:: ‘Destaque1’
Homem é suspeito de tentar matar esposa e duas enteadas em Casa Nova
Um homem, de 37 anos, é suspeito de tentar matar duas enteadas e a esposa na cidade de Casa Nova, no norte da Bahia, no domingo (27). Após tentar cometer o delito, o homem tentou tirar a própria vida.
De acordo com a Polícia Civil, os quatro estão hospitalizados e não há informações sobre o estado de saúde deles. O crime aconteceu após uma briga de família no bairro Vila Massau, de acordo com a TV São Francisco. A Polícia Militar apreendeu a arma utilizada no crime e encaminhou para a delegacia para que pudesse ser feita uma perícia.
O caso é investigado pela Delegacia Territorial de Casa Nova como tripla tentativa de feminicídio.
Bandidos tomam moto de assalto em Una e veículo é recuperado em Canavieiras
Uma ação criminosa e extremamente violenta, inclusive com disparos de arma de fogo por parte dos criminosos em Una na noite do último sábado (26) em Una levou de uma jovem sua motocicleta XRE de placa FNA 2G75.
No momento da abordagem, os bandidos anunciaram o assalto e chegaram a atirar para o alto deixando a vítima que não reagiu a ação, em pânico.
Segundo informações apuradas pela nossa redação, na noite desta segunda-feira (28) populares que estavam em diligência em busca de informações sobre o veículo recuperaram a motocicleta na cidade de Canavieiras. Ninguém foi preso.
Fonte: Blog Mateus Oliver Repórter
Mesmo após rompimento do PP, Zé Cocá elogia mandato de Rui Costa e insinua que pode retornar a base do governo a qualquer momento
Com a recente proximidade do PP com a base do governo, o prefeito reeleito em Jequié, Zé Cocá, comentou, durante o projeto Prisma desta segunda-feira (28), a possibilidade de se juntar aos governistas. Segundo ele, tudo depende do trabalho do governador.
“Tem coisas que vem naturalmente, quando o governo faz o seu dever de casa as coisas acontecem. Se o governador Jerônimo fizer seu dever de casa, as pessoas iriam apoiá-lo automaticamente. Se ele não fizer, infelizmente não terá”, declarou Cocá.
Em seguida, o gestor declarou que sua prioridade é discutir as pautas de sua região. “Eu vou pautar isso. Se o governador chamar para discutir política agora, neste momento, Zé Cocá não ira discutir. Agora se ele quiser discutir as necessidades do município, eu discutirei com ele ou com quem tiver que discutir”.
“Para mim, a política é consequência do trabalho. Se o governador fizer a parte dele terá o apoio, não só meu, de toda nossa microrregião. Acho que é o momento do governador fazer as pautas necessárias”.
Deputada Soane Galvão destina recursos para compra de computadores para o CPM de Itabuna
A deputada Soane Galvão tem se destacado pelo trabalho contínuo em prol do Sul da Bahia, garantindo investimentos que impactam diretamente a vida da população. Recentemente, a parlamentar anunciou a destinação de R$42 mil reais para a compra de novos computadores para o Colégio da Polícia Militar de Itabuna, reforçando seu compromisso com a educação de qualidade. Essa ação busca equipar a escola com ferramentas modernas, ampliando o acesso dos estudantes à tecnologia e contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Além disso, Soane também tem atuado no fortalecimento da segurança pública, com a destinação de recursos para a modernização das unidades da Polícia Militar da Bahia. Esses investimentos são essenciais para melhorar a infraestrutura e os equipamentos utilizados pelas forças de segurança, garantindo um policiamento mais eficiente e preparado para atender às demandas da população da região.
“Estamos trabalhando para garantir que tanto a educação quanto a segurança pública no Sul da Bahia sejam priorizadas. Sabemos que essas áreas são fundamentais para o futuro da nossa sociedade e é nossa responsabilidade garantir que os recursos cheguem onde são mais necessários”, afirmou Soane Galvão.
Lula convoca reunião com governadores para discutir sobre crise na segurança pública
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os 27 governadores do Brasil para uma reunião na próxima quinta-feira (31), às 15h, com o intuito de discutir a crise de segurança pública que afeta diversos estados, especialmente após episódios recentes de violência no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Bahia.
O apelo para que o presidente ouvisse os governadores foi feito pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), na última quinta-feira (24). A solicitação se deu em meio a um contexto de tensão, após criminosos reagirem com tiros a uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel.
Durante o encontro, que contará com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, está prevista a apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Essa proposta, que foi enviada ao Palácio do Planalto em junho, ainda está na Casa Civil devido a divergências no texto.
Além do presidente e do ministro, também devem participar da reunião o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Essa reunião representa um esforço do governo federal para abordar e buscar soluções para os desafios enfrentados na segurança pública em todo o país.
Três suspeitos morrem em ação da PM no município de Porto Seguro
Uma ação policial na zona rural de Porto Seguro, na tarde deste domingo, 27, resultou na morte de três homens. O confronto aconteceu na localidade de Vale Verde, após uma denúncia apontar a presença de um grupo armado escondido em uma área de mata.
Conforme informações do site Radar News, policiais militares foram acionados e, ao chegarem ao local, teriam sido recebidos a tiros. Durante o confronto, três suspeitos foram atingidos e não resistiram aos ferimentos. Um quarto indivíduo conseguiu fugir e, até o momento, não foi localizado. Dos mortos, apenas Alex Cardoso Santos, de 26 anos, foi identificado.
Na operação, as autoridades apreenderam um arsenal que incluía um fuzil, uma pistola, duas granadas, um colete à prova de balas e três carregadores, incluindo um modelo alongado. Os policiais também encontraram uma quantidade de drogas, ainda não especificada.
Polícia apreende uma pistola e tomba elemento em duas ações distintas em Ilhéus
Na manhã deste domingo (27), durante uma blitz na estrada que liga ao distrito de Maria Jape, a guarnição do 3º Pelotão e o PETO 70 avistaram um homem em uma motocicleta que, ao perceber a presença das viaturas, tentou retornar, deixando cair um objeto. A PM constatou-se que se tratava de uma pistola com um carregador e munições, a qual foi apresentada no plantão ordinário da 7ª COORPIN para as devidas providências. A polícia acredita que a arma de uso restrito estaria sendo usada para a prática de assaltos, roubos, homicídios e ataques a integrantes de facção rival.
Na Sexta-Feira (25) uma outra guarnição do PETO 70 e do 3º Pelotão, deslocaram ate a localidade de Vila Cachoeira para verificar denúncia de homens armados que estavam tocando terror aos moradores e comerciantes; no local os PMs foram recebidos a tiros por dois suspeitos, ocorrendo o revide, onde um fugiu, e o comparsa foi encontrado caído com uma submetralhadora 9mm, munições, drogas e dinheiro em espécie. Mesmo baleado e praticamente morto, o homem foi levado para emergência do Hospital Costa do Cacau, para confirmar o óbito pelo médico plantonista. O caso está sob apuração do Núcleo de Homicídios da 7ª COORPIN de Ilhéus.
Idoso é encontrado sem vida dentro de veículo em Ubatã
Um idoso de aproximadamente 60 anos foi encontrado morto dentro de um veículo na tarde deste sábado (26), estacionado na rua 31 de Março em Ubatã, próximo à BR-330. O corpo foi avistado por moradores locais, que, alarmados, acionaram o SAMU. Ao chegar ao local, a equipe confirmou que o homem já estava sem vida.
O acontecimento chamou a atenção das autoridades, e uma equipe da Polícia Militar esteve presente para isolar a área e garantir que ninguém interferisse na cena até a chegada dos peritos. As causas da morte ainda não foram esclarecidas, mas há indícios de que o idoso possa ter sido vítima de um mal súbito.
O caso segue em investigação, e apenas o laudo do Instituto Médico Legal (IML) poderá fornecer informações detalhadas sobre o que realmente aconteceu. Em tempo, moradores próximos comentaram que o veículo estava estacionado há algum tempo, mas ninguém desconfiou que pudesse haver uma pessoa em situação de emergência. (Interiorano)
Dois homens suspeitos de homicídios são mortos em confronto em Itacaré
Dois suspeitos de homicídios, que não tiveram os nomes divulgados, foram mortos durante um confronto com equipes da Rondesp Sul, FICCO Bahia, 72ª CIPM e FICCO, na última sexta-feira (25/10), no bairro de São Miguel, situado no município de Itacaré, a 250 km de Salvador.
De acordo com nota da Polícia Militar, a dupla foi flagrada com pistola, revólver, carregador e munições. No local, os suspeitos atiraram nos policiais e, durante o confronto, os homens acabaram atingidos. Os suspeitos chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e acabaram morrendo.
Policiais militares e federais continuaram na região promovendo varreduras para capturar outros integrantes da facção.
Ubaitaba: Motorista fica preso nas ferragens após colisão com caminhão na BR-101
No final da manhã desta sexta-feira (25), um acidente grave mobilizou populares e socorristas em Ubaitaba. O acidente aconteceu no Trevo de Ubatã, município de Ubaitaba. Um carro de passeio colidiu violentamente contra um caminhão, deixando o motorista do automóvel preso entre as ferragens. A vítima foi identificada como sendo, Edimundo, morador de Feira de Santana.
Socorristas do SAMU e populares atuaram no resgate de Edimundo, que sofreu fraturas no joelho e cotovelo, além de várias escoriações pelo corpo. Edimundo foi transferido para o Hospital de Base de Itabuna para cuidados médicos, enquanto o motorista do caminhão não sofreu ferimentos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
Incêndio em Gongogi: Casal de Idosos Escapa Ileso e Bíblia Sobrevive às Chamas
Na noite deste domingo, 27 de outubro, um incêndio devastou a residência de um casal de idosos na cidade de Gongogi, após uma vela acesa em homenagem a um santo cair e provocar as chamas. Felizmente, os idosos não sofreram ferimentos.
O Corpo de Bombeiros de Ipiaú foi acionado e chegou rapidamente ao local, conseguindo controlar o fogo antes que se espalhasse para casas vizinhas. A rapidez da ação dos bombeiros foi crucial para evitar uma tragédia maior.
Um fato curioso chamou a atenção: no meio das cinzas, uma Bíblia foi encontrada intacta, levantando questionamentos sobre o simbolismo e a fé que permeiam a história.
As autoridades locais estão investigando as causas exatas do incidente, mas a comunidade já se mobiliza para oferecer apoio ao casal, que perdeu sua casa. O caso destaca a importância da segurança ao lidar com velas e a necessidade de medidas preventivas em lares, especialmente entre idosos.
Fonte: Amarelinho Notícias
Reconhecimento Facial atinge a marca de 2.000 foragidos alcançados na Bahia
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) atingiu a marca de 2.000 foragidos da Justiça capturados. A última prisão aconteceu na tarde de quinta-feira (24), na capital baiana.
O criminoso, foragido da Justiça de Feira de Santana pelo crime de roubo, passava por um dos pontos monitorados quando foi flagrado. Equipes do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionaram guarnições do Batalhão de Polícia de Pronto Emprego Operacional (BPEO), que rapidamente conduziram o homem para a Polinter.
A tecnologia, capaz de encontrar criminosos incluídos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), é empregada em áreas estratégicas da capital, municípios da Região Metropolitana de Salvador e também no interior do estado. Em 2024, a ferramenta localizou 747 foragidos.
Instalada em 81 municípios da Bahia, o número de prisões com auxílio da ferramenta cresceu ao longo dos anos. Em 2019, a SSP contabilizou 110 prisões. Nos anos de 2020, 2021 e 2022 foram computadas 90, 26 e 348 prisões, respectivamente.
No ano passado, 680 prisões foram realizadas, número superior a todos os anos anteriores.
Médico de Itabuna é condenado a 4 anos de prisão por crime de injúria racial
O juiz Eros Cavalcanti Pereira, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Itabuna, acatou denúncia de injúria racial e condenou o médico obstetra Luiz Carlos Leite, de 80 anos, da Maternidade Otaciana Pinto, antiga Maternidade da Mãe Pobre, a quatro anos e dois meses de prisão em regime fechado. O médico já foi levado para o Conjunto Penal do município do sul da Bahia.
A acusação de injúria racial contra o médico foi feita em fevereiro deste ano uma enfermeira auditora. A autora da denúncia fazia uma vistoria a serviço da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e teria ouvido ofensa ligada à cor da sua pele. Testemunhas confirmaram o depoimento da vítima. A injúria racial é quando alguém, se valendo de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, ofende a honra de outra pessoa.
O crime ocorreu durante uma auditoria na Maternidade Otaciana Pinto (antiga Maternidade da Mãe Pobre), no Loteamento Nossa Senhora das Graças, em Itabuna. Em depoimento, a mulher negra afirmou que o obstetra comentou que ela era bonita por ter “sangue branco”. Na época, Luiz Leite foi preso em flagrante, mas pagou fiança de pouco mais de R$ 14 mil e respondeu o processo em liberdade. Nesta quinta-feira (24), voltou para o Presídio de Itabuna.
Como o processo transitou em julgado (a decisão judicial é definitiva), a defesa de Luiz Leite informou que pediu o relaxamento da prisão, com alegação de que o médico tem idade avançada e enfrenta complicações de saúde, dentre outros argumentos jurídicos.
Populares saqueiam carga de cerveja na BR-101, próximo ao distrito de Itamarati
Um incidente envolvendo uma carreta carregada de cerveja na BR-101, na manhã de sexta-feira, 25, próximo ao distrito de Itamarati, no município de Ibirapitanga, resultou no saque da carga. Embora o veículo não tenha chegado a tombar completamente, dezenas de populares, utilizando carros e motos, rapidamente se reuniram no local e começaram a retirar os produtos.
Casos de saque de cargas nesse trecho da BR-101, em Ibirapitanga, são frequentes, especialmente envolvendo veículos de grande porte. A ação dos populares, que em poucos minutos esvaziaram a carga de cerveja da carreta, chamou atenção pela rapidez e pelo número de pessoas envolvidas.
Ubatã: Idoso fica ferido após capotar veículo na zona rural do município, nas proximidades da Rádio Povo
Um idoso ficou ferido na noite deste sábado, 26, em um acidente automobilístico na região de Dois Irmãos da Mata, nas proximidades da Rádio Povo, em Ubatã. Conforme apurou o Ubatã Notícias, o condutor seguia num Uno quando o carro teria derrapado e na sequência capotado.
O idoso, conhecido como Zé, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital César Monteiro Pirajá. Ele reclamava de dores no corpo. Até o fechamento desta matéria, não havia informações se o idoso seria transferido para Itabuna. *As informações são do Ubatã Notícias
Em comemoração da vitória de Caetano, Jerônimo e Rui endossam ”nacionalização” da eleição em Camaçari
Presente na comemoração da eleição de Luiz Caetano (PT) no segundo turno das eleições em Camaçari, neste domingo (27), o governador Jerônimo Rodrigues celebrou o resultado e atribuiu a vitória a um ”projeto de grupo” liderado pelo presidente Lula. O governador, que também esteve presente na votação, ao lado de Caetano, durante a manhã afirmou que ”Camaçari está liberta”.
”Quero registrar aqui a minha alegria, a alegria de estar celebrando a vitória de um projeto da Bahia. O projeto de Lula é um projeto nacional, nós temos um modelo de governar, modelo de cuidar das pessoas. Aqui não tem nenhum [integrante] desse grupo tem interesse com projetos pessoais, empresariais. Em todo momento da campanha o debate foi esse e isso machucou bastante eles. A democracia venceu, Camaçari hoje se encontra liberta”, definiu o gestor estadual, em entrevista coletiva.
Com relação aos ataques entre os grupos durante a campanha, Jerônimo ressaltou o aumento da margem de vitória entre o primeiro e o segundo turno. ”ós vimos uma máquina operando o tempo inteiro contra um projeto que é esse, vitorioso no primeiro turno com 596 votos e hoje com 2.902 votos. Então nós quadruplicamos os votos [de vantagem] mesmo tendo uma máquina contrária, agora é hora de celebrar”, conclui.
Também ao lado de Caetano, o ministro da Casa Civil, Rui Costa compareceu a festa na Avenida Comercial, em Camaçari e ressaltou que a vitória seria um presente ao presidente Lula, que compareceu no município durante a campanha eleitoral e comemora 79 anos neste domingo.
”Antes de mais nada, é o presente do dia do aniversário do presidente Lula. Segundo, é um grito de liberdade de Camaçari, Camaçari gritou em alta emoção. Essa cidade não é o quintal de Salvador. Não adianta centenas e centenas de ônibus de carros timbrados de Salvador, toda a máquina pública e o dinheiro público aplicado para tentar continuar dominando a política em Camaçari. O povo de Camaçari gritou liberdade e independência”, defende.
*por Camila São José, de Camaçari / Eduarda Pinto / Bahia Notícias
Mega-Sena: prêmio acumula e vai a R$ 95 milhões
Os números do concurso da Mega-Sena foram sorteados neste sábado (26). Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 95 milhões.
Confira as dezenas: 29 – 32 – 40 – 42 – 49 – 58.
O próximo sorteio da Mega acontece na terça-feira (29).
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos.
É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.
Rotina de estudo e autocuidado podem ajudar desempenho em concursos
Desenvolver um cronograma regular de estudo e ter assiduidade nas práticas de autocuidado com o corpo e mente podem contribuir para um bom desempenho de pessoas que buscam uma vaga como servidor público em concursos.
A ansiedade e o nervosismo são reações naturais na vida de todo o ser humano, e diante uma prova de alta performance, como as de concurso, costumam ser ainda mais desafiadoras. Psicólogos ouvidos pelo A TARDE explicam que a preparação para certames exige um foco maior e abdicações que envolvem determinação e expectativa, e que, se não geridas adequadamente, podem se tornar um obstáculo revelando um conjunto de sintomas que pode afetar a performance esperada.
Uma dessas etapas de cuidados com a mente na preparação para concursos incluem reduzir a ansiedade quanto às expectativas futuras que a aprovação no concurso pode proporcionar. “Pensar no sentido maior auxilia na compreensão de que a prova está no aqui e agora, e os esforços realizados concentrados no passado. Pense além dos ganhos materiais e considere como essa oportunidade pode permitir que você faça a diferença na sociedade. Enxergar o concurso como um caminho para ser um agente de transformação além de si e contribuir para um mundo melhor dá um sentido mais profundo à sua escolha. Isso não apenas mitiga a ansiedade, mas também fortalece sua motivação intrínseca, que será um combustível durante os estudos”, explica a psicóloga Nádia Queiroz.
Para que isso seja possível, o candidato precisa reorganizar a sua rotina de estudos que incluem pausas regulares e autocuidados com o corpo e mente. “É importante inserir atividades de relaxamento, como meditação ou exercícios de respiração, para ajudar a controlar a ansiedade desde o início da preparação. Outra ação essencial é garantir uma boa noite de sono, pois o descanso adequado favorece a consolidação da memória e o aprendizado. Comer de forma equilibrada e praticar atividades físicas também contribuem para melhorar a função cognitiva”, contribui Aline Castro, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.
Uma semana antes do concurso é o período em que o nervosismo pode ficar maior e mitigar esse sentimento pode trazer uma boa diferença no desempenho. O autocontrole e a concentração podem ser adotadas para manutenção da calma e do foco
PF cumpre mandado contra deputado por suspeita de desvio de cota
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e assessores são alvos da Operação Discalculia, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 25. A operação com o objetivo de desarticular associação criminosa voltada para desvio de cota parlamentar, além de falsificação de documentos para criação de Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
Cerca de 60 policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em Brasília (DF), Cidade Ocidental (GO), Valparaíso de Goiás (GO), Aparecida de Goiânia (GO), e Goiânia (GO).
Os delitos investigados pela Operação Discalculia são: associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato-desvio.
A operação recebe o nome de Discalculia – transtorno de aprendizagem relacionado a números – porque foi identificada falsificação na Ata de Assembleia da constituição da Oscip, consistente em data retroativa (ano de 2003). Porém, o quadro social à época seria formado por crianças de 1 a 9 anos
Mulheres de baixa renda terão exames gratuitos de câncer de mama
Como parte do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) lançou nesta segunda-feira (21) a campanha Radiologia Solidária. A proposta é ofertar exames gratuitos para mulheres de baixa renda em todo o país.
De acordo com o CBR, a previsão é que mais de 50 clínicas de imagem e instituições de saúde ofereçam esse tipo de atendimento até dezembro. Cada clínica aderiu a uma das três modalidades disponíveis na campanha: ouro, prata e bronze, conforme o tipo e o volume de exames a serem disponibilizados:
– 21 na categoria ouro, onde serão disponibilizadas mais de 50 mamografias e/ou tomossínteses (equipamento semelhante ao mamógrafo) e mais de 20 ultrassonografias e/ou biópsias de mama);
– sete na categoria prata, onde serão disponibilizadas de 20 a 50 mamografias e/ou de 10 a 20 ultrassonografias;
– 22 na categoria bronze, onde serão disponibilizadas até 20 mamografias e/ou tomossínteses e 10 ultrassonografias.
A maior parte das clínicas fica na Região Sudeste (28 instituições participantes), seguida pelo Sul, com sete clínicas participantes; pelas regiões Centro-Oeste e Nordeste, ambas com seis clínicas participantes; e pelo Norte, com três instituições participantes. Minas Gerais e São Paulo se destacam entre os estados, com 14 e nove clínicas, respectivamente.
A coordenação da realização dos exames, de acordo com o CBR, ficará a cargo de instituições não governamentais (ONGs), fundações sem fins lucrativos e instituições de saúde pública, que devem direcionar os atendimentos para mulheres de baixa renda e dentro da faixa etária recomendada para o rastreamento (a partir dos 40 anos).














