:: ‘Região’
Carro capota na estrada que liga Ipiaú à Ibirataia e deixa um morto e outro ferido
Um grave acidente por volta das 23h desse sábado (11), deixou um morto e outro ferido na BA-650, trecho entre os municípios de Ipiaú e Ibirataia. Conforme informações apuradas no local pelo GIRO, as vítimas estavam em um automóvel modelo Uno que seguia sentido a Ipiaú. De acordo com as informações repassadas à polícia, após o condutor perder o controle da direção do carro, o veículo teria capotado e o passageiro identificado como Adriano Gonçalves Teixeira foi arremessado na pista e atingido pelo próprio automóvel. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ainda conforme as informações, o carro era conduzido por Lucas Santos da Silva, de 24 anos. O motorista sofreu uma pancada na região do tórax e apresentava algumas escoriações. Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado inicialmente para o Hospital Geral de Ipiaú. O DPT foi acionado para remover o corpo do local e encaminhar para o IML de Jequié. As vítimas são moradores de Ibirataia. A causa do acidente ainda não foi esclarecida. (Giro Ipiaú)
Novo tremor de terra é registrado em Jacobina
Um novo tremor de terra foi registrado na cidade de Jacobina, que fica no norte da Bahia, neste sábado (10). De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a região, o tremor teve magnitude preliminar calculada em aproximadamente em 1.8 mR. Segundo o LabSis, o evento sismológico ocorreu por volta das 2h13. Até o momento desta publicação não há informação de que moradores do município ou da região tenham escutado ou sentido o evento deste sábado. O laboratório informou ainda que segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra na Bahia e também em outras localidades da região Nordeste do país. O último evento registrado no município baiano ocorreu no dia 25 de junho, de magnitude preliminar calculada em 1.8 mR. No dia 18 de junho, Jacobina também registrou um tremor, dessa vez de magnitude preliminar calculada em 1.9 mR. Além de Jacobina, outras cidades da Bahia registraram tremores de terra em 2021. Amargosa registrou um tremor na noite do dia 5 de junho.
Rui autoriza obra de abastecimento de água em Lafaiete Coutinho
Neste sábado (10), o governador Rui Costa estará em Lafaiete Coutinho, onde assinará, às 9h, a ordem de serviço para a implantação de melhorias e ampliação da adutora de água bruta do Sistema de Abastecimento de Água da sede do município. A obra será realizada pela Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS).
Ex-prefeita de Lençóis terá que devolver mais de R$64 mil aos cofres públicos de acordo com TCE
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) condenou a ex-prefeita de Lençóis, Moema Rebouças Maciel, a devolver R$ 64.046,59 aos cofres públicos e a pagar multa de R$ 2 mil em virtude de irregularidade na aplicação dos recursos estaduais repassados por meio do convênio 120/2010, firmado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) com a Prefeitura Municipal de Lençóis. A desaprovação das contas do convênio, que visou a pavimentação de vias urbanas no município de Lençóis, aconteceu por conta da comprovação de irregularidades que geraram um descompasso entre a execução físico/financeira do ajuste e consequente inexecução parcial do objeto pactuado. A Câmara também desaprovou, nesta quarta-feira (7), duas prestações de contas de ajustes firmados pela administração estadual com entidades: A primeira, do convênio 126/2009, entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Assentamento Cambuí, causou ainda, a imputação de débito débito, de modo solidário, a Amilton de Oliveira Barbosa (responsável pela entidade durante a execução do convênio) e à Associação, no valor de R$ 90.604,37 e a aplicação de quatro multas: duas a Amilton de Oliveira Barbosa (uma sancionatória, de R$ 5 mil e outra, compensatória, de R$ 40.000), uma de R$ 3 mil a José Vivaldo Souza de Mendonça Filho (ex-gestor da CAR) e outra, de igual valor, a Wilson José Vasconcelos Dias (atual gestor da CAR). O ajuste teve como objeto a ampliação de 40 moradias, do Assentamento Cambuí, beneficiando 40 famílias. De acordo com o TCE-BA, a segunda prestação de contas desaprovada foi referente ao Termo de Acordo e Compromisso (TAC) 127/2014, firmado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) com Cátia Oliveira Costa Lima (proponente e gestora responsável), com o objetivo de apoio financeiro destinado à publicação de 1000 exemplares da “Coleção Oyatundê: estudos sobre religião afro-brasileira na Bahia”. A gestora foi condenada a devolver R$ 69.933,50, pela não prestação de contas dos recursos repassados e não comprovação da execução do objeto. (BN)
Itagi:Radialista tem solicitação atendida e emenda parlamentar de 200 mil reais é viabilizada ao município
O radialista Gielton Bispo, demostrando o amor que sente por sua cidade natal, pediu ao deputado federal Antônio Brito que indicasse o município de Itagi no custeio para incremento temporário do Teto do Piso da Atenção Básica (PAB), junto ao Ministério da Saúde. O pedido do radialista, atendido pelo deputado, gerou R$ 200.000,00 (duzentos mil Reais), que foi empenhado em 30 de junho de 2021, e servirá para atender melhor os usuários da Atenção Básica, principalmente agora em tempos de pandemia. Elton Bispo agradeceu ao deputado federal Antônio Brito pela emenda parlamentar e informou ao mesmo que continuará lutando, incansavelmente, para ajudar Itagi.
Homem é preso suspeito de matar idoso a facadas em povoado de Poções
Um homem foi preso no povoado de Mulungu, em Poções, no sudoeste da Bahia, suspeito de ter matado um idoso de 63 anos com golpes de faca. Ele foi capturado na segunda-feira (7), em uma ação de agentes da Polícia Civil da cidade, que o localizaram depois de encontrar o corpo da vítima.
O idoso foi identificado como Paulino Ferreira dos Santos, e de acordo com a delegada responsável pelo caso, Alessandra Pereira, o crime foi cometido por vingança, após uma emboscada montada pelo suspeito. O homem foi atingido com sete golpes de faca. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a cidade estava há 155 dias sem registro de morte violenta. Após o registro da ocorrência, menos três dias depois o crime foi elucidado. A polícia ainda investiga se houve participação de outras pessoas no homicídio. Ainda conforme a SSP, o homem confessou o crime durante o depoimento e deve ser encaminhado ao sistema prisional.Justiça determina suspensão de reajuste salarial de prefeito, vice, vereadores de Lafaiete Coutinho
Amargosa:Homem morre vítima de atropelamento no município
Itiruçu:Prefeitura antecipa proventos de maio às funcionários
Os servidores municipais da prefeitura municipal de Itiruçu receberam o salário referente ao mês de maio antecipadamente. O dinheiro entrou nas contas dos servidores nesta sexta-feira (27). O pagamento adiantado faz parte da política de valorização do funcionalismo público da prefeita Lorena Di Gregório. A antecipação dos salários é resultado dos esforços e seriedade, com que os trabalhos estão sendo executados pela Gestão Municipal, mesmo diante da pandemia enfrentada.
Apuarema:Prefeitura antecipa salários a servidores contratados e concursados
A prefeitura municipal de Apuarema, na região sul da Bahia, já pagou os salários referente aos vencimentos do mês de maio de 2021. O anúncio foi feito pela assessoria de imprensa do poder executivo na noite desta terça-feira (25),no portal Facebook da equipe de comunicação da prefeitura.
Ação Policial desmonta quadrilha de traficantes de drogas em Itiruçu e região
Durante cumprimento de Operação de Intensificação nas cidades de Maracas e Itiruçu, uma patrulha da Cipe Central recebeu denúncia de uma ORCRIM que estava a realizar diversos crimes na cidade. Dentre eles, tráfico e tortura. Durante operação, foram presos 04 homens e 01 mulher, bem como celulares, drogas, dinheiro e material utilizado para o tráfico de entorpecentes. Todos os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Itiruçu juntamente com os materiais apreendidos, onde foram lavrados os APFD.
foram conduzidos 4 homens: um de 33 anos, outro de 20 anos, um de 38 anos, e outro de 23 anos. Uma mulher de 27 anos também foi apresentada. O material apreendidos com eles foi: 09 pedras de crack pequenas, 06 pedras maiores de crack, 70 g de haxixe, 01 trouxinha de maconha, R$10,00, 02 smartphone LG, 01 smartphone Motorola, 01 balança de precisão, Embalagens para acondicionamento de Drogas e Diversas anotações referentes ao tráfico.Irajuba e Lajedo do Tabocal entraram na lista dos municípios reconhecidos pelo governo federal em meio as vítimas de desastres naturais em 2021
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a situação de emergência em 13 municípios do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina por conta de desastres naturais. A decisão foi publicada na edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial da União. A maior parte dos reconhecimentos foi concedida a cidades que enfrentam estiagem. São nove nesta condição, sendo cinco da Bahia (Belo Campo, Irajuba, Juazeiro, Lajedo do Tabocal e Nordestina), duas do Rio Grande do Norte (São Pedro e Umarizal), uma do Ceará (Jaguaribara) e outra de Pernambuco (Pombos). Por sua vez, Abre Campo, em Minas Gerais, e Rancho Queimado, em Santa Catarina, obtiveram o status por conta de chuvas intensas. Já Pauini, no Amazonas, registrou inundações, enquanto Eugenópolis, também em Minas Gerais, passou por tempestades de granizo. Com o reconhecimento, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas públicas danificadas. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas. Para receber, é necessário atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa n. 36/2020. Prefeituras e governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.
Jaguaquara:Após alerta de “brita” na pista, Veículo capota na rodovia BR 420 e mata vítima
Um aviso ainda no meio da manhã desta terça-feira (25) através de grupos de whatsapp, alertava motoristas, motociclistas e condutores de outros veículos sobre um risco iminente, após um suposto caminhão derramar britas na pista; um veículo de passeio capotou na rodovia BR-420, que liga o distrito Stela Câmara DuBois a Jaguaquara, na região Sudoeste do estado da Bahia. De acordo com informações de transeuntes que presenciaram o fato, o motorista se perdeu em um trecho próximo a “curva da encrenca”, devido a uma certa quantidade de britas espalhadas em meio a rodovia. Uma mulher que estava no veículo ficou bastante machucada, sendo socorrida ao Hospital de Jaguaquara, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Ela era moradora do Entroncamento de Jaguaquara. O veículo de passeio preto, que não teve características nem modelo revelado ficou as margens da rodovia. Mais cedo, um acidente também de capotamento aconteceu na Ladeira da Bela vista, Zona Urbana de Jaguaquara, mas felizmente também apenas com danos materiais.
Maracás:Homem é preso perturbação do sossego alheio
Uma pessoa foi encaminhada a sede da 93ª CIPM por perturbação do sossego na noite desta segunda-feira (24), na cidade de Maracás.
Segundo a polícia por volta das 23h, a guarnição foi informada através de denúncia que na Rua Santos Dumont, havia um automóvel Hillux na garagem de uma residência, com som em alto volume causando perturbação do sossego alheio.Jaguaquara:Jurídico da prefeitura suspende patrulhas da guarda municipal em situações de risco no município
O departamento jurídico da prefeitura municipal de Jaguaquara, decidiu suspender a equipe de segurança de atuar no combate a criminalidade dando apoio às polícias civil e militar do município. Segundo a decisão do jurídico da PMJ, a GCM fica proibida de participar de operações policiais, abordagens de rotina e qualquer atividade que ofereça riscos à integridade dos profissionais, bem como do cidadão/meliante e/ou infrator.
Mutuípe:Morre durante transferência, professora com suspeita de covid-19 que aguardava UTI
A professora Elineusa de Jesus Silva, lotada na Escola Maria Júlia, no Alto da Cajazeira, estava internada no Hospital e Maternidade Clélia Rebouças, em Mutuípe, aguardando regulação para hospital de referência no enfrentamento à pandemia de covid-19. Neusa morreu aos 50 anos, a mesma estava fazendo uso de oxigênio e outros medicamentos no hospital. Ela tomou a primeira dose da vacina no início do mês. O exame RT-PCR foi realizado no dia 18 de maio, mas o resultado ainda é desconhecido.
A professora de 50 anos, morreu no fim da tarde deste domingo (23), durante a transferência para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, a regulação ocorreu ainda no período da manhã, porém foi necessário uma UTI Móvel. Logo cedo, uma grande mobilização foi feita nas redes sociais pedindo ao governo do estado que acelerasse a transferência. Neusa teve a primeira parada cardiorrespiratória, nas proximidades do posto Jaguaripe, sendo reanimada por paramédicos, mas faleceu na porta do HRSAJ, ela fez o teste RT-PCR e estava internada no Hospital e Maternidade Clélia Rebouças. Um teste rápido indicou covid, porém o resultado do exame do laboratório central é aguardado para confirmação. A educadora era lotada na Escola Maria Júlia, no Alto da Cajazeira. Ela tomou a primeira dose de vacina no início do mês, porém não foi possível adquirir imunidade contra a doença.
Em nota a prefeitura de Mutuípe lamentou o óbito.
É com pesar que a Prefeitura Municipal de Mutuípe, comunica o falecimento da servidora Elineusa de Jesus Silva (23/05/21). A passagem de Neusa, excelente Professora, amiga, guerreira, verdadeira líder que se dedicou por muito tempo para nosso município, deixa um legado de alegria com seu sorriso sempre contagiante. Aos familiares e amigos os nossos profundos sentimentos e o desejo de que seus bons exemplos estejam sempre vivos em nossa memória.
Governo entrega 147 títulos de terra e apresenta projeto para dinamizar produção de leite no Vale do Jiquiriçá
O Território Vale do Jiquiriçá recebeu, nesta sexta-feira (21), 147 títulos de regularização fundiária beneficiando agricultores familiares dos municípios de Amargosa, Brejões, Elísio Medrado, Irajuba, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Laje, Mutuípe, São Miguel das Matas, Nova Itarana, Maracás e Jiquiriçá.
Natural de Jaguaquara, Jovem morre em acidente em Brasília
Itiruçu:Prefeita comenta sobre o novo sistema de abastecimento de água
Após o anuncio do governador Rui Costa da sonhada agua que deve abastecer Itiruçu e região, a prefeita de Itiruçu Lorenna Di Gregório, falou com o Itiruçu Notícias. Por motivo de compromisso de agenda a prefeita não esteve presente no evento em Jaguaquara quando o governador assinou autorização para Embasa iniciar o processo licitação da obra que captara agua do Rio Paraguaçu para abastecer toda região.
Itiruçu:Sem plano emergencial da prefeitura, moradores sem água e sem previsão de abastecimento “vereador mente e diz “estão enrolando””
Moradores da comunidade rural povoado Várzea, município de Itiruçu situado na região sudoeste da Bahia, que recebem abastecimento de água potável, através do caminhão pipa do PAC, administrado pela prefeitura municipal de Itiruçu estão sem água e sem previsão de abastecimento. Segundo alguns moradores que são poucos, que dependem da situação, já estão a aproximadamente duas semanas sem a prestação de serviços.
































