrito de Camamuzinho, que pertence ao município de Ibirapitanga.
O incidente envolveu um trabalhador rural, identificado apenas como Nido, que se dirigia à feira livre de Ubatã puxando um burro, que transportava os mantimentos e produtos que seriam comercializados por ele no comércio popular.
No percurso, o animal acabou pisando em um fio de alta tensão que estava caído no chão da via, resultando em um choque elétrico descarga imediato e de tal intensidade que o burro morreu no local, carregando ainda os mantimentos destinados à venda.
A perda do animal e da carga representa um duro golpe para Nido, que utiliza o burro como meio essencial de transporte para seu trabalho, porém apesar da gravidade do choque e da morte instantânea do animal que estava a poucos metros dele, o trabalhador rural Nido, por sorte ou providência, saiu completamente ileso do incidente, tendo sofrido apenas um grande susto diante da ameaça de morte que o cercava.
A segurança da área foi rapidamente comprometida pelo fio energizado, e a concessionária de energia elétrica da Bahia, a Coelba, foi prontamente acionada para intervir.
Em resposta ao chamado, uma equipe técnica da Coelba foi enviada ao local, em Camamuzinho, com a missão de neutralizar o perigo e o trabalho da equipe consistiu primeiramente em desligar a rede elétrica naquele trecho específico para, em seguida, proceder com os reparos necessários na fiação danificada, garantindo que o local voltasse a ser seguro para o trânsito de pessoas e animais. O episódio serve de alerta sobre os perigos da infraestrutura elétrica em áreas rurais e a importância da manutenção preventiva.
Jornalista Mateus Oliver
Prefeitura de Ipiaú Prorroga Contratos e Acrescenta Mais de R$ 32 Mil a Despesas em Novo Diário Oficial
A edição nº 4.326 do Diário Oficial do Município de Ipiaú, publicada em 19 de novembro de 2025, detalhou quatro extratos de termos aditivos a contratos administrativos, que resultaram na prorrogação de prazos de vigência e na adição de R$ 32.800,00 às despesas para a continuidade de diversos serviços essenciais.
Este levantamento foi realizado pelo Jornalista Mateus Oliver e aponta alterações em contratos ligados às secretarias de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Planejamento e Administração, Fazenda, e o Controle Interno Municipal.
Três dos aditivos trouxeram acréscimos financeiros às despesas da prefeitura como por exemplo, o Contrato nº 228/2023, da Secretaria de Planejamento e Administração, que foi prorrogado por mais três meses, até 1º de fevereiro de 2026, teve um acréscimo de R$ 21.600,00, elevando o valor global do contrato para R$ 194.400,00.
Na Secretaria Municipal da Fazenda, o Contrato nº 104/2024 foi estendido por seis meses, até maio de 2026, com uma adição de R$ 5.200,00 ao seu valor total.
Já o Controle Interno Municipal prorrogou o contrato de gestão documental e digitalização (Contrato nº 103/2021) por mais dois meses, até 20 de dezembro de 2025, com um acréscimo de R$ 6.000,00, totalizando R$ 159.000,00.
Outro aditivo relevante foi o Contrato nº 126/2025, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo com um contrato que abrange serviços de apoio e mão de obra para locação e montagem de estruturas de eventos, como palco, sonorização e tendas, foi prorrogado por mais quatro meses sem alteração de valor, garantindo sua vigência até 13 de fevereiro de 2026.
As prorrogações visam assegurar a continuidade dos serviços públicos e a manutenção das atividades administrativas e de lazer no município.
Adeus RG: Nova Exigência de Biometria e CIN para Programas Sociais a Partir de 2026
A Seguridade Social no Brasil está passando por uma grande transformação que impactará milhões de beneficiários e uma portaria publicada nesta sexta-feira (21) estabeleceu um cronograma para a obrigatoriedade da biometria no acesso a programas sociais, com a Carteira de Identidade Nacional (CIN) se consolidando como documento central.
Desde a publicação da portaria, novos pedidos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) já exigem algum registro biométrico, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o título de eleitor.
No entanto, o prazo final para a adaptação total será escalonado:
1º de maio de 2026: A obrigatoriedade da biometria se estende a benefícios como salário-maternidade, pensão por morte, seguro-desemprego, abono salarial e Bolsa Família. Quem não possuir biometria em outros documentos (como CNH ou Título de Eleitor) deverá emitir a nova CIN. A partir dessa data, novos beneficiários precisarão apresentar a CIN para solicitar os benefícios.
1º de janeiro de 2027: Todas as novas concessões e renovações de benefícios, sem exceção, passarão a exigir a biometria. Beneficiários sem registro biométrico serão notificados para providenciar a nova carteira.
1º de janeiro de 2028: A Carteira de Identidade Nacional (CIN) se tornará a única base biométrica aceita para todas as solicitações e renovações de benefícios sociais.
A verificação biométrica será crucial também nos processos de manutenção de benefícios, substituindo ou complementando a prova de vida tradicional e o governo justifica a medida como um passo essencial para ampliar a segurança dos dados e combater tentativas de fraude.
Apesar da rigidez do cronograma, a portaria prevê exceções para grupos que possam ter dificuldades no cadastramento e na emissão da CIN; sendo assim estão temporariamente dispensados da nova exigência; pessoas com mais de 80 anos, migrantes, refugiados, apátridas, residentes no exterior, indivíduos com dificuldade de locomoção, moradores de áreas remotas, solicitantes de certos benefícios até abril de 2026 e famílias do Bolsa Família registradas no CadÚnico até a mesma data. Cada caso de dispensa, contudo, exige comprovação conforme os critérios estipulados pelo governo.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Bahia: Bebê de Um Mês Morre Asfixiado Após Mãe Adormecer Sobre Ele
Uma fatalidade abalou a cidade de Curaçá, no norte da Bahia, na noite da última quinta-feira (20), resultando na morte de um bebê de apenas um mês de vida.
A vítima, identificada como João Miguel Marques da Silva, que completaria dois meses na próxima quarta-feira (26), veio a óbito por asfixia em um incidente doméstico.
Conforme informações repassadas pela Polícia Militar, a mãe da criança chegou à sua residência, localizada no bairro Alto da Lora, por volta das 18h, e estaria apresentando supostos sinais de embriaguez.
Ao se deitar na cama onde o bebê estava, ela acabou adormecendo profundamente. Ao despertar, a mãe percebeu que havia se deitado sobre o filho e constatou que João Miguel já não apresentava sinais vitais. Desesperada, ela tentou buscar socorro, mas o óbito foi confirmado.
A genitora foi imediatamente conduzida para a Delegacia Territorial de Curaçá para prestar depoimento sobre os fatos. A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado como homicídio culposo, caracterizado pela ausência de intenção de matar.
A unidade policial segue realizando oitivas e outras diligências para total esclarecimento das circunstâncias que levaram à trágica morte da criança e o corpo do bebê foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro para necropsia. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento de João Miguel.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Paciente idosa que estava aguardando cirurgia a mais de 20 dias em Ipiaú é trânsferida para o Prado Valadares em Jequié

O longo período de espera pela transferência da paciente Maria Pereira de Brito (relembre aqui)chegou ao seu momento final com a confirmação da regulação para o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV).
Agora, a transferência tem hora marcada, Maria Pereira de Brito deixará o Hospital Geral de Ipiaú (HGI) neste sábado (22), às 07h00, com destino ao HGPV, onde será submetida à cirurgia de urgência para tratar sua grave fratura no úmero proximal.
Após mais de vinte dias de internação e apreensão, este é o desfecho aguardado que permitirá à paciente de Dário Meira ter acesso ao tratamento ortopédico de alta complexidade.
A paciente, que deu entrada no HGI em 04 de novembro de 2025 e estava registrada no Sistema de Regulação Estadual de Leitos sob o código 4660361, aguardava a liberação da vaga em um centro cirúrgico especializado, ausente na unidade de Ipiaú.
A confirmação da regulação para o HGPV, somada ao agendamento preciso da saída para a manhã de sábado, às 7 horas, traz grande alívio aos familiares e a todos que acompanhavam o caso, ressaltando a importância de procedimentos ágeis em casos de fraturas que exigem intervenção imediata para a recuperação funcional.
A logística de transporte e a chegada ao HGPV são os próximos passos cruciais para Maria Pereira de Brito.
A expectativa é que, uma vez na unidade de referência, a equipe cirúrgica possa proceder rapidamente com a avaliação e a intervenção necessária para tratar a fratura no úmero proximal.
Este procedimento é fundamental para evitar o risco de complicações e garantir a melhor chance de recuperação da paciente, encerrando, assim, a fase de angústia no quarto 06, leito B, do HGI.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Ver essa foto no Instagram
Dário Meira: Gustavo inicia transferência de Jaú a Salvador em operação aérea rumo ao Hospital Santa Isabel
Na manhã desta sexta-feira (21), o jovem Gustavo Jesus de Paula, de 22 anos, morador de Dário Meira, iniciou sua transferência de Jaú (SP) para Salvador (BA), onde seguirá tratamento contra uma forma agressiva de leucemia.
Após dias de incerteza e intensa mobilização nas redes sociais, o transporte finalmente foi autorizado e colocado em prática.
Gustavo foi levado por ambulância terrestre de Jaú até Bauru, onde o voo pela vida teve início com destino ao Hospital Santa Isabel, em Salvador.
A operação é realizada por meio de uma aeronave de UTI Aérea disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), garantindo todos os cuidados médicos necessários durante o trajeto.
A transferência, considerada de alto risco, havia sido adiada anteriormente devido às instabilidades climáticas que impediram a decolagem do avião. Com a melhora das condições, a equipe médica autorizou o deslocamento, que marca um passo decisivo na luta do jovem pela recuperação.
O caso de Gustavo mobilizou milhares de pessoas nas redes sociais e contou com o apoio da imprensa regional, que acompanhou de perto cada etapa do processo.
A campanha, que começou com o objetivo de arrecadar recursos para o transporte, transformou-se em um movimento de solidariedade e pressão pública, resultando na liberação da aeronave pela SESAB.
A família de Gustavo acompanha o trajeto com emoção e esperança, enquanto a comunidade de Dário Meira celebra o avanço e continua em corrente de fé pela plena recuperação do jovem.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
VEJA VÍDEO ABAIXO
Ver essa foto no Instagram
Bahia é surpreendido pelo Fortaleza e conhece sua 2ª derrota na Fonte Nova
O Bahia viu sua sequência positiva chegar ao fim na noite desta quinta-feira (20), ao ser derrotado pelo Fortaleza por 3 a 2, em partida disputada sob forte chuva na Arena Fonte Nova, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado interrompeu a série de cinco vitórias consecutivas do Tricolor baiano e complicou a luta por uma vaga no G-5.
O jogo começou equilibrado, mas o Fortaleza mostrou eficiência nas finalizações. Bareiro, Herrera e Deyverson balançaram as redes para o time cearense, que aproveitou as falhas defensivas do Bahia.
O Esquadrão ainda reagiu com gols de Willian José e Tiago, mas não conseguiu evitar a derrota diante de sua torcida.
Com o revés, o Bahia permanece com 53 pontos e caiu para a sétima colocação, sendo ultrapassado por Fluminense e Botafogo.
Já o Fortaleza, que vinha pressionado na zona de rebaixamento, chegou aos 34 pontos e subiu para o 18º lugar, mantendo viva a esperança de escapar da degola.
O próximo compromisso do Bahia será no domingo (23), às 16h, novamente na Arena Fonte Nova, contra o Vasco, em confronto decisivo para seguir sonhando com vaga na Libertadores.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Temporal causa destruição e pânico em cidades da Bahia durante o feriado da Consciência Negra
O feriado da Consciência Negra foi marcado por fortes temporais que atingiram diversas regiões da Bahia, provocando alagamentos, deslizamentos e prejuízos materiais. Enquanto algumas cidades registraram apenas chuvas leves, outras enfrentaram momentos de caos e medo.
No Vale do Jiquiriçá, a chuva não caiu com a intensidade esperada em todos os municípios; em Jaguaquara apesar dos trovões e nuvens carregadas, o volume foi moderado.
Já em Mutuípe e Amargosa, o cenário foi diferente; as cidades foram fortemente atingidas pelas precipitações. Em Mutuípe, o temporal começou por volta das 14h e causou transtornos em vários pontos. Na Rua Joana Angélica, a enxurrada invadiu casas e transformou a pracinha local em uma verdadeira cascata.
Moradores apontam que obras de contenção realizadas pela Conder podem ter contribuído para o entupimento da drenagem e o acúmulo de lama. Em Cajazeira, uma residência foi tomada pela água, resultando em perdas materiais.
Em Teolândia, no Baixo-sul baiano, a força da chuva abriu uma cratera no meio de uma ladeira em área de risco. O vídeo do incidente circula nas redes sociais e mostra a gravidade da situação. A prefeitura emitiu alerta sobre riscos de danos meteorológicos, mas até a madrugada desta sexta-feira (21) não havia registro de desalojados.
A cidade de Gandu também foi duramente atingida. Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o desespero de uma mulher relatando que sua casa estava sendo invadida pela água. O imóvel fica na Rua Paulo Almeida, no bairro Dois de Julho, um dos mais afetados. Moradores afirmam que os problemas com alagamentos na área se repetem desde 1991.
No sudoeste da Bahia, Guanambi enfrentou uma tempestade violenta na tarde de quarta-feira (19). Em apenas 30 minutos, choveu cerca de 60 mm, acompanhados de ventos fortes que derrubaram árvores e atingiram veículos. Apesar dos estragos, a prefeitura informou que não houve desabrigados. Equipes da Defesa Civil e dos serviços urbanos foram mobilizadas para limpar as vias e remover os destroços.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta laranja de perigo até esta sexta-feira (21), com previsão de mais chuvas intensas em várias regiões do estado. A população deve permanecer atenta aos riscos de deslizamentos e alagamentos.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Fortes chuvas provocam queda de árvore e interditam trecho da BA-130 entre Itagi e BR-330
As intensas chuvas que atingiram o município de Itagi e região nesta quinta-feira (20) causaram a queda de uma grande árvore sobre a rodovia BA-130, no trecho que liga a cidade à BR-330.
O incidente bloqueou completamente a pista, interrompendo o tráfego de veículos por algumas horas e gerando transtornos para motoristas que utilizam a via.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), uma equipe do posto do Japomerim foi acionada e se deslocou até o quilômetro 444 para avaliar a situação.
Ao chegar ao local, os policiais constataram a obstrução total da rodovia e adotaram medidas de segurança para evitar acidentes, sinalizando o trecho e controlando o fluxo de veículos.
Com o apoio de uma retroescavadeira, foi possível realizar a remoção da árvore e liberar a passagem ainda durante a tarde. Apesar do susto, não houve registro de feridos ou danos materiais significativos.
A PRE reforça o alerta para que os condutores redobrem a atenção durante o período chuvoso, especialmente em trechos de mata e encostas, onde há maior risco de quedas de árvores e deslizamentos de terra.
Reportagem: Jornalista Mateus Oliver
Ipiaú Emite Alerta Amarelo para Chuvas Fortes e Pede Atenção da População
A Prefeitura de Ipiaú, por meio dos seus canais oficiais, divulgou nesta quinta-feira (20) um Alerta de Chuvas com o nível de atenção Amarelo, indicando que a cidade e região devem se preparar para um período de tempo instável.
A previsão aponta para a ocorrência de pancadas de chuva fortes nos próximos dias, o que exige um aumento nos cuidados e na vigilância por parte dos moradores.
As autoridades municipais reforçam a importância de a população redobrar a atenção e evitar áreas de risco, como encostas e regiões sujeitas a alagamentos, que podem ser afetadas pelo volume intenso de precipitação.
Este tipo de alerta é emitido para preparar a comunidade para possíveis ocorrências e garantir uma resposta rápida em situações de emergência.
Em caso de necessidade ou de situações que representem risco imediato, a Prefeitura orienta a população a entrar em contato com os órgãos de segurança e defesa civil. Para acionar a Defesa Civil, o número de emergência é o (73) 99103-0831.
Já para contatar o Corpo de Bombeiros, o telefone é o 193; o município pede que a população acompanhe sempre os canais de comunicação oficiais para se manter informada sobre as atualizações meteorológicas e as orientações das autoridades.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Câmara de Itagi aprova projeto de Gielton Bispo que garante prioridade de matrícula para pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista
A Câmara Municipal de Itagi aprovou, na noite de terça-feira, 18 de novembro, o projeto de lei de autoria do vereador Gielton Bispo, que assegura a antecipação de matrículas para pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e doenças raras nas unidades de ensino do município, incluindo creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental e médio mantidas ou subsidiadas pelo poder público.
A nova legislação representa um avanço importante na política de inclusão educacional, garantindo que crianças e adolescentes com necessidades específicas tenham prioridade no processo de matrícula e acesso facilitado à rede municipal de ensino.
Segundo o vereador, a medida reforça o compromisso de Itagi com a equidade e o respeito às diferenças; “Essa conquista é fruto de um trabalho voltado para a inclusão e a valorização de todos. Tornar essa prioridade uma lei é um passo fundamental para assegurar o direito à educação de forma justa e acessível”, destacou Gielton Bispo.
Durante a mesma sessão, o plenário também aprovou, por unanimidade, uma indicação apresentada pelo parlamentar que solicita a construção de um posto de saúde e de uma escola moderna e ampla no bairro Riachinho.
A proposta atende a uma antiga demanda da comunidade local, que há anos reivindica melhorias na infraestrutura e nos serviços públicos da região.
Gielton Bispo ressaltou que continuará atuando de forma firme e comprometida com o desenvolvimento de Itagi, buscando projetos que ampliem o acesso à saúde, à educação e à qualidade de vida da população. “Nosso trabalho é ouvir as pessoas e transformar as necessidades da comunidade em ações concretas. O Riachinho e toda Itagi merecem avanços reais”, afirmou o vereador.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
20 de Novembro: A Conquista Nacional da Consciência Negra e o Desafio da Igualdade Estrutural nas Cidades Brasileiras
Nesta quinta-feira, 20 de novembro de 2025, o Brasil celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional pela segunda vez, um reconhecimento formal da Lei nº 14.759/2023 que solidifica décadas de luta do Movimento Negro Unificado. Esta data, marcada pela morte de Zumbi dos Palmares em 1695, líder do maior quilombo das Américas, é a reafirmação de uma liberdade conquistada pela resistência, em oposição ao 13 de Maio (Dia da Abolição), que é visto como uma “liberdade concedida” sem qualquer política de reparação. A diferença crucial reside na perspectiva: o 20 de Novembro celebra o protagonismo negro e exige a correção das profundas desigualdades resultantes de mais de 300 anos de escravidão.
O feriado nacional é, inegavelmente, um marco simbólico, mas ele expõe de forma contundente a falha na implementação da equidade nas esferas de poder municipais. A crítica recai sobre os municípios que, apesar da data e da maioria negra da população brasileira (56%), se caracterizam pela ausência de políticas públicas efetivas voltadas para a população negra. Essa omissão nas administrações locais é um reflexo do racismo estrutural e causa um impacto profundamente negativo na vida de milhões de cidadãos.
O primeiro prejuízo dessa inação municipal é a perda da oportunidade de educação antirracista. Quando prefeituras falham em promover debates, feiras culturais e atividades escolares que cumpram a Lei nº 10.639/03 (que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira), a ignorância histórica e o preconceito se perpetuam. A Consciência Negra, que deveria ser celebrada com ações concretas, se esvazia de seu potencial transformador.
Além disso, a inércia dos municípios se manifesta na invisibilidade das pautas negras na agenda de desenvolvimento local. Há uma carência de investimentos e programas específicos para o afroempreendedorismo, que enfrenta as barreiras financeiras históricas sem o devido apoio em linhas de crédito ou espaços de comercialização. A falta de atenção se estende ao apoio a comunidades quilombolas, à saúde da população negra (que sofre com o racismo institucional no atendimento) e ao combate rigoroso à intolerância religiosa contra religiões de matriz africana. A ausência de Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial ativos ou o desinteresse em fortalecer sua atuação impede que a população negra participe e fiscalize as políticas públicas de forma efetiva.
Assim, o 20 de Novembro desta quinta-feira funciona como um foco de mobilização e cobrança. Enquanto a nação celebra a memória de Zumbi e a força da cultura negra em diversas capitais, a luta pela igualdade estrutural se concentra na exigência de que cada município brasileiro vá além do simbolismo. A data exige que a gestão pública assuma seu dever de casa e implemente políticas afirmativas contínuas — de cotas no serviço público local a investimentos em educação e cultura — para que o feriado seja, de fato, a celebração de uma sociedade livre do racismo e verdadeiramente justa.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver
Após dias de angústia, jovem com leucemia será transferido de São Paulo para Salvador na madrugada desta quinta-feira

Depois de uma intensa mobilização nas redes sociais e dias de incerteza, o jovem Gustavo Jesus de Paula, de 22 anos, morador de Dário Meira, finalmente será transferido de São Paulo para Salvador durante a madrugada desta quinta-feira (21).
A informação foi confirmada pela família, que viveu momentos de grande apreensão diante da gravidade do quadro de saúde do rapaz, diagnosticado com uma forma agressiva de leucemia.
A transferência, considerada de alto risco, será realizada por meio de uma aeronave de UTI Aérea disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
O transporte foi autorizado após uma série de articulações e cobranças feitas por familiares, amigos, imprensa regional, que acompanhou o caso de perto e manteve contato direto com o órgão estadual para garantir a liberação do voo.
Nos últimos dias, a história de Gustavo comoveu milhares de pessoas nas redes sociais e uma campanha, que inicialmente buscava arrecadar recursos para o transporte, ganhou força e se transformou em um movimento de pressão pública para que o Estado agisse com urgência.
A liberação da aeronave representou um avanço decisivo, mas a transferência chegou a ser ameaçada por entraves burocráticos envolvendo a regulação hospitalar.
Com a confirmação da viagem, a família respira aliviada e mantém a esperança na continuidade do tratamento em Salvador.
Segundo informações obtidas pela reportagem, todos os trâmites foram concluídos e a equipe médica responsável pelo transporte já está preparada para realizar o deslocamento seguro do paciente e a chegada à capital baiana está prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira.
A comunidade de Dário Meira, que se mobilizou em peso pela causa, celebra o desfecho positivo e agradece o apoio de todos que contribuíram para que Gustavo tivesse uma nova chance de lutar pela vida.
A família também expressou gratidão à imprensa e às autoridades de saúde que se sensibilizaram com o caso e ajudaram a tornar possível a transferência.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver














