:: ‘Destaque1’
Vitória recebe serviços do SAC e da Defensoria Pública no Barradão
O Vitória recebe entre os dias 14 a 17 de janeiro a Defensoria Pública da Bahia (DPE), que inicia sua primeira ação itinerante de 2025, além do SAC Móvel, em parceria com o Governo do Estado. O atendimento ocorrerá das 8h às 17h, com serviços gratuitos.
Os serviços incluem atendimentos jurídicos, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, mediação de conflitos familiares e consultas processuais. Não é necessário agendamento, mas é importante levar documentos pessoais, comprovante de residência e outros relacionados ao atendimento.
Em parceria com o Vitória e o Governo do Estado, a ação também contará com o SAC Móvel, que oferecerá emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e recadastramento de pensionistas, com agendamento prévio na portaria da Academia de Futebol do Leão, no próprio estádio. A Prefeitura vai com campanhas de vacinação e atividades de saúde bucal.
Sobe para 65 o número de cidades atingidas pelos temporais na Bahia
As cidades de Jaguaquara, Maiquinique, no sudoeste, e de Itajuípe e Floresta Azul, na região sul, decretaram situação de emergência por causa da forte chuva que atinge grande parte da Bahia desde o fim de semana. Segundo a Defesa Civil do estado, (Sudec), 65 municípios baianos foram atingidos pelos temporais entre sexta-feira (10) e o fim da tarde desta segunda-feira (13).
Na maior parte dos casos, os registros são de alagamentos. Conforme o superintendente do órgão Heber de Souza Santana, as chuvas fizeram com que a Bahia registrasse 878 desalojados e 236 desabrigados, além de dois feridos. Não há detalhes sobre o estado de saúde das tívimas.
“Estamos em alerta. Ontem me reuni com toda a equipe de Bombeiros, Defesa Civil, secretarias. Nós temos recursos para apoiar prefeituras que precisem pagar aluguel para as pessoas desabrigadas, cestas básicas”, disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
SINE BAHIA oferece mais de 20 vagas de empregos em Una; dentre elas Jovem aprendiz
O SINE BAHIA no município de Una na Região sul da Bahia está oferecendo 29 vagas de emprego com seleção entre esta Terça-Feira (14) e Quinta-Feira (16) dentre elas Jovem aprendiz, vagas as quais precisam ser preenchidas até o último dia da seleção.
São oportunidades para os níveis de escolaridade Fundamental e Médio e algumas delas não exigem experiência em carteira.
As vagas são para os cargos abaixo:
AUXILIAR DE PRODUÇÃO
Ensino Fundamental Completo
Não exige experiência
Residir em Una
03 VAGAS
JOVEM APRENDIZ
Ensino Médio Cursando ou Completo
Pacote Office
Residir em Una OU Canavieiras
20 VAGAS
AUX DE RECEPÇÃO
Ensino Médio Completo
Idiomas básicos Ingles/Espanhol
Pacote Office
Residir em Una OU Canavieiras
02 VAGAS
PORTEIRO
Ensino Médio Incompleto
Experiencia 06 meses
01 VAGAS
TRABALHADOR RURAL
Ensino Fundamental Incompleto
Experiencia 06 meses
03 VAGAS
Candidatos as vagas devem comparecer na Unidade do Sine Bahia em Una, que fica situada na Praça Doutor Manoel Pereira de Almeida, N° s/n, Centro, no prédio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A documentação exigida para cadastramento inclui carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento na unidade em Una vai das 8h às 14h.
Fonte: Blog Mateus Oliver Repórter
Mulher morre após batida entre motocicleta e carro em Mucuri
Uma mulher de 33 anos morreu depois que a motocicleta que ela pilotava bateu de frente com um carro, na noite de sábado (11), em um trecho da BR-101, em Mucuri, no sul da Bahia.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima foi identificada como Vânia Souza Alcebíades Viana. O óbito dela foi confirmado ainda no local do acidente. Já o motorista do carro não teve ferimentos.
Imagens feitas no local da batida mostram a frente do carro parcialmente retorcida após a colisão. As circunstâncias do acidente serão investigadas.
O corpo de Vânia foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, na mesma região do estado, onde passou por necropsia. Não há detalhes sobre velório e sepultamento da motociclista.
Após sofrer em fila do SUS e negativa do município, mãe pede ajuda para custear cirurgia de bebê em Lajedo do Tabocal “Falta R$3 mil” Diz Mãe
Dona Jamira, mãe do bebê Bernardo Santos de Almeida de 1 ano e 9 meses de idade resolveu pedir a ajuda da imprensa da região, para tornar público afim de contar com a solidariedade da população regional sobre a necessidade de complemento dos custos de uma cirurgia da criança, que é portadora de uma malformação congênita que ocorre na uretra masculina, na região próxima à bexiga e precisa de um procedimento que faz parte da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), que é a ressecção de válvula uretral posterior.
Segundo a genitora, o caso do pequeno chegou a ser acompanhado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém os médicos que o atendiam e examinavam não estavam conseguindo elucidar o problema do bebê, o que só foi possível após consultas particulares, que tiveram ajuda do município de Lajedo do Tabocal no Sudoeste da Bahia, que chegou a custear alguns procedimentos como consultas e exames, porém ao procurar o poder executivo para tratar da cirurgia, a mãe afirma que recebeu a negativa com a alegação por parte da máquina pública de que o município não poderia arcar com a despesa que fica no valor total de R$11 mil reais, sendo que através de rifas e ajuda da sociedade já foram arrecadados R$9 mil reais restando apenas o déficit de R$2 mil reais para realização do procedimento.
O procedimento cirúrgico para a colocação da válvula de Bernardo, que só faz as necessidades fisiológicas com o uso de aparelhos especiais está marcado para o próximo dia 20 de janeiro no Hospital Santa Isabel em Salvador e precisa com urgência do complemento do valor para o custeio da cirurgia e outros recursos financeiros para manutenção dos cuidados pós-cirurgia.
OS VALORES PODEM SER DEPOSITADOS NA CONTA DE:
NOME: JAMIRA APOLINÁRIA DE ALMEIDA
AGÊNCIA/COOPERATIVA: 3017
CONTA CORRENTE: 231.099-6
PIX: 069.628.875-31
AS DOAÇÕES TAMBÉM PODEM SER FEITAS PESSOALMENTE NA RESIDÊNCIA DO PEQUENO BERNARDO:
ENDEREÇO: RUA JOSÉ COSME DE OLIVEIRA, 229, CENTRO, LAGEDO DO TABOCAL PRÓX A RODOVIÁRIA
CONTATO DE JAMIRA; MÃE DE BERNARDO: (73)99129-7020
Mortes por Dengue em 2024 Superam as de Covid-19, Alerta o Ministério da Saúde
Dados recentes do Ministério da Saúde revelam um cenário alarmante: em 2024, o número de mortes por dengue já ultrapassou o de óbitos causados pela Covid-19. Segundo levantamento divulgado pela CNN no último sábado (11), foram registradas 6.041 mortes relacionadas à dengue, enquanto os óbitos por Covid-19 somaram 5.960 no mesmo período.
Esse aumento drástico nos óbitos por dengue representa uma alta de 400% em comparação com 2023, que contabilizou 1.179 mortes. A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, atinge níveis críticos este ano, destacando a necessidade urgente de implementar medidas eficazes de prevenção e controle.
Especialistas em saúde apontam que esse surto pode ser atribuído a fatores climáticos, incluindo o aumento das temperaturas e períodos prolongados de chuva, que criam um ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor. Diante desse cenário, profissionais de saúde clamam por ações preventivas imediatas para conter a disseminação da doença e proteger a população.
Micro-ônibus despenca em ribanceira e deixa 30 pessoas feridas na Bahia
Trinta pessoas ficaram feridas após um micro-ônibus capotar e, em seguida, cair em uma ribanceira no município de Catu, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na sexta-feira (10). O número de vítimas foi confirmado pela Prefeitura de Alagoinhas, uma das cidades vizinhas que acolheu os feridos em unidades de saúde. Não há registro de óbitos.
O acidente ocorreu por volta das 15h40, na BR-110, próximo ao entroncamento com São Sebastião do Passé, outra cidade da região.
Oito ambulâncias com equipes de resgate foram acionadas para prestar os primeiros socorros. O Corpo de Bombeiros disse que as pessoas que ficaram presas às ferragens foram retiradas e encaminhadas a hospitais pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O g1 apurou que algumas vítimas também foram encaminhadas para unidades de saúde de Catu e Pojuca, outro município na área.
Procurada pelo portal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) disse que enviou equipes ao local. A Polícia Militar também prestou apoio à ocorrência.
Ainda não se sabe as causas do acidente. Há relatos de que chovia forte na região no momento em que o veículo caiu. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a cidade era de muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo desta sexta.(G1)
Prefeitura de Ipiaú realiza mutirão de retirada de entulhos e intensifica ações de limpeza urbana
A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, promoveu uma semana de ações intensas voltadas para a limpeza e organização das vias públicas da cidade. O destaque foi o mutirão de retirada de entulhos, atividade essencial para minimizar os impactos causados pelo acúmulo de resíduos, especialmente durante o período chuvoso.
Locais atendidos
OPERAÇÃO PROFANATIO ARMORUM da Polícia Civil apreende arma e munições em Jequié
Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou a OPERAÇÃO PROFANATIO ARMORUM e apreendeu Pistola calibre .45 e mais 36 (trinta e seis) munições de mesmo calibre.
A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Jequié, com o objetivo de localizar e apreender armas de fogo e munições em posse irregular, além de elucidar crimes relacionados ao comércio ilegal de armamentos.
A operação teve início após o registro de um suposto furto de armas de fogo que, durante a investigação conduzida pelo DEIC, revelou-se uma falsa comunicação de crime. Um trabalho investigativo detalhado apontou que as armas relatadas como furtadas haviam sido, na verdade, negociadas de forma ilegal. Com base nas evidências, o Poder Judiciário expediu mandados de busca e apreensão domiciliar para diversos endereços no município.
O DEIC destaca a relevância dessa operação diante do momento crítico que a cidade de Jequié enfrenta, com um alto índice de homicídios cometidos com armas de fogo registrados recentemente. A retirada de circulação de armas de fogo ilegais é uma medida essencial para a redução da violência e para a proteção da população.
As equipes da DRFR, com apoio do CATTI/DEPIN, cumpriram os mandados em residências de investigados e conduziram suspeitos e testemunhas à sede da DRFR/Jequié para prestar esclarecimentos. Durante as buscas, foi apreendida uma arma de fogo de calibre restrito, além de munições. A operação segue em andamento para localizar o restante do armamento e responsabilizar os envolvidos.
As investigações continuam com o objetivo de rastrear as demais armas mencionadas no inquérito policial e aprofundar as conexões entre os envolvidos no esquema de comércio ilegal de armamentos.
Polícia Civil de Ipiaú cumpre mandado de prisão contra autor de homicídio
A Polícia Civil de Ipiaú cumpriu, na manhã desta sexta-feira (10/01), um mandado de prisão expedido contra um homem apontado como o autor do homicídio que vitimou Evonildo Pedral Batista, em agosto de 2021. A ordem judicial foi cumprida pela equipe da Delegacia Territorial de Ipiaú, sob o comando do delegado Isaías Neto.
De acordo com as investigações, o crime aconteceu no dia 26 de agosto de 2021. Evonildo estava em um bar com amigos e, ao deixar o local e seguir para casa, foi surpreendido acusado, que, sob efeito de álcool, se aproximou e efetuou um disparo de arma de fogo contra a vítima. Evonildo não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
O delegado responsável pelo caso, Dr Isaias Neto, informou que, durante as apurações, não foi identificada nenhuma desavença anterior entre a vítima e o autor, caracterizando o crime como um ato sem motivo aparente.
O homem foi condenado a 12 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado, e o mandado de prisão foi expedido pela Justiça. Após ser localizado e preso, o autor foi conduzido à unidade policial e, posteriormente, será encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá a pena.
Prefeitura de Ipiaú segue com as castrações gratuitas de cães e gatos
A Prefeitura de Ipiaú segue, e com sucesso, o Projeto Castra Pet, iniciativa pioneira no município voltada à castração gratuita de cães e gatos. Lançado em maio de 2024, o projeto já cadastrou 560 animais, dos quais 400 passaram pelos procedimentos cirúrgicos. As castrações são realizadas de forma eletiva, com agendamento prévio, em uma clínica veterinária credenciada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A meta do programa é controlar o crescimento populacional de animais domésticos e errantes, reduzindo a transmissão de doenças e promovendo o bem-estar animal. A médica veterinária Vanessa Fonseca reforçou a importância da continuidade desse trabalho: “A castração é fundamental para reduzir o número de animais abandonados nas ruas e prevenir problemas de saúde, tanto para os pets quanto para os seres humanos. Trata-se de uma medida que salva vidas e melhora a qualidade de vida dos nossos companheiros de quatro patas.”
Os interessados em cadastrar seus animais devem se dirigir à sala da Vigilância Sanitária, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, em horário comercial. É necessário apresentar documento com foto, número do CadÚnico e comprovante de residência. O cadastro está aberto para cães e gatos com idades entre 6 meses e 7 anos. Animais braquicefálicos, como pug, lhasa apso, shih-tzu, buldogues e gatos persas, não podem ser incluídos devido ao risco anestésico.
A secretária municipal de Saúde, Keila Maia, reafirmou a importância do projeto para o município: “Estamos comprometidos em facilitar o acesso da população ao cadastro. Nosso objetivo é garantir que o projeto siga firme e contribua para o controle populacional e a saúde dos animais em Ipiaú.” *Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú
Obra do novo Mercado Municipal da Economia Criativa de Ipiaú segue em ritmo acelerado
A Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria de Infraestrutura, segue avançando na construção do novo Mercado Municipal da Economia Criativa Cleraldo Andrade, localizado na Praça Salvador da Matta. Com recursos próprios no valor de R$2.537.030,28, o projeto está sendo desenvolvido com o objetivo de impulsionar e valorizar a cultura do munícipio, criando um espaço multifuncional que atenderá diversas demandas da população.
O equipamento, que já tem as obras em fase avançada, contará com uma infraestrutura moderna e inclusiva. Entre os destaques, estão o palco principal, amplo e equipado com iluminação e sonorização de alta qualidade, área de circulação espaçosa, quiosques de alimentação, espaços destinados ao comércio local, banheiros modernos e acessíveis, além de uma área de recreação infantil planejada para oferecer segurança e diversão às crianças de diferentes idades.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Ítallo Maurício, o projeto reflete o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento integrado. “Estamos trabalhando para entregar um espaço que não apenas seja bonito e funcional, mas também promova a inclusão, o lazer e o fortalecimento da economia local. O novo Mercado da Economia Criativa será um marco para nossa cidade”, destacou o secretário.
A prefeita Laryssa Dias também ressaltou a importância da obra para o município. “Ipiaú vem passando por uma fase de transformação, e o Mercado da Economia Criativa é parte desse progresso. Este espaço vai fomentar a cultura, fortalecer nosso comércio e oferecer mais qualidade de vida para todos. Com planejamento e dedicação, estamos construindo um futuro ainda melhor para nossa gente”, afirmou a gestora.
A entrega do equipamento está prevista para os próximos meses, prometendo transformar a Praça Salvador da Matta em um ponto de encontro e referência para a comunidade. *Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú
Receita esclarece que não cobrará imposto por Pix
O reforço na fiscalização de transferências via Pix e cartão de crédito não significa criação de impostos, esclareceu a Receita Federal. Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais.
Em 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal para a fiscalização de transferências financeiras. A principal mudança foi a extensão do monitoramento de transações financeiras às transferências Pix que somam pelo menos R$ 5 mil por mês para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas.
Além das transações Pix, esses limites também valem para as operadoras de cartão de crédito e as instituições de pagamento, como bancos digitais e operadoras de carteiras virtuais. Elas deverão notificar à Receita operações cuja soma mensal ultrapassa esse teto. Os bancos tradicionais, as cooperativas de crédito e instituições que operam outras modalidades de transação já tinham de informar à Receita sobre esses valores.
Segundo a Receita, a instrução normativa que reforçou a fiscalização permite “oferecer melhores serviços à sociedade”. Como exemplo, o comunicado cita que os valores fiscalizados entrarão da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda de 2026 (ano-base 2025), reduzindo divergências e erros que levam o contribuinte à malha fina.
O comunicado esclareceu que a Receita modernizou a fiscalização para incluir novos tipos de instituições do sistema financeiro, como fintechs e carteiras virtuais. No caso do cartão de crédito, o Fisco extinguiu a Declaração de Operações com Cartões de Crédito (Decred), criada em 2003, e a substituiu por um módulo para cartões de crédito dentro da e-Financeira, plataforma que reúne arquivos digitais de cadastro, abertura e fechamento de contas e operações.
A e-Financeira opera dentro do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), criado em 2007 e que processa, por exemplo, as notas fiscais eletrônicas.
No comunicado, a Receita também explicou que o reforço na fiscalização não desrespeitará as leis que regulam os sigilos bancário e fiscal, sem identificar a natureza ou a origem das transações. “A medida visa a um melhor gerenciamento de riscos pela administração tributária, a partir da qual será possível oferecer melhores serviços à sociedade, em absoluto respeito às normas legais dos sigilos bancário e fiscal.”
A Receita reiterou que a e-Financeira não identifica o destinatário das transferências de uma pessoa ou empresa para terceiros, via Pix ou Transferência Eletrônica Disponível (TED). O sistema, explicou o Fisco, soma todos os valores que saíram da conta, inclusive saques. Se ultrapassado o limite de R$ 5 mil para pessoa física ou de R$15 mil para pessoa jurídica, a instituição financeira informará a Receita Federal.
Em relação aos valores que ingressam em uma conta, a e-Financeira apenas contabiliza as entradas, sem individualizar sequer a modalidade de transferência, se por Pix ou outra. Todos os valores, informou a Receita, são consolidados, devendo ser informados os totais movimentados a débito e a crédito em determinada conta, sem especificar os detalhes das transações.
As instituições financeiras enviarão os relatórios à Receita Federal a cada seis meses. As informações referentes ao primeiro semestre deverão ser prestadas até o último dia útil de agosto. Os dados do segundo semestre serão apresentados até o último dia útil de fevereiro, prazo que permitirá a inclusão na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, na metade de março.
Concurso Público do Ministério Público da União com 152 vagas estará aberto a partir de 17 de Janeiro
Foi publicado nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU), o edital 1/2025 que define as regras para o 11º Concurso Público do Ministério Público da União (MPU). Estão previstas 152 vagas para 35 cargos de analista e técnico, mais cadastro reserva. As inscrições poderão ser feitas de 13 de janeiro a 27 de fevereiro no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As provas (objetiva e discursiva) serão realizadas em 4 de maio, em todas as capitais do país. Há vagas para todos os estados, a depender do cargo e a possibilidade de nomeações em todos os ramos do MPU e na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Os cargos do concurso exigem nível superior.
A prova objetiva será composta por 80 questões, sendo 30 do Módulo I e 50 do Módulo II. Haverá prova discursiva para todos os cargos, exceto para técnico do MPU/Polícia Institucional, cargo para o qual haverá teste de aptidão física (TAF).
O edital prevê 20% de vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 10% para minorias étnico-raciais. Pessoas inscritas no CadÚnico têm direito a isenção de taxa.
O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados da data da publicação da homologação do resultado final no DOU, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
Para o cargo de técnico, a remuneração é de R$ 8.529,65 e de Analista é de R$ 13.994,78. Para ambos os cargos, o contratado terá que cumprir 40 horas semanais de trabalho. A taxa de inscrição varia de R$ 95,00 a R$ 120,00. O candidato poderá obter mais informações referentes ao concurso por meio do telefone 0800-2834628 ou do e-mail concursompu2025@fgv.br. Acesse aqui o edital do concurso.
Denúncia anônima levou à prisão de dois homens e apreensão de drogas em Itabuna
Denúncia anônima levou à prisão de dois homens que, segundo a Polícia Militar, traficavam drogas, nesta quarta-feira (8), na Avenida Juracy Magalhães, Centro de Itabuna.
De acordo com a PM, os suspeitos foram flagrados com 300 gramas de maconha, 200 gramas de crack, 10 gramas de cocaína, balança de precisão e material para embalar as drogas ilícitas.
Durante a abordagem, os policiais constataram que um dos suspeitos já era alvo de mandado de prisão. O crime que deu origem ao mandado não foi especificado. Os PMs apresentaram a dupla e o material apreendido à Delegacia Territorial de Itabuna.
Defesa Civil de Ilhéus alerta para chuvas intensas após alerta do IMMET em toda a região

O clima no sul da Bahia deve começar a mudar a partir desta quinta-feira (9), conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Dentre os municípios com alerta amarelo para os próximos dias estão Itabuna, Ilhéus, Buerarema, Ibicaraí, Itacaré, Santa Luzia, Camacan, Arataca, Aurelino Leal, Almadina, Coaraci, Barro Preto e Itapé.
De acordo com a Diretoria de Defesa Civil de Itabuna, a chuva deve começar a cair no município a partir desta quinta-feira (9), mas população não deve se preocupar com grandes alagamentos. A previsão, segundo a Defesa Civil, é que entre amanhã e domingo (12) chova 100 milímetros. Cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado.
ILHÉUS
Em Ilhéus, a Defesa Civil emitiu alerta nesta quarta-feira (8) de previsão de chuvas intensas para o período de 10 a 15. O município do sul da Bahia pode enfrentar fortes pancadas de chuva, o que aumenta o risco de deslizamentos de terra, alagamentos e inundações em áreas vulneráveis, conforme alerta da Defesa Civil.
Hoje, por meio de nota, o prefeito Valderico Junior informou que se reuniu com secretários municipais para traçar estratégias de prevenção e enfrentamento aos possíveis impactos. O gestor adiantou que a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil já deu início a ações emergenciais para reduzir os riscos à população.
As medidas preventivas, segundo a Prefeitura de Ilhéus, inclui a instalação de lonas em encostas de morros, a divulgação de dados pluviométricos para conscientizar moradores, a limpeza de canais e vistorias técnicas em imóveis localizados em áreas de maior vulnerabilidade.
Em caso de perigo, a população deve entrar em contato pelo (73) 97400-7522. O número pode ser utilizado tanto para ligações quanto para mensagens via WhatsApp ou ainda acionar o Corpo de Bombeiros pela Central 193.
Padrasto é preso suspeito de envenenamento de arroz que matou quatro pessoas
Um suspeito pelo envenenamento que matou quatro pessoas da mesma família em Parnaíba, no litoral do Piauí, foi preso nesta quarta-feira (8). Francisco de Assis Pereira Costa era padrasto de duas vítimas e chegou a ser hospitalizado também no primeiro do ano, mas já recebeu alta.
Nove pessoas da família foram envenenadas com terbufós, substância usada em inseticidas e na fabricação do chumbinho, ao comer um baião de dois (arroz com feijão) no primeiro almoço do ano. Quatro morreram e uma criança de 4 anos continua internada.
Segundo o G1, a Polícia Civil do Piauí vai explicar mais detalhes da prisão e motivação do crime em uma coletiva às 10h. Francisco é padrasto de Francisca e Manoel, que morreram envenenados.
A polícia diz que não há relação entre o envenenamento de agora e um outro caso que aconteceu com a mesma família, em agosto de 2024. Dois meninos de 7 e 8 anos de idade morreram após comerem cajus envenenados. Na época, uma vizinha foi presa por homicídio qualificado. Ela teria envenenado os cajus por ficar irritada com o fato das crianças pegarem as frutas no seu quintal. (Correio 24h)
Operação Indignos é deflagrada na Bahia e mais quatro estados para desarticular organização criminosa envolvida em extorsão
Nas primeiras horas desta quinta-feira (9), a Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Indignos, cumprindo ordens judiciais em cinco estados: Bahia, São Paulo, Paraná, Amazonas e Ceará. A ação, conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em extorsão mediante sequestro com resultado morte, tráfico de entorpecentes e lavagem de capitais.
A investigação é fruto de um ano de monitoramento e análise minuciosa de informações, que permitiram identificar os suspeitos e seu envolvimento nas atividades criminosas. Durante o cumprimento das ordens judiciais, materiais que podem reforçar as provas contra os investigados também estão sendo apreendidos.
A ação coordenada pelo Deic envolve um esforço conjunto e simultâneo em diferentes localidades, contando com o apoio de 200 policiais dos Departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) , da Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), da Corregedoria de Policia Civil (Correpol) e da Polícia Militar (PM). (Bahia Notícias)
Casa onde Jorge Amado morou em Ilhéus é interditada pela prefeitura
A casa onde Jorge Amado morou até os 18 anos, em Ilhéus, no sul da Bahia, foi interditada pela Prefeitura, nesta quarta-feira (8), por causa de problemas estruturais. Segundo a administração municipal, o imóvel, que abriga um grande acervo do escritor baiano, passará por uma restauração.
Em entrevista à TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, a secretária de Cultura, Anarleide Cruz Menezes, informou que um comitê para obras emergenciais está sendo montado, com representantes da Prefeitura e de outras secretariais municipais, para entregar a reforma o quanto antes. No entanto, ainda não há uma previsão para o fim do serviço.
Enquanto isso, as peças do acervo do artista ficarão em exibição no Teatro Municipal, localizado a poucos metros da residência em reforma, no Centro da cidade. O material inclui livros de autoria de Jorge Amado, além de esculturas e móveis que pertenciam ao autor e à família dele.
Até a interdição da casa, a visitação custavam R$ 5. Agora, enquanto as obras ficarem no Teatro Municipal, os fãs e turistas poderão ver o material gratuitamente. A visitação começa na quinta-feira (9). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.
Localizada no Centro de Ilhéus, a casa foi construída na década de 1820 . O imóvel possui um teto com pintura italiana, revestido com madeira de jacarandá, além de um lustre da década de 1960. *Com informações do g1
Deputados Sandro Régis e Euclides Fernandes trocam farpas políticas com relação a violência em Jequié
Após o Deputado Sandro Régis (UB) se pronunciar, elevando críticas ao governo do estado e afirmando que Jequié paga um preço pela negligência do PT na segurança pública em detrimento da violência em Jequié que vitimou 08 pessoas no primeiro final de semana do ano de 2025, (RELEMBRE AQUI) o Deputado Euclides Fernandes (PT) saiu em defesa da cúpula partidária afirmando que as críticas do parlamentar são desproporcionais ao Governo e à Segurança Pública em Jequié e revelam uma postura de politicagem que desconsidera o contexto real da violência que acontece na região e ataque do parlamentar à polícia da Bahia.
Para Euclides, tal postura não apenas agrava a desconfiança da população nas forças de segurança, “como também ignora as reais iniciativas sendo implementadas pelo Governo do Estado para combater a criminalidade”.
O deputado Euclides Fernandes denunciou ainda que a estratégia de Régis é uma tentativa evidente de desestabilizar o Governo em benefício próprio. Euclides acusou Régis de se aproveitar da dor da população e transformar um problema complexo em simples moeda de troca política. Segundo ele, o investimento em tecnologia no combate ao crime, somado ao aumento do efetivo policial e a realização de operações estratégicas, demonstram um comprometimento claro com a segurança da população.
O deputado estadual Sandro Régis após as falas de Euclides rebateu as falas do colega e lamentou que o parlamentar esteja mais empenhado em encobrir a negligência dos governos do PT com a segurança pública de Jequié do que em cobrar proteção para a população do município.
Segundo ele, Euclides está mais empenhado em defender o governador e o PT do caos que a Bahia e Jequié vivem na segurança pública do que em cobrar que o Governo do Estado atue com mais eficácia para garantir tranquilidade às famílias. a população de Jequié.
“Acho até que o deputado Euclides Fernandes esteja vivendo no mundo paralelo da propaganda do Governo, onde a violência não existe, e esqueceu da vida real. Pelo visto ele mudou de Jequié e agora vive em Nárnia”, ironizou Régis.
Diferente do que declarou que em nenhum momento criticou a polícia ressaltando seu respeito à instituição inclusive destacando que recebeu em 2024 o prêmio de amigo da Polícia Militar.
Vale ressaltar, que somente no último final de semana, a cidade de Jequié registrou oito assassinatos e vive uma severa crise na segurança por causa da disputa de facções criminosas.
O município, no entanto, segundo destaca o Fórum de Segurança Pública, segue proporcionalmente em uma contagem de 90,6 por 100 mil habitantes entre as dez cidades mais violentas do país, juntamente com outros seis municípios baianos. Jequié encontra-se em terceiro lugar, enquanto Camaçari (BA) está em segundo, com uma taxa de mortes violentas intencionais . A cidade mais violenta é Santana, no Amapá, com taxa de 92,9 por 100 mil habitantes.
Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter














