WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



secom bahia









auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Polícia Civil segue em busca de 24 foragidos por crimes na região de Jequié, Dentre eles o rifeiro Miquell Rifas

A Justiça autorizou a divulgação de fotos e nomes dos foragidos. A ação da Polícia Civil já prendeu 18 suspeitos e busca localizar outros integrantes do grupo criminoso na Operação Castelo de Cartas_

A Polícia Civil da Bahia segue em busca de 25 foragidos da Operação Castelo de Cartas, deflagrada em setembro em Jequié e municípios da região sudoeste. A ação já resultou na prisão de 18 pessoas e na desarticulação de parte de um grupo criminoso envolvido em homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro.

Na manhã desta sexta-feira (3), a Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Jequié autorizou, a pedido da Polícia Civil, a divulgação das fotos e nomes dos foragidos, com base no artigo 20 do Código Civil. A decisão judicial destacou que a medida é “um instrumento legítimo e proporcional para viabilizar a localização e prisão de indivíduos de alta periculosidade, que integram uma organização criminosa estruturada e armada, responsável por uma série de homicídios e outros crimes graves”, ressaltando ainda que a publicidade atende ao princípio da proteção social e ao direito da sociedade ao acesso à informação.

Os foragidos são

Danilo Silva Santos (Danilo Espinha)

Emerson Santos Marques (Negão do Açougue),

Joelson Rodrigues Santos (Careca),

Guilherme Santos Torres (Pesadelo)

Gleison de Oliveira Santos (GG)

Júlio César Soares Santana (Júlio Cachorrão)

Yan Barros de Pinho (Yan da Cachoeirinha)

Hugo Oliveira dos Santos

Hebert Lima Valverde (Dindo)

Marcos Silva de Oliveira (Poze ou Bê)

João da Cruz dos Santos Neto (Joãozinho)

Mikel Silva Veiga (Mikell Rifas)

Bruno dos Santos Bastos (Bobô)

Jamerson das Virgens Nascimentos (Jaminho)

Samuel Neri Santos (Aladdin)

Ricardo de Jesus Menezes

Brenda Santa Cruz dos Santos

Kennedy da Silva Britto

Daniel Matos da Silva (Daniel Capenga)

Adilson dos Santos

Ana Carolina de Jesus Queiroz

Clara Miranda Santos

Adriele Pereira da Silva

Fagner Barros de Pádua.

Deflagrada em setembro, a Operação Castelo de Cartas cumpriu 30 mandados de busca e apreensão e resultou na apreensão de drogas, balanças de precisão, celulares, veículos e dinheiro em espécie, além do bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens avaliados em mais de R$ 2 milhões. As investigações, iniciadas em janeiro de 2025 pelo Núcleo de Homicídios da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), apontam que a organização criminosa foi responsável por pelo menos 19 homicídios consumados neste ano, todos ligados à disputa pelo controle do tráfico de drogas na região.

A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas sobre a localização dos foragidos podem ser feitas presencialmente em qualquer unidade policial, pelo Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (181) ou pelo telefone 190.

Bahia registra primeira morte suspeita por intoxicação de metanol

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana investigam um caso suspeito de intoxicação por metanol na cidade. O paciente, um homem de 56 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha e morreu na madrugada desta sexta-feira (3).

Segundo a Sesab, amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial a fim de confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação. O resultado sai em até sete dias.

Nesta sexta, houve um reunião emergencial para investigação do caso entre as equipes de vigilância do Estado e município, com a presença da titular da Sesab, Roberta Santana,  e do secretário de Saúde de Feira, Rodrigo Matos.

O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta sobre os riscos do consumo de bebidas destiladas de origem desconhecida, especialmente as incolores. A recomendação de Padilha, que foi feita na quinta-feira (2), surgiu após o aumento de casos de intoxicação por metanol no país.

O Ministério da Saúde recebeu 59 notificações de possíveis intoxicações por metanol no Brasil. Dos registros, 53 aconteceram em São Paulo, cinco em Pernambuco e um no Distrito Federal. Desses, 11 já tiveram a presença de metanol confirmada por exames laboratoriais.

Ipiaú: MP recomenda exoneração de funcionários comissionados e concurso público para preenchimento do quadro jurídico do município

O Ministério Público estadual recomendou nesta terça-feira (01) pela exoneração dos ocupantes dos cargos comissionados de Procurador Geral do Município, bem como dos 04 (quatro) Diretores Jurídicos, diante da
incompatibilidade constitucional da manutenção de funções finalísticas da advocacia pública por provimento em comissão, em afronta ao art. 37, II, da Constituição Federal e à jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal.

Na recomendação, o órgão pede que sejam procedidas às nomeações de pelo menos 03 (três) advogados aprovados e classificados no Concurso Público regido pelo Edital nº 001/2024, para fins de provimento das vagas efetivas existentes e criadas por lei, com a devida lotação desses servidores na Procuradoria-Geral do Município.

Dentre os 04 profissionais, a justiça deixou a critério da Chefe do Executivo, para que seja designado um dos advogados efetivos lotados na PGM para exercer a função de representação jurídica do Município (Procurador-Geral do Município), atualmente ocupada por profissional em cargo comissionado.

A recomendação tem prazo de até 60 dias para que sejam adotadas providências legislativas a fim de adequar a atual estrutura da Procuradoria-Geral do Município de Ipiaú aos preceitos constitucionais, referendados na decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF – ARE: 1520440), de forma a garantir que as funções típicas da advocacia pública sejam integralmente exercidas por servidores efetivos aprovados em concurso para tais funções.

O Ministério Público ainda ressalta na decisão, que a prefeitura tem prazo de 05 dias úteis a partir do recebimento do ofício para responder ao órgão judicial sobre o acatamento da decisão.

Vale ressaltar que a recomendação judicial sofrida pelo município de Ipiaú é uma sugestão que não gera obrigatoriedade, diferente da determinação judicial, que seria uma ordem oficial que deveria ser obedecida sob pena de consequências legais.

A recomendação, como a do Ministério Público, busca persuadir e orientar, enquanto a decisão judicial, proferida por um juiz, resolve conflitos e estabelece direitos e obrigações de forma vinculante.

O jornalista Mateus Oliver procurou a Procuradoria Geral do Município para se manifestar sobre a decisão, porém até o fechamento desta matéria ninguém se pronunciou.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Sandro Futuca se reúne com judiciário buscando integrar serviços e ampliar o atendimento à população de Ibirataia

O prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca, esteve à frente de uma importante reunião realizada nesta quarta-feira (01), a pedido da juíza da Comarca, Dra. Viviane. O encontro teve como objetivo alinhar ações de cidadania entre o Executivo, o Judiciário e instituições municipais, buscando integrar serviços e ampliar o atendimento à população.

Durante a reunião, Sandro Futuca destacou a importância da união entre os poderes para fortalecer políticas públicas. Estiveram presentes representantes da SEMED, SEDESC, SEMUS, SECULT, Jurídico da Prefeitura, coordenadores do CRAS, Conselho Tutelar, além do presidente da Câmara, Peruca, o subprefeito de Algodão, Dor, e o líder do Governo, Márcio Fatel.

O prefeito reforçou que a gestão municipal está comprometida em trabalhar de forma conjunta com o Judiciário e demais órgãos para garantir resultados efetivos. Segundo ele, o alinhamento permitirá maior eficiência no atendimento das demandas sociais, fortalecendo a cidadania e promovendo o bem-estar dos ibirataenses.

Sem antecedentes criminais, jovem toma 4 tiros e vai parar no HGPV Jequié

Sem antecedentes criminais homem dá entrada no HGPV após tomar 4 tiros em Jequié

Na noite desta terça-feira (30), Adriano dos santos Ferreira Silva, 30 anos foi baleado no bairro Joaquim Romão em Jequié e se tornou mais uma vítima da violência na cidade Sol.

De acordo com informações colhidas pelo Jornalista Mateus Oliver o homem é natural de Salvador e não possui antecedentes criminais.

O jovem após baleado, foi socorrido por uma equipe do SAMU e deu entrada no Hospital Geral Prado Valadares onde foi constatado que 4 dos disparos haviam atingido Adriano.

O atentado é o terceiro ataque violento nas últimas 48 horas e marca mais um capítulo do arranque da letalidade criminosa na região.

A polícia militar esteve no local e o Departamento de Polícia técnica deve colher as primeiras pistas através de provas científicas que auxiliarão nas investigações que ficam a cargo da Polícia Civil.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Jovem baleado pela PM após resistir a prisão em Jequié não resiste e morre no hospital

Um Jovem baleado pela polícia militar durante um confronto após o mesmo resistir a prisão na tarde desta sexta-feira (26) acabou morrendo após dá entrada no hospital Geral Prado Valadares.

Segundo informações repassadas ao Jornalista Mateus Oliver, as guarnições estavam em rondas pelo bairro Jequiezinho quando avistaram o suspeito e na tentativa de abordagem foram surpreendidos com os disparos.

Ao revidar a polícia conseguiu cessar a injusta agressão e após varredura no local encontrou o mesmo tombado ao solo em posse de uma arma de fogo.

De pronto o elemento foi conduzido ao Hospital Geral Prado Valadares mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Com o mesmo, foi apreendido 01 pistola Girsan Cal. 9mm ; 34 pedras de crack; 27 poções de cocaína; 20 cocadas de Maconha; R$376,00 (Trezentos e setenta e seis reais) em espécie; 01 balança de precisão; 01 celular Samsung; 08 cartuchos 09 mm; uma corrente prata e 01carregador portátil.

O Departamento de Polícia Técnica de Jequié fica responsável por remover o corpo e providenciar os exames periciais e a polícia civil segue investigando o caso.
Fonte: Mateus Oliver Repórter

Homem é baleado e socorrido ao HGPV após entrar em confronto com a polícia militar em Jequié

Um homem acabou dando entrada no Hospital Geral Prado Valadares em Jequié após entrar em confronto com a polícia militar na tarde desta sexta-feira (26) no bairro Joaquim Romão.

Segundo informações repassadas ao Jornalista Mateus Oliver, as guarnições estavam em rondas pelo bairro quando avistaram o suspeito e na tentativa de abordagem foram surpreendidos com os disparos.

Ao revidar a polícia conseguiu cessar a injusta agressão e após varredura no local encontrou o mesmo tombado ao solo em posse de uma arma de fogo.

De pronto o elemento foi conduzido ao Hospital Geral Prado Valadares onde recebeu os primeiros atendimentos.

A ocorrência foi registrada no plantão da polícia civil na delegacia territorial de Jequié que segue investigando o caso.
Fonte: Mateus Oliver Repórter

Valor apreendido com ciganos suspeitos de extorsão em Jequié supera R$4 milhões

Passou de R$4 milhões o valor apreendido em um sítio pertencente a uma família de ciganos em Jequié na manhã desta sexta-feira (26).

A contagem acabou no meio da tarde do mesmo dia e a Operação foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista (DRFR/DEIC).

Segundo a polícia os alvos da operação seriam três homens, sendo eles pai e dois filhos, de 55, 36 e 27 anos respectivamente que foram presos e ambos são investigados por crimes de extorsão, lavagem de dinheiro e delitos contra a ordem tributária e econômica.

Além do valor em espécie, também foi apreendido em posse do grupo, cerca de 30 veículos.

As investigações apontam ainda que, em apenas cinco anos, os investigados movimentaram cerca de R$ 90 milhões em contas bancárias pessoais. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos mais de R$ 1 milhão em espécie e um arsenal de armas de fogo.

A operação que é denominada de “Operação Gypsy” mobilizou 40 policiais civis das unidades de Jequié e Vitória da Conquista e foi coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), com apoio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Jequié (DRFR/DEIC), da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN/Sudoeste), da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) e da 10ª Coorpin/Vitória da Conquista.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Justiça acata denúncia e decreta prisão de autores de homicídio ocorrido próximo a rodoviária em Jequié

Estão presos dois dos autores de um homicídio ocorrido na calçada de um hotel na Rua Nilo Peçanha, Bairro Joaquim Romão em Jequié na data de 24 de agosto de 2025.

Segundo informações apuradas com exclusividade pelo Jornalista Mateus Oliver, a vítima é Robson Kleber Neves Silva, que foi baleado com vários disparos de arma de fogo, chegando a ser socorrido e não resistindo aos ferimentos após dá entrada no Hospital Geral Prado Valadares e a motivação seria supostamente a disputa pelo tráfico de drogas na cidade.

Dois dos Réus identificados como Sudiellem Santos de Jesus ainda sem mandado de prisão e Geovane de Abreu Meira este já com decisão judicial de encarceramento de forma preventiva, porém ambos em custódia desde a época do crime quando foram presos em flagrante.

Um terceiro indivíduo identificado como Pedro Vitor De Souza, segue foragido, porém com mandado de prisão em aberto expedido pela comarca de Jequié desde o último dia 23 de setembro.

A elucidação e decretação das prisões dos envolvidos em menos de 30 dias é um forte aliado da sociedade e uma demonstração de que a polícia civil tem dado forte prioridade aos casos, o que eleva a necessidade da população em ajudar na localização dos suspeitos através de denúncias, que são mantidas com total anonimato.

Segundo o relato constante no processo o qual o jornalista teve acesso, o crime teve a participação dos três réus qualificados, segundo denúncia de dois menores identificados pelas iniciais G.S.B do sexo Masculino e E.C.L do sexo feminino, que também participaram do ato infracional análogo ao crime de homicídio.

De acordo com as informações os disparos contra a vítima foram efetuados pelo menor G.S.B e o foragido Pedro, enquanto Sudiellem ficou responsável por filmar a execução para prestar contas ao chefe da facção, o qual não teve o nome citado.

Geovane atuou como motorista do veículo FORD KA, placa JPY6C66, utilizado na empreitada criminosa”.

Durante as investigações, houve a quebra do sigilo telefônico dos celulares apreendidos, materiais que revelaram conversas entre os denunciados Sandielen e Geovane, onde ambos discutem sobre o crime praticado, a investigação policial e a necessidade de esconder o veículo utilizado no delito.

Ainda consta dos autos, vídeo captado através das redes sociais sobre o crime em apuração e vídeo da extração do celular da ora denunciada.

As investigações foram coordenadas pelo Delegado responsável pelo Setor de Homicídios da 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior, Dr. Alef Augusto, que trabalha agora a localização do paradeiro de Pedro, único elemento que participou da execução foragido.
Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Ibirataia: Gestão Sandro Futuca destaca transparência, investimentos e planejamento para os próximos meses

Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta semana, o secretário da SEPLAN, Dr. Elmar Lopes, apresentou o relatório das ações e convênios que buscam garantir obras que podem chegar a mais de R$ 50 milhões para Ibirataia.

Os investimentos refletem os esforços do prefeito Sandro Futuca e de sua equipe de governo nos primeiros meses de gestão, consolidando avanços importantes para o município.

A apresentação foi realizada a partir de requerimento do vereador e líder governista Márcio Fatel, e contou com a presença de vereadores e público no plenário. Na explanação, foram detalhadas obras em andamento, iniciativas já executadas e novos projetos estruturantes.

A iniciativa reforça o compromisso da administração em dialogar com o Legislativo e prestar contas à população.

O secretário destacou ainda o lançamento de uma revista institucional reunindo todas as ações desenvolvidas até o momento.

“Estamos lançando uma revista que reúne todas essas ações, demonstrando o compromisso do prefeito Sandro Futuca em trabalhar com transparência e dedicação pelo povo de Ibirataia”, afirmou Elmar Lopes, ressaltando o foco da gestão em resultados concretos e planejados.

Jequié: Operação da Polícia Civil prende 18 investigados por homicídios e tráfico de drogas

Dezoito pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (24), durante uma operação contra um grupo criminoso envolvido em homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro em Jequié, no sudoeste da Bahia.

Segundo informações da Polícia Civil, as 18 pessoas foram presas nos bairros Joaquim Romão, Cachoeirinha, Baixa do Bonfim, Pedreira, Centro, Água Branca, Jequiezinho, Mandacaru e Pompílio Sampaio. Também foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em diversos endereços, incluindo dois em Feira de Santana e um no estado do Pará.

A polícia informou que a operação resultou na apreensão de aproximadamente 2 kg de drogas, balanças de precisão, dinheiro em espécie, 15 celulares e oito motocicletas. Também foram bloqueadas 30 contas bancárias ligadas ao grupo criminoso e sequestrados bens e valores que movimentaram mais de R$ 2 milhões no último ano.

As investigações começaram em janeiro de 2025, após uma sequência de homicídios de extrema violência em Jequié. Conforme a polícia, somente nesta fase, foi possível atribuir ao grupo a autoria de pelo menos 19 homicídios cometidos neste ano.

De acordo com o inquérito, a organização criminosa buscava consolidar domínio territorial em Jequié, utilizando-se da cooptação de jovens e adolescentes e da violência sistemática contra grupos rivais e dissidentes internos. As ações eram marcadas por execuções sumárias, mortes decorrentes de disputas e o comércio de drogas e armas de alto poder de fogo.

Por unanimidade, senadores da CCJ “enterram” a PEC da Blindagem que havia sido aprovada pela Câmara

Por decisão unânime, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, nesta quarta-feira (24), a PEC 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem. A votação registrou 26 votos contrários à proposta e nenhum favorável. Agora, a matéria seguirá para análise no plenário.

A proposta, aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados em tramitação acelerada, previa restringir operações policiais e inquéritos contra congressistas, que só poderiam avançar mediante autorização dos próprios parlamentares em votação secreta. A medida provocou forte reação negativa nas redes sociais e na sociedade em geral.

No último domingo (21), manifestações foram registradas em todas as capitais do país contra a PEC, levando inclusive alguns deputados a se retratarem publicamente por terem apoiado o texto.

O relator da matéria na CCJ, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), recomendou a rejeição integral da proposta, posicionamento que foi acompanhado por todos os colegas da comissão. Para ele, a medida, embora apresentada como um mecanismo de defesa do Parlamento, representava uma ameaça à sua legitimidade.

“A PEC que formalmente aponta ser um instrumento de defesa do Parlamento é, na verdade, um golpe fatal na sua legitimidade, posto que configura portas abertas para a transformação do Legislativo em abrigo seguro para criminosos de todos os tipos”, destacou Vieira.

Dr.Aloísio fala sobre sobre saúde pública, mobilidade urbana e carreira política em Vitória da Conquista

Nesta segunda-feira (15), o UP Notícias entrevistou o prefeito em exercício de Vitória da Conquista, Dr. Aloisio Alan (União Brasil). A entrevista foi marcada por perguntas sobre saúde pública, mobilidade urbana e carreira política.

O vice-prefeito do município de Vitória da Conquista assumiu, temporariamente, a função de prefeito em exercício, em decorrência da licença de 15 dias que a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) tirou na última quinta-feira (11).

Ao decorrer do programa, o vice-prefeito foi questionado sobre as situações do Hospital Municipal Esaú Matos e do Hospital São Vicente. “Nós iniciamos no nosso governo o Renova SUS, então já reformamos/requalificamos pelo menos 60% dos postos de saúde em nossa cidade […] É evidente que a nossa cidade é referência para toda uma região, o que faz com que, para uma população por volta de 400 mil habitantes, nós tenhamos mais de 1,2 milhão de cartões SUS”, afirmou Alan.

O político destacou a audiência que acontecerá na Câmara dos Vereadores na terça-feira (16) para discutir a revitalização do centro da cidade. “Nós precisamos entender esse novo processo comercial. Temos o centro, que em todas as cidades vai ser a referência, mas há um movimento geral de uma diminuição da influência do centro da cidade do ponto de vista comercial”, argumentou o prefeito em exercício.

Claro Fibra mantém preço imperdível em internet para cidades do Sul, Sudoeste e Região Metropolitana da Bahia

A Claro segue investindo em tecnologia e melhorias para os seus clientes e derrubando a força da concorrência em todo o país.

Agora, a operadora está ofertando vantagens que cobre qualquer oferta da concorrência.

Por apenas o valor fixo de R$79,90 no boleto, sem consulta ao SPC e Serasa você pode ter 600 megas de internet na sua residência e Globoplay liberado.

O pagamento da primeira parcela é só 30 dias após a instalação que também é 100% gratuita com todos os aparelhos novos por conta da operadora.

Mais atenção, essa oferta é por tempo limitado então corra e aproveite a promoção entrando em contato pelo WhatsApp (73)99158-7750 ou CLIQUE AQUI.

OFERTAS DISPONÍVEIS PARA AS CIDADES DE:

SALVADOR
FEIRA DE SANTANA
CAMAÇARI
ILHÉUS
JEQUIÉ
VITÓRIA DA CONQUISTA
PORTO SEGURO
ITABUNA
JUAZEIRO

Atendimento 24 horas e sem consulta ao SPC e SERASA

CONTATO: (73)991587750

Governo da Bahia abre investigação contra policial civil suspeito de liderar esquema de grilagem de terras

O governo da Bahia, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), abriu um processo administrativo disciplinar para investigar um servidor da Polícia Civil, que foi preso na quinta-feira passada, por suposto envolvimento em grilagem de terras e participação em uma organização criminosa.

O agente, policial civil lotado na Delegacia do Rio Vermelho, em Salvador, de acordo com informações do g1 Bahia, que teve a prisão preventiva decretada, no bairro de Valéria, em sua casa.

A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (11), designa uma comissão de delegados para apurar a conduta do investigado.  O caso foi registrado na Delegacia de Assuntos Internos e, se confirmadas as acusações, a conduta do servidor poderá configurar infrações disciplinares.

Na quinta passada, oito pessoas foram presas em Salvador e nas cidades de Candeias e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que mirou um grupo investigado pelos crimes de grilagem de terras, corrupção ativa e corrupção passiva.

A operação, denominada de Grilagem S.A., desarticulou a organização criminosa que trabalhava da seguinte forma, segundo informações da Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais).

Polícia Civil descobre depósito de veículos e cargas roubadas em Poções e prende três pessoas em flagrante

Três homens, de 21, 23 e 29 anos, foram presos em flagrante na tarde desta quarta-feira (10/09), em Poções, durante ação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista. O grupo foi autuado pelos crimes de receptação e associação criminosa.

As equipes localizaram um galpão às margens da BR-116 que funcionava como depósito de veículos e cargas roubadas. No local, foram encontrados o caminhão VW/24.250 e a carga de madeira de eucalipto avaliada em cerca de R$220 mil, roubada no dia 8 de setembro, no município de Itaobim, em Minas Gerais.

De acordo com o registro do crime, as vítimas foram rendidas durante a viagem, obrigadas a permanecer deitadas na cabine e liberadas apenas horas depois, em Divisa Alegre/MG. Além do veículo e da carga recuperados, os investigadores encontraram no galpão outros caminhões desmanchados e diferentes tipos de mercadorias roubadas, como pneus e material de piscinas.

Após os procedimentos legais, os três homens foram encaminhados ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista. As investigações prosseguem para identificar outros integrantes da organização criminosa.

Comissão do Senado perdoa dívidas de produtores de cacau da Bahia

A Comissão de Desenvolvimento Regional aprovou o programa Renova Cacau (PL 479/2024), que perdoa dívidas de produtores da Bahia contraídas para enfrentar a praga vassoura-de-bruxa e prevê medidas de recuperação da lavoura cacaueira.

Aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional o Renova Cacau prevê o perdão integral das dívidas dos produtores contraídas para combater a praga da vassoura-de-bruxa. O empréstimo também foi usado em iniciativas de diversificação da produção, fortalecimento da assistência técnica e estímulo à economia em mais de 100 municípios baianos. O líder do governo no Senado em exercício, Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, alertou que o perdão as dívidas pode comprometer a sustentabilidade do crédito agrícola.

Já o relator, senador Chico Rodrigues, do PSB de Roraima, destacou que o Renova Cacau é fundamental para dar novo fôlego à produção baiana, com impacto direto no desenvolvimento regional e na geração de empregos.

O projeto do senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, segue agora para análise na Comissão de Agricultura. Bahia e Pará respondem por 95% da produção nacional de cacau.

Sancionada lei que cria a Carteira Nacional dos professores do Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, sancionou, nesta quinta-feira, 11 de setembro, a Lei nº 15.202, que cria a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O documento de identificação terá validade em todo o território nacional e é destinado a professores da educação básica e superior, das redes pública e privada. A emissão do documento ainda depende de regulamentação por decreto e portaria do Ministério da Educação (MEC).

Segundo a lei, os objetivos da carteira são identificar professores; promover sua valorização e reconhecimento; e facilitar o acesso às prerrogativas decorrentes da sua condição, como acesso a ferramentas de trabalho (programas de computador, por exemplo) e descontos em eventos culturais e em diárias de hotéis.

Para Lula, a CNDB é mais do que um grande passo para o reconhecimento da profissão, é a prova de que o investimento na educação sempre será sinal de resultados positivos para o país.

Na avaliação do ministro Camilo Santana, o documento é uma iniciativa fundamental para a valorização docente.

A CNDB faz parte do eixo de valorização do programa Mais Professores para o Brasil, iniciativa que reúne ações integradas para promover a valorização e a qualificação do magistério da educação básica e o incentivo à docência no Brasil.

Na carteira, constarão dados como nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), filiação, local de residência, data de nascimento e dados profissionais, como a instituição de ensino à qual o docente está vinculado. Além disso, haverá também uma foto do titular do documento no formato 3×4. A CNDB será emitida pelo MEC e poderá ser solicitada em formato digital e físico.

Segundo a lei, estados, municípios e o Distrito Federal fornecerão à União as informações e os dados necessários para a manutenção e a atualização da base de dados de profissionais da educação.

Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivos fortalecer a formação docente; incentivar o ingresso de professores no ensino público; e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.

O programa busca atender aproximadamente 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.

Criminosos invadem residência e executam jovem a tiros no município de Ibirapitanga

Mais um homicídio foi registrado no município de Ibirapitanga e deu números a crescente onda de violência, que vive a região nos últimos meses.

Desta vez, um jovem transexual foi assassinado a tiros dentro de sua própria residência no Distrito de Camamuzinho, por volta das 02:40 da manhã desta quinta-feira (11).

Segundo apurado pelo Jornalista Mateus Oliver, a vítima foi identificada como Genivaldo Paiva dos Santos Junior, vulgo “Juninho” e outras 03 pessoas que estavam no imóvel conseguiram escapar dos disparos.

Não há informações sobre o envolvimento de Juninho com o crime organizado nem as circunstâncias do crime.

O Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus foi acionado para fazer a remoção do corpo e a Polícia Civil expediu guia de exames para início das investigações.

A polícia militar, de posse das primeiras informações empreendeu rondas afim de capturar os autores do delito, porém até o fechamento desta matéria ninguém havia sido preso.
Fonte: Mateus Oliver Repórter

Polícia Civil cumpre mandados de prisão por tentativa de homicídio em Vitória da Conquista

A Delegacia de Homicídios (DH) de Vitória da Conquista, com apoio da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), cumpriu mandados de prisão preventiva contra dois homens, de 24 e 39 anos, investigados por tentativa de homicídio e por coação de vítima e testemunha, na noite de domingo (7).

As investigações apontam que, em 20 de maio, a vítima foi surpreendida ao retornar da igreja e sofreu agressões físicas e um golpe de faca pelas costas. Dias antes, em 5 de maio, já havia relatado outra tentativa de homicídio, quando um veículo foi jogado contra ela.

Durante a apuração, também ficou comprovado que os investigados mantiveram contato com a vítima e seus familiares, na tentativa de intimidar e dificultar o andamento do caso. Um dos suspeitos foi localizado pela equipe policial na BR-116, trecho de Lagoa das Flores, e o outro teve o mandado cumprido na DH de Conquista, onde se apresentou acompanhado de um advogado.

A dupla foi submetida aos exames de praxe e encaminhada para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde segue custodiada à disposição da Justiça.








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia