:: ‘Destaque1’
Suspeito de assaltos e tráfico de drogas é assassinado a tiros em Jequié
Após um domingo marcado pela violência, em que 03 pessoas foram vítimas de tentativas de homicídios, na noite desta segunda-feira (09), criminosos executaram a tiros um homem identificado como Matheus Souza Santos, 27 anos, em uma localidade conhecida como Campo Belo em Jequié.
Segundo informações de testemunhas ao Jornalista Mateus Oliver, a vítima tem envolvimento com o tráfico de drogas, envolvido em muitos assaltos e seria um dos principais autores de roubos de motos na cidade.
Além dos crimes cometidos pelo indivíduo, o jornalista ainda apurou que o mesmo no ano de 2018 entrou em confronto com uma guarnição da Polícia Militar após atirar contra os agentes e acabou baleado na perna em um dos Braços, sendo socorrido na época pela própria equipe policial, conseguindo sobreviver.
No momento em que foi assassinado, Mateus estava em um estabelecimento comercial quando foi surpreendido pelos atiradores, que dispararam diversas vezes contra ele, inclusive no rosto.
A polícia militar foi acionada para fazer o isolamento da cena do crime e empreendeu diligências afim de localizar e prender os criminosos.
O corpo do homem ficou a disposição do Departamento Médico Legal para que possa passar por exames periciais e na sequência liberado para sepultamento.
A polícia civil investiga o crime e segundo uma fonte ligada a instituição, o ato pode ter relação com a guerra de facções na cidade.
Fonte: Mateus Oliver Repórter
Ganhando menos que um salário mínimo, motoristas escolares paralisam atividades e centenas de alunos ficam sem aulas em Una
Cerca de 14 motoristas de ônibus escolares, que transportam alunos da rede municipal e estadual paralizaram suas atividades na manhã desta segunda-feira (09) em Una, cidade localizada na região Litoral Sul da Bahia.
Segundo os manifestantes, a reinvindicação é por melhorias nos salários e também na frota de veículos que pertencem a empreza DZSET TRANSPORTE E LOGÍSTICA LTDA, contratada através de licitação pela prefeitura municipal de Una para prestar os referidos serviços a educação.
O impasse deixou centenas de alunos residentes na zona rural do município sem aulas nesta segunda-feira (09) e segundo informações de um dos manifestantes ao jornalista Mateus Oliver, pode perdurar para a terça (10); “Henrrique tentou negociar pedindo para que nós retomassemos trabalho, porém sem negociação não rola e já alertando que amanhã podemos permanecer na garagem se não houver melhoria salarial” disse.
Ainda de acordo com alguns manifestantes, salário pago aos servidores atualmente é de R$1.512,00 (Um mil, quinhentos e doze reais), ou seja; abaixo de um salário mínimo que atualmente é de R$1.518,00 (um mil, quinhentos e dezoito reais).
A nossa redação tentou contato com a empresa DZSET e com a secretaria de educação do município, porém até o final desta matéria ninguém havia se pronunciado e o espaço segue aberto para eventuais manifestações.
Número de casos suspeitos de gripe aviária caem no Brasil
O número de casos suspeitos de gripe aviária atualmente investigados pelo Ministério da Agricultura caiu para seis, conforme atualização da Plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves neste domingo, 8. Todos os casos em análise envolvem aves domésticas ou silvestres, sem impacto direto sobre granjas comerciais.
Entre os registros em apuração, três envolvem aves de criação doméstica — galinhas localizadas em Itaituba (PA), Novo Cruzeiro (MG) e Alegre (ES). Os outros três referem-se a aves silvestres: um pombo em Santo Antônio do Monte (MG), um carcará em Florestal (MG) e um albatroz-de-sobrancelha em Angra dos Reis (RJ).
Em Campinápolis (MT), um caso envolvendo uma galinha doméstica foi confirmado como gripe aviária. Como se trata de criação não comercial, a confirmação não afeta as exportações brasileiras de carne de frango.
A investigação de casos suspeitos é parte rotineira do sistema de defesa sanitária agropecuária, uma vez que a notificação da influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é obrigatória e deve ser feita imediatamente aos órgãos oficiais.
Produtores, técnicos, proprietários rurais, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais são obrigados a comunicar qualquer suspeita ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).
No total, o país já confirmou 172 casos da doença: 167 em animais silvestres (163 aves e 4 leões-marinhos), 4 em criações de subsistência e apenas 1 em granja comercial.
Acidente grave neste domingo na BA-263, entre Itapetinga e Vitória da Conquista de jovem de 31 anos morto
Um grave acidente registrado neste domingo (08), na BA-263, entre Itapetinga e Vitória da Conquista, resultou na morte de um jovem motociclista. De acordo com apurações do Blog do Anderson, Alex Públio Gomes, de 31 anos, não resistiu aos ferimentos.
Residente da Comunidade Alegria, no bairro Brasil, em Conquista. Alex era conhecido pela sua simpatia e pelas amizades que cultivava. O corpo seguiu sob responsabilidade do Departamento de Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal (IML) de Itapetinga.
Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em breve.
Incêndio atinge galpão no bairro Cidade Nova, em Jequié; uma moto e uma caminhonete foram danificadas
Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão que era utilizado como depósito de produtos géneros alimentícios na tarde deste domingo (08/06), no bairro Cidade Nova, em Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano.
O fogo se alastrou por volta das 16h34, numa área próxima a um posto de Saúde do bairro e, no interior do imóvel, alguns automóveis estavam estacionados, uma moto e uma caminhonete foram atingidos e danificadas pelas chamas.
Uma equipe do 8º Batalhão de Bombeiros Militares – 8º BBM foi acionada e empregou recursos para atuar no combate ao fogo, envolvendo carros-tanque, um ABTS 0812 com 4 BMs e um ATB 0815, com 2 BMs, além de um auto-rápido AR 0817, com a utilização de 2 linhas de mangueiras, usando cerca de 6.000 litros de água na ação.
Ninguém ficou ferido e as causas do incêndio ainda são desconhecidas, devendo ser esclarecidas pela Polícia Técnica após realização dos serviços periciais. A ocorrência dos Bombeiros foi finalizada às 18h12.
Acidente entre duas motocicletas deixa dois homens mortos e uma mulher ferida na BR-420, trecho do município de Itaquara
Dois homens morreram vítimas de um trágico acidente motociclístico ocorrido na noite deste domingo (08/06) na BR-420, por volta das 21h, no trecho do município de Itaquara, no Vale do Jiquiriçá. Anderson dos Santos Amoras, 25 anos, natural e morador de Jaguaquara conduzia uma moto Honda CG de cor vermelha, que colidiu com uma Honda Bros de cor branca, conduzida Francisco Wagner Menezes Cavalcante, 46, morador de Itaquara. Com o impacto da batida, Anderson teve morte instantânea e, Francisco, faleceu cerca de uma hora depois, no local.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 de Jaguaquara foi acionada, mas quando chegou ao trecho do acidente o homem já estava sem sinais vitais e os profissionais nada puderam fazer, socorrendo a sua companheira, uma mulher que estava na garupa da moto.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal através da Delegacia 10/03 de Jequié, da Polícia Técnica e da Polícia Civil estiveram no local e fizeram a remoção dos corpos e dos veículos envolvidos, já no final da noite.
O delegado Mateus Arruda, com dois agentes da Polícia Civil, plantonista da Delegacia Territorial de Jaguaquara esteve acompanhado os serviços pericias e da PRF e o caso deve ser apurado pela polícia judiciária. O trânsito fluiu lentamente na estrada quando era realizada a remoção dos corpos ao IML de Jequié.
*Texto e fotos: Marcos Frahm / BMF
Mulher é torturada e ameaçada de morte pelo esposo no Nelson Costa em Ilhéus
Por volta das 13h deste domingo (08), uma mulher de iniciais T.S.M, de 32 anos, tomou uma surra do próprio companheiro, na 2ª Travessa Senhor dos Passos, bairro Nelson Costa, zona sul de Ilhéus.
A vítima foi atacada em sua própria residência com chutes, puxões de cabelo vários murros na cabeça, mordidas no rosto, braço e socos nos olhos. Após o crime, o agressor identificado como Danilo Cruz da Silva Júnior fugiu tomando rumo ignorado.
Machucada e gritando por socorro, a vítima acionou a polícia militar em busca de auxílio para registrar boletim de ocorrência e solicitar medida protetiva de urgência.
Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a prorrogação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Inicialmente programadas para encerrar na sexta-feira, dia 6 de junho, as inscrições agora podem ser feitas até o dia 13 de junho.
Com isso, o pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 18 de junho. Já os pedidos de tratamento por nome social e solicitações de atendimento especializado devem ser feitos até o dia 13 de junho, mesma data em que se encerram as inscrições.
Inscrições
Os participantes que tiveram os pedidos de isenção da taxa de inscrição e as justificativas de ausência em 2024 aprovados pelo Inep precisam se inscrever no exame.
Os estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública, mesmo com a inscrição pré-preenchida automaticamente, precisam atualizar os dados solicitados e confirmar a inscrição para garantir a participação nesta edição. Esses candidatos não pagarão a taxa de inscrição. A medida pretende estimular a participação desse público no Enem e facilitar o processo de inscrição. (Agência Brasil)
Criança internada no Materno-Infantil corre o risco de ter pé amputado e justiça determina trânsferência imediata
A Justiça determinou que a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) providencie a transferência de um paciente do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, para unidade que ofereça cirurgia vascular e tratamento hiperbárico. Com menos de dois meses de vida, o pequeno Heitor Gustavo dos Santos tem ferimento gravíssimo no pé direito. A juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça, titular da Vara da Infância e Juventude de Ilhéus, proferiu a decisão nesta quinta-feira (5) e, devido à gravidade do caso, fixou prazo de 48h para o cumprimento da ordem judicial.
Segundo a mãe de Heitor, Sara Ribeiro Santos, disse que o ferimento foi provocado por erro na administração de medicamento por via intravenosa.
Após sobreviver à bronquiolite e enfrentar o invasivo procedimento de entubação, Heitor tem dores severas.
Por se tratar de caso em que o tempo de resposta pode ser decisivo para a recuperação do bebê, a juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça ordenou que o Governo da Bahia transfira a criança para unidade privada, se não for possível fazer o procedimento em um hospital público no prazo determinado.
Também intimou a família a apresentar orçamento do tratamento em unidade privada, com o objetivo de determinar o bloqueio do valor correspondente nas contas do estado. A magistrada fixou multa de R$ 5 mil por cada dia de atraso no cumprimento da decisão, até o limite de R$ 100 mil.
O Hospital Materno-Infantil, emitiu nota sobre o caso. Sem comentar a denúncia de erro médico, a unidade informa que o paciente é “acompanhado de forma contínua por uma especialista em cirurgia vascular”.
“Considerando a evolução do caso e visando à melhor resposta terapêutica, o paciente será transferido para uma unidade com estrutura adequada à realização de oxigenoterapia hiperbárica — tratamento que promove maior oxigenação dos tecidos, favorecendo a cicatrização e contribuindo para o controle de infecções”, diz a nota do Hospital.
Ainda segundo a direção do Materno-Infantil, equipe multidisciplinar segue dedicada e em contato com os familiares, prestando toda a assistência necessária.
Mototaxistas podem ter cadastro exclusivo na Bahia
Os mototaxistas da Bahia podem ganhar um Cadastro Estadual exclusivo, com diretrizes voltadas à segurança e à qualificação profissional da categoria, conforme prevê o projeto de lei nº 25.837/2025, encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Segundo o texto, de autoria do deputado estadual Júnior Muniz (PT), o cadastro será alimentado com base nas informações fornecidas pelas prefeituras dos municípios que regulamentarem a atividade de mototáxi, contendo:
- nome completo e CPF do mototaxista;
- número da CNH e registro de curso obrigatório previsto na
- legislação federal;
- município de atuação e
- status da permissão ou concessão municipal.
O documento detalha ainda que o registro terá caráter informativo e estatístico, podendo ser utilizado pelo Poder Executivo para:
- planejar ações educativas e campanhas de segurança voltadas à categoria;
- facilitar o acesso a cursos de formação e aperfeiçoamento e
- apoiar medidas de valorização e reconhecimento da profissão.
“Ao vincular o cadastro à possibilidade de cursos gratuitos ou com custos reduzidos, voltados à direção defensiva, primeiros socorros e atendimento ao público, o projeto fortalece a segurança no trânsito, melhora a qualidade do serviço e contribui para a redução de acidentes e melhor atendimento aos passageiros”, explicou Júnior.
O projeto também indica que a inscrição no cadastro será facultativa, “mas poderá ser considerada como critério de prioridade para acesso a benefícios, ações educativas ou campanhas promovidas pelo Estado”.
Em justificativa, o parlamentar ressaltou o respeito à autonomia dos municípios quanto à regulação do serviço, sem criar “novas estruturas e evitar impacto orçamentário significativo.”
Alcoólatras agora têm direito a auxílio de R$ 1518,00
Pessoas diagnosticadas com alcoolismo grave podem ter direito a receber um benefício no valor de um salário mínimo — atualmente R$ 1.518,00 — através do INSS. A medida reforça que o alcoolismo não é uma questão de fraqueza de caráter, mas sim uma doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Justiça brasileira.
O alcoolismo é classificado pela OMS como um transtorno mental e comportamental, registrado sob o código F10 na Classificação Internacional de Doenças (CID-10). O uso contínuo e descontrolado do álcool pode comprometer o funcionamento do organismo de forma irreversível, levando à incapacidade para o trabalho.
Os dados do 1º trimestre de 2023 da pesquisa Covitel, apontou que 22,1% da população adulta brasileira havia feito consumo abusivo de álcool, sendo o maior nível na faixa etária dos 18 aos 24 anos.
O segurado que comprovar, por meio de laudos médicos, exames, atestados e relatórios psicológicos ou psiquiátricos, que o alcoolismo impede total ou temporariamente o exercício da atividade laboral, pode pleitear o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) ou até a aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez).
“A incapacidade é o que justifica o direito ao benefício, não apenas o diagnóstico da doença”, explica o advogado nas redes sociais. A perícia médica do INSS é o meio mais comum de comprovação, mas outros documentos, como prontuários médicos, receitas e comprovantes de internação hospitalar, também são aceitos para demonstrar a condição de saúde.
A concessão desses benefícios exige que o trabalhador mantenha a qualidade de segurado na data do início da incapacidade e, em alguns casos, tenha cumprido o período de carência de 12 meses de contribuições. Para quem não contribui para o INSS, existe a possibilidade de solicitar o Benefício Assistencial (BPC), desde que comprove deficiência e situação de vulnerabilidade econômica.
Por fim, especialistas ressaltam que o alcoolismo deve ser tratado com seriedade e que o acesso a benefícios é uma forma de garantir dignidade às pessoas afetadas por essa doença, ainda tão cercada de preconceitos.
Moradores bloqueiam trecho usado com desvio no Extremo Sul baiano em protesto
Um trecho da BA-658 em Belmonte, na Costa do Descobrimento, foi bloqueado na manhã desta quarta-feira (4). A ação foi feita por moradores do distrito de Santa Eterna em protesto pelo estado precário da via que serve de desvio após a interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha em Itapebi, na mesma região.
Segundo o Radar News, o trecho não é asfaltado e nesse período de chuvas tem acumulado lama, além de ter buracos, o que dificulta ainda mais a passagem dos veículos, sobretudo caminhões. O protesto da comunidade de Santa Maria Eterna tem o apoio da Unitac, uma associação de caminhoneiros do Espírito Santo (ES).
Os problemas acarretados com a interdição da ponte na BR-101 também foram alvo de críticas do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL). Segundo o gestor, a precariedade da ponte é um problema que se arrasta há anos devido à falta de boa vontade de vários governos para encontrar uma solução.
O prefeito também criticou a lentidão das autoridades para a retomada do tráfego no local. No caso das viagens de ônibus, Jânio Natal chegou a sugerir a baldeação dos veículos em cada lado da ponte, com os passageiros atravessando a pé.
De olho em 2026, ACM Neto “cria” espaço na sede do União Brasil e reforça agenda para atendimentos políticos
A partir da próxima segunda-feira (9), o diretório estadual do União Brasil na Bahia vai contar com uma nova estrutura localizada no mesmo edifício da atual sede, na Avenida Anita Garibaldi, em Salvador. O espaço foi concebido para receber lideranças políticas de todo o estado em encontros com o vice-presidente nacional da legenda, ACM Neto.
De acordo com informações apuradas pelo Bahia Notícias, as segundas-feiras serão dedicadas exclusivamente a reuniões com Neto, que manterá a agenda aberta para atender prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais. O objetivo é intensificar o diálogo interno e ampliar a articulação política visando as eleições de 2026.
A iniciativa ocorre em meio a críticas de aliados que, após a derrota de Neto na disputa pelo governo estadual em 2022, apontaram um distanciamento do ex-prefeito de Salvador em relação às bases políticas. Em abril deste ano, Neto reconheceu a necessidade de retomar o contato direto com os baianos e declarou que 2025 seria um ano de articulação política e fortalecimento do partido no estado.
Na última segunda-feira (2), o ex-prefeito de Salvador reuniu membros da Executiva estadual do União Brasil para discutir o cenário político da Bahia e delinear estratégias para o pleito de 2026. O encontro contou com a presença de deputados federais e estaduais, além de prefeitos e outras lideranças do partido.
Parlamentares presentes conversaram com a reportagem do Bahia Notícias e relataram estarem satisfeitos com o conteúdo discutido na reunião. Segundo um dos deputados, ACM Neto apresentou um panorama detalhado do cenário político em cada município baiano, apontando as perspectivas e desafios específicos de cada região.
Com a nova estrutura e a retomada das articulações, o União Brasil busca consolidar sua base no estado e preparar o terreno para as eleições de 2026, nas quais ACM Neto é apontado como candidato ao governo da Bahia, em oposição ao atual governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Petrobras terá que pagar indenização milionária a funcionários na Bahia
Um acordo inédito garantiu a 45 funcionários da Petrobras na Bahia o pagamento de R$ 5,3 milhões em indenização. Os trabalhadores baianos buscavam compensação financeira pelo não cumprimento do direito de intervalo intrajornada desde 2010. Uma audiência selou o acordo entre empresa e petroleiros durante a 9ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, na última quarta-feira (28).
A juíza Mônica Sapucaia explica que a conciliação é uma forma de economizar tempo e recursos. Segundo a magistrada, que coordena o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (1º grau), processos envolvendo funcionários da Petrobras costumam durar 20 anos ou mais até que ocorra uma resolução. “A conciliação é instrumento de reconexão, de ressignificação, especialmente, quando os contratos de emprego estão em vigor, tal como no caso conciliado”, afirma.
A juíza afirma que é a primeira vez que um acordo firmado com a empresa reúne um número tão significativo de funcionários na Bahia. A indenização de intervalo intrajornada é a compensação financeira que o empregador deve pagar quando não concede ou concede de forma irregular o intervalo para descanso e alimentação.
Bahia: 40% dos municípios estão com desabastecimento de vacinas
A terceira edição da pesquisa ‘Falta vacina para proteger as crianças brasileiras’ revelou que 45 municípios baianos sofrem com a falta de imunizantes inclusos no calendário nacional de vacinação. Esse número é equivalente a 40% das cidades da Bahia que aceitaram responder – no total, foram 112 –, voluntariamente, os questionamentos sobre abastecimento vacinal propostos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que realiza o estudo.
A pesquisa coletou dados referentes aos meses de abril e maio deste ano, e mostrou que a Bahia ocupa a 8ª posição no ranking dos estados com maior índice de desabastecimento vacinal. Na última edição do levantamento, divulgada em janeiro, o estado ocupava a mesma posição, embora com maior número de desabastecimentos, que alcançava 110 municípios.
Segundo o estudo, houve uma melhora considerável na distribuição dos imunizantes em todo o país, ainda que insuficiente para a erradicação do problema. Dessa forma, as vacinas mais ausentes na Bahia, segundo as secretarias de saúde, são as que previnem catapora, sarampo, caxumba e rubéola.
Para Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, os fatores que favorecem o desabastecimento de vacinas da Bahia são de conhecimento do Ministério da Saúde, a quem cabe adquirir e distribuir todas as vacinas do calendário de vacinação para os estados. Ele afirma que, desde a primeira edição da pesquisa, o órgão federal reconheceu a existência de problemas no abastecimento por meio de uma nota técnica.
“No documento, o Ministério atribui os entraves principalmente a dificuldades relacionadas à fabricação, à logística e ao aumento da demanda. Como medida de contenção, informou estar buscando alternativas para a aquisição de vacinas, inclusive por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)”, contou Paulo Ziulkoski.
o Ministério da Saúde não respondeu quantos e quais municípios enfrentam o cenário de desabastecimento vacinal nem o porquê, mas informou que mantém cronograma de entrega de vacinas a todos os estados, que são os responsáveis pela distribuição nos municípios. Também, disse que o quantitativo de imunizantes é definido juntamente com os gestores municipais.
A pasta acrescentou que o Brasil registra aumento das coberturas vacinais em todo o país. “[Isso é] resultado das ações de incentivo do Ministério da Saúde – como vacinação nas escolas e a volta das grandes mobilizações nacionais, como o Dia D de vacinação contra a gripe – e da garantia de abastecimento”, disse o órgão federal.
Ainda em nota, o Ministério da Saúde afirmou que o cronograma de solicitação dos estados e municípios quanto à vacina varicela, que é a que mais está em falta na Bahia, tem sido atendido conforme disponibilização do fornecedor. “Neste ano, já foram entregues 2 milhões de doses e 1,7 milhão aplicadas. Estão previstas novas remessas de doses das vacinas de dengue, varicela e as demais que compõem o calendário nacional de vacinação no país”, completou, sem definir prazos.
Marcos Sampaio, presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA), disse desconhecer o cenário de desabastecimento de vacinas no estado. Ele afirma que, ao verificar junto a Superintendência de Vigilância Estadual, que tem a responsabilidade de fazer a distribuição dos imunizantes, não foi verificada nenhuma queixa de falta de vacina por parte dos municípios.
“Pelo contrário, houve municípios, inclusive, que em relação a algumas vacinas, como a Influenza e a Covid-19, nem tem vindo retirar as remessas. […] A notícia que temos é que não existe desabastecimento na Bahia. Pode haver algum tipo de necessidade de vacinas pontuais, mas são vacinas que substituem uma à outra”, pontuou.
Ele, no entanto, admite que a base de dados da Saúde não é clara o bastante. “Dizer que há municípios sem abastecimento na Bahia é muito impreciso e eu atribuo isso ao fato de não termos, de fato, um sistema onde os municípios possam alimentar com informações em tempo real”, ressaltou.
Diante da ausência de um sistema de informações mais transparente, o presidente do CES-BA pediu que secretarias e moradores de cidades que estejam com falta de algum imunizante procurem imediatamente as autoridades, para que seja possível fazer o remanejamento de estratégia vacinal e garantir a proteção de todos.
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) foi procurada para informar quantos e quais municípios baianos sofrem com desabastecimento vacinal, quais vacinas estão em falta na Bahia e quais ações estão sendo adotadas para solucionar esse caso. A pasta disse que não seria possível responder a demanda nesta terça-feira (3), data de fechamento desta matéria.
Advogado baiano é condenado a 4 anos de prisão por agredir companheira
O advogado João Neto foi condenado a 4 anos e dois meses de prisão pelo crime de lesão corporal contra a ex-companheira, Adriana Bernardo Santos. A Justiça decidiu, nesta terça-feira, 3, que o também influencer ainda terá que fazer o pagamento de indenização de R$ 40 mil.
A decisão é do juiz Robério Monteiro, do 2º Juizado de Combate à Violência Doméstica em Maceió, unidade judiciária especializada em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A decisão cabe recurso.
João Neto deve cumprir a pena em regime aberto, com tornozeleira eletrônica. A decisão foi tomada em função de que o Estado de Alagoas não possui regime semiaberto. A defesa do advogado não se manifestou sobre o assunto.
João Neto foi preso preventivamente após investigações sobre agressão contra sua namorada, de 25 anos, dentro de um apartamento.
Em sua defesa, os advogados do influenciador afirmaram que ele a mulher teriam tropeçado na bagunça do apartamento, devido a obras de reforma, durante a discussão. Além disso, alegaram que ambos não tinham mais um relacionamento.
No entanto, a vítima conta outra versão, relatando ter sido agredida e jogada no chão à força para ser retirada da casa. Câmeras de segurança do local flagraram a mulher sangrando na ocasião. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil.
Operação Combustível Legal flagra irregularidades em postos da Bahia
Uma operação realizada por diferentes órgãos de fiscalização do governo da Bahia em postos de combustíveis detectou irregularidades em estabelecimentos nas cidades de Caetité, Guanambi e Brumado, no sudoeste. Aferidores e bicos de combustíveis danificados e suspeita de fraude eletrônica em placas que medem a quantidade de produto efetivamente entregue pela bomba foram as principais irregularidades detectadas pela força-tarefa da operação Combustível Legal.
Foram vistoriados 61 estabelecimentos na região entre os dias 26 e 30 de maio. Durante esta etapa, cinco postos foram autuados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) em virtude da detecção de bicos de combustíveis irregulares, que foram interditados pelo órgão, além de aferidores de combustível sem o lacre e display da bomba queimado. Os casos de suspeita de fraude eletrônica nas placas das bombas serão investigados pela equipe técnica do Ibametro.
Na divisão de tarefas entre os órgãos participantes, o Ibametro é responsável principalmente por avaliar se a quantidade do combustível entregue ao consumidor está de acordo com o registrado na bomba, além de checar o bom funcionamento de bombas e bicos de combustíveis. O suporte da operação é garantido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-Ba), por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária.
O Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), atua com o objetivo de aferir questões relativas ao direito do consumidor. No Sudoeste, o órgão emitiu autuações para oito postos por irregularidades como oferta e exposição de produtos vencidos, produtos à venda sem preço, ausência da placa de razão de valor entre combustíveis, ausência da placa informativa de tributos e ausência do Código de Defesa do Consumidor, uma exigência legal em pontos de venda. Além das autuações, houve retirada dos produtos das prateleiras, e os postos responderão a processo administrativo.
O coordenador de Petróleo e Combustíveis da Sefaz-Ba, Olavo Oliva, explicou que a Operação Combustível Legal acontece mensalmente em diversas regiões da Bahia, e já fiscalizou mais de 1.700 postos. “É um trabalho minucioso de proteção do consumidor, já que detecta situações reais de inconformidades principalmente no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos de qualidade e de quantidade na comercialização de combustíveis e outros produtos”, afirmou.
Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior).
Vivo abre mais de 450 vagas para programa de estágio na Bahia e em outros 10 estados
A Vivo abriu inscrições para o Programa de Estágio 2025. Ao todo, são mais de 450 vagas, sendo 50% delas para candidatos negros. As oportunidades são para Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Pernambuco, Espírito Santo, Goiás, Amazonas e Distrito Federal. O processo seletivo é 100% online e as inscrições vão até o dia 27 de junho.
Os interessados precisam estar cursando o ensino superior em bacharelado ou tecnólogo, com formação prevista entre dezembro de 2026 a dezembro de 2028. A companhia preparou uma trilha de capacitação para oferecer desenvolvimento conectado ao negócio, história e cultura da Vivo, com conteúdos que ajudarão os novos talentos na construção do conhecimento. Receba mais informações de emprego aqui.
“Todos os estudantes são bem-vindos no Programa de Estágio da Vivo, onde terão a oportunidade de adquirir experiências, ampliar habilidades, estando mais preparados para os próximos passos de suas carreiras. Queremos desenvolver esses talentos para se tornarem profissionais de sucesso no mercado de trabalho”, destaca Fernando Luciano, VP de Pessoas da Vivo.
Os selecionados atuarão em várias áreas da companhia, como Tecnologia, Engenharia, Comercial, Inovação, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, além de Experiência do Cliente. A bolsa auxílio é compatível com o mercado e os selecionados contarão com o VIBE, o programa de benefícios flexíveis da Vivo, que possui uma extensa lista de vantagens adaptáveis às necessidades de cada estagiário, como vale refeição e transporte; plano de saúde e odontológico, seguro de vida e benefício academia.
Além da bolsa, a empresa oferece programa de idiomas; day off de aniversário; smartphone com plano de voz e dados ilimitados; oferta exclusiva com descontos em linha fixa, banda larga, TV e apps gratuitos. A Vivo é uma das três Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work 2024.
O Programa de Estágio da Vivo 2025 tem duração de 12 a 24 meses, a depender do ano de formação do estudante, e os selecionados serão admitidos a partir de setembro de 2025. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Justiça bloqueia R$ 23,8 milhões de suspeitos de fraude contra INSS
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta segunda-feira (2) que a Justiça Federal em Brasília determinou o bloqueio de R$ 23,8 milhões em bens de investigados pela fraude em descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o órgão, os valores serão usados para o ressarcimento das vítimas.
A indisponibilidade de bens e ativos financeiros foi determinada pela juíza federal Luciana Raquel Tolentino de Moura, da 7ª Vara Federal do Distrito Federal, e envolve os bens e ativos financeiros de duas empresas e os respectivos sócios.
No mês passado, a AGU pediu o bloqueio de R$ 2,5 bilhões de 12 entidades associativas e 60 dirigentes. Por determinação da juíza, o caso foi fatiado em 15 ações para facilitar a análise dos pedidos.
As fraudes são investigadas na Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, que apura um esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas. Estima-se que cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.
As ações judiciais fazem parte do trabalho do grupo especial montado pela AGU para buscar a recuperação do dinheiro descontado irregularmente dos aposentados.
100 mil baianos não declararam IR; saiba o que pode ocorrer
Cerca de 108.094 baianos não efetuaram a declaração do Imposto de Renda 2025 dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal, que terminou na última sexta-feira (30). De acordo com a Receita, o número é uma estimativa, visto que a expectativa de declarações era de 1.829.334 em todo o estado, e, no entanto, apenas 1.721.240 baianos enviaram seus rendimentos referentes ao ano de 2024 para o órgão.
Para quem ainda pensa em declarar, os dados podem ser enviados fora do prazo inicial, sob o pagamento de uma multa. Por outro lado, quem não correr para ficar em dia com o Leão, além de multa, pode enfrentar dificuldades para obter financiamento, ingressar em programas sociais do governo ou até mesmo para emitir passaporte.
A multa mínima para que perdeu o prazo é de R$ 165,74, para aquelas pessoas que deveriam declarar, mas não tinham imposto a pagar. No entanto, se há imposto devido na declaração, a multa é de 1% ao mês ou fração de atraso calculado em cima do valor do imposto devido, podendo chegar até 20% do valor do imposto devido. O valor começou a ser contabilizado no último sábado (1º), dia seguinte ao fim do prazo oficial.
Segundo o auditor-fiscal da Receita Federal, José Carlos Fonseca, além da multa, o contribuinte que não declarar, mesmo havendo a obrigatoriedade, pode sofrer sanções no registro do seu CPF.
“O CPF dela pode ficar com status de ‘pendente de regularização’ ou ‘omisso na entrega da declaração’. Nessa situação, ela pode enfrentar dificuldades para obter financiamento, participar de programas sociais do governo ou até mesmo para emitir passaporte. A única forma de regularizar a situação é entregando a declaração à qual estava obrigada”, explica.














