:: ‘Destaque1’
Dzeset nega informações que trabalhadores recebiam abaixo do piso salarial em Una
Atendendo a uma solicitação da empresa DZSET Comercial e Serviços Ltda, o site Mateus Oliver Repórter concedeu direito de resposta previsto na Constituição Federal e regulamentado pela Lei nº 13.188/2015, que garante a qualquer pessoa que se sinta ofendida por matéria divulgada em veículo de comunicação social a possibilidade de apresentar sua versão dos fatos, em condições de igualdade, nos mesmos meios de comunicação.
Essa lei visa assegurar o equilíbrio na divulgação de informações e evitar abusos na liberdade de expressão, garantindo a empresa, o direito de externar ao público a sua versão sobre os fatos.
Vale ressaltar, que na data da publicação, antes de qualquer postagem o jornalista Mateus Oliver tentou contato com a empresa não tendo retorno naquela data a respeito do caso e deixou espaço aberto a resposta o que a partir de agora a mesma passa a prestar esclarecimentos por meio de nota enviada a nossa redação, em razão da publicação realizada no dia 9 de junho de 2025.
A matéria, intitulada “Ganhando menos que um salário mínimo, motoristas escolares paralisam atividades e centenas de alunos ficam sem aulas em Una”, mencionava, com base em relatos de motoristas, que a empresa estaria efetuando pagamentos de salários abaixo do mínimo legal. No entanto, conforme nota enviada pela empresa à nossa redação no último sábado, 14, as informações divulgadas não condizem com a realidade.
A empresa esclareceu que sempre cumpriu rigorosamente todas as normas trabalhistas vigentes, em especial o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal, e as disposições da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), jamais realizando pagamentos inferiores ao salário mínimo nacional vigente, o que pode ser comprovado pelas folhas de pagamento apresentadas.
Sendo assim, a nossa redação se põe a disposição da prestação de serviços a sociedade de maneira ética e trânsparente, buscando sempre ouvir os dois lados das informações, para que possamos está sempre atentos a veracidade dos fatos, e preservando sempre a ética jornalística e o respeito às instituições.
Violência contra idosos cresce no Brasil; campanha Junho Violeta incentiva denúncias

No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, data que marca também o mês de mobilização da campanha Junho Violeta.
A ideia é chamar a atenção da sociedade para a importância de proteger e respeitar aos direitos dessa parcela da população.
Uma iniciativa que, como mostram os números, ainda se faz muito necessária.
Para se ter uma ideia, só no ano passado, de acordo com registros do Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o total de denúncias de violência contra idosos no nosso país cresceu 22% em relação a 2023.
As agressões mais comuns envolvem violência física, psicológica, patrimonial e abandono.
De acordo com o advogado e presidente da Comissão Permanente dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP, João Paulo Iotti Cruz, a violência contra pessoas idosas é praticada de diferentes formas.
Um dos maiores desafios no enfrentamento da violência contra uma pessoa idosa é o silêncio. O que revela que em muitos casos, as vítimas não denunciam por vergonha ou por medo já que, na maioria dos casos, como mostram os registros oficiais, a violência ocorre no núcleo familiar:
Se você é vítima ou conhece um idoso ou uma idosa que esteja em situação de risco, não se cale. O Disque 100 é o principal canal para denúncias, mas também é possível procurar o Ministério Público e delegacias comuns ou especializadas.
Importante lembrar que o Estatuto da Pessoa Idosa, que é a lei federal nº 10.741/2003, define medidas de proteção, garante acesso a direitos fundamentais, e estabelece punições específicas para quem comete atos de negligência, violência ou discriminação contra idosos no nosso país.
Cumprida pela Polícia Federal nesta sexta, Prisão de Mauro Cid é revogada pelo STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) revogou, na manhã desta sexta-feira, 13, o pedido de prisão do tenente-coronel, Mauro Cid. A informação inicial é de que o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro teria sido detido pela Polícia Federal, que investiga se ele tentou pegar o passaporte para deixar o Brasil.
Apesar da revogação, o Cid deve ser encaminhado para a sede da PF em Brasília, para dar novo depoimento. A expectativa é que a oitiva ocorra ainda na manhã desta sexta.
Segundo à CNN, o militar foi preso na manhã desta sexta na sua casa, no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília, pela PF. Logo depois, a prisão foi revogada. A defesa negou que o militar tenha sido detido.
Ainda nesta sexta, o ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro, Gilson Machado foi preso em Recife, pela PF.
Machado é alvo de investigação por obstrução de apuração de organização criminosa e favorecimento pessoal, após, nesta semana, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura formal do processo contra ele.
O requerimento tem como base informações da PF de que o ex-ministro teria atuado, no dia 12 de maio, para obter a expedição de um passaporte português – junto ao consulado de Portugal no Recife – em favor de Cid para viabilizar sua saída do território nacional.
Mauro Cid, junto a Bolsonaro, e outros, são réus por uma tentativa de golpe de Estado que, segundo a PGR, tinha o objetivo de manter o ex-presidente no poder após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva nas Eleições de 2022.
Ex-ministro Gilson Machado suspeito de tentar facilitar fuga de Mauro Cid é preso pela Polícia Federal
O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, foi preso nesta sexta-feira, 13, em Recife (PE), por tentar emitir um passaporte português para Mauro Cid, em maio de 2025, para que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, deixasse o Brasil. As informações são do G1.
Mauro Cid também teve mandado de prisão emitido pela Polícia Federal (PF), mas foi revogado pela Justiça, a pedido da defesa do ex-ajudante de ordens. Ele já estava sendo conduzido para o batalhão do Exército quando houve a revogação.
Na última terça-feira (10), a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação para investigar o ex-ministro. No documento, a PGR também defendeu a determinação de busca e apreensão e quebra do sigilo telefônico e de mensagens de Gilson Machado.
Machado era alvo de investigação por obstrução de apuração de organização criminosa e favorecimento pessoal, após, nesta semana, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura formal do processo contra ele.
O requerimento tem como base informações da Polícia Federal (PF) de que Machado teria atuado, no dia 12 de maio, para obter a expedição de um passaporte português – junto ao consulado de Portugal no Recife (PE) – em favor do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, para viabilizar sua saída do território nacional.
Além disso, o ex-ministro teria realizado uma campanha de arrecadação de doações em dinheiro que seriam destinadas a Bolsonaro, o que também chamou a atenção dos investigadores.
No pedido, Gonet diz que Machado não obteve êxito na emissão do documento para Cid, mas que a PF ainda considera possível que ele “busque alternativas junto a outras embaixadas e consulados” para essa finalidade.
Pré-candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues lidera disputa ao governo da Bahia entre os eleitores itabunenses
Pré-candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues (PT) lidera a disputa ao governo da Bahia entre os eleitores itabunenses, segundo a Compasso Pesquisa encomendada pelo site e programa de rádio Central de Política, da Interativa FM.
Levantamento feito no período de 5 a 10 de junho mostra Jerônimo com 27,35% das intenções de voto ante 16,53% do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) no cenário espontâneo, quando não é apresentada a cartela de opções de candidaturas ao entrevistado.
Ainda no cenário espontâneo, o ex-deputado e ex-ministro João Roma (PL) aparece com 1,73% das intenções de voto e Kléber Rosa (PSOL) tem 1,02%. O universo de indecisos ou que não souberam responder chegou a 47,65%. A pesquisa ouviu 980 eleitores itabunenses e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A disputa fica apertada quando são apresentados os nomes de possíveis concorrentes ao Palácio de Ondina em 2026, a chamada pesquisa estimulada.
Jerônimo alcança 39,69% e ACM Neto atinge 36,73%, diferença de apenas 2,96 pontos percentuais, configurando empate técnico.
O cenário sinaliza para melhor resultado do governador em Itabuna. Em 2022, o adversário venceu no município mais populoso do sul da Bahia com frente de pouco mais de 9 mil votos no primeiro turno (49.120 votos a 39.770 votos). Neto ampliou a vantagem no segundo turno, com frente de 25.078 votos.
Ainda sobre a pesquisa da Compasso para 2026, João Roma, que deverá compor com o ex-prefeito, alcança 5%. Kléber Rosa chega a 2,35%. Votos brancos e nulos atingem 7,35%. Neste cenário, 9,08% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa também aferiu o sentimento dos itabunenses em relação à gestão de Jerônimo. 48,25% consideram o governo baiano como ótimo ou bom e 34,69% como regular. Outros 17,52% avaliam como ruim ou péssimo. E 1,12% não responderam à pergunta.
Quando questionado se aprovam a forma como o governador administra o estado, 72,06% dos entrevistados aprovam e 24,29% desaprovam. Outros 2,06% não responderam.
Novo sistema de alerta de desastres chega ao município de Ilhéus e mais 35 municípios
A Defesa Civil da Bahia testa, no sábado (14), às 12h, um novo sistema nacional de alertas por SMS, o ‘Defesa Civil Alerta’, desenvolvido pelo Governo Federal para reforçar as estratégias de prevenção e resposta a desastres. A ação ocorrerá simultaneamente para moradores em Ilhéus, Salvador, Vitória da Conquista, Santa Cruz Cabrália e outros 32 municípios do Nordeste, incluindo nove capitais da região. Os moradores receberão uma mensagem de alerta de demonstração diretamente em seus celulares.
A mensagem será disparada a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, e marca o início da fase de implantação do novo sistema, que utiliza a rede de telefonia celular para enviar avisos gratuitos e em tempo real à população. O sistema já está em operação nas regiões Sul e Sudeste e, na Bahia, entrará em funcionamento definitivo a partir do dia 18 de junho.
Durante o teste, os moradores receberão a seguinte mensagem de demonstração: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado.
A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de informar e proteger a população em casos de desastres naturais ou provocados por ações humanas, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).
O novo sistema Defesa Civil Alerta envia mensagens de texto à população em áreas de risco, com diferentes níveis de urgência: extremo, severo e demonstração. No alerta extremo, um som semelhante a sirene será emitido, mesmo com o celular no modo silencioso. Já no severo, o aviso será mais discreto. Os alertas fornecem orientações claras sobre como agir diante de riscos como alagamentos, deslizamentos de terra, enxurradas, vendavais, entre outros eventos.
A definição do conteúdo e o momento de envio dos alertas são de responsabilidade das Defesas Civis municipais e estaduais, que atuam com base em monitoramento técnico e em protocolos de segurança. Durante a fase de implantação, além dos alertas reais, também poderão ser enviados comunicados de demonstração para familiarizar a população com a nova ferramenta. A tecnologia funciona automaticamente, sem necessidade de cadastro ou CEP.
Polícia baiana faz parceria com a polícia do Rio de Janeiro em procura por acusados de ataque contra diretor de presídio de Eunápolis
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA) anunciou, nesta quinta-feira (12), uma parceria dos serviços de Disque- Denúncias da Bahia e do Rio de Janeiro. A ação conjunta entre as Forças de Segurança dos dois estados visam localizar e prender criminosos de alta periculosidade, incluindo líderes de facções criminosas responsáveis pelos ataques recentes à segurança pública em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia.
De acordo com a SSP-BA, os integrantes de facções criminosas do interior da Bahia encontram-se foragidos em comunidades da capital do Rio de Janeiro. Os procurados fazem parte do “Baralho do Crime”, uma ferramenta utilizada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia para divulgar, nos meios de comunicação, informações sobre foragidos da Justiça. São bandidos envolvidos em crimes graves.
O objetivo da parceria é capturar as lideranças da facção envolvidas no ataque ao diretor do presídio de Eunápolis, a um atentado contra uma viatura da Polícia Militar, na mesma cidade. A viatura foi atingida por disparos de armas de fogo. Os bandidos também são acusados de assassinato de um motorista de aplicativo. A tortura e morte foram filmadas pelos integrantes da facção.
A campanha de busca e captura será apoiada pelo serviço de Disque Denúncia (2253-1177) carioca, que oferece um canal seguro e confidencial para que cidadãos possam fornecer informações relevantes às autoridades. Os alvos da campanha são Ednaldo Pereira Souza, o “Dadaˮ, Anderson Souza de Jesus, vulgo “Buelˮ, Sandro Santos Queiroz, apelidado “Realˮ, José Carlos Ferreira dos Santos, o “Zói de Gatoˮ e Manoaldo Falcão Costa Júnior, conhecido como “Gordo Paloso. Todos com mandados de prisão expedidos pela Justiça do Estado da Bahia.
Quem tiver informações sobre sobre a localização desses criminosos, favor denunciar pelos seguintes canais de atendimento do Disque Denúncia do Rio: (021) – 2253 1177 ou 0300-253-1177 (Call Center) e (021) – 2253-1177 (WhatsApp).
Câmaras Municipais perdem poder de votar contas de prefeitos, decide STF
O Supremo Tribunal Federal decidiu que as Câmaras Municipais não têm mais autonomia para rejeitar ou aprovar contas de prefeitos por critérios políticos. Agora, apenas decisões técnicas dos Tribunais de Contas terão validade jurídica. A mudança impacta diretamente a relação entre os Poderes Municipais e a atuação de prefeitos e vereadores em todo o Brasil.
A decisão, firmada na ADI 849, estabelece que apenas os Tribunais de Contas possuem competência técnica para julgar a regularidade das contas dos gestores públicos.
Com isso, o parecer emitido pelos tribunais passa a ter efeito vinculante, e não mais opinativo. Ou seja, se o Tribunal de Contas aprovar as contas de um prefeito, a Câmara não poderá rejeitá-las — e vice-versa.
Segundo o jurista e professor de Direito Administrativo Doutor Rodrigo Vasconcelos, “é uma medida que busca equilibrar a responsabilidade na análise das contas públicas, evitando que fatores políticos interfiram na legalidade dos atos administrativos. A câmara ainda tem papel fiscalizador, mas não pode contrariar a análise técnica dos tribunais.”
Brasil luta muito, mas é derrotado por Cuba na Liga das Nações
A seleção brasileira lutou muito, conseguiu levar para o tie-break, mas acabou derrotada por 3 sets a 2 (parciais de 27/25, 26/24, 21/25, 20/25 e 15/13) por Cuba, na noite desta quinta-feira (12) no ginásio do Maracãnazinho, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada da edição 2025 da VNL (Liga das Nações de Vôlei).

Após o revés, o Brasil ocupa a terceira colocação da classificação com quatro pontos. Na estreia na competição, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho derrotou o Irã por 3 sets a 0 (parciais de 25/19, 25/16 e 25/18).
Na partida desta quinta, o oposto Darlan foi o destaque da seleção brasileira, com 21 pontos (19 de ataque e 2 de saque). O próximo compromisso do Brasil na VNL será diante da Ucrânia, a partir das 10h (horário de Brasília) do próximo sábado (14).
Maioria do STF vota a favor da responsabilização das redes sociais
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (11) a favor da responsabilização das plataformas que operam as redes sociais pelas postagens ilegais feitas por seus usuários.
Até o momento, o placar da votação é de 6 votos a 1 para que as plataformas sejam responsabilizadas civilmente na Justiça pelos conteúdos ilícitos, como postagens antidemocráticas e contra o sistema eleitoral, discursos de ódio (racismo e homofobia), incitação de crimes contra autoridades e transmissão de lives que induzem ao suicídio e à automutilação de crianças e adolescentes.
Após a formação da maioria, o julgamento foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira (12), quando os demais ministros votarão a tese jurídica que vai definir as regras para aplicação da decisão.
A Corte julga a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.
De acordo com o dispositivo, “com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura”, as plataformas só podem ser responsabilizadas pelas postagens de seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo.
Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos
O boletim semanal InfoGripe – divulgado hoje (12) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro – alerta que este ano o total de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no país tem sido maior do que o anotado nos últimos dois anos.

Em quatro semanas, o número de casos de SRAG quase dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, registrando aumento de 91%. Essa alta atípica de ocorrências se concentra principalmente nos estados das regiões centro-sul. A influenza A e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) têm causado o maior número de hospitalizações por SRAG em grande parte do país.
Apenas em alguns estados – Acre, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo e no Distrito Federal – o estudo começa a verificar um sinal de interrupção do crescimento ou início de diminuição de casos. No entanto, a incidência de hospitalizações por SRAG nessas regiões continua muito elevada. A análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 23, entre 1º e 7 de junho.
Em relação aos idosos, observa-se um aumento em Aracaju, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Além disso, Aracaju, Belo Horizonte, Boa Vista, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Porto Velho, Rio de Janeiro e São Luís também apresentam tendência de crescimento entre jovens e adultos.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 40% para influenza A; 0,8% para influenza B; 45,5% para vírus sincicial respiratório; 16,6% para rinovírus; e 1,6% para Sars-CoV-2 (Covid-19).
Entre os óbitos, a presença desses vírus foi de 75,4% para influenza A; 1% para influenza B; 12,5% para VSR; 8,7% para rinovírus; e 4,4% de Sars-CoV-2 (Covid-19).
INSS: Justiça bloqueia R$ 2,8 bi de envolvidos em descontos ilegais
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta quinta-feira (12) que a Justiça Federal em Brasília bloqueou R$ 2,8 bilhões em bens de entidades, empresas e investigados envolvidos nas fraudes em descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com a AGU, os bloqueios foram deferidos nas 15 ações protocoladas pelo órgão para garantir o ressarcimento dos beneficiários.
Os valores bloqueados envolvem 12 entidades associativas e seus dirigentes, seis empresas de consultoria, dois escritórios de advocacia e três empresas.
As fraudes são investigadas na Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que apura um esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas, entre 2019 e 2024.
As ações judiciais fazem parte do trabalho do grupo especial montado pela AGU para buscar a recuperação do dinheiro descontado irregularmente dos aposentados.
Mais cedo, a AGU pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para que o governo federal abra crédito extraordinário no orçamento para viabilizar o ressarcimento dos descontos irregulares.
O órgão também quer que os valores que serão usados na devolução não entrem no teto de gastos da União para os anos de 2025 e 2026.
Vereadores se reúnem com advogados para debater sobre o futuro da Comarca de Una
Com um acervo de mais de seis mil processos, a Comarca de Una corre o risco de ser transferida para outro município em virtude da ausência de Juiz Titular e serventuários do Poder Judiciário. O déficit de servidores nos últimos dez anos chega a dez servidores. Ultimamente, os dois Oficiais de Cartório foram aposentados.
Na Comarca só existem cinco serventuários e um juiz substituto. Dois oficiais de justiça e dois escreventes, além do administrador. O último Juiz Titular foi nomeado para a comarca após dez anos de saída do titular, entretanto ficou apenas dez meses na Comarca e foi promovido para a comarca de Canavieiras.
Na reunião ficou decidido que o Poder Legislativo vai mover esforços no sentido de adquirir informações e dados estatísticos para promover uma reunião com o chefe do Executivo Local, o Presidente do Tribunal de Justiça e a Chefe do Ministério Público para que possa ser promovido a nomeação de serventuários para preenchimento das vagas existentes na comarca e nomeação de um Juiz Titular.
Um segundo plano também será levado ao Presidente do Tribunal de Justiça pelos vereadores, no sentido de que designe um mutirão de juízes e serventuários para dá impulsos aos processos paralisados por falta de audiência de instrução, despachos, sentença e emissão de alvarás.
Fonte: Renê Sampaio
Redes sociais ‘alimentam’ problemas de saúde mental em 70% dos jovens, alerta relatório internacional
A saúde mental de crianças e adolescentes em todo o mundo entrou em estado crítico, impulsionada principalmente pela expansão descontrolada das redes sociais. É o que revela um relatório divulgado nesta quarta-feira (11) pela organização internacional KidsRights, com sede em Amsterdã, em parceria com a Universidade Erasmus de Roterdã.
Segundo o estudo, um em cada sete jovens entre 10 e 19 anos apresenta algum tipo de problema de saúde mental. O documento destaca uma “correlação perturbadora” entre esse cenário alarmante e o uso “problemático” das redes sociais — caracterizado pelo consumo viciante de conteúdo online que interfere diretamente nas atividades cotidianas dos usuários.
O relatório também chama atenção para a relação entre o uso excessivo das plataformas digitais e o aumento no número de tentativas de suicídio entre adolescentes. Segundo os pesquisadores, o bombardeio constante de informações, padrões de comparação irrealistas e a exposição a discursos de ódio e cyberbullying têm causado danos significativos ao bem-estar emocional dessa faixa etária.
A KidsRights alerta para a urgência de políticas públicas e regulamentações mais firmes em relação ao ambiente digital, especialmente voltadas para a proteção da saúde mental infantojuvenil. Para os autores do estudo, é fundamental que governos, empresas de tecnologia e famílias atuem de forma conjunta para enfrentar essa crise silenciosa que afeta milhões de jovens ao redor do mundo.
O relatório reforça a necessidade de criar ambientes online mais seguros, promover o uso consciente das redes sociais e ampliar o acesso a serviços de saúde mental para crianças e adolescentes.
Barra do Rocha: Encapuzados invadem casa e executam jovem de 24 anos
Mais um crime aumenta o clima de insegurança em Barra do Rocha, cidade que tem tido a sua tranquilidade quebrada nos últimos tempos por uma série de atentados criminosos envolvendo invasões de residências e execuções violentas.
Na noite desta terça-feira (11), por volta das 23hs, dois homens armados invadiram uma residência localizada na Rua Rui Barbosa, no centro da cidade, e assassinaram a tiros Ismael da Paixão Souza, de 24 anos, conhecido popularmente como “Zói”.
Populares informaram que os suspeitos chegaram encapuzados. Eles surpreenderam a vítima dentro de sua casa. e, após o ataque, fugiram em uma motocicleta, tomando rumo desconhecido.
A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área para os trabalhos iniciais de perícia. Agentes também colheram depoimentos de moradores e testemunhas na tentativa de identificar os autores do crime. Até o momento, ninguém foi preso.
O corpo da vítima foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié.
A investigação ficará a cargo da Polícia Civil, que apura a motivação do homicídio e busca pistas que possam levar aos responsáveis.
Ipiaú Online
Ibirataia: Polícia Militar apreende jovem de 17 anos com revólver e drogas
Um adolescente de 17 anos foi apreendido na noite desta quarta-feira (11) pela Polícia Militar de Ibirataia, por portar ilegalmente uma arma de fogo e manter entorpecentes em sua residência. O caso foi registrado por volta das 23h40 na Avenida Ilton Lopes Leal, no centro da cidade.
De acordo com as informações policiais, a guarnição realizava rondas preventivas quando avistou dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a presença da viatura, os suspeitos tentaram se esconder e, em seguida, empreenderam fuga. Um deles, de 17 anos, foi alcançado e abordado pelos policiais.
Durante a busca pessoal, foi encontrado com o jovem um revólver calibre .38 carregado com seis munições intactas. Ao ser questionado, o suspeito revelou que a arma seria utilizada para matar um homem apontado como o principal suspeito de uma tentativa de homicídio ocorrido na cidade.
Na casa onde o adolescente vive foram encontradas porções de crack, cocaína e maconha. Diante dos fatos, os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil em Jequié para a adoção das medidas cabíveis. O segundo suspeito conseguiu fugir e ainda não foi localizado. A Polícia Civil investigará o caso, inclusive a possível ligação do adolescente com organizações criminosas e a motivação do suposto plano de homicídio. (Giro Ipiaú)
Fusão entre PSDB e Podemos enfrenta impasse na Bahia
A recente aprovação da fusão entre PSDB e Podemos, anunciada como estratégia de sobrevivência diante da cláusula de barreira, pode esbarrar em entraves mais profundos do que os tucanos imaginavam. Embora tenha recebido apoio maciço na convenção nacional do PSDB realizada em São Paulo — com 201 votos favoráveis e apenas 2 contrários —, a união ainda depende da chancela do Podemos, que sequer marcou sua convenção para deliberar sobre o tema. E, na Bahia, o casamento entre as duas siglas já começa em clima de crise.
No estado, a resistência é evidente nos bastidores. O PSDB integra o bloco da oposição ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto o Podemos é aliado da gestão estadual, com cargos no governo, como o superintendente da Defesa Civil, Heber Santana. O temor de lideranças locais é que o novo partido acabe sem identidade clara, com um lado atrelado ao petismo e o outro vinculado ao grupo do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), e ao ex-prefeito ACM Neto.
A indefinição sobre o comando da legenda na Bahia intensifica a tensão. Tucanos defendem que o novo partido seja presidido no estado pelo deputado federal Adolfo Viana. Já integrantes do Podemos sustentam que Heber Santana deve permanecer à frente. O impasse reflete a disputa por espaço em um cenário onde nenhuma das duas legendas, isoladamente, tem protagonismo suficiente para ditar os rumos da fusão.
Nos corredores políticos, há quem aposte que o Podemos pode desistir da união ainda este mês. As divergências internas, o desgaste da marca tucana nos últimos anos e a ausência de um projeto claro de poder conjunto pesam contra a aliança. O PSDB, que já foi protagonista do cenário nacional, perdeu força com o avanço do bolsonarismo e viu até seus governadores mais expressivos, como Eduardo Leite e Raquel Lyra, migrarem para o PSD.
O principal motor da fusão segue sendo a cláusula de desempenho, instituída pela emenda constitucional de 2017. A regra exige que os partidos atinjam metas mínimas de votação para manter acesso ao fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito. Com a proximidade das eleições de 2026, pelo menos 11 siglas correm risco de ficar abaixo da linha de corte.
A proposta da nova legenda é formar uma alternativa de centro-direita, com cerca de 30 deputados federais, sete senadores e 400 prefeitos após as eleições municipais de 2024. Mas, sem alinhamento interno e unidade entre seus quadros, a fusão pode terminar como mais um capítulo na fragmentação do sistema partidário brasileiro — justamente o problema que a cláusula de barreira tenta combater.
Polícia Civil recupera TV e transformador furtados em Itagibá
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Itagibá, recuperou, nesta quarta-feira (11), dois equipamentos eletrônicos que haviam sido furtados de uma residência localizada na Rua da Serraria de Big, no bairro 31 de Março, em Itagibá.
O crime ocorreu no último dia 5 de junho. Durante as diligências realizadas pelos investigadores, foram localizados e recuperados um televisor SEMP de 32 polegadas e um aparelho transformador. Os produtos estavam em um imóvel situado no distrito de Japomirim.
De acordo com a polícia, o autor do furto foi identificado e conduzido à Delegacia para a adoção das medidas legais cabíveis. Já o receptador dos objetos não foi localizado até o momento.
Trabalhador tem perna amputada após desabamento de igreja em Jequié
Um trabalhador teve a perna amputada e está internado em estado grave após o desabamento do teto da Igreja São Judas Tadeu, em Jequié, no sudoeste da Bahia. O acidente aconteceu na terça-feira (10), durante uma reforma no templo. A vítima está intubada na UTI do Hospital Prado Valadares. Outras duas pessoas seguem hospitalizadas, uma delas em estado crítico.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 11 pessoas foram atingidas pela queda da estrutura, mas apenas seis deram entrada no hospital, e três já receberam alta. O templo estava fechado ao público no momento do acidente, com apenas operários no local.
A obra, que durava três meses, estava na fase final da primeira etapa, que previa o aumento da altura do teto em 2,60 metros. A Defesa Civil identificou um abalo estrutural e recomendou a demolição do prédio para evitar riscos a imóveis vizinhos.
A Polícia Civil e o Crea-BA investigam as causas do desabamento e apuram a responsabilidade das empresas envolvidas. O laudo técnico deve ser concluído em até 30 dias.
Caciques do União Brasil e do PP apostam que partidos deixarão base de Lula entre agosto e outubro
Cardeais do União Brasil e do PP na Bahia garantem que os dois partidos, agora unidos em torno de uma federação, devem deixar oficialmente a base aliada ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) logo após o recesso parlamentar do meio do ano. Consultados pela Metropolítica, parlamentares de ambas as siglas afirmaram que a pressão interna pelo rompimento aumentou bastante nos últimos dias, com deputados federais pregando a saída imediata e a entrega dos ministérios ocupados pelas legendas, sendo dois da cota do União Brasil (Turismo e Comunicações) e um do PP (Esporte).
Uma demonstração clara da temperatura antigovernista na chamada União Progressista foi dada nesta quarta-feira (11), quando as duas legendas anunciaram que vão fechar questão contra quaisquer propostas de aumento de impostos anunciadas na segunda-feira (10) pelo Ministério da Fazenda, para compensar a repercussão negativa provocada pela natimorta elevação do IOF. Entre as quais, fim da isenção tributárias para certos investimentos, elevação da alíquota mínima da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) para instituições financeiras e redução de benefícios fiscais.
Antes, em 27 de maio, o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, defendeu a entrega de cargos que a sigla tem no governo Lula. Ao mesmo tempo, pregou a unidade da direita em torno de uma candidatura competitiva para concorrer contra o presidente em 2026.
Irregularidades na construção de um laboratório de ensaios de produtos médicos no antigo Cefet, atual Instituto Federal da Bahia (Ifba), levaram o Tribunal de Contas da União (TCU) a condenar o ex-superintendente da Fundação Escola de Administração da Ufba (FEA) Luiz Marques de Andrade Filho e a própria entidade a ressarcir os cofres públicos em R$ 2,7 milhões. A verba foi destinada à FEA de 2010 a 2015 por meio de convênio firmado com a Finep, estatal federal voltada a financiar projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Além da punição milionária, tanto Luiz Marques Filho quanto a fundação terão que pagar multa de R$ 29 mil e R$ 35 mil, respectivamente.
Não é a primeira vez que Luiz Marques Filho e a FEA se enrolam com órgãos de controle externo. Em setembro de 2015, o Ministério Público da Bahia (MP) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-número um da entidade por supostos desvios de R$ 39 milhões oriundos de convênio firmados com a Secretaria Municipal de Educação de 2019 a 2012, durante a gestão do ex-prefeito João Henrique (PL). À época, foram denunciados também o ex-secretário de Gestão da prefeitura de Salvador no primeiro mandato de ACM Neto (União Brasil) à frente do Palácio Thomé de Souza, e o deputado federal João Carlos Bacelar (PV), que comandava a pasta da Educação no período dos desvios.
As investigações conduzidas pelo MP detectaram vícios em contratos com a FEA, fraudes em cotações de preços e terceirização irregular. De acordo com a denúncia, foi comprovado que diversas empresas contratadas tinham como sócios as mesmas pessoas. Entre as quais, Paupério e o então chefe da fundação. Tais empresas, destacou o MP, firmaram 17 contratos com a FEA sem qualquer prova de realização dos serviços. Na ação, Luiz Marques Filho foi acusado de enriquecimento ilícito, por ter obtido “vantagem patrimonial no manejo do dinheiro público”. O MP descobriu ainda que, enquanto ocupava a direção da FEA, ele também era sócio de uma das empresas beneficiadas pelo esquema.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, autorizou o governo estadual a contrair empréstimo com garantias da União no valor de R$ 252 milhões junto ao BNDES para financiar o Projeto Sertão Vivo na Bahia, iniciativa articulada pelo governo federal com foco no fortalecimento da agricultura familiar em cidades gravemente afetadas pelas secas na Região Nordeste. No estado, a estimativa é beneficiar 75 mil famílias de 35 municípios do semiárido.
Esta é a segunda liberação de contrato de crédito concedida por Haddad para o governo Jerônimo Rodrigues (PT) em menos de dois meses. Em 15 de abril, o ministro liberou empréstimo de R$ 1 bilhão com o Banco do Brasil. O dinheiro, segundo o Executivo estadual, será destinado a obras de mobilidade e infraestruturas urbana, hídrica e viária.
O interesse de grandes patrocinadores em investir apenas em projetos de maior valor fez com o que o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, dobrasse o teto da nova edição do programa Viva Cultura. Antes, cada proponente poderia apresentar uma ou mais propostas para as mais variadas áreas culturais desde que a soma não excedesse R$ 500 mil. Agora, o montante foi ampliado para R$ 1 milhão. A notícia trouxe alívio a produtores e artistas que temiam perder o acesso aos recursos por terem projetos com custo superior ao fixado anteriormente pela FGM.














