De acordo com levantamento do IBGE, segundo o conselheiro, os “lixões” ainda são a realidade em 243 municípios. Os aterros controlados – que são uma solução intermediária entre os “lixões” e os aterros sanitários – existem em 67 municípios. Eles, no entanto, não atendem plenamente as normas ambientais e ainda apresentam riscos de contaminação grave ao meio ambiente e à saúde das populações próximas.
:: ‘Destaque1’
Jair Bolsonaro poderá ser preso mesmo se condenado a penas mínimas pelo Supremo Tribunal Federal
Caso seja condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o ex-presidente Jair Bolsonaro irá para uma prisão em regime fechado mesmo que receba as penas mínimas dos crimes atribuídos a ele na denúncia criminal apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) na noite de terça-feira (18).
Na hipótese de condenação pelos cinco delitos de que é acusado, a soma das penas mínimas seria de 12 anos e seis meses, sem considerar as circunstâncias agravantes indicadas pela PGR, e superaria o parâmetro legal para encaminhamento para o regime fechado, que é de 8 anos.
Nesta quinta-feira, Bolsonaro tripudiou sobre a possibilidade de ser preso após julgamento da trama golpista, o que pode ocorrer ainda neste ano. ”O tempo todo [é] vamos prender o Bolsonaro. Caguei para a prisão.”
A totalização das punições máximas previstas para os crimes, considerando as circunstâncias de aumento de pena indicadas pela PGR, chega a 49 anos e 4 meses, segundo cálculo feito pela criminalista Marina Coelho Araújo, que é vice-presidente do Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo) e professora do Insper.
Porém, de acordo com Araújo, em geral nos julgamentos não são aplicadas as penas máximas dos crimes. ”A individualização das condutas, a personalidade da pessoa processada e as circunstâncias de cada crime geralmente impõem a aplicação da pena no intervalo entre mínimo e máximo. Mas não há impedimento de, em caso específico e com fundamentação idônea, serem aplicadas todas as penas em seu grau máximo”, diz a penalista.
Os delitos mais graves indicados na denúncia da PGR são os de tentativa de golpe de Estado e de tentativa de abolição do Estado de Direito, cujas penas mínimas são de 4 anos cada um. Bolsonaro também foi denunciado por supostamente ter liderado uma organização criminosa armada, cuja pena mínima é de 3 anos.
A PGR ainda acusou Bolsonaro pela prática de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, e de deterioração de patrimônio tombado, cujas penas mínimas são de seis meses e de um ano, respectivamente.
O Código Penal estabelece que os condenados a mais de 8 anos devem cumprir a pena em regime fechado, em estabelecimento de segurança máxima ou média. Caso não seja condenado por todos os crimes de que é acusado e as penas somadas fiquem entre 4 a 8 anos, Bolsonaro iria para uma colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar, em regime semiaberto.
Na hipótese de uma punição igual ou inferior a 4 anos, o Código Penal prevê a execução da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado, mas essa pena pode ser convertida em outras medidas restritivas, como a prestação de serviços à comunidade. Porém ainda não há ação criminal instaurada contra o ex-presidente no STF. O início do processo criminal depende da aceitação da denúncia pelo tribunal.
A previsão de ministros do STF é a de que Bolsonaro seja julgado pela trama golpista ainda este ano para evitar uma possível contaminação nas eleições presidenciais de 2026. A estratégia envolve tanto reservar parte do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, para ficar responsável pela análise da denúncia como também uma mudança na agenda da Primeira Turma do Supremo, responsável por julgar os denunciados.
Os prazos, porém, são considerados curtos para a instrução das ações penais. Dois advogados dos denunciados ouvidos pela Folha afirmam que há estratégias para arrastar os processos e apostam que os julgamentos serão postergados. A PGR denunciou Bolsonaro nesta terça-feira e outros 33 pela articulação por um golpe de Estado após a vitória de Lula (PT) nas eleições presidenciais.
O procurador-geral Paulo Gonet ainda vai apresentar outras denúncias sobre a trama golpista do fim de 2022 nas próximas semanas. A decisão da PGR foi fatiar a análise do caso pelos núcleos da investigação. O próximo passo no Supremo será a decisão se a denúncia será recebida ou rejeitada. Caso o STF decida acolher a denúncia, os nomes listados pela Procuradoria serão considerados réus e chamados para apresentar defesa.
O estágio seguinte será a oitiva de testemunhas e o interrogatório dos réus. As defesas podem apresentar listas com nomes de pessoas que devem ser ouvidas pelo Supremo, e uma das táticas para arrastar os processos é a inclusão de dezenas de testemunhas para audiências. A fase posterior é a abertura de prazo para as alegações finais, momento no qual as defesas podem contestar as provas incluídas pela PGR na denúncia e levantar elementos que apontem a inocência dos réus.
Só após as alegações finais é que o Supremo deve marcar uma data para o julgamento da trama golpista. Todo o processo será conduzido por Alexandre de Moraes, relator do caso. O julgamento deve ocorrer na Primeira Turma do STF —composta por Moraes e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia. O colegiado se reúne a cada 15 dias, e avalia-se mudar a periodicidade para uma sessão por semana para acelerar a análise das denúncias.
A denúncia contra Bolsonaro e aliados teve como base o relatório da investigação da Polícia Federal sobre a trama golpista para impedir a posse de Lula. Os indícios já são conhecidos desde o início de 2024, quando a PF revelou, com base em provas e na delação do tenente-coronel Mauro Cid, que o ex-presidente teria apresentado aos chefes das Forças Armadas uma proposta de golpe de Estado.
*Por Flávio Ferreira | Folhapress
Prazo para carimbar data de validade em cascas de ovos vendidos a granel é adiada para setembro
O Ministério da Agricultura adiou para o dia 4 de setembro deste ano o prazo para os produtores rurais carimbarem a casca do ovo vendidos a granel com a data de validade e com o número de registro do estabelecimento produtor.
A alteração foi feita pela portaria do Ministério da Agricultura, publicada na quarta-feira (19), atualizando a portaria anterior, de setembro de 2024, que determinava as adequações até o dia 4 de março de 2025.
A medida não vale para os ovos que sejam vendidos em estojos ou em bandejas plastificadas, com a data de validade no rótulo,que são os mais comuns em supermercados, explica José Eduardo dos Santos, presidente da organização avícola do Rio Grande do Sul e Conselheiro do Instituto Ovo Brasil (IOB) e da Associação Brasileira de Proteínas Animal (ABPA).
A nova portaria do Ministério da Agricultura prevê ainda que a tinta utilizada para a impressão ou marcação da casca de ovos deve ser “específica para uso em alimentos, atóxica” e “não constituir risco de contaminação ao produto”.
O presidente da organização avícola do RS conta que a legislação que determina as regras de classificação e embalagens de ovos não era atualizada desde 1991, e que isso era um problema, pois o setor cresceu muito “de lá para cá”.
Nesse processo de expansão, não apenas grandes empresas entraram no mercado, como também pequenos produtores. “Mas não se tinha um regramento muito uniforme, uma estrutura, por exemplo, de rastreabilidade”, conta Santos.
“Essa exigência de carimbo no ovo solto, a granel, vai ajudar muito nas questões sanitárias. Porque, às vezes, a gente precisa saber a procedência de um produto. Se tu não tem a informação, fica bem complicado”, comenta.
Bombeiros fazem busca por adolescente em praia de Ilhéus
Um adolescente desapareceu, na tarde desta terça-feira (18), quando nadava na Praia de Barramares, litoral norte de Ilhéus. A suspeita é de que ele tenha sido vítima de afogamento.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para atender a uma ocorrência de afogamento no local. Segundo a corporação, o adolescente tem 15 anos. Ele ainda não foi identificado. Bombeiros fazem buscas no local.
Adolescente morre após injetar mistura de borboleta esmagada com água na Bahia
Um adolescente de 14 anos morreu em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, após sofrer uma infecção generalizada causada por uma mistura de borboleta esmagada com água. O caso aconteceu na última quinta-feira, 13.
Davi Nunes Moreira era natural do município de Planalto, na Bahia. Ele estava internado há sete dias no Hospital de Base, mas não resistiu à gravidade do quadro.
De acordo com informações preliminares, Davi teria participado de um desafio perigoso encontrado na internet, que consistia em injetar, com uma seringa, em seu próprio corpo uma mistura de borboleta esmagada com água.
O experimento resultou em uma infecção severa, que rapidamente se espalhou por seu organismo, levando a um estado irreversível de saúde. A família recebeu o corpo do adolescente nesta sexta-feira, 14.
Colisão entre ônibus e carreta na BR-415 deixa motorista ferido e causa congestionamento
Na manhã desta segunda-feira (17 ) por volta das 9h, um acidente envolvendo um ônibus da empresa Novo Horizonte e uma carreta resultou em uma colisão frontal na BR-415, nas proximidades da ponte do Atacadão/Cidadelle. De acordo com as informações, apenas o motorista do ônibus sofreu ferimentos leves.
Embora a BR-415 seja uma rodovia federal, o trecho onde ocorreu a colisão é sob a jurisdição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
A PRE confirmou que o atendimento à ocorrência está em andamento e informou que mais detalhes serão disponibilizados assim que o registro do incidente for concluído. A situação evidencia a importância da cautela em estradas movimentadas, especialmente em horários de maior fluxo.
Escola é invadida pela quarta vez em Salvador e tem todas as carnes do estoque de merenda roubadas
A Escola Municipal Pedro Gordilho, localizada no bairro de São Cristóvão, em Salvador, precisou suspender as aulas da primeira semana do ano letivo após sofrer a quarta invasão. Na ação mais recente, ocorrida na terça-feira (11), os suspeitos levaram toda a carne do depósito de merenda, além de outros itens essenciais para o funcionamento da unidade.
Entre os objetos furtados estão cinco notebooks, leite, uma maleta pedagógica e materiais de educação física, como coletes e cordas. Além dos prejuízos com os itens roubados, portas e janelas foram danificadas durante a invasão.
A Secretaria Municipal de Educação informou que equipes de manutenção já iniciaram os reparos na estrutura da escola e que a reposição da merenda está sendo organizada. No entanto, ainda não há previsão para o retorno das aulas.
A invasão da Escola Municipal Pedro Gordilho não é um caso isolado. No ano passado, pelo menos nove escolas foram arrombadas em Salvador. Entre elas, a Escola Municipal Dom Eugênio de Araújo Sales, no bairro de Periperi, que foi alvo de criminosos no dia 14 de janeiro. Na ocasião, foram levadas seis televisões, um botijão de gás e até uma bomba de água.
Diante da recorrência dos furtos, gestores educacionais cobram medidas para reforçar a segurança nas unidades de ensino da capital baiana.
PRF apreende 38 kg de cocaína em carro usado em sequestro de vice-prefeito de Santa Cruz Cabrália
Uma ação resultou em 38 quilos de cocaína apreendidos em um trecho da BR-367 de Eunápolis, na Costa do Descobrimento. O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (12). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga, embalada em 38 tabletes, estava escondida em um compartimento oculto dentro das portas de um Renault Duster.
O veículo tinha sido tomado em um assalto seguido de sequestro do vice-prefeito eleito de Santa Cruz Cabrália, Cláudio Xêpa, em dezembro do ano passado. Na ocasião, o político viajava com um filho, quando foram abordados pelos assaltantes, informou o Radar News, parceiro do Bahia Notícias.
Quando foi preso nesta quarta, o condutor transportava a droga de Minas Gerais para Porto Seguro, na mesma região de Eunápolis, onde reside.
Ainda segundo a PRF, os policiais fiscalizavam o trecho quando abordaram o veículo. Na checagem, constataram indícios de adulteração no veículo e após análise mais detalhada confirmaram a suspeita. Tratava-se de um automóvel com registro de roubo em Santa Cruz Cabrália, também na mesma região, associado a um sequestro ocorrido em dezembro de 2024.
Ainda na vistoria, os agentes encontraram diversos tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína (cerca de 30 kg) e pasta base (quase 8 kg). O condutor, o veículo e a droga foram levados para uma delegacia de Eunápolis.
Em 10 anos, uso de internet por crianças entre 6 e 8 anos dobrou no Brasil
Nos últimos dez anos, o uso de internet e a posse de aparelho celular dobraram entre as crianças brasileiras até 8 anos. Os dados constam no estudo produzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lançado nesta terça-feira (11).
Segundo a Agência Brasil, considerando-se a faixa etária de 0 a 2 anos, a proporção de crianças usuárias de internet saltou de 9% em 2015 para 44% no ano passado. Já na faixa etária de 3 a 5 anos, o salto foi de 26% para 71% no mesmo período e, entre 6 e 8 anos, o uso dobrou, passando de 41% para 82%. O estudo, feito com base nas pesquisas TIC Domicílios e TIC Kids Online Brasil, entre 2015 e 2024.
A proporção de crianças que possuíam celular próprio subiu entre 2015 e 2024: de 3% para 5% na faixa de 0 a 2 anos; de 6% para 20% na de 3 a 5 anos e de 18% para 36% na faixa etária de 6 a 8 anos. No caso do computador, no entanto, aconteceu o contrário. Em 2015, 26% das crianças de 3 a 5 anos e 39% das de 6 a 8 anos utilizavam esse tipo de equipamento. Em 2024, as proporções diminuíram para 17% e 26%, respectivamente.
Litoral baiano tem alerta para chuvas durante os próximos dias
A maior parte do litoral baiano está com alerta de chuvas intensas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta, que foi emitido na terça-feira (5), começa na altura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, e vai até Mangue Seco, no limite da Bahia com o estado de Sergipe.
Conforme o Inmet, há possibilidade de 50 mm de chuva por dia, além de ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h. Algumas das cidades que podem ser atingidas pelo temporal são a capital Salvador, municípios da região metropolitana, como Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, Feira de Santana e região, além Ilhéus, Itabuna, Itacaré e Porto Seguro, no sul do estado.
Morre segunda vítima baleada em assassinato de Vitor Rubato em Jequié
Uma tragédia abalou a cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, no dia 13 de janeiro. Paulo Roberto José Cardoso, de 54 anos, e seu filho, Vitor Rubato Cardoso, foram alvejados a tiros durante uma divergência com um indivíduo identificado como J.S.M., que trabalhava como ajudante de pedreiro em uma construção na Travessa 3ª Everaldo Santos/22, no bairro Pompílio Sampaio.
Infelizmente, Vitor Rubato não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Seu pai, Paulo Roberto, foi socorrido e levado para o Hospital Geral Prado Valares, onde passou 21 dias internado, lutando pela vida. No entanto, ele não resistiu e faleceu nesta segunda-feira, 03 de fevereiro.
A polícia iniciou uma investigação rigorosa e, após diligências conjuntas, conseguiu localizar e prender o autor do crime em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. J.S.M. também responde por outro crime grave: assassinato em Itagiba, em 2012.
A prisão de J.S.M. foi um grande alívio para a família de Paulo Roberto e Vitor Rubato, que agora busca justiça pela perda de seus entes queridos. A comunidade de Jequié também se solidarizou com a família e espera que a justiça seja feita.
Violência: Barcelona de Ilhéus emite Nota de Repúdio após ter ônibus apedrejado
O Barcelona de Ilhéus vem a público manifestar seu repúdio a um grave ato de violência ocorrido no último domingo, 02 de fevereiro, às 18h30. O ônibus da equipe foi alvo de um objeto desconhecido, resultando na quebra total do para-brisa. No momento do ataque, os jogadores estavam dentro do veículo, tornando a situação ainda mais grave e inadmissível.
Em um momento em que o Brasil discute a necessidade de combater a violência no futebol, e considerando os recentes acontecimentos em Recife, onde pessoas saíram gravemente feridas, não podemos aceitar que episódios como esse continuem ocorrendo. O futebol deve ser decidido dentro das quatro linhas, com dignidade, respeito e espírito esportivo.
Ilhéus é a única cidade no interior da Bahia com dois times na Série A do Campeonato Baiano, e é inadmissível que um ato de vandalismo como esse ocorra às vésperas de um Clássico tão importante para nossa cidade. Não há espaço para esse tipo de rivalidade extremista e perigosa.
Além disso, repudiamos toda e qualquer incitação à violência entre as torcidas, como as que circularam nas redes sociais de Ilhéus nesta semana. O esporte deve unir, não dividir, e é fundamental que todos – clubes, torcedores e autoridades – trabalhem juntos para garantir um ambiente seguro e pacífico.
O presidente do Barcelona de Ilhéus, Weliton Nascimento, lamenta profundamente o ocorrido e reforça que o futebol é para ser jogado dentro de campo. “Essa rivalidade precisa existir apenas nas quatro linhas. Fora delas, devemos enxergar o futebol como uma ferramenta de crescimento para a cidade. Não se trata de um time ou de outro, mas sim do futebol de Ilhéus, que precisa ser visto com respeito e dignidade.
Diante desse cenário, cobramos das autoridades competentes uma apuração rigorosa dos fatos e a punição dos responsáveis. A violência não pode ser normalizada, e é fundamental garantir a segurança de todos os envolvidos no futebol – atletas, comissões técnicas, torcedores e profissionais que trabalham no esporte.
O Barcelona de Ilhéus repudia qualquer forma de violência, dentro e fora de campo, e reforça seu compromisso com um futebol pautado na ética, no respeito e na paz.
Assessoria de Comunicação Barcelona de Ilhéus.
Batida entre carretas deixa um morto e interdita rodovia no oeste da Bahia
Pelo menos uma pessoa morreu em um acidente envolvendo duas carretas na BR-020, na altura da cidade de São Desidério, no oeste da Bahia, nesta segunda-feira (3). Os dois veículos ficaram atravessados na pista, o que causou um engarrafamento de 8 km em um dos sentidos da via.
De acordo com informações apuradas pela TV Oeste, afiliada da TV Bahia em Barreiras, o motorista da carreta seguia de Luís Eduardo Magalhães para Brasília, quando perdeu o controle do veículo. Chovia no momento do acidente e a pista estava molhada.
Ao perder o controle, a carreta fez uma manobra estilo “L” na pista e bateu no segundo veículo, uma carreta tanque, que seguia na direção oposta – de Brasília para Luís Eduardo Magalhães.
A carreta gameleira atingiu a carreta tanque na lateral, entre os dois compartimentos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e confirmou uma morte no local. Não foi detalhado quem era a vítima.
Não foi informado se os veículos estavam carregados. Como as carretas bloquearam totalmente a passagem de veículos, a pista está interditada. Além dos profissionais do Samu, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Departamento de Polícia Técnica foram acionados. *Com informações do g1
Preço do café segue em alta e valor ao produtor é o maior já registrado
O preço do café arábica pago ao produtor atingiu, em janeiro deste ano, o maior valor da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Segundo o levantamento, a saca de 60 quilos foi comercializada, em média, por R$ 2.301,60, representando um aumento de 6,8% em relação a dezembro de 2024, quando o valor médio era de R$ 2.154,88.
A escalada nos preços do café já vem sendo observada há meses. No último dia de janeiro, por exemplo, a saca do café robusta alcançou R$ 2.074,00. Já o arábica encerrou o mês cotado a R$ 2.508,00, próximo ao recorde de R$ 2.550,00, registrado em fevereiro do ano passado.
Os dados do Cepea também indicam que, no acumulado de 12 meses, o café robusta teve uma valorização expressiva de 173%, enquanto o arábica subiu 145%. Especialistas do setor estimam que, ao longo de 2025, os preços podem aumentar cerca de 20%, impulsionados por fatores como clima adverso, demanda aquecida e oscilações no mercado internacional.
Jovem de 20 anos morre após carro capotar em Potiraguá; vítima foi arremessada a cerca de 20 metros do veículo
Um jovem de 20 anos morreu após perder o controle da direção do carro que dirigia e o veículo capotar na madrugada de domingo (2), na BA-270, trecho da cidade de Potiraguá, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil do município, com o impacto, a vítima foi arremessada a aproximadamente 20 metros.
Lucas Amaral Lacerda chegou a ser socorrido e levado para o Hospital de Potiraguá, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em seguida, foi transferido em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel para Vitória da Conquista, mas não resistiu aos ferimentos.
Veículo cai de ponte e motorista morre no sudoeste da Bahia
O motorista de um carro de passeio morreu ao perder a direção do veículo e cair de uma ponte em Iguaí, no Médio Sudoeste, neste domingo (2). A vítima foi identificada como Eduardo da Cruz Santos, de 41 anos, popularmente conhecido como Eduardo do Queijo, de 41 anos, que perdeu o controle do veículo ao transitar por uma ponte na região de Ibipironga.
Segundo a polícia, Eduardo saiu de uma festa na zona rural de Iguaí, por volta das 2h15min, quando perdeu o controle da direção do carro em uma curva. O veículo só foi visto horas depois do acidente. O lado do motorista ficou totalmente submerso.
Eduardo foi encontrado sem vida, preso às ferragens. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itapetinga. Não há informações sobre velório e sepultamento. Com informações do G1-BA.
Mulher não resiste ferimentos e morre no hospital após ser baleada em Jequié
Uma mulher, acabou morrendo no Hospital Geral Prado Valadares após ser baleada por criminosos na madrugada desta sexta-feira (31) em Jequié, mais precisamente em uma localidade conhecida como “Caranguejo” no bairro Mandacaru (RELEMBRAR).
A vítima de identidade ainda não revelada teve a casa invadida por marginais e foi atingida por tiros que acabaram ceifando a sua vida.
Com isso, o número de homicídios no município sobe 14 apenas no primeiro mês de 2025, mesmo com um grande aparato das forças policiais do estado unidas em detrimento da “Operação Hórus”, que tem como objetivo combater a violência letal contra a vida no município.
A vítima segundo informações relatadas ao jornalista Mateus Oliver, estava na companhia de mais dois elementos (um casal) que conseguiu fugir.
O crime, segundo apuração da nossa reportagem possui ligação com a disputa de facções por território na região e a partir de então passa a ser investigado pela Polícia Civil.
Fonte:Mateus Oliver Repórter
Conselheiro alerta prefeitos baianos sobre a obrigação de acabar com os lixões
O conselheiro Nelson Pellegrino, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, alertou os novos prefeitos sobre a necessidade de priorizar a regularização da gestão de resíduos sólidos para atender o novo Marco do Saneamento, estabelecido na Lei nº14.026, de 2020, e cumprir o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, descrita na Lei nº12.305, de 2010. Isto significa acabar com os “lixões” que ainda são utilizados por 243 municípios baianos como destinação dos resíduos sólidos, e que representam um grave problema ambiental e de saúde pública.
A advertência foi feita pelo conselheiro e diretor da Escola de Contas do TCM em palestra no 8º Encontro de Prefeitos e Prefeitas, organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), que se encerrou nesta quinta-feira (30/01), no Centro de Convenções de Salvador, e que reuniu prefeitos, vereadores e dirigentes municipais de todos os 417 municípios baianos.
Casal e filho morrem vítimas de acidente entre carro e caminhão na BR-101, trecho de Ibirapitanga
Um casal e o filho morreram vítimas de um trágico acidente de trânsito ocorrido na tarde desta sexta-feira (24) na BR-101, trecho do município de Ibirapitanga, no Sul baiano.
De acordo com o Ubatã Notícias, o motorista de um carro oriundo de Ubaatã, identificado como Luís Felipe, que estava na companhia da esposa Thayne Reis e do filho pequeno seguiam para a cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador depois de participarem de uma inauguração da empresa Lexcom, em Ubatã.
O veículo, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), teria colidido na traseira de um caminhão baú, da empresa Noronha Pescados. Testemunhas informaram que o veículo de passeio e o caminhão teriam derrapado antes do acidente. Há a suspeita de óleo na pista. Polícias Militar, Rodoviária Federal e Técnica estiveram no local para o registro da ocorrência e os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal. A família residia em Camaçari/BA.
Jovem de 19 anos é preso por estupro contra criança de 10 anos em via pública na Bahia
Um jovem de 19 anos foi preso por estupro de vulnerável na segunda-feira (20). O mandado de prisão contra ele foi cumprido no município de Ponto Novo, no norte da Bahia.
O crime ocorreu em Caldeirão Grande, em 20 de novembro de 2024.
Conforme apurado pela TV São Francisco, afiliada da TV Bahia na região, a vítima é uma criança de 10 anos. Ela foi abusada sexualmente, em via pública.
O homem teria ainda gravado as cenas, que foram amplamente divulgadas posteriormente.
Segundo a Polícia Civil, ele foi localizado no bairro Oscar Macedo I. Após trocas de informações entre os agentes, o suspeito foi levado para a 16ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina), onde segue detido à disposição da Justiça.
Governo declarou situação de emergência no trecho da BR-101 que abrange a ponte sobre o Rio Jequitinhonha e seus acessos
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Bahia, Roberto Alcântara de Souza, declarou situação de emergência no trecho da BR-101 que abrange a ponte sobre o Rio Jequitinhonha e seus acessos, no quilômetro 661,72, em Itapebi, no extremo-sul da Bahia. A portaria está na edição de hoje (22) do Diário Oficial da União.
O DNIT já havia determinado a suspensão do tráfego de veículos de transporte de carga no local desde domingo (19), devido às condições precárias da ponte, que apresenta problemas estruturais e funcionais.
De acordo com a portaria desta quarta-feira, há necessidade urgente de ações, por parte do DNIT, para garantir a segurança dos usuários da referida rodovia, conforme nota técnica expedida pela Superintendência Regional do Departamento.
Desde a suspensão do tráfego de veículos de carga na ponte, o DNIT sugeriu rotas alternativas. Para quem sai de Eunápolis sentido Salvador, a alternativa é seguir pela BR-367 até acessar a BR-116. Já quem viaja da capital baiana para o sul do estado pode usar a BR-116 como rota principal.














