WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



secom bahia









auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

PM fecha laboratório do tráfico e apreende nove quilos de cocaína em Itabuna

Batida policial terminou com o fechamento de um laboratório de cocaína e a apreensão de nove quilos da droga, nesta terça-feira (3), em uma casa no bairro Conceição, em Itabuna.

Equipes do 15º Batalhão de Polícia Militar chegaram ao imóvel de manhã, após receber denúncia anônima pelo telefone 190. Segundo a pessoa que alertou a corporação, havia movimentação estranha na residência, que fica numa travessa entre as ruas Bela Vista e Hercília Teixeira. Quando os policiais chegaram, não tinha ninguém na casa.

O laboratório foi improvisado em um dos cômodos do imóvel. No ambiente refrigerado, além da droga, a PM apreendeu balança de precisão, prensa, máquina de cartão de crédito e liquidificador industrial. Também localizou um pó branco, que, segundo a Polícia, costuma ser usado para batizar e fazer render a cocaína comercializada.

Nesta segunda-feira (2), a Polícia Militar já havia apreendido 14,4 quilos de drogas em uma construção abandonada no Parque Boa Vista, em Itabuna. Foram mais de 13 quilos de diferentes tipos de maconha e 1,2 quilo de haxixe. Ninguém foi preso.

Balanço do 15ª Batalhão de Polícia Militar informa que, neste ano, policiais militares retiraram 1.120 quilos de drogas de circulação em Itabuna. A unidade reforça a importância das denúncias anônimas, por meio do telefone 190, para o combate ao tráfico. (Pimenta)

Apenas 2 a cada 10 baianos vivem na zona rural em 2024, aponta IBGE

Um total de 3.291.488 de baianos, o equivalente a 23% da população, vive na zona rural. Isso é o que aponta o estudo “Malha de Setores Censitários Definitivos”, como parte do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro deste ano. Segundo os números, pouco mais de 2 a cada 10 baianos vivem em zonas rurais em seus respectivos municípios.

Os números do IBGE também apontam que 99,2% dos municípios baianos possuem população rural, ou seja, 414. Todos os três municípios que não possuem zona rural na Bahia estão localizados na Região Metropolitana de Salvador e são eles: Itaparica, Madre de Deus e Salvador. Em números absolutos, 10 municípios baianos possuem a maior população rural da Bahia, sendo eles: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Monte Santo, Juazeiro, Campo Formoso, Euclides da Cunha, Serrinha, Barra, Casa Nova e Araci. Juntos, esses municípios contabilizam 309.426 mil cidadãos rurais.

Considerada um dos maiores entroncamentos da região Norte-Nordeste, a cidade de Feira de Santana possui a maior concentração populacional na zona rural da Bahia. Segundo o Censo, 38.186 mil pessoas vivem na área rural da Princesa do Sertão. Dados do IBGE em 2019 apontam que apenas 143,15 km² da área total de Feira de Santana, 1.304,425 km², é urbanizada.

Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, é a segunda cidade com a maior população rural da Bahia. Segundo o IBGE, 36.467 mil dos 370.879 conquistenses moram na zona rural. Na região sisaleira, o município de Monte Santo aparece em terceiro lugar com 35.236 cidadãos rurais. Com 47.780 habitantes no total, 7 em cada 10 monte-santenses moram na área rural do município.

Na terra da Carranca, no norte do estado, 35.168 juazeirenses moram na zona rural. Atualmente, Juazeiro é a quinta maior cidade do estado, com 237.821 mil habitantes, e com relação à urbanização, apenas 39,78 km² da sua área, 6.721,237 km², é urbanizada. Na região do Piemonte Norte do Itapicuru, a cidade de Campo Formoso possui 30.631 moradores da zona rural. Com 71.377 habitantes, 4 em cada 10 cidadãos vivem na zona rural.

Em Euclides da Cunha, região semiárida, 29.210 euclidenses moram na zona rural enquanto outros 32.246 moram na zona rural. Sendo assim, 4 a cada 10 habitantes são cidadãos rurais. No sisal baiano, 27 mil dos 80.435 mil habitantes de Serrinha moram na zona rural do município. Na cidade, apenas 21,36 km² da área total do município (583,314 km²) é urbanizada.

As outras três maiores comunidades rurais do estado estão localizadas nas cidades da Barra, Casa Nova e Araci, respectivamente. No município de Barra, no território do Velho Chico, 26.479 habitantes, o equivalente a quase metade da população, vivem na área rural. Em Casa Nova, cidade do sertão do São Francisco, 26.183 dos mais de 72 mil moradores vivem no campo. Por fim, a décima maior população rural da Bahia está em Araci, na região sisaleira. No município, 24.861 pessoas moram na área rural enquanto 23.433 vivem na zona urbana. (Bahia Notícias)

policial militar fora do expediente rendeu e executou a tiros um adolescente de 17 anos e baleou outro, 19, em Ondina, Salvador

Um policial militar fora do expediente rendeu e executou a tiros um adolescente de 17 anos e baleou outro, 19, em Ondina, Salvador, na madrugada de domingo (1º). Os crimes praticados pelo PM foram gravados por uma testemunha por meio de câmera de celular. A identidade do agente da força de segurança pública não foi divulgada, mas a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) confirmou se tratar de um PM.

Apesar de processo administrativo já ter sido aberto, o policial autor dos crimes não foi preso até o momento. As imagens circularam em redes sociais e grupos de WhatsApp. Elas mostram a frieza do policial, que manda os jovens deitar no chão e colocar as mãos na cabeça. Na sequência, o policial dispara mais de 10 vezes.

O jovem executado chama-se Gabriel Santos Costa, informou o site G1 BA. Gabriel, havia sido conduzido a uma delegacia, recentemente, por desacato a policiais militares. O segundo adolescente está internado em estado grave em um hospital da capital baiana. Não há atualização sobre o estado de saúde da segunda vítima.

Após executar um dos jovens e balear o outro, o policial entrou em um carro branco e fugiu. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os crimes cometidos pelo PM, de acordo com a SSP-BA.

Reunião na Câmara de Vereadores discute manobras contra supostos avanços do ICMBIO em Una

Uma reunião envolvendo Produtores Rurais, Agricultores, Vereadores e juristas do município de Una e outros municípios da região discutiu na manhã desta terça-feira (03) durante uma reunião; soluções para driblar estratégias do ICMBIO afim de uma suposta ampliação da área de reservas biológicas do município, que segundo ofício da Prefeitura local já tem 62% de área reservada e sob controle do Instituto Chico Mendes da Bioconservação.

 Segundo argumento dos produtores e agricultores presentes na reunião, é preciso definir as condições jurídicas das ações do Instituto nas imposições aos envolvidos.

 Juristas também estiveram presentes na reunião e garantiram, que vão buscar acelerar o processo para que de maneira jurídica impeça o avanço mencionado; que prejudica em si a agricultura, tirando dos proprietários de áreas rurais o direito de uso das suas próprias terras para produção agrícola do município e da região, elevando assim a pobreza e o impedimento de crescimento da economia local.

 O principal objetivo dos agricultores é a coletividade para chamar a atenção dos órgãos fiscalizadores para intervir em meio a tal situação, outrora que em Una não tem nenhum escritório de órgãos fiscalizadores do meio ambiente, ficando assim o município necessitado de uma intervenção de lideranças políticas e jurídicas afim de buscar um diálogo com o ICMBIO, que apesar de ter confirmado presença na reunião, adiou sem data futura prevista a sua participação.

  Durante o evento, que foi uma iniciativa dos agricultores com apoio da vereadora Valdenize de Zé Pretinho, estiveram presentes todos os 11 vereadores além de juristas e outras lideranças políticas da região, dezenas de pessoas chegaram a ocupar o auditório da Câmara.

 O caso depende de intervenção do poder público federal e pode virar uma ação civil pública contra o órgão no Ministério Público Federal para que se abra uma investigação afim de apurar as supostas irregularidades.

 Ao final da reunião, vereadores e presidentes de associações se reuniram com o jurídico do grupo de agricultores para definir outras probabilidades legislativas com relação ao caso. Sendo assim, tanto o poder legislativo, quanto a população pretendem futuramente contar com uma audiência pública com participação do Instituto Chico Mendes da Bioconservação, e há a probabilidade de solicitação de espaços em outras reuniões do órgão na região para que o assunto seja pauta regional e chegue a resolução.

Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter

Criança de 1 ano e 3 meses morre afogada em caixa d’água em Porto Seguro

Uma criança de 1 ano e 3 meses morreu afogada em uma casa na Vila Valdete, em Porto Seguro, no final da manhã de sexta-feira (29). De acordo com a polícia, o menino caiu em uma caixa d’água. A caixa tinha capacidade de 500 litros e estava dentro da residência, localizada no primeiro andar do imóvel.

A criança foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e posteriormente, levada para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, onde a morte foi constatada. Os pais da criança e os irmãos estavam na casa no momento do afogamento. (Radar News)

Mulher é assassinada a tiros durante torneio de futebol na segunda maior em Feira de Santana

Uma mulher de 37 anos foi assassinada a tiros enquanto assistia a um torneio de futebol, na tarde deste domingo (1º), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.

Segundo a Polícia Civil (PC), testemunhas apontaram dois homens em uma motocicleta como autores do crime. A dupla fugiu logo após o ataque, no bairro Santo Antônio dos Prazeres. Não há registro de outros baleados durante a ação.

Fátima Aparecida Lima Silva morreu no local do crime. O corpo dela foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, para necropsia.

Informações iniciais apuradas pela TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região, a mulher havia se mudado de Salvador há cinco meses. Moradora do bairro onde aconteceu o crime, ela tinha um bar, que funcionava na casa onde morava.

O assassinato é apurado pela Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Até a última atualização desta reportagem, ninguém havia sido preso. Também não se sabe a motivação do crime. g1-Bahia

Agora: Homem é atingido com facada no pescoço pelo próprio irmão em Ilhéus

No início da tarde desta sexta-feira (29) ensolarada cidade de Ilhéus, um irmão tentou contra a vida do outro, na Rua Governador Paulo Souto, no tradicional bairro Teotônio Vilela, o nosso Vilelinha de açúcar.

De acordo com informações colhidas pelo jornalismo investigativo do Fábio Roberto Notícias, a discussão começou na própria residência, porém a vítima ao caminhar na rua principal do Bairro, foi surpreendida com uma facada no pescoço, vindo a cair no passeio de uma residência.

Perdendo muito sangue, o homem recebeu auxílio da população, com a presença da polícia militar, enquanto era aguardada a chegada da equipe do SAMU 192.

Após a tentativa de homicídio, o irmão fugiu em direção a baixada do Vilela. A polícia está na caça para prendê-lo a qualquer momento.

Policial que matou jovem com tiro na cabeça é trasferido para presídio em Ilhéus

O ex-policial militar João Wagner Madureira, o Cenoura, foi transferido do Batalhão de Choque da PM, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, para o Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. A transferência ocorreu poucos dias depois da conclusão do processo administrativo e expulsão de Cenoura do serviço público.

João Wagner é acusado de matar, na madrugada do dia 11 de janeiro deste ano, Fernanda dos Santos Ferreira, de 23 anos, com um tiro na cabeça num posto de combustíveis, em Ilhéus. Câmera de segurança filmou o crime. Nas imagens, é possível ver o então PM com uma arma na mão, agredindo a vítima. Ela reage e acaba atingida por um disparo na cabeça. Fernanda chegou a ser levada para um hospital em Ilhéus, mas morreu logo depois.

Denunciado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), Cenoura ainda será julgado pelo Tribunal do Júri, provavelmente na Comarca de Ilhéus, onde o crime ocorreu. A data do julgamento do réu ainda não foi informada pela justiça.

Mudança de Cadeira: Cacá Santana Retorna à Rádio 95 FM

Após breve passagem pela Jequié FM, o radialista renomado Cacá Santana anunciou seu retorno triunfal à Rádio 95 FM também na mesma cidade. Com mais de dez anos de história na emissora, Cacá volta “para casa” com renovado entusiasmo.

“O retorno faz parte do jogo, e estou preparado para dar o meu melhor. Estou ansioso para reencontrar meus amigos ouvintes e contribuir com a equipe para manter a Rádio 95 FM como referência em jornalismo local.”

Cacá Santana assumirá a responsabilidade pelas reportagens da rádio, trazendo notícias precisas, atualizadas e de interesse público. Sua volta é aguardada com expectativa pela comunidade.

A Rádio 95 FM promete muitas novidades na programação em 2025.

Câmara municipal de Una convida agricultores, Proprietário de terras e sociedade em geral a participar de reunião com o ICMBIO

Nesta terça feira (03/12) acontecerá na Câmara de vereadores do município de Una, uma reunião entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), poder público executivo e legislativo municipal além de agricultores do município e demais regiões circunvizinhas.

 Na oportunidade, será discutido as alegações de donos de propriedades, bem como agricultores em geral de um suposto avanço ilegal do órgão federal nas propriedades rurais

Dentre os argumentos, o suposto embargo das áreas, o que impede que os proprietários utilizem a terra para suas atividades.

Diante do exposto, a Câmara de vereadores atendendo a solicitação dos interessados, convida todos os agricultores, produtores rurais, proprietários de terras e sociedade em geral para esta reunião que acontecerá no espaço da casa legislativa, a partir das 09:00 da data acima destacada.

PF deflagra operação de desvio e faz buscas na prefeitura de Santa Luzia e na casa do prefeito

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 28, a segunda fase da Operação Anóxia, que prevê o combate a crimes de fraude à licitação e de desvios de recursos públicos relativos à contratação de empresa especializada na terceirização de mão de obra para atender às demandas da prefeitura municipal de Santa Luzia.

Conforme apurações da imprensa, além da prefeitura de Santa Luzia, o gestor do município, Fernando Brito (Avante), um advogado e uma empresa de Salvador também são alvos da PF.

As investigações da Operação tiveram início em 2020 quando a empresa investigada operava o contrato de terceirização de mão de obra de profissionais da saúde no município de Ilhéus. Na ocasião, foram identificados indícios de direcionamento da dispensa de licitação em favor da empresa, superfaturamento dos serviços contratados e desvio de recursos públicos em contrato com verbas federais destinadas ao enfrentamento da COVID-19 do município de Ilhéus/BA.

Com a deflagração da operação em 2020 e a apreensão de elementos de prova, descobriu-se que a empresa investigada operava o mesmo esquema de desvio em outros municípios do interior da Bahia, como ocorreu no município de Santa Luzia.

No contrato com o município de Santa Luzia, que se iniciou em 2021, a empresa investigada recebeu mais de R$ 7 milhões do Fundo Municipal de Saúde, tendo sido apurado, preliminarmente, um superfaturamento de mais de 34% dos valores recebidos.

Foram constatados também indícios de outros crimes, como o não pagamento de encargos trabalhistas e a apropriação indébita previdenciária, pelo não repasse ao INSS das contribuições descontadas dos contratados.

Na data de hoje, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nos municípios baianos de Alcobaça, Itororó, Vitória da Conquista, Salvador e Santa Luzia.

Os investigados poderão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação, apropriação indébita previdenciária, estelionato, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.

Siga o nosso perfil no instagram e fique por dentro das principais informações de Una e Região em tempo real CLICANDO AQUI

Governo anuncia isenção de impostos para quem ganha até R$5mil reais

O governo enviará, combinado ao pacote de corte de gastos obrigatórios, a proposta para isentar de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês, disse em pronunciamento nesta noite o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele esclareceu que a medida não terá impacto sobre as contas públicas porque será bancada com a taxação extra de quem ganha mais de R$ 50 mil mensais.

Haddad afirmou que é o Brasil justo, com menos imposto e mais dinheiro no bolso para investir no seu pequeno negócio, impulsionar o comércio no seu bairro e ajudar a sua cidade a crescer. A nova medida não trará impacto fiscal, ou seja, não aumentará os gastos do governo. Porque quem tem renda superior a R$ 50 mil por mês pagará um pouco mais. Tudo sem excessos e respeitando padrões internacionais consagrados”, disse o ministro em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e de televisão na noite desta quarta-feira (27).

Segundo Haddad, a medida faz parte da segunda etapa da reforma tributária, que prevê a reforma do Imposto de Renda. No pronunciamento, o ministro lembrou da reforma tributária do consumo, promulgada no ano passado e em regulamentação pelo Congresso, que trará outros benefícios às classes baixa e média.

“Essa medida, combinada à histórica Reforma Tributária, fará com que grande parte do povo brasileiro não pague nem Imposto de Renda e nem imposto sobre produtos da cesta básica, inclusive a carne. Corrigindo grande parte da inaceitável injustiça tributária, que aprofundava a desigualdade social em nosso país”, acrescentou o ministro. Com Agência Brasil.

Justiça condena prefeito de Iguaí e ex-presidente da Comissão de Licitação do município por fraudes em licitações

A 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária em Itabuna condenou o prefeito de Iguaí, Ronaldo Moitinho,  o Rony Moitinho, e ex-presidente da Comissão de Licitação do município Edineide Lousado de Almeida por fraudes em processos licitatórios. Eles foram punidos por atos de improbidade administrativa praticados entre 2009 e 2012. Os condenados podem recorrer da decisão.

Conforme investigações do Ministério Público Federal (MPF), a dupla praticou uma série de ilegalidades em processos licitatórios da prefeitura, como fracionamento ilícito de licitações, aglutinação fraudulenta de fases dos procedimentos e participação de empresas “de fachada” nos certames.

De acordo com o MPF, as fraudes ocorreram durante a gestão anterior do prefeito (entre 2009 e 2012) e atingiram oito procedimentos licitatórios para obras e reformas em escolas municipais e construções de quadras no município de Iguaí, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

1ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária em Itabuna condenou cada um dos réus ao pagamento de multa civil correspondente a 24 vezes o valor da última remuneração recebida, além da proibição de contratar com o poder público ou de receber qualquer benefício fiscal ou creditício por quatro anos.

Outros dois réus no processo – um empresário e sua empresa – não chegaram a ter suas condutas julgadas pela Justiça Federal, uma vez que optaram por celebrar acordo de não persecução cível com o MPF, demonstrando a efetividade dos meios consensuais de resolução de conflitos.

“A decisão é especialmente relevante por envolver recursos destinados à educação em um município com baixos índices educacionais”, destaca o procurador da República Paulo Marques, responsável por denunciar o caso. “O MPF seguirá atuando com rigor no combate à corrupção, sempre aberto ao diálogo com aqueles que desejarem colaborar com a Justiça através dos meios legais disponíveis.”

Mulher desaparecida em Ilhéus é encontrada com vida após seis dias

Adriele Ludovico dos Santos, de 28 anos, que estava desaparecida há seis dias após levar seu filho à escola, foi finalmente encontrada com vida no início da tarde de terça-feira (26).

Segundo informações fornecidas pela família, Adriele foi localizada na casa de seu paquera no Joia do Atlântico, graças a uma denúncia anônima. A mãe de Adriele conseguiu encontrá-la após dias de angústia e mobilização.

O desaparecimento de Adriele mobilizou toda a família, amigos próximos e gerou uma grande corrente de solidariedade nas redes sociais, desde que ela saiu de casa no Alto do Carvalho. A notícia de seu reencontro trouxe alívio e alegria para todos os envolvidos.

Juiz nega recurso e mantém inelegível ex-prefeito de Canavieiras

O ex-prefeito de Canavieiras, no Sul baiano, Clóvis Roberto Almeida de Souza, sofreu mais um revés na Justiça na tentativa de recuperar os direitos políticos. Doutor Almeida, como o ex-gestor é conhecido, teve um recurso negado pela Justiça na última segunda-feira (25).

Isso porque o juiz de Canavieiras, Bruno Borges Lima Santos, julgou improcedente uma ação que pretendia anular a decisão da Câmara Municipal que cassou o mandato do então prefeito. A sessão ocorreu em dezembro do ano passado e decretou o afastamento de Doutor Almeida, acusado de não repassar verbas do INSS, negligência e omissão na arrecadação, além de abertura de crédito sem aprovação da Câmara de Vereadores.

O ex-prefeito questionou a decisão da Casa e declarou que não foi respeitado no processo, apontando violação de regimento, vícios na formação de comissão processante e ofensa ao devido processo legal.

O juiz negou os questionamentos, afirmando que “o processo administrativo” respeitou as normas aplicáveis à espécie e observou os princípios do contraditório e da ampla defesa. O magistrado também estabeleceu multa de R$ 5 mil pelo pagamento de custas judiciais.

Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco

Mais da metade dos pacientes diagnosticados com alguns tipos de câncer tabaco-relacionados no Brasil não sobrevivem à doença. Em alguns casos, a letalidade chega a mais de 80%, como o câncer de esôfago. A lista inclui ainda cânceres de cavidade oral, estômago, cólon e reto, laringe, colo do útero e bexiga.

Os dados fazem parte do estudo Impactos do tabagismo além do câncer de pulmão, divulgado nesta quarta-feira (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, pela Fundação do Câncer. A publicação analisou a incidência, mortalidade e letalidade de sete tipos de câncer tabaco-relacionados e reforça que o cigarro se mantém como um dos maiores causadores de câncer e mortes evitáveis no país.

Em entrevista à Agência Brasil, o consultor médico e coordenador do estudo, Alfredo Scaff, destacou que o objetivo é chamar a atenção da população, mostrando que o tabagismo segue como principal responsável pelo câncer de pulmão, mas também é responsável por outros tipos de cânceres, de grande importância.

TRF-1 mantém cancelamento de CPF e nulidade de registros empresariais por fraude documental na Bahia

A 12ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) manteve, por unanimidade, a decisão que determinou o cancelamento da inscrição de um homem no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a emissão de um novo documento. A sentença também anulou os atos constitutivos das sociedades comerciais nas quais o empresário figurava como sócio. A decisão foi tomada após a comprovação de que as assinaturas nos documentos de constituição das empresas eram fraudulentas.

A Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) e a União haviam apelado da sentença. A Juceb argumentou que não foi previamente notificada da perícia que atestou a falsificação das assinaturas e que não teria função fiscalizadora sobre o caso, portanto, não seria responsável pela fraude. A União, por sua vez, alegou que não poderia ser responsabilizada pelo uso indevido do CPF do autor da ação por estelionatários e que, de acordo com a legislação, não haveria previsão legal para o cancelamento do CPF nestas circunstâncias.

Em seu voto, a relatora do caso, juíza federal convocada Carina Cátia Bastos de Senna, destacou que a Juceb tem responsabilidade sobre o arquivamento de documentos societários e sobre a retificação de atos considerados viciados.

Suspeito de cometer aproximadamente três homicídios e uma tentativa é encontrado morto dentro de Rio em Una

Um homem identificado como sendo Márcio Rodrigues de Farias, popularmente conhecido pelo Vulgo “Marcinho”, segundo apurou o Jornalista Mateus Oliver junto a uma fonte policial, foi encontrado sem vida na manhã desta quarta-feira (27) dentro do Rio Aliança embaixo de uma ponte no centro da cidade.

 O indivíduo é um velho conhecido da polícia e de alta periculosidade para a sociedade, uma vez que contra o mesmo pesa ao menos três homicídios consumados e uma tentativa.

 Marcinho chegou a ser preso por duas vezes por força de mandado de prisão e cumpriu pena no presídio Ariston Cardoso em Ilhéus nas duas ocasiões nos últimos três anos, mais conseguiu se livrar da prisão através de decisão da justiça.

 O local em que o mesmo fora encontrado morto é o mesmo em que residia acampado em uma barraca. Apesar de por lá existir outros frequentadores, prevaleceu-se a lei do silêncio.

 A polícia Militar esteve no local e não soube precisar o motivo nem circunstâncias do crime que custou a vida do Ex-presidiário.

 O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para remoção do corpo e as investigações ficam a cargo da Polícia Civil.

Fonte: Mateus Oliver

Siga o nosso perfil no instagram e fique por dentro das principais informações de Una e Região em tempo real CLICANDO AQUI

Clínica cobra 1 milhão de reais da prefeitura de Ilhéus e ameaça fechar

A diretora médica do Centro de Assistência Integral ao Paciente Renal (CAR), Neyde Vinhático Pontes, afirma que a unidade pode fechar as portas nos próximos dias, caso a Prefeitura de Ilhéus não faça o pagamento de valores em atraso. Segundo a gestora, a dívida ultrapassa R$ 1 milhão.

“Em diversas ocasiões, procuramos oficialmente o secretário municipal de saúde, assim como seus assessores, porém sem conseguirmos receber os valores pelos serviços prestados. Sem dinheiro para pagar folha de pagamentos, décimo terceiro salário, impostos, comprar materiais para hemodiálise, poderemos ter que fechar as portas”, escreveu Neyde Pontes em carta aberta à sociedade (leia a íntegra ao final do texto).

De acordo com a diretora, o Centro atende a 260 pessoas, moradoras de Ilhéus e municípios circunvizinhos, que dependem de sessões de hemodiálise para sobreviver. Ainda conforme a profissional, como não há outro serviço capacitado para atendê-las na cidade, caso a unidade feche, elas terão que ser transferidas para fazer o tratamento em outros municípios.

O secretário de Saúde de Ilhéus, Eduardo Nora, recebeu o PIMENTA na sede da Secretaria nesta terça-feira (26) e reforçou o esclarecimento feito pela Pasta em nota. Segundo o gestor municipal, a dívida não é de R$ 1 milhão, mas de R$ 749.292,97. Eduardo Nora admitiu o atraso e afirmou que a previsão é de que o pagamento seja feito até o final deste mês.

Governo Federal garante retomada da operação carro-pipa no Nordeste

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) informa que disponibilizou, nesta terça-feira (26), R$ 38.096.775,00 para o Exército Brasileiro. O recurso é destinado aos pagamentos da Operação Carro-Pipa, que leva água potável para municípios localizados na região semiárida do Nordeste. Com isso, o programa poderá ser retomado imediatamente, segundo o Governo Federal.

Criada em setembro de 2012, no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, a Operação Carro-Pipa atende atualmente 344 municípios na região do semiárido nordestino em situação de emergência ou calamidade pública com reconhecimento da Defesa Civil Nacional.

Com um papel crucial na vida de milhões de brasileiros que vivem na região do semiárido, a OCP é uma ação emergencial coordenada pelo MIDR e pelo Exército com o objetivo de garantir o acesso à água potável em municípios que sofrem com a escassez hídrica, um problema recorrente nessa região do País.

De 2023 a 2024, mais de 500 municípios foram atendidos. Atualmente, a operação abastece cerca de 34 mil cisternas coletivas, proporcionando acesso à água potável mensalmente para mais de 1,5 milhão de pessoas.

De janeiro a agosto deste ano, o Governo Federal investiu aproximadamente R$ 500 milhões para garantir a execução da OCP. No mesmo período, foram transportados 12 milhões de litros de água para essas comunidades, reforçando o papel da operação na mitigação dos efeitos da seca.








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia