WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
 



secom bahia









auto posto cachoeirinha



(73) 99158-7750

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


:: ‘Destaque1’

Empresas oferecem 33 vagas de emprego para pessoas com e sem experiência para segunda-feira em Jequié

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Carteira de Trabalho física ou Digital, RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade, além de certificados de cursos, se assim desejar.

 Essas são apenas algumas vagas disponíveis e estão sujeitas ao limite de encaminhamentos. Para consultar a lista completa, o trabalhador deve comparecer à unidade do Sine Bahia em Jequié.
A unidade do SAC em Jequié funciona até as 17h ao lado da Policlínica Regional na Avenida Otávio Mangabeira, bairro do Mandacaru.

VAGAS DE JEQUIÉ PARA DIA 27/01/2025

ANALISTA AMBIENTAL PLENO
Ensino superior completo em Biologia ou Engenheiro Ambiental
Experiências comprovada na função
Habilidade com monitoramento de flora e elaboração de relatórios técnicos para órgãos ambientais
01 VAGA

OPERADOR DE BETONEIRA
Ensino fundamental completo
Experiências comprovada em construção civil
01 VAGA

VENDEDOR DE COMERCIO VAREJISTA
Ensino médio completo
Experiência comprovada na CTPS
Possuir CNH B e veículo
01 VAGA

VENDEDOR INTERNO
Ensino médio completo
Experiência comprovada na CTPS
01 VAGA

RECEPCIONISTA ATENDENTE
Ensino médio completo
Experiências comprovada na CTPS
Ter disponibilidade de horário
01 VAGA

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Ensino técnico completo na área
Experiência comprovada na CTPS em construção
Habilidade com gestão documental e fiscalização de obras
01 VAGA

INFLUENCIADOR DIGITAL
Ensino médio completo
Experiência comprovada na função
Habilidade com midia social e criação de conteúdo para plataformas Instagram, Facebook e Tiktok
02 VAGAS

AUDITOR INTERNO
Ensino médio completo
Experiência comprovada na função
Habilidade com auditoria de estoque e inventário
Disponibilidade para viajar
01 VAGA

SUPERVISOR DE FROTAS
Ensino superior completo em Administração, Logística e áreas afins
Experiência comprovada na função e ter CNH A/B
Habilidade com liderança de equipe e gestão de frotas leves e pesadas
01 VAGA

CONFECCIONADOR DE CALÇADOS (JOVEM APRENDIZ)
Ensino médio completo ou em curso
18 a 21 anos
10 VAGAS

CONFECCIONADOR DE CALÇADOS
Ensino fundamental incompleto
10 VAGAS

REPRESENTANTE DE VENDAS
Ensino médio completo
Experiência na função, Possuir CNH A/B
02 VAGAS

PADEIRO
Ensino fundamental incompleto
Experiência comprovada NA CTPS
02 VAGAS

INSTALADOR DE ADESIVOS E PLACAS
Ensino médio incompleto
Experiência na função e disponibilidade de horário
Possuir CNH B
01 VAGA

Prefeitura de Jequié segue com manutenção e ampliação dos serviços de iluminação pública

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Serviços Públicos, segue promovendo ações de manutenção e serviços de ampliação da iluminação pública, garantindo mais segurança à população.

Nesta segunda-feira, 20, as equipes atuaram nos bairros Curral Novo e Mandacaru, realizando a substituição de lâmpadas de LED danificadas, investimento que posiciona o município como referência regional pela qualidade e modernidade de sua iluminação pública.

Além dessas localidades, outras áreas receberam melhorias, como nas ruas da Baixa do Bonfim, Pau Ferro e no entorno da Praça da Bíblia, no Jequiezinho, onde novas lâmpadas de LED foram instaladas, acompanhadas de reparos nos equipamentos que compõem o sistema.

Essas intervenções oferecem maior luminosidade e promovem o uso mais seguro de vias públicas e espaços coletivos, beneficiando diretamente a mobilidade noturna e a convivência entre os moradores.

Com o intuito de garantir a continuidade dos serviços, a Prefeitura disponibiliza um aplicativo para que a população solicite manutenções ou acompanhe as etapas de ampliação e modernização da iluminação pública.

A ferramenta SipuB Iluminação Fácil tem sido elogiada por facilitar a comunicação direta entre os moradores e os serviços de iluminação, promovendo agilidade no atendimento às demandas e reforçando o compromisso com a qualidade do atendimento prestado.

Menino de 5 anos é eletrocutado ao encostar em cerca de arame

Um menino de 5 anos foi eletrocutado, na segunda-feira (20), depois de ter contato com uma cerca de arame energizada no povoado do Morrão, na zona rural de São Desidério, no oeste da Bahia. O corpo de Thallys Gabriel Lopes Delgado foi encontrado com um dos dedos presos no arame.

De acordo com a Polícia Civil, a mãe da criança contou que o filho brincava sem roupas na frente de casa com uma lata de areia. Por volta das 10h, ela foi procurá-lo e não encontrou.

Ao perguntar sobre a criança ao filho mais velho, que tem 14 anos, a mãe foi informada que a criança tinha saído do local para ver um macaco que tinha passado.

Sem encontrar o menino, a mãe foi até a delegacia pedir ajuda. Por volta do meio-dia, ela recebeu uma ligação com a informação de que o corpo do menino foi encontrado por um vizinho.

A criança não tinha sinais de violência. Durante a perícia, foi constatado que passava uma carga elétrica na cerca onde o menino estava com o pé preso. Um dos agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) chegou a tomar um choque elétrico leve.

O corpo da menino foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras. Não há detalhes sobre o velório e sepultamento dele.

A delegacia de São Desidério abriu um inquérito para investigar o caso e aguarda a conclusão do laudo da necrópsia para continuar as investigações.

Caso de desaparecimento em Una: Família busca respostas sobre DNA de ossada encontrada

Após quase um ano do desaparecimento de Sineide de Jesus Nazário, de 50 anos, a família da moradora do bairro Marcel Ganem, em Una, sul da Bahia, continua a luta por respostas que a autoridade ainda não conseguiu fornecer. A expectativa gira em torno do exame de DNA da ossada humana descoberta em 15 de abril de 2024, em uma área de mata na região da torre de Una.

Rosineide, irmã de Sineide, relatou que no dia 2 de maio do ano passado, a Justiça coletou material genético de seus dois filhos para a realização do teste comparativo. As amostras partiram para Salvador no dia 7 de maio, mas, após quase nove meses, a família permanece sem qualquer retorno que possa confirmar se a ossada é, de fato, de Sineide.

Sineide foi vista pela última vez em 29 de fevereiro do ano passado, e desde então, sua ausência se tornou uma pesada carga emocional para a família, que anseia por justiça e pelo esclarecimento do que ocorreu.

Homem é esfaqueado até a morte, esposa sobrevive e suspeito é preso em flagrante em Ilhéus

Noite de domingo (19) violenta na zona sul de Ilhéus, desta vez no Cururupe. Um homem apenas identificado por Diego foi assassinado a golpes de faca, tipo peixeira, enquanto a sua esposa sobreviveu da tentativa de homicídio, sendo levada para o centro cirúrgico do Hospital Costa do Cacau.

Informações obtidas pelo Fábio Roberto Notícias, o homem estava limpando um terreno, quando um indivíduo se aproximou perguntado onde o casal morava. Após responder que residiam no Teotônio Vilela, o suspeito atacou Diego desferindo-lhe vários golpes de faca, além de atingir a esposa, que conseguiu escapar mesmo ferida.

Imediatamente, a polícia militar entrou em ação e obteve êxito na prisão em flagrante do suspeito, sendo levado no camburão e apresentado no plantão da 7ª COORPIN, ficando à disposição da justiça.

Duplo homicídio em Jequié eleva para 11 o número de pessoas assassinadas em 19 dias

Um adolescente identificado como Ruan Gabriel Souza Barbosa, 15 anos e Elton Souza Barbosa, 19 anos foram mortos a tiros na quadra S do residencial Beira Rio no Bairro Cidade Nova em Jequié na madrugada deste domingo (19).

 O duplo homicídio aconteceu após duas semanas sem registro de crimes desta natureza e eleva o número de homicídios a 11 na cidade apenas nos primeiros 19 dias do ano de 2025. A Polícia Civil informou, que várias pessoas foram vistas no local com diversos tipos de armas e que momentos após serem vistos invadiram a residência das vítimas e executaram Elton dentro do Imóvel.

Já Ruan chegou a tentar fugir, mais foi alcançado pelos executores e executado na frente da residência.

Ainda de acordo com informações da polícia ao jornalista, Elton já tem passagens pela polícia e seria envolvido no tráfico de drogas, já o adolescente não possui registros de antecedentes e ambos residiam juntos. A polícia militar esteve no local e isolou a cena do delito para que a Equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) fizesse a remoção dos corpos que foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Jequié. A Polícia Civil investiga o crime. Fonte: Mateus Oliver Repórter

Em nosso INSTAGRAM tem muito mais; segue lá

Confira a lista de jogos dos campeonatos estaduais de hoje (19/01)

O futebol brasileiro profissional está de volta para a temporada 2025 com muitos campeonatos estaduais. A bola volta a rolar em torneios regionais neste domingo (19) e times da Série A jogam suas competições neste fim de semana.

Veja todos os jogos no Brasil neste domingo (19)

Campeonato Alagoano

ASA x Penedense (16h)

CSE x CRB (16h)

Campeonato Baiano

Vitória x Jacuipense – (16h)

Jacobina x Bahia – (18h30)

Campeonato Brasiliense

Capital x Ceilandence – (15h30)

Brasiliense x Samambaia – (16h)

Campeonato Capixaba

Rio Branco x Vilavelhense – (16h)

Campeonato Carioca

Portuguesa x Madureira – (17h)

Boavista x Vasco – (19h)

Bangu x Volta Redonda – (20h)

Flamengo x Nova Iguaçu – (21h)

Campeonato Catarinense

Chapecoense x Marcílio Dias (16h)

Criciúma x Concórdia (16h)

Santa Catarina x Caravaggio (16h)

Barra x Joinville (18h)

Campeonato Cearense

Floresta x Barbalha – (16h)

Ferroviário x Horizonte – (18h30)

Campeonato Goiano

Aparecidense x ABECAT – (16h)

Goiânia x Atlético-GO – (16h)

Jataiense x Goianésia – (16h)

Anápolis x Vila Nova – (16h)

Campeonato Maranhense

Viana x Sampaio Corrêa – (15h30)

Campeonato Mato-grossense

União x Academia – (19h)

Campeonato Mineiro

Aymorés x Atlético-MG – (11h)

Cruzeiro x Tombense – (20h)

Uberlândia x América-MG – (21h)

Campeonato Paraense

Castanhal x Caeté – (9h)

Santa Rosa x Independente – (10h)

Tuna Luso x Bragantino – (10h)

Cametá x Águia de Marabá – (17h)

Paysandu x Capitão Poço – (17h)

Campeonato Paraibano

Campinense x Treze – (16h)

Patos x Sousa – (17h)

Campeonato Paranaense

Cascavel x Coritiba – (16h)

Operário x Rio Branco – (18h30)

Paraná x Andraus – (18h30)

Campeonato Paulista

São Bernardo x Bragantino – (16h)

Mirassol x Água Santa – (16h)

Corinthians x Velo Clube – (18h30)

Ponte Preta x Santos – (20h30)

Campeonato Pernambucano

Santa Cruz x Afogados – (16h)

Central x Náutico – (18h)

Campeonato Piauiense

Oierense x 4 de julho – (15h30)

Fluminense x Atlético – (16h)

Campeonato Potiguar

Baraúnas x Globo – (16h)

Campeonato Sergipano

Itabaiana x Sergipe – (16h)

Campeonato Sul-Mato Grossense

Naviraiense x Corumbaense – (16h)

Costa Rica x Coxim – (17h)

Volta antecipada dos campeonatos estaduais

O futebol brasileiro está de volta neste fim de semana. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), antecipou o calendário nacional por causa do Mundial de Clubes – que será disputado em meio ao Campeonato Brasileiro e que conta com Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras como representantes do país.

A antecipação das datas foi a medida adotada pela CBF para não cortar datas dos torneios regionais no ano de Mundial de Clubes.

A entidade também não prevê partidas da Série A durante os jogos da primeira janela das Datas Fifa, porém compromissos do Brasileirão estão previstos para acontecer um dia depois do último jogo das Eliminatórias ou de amistosos de seleções em 2025.

Botafogo perde para o Sampaio Corrêa e deixa zona de classificação no Carioca

O Botafogo foi derrotado pelo Sampaio Corrêa por 2 a 1, neste sábado (18), em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Carioca, no estádio Lourival Gomes de Almeida, em Saquarema. Pernão e Guilherme marcaram os gols da vitória do Galo, enquanto Serafim diminuiu para o Alvinegro. Agora, o Glorioso assume a sexta posição e volta a campo na próxima quarta-feira (22), contra o Volta Redonda, no Nilton Santos.

Agora, o Botafogo encara o Volta Redonda na próxima quarta-feira (22), a partir das 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos, pela quarta rodada do Campeonato Carioca, em busca dos três pontos para voltar a brigar pela zona de classificação.

Juazeirense e Barcelona empatam sem gols na 3ª rodada do Baianão

Na abertura da terceira rodada do Campeonato Baiano de 2025, o Juazeirense recebeu o Barcelona de Ilhéus no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. Ao fim, o placar encerrou sem gols marcados, em 0x0, com um ponto somado para cada equipe.

A equipe mandante protagonizou o seu primeiro empate na temporada, tendo em vista que venceu, na primeira rodada e perdeu na partida anterior, com quatro pontos somados, sendo o 5º colocado. O Barcelona, no entanto, só empatou na competição, vindo de três jogos com placar em igualdade, somando três pontos na tabela, na 6ª posição

Na próxima rodada, o Cancão de Fogo visita o Jacuipense, atual 4º colocado, no domingo, 26, às 18h30. A Onça, por sua vez, recebe o Jacobina, na quarta-feira, 22, às 19h15.

Prefeita Laryssa Dias busca avanços para Ipiaú no Governo do Estado

A Prefeita de Ipiaú, Laryssa Dias e o Deputado Estadual Niltinho participaram de audiência em Salvador com Adolfo Loyola, Secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia, na tarde desta sexta-feira 17.

Na pauta, a continuidade dos avanços para Ipiaú. A finalização do Complexo Esportivo, com campo de grama sintética, piscina olímpica, espaços para teatro. A continuidade das obras de macrodrenagem em novas localidades da cidade. A aquisição de equipamentos para saúde, transporte escolar e a solicitação da Casa do Mel, projeto que beneficia os produtores da agricultura familiar foram destaques tratados na reunião.

Durante o encontro, Adolfo garantiu total apoio às demandas e reforçou o compromisso do Governo do Estado com Ipiaú.

Para a prefeita Laryssa, a parceria do governo municipal com o estadual vai continuar firme e logo em breve Ipiaú vai inaugurar novas e importantes obras. “muito feliz, a receptividade do governo do estado é sempre presente. Agradecemos o apoio de Adolfo e do Governador Jerônimo Rodrigues. Tenho certeza que vamos dar continuidade aos trabalhos iniciados pela Ex- Prefeita Maria das Graças e construiremos juntos, com o apoio da sociedade, as parcerias com governos estadual e federal, uma cidade com modelo de gestão participativa e de muito trabalho”, disse Laryssa.

Tudo indica que logo em breve Ipiaú ganhará mais novidades e avanços. Após a audiência, a Prefeita Laryssa Dias retornará para Ipiaú onde se prepara para noite de encerramento do Natal Luz, na Praça Ruy Barbosa, com programação especial.

Bolsa Família retira do programa 156 beneficiários que foram eleitos em 2024 na Bahia

O Governo Federal retirou da lista do primeiro pagamento do Bolsa Família em 2025 um total de 156 beneficiários eleitos para cargos de vereador ou prefeito nas eleições municipais de 2024. A medida segue as regras previstas para acesso ao programa de transferência de renda, que fará o primeiro repasse na próxima segunda-feira (20).

Em todo o Brasil, 1.199 candidatos foram excluídos da lista após a eleição a cargos municipais.A instrução normativa da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).

Conforme o texto, a medida prevê ainda que as famílias não beneficiárias no Bolsa Família, mas inscritas no Cadastro Único e que apresentem na composição candidatos eleitos, não poderão solicitar benefícios e ficam impedidas de ingressar nos programas durante o período do mandato.

Ao todo, foram incluídas 167 famílias na região Norte, 592 no Nordeste, 300 no Sudeste, 82 no Sul e 58 no Centro-Oeste.

Vitória terá três desfalques para partida contra o Jacuipense

O técnico Thiago Carpini terá três desfalques para o jogo contra o Jacuipense, marcado para este domingo, 19, às 16h, no Barradão, válido pela 3ª rodada do Campeonato Baiano.

A equipe não terá o zagueiro Edu e os volantes Caio Vinícius e Thiaguinho. Os jogadores estão lesionados e foram vetados pelo departamento médico rubro-negro.

Edu sentiu o músculo da região anterior da coxa. Caio Vinícius está acometido de uma lesão muscular na região posterior da coxa. Os dois formaram a dupla de zaga titular na goleada contra a Juazeirense.

Já Thiaguinho deu continuidade ao tratamento da torção no tornozelo esquerdo que o tirou do jogo em Juazeiro.

O Vitória lidera o Baianão com quatro pontos somados em dois jogos, ficando na frente do Porto que tem a mesma pontuação, devido ao critério de saldo de gols.

INSS: governo prorroga suspensão da prova de vida para beneficiários

O Ministério da Previdência Social (MPS) publicou uma nova portaria nesta sexta-feira, 17, que suspende o bloqueio de benefícios por falta de prova de vida por seis meses. A medida começou a ser contada no primeiro dia do ano.

O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e pode ser prorrogado por igual período. Deste modo, a comprovação de vida dos beneficiários continua sendo feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio do cruzamento de informações contidas nas bases de dados governamentais.

O governo Lula (PT) já tinha publicado a mesma medida no DOU no ano passado. A nova publicação leva em conta o fim do prazo dado ao documento que expirou no dia 31 de dezembro.

O procedimento é feito pelo governo federal de forma automática. Não há necessidade, portanto, de os segurados se deslocarem às agências bancárias.

Lula chama governadores de “ingratos” após reclamações sobre renegociação de dívidas dos estados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de “ingratos” os governadores que criticaram os vetos ao projeto de renegociação da dívida dos estados com a União. A declaração foi dada nesta quinta-feira (16), durante o evento de sanção da reforma tributária, no Palácio do Planalto.

“Foi uma coisa extraordinária. E os governadores que são os cinco maiores, que devem mais, que são ingratos”, afirmou o presidente, que continuou: “Porque deviam estar agradecendo ao governo federal e ao Congresso Nacional, mas alguns fazem críticas porque não querem pagar. E, a partir de agora, vão pagar”.

A lei foi sancionada no início da semana e possui como autor o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O projeto institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) para a negociação dos mais de R$ 760 bilhões em dívidas que as unidades federativas têm com a União.

:: LEIA MAIS »

Ibirataia: Prefeito Sandro Futuca busca apoio do Governo do Estado para enfrentar danos das chuvas no município

O prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca, acompanhado pelo superintendente da Defesa Civil, Heber Santana, participou de uma reunião com representantes do Governo do Estado para solicitar apoio e recursos destinados a mitigar os danos causados pelas fortes chuvas que afetaram o município.

As intensas precipitações provocaram alagamentos e prejuízos significativos à infraestrutura local, impactando diretamente a população. Durante o encontro, foi discutida a urgência de ações emergenciais para reparar os estragos e reforçar a assistência às vítimas.

O prefeito destacou a importância da colaboração entre o município e o Governo do Estado, ressaltando que os recursos necessários são essenciais para garantir a segurança e o bem-estar da população afetada.

Ibirataia Notícias

Secretário de cultura de Jequié e demais passageiros são assaltados em ônibus da linha Conquista x Salvador

Passageiros de um ônibus da empresa Rota Transportes, que fazia o trajeto Vitória da Conquista-Salvador, foram assaltados em um trecho da BR-324. A ação aconteceu na noite de quarta-feira, 15, logo após a praça de pedágio de Amélia Rodrigues, a cerca de 30 km de Feira de Santana.

Segundo informações divulgadas pela empresa, o grupo, formado por dois homens e uma mulher, embarcou no Terminal Rodoviário de Feira de Santana. m dos criminosos estava armado e recolheu celulares, dinheiro e outros pertences das vítimas com o ônibus já em movimento.

Entre as vítimas estava Domingos Ailton, secretário de Cultura de Jequié, que embarcou em na cidade com destino a Salvador. Durante a abordagem, os assaltantes também identificaram um policial entre os passageiros e tomaram a arma dele.

Após o crime, os suspeitos obrigaram o motorista a conduzir o veículo para uma área próxima à estação Bom Juá, na capital baiana, onde ordenaram que as cortinas do ônibus permanecessem fechadas, enquanto desembarcavam e fugiam.

Não houve feridos, e os passageiros seguiram para registrar o boletim de ocorrência na delegacia da região. O Grupo Especializado em Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC) está investigando o caso. Oitivas, diligências e imagens de câmeras de videomonitoramento poderão ajudar a identificar os suspeitos.

“Esclarecemos que a empresa vem reiteradamente requisitando às autoridades competentes a realização de operação policial naquela região, bem como, a intensificação do patrulhamento tático móvel na BR 324, visando garantir a segurança de todos os cidadãos, inclusive os passageiros de veículos coletivos (ônibus). Por fim, a empresa informa que não medirá esforços para auxiliar as autoridades policiais, fornecendo informações necessárias e as imagens capturadas pelas câmeras de segurança”.

Bug do WhatsApp permite ver imagens de visualização única mais de uma vez

Um bug encontrado no WhatsApp permite ver fotos de visualização única mais de uma vez.

A estratégia abusa do mecanismo de gerenciamento de armazenamento do WhatsApp para resgatar a imagem já visualizada. O processo é bastante simples e se tornou viral em redes sociais, como TikTok, Instagram e YouTube.

O passo a passo para resgatar fotos de visualização única é:

  1. No WhatsApp, abra a imagem de visualização única;
  2. No app, vá em menu de três pontos > Configurações  > Armazenamento e dados > Gerenciar armazenamento;
  3. Utilize a ferramenta de busca para encontrar a conversa que recebeu a imagem autodestrutiva;
  4. Dentro da conversa, abra os filtros do canto superior direito e selecione “Mais recentes”.
  5. Se o bug estiver funcionando, a imagem de visualização única estará visível logo no topo da página.

Não está claro se o método também permite resgatar vídeos recebidos em visualização única.

Com vetos, presidente Lula sanciona primeira lei que regula a reforma tributária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 68/2024, a primeira lei que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo.

A sanção, no entanto, aconteceu com vetos de alguns trechos do projeto que foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no fim do ano passado. Os vetos aconteceram por orientação da ala econômica do governo.

A nova lei detalha as regras para cobrança dos três impostos sobre o consumo que foram criados pela reforma tributária, essa promulgada no ano retrasado.

Entre os vetos do presidente Lula estava um trecho que isentava fundos de investimentos e fundos patrimoniais de pagar impostos unificados implementados pelo novo modelo. Outro veto foi de que Imposto Seletivo não incidisse sobre exportações de bens prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Ainda foram vetados um trecho que criava a Escola de Administração Fazendária (Esaf) na estrutura do Ministério da Fazenda, e outro que dava desconto de até 60% a seguros para dispositivos furtados ou roubados e serviço de proteção e ressarcimento de transações bancárias indevidas (por furto, roubo ou sequestro).

“Fazer isso com imprensa livre, sindicato livre e com empresário podendo falar o que quiser, demonstra que a democracia é a melhor forma de governança que existe no planeta Terra”, falou o presidente, em discurso na cerimônia de sanção, no Palácio do Planalto.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também participou da cerimônia e avaliou que embora não seja a ideal, a reforma combate a cumulatividade [cobrança de imposto sobre imposto], acaba com a guerra fiscal entre os estados e proporciona mais justiça tributária.

Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também presente no evento, as mudanças da reforma tributária serão “o maior legado da economia” que o presidente Lula vai deixar desta gestão.

Governo Lula revoga ato da Receita sobre monitoramento do Pix

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (15/1) que o ato normativo da Receita sobre o monitoramento das movimentações por Pix será revogado. A norma vinha sendo pesadamente criticada pela oposição e está causando muito desgaste ao governo Lula.

A normativa da Receita sobre o Pix passou a valer no início de janeiro. Apesar de o governo alegar que o objetivo era coibir grandes sonegadores, formou-se na opinião pública a noção de que as mudanças fechariam o cerco sobre trabalhadores informais, obrigando-os a pagar Imposto de Renda sobre suas movimentações.

Em entrevista coletiva convocada para a tarde desta quarta, Haddad criticou o que chamou de fake news em torno do tema e disse que o presidente Lula (PT) vai editar uma medida provisória que “garante a não tributação do Pix e o sigilo [bancário] na forma da legislação aplicada”.

Ainda segundo o ministro da Fazenda, a MP que Lula vai assinar “reforça tanto os princípios da não oneração do Pix quanto de todas as cláusulas de sigilo bancário do Pix, que foram objeto de exploração dessas pessoas que estão cometendo crime”, disse ele, criticando uma onda de notícias falsas sobre suposta taxação do Pix que, segundo ele, serão investigadas pela Polícia Federal.

Chuvas causam inundações e deixa desabrigados; choveu mais de 180mm nos últimos dias em Ubatã

Um temporal causou alagamentos e inundou residências e estabelecimentos comerciais em diversas ruas e avenidas de Ubatã. As chuvas duraram mais de 30 minutos e houve alagamentos na rua da Várzea, na Severiano Costa, Landulfo Alves, Castro Alves, avenida Marinalva, Churrascão, Dom Pedro II, praça Anibal Azevedo, bairro Glória e São Raimundo.

No Pontalzinho, o Rio Água Branquinha transbordou e a água passou sobre a ponte, interditando o tráfego de veículo. No local, diversas casas foram inundadas pela água do rio e das chuvas.

Houve problemas também no bairro Relíquia. Na rua da Pista e nas ruas transversais, dezenas de casas foram inundadas e os moradores sequer tiveram tempo de retirar móveis e eletrodomésticos. Na Várzea também a água do rio Água Branquinha invadiu diversas ruas e moradores precisaram deixar as suas casas.

A Defesa Civil de Ubatã e a Secretaria de Infraestrutura estão nas ruas para avaliar os danos e prestando auxílio aos moradores. Ainda não há informações sobre o número de desabrigados. Conforme a Ceplac, da última sexta-feira, 10, até a manhã desta terça-feira, 14, choveu 180mm no município de Ubatã. (Ubatã Notícias)








WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia