WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



secom bahia









auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Dirigentes do PSD afirmam que só apoiará reeleição de Lula caso o presidente apoie Brito para a Presidência da Câmara dos Deputados

Dirigentes do PSD afirmam que o partido só apoiará oficialmente a reeleição de Lula (PT) caso o presidente apoie Antônio Brito (PSD-BA) para a Presidência da Câmara dos Deputados. Nos últimos dias, o Planalto iniciou uma operação para convencer o presidente da legenda, Gilberto Kassab, a embarcar no “projeto Lula 4”. Integrantes da cúpula da sigla, contudo, apontam “falta de reciprocidade”. As informações são da coluna de Paulo Cappelli do portal Metrópoles.

Nas palavras de um representante da sigla, Lula precisa “oficializar o casamento” e sinalizar apoio a Brito se quiser garantir o apoio oficial de Kassab e seus 877 prefeitos na próxima eleição presidencial. Caso contrário, a sigla tende a repetir a postura de 2022 e liberar seus filiados para apoiar ou não o petista.

Atualmente o PSD tem três ministros na Esplanada: Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Pesca). Em contrapartida, o partido integra a base de sustentação do governo no Congresso, entregando votos, principalmente na pauta econômica e fiscal. Por essa ótica, o atual acordo não contempla qualquer compromisso que ultrapasse um apoio à governabilidade no Legislativo.

Além dessa movimentação, Kassab faz parte da ala de aliados que aconselha o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a concorrer à reeleição em 2026. O presidente do PSD almeja ser o vice em sua chapa, mas ao manter Tarcísio no estado, ele impede uma disputa direta com Lula e, assim, uma guerra entre seus principais aliados.

 

Una: “Cacique Pascoal” é absolvido por Júri popular

Pedro Pascoal de Souza, conhecido como “Cacique Pascoal”, de 59 anos, foi absolvido em júri popular nesta terça-feira (22). Ele era acusado de homicídio no processo de ação penal (nº 8000552-51.2021.8.05.0267).

A defesa de Pascoal foi conduzida pelo advogado Dr. Joseval Rodrigues Mesquita Filho (OAB/BA 51.307), e a acusação foi movida pelo Ministério Público Estadual, representado pela promotora de justiça Dra. Alice Koerich Inácio, da Comarca de Una.

O julgamento, que teve início às 9h e foi aberto ao público, durou cerca de seis horas, resultando na absolvição de Cacique Pascoal na tarde desta terça-feira.

Una News

Una: Município cria o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino

A cidade de Una deu mais um importante passo no incentivo ao protagonismo feminino com a criação do Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino, a ser comemorado anualmente no dia 19 de novembro. A nova data vem reforçar o compromisso da cidade em apoiar as mulheres que têm se destacado no cenário empresarial, promovendo geração de renda e desenvolvimento do município. A data não é feriado, mas comemorativa.

A prefeitura de Una já tem uma longa tradição de valorização do empreendedorismo feminino, especialmente por meio de eventos como o ExpoUna, uma feira anual que oferece visibilidade a empreendedoras da cidade. Este ano, o ExpoUna aconteceu nos dias 30 e 31 de julho, reunindo dezenas de expositoras e trazendo um público expressivo, consolidando-se como um grande sucesso.

O evento, que teve exposição e venda de produtos como artesanato, comidas típicas, roupas e outros artigos, foi uma vitrine para o trabalho das mulheres da cidade e contribuiu diretamente para o fomento da economia local. A iniciativa do ExpoUna, aliada ao novo Dia Municipal, cria um espaço cada vez mais forte para que essas mulheres possam mostrar seu talento e expandir seus negócios.

O Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino será uma oportunidade para celebrar essas conquistas e discutir formas de ampliar ainda mais as oportunidades para as mulheres empreendedoras de Una.

Marão cumpre promessa à população e edital concurso público será lançado em dezembro

Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito Mário Alexandre confirmou que o edital do Concurso Público da Prefeitura de Ilhéus será lançado em dezembro, cumprindo uma promessa feita à população. O concurso visa ampliar o quadro de servidores municipais, suprindo as necessidades de vagas em diversas áreas.

“Este concurso é mais uma etapa do nosso compromisso com o desenvolvimento de Ilhéus e a valorização do serviço público. Estamos oferecendo mais oportunidades para que profissionais possam contribuir para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Com a abertura de novas vagas, a expectativa é que o concurso atraia candidatos de toda a região, fortalecendo a administração municipal e melhorando os serviços prestados à população. O edital será divulgado no final do ano, marcando um passo importante para a gestão.

Gandu: Prefeito Léo de Neco despista sobre ser candidato a deputado estadual nas eleições 2026 pelo Avante

Ainda no cargo de prefeito de Gandu, até 31 de dezembro, Léo de Neco, do Avante, é cogitadíssimo nos meios políticos como um dos prováveis ex-prefeitos que estarão disputando vagas no Legislativo baiano nas próximas eleições estaduais. Respaldado pela boa avaliação da gestão e pela vitória expressiva da sua candidata nas eleições municipais 2024, a ex-secretária de Administração da Prefeitura de Gandu, Daiana Santana (Avante), que venceu o pleito conquistando 12.208 votos, 65,21% dos válidos ao derrotar Dr. Orlando Guedes (SOLIDARIEDADE), que obteve 6.512 votos, 34,79% dos válidos Léo é uma das promessas do cenário político no baixo-sul e o seu nome é dado como certo para disputar cadeira de deputado estadual.

Em recente entrevista á Rádio Vitória FM, o prefeito despistou ao ser indagado sobre o futuro político, mas falou em pavimentar caminho. ”A gente sabe da responsabilidade que a gente tem com à política da região, a região precisa realmente de representantes. A gente vai continuar pavimentando um caminho pra o baixo-sul ser olhado pelo governador do governo do estado, que já está olhando, inclusive a nossa região, que continue colaborando. A gente tem uma relação muito forte com o governador e está satisfeito com a liderança de Jerônimo, e eu já digo que é o governador mais popular da história da Bahia, mesmo governador, continua com muita humildade e a gente vai estar à disposição do governador. Nossa missão em Gandu termina no dia 31 de dezembro, sou servidor público federal, volto a minha missão em janeiro e a minha missão principal, inicialmente é ajudar a prefeita Dai a dar largada no mandato dela”, disse o prefeito que preferiu não se aprofundar sobre o futuro, mas deu sinais de que pode topar o desafio.

Léo, além de ter criado laços com o governo depois da emblemática eleição de 2022 ao apoiar a candidatura de Jerônimo passou a ter a simpatia do ministro Rui Costa (PT) e é figura próxima de Ronaldo Carletto, presidente estadual do Avante.

Homem é assassinado no bairro São Miguel em Ilhéus

Noite de sábado para domingo violenta na zona norte de Ilhéus. Um homem apenas identificado por Henrique, de idade ignorada, foi assassinado no bairro São Miguel, com instinto de pervesidade.

A vítima estava trajando bermuda tactel, camisa preta e sandália estilo havaianas, quando foi encontrada com marcas de sangue pelo corpo na praia de São Miguel.

Ainda não se sabe o que motivou e a autoria do crime. Cadáver removido para o departamento de polícia técnica para necrópsia para, em seguida, ser liberado para sepultamento.

A polícia civil segue apurando o caso.

Governador Jerônimo Rodrigues reafirma trabalho contra à violência: “Nossas polícias vão continuar trabalhando”

Em reunião com os chefes das forças de segurança da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues fez um pronunciamento para reafirmar o trabalho firme do Governo do Estado no enfrentamento à violência, ressaltando o compromisso e a dedicação das polícias.

“Mais uma vez, estou aqui reunido com o comando central da segurança pública do estado da Bahia, para garantir a vocês que as nossas polícias vão continuar trabalhando incansavelmente no enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de drogas e contra qualquer tipo de violência, que coloque em risco a segurança da nossa sociedade”, frisou, logo no início da mensagem.

O governador ressaltou, ainda, que “a luta vai continuar com a mão firme do nosso Governo contra as facções criminosas e o tráfico de drogas. Essa é a nossa responsabilidade. Fui eleito para isso”, e lembrou que essa não é uma preocupação apenas da Bahia. “Estive com o presidente Lula e com o ministro Lewandowski, que estão convocando todos os governadores para aprofundar as ações de integração na segurança pública nacional”.

Jerônimo Rodrigues ressaltou ainda que os investimentos em inteligência, tecnologia, recursos humanos, equipamentos e integração seguem sendo ampliados no estado. Durante o pronunciamento, o governador fez um alerta sobre políticos que têm tratado o tema da segurança com irresponsabilidade. “Infelizmente, políticos oportunistas querem fazer desse tema sério um trampolim eleitoral. Usam suas mídias para espalhar terror com inverdades, calúnias e difamações contra a nossa polícia. Exploram a dor de famílias enlutadas e tentam desmoralizar o trabalho sério realizado pelos nossos profissionais de segurança pública”.

Sancionada lei que institui Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas e o Dia Nacional dos Motociclistas. As duas novidades passam a integrar o Código de Trânsito Brasileiro e estão publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18/10), na Lei nº 15.006 .

O Dia Nacional do Motociclista será celebrado em 27 de julho e a semana que compreender esta data será marcada pela Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas.

Segundo informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais da metade dos donos de motocicletas no país não têm habilitação específica para a categoria.

De acordo com um estudo divulgado em setembro, dos 32,5 milhões de proprietários de motos, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil, 17,5 milhões (53,8%) não têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida para esses veículos. Em relação aos acidentes, o estudo indica que as motocicletas respondem por pelo menos 25% dos sinistros e a mais de 30% das fatalidades no trânsito. *Com informações da Agência Gov

Anvisa suspende propaganda, venda e manipulação de ‘chips da beleza’

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta sexta-feira (18), a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos como “chips da beleza”.

O chamado “chip da beleza” é um tipo de terapia hormonal para fins estéticos. O uso do dispositivo também está vinculado à tratamento de sintomas da menstrução e menopausa. Os chips já eram proibidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) pelos riscos à saúde.

Segundo a agência, a medida preventiva foi adotada após denúncias apresentadas por entidades médicas. Diversas associações alertaram sobre a crescente utilização indevida de implantes hormonais no país.

Em dezembro de 2023, o g1 mostrou que sete entidades médicas expressaram preocupação com o tema e enviaram uma carta à Anvisa pedindo providências com relação à comercialização e uso desses implantes.

De acordo com as entidades, há uma alta no atendimento de pacientes com problemas devido ao uso de implantes que misturam diversos hormônios.

Além da suspensão, a agência publicou um alerta sobre o uso dos “chips da beleza”.

“Implantes hormonais para fins estéticos e de desempenho podem ser prejudiciais à saúde, além de não haver comprovação de seguraça e eficácia para essas finalidades”, destaca a Anvisa.

A resolução será publicada nesta sexta no Diário Oficial da União (DOU).

Uso e riscos do ‘chip da beleza’

Os implantes hormonais são implantes de aplicação subcutânea que liberam um determinado hormônio lentamente no organismo.

Há uma diversidade de implantes disponíveis no mercado. O “chip da beleza”, em especial, é o nome dado aos implantes de gestrinona, um hormônio sintético da progesterona, que faz com que a testosterona (hormônio masculino) aumente.

Considerando a falta de evidências científicas, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) afirma que não há recomendação médica para o uso dos implantes, “seja com a finalidade de realizar a terapêutica hormonal da menopausa ou anticoncepção, por escassez de dados de segurança, especialmente de longo prazo”.

Entre os principais efeitos colaterais e riscos associados aos implantes hormonais, segundo a Anvisa, estão:

  • Elevação do colesterol e triglicerídeos no sangue
  • Hipertensão arterial
  • Acidente vascular cerebral (AVC)
  • Arritmia cardíaca
  • Crescimento excessivo de pelos em mulheres
  • Queda de cabelo
  • Acne
  • Alteração na voz
  • Insônia
  • Agitação

Jovens de 18 anos é assassinado com cinco tiros no bairro Santo Antônio em Itabuna

Na madrugada desta segunda-feira (21), por volta das 2:00, o município de Itabuna registrou um crime de homicídio no bairro Santo Antônio. A vítima, Tales Lima Marques, com apenas 18 anos, foi brutalmente assassinado com cinco tiros enquanto se dirigia para sua casa, localizada na rua José Bonifácio, a cerca de 300 metros do local do crime.

Segundo informações obtidas pelo Blog Verdinho Itabuna, os atiradores estavam em uma motocicleta e fugiram em seguida, tomando rumo ignorado. O crime chocou a comunidade, especialmente porque relatos indicam que Tales não tinha envolvimento com a criminalidade, conforme ressaltado por sua irmã.

A irmã de Tales, visivelmente abalada, comentou sobre o caráter do jovem: “Ele era um menino muito bom, foi trabalhar em São Paulo, e retornou para Itabuna, onde já estava morando há quase um ano com minha mãe e mais três irmãos. Não brigava com ninguém, não tinha amizades ruins, era bastante na dele.” Ela ainda contou que a mãe de Tales teve um sonho ruim na noite anterior ao crime e pediu para que o filho não saísse de casa, mas ele desobedeceu e foi até a praça do bairro para se encontrar com amigos.

Outras testemunhas, duas meninas moradoras de outra rua do mesmo bairro, corroboraram a informação da irmã, confirmando que Tales era uma pessoa boa e não tinha envolvimento com o tráfico de drogas ou qualquer atividade criminal.

Além de ser um jovem querido pela sua família e amigos, Tales trabalhava como descarregador de caminhão, o que demonstra sua disposição de contribuir para a sua casa e sua comunidade. A tragédia de sua morte levanta questões sobre a segurança na região e a necessidade de avaliar as dinâmicas da violência que ainda afetam tantos jovens.

Uma equipe do departamento de polícia técnica foi acionada para o local para realizar a perícia e remoção do corpo. Com o jovem, a perícia técnica encontrou o seu celular e o relógio, reforçando a hipótese de que o crime não foi latrocínio, roubo seguido de morte.

O caso continua em investigação, e a comunidade de Itabuna espera por respostas para a perda de um jovem que tinha toda a vida pela frente.

Homem sequestra a própria filha de 3 anos e amigo da sua ex-companheira em Eunápolis

Uma menina de 3 anos de idade e um pintor de 41 anos estão desaparecidos na cidade de Eunápolis, na Costa do Descobrimento baiano. De acordo com informações policiais, os dois foram sequestrados por Amós Santos Moreira, de 24 anos, neste sábado (19). A polícia está fazendo buscas na cidade.

Segundo apuração do Radar News, Amós desconfiava que o pintor Gilglebes Buriti Zamerim mantinha um relacionamento com a sua ex-esposa. O suspeito já tinha mandado de prisão decretado por sequestro.

Na sexta-feira (18), Gilglebes fez um churrasco em sua casa, no bairro Delta Park, com a presença da ex-companheira de Amós, uma mulher de 20 anos que não teve o nome divulgado, e de uma amiga dela.

Conforme relatos, no dia seguinte, sábado, por volta do meio-dia, Gilglebes saiu para levar a amiga até o bairro Juca Rosa, enquanto a ex de Amós permaneceu na sua casa. Quando o pintor chegou ao destino, Amós o atacou com coronhadas, colocou o pinto no banco traseiro do carro e liberou a passageira.

As informações policiais ainda indicam que depois do ataque, Amós foi até a casa de parentes, onde sequestrou a filha de 3 anos – filha do seu antigo relacionamento – e seguiu em direção ao bairro Delta Park para tentar localizar a ex-companheira, que fugiu do local ao saber que ele estava indo até lá.

Ainda, segundo a polícia, durante o sequestro Amós enviou um vídeo em visualização única pelo WhatsApp para a ex-mulher, mostrando Gilglebes ensanguentado dentro do carro. Desde então, o pintor e a criança estão desaparecidos.

Guarda Municipal é morto a tiros em Ubatã

O servidor público Damião Santos foi executado a tiros na noite deste domingo, 20, no bairro Comissão, em Ubatã. Conforme informou o Ubatã Notícias, Damião estava na porta da residência de sua companheira quando o atirador teria chegado numa motocicleta e disparado diversos disparos contra a vítima. Os tiros atingiram sobretudo as costas da vítima.

Damião morreu antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Após o crime, o suspeito fugiu. Damião atuava há anos como guarda no Hospital César Monteiro Pirajá. Uma guarnição do 3º Pelotão da PM de Ubatã esteve no local, mas ninguém foi preso. A Delegacia Territorial de Ubatã vai investigar o crime. *Com informações do Ubatã Notícias

STF retoma julgamento sobre legalidade de revista íntima nos presídios

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta sexta-feira (17) o julgamento sobre a legalidade de revistas íntimas realizadas nos presídios para evitar a entrada de drogas, armas e celulares.

O julgamento começou em 2016 e já foi suspenso outras vezes por diversos pedidos de vista. O placar da votação está 5 a 4 pela ilegalidade da revista íntima.

A análise do caso foi interrompida em maio deste ano por pedido de vista feito pelo ministro Cristiano Zanin.

A Corte julga recurso do Ministério Público para reverter a absolvição de uma mulher flagrada tentando entrar em um presídio de Porto Alegre com 96 gramas de maconha, que estavam enrolados em um preservativo e acondicionados na vagina.

Na primeira instância ela foi condenada, mas a Defensoria Pública recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que a absolveu por entender que o procedimento de revista íntima foi ilegal.

Em 2020, o relator do caso, ministro Edson Fachin, votou pela ilegalidade da busca íntima. Fachin considerou que os funcionários das penitenciárias não podem fazer busca abusiva no corpo de amigos e parentes que vão visitar os presos por tratar-se de violação da intimidade.

O ministro sugeriu a adoção de procedimentos menos invasivos, como o uso de scanners corporais, raquetes de raio-x ou revista corporal superficial, evitando que os visitantes sejam obrigados a retirar a roupa ou terem suas partes íntimas inspecionadas.

O entendimento foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso,  Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Rosa Weber (aposentada).

Em seguida,  Alexandre de Moraes abriu divergência e votou a favor da revista.

Moraes concordou que há um grande número de casos de revistas íntimas vexatórias. No entanto, considerou que a revista íntima não pode ser sempre definida como degradante, de forma automática e sem análise caso a caso, sob pena de colocar em risco a segurança dos presídios.

O voto foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça.

Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado na zona rural do município de Maracás

Um corpo presumivelmente do sexo masculino foi encontrado nesta quinta-feira (17) em uma área de mata, na zona rural de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, região conhecida como Mariquita.

O cadáver teria sido visito inicialmente pelo condutor de um trator, que acionou à Delegacia Territorial, que encaminhou ao local uma equipe da Polícia Civil, tendo constatado a veracidade do fato.

O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal de Jequié, onde permanece e conforme informações levantadas junto ao órgão na manhã de hoje será submetido ao exame necroscópico. A Polícia Civil de Maracás descartou sinais de violência no cadáver.

Galpão que armazenava placas solares desaba após forte chuva na cidade de Jequié

A chuva forte que caiu em Jequié, no Médio Rio de Contas, no Sudoeste baiano provocou o desabamento de um imóvel localizado entre as ruas Frederico Costa e Manoel Vitorino, área central da cidade. De acordo com informações, um galpão que armazenava placas solares não resistiu ao impacto das águas da chuva e desabou, mas ninguém ficou ferido.

Entretanto, os equipamentos que estavam no interior do imóvel foram destruídos. A Defesa Civil Municipal foi acionada e o superintendente do órgão, Murilo Bulhões, foi ao local para determinar o isolamento da área e agentes das Secretaria de Serviços Públicos e de Infraestrutura foram chamados para realizar a limpeza do espaço, além de um engenheiro para fazer avaliação da situação.

Segundo Murilo, a proprietária do imóvel se predispôs a fazer a demolição do que sobrou do galpão e será notificada pela Prefeitura. ”A gente fez o isolamento da área, com um engenheiro para fazer a avaliação, o pessoal das secretarias de Serviços Públicos e da Infraestrutura vai fazer a limpeza da área para voltar a normalidade. A proprietária já se predispôs a fazer a demolição, caso tenha necessidade e nós iremos notificar”, disse o chefe da Defesa Civil em entrevista ao repórter Márcio Lima, da Rádio 93 FM, que tem sua sede nas proximidades do local.

Há um ano e dez meses, em dezembro de 2021, o Rio Jequiezinho transbordou e deixou parte da cidade de Jequié debaixo d’água e na ocasião várias famílias ficaram desabrigadas. *Com informações do Blog Marcos Frahm

CCJ aprova porte de arma a agente socioeducativo e oficial de justiça

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (16), em Brasília, projeto de lei que autoriza o porte de armas de fogo para agentes de segurança socioeducativos – que lidam com jovens infratores – e também para oficiais de justiça.

Como a matéria foi aprovada em caráter terminativo, se não for apresentado recurso para votação no Plenário do Senado, o texto seguirá direto para análise da Câmara dos Deputados. O projeto de lei 4.256 de 2019 é de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES).

“A realidade é que esses agentes socioeducativos fazem um trabalho de fundamental importância, colocando em risco a sua vida, a sua integridade física, a sua integridade moral e a de sua família e a própria sociedade. Se houver uma invasão dentro de uma unidade de internação para adolescentes em conflito com a lei, as pessoas que serão atingidas serão esses agentes socioeducativos”, argumentou o parlamentar.

O projeto modifica o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826 de 2003), que regula a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo no Brasil. O relator da matéria, senador Esperidião Amim (PP-SC), acatou emendas que incluíram também os oficiais de justiça como categoria com direito a porte de arma de fogo.

Fluminense bate o Flamengo no Maracanã e se distancia do Z-4

Na noite desta quinta-feira, 17, o Fluminense venceu o Flamengo, por 2 a 0, no Maracanã, e aumentou a distância para a zona do rebaixamento. Os gols marcados por Lima e Jhon Arias sacramentaram a vitória tricolor no clássico Fla-Flu, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Flamengo teve a primeira derrota sob comando do técnico Filipe Luis e perdeu a chance de se firmar no G-4 do Brasileirão. O Rubro-Negro ocupa a quarta colocação com 51 pontos. Já o Tricolor carioca, em 15º colocado com 33 pontos, respirou na luta contra o rebaixamento e vai dormir fora do Z-4.

O Fluminense volta a campo na próxima terça-feira, 22, para enfrentar o Athletico-PR, no Maracanã. O duelo será de grande importância para as equipes, já que o Furacão amarga a 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento.

Enquanto o Flamengo tem confronto decisivo pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, no próximo domingo, 20, às 16h, também no Maracanã.

Polícia apreende 1 tonelada de drogas no interior da Bahia

Na tarde desta quinta-feira, 17, uma tonelada de maconha, cocaína e crack, foi apreendida pelas Forças Policiais, desarticulando financeiramente uma facção criminosa envolvida em homicídios, tráfico de armas, roubos e corrupção de menores.

Os entorpecentes foram encontrados enterrados em tonéis, em um terreno no bairro de Santa Terezinha, no município de Santo Antônio de Jesus, região do Recôncavo Baiano.

Governo diz que horário de verão este ano está descartado, mas que pode ser retomado em 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou nesta quarta-feira, 16, que o governo concluiu que não há necessidade de retomada do horário de verão para este ano. Contudo, conforme o ministro, está mantida a possibilidade da volta da política a partir do próximo ano, o que dependerá de análise posterior.

O ministro afirmou que a discussão da necessidade de retomada da política foi iniciada em razão da pior seca vivida pelo País desde 1950. “Graças a medidas ao longo do ano, conseguimos chegar com os reservatórios com índices de eficiência”, disse.

Sob o ponto de vista da segurança energética, o adiantamento dos relógios em uma hora é justificado pela necessidade de redução de consumo no horário de ponta. Em tese, as pessoas podem ter um melhor aproveitamento da luz natural.

Essa política geralmente era adotada no mês de outubro de cada ano, até fevereiro do ano seguinte. Tendo em vista o cenário hidrológico desfavorável do momento, com o acionamento mais frequente de termelétricas, mais caras, o retorno do horário de verão chegou a ser apontado como uma realidade “premente” pelo ministro Silveira, em manifestação pública.

Em setembro, o ONS divulgou uma nota técnica avaliando que a volta dessa política poderia trazer maior eficiência ao Sistema Interligado Nacional (SIN), especificamente no atendimento entre 18h e 20h. É nesse período que o sistema fica mais pressionado.

Estadão/Broadcast mostrou no início de setembro que interlocutores do governo apontavam que o retorno do horário de verão não seria imediato. Isso porque as autoridades do setor elétrico já estão adotando outras medidas para aumentar a confiabilidade do sistema.

Em relação à redução da demanda em horário de ponta, há o programa Resposta da Demanda (RD) – quando grandes consumidores apresentam ofertas de redução de demanda em troca de uma remuneração.

Um processo competitivo foi realizado ontem. As empresas vencedoras serão contratadas por um período de três meses, de novembro a janeiro, e receberão uma receita fixa mensal. Em troca, deverão estar disponíveis para reduzir sua demanda de energia elétrica quatro vezes por mês, por períodos de quatro horas, entre 18h e 22h, nos dias úteis.

A política do novo horário era aplicada nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal. O horário de verão tem melhor eficácia nos locais do país mais distantes da Linha do Equador.

Na gestão de Jair Bolsonaro, o Ministério de Minas e Energia (MME) identificou uma “naturalidade” dos efeitos do horário de verão, em função das mudanças de comportamento. Foi verificada intensificação do uso de equipamentos como ar-condicionado, o que teria anulado os efeitos de um melhor aproveitamento da iluminação natural e redução no consumo de energia, segundo a gestão da época.

Em entrevista vereador professor Gideon garante implantação de projetos e melhorias para a educação e empregabilidade em Una

Foto : Jorge Kita

O professor Gideon (Cidadania), vereador eleito em 2024 para ocupar uma vaga no legislativo municipal de Una foi entrevistado pela primeira vez após eleição no programa Jornal página 104 da Una Fm, apresentado pelo Jornalista Mateus Oliver nesta quarta-feira (16).

 Durante a entrevista, o vereador falou dos seus projetos e propostas para a sua legislatura que iniciará em janeiro de 2025 e dentre elas apresentou os projetos “Emprega Una” e “Qualifica Una”, dois dos seus favoritos.

 Os projetos juntos tem como objetivo fomentar a empregabilidade no município, evitando que a juventude e famílias de Una migrem pra outras cidades em busca de oportunidades de emprego e também capacitar os unenses através de cursos agregando diversas áreas como agricultura, piscicultura, turismo, indústria, comércio dentre outros.

 Dentre as projeções do vereador que é professor, também está a construção de uma escola de tempo integral no Bairro Santa Rita com o intuito de proporcionar um ambiente de desenvolvimento mais profundo, com atividades extraclasse que contribuem para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos; garantir a aprendizagem de direitos, deveres e da cultura democrática; Melhoria do desempenho acadêmico; Redução da evasão escolar; Redução de vulnerabilidade social; Orientação para o tempo; Refeições equilibradas; Aprendizado de hábitos de higiene dentre outras atividades.

 O edil ainda projeta a implantação de uma câmara itinerante, que é um programa que aproxima os parlamentares e cidadãos de todos os distritos, bairros e povoados do município e em cada local debater os assuntos mais importantes em discussão em nas comunidades, além de tirar dúvidas da população de modo geral de maneira coletiva.

Texto sob responsabilidade do jornalista Mateus Oliver REG MTE 7.056/BA

 








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia