Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (19), mandados de busca e apreensão em uma mineração ilegal de ouro na cidade de Santaluz, distante cerca de 326 km de Salvador. Segundo a investigação, as extrações clandestinas acontecem desde o ano de 2009 em um imóvel na zona rural do município, distante 23 km da sede local.


 Esta, no entanto, não é a primeira ação contra a operação clandestina. Em 2013, mandados de busca e apreensão também foram cumpridos no local, assim como uma fiscalização da Agência Nacional de Mineração. A ação de hoje foi batizada de “Operação Insistência”. Os locais são conhecidos como Garimpos Trechão e Serra Branca.

 “A prática ilegal pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local, tendo em vista a utilização ilícita de mercúrio e de explosivos nos garimpos”, diz a PF.

 Os investigados podem responder pelos crimes de usurpação de bens da União; associação criminosa; posse de artefatos explosivos; extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva. As penas, somadas, podem chegar a 19 anos de reclusão.
Obrigado por nos credibilizar